Itália
Madeira

Tolentino Mendonça recebe medalha na Madeira

O Governo Regional da Madeira decidiu homenagear o cardeal José Tolentino Mendonça com a medalha de mérito da região que será entre a 23 de dezembro.
Vaticano

Novas demissões no Vaticano

115
Marc Odendall, banqueiro franco-alemão, oficializou a demissão na segunda-feira à noite depois de o Papa anunciar que não renovava o mandato do presidente da Autoridade sobre Informações Financeiras.
Inundações

Veneza. Danos atingem os mil milhões de euros

Turistas já passeiam de gôndola e a Praça de São Marcos reabriu ao público, mas os danos rondam os cerca de mil milhões de euros. Cheias deste tipo podem vir a ser normais, diz cientista.
Itália

Maré baixa em Veneza. Florença e Pisa em alerta

136
A cidade de Veneza voltou a registar uma maré alta, mas de menor magnitude. As chuvas intensas que afetam Itália levaram as autoridades a lançar alertas vermelhos para as cidades de Florença e Pisa.
Itália

Veneza enfrenta mais uma maré excecional

Os venezianos estão a preparar-se para a perspetiva de mais uma maré excecional, numa época que a cidade italiana está a atingir recordes de cheias.
Inundações

Veneza. Nova inundação fecha praça de São Marcos

262
"Sou obrigado a fechar a praça de São Marcos para proteger os cidadãos", indicou o presidente da Câmara de Veneza. As inundações de terça-feira provocaram dois mortos.
Itália

Itália decreta estado de emergência em Veneza

O estado de emergência em Veneza estava a ser preparado durante a tarde e acabou mesmo por avançar. São as piores inundações que a cidade já viu desde 1966.
Itália

Veneza. Governo prepara estado de emergência

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, descreve "um golpe no coração de Itália" com as cheias em Veneza e, depois de uma noite na cidade, está a preparar uma declaração de estado de emergência.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Educação, pobreza e economia são desafios

162
Educação, pobreza e economia são desafios para o país — foi a conclusão a que chegou Marcelo Rebelo de Sousa num discurso em Itália, em que pintou a situação atual de Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: "A minha paixão é a universidade"

Marcelo Rebelo de Sousa foi distinguido na Universidade de Bolonha com o "Sigillum Magnum", uma homenagem ao país mas também uma honra pessoal por uma carreira como professor de direito.
Angola

Angola e ENI assinam acordos na saúde e energias

A visita de João Lourenço a Roma trouxe um encontro com o Papa e três acordos na área das energias, nomeadamente para a exploração de petróleo, e uma doação de cinco milhões para a formação de médicos
Itália

Veneza. Imagens das piores inundações em 53 anos

328
Veneza acordou inundada como há muito não se via na manhã desta quarta-feira. A subida das águas já levou o presidente da câmara a declarar estado de emergência.
Itália

Veneza. "Será necessário recomeçar do zero"

507
Duas pessoas morreram na Pellestrina; presidente da Câmara de Veneza fala em "situação dramática" e declarou estado de emergência. Marca da água atingiu 1,87 metros, o nível mais alto desde 1966.
Marcelo Rebelo de Sousa

Bolonha é o último destino da visita de Estado

Marcelo Rebelo de Sousa será distinguido pela mais antiga universidade da Europa, com um Sigillum Magnum, num dia que será dedicado à educação.
Arquitetura

Veneza. Portugal está na Bienal de Arquitetura

Portugal está representado na Bienal de Arquitetura de Veneza 2020 pelo projeto "In Conflict", do coletivo depA. O projeto foi escolhido na edição em que o tema é "Como vamos viver juntos?".
Migrações

Migrações. Chefes de Estado defendem posição comum

"Itália e Portugal estão de acordo no essencial: é preciso que a Europa tenha uma posição comum sobre migrações", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. Sergio Mattarella disse partilhar da mesma opinião.
Cristiano Ronaldo

Três passos: como a Juve vai fechar o caso Ronaldo

164
O jogador português não vai ser multado por ter deixado o estádio antes do final do jogo com o AC Milan mas terá de pedir desculpa aos colegas. O plano da Juventus para fechar o caso dentro de portas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo encontrou-se com Lourenço em Roma

Os presidentes de ambos os países encontraram-se no Vaticano onde João Lourenço está em visita oficial. Marcelo, por seu lado, cumpre o primeiro dia de visita de Estado a Itália.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo chega a Roma para visita de Estado

O Presidente da República chega esta segunda-feira à tarde a Roma para uma visita de Estado que visa o aprofundamento das relações políticas bilaterais entre Portugal e Itália.
Iraque

Explosão no Iraque feriu cinco militares italianos

O Ministério da Defesa italiano explicou que engenho explosivo artesanal deflagrou durante a passagem de um grupo das forças especiais italianas no Iraque.
Futebol

No jogo 1000, Ronaldo não marcou e voltou a sair

118
No dia em que chegou aos mil jogos, Cristiano Ronaldo fez apenas 55 minutos pela Juventus, não marcou e viu Dybala apontar o golo da vitória perante o AC Milan (1-0). A Juve segurou a liderança.
Angola

Presidente angolano visita o Vaticano

Antes de partir para o Vaticano, João Lourenço vai participar nas celebrações dos 44 anos da Independência Nacional, depositando uma coroa de flores na estátua do primeiro Presidente, Agostinho Neto.
Presidente da República

Marcelo solidário com o Presidente italiano

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que o Presidente italiano, Sergio Mattarella, tem promovido uma União Europeia unida.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Crise dos Refugiados

Três rostos do protesto a favor dos refugiados

861
Lokas, Catarina e Raul estiveram no Mediterrâneo e vão sair à rua para pedir ao Parlamento Europeu que volte a tentar encontrar solução para a busca e o salvamento dos migrantes.
Itália

Bebé com doença rara abandonado em hospital

1194
Giovannino, de quatro meses, sofre de uma condição potencialmente letal que o impede de apanhar sol. Os pais abandonaram-no num hospital em Turim. As enfermeiras têm assumido os cuidados do bebé.
Itália

Três bombeiros italianos morrem após explosão

Três bombeiros italianos morreram após uma explosão num edifício na região noroeste do Piemonte, em Itália, enquanto respondiam a uma chamada sobre uma explosão num setor desativado de um prédio.
Auto

Itália. Governo analisa fusão PSA/Fiat Chrysler 

Na sequência do anúncio da eventual fusão entre a italiana Fiat Chrysler e a francesa PSA, o governo italiano convocou um grupo de trabalho para acompanhar processo.
Futebol

Dolores falou em máfia, lobby de CR7 correspondeu

134
A mãe de Cristiano Ronaldo falou da "máfia" do futebol e o lobby do jogador, De Ligt (que foi para a Juventus por conselho do português), correspondeu e valeu a vitória no dérbi de Turim (0-1).
Futebol

Roma continua a subir, Zaniolo continua a marcar

Zaniolo, prodígio que saiu do Inter no negócio de Nainggolan, marcou pela quarta vez, Roma somou terceira vitória seguida com Nápoles (2-1) mas jogo ficou marcado por cânticos racistas para Koulibaly.
Mundo

Mafioso diz que assassinou João Paulo I

436
Sobrinho do mítico Lucky Luciano e um dos mais ativos mafiosos do final do século XX, Antoni Raimondi revela num livro de memórias que matou João Paulo I. Causa da morte sempre levantou suspeitas.
Ajuda Humanitária

Migrantes no “Ocean Viking” já podem desembarcar

Autorização foi dada após Roma ter alcançado um acordo de realocação deste grupo de migrantes resgatados com França e Alemanha, que vão acolher um total de 70 pessoas.
Igreja Católica

Padres casados, mulheres e uma estátua roubada /premium

O objetivo central era a defesa da Amazónia e a consciência ecológica da Igreja. Mas o Sínodo deste mês ficou marcado pela proposta para permitir padres casados. Tudo depende agora do Papa Francisco.
Vaticano

Vaticano. Arquivo deixa de ser "Secreto"

Na base da mudança do nome do Arquivo dirigido pelo português Tolentino Mendonça está a interpretação negativa que a palavra "secreto" ganhou nos últimos anos.
Itália

Itália. Extrema-direita vence regionais em Úmbria

806
A coligação, que além da Liga, é formada pelo partido conservador Força Itália e pelo ultraconservador Irmãos de Itália, conquistou 57,55% dos votos nas eleições regionais de domingo na Úmbria.
Futebol

A vitória de Paulo foi a razão de Berlusconi

A Roma de Paulo Fonseca regressou às vitórias frente ao AC Milan e subiu ao quinto lugar da Serie A (2-1). Quanto aos de Milão, dão cada vez mais razão a Silvio Berlusconi, que diz ser a solução.
Vaticano

Vaticano nega risco de insolvência

O recente livro de Gianluigi Nuzzi revelou um excerto de um documento oficial que revelava "preocupação pelo défice que afeta a Santa Sé". O Vaticano afirmou agora que as alegações são exageradas.
Itália

Turim. Fogo destrói telhado de edifício histórico

Um incêndio destruiu o telhado das Cavalariças Reais em Turim, no centro da cidade italiana, sem provocar vítimas. O edifício é classificado património da Humanidade pela UNESCO.
Vaticano

Livro diz que Vaticano está à beira da insolvência

109
Um novo livro do jornalista italiano Gianluigi Nuzzi revela que o Vaticano está à beira da insolvência, segundo a agência EFE.
Itália

Renzi garante apoio a governo contra Salvini

O ex-primeiro-ministro garantiu o apoio ao governo do Movimento 5 Estrelas para conter a chegada ao poder da extrema-direita de Matteo Salvini.
II Guerra Mundial

Bomba da II Guerra Mundial: 4 mil casas evacuadas

As autoridades italianas evacuaram as habitações de 4 mil pessoas na cidade de Bolzano. Bomba por explodir foi retirada e levada para local seguro, para ser desarmada.
Papa Francisco

Papa desafia católicos a levar a fé a "todos"

"Vá com amor a todos, porque a sua vida é uma missão preciosa: não é um fardo a carregar, mas um presente a oferecer. Coragem, sem medo, vamos conhecer todos!", disse Francisco na missa deste domingo.
Vaticano

Vaticano investiga negócio de 180 milhões de euros

271
Em causa está um investimento de 180 milhões de euros considerado pouco transparente que envolveu um cardeal e o empresário angolano António Mosquito, que remete para o ano 2012.
Liga dos Campeões

Itália pede à UEFA para mudar local da final

O ministro dos Desportos italiano pediu à UEFA que considere alterar o palco da final da Liga dos Campeões de futebol, que está marcada para Istambul, devido à ofensiva turca na Síria.
Internet

Itália quer imposto de 3% para Google e Facebook

102
Multinacionais de base digital como a Google e o Facebook terão de pagar 3% por cada transação feita através das suas plataformas, se a proposta italiana for aceite pela União Europeia.
Vaticano

Papa aceita demissão do chefe de segurança

O Papa Francisco aceitou a demissão de Domenico Giani, após a divulgação de nota da polícia do Vaticano, assinada por este, exibindo as fotos e os nomes de de cinco funcionários sob investigação.
Futebol

Para Berlusconi, a salvação do Milan é Berlusconi

O antigo presidente dos italianos deu uma entrevista e diz que "a solução" para o AC Milan é ele próprio. E ainda respondeu ao CEO do clube, numa fase em que os rossoneri atravessam uma crise global.
Vaticano

O livro de Bento XVI e Francisco sobre os abusos /premium

122
O livro escrito a quatro mãos por dois Papas é uma recolha de textos de Francisco e Bento XVI sobre abusos sexuais, para mostrar que os dois estão alinhados e em sintonia. Publicamos um excerto.
Futebol

Marco Giampaolo não é mais técnico do AC Milan

O treinador italiano Marco Giampaolo foi demitido do comando técnico do AC Milan, depois de cumpridas apenas sete jornadas do campeonato italiano de futebol.
Vaticano

Amazónia. Vaticano pensa ordenar padres casados

A proposta visa resolver o problema dos católicos indígenas que vivem em partes remotas da Amazónia. Há a hipótese de os anciãos casados poderem ser ordenados sacerdotes. Francisco pede coragem.
Itália

Itália. Pelo menos 13 mortos em naufrágio

A guarda costeira e a guarda de finanças salvaram 22 migrantes de 50 e recuperaram mais 11 corpos, todos de mulheres de origem sunsaariana, elevando o número de mortos para 13.
Futebol

A maldição de Fonseca é ter bola e não ter golo

Nos três últimos jogos, a Roma marcou três golos e empatou duas vezes. Este domingo, não soube vencer o Cagliari em casa (1-1) e Paulo Fonseca continua sem cimentar ideias de jogo em Itália.
Igreja Católica

A vida do padre-poeta que se tornou cardeal /premium

202
Em menos de dois anos, Tolentino Mendonça foi de padre a cardeal. Quem o conhece assume que é reconhecimento do seu intelecto extraordinário. Mas ele continua a dizer-se um simples padre.
Igreja Católica

Tolentino cardeal em celebração contra indiferença

3045
Aconteceu esta tarde, no Vaticano, o consistório para a criação de 13 novos cardeais — incluindo D. José Tolentino Mendonça, que se torna no sexto cardeal português do século XXI.
Vaticano

Um dia com o bibliotecário e arquivista do Papa /premium

115
Maria João Avillez passou um dia com José Tolentino Mendonça a conhecer os segredos do seu trabalho e da Biblioteca e Arquivo do Vaticano, experiência que nos conta no dia em que ele se torna Cardeal.
Vaticano

Vaticano. Procurador anti-máfia nomeado

Papa Francisco nomeou um dos principais procuradores anti-máfia da Itália como presidente do Tribunal Criminal do Vaticano, após novo escândalo irromper por supostas irregularidades financeiras.
Igreja Católica

Tolentino Mendonça elevado a cardeal no sábado

Arcebispo torna-se, aos 53 anos, no sexto cardeal português do século XXI e o terceiro a ser designado no atual pontificado. Tolentino já prometeu colaborar com uma "humildade muito grande".
Crise dos Refugiados

CPR pede a Ronaldo que apoie Miguel Duarte

516
O Conselho para os Refugiados pede solidariedade de Ronaldo para com Miguel Duarte, o português constituído arguido em Itália, acusado de auxílio à imigração ilegal.
Futebol

Cabecear de pés no chão para salvar quem não voa

A Roma de Paulo Fonseca venceu o recém-promovido Lecce graças a um golo solitário de Dzeko mas mostrou que ainda não joga o suficiente para discutir a Serie A ou as competições europeias (0-1).
Vaticano

Vaticano pede solução negociada para a Venezuela

O Vaticano pediu aos países presentes na Assembleia Geral da ONU que procurem "soluções negociadas" para as crises da Venezuela e da Nicarágua, com vista a melhorar a situação das populações.
Ténis

Pedro Sousa nos oitavos do challenger de Florença

Tenista português bateu Enrico Dalla Valle em três sets, pelos parciais de 7-5, 4-6 e 6-4, num duelo que se prolongou por mais de duas horas. Sousa tem agora encontro marcado com Federico Gaio.
Moda

Modelos contra os coletes-de-forças da Gucci

Durante o desfile, uma modelo escreveu nas próprias mãos, num protesto silencioso. Em causa, estava o uso de coletes-de-forças na passerelle. Uma decisão "de mau gosto", segundo Ayesha Tan-Jones.
Desfile

Alexandra Moura: uma história portuguesa em Milão

Não há história que Alexandra Moura não consiga contar através da roupa. Em Milão, recordou o trabalho em alto mar e a saudade de quem aguarda um regresso em terra. Veja as imagens.
Moda

Milão, a cidade da moda espetáculo

Donatella voltou a parar tudo com a ajuda de Jennifer Lopez. A Moschino levou a obra de Picasso para o desfile. Entre os trópicos e a herança da moda italiana, Milão passou a última semana a ferver.
Alemanha

Itália. Alemanha pode acolher 25% dos resgatados

Alemanha está disponível para acolher 25% de todos os migrantes resgatados no Mediterrâneo e levados para Itália, reiterou o ministro do Interior, apesar das críticas dos conservadores alemães.
Brasil

Detido traficante com ligações à máfia calabresa

Detido 'André do Rap' por, alegadamente, ter traficado droga para a Europa com ligações à máfia calabresa, que controla 40% do transporte mundial de cocaína e será o principal importador na Europa.
Migrantes

Migrantes do Ocean Viking vão sair em Lampedusa

Portugal disponível para receber oito dos 82 migrantes que estão a bordo do barco humanitário Ocean Viking, das organizações não-governamentais (ONG) SOS Méditerranée e Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Vaticano

Portugal já ganhou o penta! /premium

149
Daí a necessidade e urgência de escutar as sábias palavras do Cardeal D. José Tolentino: “O que o Senhor repete é: ‘Lembra-te do perdão!’ É como perdoados e perdoadores que somos chamados a viver”.
Milão

Calçado português "bate o pé" à feira de Milão

294
A maior feira internacional do setor arranca domingo em Milão, Itália. Exportações portuguesas de calçado para Itália somaram 54 milhões de euros, superando os 50 milhões de euros de importações.
Itália

Governo de Conte obtém confiança do Senado

O discurso de Giuseppe Conte no Senado italiano foi recebido com aplausos, mas também com protestos, com o líder da Liga, Matteo Salvini, a acusá-lo de "trair os italianos".
Livros

Saiba como começa o novo livro de Elena Ferrante

211
O novo romance da autora bestseller que contou ao mundo a história de Lila e Lenù vai ser publicado em novembro. Também se passa em Nápoles e não tem título conhecido. Mas o início já foi revelado.
Itália

Conte recebe voto de confiança dos deputados

O novo executivo formado pela coligação do Movimento Cinco Estrelas (M5S) e do Partido Democrata (PD) irá na terça-feira submeter-se à votação do Senado, concluindo, assim, o processo de investidura.
Conversas à Quinta

Itália: Salvini perdeu hoje para ganhar amanhã?

Salvini derrubou o Governo apostando em ganhar as eleições, mas uma aliança improvável atirou-o para a oposição. Será o fim de um político demasiado sôfrego ou uma oportunidade para voltar mais forte?
Itália

Novo governo italiano toma posse

Governo é composto de 10 ministros do partido Movimento 5 Estrelas, 9 do Partido Democrático, um do partido de esquerda Livres e Iguais e um ministro independente.
Crise dos Refugiados

O Open Arms e o choque da Europa fechada

323
Fugiu da Síria, tropeçou no caos do Sudão, acabou vítima de tráfico humano na Líbia e passou 15 dias no Open Arms, à espera que a Europa abrisse a porta. Falou com o Observador a partir de Lampedusa.
Itália

Itália. Aprovada lista para formar novo governo

Lista foi apresentada pelo primeiro-ministro, Giuseppe Conte. Novo governo resulta da coligação entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático. Juramento dos cargos é feito na quinta-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Afinal, Marcelo vai estar cá a 5 e 6 de outubro

128
Marcelo pediu à Assembleia da República para ir ao Vaticano no fim-de-semana das eleições legislativas, entre 4 e 6 de outubro. Belém garantiu que chega a tempo de votar e do 5 de outubro.
Crise dos Refugiados

A saga do Open Arms quase matou "o sonho" de Ali /premium

Ali esteve 15 dias a bordo do Open Arms à espera que algum país europeu deixasse o navio voltar a terra. “Senti que aquelas organizações de direitos humanos eram mentirosas”, confessa ao Observador.
Igreja Católica

Querido Padre Tolentino /premium

812
Todos os que conhecemos e amamos Tolentino, que o lemos e ouvimos, todos os que o admiram e respeitam, mesmo sem professarem a sua fé, recordamos momentos de simplicidade e elevação protagonizados por ele
Itália

Conte promete apresentar novo Governo até 4ª feira

O primeiro-ministro indigitado italiano, Giuseppe Conte, disse que pretende apresentar o seu novo Governo de coligação até quarta-feira, para colocar um ponto final na crise política.
Futebol

Em jogo de loucos, Ronaldo dedicou golo ao VAR

357
A Juventus esteve a ganhar 3-0, o Nápoles empatou e um autogolo deu a vitória final à equipa de Ronaldo (4-3). O português estreou-se a marcar na liga italiana esta temporada e dedicou o golo ao VAR.
Tradução

O poema sobre agricultura que antecedeu a "Eneida" /premium

938
No meio da carreira do homem que tentou superar Homero está um poema sobre agricultura que esconde um tema maior. Gabriel Silva, um professor de 31 anos, aceitou o desafio e traduziu-o.
Itália

Arranque tenso nas negociações sobre programa

Reuniões sobre programa de novo Governo italiano começaram com declaração aguerrida do líder do 5 Estrelas. Se propostas do partido não forem acolhidas, diz Di Maio, "é melhor voltarmos às votações".
Desastres Naturais

As imagens impressionantes da erupção do Stromboli

387
O vulcão Stromboli entrou em erupção novamente esta quarta-feira. Enviou cinzas e lava flamejante para o mar, obrigando turistas a fugir. O episódio já tinha acontecido em julho, causando uma morte.
Igreja Católica

Papa nomeia bispo polémico embaixador em Portugal

477
Ivo Scapolo era embaixador do Vaticano no Chile e vem agora para Portugal. As vítimas do histórico caso do padre Karadima acusam-no de ter ajudado a promover um bispo que encobriu os abusos sexuais.
Passadeira Vermelha

Estilo em Veneza: uma noite de veteranas

A ex-manequim Iman e as atrizes Catherine Deneuve e Juliette Binoche brilharam na abertura do Festival de Veneza. Dizem que a idade é um posto. Para elas, é um trunfo de estilo. Veja as imagens.
Migrações

"Mare Jonio": Salvini aceita desembarque parcial

O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, em final de funções, autorizou o desembarque de mulheres, crianças e doentes a bordo do navio humanitário "Mare Jonio", que resgatou 100 migrantes.
Itália

Presidente dá luz verde a Conte. Salvini de fora

172
Presidente Sergio Mattarella recebeu esta quinta-feira o primeiro-ministro demissionário, Giuseppe Conte, depois de os partidos Movimento 5 Estrelas e Democrático terem anunciado um acordo.
Itália

Itália. Já há acordo entre PD e M5E

Coligação entre os dois partidos é apontada como a solução mais provável para a crise política. Presidente da República reune esta quinta-feira com o primeiro-ministro demissionário, Giuseppe Conte.
Desastres Naturais

Vulcão Stromboli voltou a entrar em erupção

Uma forte explosão vulcânica, logo após o meio-dia, enviou lava flamejante pelas encostas até à beira-mar. Não houve, até agora, relatos de vítimas.
Festivais de Cinema

Festival de Veneza começa esta quarta-feira

O Festival de Cinema de Veneza terá estreia de "La verité", Hirokazu Kore-eda, e filmes portugueses em competição, como "A Herdade", de Tiago Guedes, e "Cães que ladram aos pássaros", de Leonor Teles.
Migrações

Salvini trava navio alemão com 100 migrantes

232
O navio "Eleonore", que está ao serviço da ONG Mission Lifeline, ajudou 100 migrantes que navegavam num barco pneumático que se estava a afundar ao largo da costa da Líbia.
Itália

Crise. Presidente da Itália retoma consultas

Se nenhum acordo surgir, Sergio Mattarella, que havia dado mais quatro dias para os partidos negociarem nova maioria, deverá convocar eleições legislativas antecipadas, talvez em 10 de novembro.
Futebol

Há um ano, esperou 300 minutos. A espera recomeçou

Na temporada passada, Ronaldo precisou de 300 minutos para se estrear a marcar pela Juventus. Na jornada inaugural da Serie A, a Juventus ganhou ao Parma (1-0) mas a espera do português recomeçou.
Itália

PR italiano permite negociar novo governo

O Presidente de Itália disse, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente partidos.
Itália

Itália. M5E pronto para negociar "maioria sólida"

Luigi di Maio não quis dizer com que partido admite coligações, mas as conversações decorrem com o PD. O Presidente da República anuncia esta quinta-feira se aceita nova maioria ou se marca eleições.
Futebol

Ribéry oficializado pela Fiorentina 

Depois dos rumores, chega a confirmação. Franck Ribéry mostrou-se feliz ao chegar à nova casa e confessa que as conversas com o ex-colega de equipa Luca Toni ajudaram a escolher a Fiorentina.
Migrantes

Navio Open Arms já atracou em Lampedusa 

116
A embarcação que transportava 83 migrantes chegou à ilha italiana por volta da meia-noite, hora local, depois de um procurador siciliano ter ordenado o seu urgente desembarque.
Itália

Bíblia e Nossa Senhora: o fim do governo italiano /premium

220
No dia em que o governo populista do 5 Estrelas e da Liga caiu, as trocas de insultos foram intervaladas com citações dos evangelhos e beijos em terços. E soluções? A única resposta está na Bíblia.
Itália

Procurador desafia Salvini e Espanha envia navio

Um procurador siciliano ordenou o desembarque do navio Open Arms. Ainda assim, o governo espanhol enviou um barco para Lampedusa com o objetivo de resgatar os mais de 100 migrantes a bordo.
Migrações

Open Arms. Procurador italiano ordena desembarque 

881
A decisão foi tomada depois deste jurista ter visitado a embarcação que está, desde a passada sexta-feira, fundeado a 800 metros da ilha de Lampedusa.
Migrantes

Navio espanhol vai recolher migrantes do Open Arms

174
O navio "Audaz" está desde esta manhã a preparar-se para largar de Cádiz, da Base Naval Rota, rumo a Lampedusa onde os migrantes a bordo do Open Arms aguardam o resgate.
Itália

Salvini exige eleições contra "governozinhos" - como aconteceu

152
No dia em que anunciou a sua demissão, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, atirou contra o seu ex-aliado, Salvini. "Não precisamos de homens com plenos poderes", disse ao líder da Liga.
Crise dos Refugiados

"Open Arms". Mais nove pessoas lançam-se ao mar

A organização não governamental espanhola "Open Arms" confirmou nas redes sociais que mais nove pessoas se lançaram ao mar, acrescentando que "a situação está fora de controlo".
Migrantes

Desembarcaram oito migrantes do navio Open Arms

Oito migrantes receberam autorização para desembarcar em Lampedusa, por questões de saúde. A bordo continuam cerca de cem pessoas a aguardar que Itália aceite que o navio aporte.
Itália

Itália: 6 respostas para entender a crise política /premium

186
O governo italiano está por um fio — e pode cair já esta terça-feira. Para trás fica uma aliança conturbada entre a Liga de Salvini e o Movimento 5 Estrelas de Conte. O que aconteceu e o que vem aí?
Crise dos Refugiados

"Open Arms" recusa viajar até Espanha para aportar

158
Espanha ofereceu o porto de Algeciras e o de Mahón, nas Baleares. Mas o Open Arms não aceita e diz precisar de desembarcar já. Entretanto, há relatos de um novo naufrágio ao largo da Líbia.
Crise dos Refugiados

"Ocean Viking" pediu desembarque em Malta e Itália

Sophie Rahal, responsável da SOS Méditerranée, disse que tem de ser acionado um "mecanismo de desembarque" acordado a nível europeu.
Itália

Open Arms. Salvini autoriza desembarque de menores

135
O ministro do Interior italiano cedeu ao pedido do primeiro-ministro e autorizou, embora a contragosto, o desembarque de 27 menores não-acompanhados que estão a bordo do navio humanitário.
Crise dos Refugiados

Em Itália, este gesto dá multa. E agora? /premium

2637
As multas milionárias para quem resgatar e levar migrantes para Itália fazem temer pelo destino de quem arrisca atravessar o Mediterrâneo. "Situação dramática" do "Open Arms" intensifica polémica.
Migrações

Vive-se situação "dramática” no barco Open Arms

173
Presidente do Parlamento Europeu denunciou situação “dramática” que se vive a bordo do navio humanitário “Open Arms” e exortou as autoridades italianas a permtir o desembarque imediato dos migrantes.
Itália

"Obsessão" faz diminuir 80% de migrantes em Itália

434
Salvini garante que o número de mortos e desaparecidos e o de pedidos de asilo pendentes foi reduzido. Aos jornalistas, disse ainda que recebeu os parabéns de diversos governos.
Cristiano Ronaldo

Ronaldo treina à margem devido a problema muscular

"Cristiano Ronaldo estará presente hoje em Villar Perosa, mas não participará no jogo devido a um pequeno problema no adutor esquerdo", anunciou a Juve. Português falha jogo com Juventus B.
Acidentes e Desastres

Itália. Um ano da queda da ponte que fez 43 mortos

Itália recorda o colapso de uma ponte em Génova, que deixou 43 mortos a 14 de agosto de 2018, numa cerimónia que tomou um tom político inesperado devido à atual crise na coligação populista no poder.
Roma

Roma dá viagens grátis no metro a quem reciclar

481
É possível trocar garrafas de plástico por descontos no metro de Roma. Cada garrafa depositada no contentor vale cinco cêntimos. Desde o final de julho foram recolhidas 20 mil garrafas.
Direitos Humanos

Tribunal autoriza Open Arms a entrar em Itália 

472
Organização humanitária espanhola Open Arms já tinha denunciado o abandono do navio. Decisão do tribunal surge como resposta aos apelos para encontrar porto seguro para o desembarque.
Itália

Itália. Renzi tenta governo de união com M5E

O líder da Liga quer romper coligação e ir a votos. O centro-esquerda de Matteo Renzi quer um governo com vários partidos e o M5E não exclui essa hipótese. O Presidente Matarella tem a palavra final.
Aviação

Choveram fragmentos de um avião em Roma

306
Um avião Boeing 787 da companhia Norwegian Air tinha acabado de descolar mas um problema técnico, que provocou a queda de fragmentos de metal, forçou a aeronave a voltar ao aeroporto em Roma.
Migração

Open Arms estuda atracar sem autorização 

126
O barco Open Arms, da ONG de mesmo nome, está à espera da autorização de países europeus para atracar há 11 dias. Neste sábado, mais 39 migrantes foram resgatados e juntaram-se aos 121 abrigados.
Narcotráfico

Narcotraficante italiana em fuga detida no Porto

Valeria Pane, ligada ao clã Pesce-Marfella, tinha sido condenada a uma pena de 11 anos de prisão. A mulher de 39 anos, natural de Nápoles, estava em fuga desde 12 de março e foi capturada no Porto.
Itália

Itália. Salvini apresenta moção de censura a PM

"Quem perder tempo prejudica o país", declara Salvini. O líder da extrema-direita já tinha anunciado a intenção de abandonar a coligação e pede a demissão de Giuseppe Conte.
Itália

Salvini em "campanha" na praia: de tronco nu e DJ

563
O ministro do Interior está a passar duas semanas nas praias, numa "Beach Tour" em jeito de campanha depois de exigir eleições antecipadas. Salvini já surgiu em tronco nu e a fazer de DJ em festas.
Itália

É o fim da coligação. Salvini quer novas eleições

210
Matteo Salvini deu a coligação governamental entre o partido de extrema direita Liga e o M5E como terminada e diz que é hora de devolver a palavra aos eleitores.
Migrações

ONG pede ajuda para desembarque de 121 migrantes

O navio da organização não-governamental Open Arms espanhola está ao largo da ilha italiana de Lampedusa há cerca de uma semana e foi impedido de atracar nos portos de Itália e Malta.
Crime

Itália. Chefe da claque da Lazio assassinado

169
O crime ocorreu na quarta-feira e Diabolik foi assassinado pelas costas num parque em Roma. Morte terá sido ajuste de contas devido a negócios de droga. Chefe da claque já esteve preso por tráfico.
Comité Olímpico

Comité Olímpico Italiano poderá ser suspenso

O COI avisou o comité italiano que o projeto-lei que o coloca sob a dependência direta do governo poderá ditar a sua exclusão das competições olímpicas.
Itália

Salvini quer que UE adote plano de repatriamento

259
O vice-presidente do Governo italiano, Matteo Salvini, insistiu perante o primeiro-ministro Giuseppe Conte que apresente o seu método de repatriamento de imigrantes como um "sistema válido" na UE.
Imigração

Senado italiano aprova lei contra ONG de imigração

168
Lei regulamenta o encerramento dos portos italianos para navios de ONGs que socorrem imigrantes no mar, estabelecendo multas no caso violação desta norma que podem atingir um milhão de euros.
Crimes Sexuais

Vaticano com sistema para denunciar crimes sexuais

Novo procedimento vai ficar operacional até ao fim do ano. Será "público, permanente e facilmente acessível" e vai permitir apresentar informações sobre crimes praticados no território do Vaticano.
Itália

Itália. Foto mostra suspeito com venda nos olhos

Uma fotografia revelada pela imprensa mostra um jovem americano suspeito de homicídio de olhos vendados numa esquadra italiana. A polícia garante que vai investigar.
Vaticano

Emanuela Orlandi. Ossos são demasiado antigos

Os restos mortais descobertos em dois ossários no Vaticano são demasiado antigos para pertencerem a Emanuela Orlandi, foi anunciado este domingo. A jovem desapareceu em 1983, depois de uma aula.
Crise dos Refugiados

Itália. Ministro nega desembarque a 140 migrantes

1290
Matteo Salvini garantiu que enquanto não existir um acordo para a distribuição de migrantes pelos países europeus "nenhum porto vai ser designado" para o desembarque dos 140 migrantes resgatados.
Vaticano

Caso Emanuela Orlandi. Ossos encontrados em cripta

333
Ossadas de dezenas de pessoas foram encontradas numa cripta junto aos túmulos abertos no Vaticano em busca de Emanuela. Ossários deviam estar vazios. Pode ter pistas sobre a jovem desaparecida em 83.
Festivais de Cinema

"The Burnt Orange Heresy" no Festival de Veneza

O filme conta com a participação dos atores Claes Bang, Elizabeth Debicki, Donald Sutherland e Mick Jagger nos papéis principais, e estreia no dia 7 de setembro, na Sala Grande do Palazzo del Cinema.
Crise dos Refugiados

Navio humanitário pede mais ação à Europa

Carola Rackete, acusada pelo governo italiano de ajudar a imigração ilegal, pede o esforço da Comissão Europeia para que "todos os países aceitem migrantes salvos por navios de resgate civil".
Migrantes

Capitã do "Sea Watch 3" volta a tribunal 

Carola Rackete será ouvida pelo auxílio à imigração ilegal e pela alegada violação do código internacional de navegação marítima. A audiência estava agenda para 9 de julho, mas foi adiada.
Vaticano

Rui Nunes afastado por opiniões sobre eutanásia

206
Presidente da Associação de Bioética tinha sido nomeado membro de um dos organismos que aconselham o Papa. Artigos sobre eutanásia e procriação medicamente assistida levaram a que fosse afastado.
Itália

Itália prepara-se para expulsar ciganos ilegais

745
Conselho da Europa estima que os ciganos em acampamentos em Itália sejam entre os 120 mil e os 180 mil, uma das proporções mais baixas de ciganos relativamente à população total em países europeus.
Acidentes e Desastres

Morte em direto. Condutor filmava para o Facebook

1163
Uma criança de 13 anos morreu e outra de 9 anos ficou com danos irreversíveis, na sequência de um acidente em Itália. O pai, que filmava enquanto conduzia, também está em coma induzido.
Itália

Polícia apreende míssil a grupo de extrema direita

319
A operação policial teve como alvo grupos de extrema-direita no norte de Itália. O verdadeiro arsenal de guerra encontrado incluía um míssil ar-ar e 20 armas sofisticadas.
Migrantes

Migrantes. Miguel Duarte angariou 55 mil euros

311
A angariação começou dia 7 de julho e terminou esta sexta-feira com cinco vezes mais o valor pedido. Dinheiro será usado para despesas do processo. "Voltava já amanhã se pudesse", diz o voluntário.
Meteorologia

Tempestade de granizo provoca 18 feridos em Itália

280
O fenómeno, relacionado com o anticiclone dos Açores, provocou pelo menos 18 feridos e vários problemas no trânsito. A tempestade também provocou inundações no leste do país.
Vaticano

Túmulos abertos em busca de Emanuela estão vazios

335
Os túmulos de duas princesas alemãs abertos no Vaticano em busca de Emanuela, desaparecida em 1983, estavam vazios. Ninguém sabe onde estão os restos mortais delas. E a jovem continua por encontrar.
Itália

Rússia: revelado alegado financiamento de Salvini

350
Investigação revela o conteúdo de um encontro onde italianos e russos negoceiam financiamento de milhões. Estas conversas colam a Rússia ainda mais aos movimentos populistas europeus.
Vladimir Putin

O Presidente Putin foi a Roma ver o Papa? /premium

283
O principal objectivo da visita do senhor do Kremlin a Roma não foi o encontro com o Papa, mas sim com os dirigentes italianos que, com a sua política, visam minar a já fraca unidade europeia.
Braga

Novo santo. Bartolomeu dos Mártires canonizado

842
O Papa Francisco decidiu canonizar o frade e beato português Bartolomeu dos Mártires, anunciou o Vaticano, na sua página oficial na Internet.
Crise dos Refugiados

Barco alemão segue para Lampedusa com 65 migrantes

O barco alemão Alan Kurdi está a deslocar-se para a ilha italiana de Lampedusa com 65 migrantes a bordo, apesar da proibição de Itália e do conflito gerado pela chegada a esse porto do See Watch 3.
Migrantes

Capitã do "Sea Watch" vai processar Salvini

865
Carola Rackete vai acusar ministro do Interior italiano de difamação. Salvini descreveu a alemã como uma "pobre mulher" e "criminosa". O italiano insiste ainda em pena de prisão para a capitã.
Moda

O sonho de Lagerfeld realizou-se, 54 anos depois

102
Há 54 anos, Karl Lagerfeld assumia a direção criativa da Fendi. Na noite de quinta-feira, a marca concretizou um velho sonho do mestre e fez um desfile no Coliseu de Roma. Veja as imagens.
Vaticano

Papa e Putin debatem conflitos internacionais

O Papa recebeu o Presidente russo com um sorriso e um aperto de mão. Ambos afirmam que reunião reforçou relações bilaterais. Encontro durou uma hora e o Papa pediu a Putin que rezasse por ele.
PSP

PSP trabalha em conjunto com Itália e França

Membros da PSP vão estar em Roma, Florença, Versalhes, Paris, Santiago de Compostela e Vigo. Os seus congéneres italianos, franceses e espanhóis vão estar em Portugal até 26 de agosto.
Roma

Putin vai reunir com o Papa em Roma

Numa visita onde se procura reforçar as relações políticas e económicas entre a Rússia e a Itália, Putin vai também discutir a situação na Síria e o conflito na Ucrânia com o Papa Francisco.
Vulcões

Erupção em vulcão italiano faz um morto

1187
O vulcão Stromboli entrou em erupção de forma inesperada. A única vítima mortal encontrava-se a fazer uma caminhada e estava perto do cume. A pequena ilha do Mediterrâneo está coberta por cinzas.
Itália

Itália. Justiça não quer expulsar Carola Rackete

105
A justiça italiana recusou assinar a ordem de expulsão do país da alemã Carola Rackete, emitida pelas autoridades italianas e defendida pelo ministro do Interior italiano, Matteo Salvini.
Migrantes

"Bebeu vinho?" Salvini sobre libertação de capitã 

1792
O vice-primeiro-ministro italiano utilizou a sua conta pessoal de Facebook para criticar ainda mais a decisão judicial de libertarem Carola Rackete, a alemã que salvou dezenas de migrantes
Itália

Suspenso procedimento de défice excessivo a Itália

Depois de o Governo de Roma ter adotado um orçamento que corrige desvios apontados a Comissão concluiu que "já não se justifica manter um Procedimento por Défice Excessivo".
Itália

Migrantes. Carola Rackete foi libertada

3830
Juíza italiana diz que Carola Rackete não violou a lei e que estava apenas a fazer o seu dever. Alemã estava em prisão domiciliária desde o fim-de-semana. Salvini diz estar "indignado" com decisão.
Vaticano

Vaticano abre túmulos devido a jovem desaparecida

Emanuela Orlandi, de 15 anos, era filha de uma funcionária do Vaticano e desapareceu em 1983. Pista anónima sobre o paradeiro da rapariga levou família a pedir para a abertura dos túmulos.
Migrações

Juiz adia decisão sobre capitã do "Sea Watch 3"

A capitã do navio humanitário "Sea Watch 3", Carola Rackete foi colocada em prisão domiciliária em Lampedusa e enfrenta acusações que lhe podem valer uma pena de prisão de dois a dez anos.
Migrações

Estrelas de TV recolhem fundos para Carola Rackete

178
A capitã do navio Sea-Watch foi detida pelas autoridades italianas, depois de ter aportado o navio – cheio de migrantes – em Lampedusa contrariando ordens.
Direitos Humanos

Crise migratória. Grécia e Itália em tribunal 

618
Queixa entregue no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo, para denunciar a criminalização da ajuda humanitária e dos direitos humanos que protegem os migrantes.
A página está a demorar muito tempo.