Se o leitor for uma pessoa extrovertida a cafeína pode ser a sua melhor amiga. Antes de uma reunião, uma ou duas chávenas de café podem ser o que precisa para ter uma performance de excelência naquela reunião importante. Se é introvertido, então deve evitar o café a todo custo. Esta é a conclusão do psicólogo Brian Little, no livro Me, Myself, and Us: The Science of Personality and the Art of Well-Being.

“Depois de ingerir cerca de duas chávenas de café, as pessoas extrovertidas conseguem realizar tarefas de forma mais eficiente, enquanto os introvertidos têm um desempenho inferior. Esse défice é ampliado se a tarefa em questão for quantitativa [projeção de orçamentos, por exemplo] e feita sob pressão de tempo”, revelou o psicólogo e professor da Universidade de Cambridge no seu novo livro.

Contactado pela Science of Us, Brian Little explicou que a sua pesquisa baseia-se na teoria de extroversão proposta pelos investigadores Hans Eysenck e William Revelle da Universidade de Northwestern. De acordo com esta investigação, sujeitos introvertidos, ao contrário das pessoas com uma personalidade extrovertida, apresentam um nível de excitação no córtex cerebral acima do ideal, ou seja, têm maior sensibilidade e respondem mais rapidamente aos estímulos ambientais.

Nesse sentido, a ingestão de bebidas e alimentos estimulantes, como o café, pode elevar o estado de alerta de uma pessoa que seja naturalmente introvertida para níveis acima do desejado, comprometendo a capacidade de resposta e de concentração do indivíduo. Já a cafeína, quando ingerida por um sujeito extrovertido, terá o efeito exatamente contrário.

Então as pessoas introvertidas não podem tomar café? Brian Little diz que sim, mas idealmente apenas no final do dia, nunca antes de uma reunião. O investigador deixou também o aviso: “Estar em ambientes barulhentos e sobrelotados pode ter o mesmo efeito que o café”. Ou seja, se for introvertido, evite ao máximo situações demasiado estimulantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR