Saúde

CPLP

CPLP e Turquia podem reforçar cooperação na saúde

A secretária-executiva da CPLP identificou a agricultura familiar e a saúde como "áreas potenciais" para o aprofundamento da cooperação, dada a "sólida experiência" da Turquia nestes setores.
Inglaterra

MasterChef. Chef morre na Maratona de Londres

Matt Campbell era um maratonista experiente. Caiu inanimado ao chegar ao quilómetro 36 e foi assistido pela equipa médica do evento. Acabou por ser transportado para o hospital onde viria a morrer.
Eutanásia

Morte a pedido

140
Não percebem os defensores da eutanásia que a facilitação desse negócio só contribuirá para debilitar a confiança das pessoas nos médicos e enfraquecer o empenhamento na procura da cura para a doença?
Ciência

Salamandra ameaçada pode ajudar a tratar lesões

Cientistas descobriram que a axolote, uma espécie de salamandra em perigo de extinção, partilha semelhanças genéticas com os humanos e tem uma maior capacidade para reparar lesões no corpo.
Marcelo Rebelo de Sousa

SNS. Marcelo alerta para "paragem" do investimento

O Presidente da República afirmou este domingo que "houve uma paragem do investimento na saúde" as estruturas do Serviço Nacional de Saúde".
Enfermeiros

Emergência-hospitalar contra Ordem dos Enfermeiros

O sindicato dos técnicos de emergência pré-hospitalar repudiou as críticas da Ordem dos Enfermeiros à sua carreira e realçou que concordaram com os termos de atuação definidos para os técnicos.
Saúde

Rio quer discutir o futuro do SNS com o Governo

O líder do PSD defende que é preciso ultrapassar "a erosão do Sistema Nacional de Saúde" e uma "mais e melhor regulação". Mas Governo diz que não haverá mais acordos até às próximas eleições.
Assembleia Da República

Eutanásia, um dever para mi, e para si

132
É preciso ver para além do hoje. As leis têm efeitos colaterais que devem ser medidos previamente. A eutanásia será um “direito” ou um dever para mim, e também para si?
Teatro

Grupo de Teatro do Júlio de Matos apresenta Casulo

Peça 'Casulo' foi apresentada na Malaposta. Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos conta com 18 elementos, o mais novo é um homem de 22 e o mais velho uma mulher de 60.
Lusofonia

VIH. Portugal colabora com Fundo Global de Combate

Portugal vai ajudar o Fundo Global de Combate ao VIH, Tuberculose e Malária nos países lusófonos. O país vai comprometer-se "na identificação de especialistas que colaborarão" com a instituição.
País

Consumo de tabaco de contrabando está aumentar

Há fábricas a funcionar de forma ilegal no norte do país que produzem cigarros ilegais para consumo interno. Imperial Tobacco realizou uma ação de formação para melhorar a deteção do tabaco ilegal.
Saúde

Marcelo preocupado com sistemas de saúde

Presidente da República mostrou-se esta sexta-feira preocupado com a "distância crescente" entre o que os sistemas de saúde podem proporcionar e aquilo que as sociedades deles esperam.
Saúde

Todos os casos de sarampo estão curados

Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados. Nos últimos quatro dias não houve novos casos confirmados. Autoridades têm ainda em investigação 18 casos suspeitos.
Rui Rio

Rio denuncia caso de serviço fechado no S. João

O líder do PSD criticou a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a unidade de cuidados intermédios pediátricos S. João, porque "não se contratam três técnicos".
Sociedade

Sakellarides demite-se em divergência com ministro

188
Perito em políticas de saúde entregou carta de demissão ao ministro Adalberto Campos Fernandes. Divergência de pensamentos estará na origem do desentendimento.
Saúde

Serviços de saúde com quase 200 queixas por dia

Queixas dizem respeito a públicos e privados. Durante o ano passado, Entidade Reguladora da Saúde recebeu 70 111 reclamações, uma média de 192 queixas por dia.
Eutanásia

Eufemismos mortais

193
Não se escondam propostas como as da eutanásia atrás de expressões eufemísticas ou politicamente corretas. Aliás, “politicamente correto” é um eufemismo para “eufemismo”. E eufemismos estupidificam.
Alergias

Níveis de pólenes aumentam a partir de sexta-feira

Níveis mais elevados de pólenes vão registar-se entre os dias 20 e 26 de abril. Ao contrário das regiões do continente, os pólenes estarão em níveis baixos na Madeira.
Adalberto Campos Fernandes

Saúde. Portugal vai cooperar mais com PALOP

Ministro da Saúde disse que, "dentro da capacidade que o país tem", vai tentar colaborar mais com os PALOP na área da saúde e considera que "experiência desses países é muito enriquecedora.
Moçambique

Falta de profissionais é desafio no combate ao VIH

A falta de profissionais de saúde e a sua formação são obstáculos no combate ao VIH em Moçambique. "Apesar dos desafios, há progresso", pois desde 2011 o número de pessoas a serem tratadas aumentou.
Crianças

Crianças. Iodo fundamental no potencial cognitivo

366
Os médicos aconselham que, durante a gravidez, as mulheres aumentem a ingestão de iodo. Micronutriente é fundamental para a produção de hormonas da tiroide.
Hospital de São João

Hospitais: as paredes e o resto…

1.135
É certo que o Hospital S. João tem um grave problema de carência de instalações mas é leviano, superficial e ignorante quem afirma que tudo se resolveria com a mudança dos doentes para outro hospital.
Angola

Angola. Concurso de seis milhões para medicamentos

Foram lançados, na segunda-feira, três concursos públicos para a aquisição de medicamentos e consumíveis hospitalares por quase seis milhões de euros, em Angola.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. É preciso um novo criador e uma nova criatura

158
O SNS tornou-se mais que um elefante no meio da sala dos governos. É uma verdadeira relíquia sagrada em que ninguém parece poder mexer. Mas está caduco.
Saúde

Cimeira Mundial foca-se na saúde em África

As carências na saúde materno-infantil, em que ainda há alta mortalidade, e o combate à malária são alguns dos campos sobre os quais vão falar na Cimeira Mundial da Saúde, em Coimbra.
INEM

INEM rejeita problemas de segurança

532
INEM respondeu esta quarta-feira à bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que tinha classificado como "criminoso" a atribuição de competênicas de médicos e enfermeiros aos TEPH.
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiros. Ordem alerta para risco na emergência

517
Ministério da Saúde quer atribuir a técnicos do INEM competências de médicos e enfermeiros. Ordem dos Enfermeiros diz que está "em choque" e considera que medida pode pôr em "risco a vida de todos".
Hospital de São João

Crianças. Só o S. João tem todos os tratamentos 

Bastonário da Ordem dos Médicos disse que o "Hospital de São João tem as competências e as capacidades necessárias para tratar a maior parte das crianças" durante as obras da ala pediátrica.
Espanha

Espanha quer nova lei do álcool para menores

Parlamento elaborou uma série de recomendações para a futura Lei contra o Consumo de Álcool por Menores. Há restrições ao "botellón" e pais podem agora ser multados pelas ações dos filhos.
Hospitais

SNS. Pagamentos em atraso descem para 717 milhões

No Parlamento, o ministro da Saúde disse que os efeitos do aumento do capital dos hospitais são "visíveis", ao anunciar a descida dos pagamentos em atraso no final de março para 717 milhões de euros.
Luanda

Luanda. Dois terças das crianças sem vacinação

Vacinação contra a poliomielite, sarampo e rubéola abrangeu até ao momento 35% das crianças. Campanha termina no domingo e o governo provincial de Luanda já tomou medidas para ter inverter a situação.
Timor-Leste

Governo quer combater doença cardíaca reumática

Timor-Leste tem um dos índices mais elevados de doença cardíaca reumática do mundo. Governo está a desenhar plano de prevenção e diagnóstico.
Ministério da Saúde

São João. Ministro quer ala pediátrica em 2 anos

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, está esta quarta-feira no Parlamento a responder às perguntas dos deputados da Comissão de Saúde, com a situação do hospital de São João em cima da mesa.
Doenças

Jovens portugueses não sabem se têm colestrol

98% dos mil portugueses inquiridos sabem o que é o colestrol, contudo a grande maioria dos jovens não sabe quais são os seus níveis de colestrol.
Resíduos

Amianto. Há 67 toneladas enterradas em todo o país

117
Entre 2014 e 2016 foram encaminhadas para aterro 66.795 toneladas de Resíduos de Construção e Demolição com amianto, sendo que a maioria provém do setor da construção.
Hospital de São João

Nem faz amor nem sai de cima

432
Com o historial que o Estado tem de obras que ficam a meio anos a fio não deixa de ser irónico que, no São João, se bloqueie uma obra financiada por mecenato com a desculpa de que esta pode não acabar
Saúde

Saúde em África reúne 700 peritos em Coimbra

Coimbra recebe na quinta e na sexta-feira, no Convento São Francisco, o encontro regional anual da Cimeira Mundial da Saúde, com cerca de 700 peritos mundiais para debater saúde dos países africanos.
Saúde

Da promessa a um Plano Nacional para as demências 

237
Neste 18 de abril, Dia Europeu dos Direitos dos Doentes, é urgente o reconhecimento, pelos decisores políticos, das demências e da Doença de Alzheimer como uma prioridade das políticas de saúde.
Vinho do Porto

Vinho do Porto corrente reduz teor alcoólico

149
A Região Demarcada do Douro aprovou esta terça-feira a redução em um grau do teor alcoólico nos vinhos do Porto correntes e do 'stock' mínimo exigido para quem quer ser comerciante deste produto.
Saúde

Saúde. Conselho quer financiamento de 5% do PIB

Conselho Estratégico da Saúde considera que o Programa de Estabilidade não garante reforço de verbas nem sustentabilidade do setor e quer financiamento de pelo menos 5% do PIB.
Higiene

Secadores de mãos fazem mais mal do que bem

206
É uma ótima ideia lavar as mãos depois de usar a casa de banho, mas se usar um secador de ar quente, poderá estar a fazer mais mal do que bem. Esta é a conclusão de um estudo feito nos EUA.
Doenças Mentais

Frutos vermelhos e tinto previnem doenças mentais

2.568
De acordo com um estudo divulgado esta terça-feira, o consumo regular de frutos vermelhos e vinho tinto "pode ter um papel importante" no combate à demência e outras doenças neurodegenerativas.
Crime

Homem baleado à porta de um bar no Porto

Um jovem foi baleado no Porto na segunda-feira à noite. De acordo com a PSP, a vítima terá sido atingida por "um ou vários" disparos nas pernas e foi transportada para o Hospital de São João.
Timor-Leste

Timor. Doença cardíaca reumática em elevado nível

Timor-Leste tem um dos índices mais elevados de doença cardíaca reumática do mundo, com uma em cada 28 pessoas afetadas, com o número a ser ainda mais elevado entre raparigas.
Estados Unidos da América

Ex-candidato à Casa Branca estável após operação

John McCain operado "para tratar uma infeção intestinal" encontra-se agora estável. O ex-candidato à Casa Branca luta contra um glioblastoma, uma forma de tumor maligno no cérebro.
Serviço Nacional de Saúde

Reuniões sobre falta de nutricionistas no SNS

289
Bastonária da Ordem dos Nutricionistas considera que o número de nutricionistas no SNS é "manifestamente insuficiente", contando apenas com 416, ficando muito "aquém do necessário".
Ciência

Café e chá podem ajudar a evitar arritimias

Estudo científico diz que aquelas bebidas são seguras para pessoas com problemas de coração. Quanto às bebidas energéticas, defende que as pessoas com problemas cardíacas não devem consumi-las.
Adalberto Campos Fernandes

Bom SNS só é possível com contas públicas sólidas

O ministro da Saúde disse esta segunda-feira que não quer "iludir" ninguém e que um bom Serviço nacional de Saúde só é possível se o país estiver sólido nas contas públicas.
António Costa

Costa diz que não há escolha entre saúde e défice

Primeiro-ministro falou esta 2.ª feira após a inauguração das novas instalações das unidades de saúde de Monte Real e de Cortes e disse que não há uma escolha alternativa entre a saúde e o défice.
VIH

Uma vacina para prevenir a infeção com VIH

A ideia é uma vacina para dar uma ou duas vezes por ano. Os resultados são preliminares: foram usados macacos e o vírus que afeta estes animais. O próximo passo é um ensaio clínico em humanos.
Direção Geral da Saúde

Casos de sarampo sobem para 109

O número de casos de sarampo confirmados subiu para 109 esta segunda-feira. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, 106 pessoas já estão curadas.
Onde o Estado falha

Especial/ Porque é que o Estado está a falhar no São João?

217
Porque é que a ala pediátrica do São João está por construir há anos? A resposta, que inclui rivalidades locais e a paralisia de três governos, está na nova rubrica do Observador "Onde o Estado falha"
Saúde

Situação no S. João desbloqueada em 2 semanas 

A propósito da questão da ala pediátrica do Hospital de São João, o ministro da Saúde diz que a situação "tem contornos que importará esclarecer" e que será desbloqueada em duas semanas.
Identidade de Género

Médicos Católicos pedem veto para mudança de sexo

635
Associação pede a Marcelo Rebelo de Sousa para travar o diploma aprovado no Parlamento no final da semana passada. Aos 16, córtex pré-frontal ainda não atingiu o desenvolvimento completo", dizem.
Saúde Pública

Rastreios da voz para artistas 

160
A Fundação GDA, no âmbito das atividades do Dia Mundial da Voz, que se assinala esta segunda-feira, promove rastreios da voz para artistas e população em geral.
Espanha

Metro de Madrid vai retirar amianto de 53 estações

Empresa que gere o metropolitano garante que "não há uma presença maciça de amianto" e que as maiores concentrações de material tóxico encontram-se em espaços técnicos vedados ao público
Saúde

Medicina chinesa tem mestrados no Porto há 10 anos

541
A medicina tradicional chinesa tem um mestrado num instituto superior do Porto há uma década, seduzindo muitos dos que o concluíram para exercer a atividade em Portugal.
Eutanásia

A vida é para viver

143
Então afinal o que queremos? Uma sociedade sem idosos, sem deficientes e sem acamados? Será a nova forma de apuramento da raça? Que motivação estará por trás de tudo isto?
Hospital de São João

São João. Problemas legais podem travar nova obra

344
O Estado quer assumir a construção da nova ala pediátrica do São João, mas associação privada que começou a obra defende que é a titular do projeto e recusa afastar-se. Caso pode terminar na justiça.
Angola

Instituto Medicina Tropical aposta em telemedicina

O Instituto de Medicina Tropical português está a apostar na telemedicina em Angola, um projeto que se pretende alargar a todo o país. O projeto já formou 107 médicos angolanos de sete hospitais.
Sociedade

Fisioterapia. 40% dos cuidados são mal prestados

A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas alerta que 40% dos cuidados de fisioterapia estão a ser prestados por profissionais não habilitados e defende a necessidade de uma ordem profissional.
Guiné-Bissau

Guiné. Cidadãos entregam donativo a hospital

Donativo incluiu cinco aparelhos de ar condicionado para o centro de tratamento de doentes com queimaduras e para sala de ecografias. No total, a campanha resultou em cerca de cinco mil euros.
Doenças

Sarampo. Número de casos confirmados sobe para 108

Há mais um caso confirmado de sarampo. Do total, 18 estão em investigação. A maioria está relacionada com o Hospital de Santo António, no Porto.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site