437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Saúde

Orçamento do Estado

Enfermeiros querem saber que apoios vão receber

O Sindicato dos Enfermeiros exige ao Governo que financie uma parte das suas reivindicações com o reforço de 700 milhões de euros que foi anunciado para o Ministério da Saúde.
Coronavírus

Leiria. Ausência de médicos condiciona Obstetrícia

Hospital esclareceu que constrangimentos no Serviço de Obstetrícia, não sendo possível receber doentes no período entre as 09:00 de dia 21 de maio e as 09:00 do dia 23 de maio.
Noticiário

10h. Irpin. Costa relata cenário "devastador" 

Numa visita à cidade ucraniana de Irpin, no sábado, o primeiro-ministro relata um cenário devastado pela guerra, que para António Costa, também tem regras.
Noticiário

6h. Covid-19. Fábricas pedem uso de máscara

Presidente da Associação Têxtil de Portugal explica que há empresas a reduzir produção, devido a aumento de baixas. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa termina este sábado visita a Timor-Leste.
Noticiário

4h. Rússia diz ter controlo total de Azovstal

O Ministério da Defesa russo anunciou que o Exército “libertou na totalidade” o complexo. Ainda neste jornal, há cerca de 80 casos confirmados da chamada varíola dos macacos, detetados em 11 países.
Noticiário

3h. Roma de Mourinho garante vaga na Liga Europa

Equipa orientada pelo treinador português venceu fora o Torino, por 3-0, na última jornada da série A. E ainda, Organização Mundial de Saúde confirma cerca de 80 casos da chamada varíola dos macacos.
Coronavírus

Covid-19. 180 milhões de jovens sem aulas

Secretário-geral da OEI considera que pandemia teve um "impacto muito negativo" no futuro dos jovens latino-americanos. Cerca de 180 milhões ficaram sem escola durante o confinamento.
Noticiário

1h. Monkeypox. OMS confirma 80 casos em 11 países

Organização Mundial da Saúde fala de surtos "atípicos" e confirma que está a investigar a infeção. E ainda, o boletim semanal da DGS: Portugal registou mais casos, mortes e internamentos por Covid-19.
A Sexta Coluna

Revogar o “irrevogável”

A nova regulação do aborto tem levado o mundo progressista à histeria. É que além do abrir o  precedente da revogar de “conquistas”, a causa ainda une esquerdas antigas e modernas.
Aborto

Cunhal e o ‘direito’ ao aborto

“O aborto é um mal. Nisto estão de acordo todos os escritores, desde os partidários da repressão feroz até aos defensores da legalização” (Álvaro Cunhal).
Obesidade

Há saúde para além dos alimentos

Este Dia Nacional Contra a Obesidade deve servir para desmentir alguns mitos alimentares e lembrar que há vida para além da comida. Sendo que para manter a saúde o melhor é consultar um especialista.
Guerra na Ucrânia

Nunca voltaremos "ao sossego anterior à pandemia"

Gouveia e Melo considera que Portugal está a viver uma nova "onda" da pandemia, que "veio para ficar de forma controlada". Sobre a guerra, defende que Putin levou "Suécia e Finlândia para a NATO".
Noticiário

23h. Varíola dos macacos confirmada em 11 países

A OMS anuncia que há cerca de 80 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox . Ainda neste jornal, a Ministra da Defesa diz que Portugal não tem uma estratégia de segurança marítima.
Doenças Contagiosas

Varíola dos macacos. 80 casos em 11 países

Segundo a OMS, há cerca de 80 casos confirmados em 11 e 50 investigações pendentes. Organização defende que resposta à doença deve focar-se nas pessoas infetadas e nos seus contactos próximos.
Doenças Contagiosas

O mapa dos países com varíola dos macacos

Onze países já comfirmaram casos de varíola dos macacos. Bélgica, Austrália, França e Alemanha anunciaram os primeiros casos esta sexta-feira. O mapa-mundo em atualização da varíola dos macacos.
Noticiário

22h. Rússia deve ser responsabilizada, diz Kiev

Presidente ucraniano pede a aliados que criem mecanismo para responsabilizar Moscovo e indemnizar vítimas de crimes de guerra. E ainda, Covid-19 contribuiu para a morte de quase 15 milhões de pessoas.
Noticiário

21h. Rússia anuncia controlo de Azovstal

Informação avançada pelas agências de notícias russas, mas que ainda não foi confirmada pela Ucrânia. Ainda neste jornal, continuam a aumentar todos os indicadores relativos à Covid-19
Coronavírus

Covid-19: DGS/INSA recomendam reforço de medidas

DGS e INSA dão conta de aumento da incidência da covid-19, que pode aumentar a mortalidade, a defendem reforço das medidas. Efetividade da 3.ª dose "moderada" nas hospitalizações acima dos 80 anos.
Noticiário

20h. Sobem todos os indicadores da Covid-19

Perante este cenário, é recomendado o reforço de algumas medidas o relatório das linhas vermelhas. Ainda neste jornal, a OMS está reunida de emergência por causa do surto de varíola dos macacos.
Noticiário

19h. DGS e INSA recomendam mais proteção Covid

Ao mesmo tempo, sabemos que esta semana houve mais de 157.500 casos de Covid19 confirmados em Portugal, mais 58 mil do que na semana passada. Ana Gomes deixa críticas a Portugal o apoio a Timor.
Coronavírus

Média de 22.500 casos diários na semana passada

Portugal registou mais de 157,5 mil novos casos de infeção pelo coronavírus na semana entre os dias 10 e 16 de maio. É uma média de 22.500 novos casos diários. Mais de 190 pessoas morreram de Covid.
Hospitais

Campos Fernandes dirige Hospital da Cruz Vermelha

Adalberto Campos Fernandes vai liderar Conselho de Administração do Hospital da Cruz Vermelha. Substitui no cargo o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Porque Sim Não é Resposta

Os homens ainda preferem as mulheres "do passado"?

Quando procuramos o amor não queremos alguém que se possa dominar. A ideia das mulheres "belas, recatadas e do lar" ou o receio de serem bem sucedidas é só um: insegurança.
Coronavírus

Covid-19. Açores com 4.811 novos casos e um óbito

O boletim da Autoridade de Saúde Regional dá conta ainda de 3.826 recuperações na última semana.
Hospital de São João

Colheita de órgãos para transplante duplicaram

O Hospital São João anunciou que a colheita de órgãos para transplante em 2021 duplicaram, tendo registado um aumento superior a 104%, passando de 25 para 51 órgãos.
Coronavírus

Covid-19. 327 casos em centros educativos

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais informa que não se regista a morte de nenhum recluso. Neste momento há 280 reclusos infetados e um total de 4.337 recuperados.
Alzheimer

Alzheimer: descobrta traz nova esperança

Investigadores descobriram procedimento que desagrega células ligadas ao Alzheimer e que pode abrir perspetivas terapêuticas se for encontrada forma de o ativar sem colocar a célula sob stress.
Desporto

Ambulâncias do INEM paradas devido à greve

Presidente do sindicato diz que pelo menos 30% dos serviços estão a ser afetados por uma falha na garantia dos serviços mínimos, avisando que o habitual socorro à população fica "comprometido".
Coronavírus

Covid-19: Macau autoriza entrada de portugueses

Dado que a situação epidémica em Portugal é "considerada moderada e o intercâmbio entre pessoas de Macau e Portugal é necessário", Macau vai passar a autorizar a entrada de portugueses.
Acidente

Bebé sofre queimaduras graves com água a ferver

A criança foi transportada pelos bombeiros para o Hospital de Braga. O acidente ocorreu em casa, na freguesia de Eira Vedra, em circunstâncias ainda por apurar.
Coronavírus

Rui Moreira defende testes gratuitos nas farmácias

Depois da Queima das Fitas, dos festejos do campeonato e do Hospital S. João admitir elevar o nível de contingência, Rui Moreira, autarca do Porto, defende testes gratuitos nas farmácias.
Doenças

Portugal tem 23 casos de varíola dos macacos

Portugal regista 23 casos de varíola dos macacos, mais nove do que na quinta-feira. Espanha é o país com mais infeções no mundo. OMS vai reunir de emergência para discutir sobre os surtos.
Coronavírus

"Vacinação é mais importante" do que só restrições

"Prefiro respostas pela positiva do que respostas pela negativa", afirmou o Presidente da República, argumentando que a vacinação traz efeitos mais duradouros do que aplicar restrições.
Coronavírus

Zero Covid. Internautas chineses fintam censores 

Os internautas chineses estão a criticar medidas "zero Covid" de forma criativa pelas redes sociais, onde podemos encontrar, por exemplo, referências ao filme "La La Land: Melodia do Amor".
Tribunal Constitucional

Manifestação contra escolha de juiz antiaborto

A escolha de António Almeida Costa suscitou reações entre coletivos feministas que vão manifestar-se contra a escolha do juiz para o TC, devido à sua posição antiaborto.
Clima

Portugal mantém níveis de pólen muito elevados

Portugal continental vai continuar, pelo menos até quinta-feira, com níveis muito elevados de pólen. Devem evitar-se atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.
Coronavírus

Termas e dentistas: utentes devem usar máscaras

DGS recomenda máscaras cirúrgicas ou FFP2, para qualquer pessoa com idade superior a 10 anos nas termas e nos consultórios de dentistas.
A História do Dia

A Covid-19 voltou em força e agora?

Portugal poderá chegar às 40 mortes e 60 mil casos diários até ao final do mês. É o 1º país da UE com mais casos. O governo não avança com medidas adicionais e pede responsabilidade aos cidadãos.
Coronavírus

Covid-19. Mais de 194 mil reinfeções em Portugal

Portugal registou mais de 194 mil casos de reinfeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que representam 4,65% do total de casos positivos notificados desde junho de 2020, anunciou a DGS.
Coronavírus

Coreia do Norte. Mezinhas para tratar Covid-19

Além das mezinhas, Pyongyan aconselhou os doentes com Covid-19 a tratarem-se com ibuprofeno e amoxicilina, antibióticos que não combatem vírus mas sim bactérias que possam causar infeções.
Noticiário

23h. Igreja. Acesso a arquivos gera intriga

Em causa está o processo de investigação dos abusos sexuais na Igreja Católica. Ainda neste jornal, quase 13 mil os idosos residentes em lares receberam o segundo reforço da vacina contra a Covid-19.
Açores

Açores precisam de mais 10 médicos de família

O secretário Regional de Saúde dos Açores, Clélio Meneses manifestou a necessidade da região contratar "mais uma dezena" de médicos de família para que a ilha tenha cuidados de saúde assegurados.
Noticiário

22h. Dose reforço. Mais de 12 mil idosos vacinados

Número avançado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que manifesta confiança na forma como o processo está a decorrer e fala numa aceleração para “um verão tranquilo".
Eutanásia

Eutanásia.Mota Pinto defende liberdade de voto

Paulo Mota Pinto acredita que PSD "com certeza manterá a sua posição tradicional de dar liberdade de voto". Como líder parlamentar social-democrata é o que irá "defender".
Doenças

Casos de varíola de macacos "estão todos estáveis"

Os casos da varíola de macacos "estão todos estáveis" em Portugal, indicou Lacerda Sales, que sublinhou que esta doença é uma de comportamentos de risco" e não de "grupos de risco".
Doenças

Varíola dos macacos em Portugal é a "menos grave"

A sublinhagem da varíola dos macacos detetada em Portugal, oriunda da África Ocidental, é a menos grave, garante Graça Freitas. DGS teve reunião com OMS e a ECDC sobre a doença.
Noticiário

21h. Covid-19. Graça Freitas confirma 60 mil casos

Em entrevista esta noite à TVI, Graça Freitas sublinha que Portugal está a entrar na sexta vaga de Covid-19. Confirma previsão, mas ressalva que este número pode não ser acompanhado pela mortalidade.
Coronavírus

Graça Freitas prevê 60 mil casos daqui a 2 semanas

Graça Freitas indicou que Portugal está "muito provavelmente na sexta vaga" de Covid-19 e prevê 60 mil casos diários daqui a duas semanas. Rejeita obrigatoriedade da máscara e 4.ª dose para todos.
Médicos De Família

Médicos do Centro queixam-se de carga burocrática

A SRCOM realizou um inquérito cujos resultados revelam que, a curto prazo, 400 mil utentes poderão ficar sem médico de família. Carlos Cortes criticou a gestão de recursos feita por Marta Temido.
Coronavírus

Covid-19. Gouveia e Melo disponível para missão

Chefe de Estado-Maior da Armada mostrou disponibilidade para militares integrarem uma task force de combate à pandemia, caso esta seja necessária - mas deixa elogios ao Ministério da Saúde.
Porque Sim Não é Resposta

Monogamia é coisa do passado?

A monogamia não é um prisão e não passou de moda. No entanto, quando gostamos muito de alguém não estamos alheios a outras pessoas.
Coronavírus

Covid-19. 126 multas no Governo britânico

Autoridades revelaram que algumas pessoas foram multadas mais do que uma vez. Downing Street revelou que o primeiro-ministro britânico, que já tinha sido punido com uma coima, não foi um deles.
Resposta Pronta

Recordes nas urgências é "ponta do iceberg"

Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar admite que os centros de saúde estão no limite. No Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto lamenta a falta de profissionais de saúde.
Coronavírus

UE vai reconhecer Covid como doença profissional

A UE vai reconhecer a Covid-19 como doença profissional na saúde e nos cuidados sociais por serem locais propícios a surtos de infeção e alertam para a necessidade de salvaguardar os trabalhadores.
Tabaco

Governo catalão estuda imposto sobre beatas

O objetivo é cobrar aos fumadores uma caução de 20 cêntimos por cada cigarro e posteriormente reembolsá-los quando entregarem as beatas em tabacarias ou em centros de reciclagem.
Coronavírus

OMS aprova utilização da 11ª vacina

A Organização Mundial da Saúde aprovou a utilização da vacina de fabrico chinês Convidecia contra a Covid-19, passando a ser a 11ª da lista de uso de emergência da OMS.
Coronavírus

Bares do Porto contra regresso da obrigatoriedade

As Associações de bares do Porto mostraram-se contra o regresso da obrigatoriedade de máscaras nos espaços noturnos e revelaram que tomar esta iniciativa pode "pôr em causa todo o setor".
Coronavírus

Novos casos de Covid-19 no mundo aumentaram 1%

O aumento global dos contágios foi provocado pela subida de 20% nos casos positivos na Europa (1,2 milhões na semana passada) e de 19% no sul da Ásia (71.000).
Macau

Macau administra vacinas da BioNTech a crianças

As autoridades de saúde de Macau informaram que, a partir da próxima terça-feira, começa a admnistração de vacinas da BioNTech-Pfizer contra a Covid-19 a crianças após receber 9.600 do fármaco.
Ordem dos Médicos

SNS. Bastonário pede condições para fixar médicos

Miguel Guimarães alerta que se todos os médicos em idade de reforma se reformarem a situação pode ser crítica, lembrando que "cerca de 1.000 médicos de família podem pedir a reforma este ano".
Contra-Corrente

Tentação totalitária e lei de emergência sanitária

A Constituição tem várias garantias mesmo quando estabelece o regime dos estados de excepção onde se limitam os direitos dos cidadãos, mas esta possível lei esquece-me mesmo das garantias mais básicas
Noticiário

10h. Varíola dos macacos. "Raramente" mortal

A variante de varíola dos macacos que está a atingir a Europa é a menos grave, com apenas 1% de taxa de letalidade. Ministério da Educação esclarece e rejeita ataque informático ao júri de exames.
Explicador

Monkeypox. "Taxa de mortalidade não chega a 1%"

O infeciologista Jaime Nina garante que doença raramente é mortal. Fernando Maltez, diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral, diz que "não há indicação para isolar doentes".
Saúde Pública

Primeiro caso de varíola dos macacos na Suécia

Itália e Suécia registam primeiros casos de varíola dos macacos. Foram confirmados os primeiros sete de casos de infeção em Espanha com o vírus Monkeypox. Em Portugal estão confirmados 14 casos.
Noticiário

9h. Portugal e Roménia assinam acordo militar

Na Roménia, António Costa elogia a participação na NATO. É esperada a expulsão de diplomatas portugueses na Rússia. Moscovo tem números sobre rendição de Azovstal.
O Bom, o Mau e o Vilão

Moedas não é um boneco de ventríloquo da esquerda

Carlos Moedas (que recusa aplicar as ideias da esquerda), o governo (que não se entende sobre a pandemia) e Marcelo Rebelo de Sousa (que revela segredos) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Três Toques

Do pódio da Volta à Itália ao hospital

Biniam Girmay foi o 1.º negro a ganhar uma etapa do Giro, mas no pódio acabou por estragar tudo. A rolha da garrafa de champanhe foi direta ao olho e teve de ser levado de ambulância para o hospital.
Rádio Observador

Nova lei de emergência sanitária. Ligue 910024185

O Governo divulgou o anteprojeto de Lei de Proteção Em Emergência de Saúde Pública, mas surgem dúvidas sobre a constitucionalidade. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Noticiário

8h. Ataque informático no Ministério da Educação

Plataforma Júri Nacional de Exames foi alvo de um pirata informático português. Portugal já tem 14 casos de varíola dos macacos. Relato do enviado especial a Kiev e o regresso à normalidade.
Noticiário

7h. Covid. Governo pode avançar com novas medidas

Especialistas pedem, mas Marta Temido recusa o regresso do uso da máscara obrigatória. PS "perplexo" com anúncio de Marcelo. Ramos Horta toma posse em Timor-Leste, as expectativas dos timorenses.
Noticiário

5h. Farmácias preparam-se para testes gratuitos

Presidente da Associação Nacional das Farmácias confirma que a corrida aos testes não tem dado sinais de abrandamento, depois de uma quebra provocada pelo alivio das restrições
Resposta Pronta

Testes grátis. "Estamos preparados e solidários"

Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ema Paulino, confirma aumento na procura de testes à Covid-19 e rejeita risco de rutura. Farmácias prontas para eventual regresso de comparticipação.
Noticiário

00h. Viúva de Rendeiro sai de prisão domiciliária

Tribunal Central de Instrução Criminal mandou retirar pulseira eletrónica de Maria de Jesus Rendeiro. E ainda, farmácias preparadas para eventual regresso dos testes comparticipados à Covid-19.
Coronavírus

O Verão e a pandemia Covid

Devemos estar menos alarmados, mas mais preparados – é que quase dois anos e meio depois, os casos Covid estão a aumentar novamente, pelo que temos de prevenir para evitar males piores.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.