Saúde
Ordem dos Médicos

Bebé sem rosto. Ordem reúne esta terça-feira

Conselho disciplinar vai avaliar os casos abertos na Ordem contra o médico Artur Carvalho, suspeito de negligência no caso do bebé Rodrigo. Órgão pode decidir suspensão preventiva do obstetra.
Sociedade

Porque toda a Vida é digna

O que não é digno é a maneira como a sociedade tantas vezes trata os mais frágeis: os deficientes, os doentes, os idosos, os mais pobres. Caminhar pela Vida é desejar uma sociedade que não mata, cuida
Militares

Já há acordo para dívida da ação social militar

O Governo chegou a acordo para a situação "insustentável" da dívida do sistema de ação social dos militares. Os militares temem que unidades de saúde possam vir a suspender os acordos com o IASFA.
Conflito na Síria

MSF prestam cuidados médicos a refugiados sírios

Os Médicos Sem Fronteiras estão desde sábado a prestar cuidados aos refugiados sírios que fogem para o Iraque, resultado da ofensiva turca sobre os curdos no Norte da Síria.
Epidemias e Pragas

Cabo Verde. Gafanhotos "praticamente controlados" 

A praga de gafanhotos em Cabo Verde está "praticamente controlada". O país combateu a maior praga de gafanhotos dos últimos 50 anos com produtos químicos, mas já procura uma solução biológica.
Ordem dos Médicos

Bebé sem rosto. Grávidas exigem novas ecografias

Obstetra que não terá detetado malformações no bebé Rodrigo nunca mais apareceu na clínica onde dava consultas, que continua a funcionar. Grávidas que estavam a ser acompanhadas ali estão preocupadas.
País

O papel da psicologia no cancro

135
O cancro tem também impacto a nível psicológico, sendo importante o acompanhamento neste campo. A Tranquilidade sabe-o, por isso, com o Vida+Vencer, dá os meios necessários para se superar esta luta.
Publicidade

Açúcar. Novas regras na publicidade para crianças

560
Alimentos com elevado teor de açúcar, sal e gordura estão proibidos de ser publicitados a partir desta segunda-feira num raio de 100 metros das escolas e em programas infantis. Multas variam.
Saúde

H. pylori. Resistência a antibiótico duplica

752
Portugal é o 10.º país com a taxa de resistência ao antibiótico clarithromycin mais elevada, na ordem dos 20%. H. pylori afeta cerca de 70% da população adulta portuguesa.
Saúde

FNAM exige redução do trabalho em urgência

Foi aprovada em congresso uma grelha salarial com base num horário de 35 horas. Já o trabalho de urgência passou de 18 para 12 horas semanais, aprovou a Federação Nacional dos Médicos.
Tratamentos

"Se a terapia não funciona, não é alternativa"

924
O médico Edzard Ernst defendia a homeopatia até a investigar por dentro. Admite que há terapias alternativas que funcionam, mas sublinha que outras matam — e não podem ser promovidas.
Saúde Pública

Amianto. Johnson rende-se e retira pó de talco

448
Depois de terem sido encontrados vestígios de amianto numa embalagem, a empresa tomou a decisão inédita de retirar o lote. Em tribunal enfrenta milhares de queixas de consumidores que tiveram cancro.
Homem

Ser infértil é cada vez mais um problema masculino /premium

Olhada como um problema mais feminino, a infertilidade pesa cada vez mais nos homens, muito por causa da queda na qualidade dos espermatozoides. Eles estão mais atentos, mas são poucas as soluções.
Saúde

Porto. Exercício para doenças crónicas e mentais

238
Mais de 40 os utentes com esquizofrenia, perturbação bipolar, depressão endógena, depressão psicótica e outras doenças crónicas integram este projeto, que tem a capacidade de os fazer sair de casa.
Ordem dos Médicos

Bebé sem rosto. Médico ouvido pela Ordem na terça

133
O médico que fez ecografias ao bebé que nasceu sem rosto vai prestar esclarecimentos ao Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos por cinco outros processos. Caso mais recente ainda não é analisado.
Ordem dos Médicos

1.071 médicos com processos disciplinares em 2018

Dos 45 médicos condenados, nenhum foi expulso, mas 13 foram suspensos. O maior número de castigos foram censuras (21), enquanto os restantes 11 ficaram com uma advertência.
Saúde

Aldeias Humanitar vence prémio da área da saúde

410
“Intervenção Humanitária de Saúde e Amparo Social” é o nome do projeto que luta contra as situações de isolamento e abandono no interior do país através da prestação de serviços de saúde.
Saúde

Médicos querem medicina alternativa fora de lei

564
A nova Lei de Bases de Saúde legitima o ensino das medicinas alternativas, o que se traduz em "pior saúde" para a população e mancha o bom nome das instituições de ensino que as têm no currículo.
Ciência

O útero artificial que pode salvar prematuros

202
Espera-se que esteja pronto para utilização em clínicas nos próximos cinco anos. Este útero artificial, desenvolvido por uma Universidade holandesa, tem várias vantagens relativamente às incubadoras
Escolas

Escolas em Sintra livres de amianto até 2020

São várias as manifestações que decorreram ao longo da semana contra o amianto nas escolas. Em Sintra a câmara municipal assumiu retirar os materiais que incluam amianto até ao fim de 2020.
Médicos

MP arquivou caso de obstetra em 2011

297
Caso que em 2011 envolveu o mesmo obstetra que não detetou malformações graves num bebé nascido este mês em Setúbal foi arquivado pelo MP.
Greve

Greves até 31 de outubro contra amianto 

O Sindicato de Todos os Professores queixa-se de incumprimento por parte dos governos que não retiraram o material cancerígeno das escolas e há pré-aviso de greve para dia 15.
Ordem dos Médicos

Bebé sem rosto. Médico já tinha 5 queixas na Ordem

508
No dia 7 de outubro nasceu no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, um bebé sem olhos, nariz e parte do crânio. Médico que seguiu a gravidez não detetou as malformações e tinha quatro processos.
Saúde

Garcia de Orta. Urgência pediátrica volta a fechar

868
O hospital encerrou a urgência pediátrica durante duas noites por falta de médicos e vai voltar a fazê-lo este fim de semana. Serviços fecham esta sexta-feira, às 20h30, e só reabrem segunda às 8h30.
Saúde

Bebé sem rosto. Suspensas consultas da clínica

937
Todas as consultas na clínica setubalense Eco Sado, onde trabalha o médico obstetra que não detetou as malformações do bebé que nasceu sem rosto, estão suspensas. Médico não terá aparecido esta manhã.
Médicos

Ministra quer esclarecimentos sobre obstetra

O Ministério da Saúde vai solicitar à Ordem dos Médicos esclarecimentos sobre os processos que envolvem o médico obstetra que não detetou malformações graves num bebé que nasceu sem rosto.
Bebés

Duas condenações em casos de malformações em bebés

Em 2013 e 2015, o Supremo Tribunal de Justiça condenou uma clínica de Matosinhos e o Hospital de Barcelos a indemnizações de 70 mil e 200 mil euros em casos de malformações em bebés.
Transportes

Se pesar mais de 95 kg, não deve andar de Jump

Lime, Gira ou Jump: a mobilidade partilhada está nas ruas. Há regras óbvias e outras menos claras, como quanto devem as pessoas pesar, no máximo, para andar numa bicicleta ou trotinete elétrica.
Bebés

"Erro grosseiro". Como nasceu um bebé sem rosto? /premium

3348
Rodrigo nasceu sem olhos, nariz e uma parte do crânio. Mãe fez três ecografias numa clínica privada. Obstetra garantiu que estava tudo bem. Malformações deste género são detetadas às 22 semanas.
Médicos

Médicos fazem ecografias sem a devida competência

O presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia lamenta que haja muitos médicos a fazer ecografias a grávidas sem a devida competência.
Animais

Centro da Maia vai ter cirurgia experimental

O Centro para a Saúde Humana e Animal, "o primeiro com esta vocação", vai dispor de valências para cirurgia experimental e para cirurgia de cavalos e vai nascer na Maia.
Serviço Nacional de Saúde

Só 15% usam serviços médicos ao domicílio

"O serviço de apoio ao domicílio ainda não é uma realidade a que os portugueses recorram frequentemente" apesar de a maioria dos inquiridos considerar ser uma alternativa ao internamento", diz estudo.
Hospitais

Garcia de Orta tenta protocolo com Misericórdias

A ideia é ter uma parceria "protocolada com a União das Misericórdias que trará médicos do norte do país, que é onde há mais pediatras, que trabalharão essencialmente ao fim de semana".
Hospitais

Garcia de Orta: "É preciso reorganizar estrutura"

O presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta defendeu esta quarta-feira que é preciso “reorganizar a estrutura interna” da instituição.
Marrocos

Marrocos indulta jornalista condenada por aborto

A mulher, de 28 anos, que foi recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento" será libertada "nas próximas horas".
Nutrição

Pedro Graça: “O sal mata mais do que o açúcar” /premium

179
Pedro Graça esteve seis anos à frente do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável. No Dia Mundial da Alimentação, conta quais devem ser as preocupações dos portugueses quanto ao que comem
Serviço Nacional de Saúde

Governo quer implementar um enfermeiro de família

1523
Marta Temido anunciou que o Governo pretende atribuir nos próximos quatro anos uma equipa de saúde familiar a todos os portugueses, que inclua um enfermeiro de saúde familiar.
IPO

Novo edifício do IPO deve ser realidade em 2023

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o Governo e a Câmara de Lisboa manifestaram o desejo de que o novo edifício do instituto seja uma realidade em 2023, ano do centenário da instituição.
Orçamento do Estado

Sindicato espera que o SNS seja uma prioridade

Guadalupe Simões, do Sindicato dos enfermeiros Portugueses afirmou que é preciso reforçar a verba do Orçamento de Estado direcionada ao SNS para se apostar na prevenção da doença e nas carreiras.
Porto

Porto: INS recorda peste e Ricardo Jorge

Instituto Nacional de Saúde, na sexta-feira e no sábado, evoca no Porto os 120 anos da organização e da Peste Bubónica. O evento pretende ainda recordar o médico Ricardo Jorge.
Saúde Pública

Amadora. Cordão humano em escola contra o amianto

Professores, funcionários e alunos estiveram à porta da escola a distribuir folhetos informativos sobre o amianto e máscaras para nariz e boca em sinal de protesto.
Prémios e Galardões

Projeto da Univ. Coimbra distinguido com prémio 

Projeto distinguido com o prémio BfK Ideas 2019 (na categoria de Saúde e Bem-Estar) pretende desenvolver uma molécula para proteger as células da destruição provocada pela osteoartrose e não só.
Alimentação

Mais de 300 portugueses baixam consumo de sal

Programa Menos Sal Portugal durou 12 semanas e contou com a participação de 311 portugueses. Voluntários reduziram o consumo de sal e aumentaram o consumo de legumes, fruta, peixe e frutos secos.
ASAE

ASAE suspende 13 restaurantes por falta de higiene

Durante a Operação Restauração em Zonas Turísticas a ASAE instaurou 94 processos de contra-ordenação e oito processos-crime que resultaram na suspensão de 13 operadores de restauração.
Alimentação

FAO alerta para elevado custo das dietas pobres

Para além do risco de morte prematura, dietas pobres que provocam excesso de peso e as doenças não transmissíveis têm um “sério custo para indivíduos, famílias, comunidades e até para aos países”.
Eleições

Educação e Saúde. A reação de ordens e sindicatos

A ordem dos enfermeiros diz que há sempre espaço para as pessoas poderem corrigir trajetos e caminhos, enquanto a Fenprof considera a continuidade de Tiago Brandão "uma afronta e uma provocação".
Saúde

Estudo sobre açúcar e saúde vence prémio

152
O economista e investigador Vítor Castro é o vencedor da primeira edição do prémio Pedro Pita Barros, com um estudo que analisou o impacto do consumo de açúcar na despesa em saúde.
Alimentação

Vai ser criada rede nacional de bancos de leite

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos.
Vegetarianismo

DGS. Grávidas vegetarianas e bebés têm riscos

785
A Direção Geral de Saúde alerta para a dieta vegetariana da mãe e recomenda suplementos, para os bebés o ideal é consultar a roda dos alimentos. Existem riscos de problemas de crescimento
Hospitais

Contar /premium

A dificuldade de contar era directamente proporcional à incredulidade que suscitaria, mas não tinha eu “visto”? E o desafio não era afinal a descoberta de que “ali” também podia escorrer o talento?
Saúde

Explicador. O que se passa no Garcia de Orta? /premium

A urgência pediátrica do Garcia de Orta fechou duas vezes em três dias. O que se passa neste hospital? Quais as consequências para as crianças? Pode voltar a acontecer? Há outras urgências em risco?
Serviço Nacional de Saúde

Bastonário dos médicos espera investimento no SNS

"O Orçamento do Estado para 2020 já irá revelar se o próximo Governo vai cumprir as promessas do primeiro-ministro de reforçar o investimento no setor público da saúde", afirmou Miguel Guimarães.
China

Peste. China proíbe carne de porco de TImor-Leste

A China viu-se obrigada a proibir a carne de porco proveniente de Timor-Leste no país. A medida foi tomada pela Administração Geral da Alfândega da China depois de declarado um surto de peste suína.
Crianças

Crianças expostas a espaços verdes em menor risco

2393
O estudo feito pelo ISPUP, publicado na revista “Environmental International”, visava “perceber se a exposição a espaços verdes tinha algum reflexo na saúde das crianças”.
Ordem dos Enfermeiros

Ordem dos Enfermeiros: quatro listas na corrida

A lista “Dignificar a Ordem, Valorizar os Enfermeiros” foi excluída e anunciou que vai contestar o ato eleitoral. As eleições realizam-se no dia 6 de novembro e são disputadas por quatro listas.
Enfermeiros

Enfermeiros obrigados a devolver aumentos

3717
200 enfermeiros já terão sido chamados a devolver os aumentos resultantes do descongelamento de carreiras iniciado em 2018. 20 mil profissionais podem ser afetados. Total a devolver é de 1.950 euros.
Urgências

Garcia de Orta. Urgência pediátrica já reabriu

263
Depois de mais uma noite encerrada, urgência pediátrica do Garcia de Orta já reabriu. Presidente do CA diz que o problema está resolvido mas só até sexta-feira: "Não há pediatras em Portugal".
Saúde

Um terço das crianças é desnutrida ou obesa

853
UNICEF diz que uma em cada três crianças com menos de 5 anos sofre de subnutrição ou excesso de peso no mundo. O problema é o preço dos alimentos — os bons estão mais caros e os maus mais baratos.
IPSS

‘Cancro’ continua a ser uma palavra difícil /premium

560
Sábado mil pessoas caminharam para celebrar os 25 anos da Acreditar. Pais e filhos, amigos e familiares de crianças e jovens com cancro. Pessoas que viveram ou estão a viver um tempo altamente erosivo
Crime Organizado

Presa suspeita de furto de equipamento hospitalar

A arguida é suspeita, em coautoria com outros cinco suspeitos, de ter furtado nove equipamentos topo de gama de endoscopia e colonoscopia, avaliados em 200 mil euros.
Fact Check

As pessoas morrem mais de quimioterapia?

229
Texto sobre cancro de um site brasileiro confunde datas e informações — e passa a ideia errada de que a quimioterapia mata mais do que trata.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicância. Tribunal recusa providência cautelar 

123
O Tribunal Administrativo não deu razão à Ordem dos Enfermeiros na providência cautelar interposta contra a sindicância do Ministério da Saúde. Bastonária diz que decisão "não tem efeito nenhum".
Drogas

Criminalizar uso de droga é "passo atrás", diz ONG

186
A Harm Reduction International, ONG a lutar pelos direitos dos consumidores de droga, condenou publicamente Rui Moreira por querer criminalizar o consumo no Porto. Câmara já reagiu.
Saúde Pública

Liga Profilaxia Social só com ação social

A Liga Portuguesa de Profilaxia Social, que comemora 95 anos, foi a primeira organização de saúde social em Portugal. Hoje está restringida à ação social.
Saúde da Mulher

Menopausa afeta trabalho de 1/4 das mulheres

“Menopausa tem custos económicos e sociais em fase da vida da mulher em que muitas vezes tem responsabilidades profissionais muito exigentes”, diz a Sociedade Portuguesa de Ginecologia.
Pediatria

Garcia de Orta. Urgência novamente encerrada

3099
As urgências pediátricas do hospital estiveram encerradas na noite de sábado e a Ordem dos Médicos falou em "falência do Ministério da Saúde e do Estado". Agora, vão encerrar outra vez.
Gripe

Gripe. Época de vacinação arranca esta 2ª feira

A partir desta segunda-feira, estão disponíveis 1,4 milhões de vacinas para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no Serviço Nacional de Saúde e cerca de 600 mil para venda em farmácias.
Saúde Pública

Urgência pediátrica do Garcia de Orta já reabriu

Segundo o gabinete de comunicação do HGO, cerca das 09:00 o serviço de urgência pediátrica estava a funcionar “com toda a normalidade”.
Urgências

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerrada

10906
LA urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai encerrar entre as 20:00 e as 08:00 de domingo, por falta de médicos para cumprir a escala noturna.
Doenças

OMS alerta para aumento de casos de sarampo

Organização Mundial de Saúde atribui o aumento dos casos de sarampo a falhas nos programas nacionais de vacinação e a crenças falsas.
FIFA

FIFA promete "grande evento" contra Sida

A FIFA prometeu esta sexta-feira organizar "grande evento" de angariação de fundos em 2020 que ajudem na luta contra SIDA, tuberculose e malária.
Cancro

10 mil famílias de crianças com cancro apoiadas

Acreditar assinala no sábado 25 anos de existência. A associação já apoiou mais de dez mil famílias de crianças com cancro. A diretora-geral, Margarida Cruz, falou dos desafios atuais dos doentes.
Gripe

Portugal. Gripe matou 3.000 pessoas em 2018/2019

O relatório do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, agora publicado, revela que a doença matou 3.000 pessoas enquanto o frio matou outras 400. Foram menos do que em 2017/18.
Legislativas 2019

Joacine não é caso único. Há 100 mil gagos no país /premium

600
Joacine Moreira pôs os eleitores a falar de gaguez, mas nem todos concordam que o caso da deputada ajude quem tem o mesmo problema. Os gagos falam em limitações profissionais, sociais e muitos mitos.
Vacinas

Estado investiu 11 milhões nas vacinas da gripe

Os números foram esta sexta-feira revelados pela diretora-geral da Saúde. Este ano vão estar disponíveis em Portugal pela primeira vez vacinas tetravalentes, que funcionam para quatro tipos de vírus.
Obesidade

Crianças comem 4 vezes mais proteína do que deviam

2192
Uma campanha da DGS vai para as redes sociais esta sexta-feira, dia mundial da obesidade. De acordo com o Público, vai incluir mensagens a propósito da prevalência da obesidade infantil.
País

Saúde. 25% dos portugueses tem renite alérgica

Acontece na próxima segunda-feira na Universidade Nova de Lisboa uma conferência de especialistas que alerta para os problemas da poluição na saúde. Atualmente a poluição mata 40 portugueses por dia.
Presidente Marcelo

Cansaço ou falta de ar: o problema cardíaco do PR

983
Marcelo admitiu ter um problema cardíaco que o vai obrigar a fazer um cateterismo. Mas que intervenção é esta? O cardiologista Pedro Rio explica o processo e detalha os riscos que comporta.
Saúde

4.000 voluntários em projeto sobre leucemia

O projeto transfronteiriço de investigação e diagnóstico precoce de leucemia vai envolver mil voluntários em Portugal e 3.000 em Espanha, que vão ser sujeitos a uma análise de sangue.
Saúde

1.020 pessoas fizeram testes rápidos do VIH 

Desde a implementação do projeto-piloto em 21 farmácias de Cascais envolvidas no programa Fast Track Cities, já 1.020 pessoas realizaram testes rápidos de diagnóstico do VIH/sida e hepatites.
Saúde

DGS. Novos cigarros "podem ter efeito perverso" /premium

Em entrevista, a diretora-geral da Saúde explicou que os derivados do tabaco são "realidade nova" para a DGS. Sobre a polémica das novas vacinas, disse que a AR devia ter confiado nos especialistas.
Música

Rapper ProfJam internado após ataque de psicose

188
O ataque poderá estar relacionado com o consumo de drogas em excesso, diz o Correio da Manhã. Profjam tinha cancelado concertos — que a agência tinha justificado com um acidente de carro.
Ébola

RDCongo. Epidemia ébola confinada a pequena região

Epidemia do Ébola na República Democrática do Congo está cingida a uma área de difícil acesso e de grande insegurança devido à atividade de milícias.
Angola

Suicídio é 2ª causa de morte dos 15 aos 55 anos

2.500 pessoas suicidaram-se em Angola nos últimos cinco anos. A depressão, o stress, a ansiedade e a esquizofrenia fazem parte da lista do quadro de transtornos mentais da população angolana.
Hospital de São João

Porto. Hospital de São João investe 1,8 milhões

O Hospital de São João, no Porto, anunciou um investimento de 1,8 milhões de euros proveniente de um protocolo com a empresa Medtronic.
Covilhã

Covilhã. Telemonitorização cardíaca em 37 utentes

158
Projeto de telemonitorização cardíaca teve início em julho de 2017, na Covilhã, e prova ter "efeitos positivos" na melhoria da qualidade de vida dos doentes. 37 utentes estão agora a ser acompanhados.
Saúde

Eleições da ordem dos Nutricionistas no domingo

Bastonária Alexandra Bento encabeça a lista A, com o lema “Pelo valor da profissão”, e o nutricionista Fernando Pichel a Lista B, com a máxima “Nutricionista – Prestígio e Excelência”.
Epidemias e Pragas

Mira destruiu cerca de 90 ninhos de vespa asiática

Cerca de 90 ninhos de vespa asiática foram eliminadas pelos serviços da Câmara de Mira desde o início do ano. Construção e colocação de armadilhas é uma das iniciativas de combate ao inseto.
Saúde

Obesidade. 92 milhões em risco de vida

Um relatório da OCDE alerta que nas próximas três décadas são esperadas 93 milhões de mortes devido ao excesso de peso e doenças associadas. Solução pode passar por etiquetagem de produtos.
França

França. Contribui mais 15% para Fundo Global

França vai contribuir 15% mais para o Fundo Global da Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária ao longo de três anos, anunciou esta quinta-feira o Presidente francês, Emmanuel Macron.
Epidemias e Pragas

Percevejo asiático pode invadir Portugal

"Inseto problemático" inviabiliza comercialmente os produtos agrícolas e provoca consequências na saúde pública.
Saúde Pública

Esquizofrenia. Doentes pedem remédios gratuitos

Doentes esquizofrénicos querem repor comparticipação de antipsicóticos até 100%. Os custos com tratamentos e medicação podem chegar aos 300 euros.
Saúde Pública

Sacavém. Pais e alunos exigem retirada de amianto

Estq quinta-feira centenas de pais e alunos juntaram-se na Portela de Sacavém num protesto que visa remover de imediato todo o amiano nas escolas portuguesas.
Direção Geral da Saúde

Em 2017 suicidaram-se 45 jovens 

4445
Em 2016 tinham morrido 29 jovens, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. É a maior taxa de mortalidade por suicídio entre os jovens com idades entre os 15 e os 24 anos desde 2009.
Mundo

Vai começar a época do vírus que sabe contar 

O vírus da Gripe A é especial: sabe contar até oito e usa as nossas células em seu proveito. Para grandes males, grandes remédios e é nesses que a equipa de Maria João Amorim, do IGC, está envolvida.
Médicos

Algarve contrata anestesistas espanhóis

433
No Algarve foram contratados anestesistas espanhóis. A falta de especialistas também se sente no São Francisco Xavier, que tem médicos sem especialidade a fazer serviços de urgência em obstetrícia.
Doenças

Morreu Noa, a bebé com a mesma doença de Matilde

4841
Bebé de 13 meses ia receber o "medicamento mais caro do mundo" nos próximos dias. Sofria de atrofia muscular espinhal, a mesma doença da bebé Matilde.
Saúde Pública

Cordão humano em escola para retirada de amianto

Os professores, funcionários, alunos, pais e avós da escola juntaram-se na Escola Básica 2,3 Ruy Belo, em Queluz para um cordão humano exigindo a retirada de amianto utilizado na construção.
Legionela

Legionela. Início do processo do surto de 2014

Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo vai ser inquirido no contexto da fase de instrução do processo do surto de legionela de Vila Franca de Xira, em 2014, começa em 20 de novembro.
Doenças Mentais

Reino Unido abre clínica para vício em videojogos

Considerado desde 2018 como uma doença pela OMS, o vício com videojogos vai passar a ser tratado num clínica em Londres. Também há consultas pelo Skype.
Vila Nova de Gaia

Gaia. Padre pede a fumadores que levem as "beatas"

1991
"Já tenho problemas que cheguem com BEATAS. Por favor, leve as suas daqui para fora (e leve também os maços de tabaco vazios). OBRIGADO”, pede o capelão do Centro Hospitalar de Gaia aos fumadores.
Profissionais de Saúde

Mais queixas de violência contra pessoal médico

147
DGS contabilizou 637 casos de violência contra profissionais da saúde em 6 meses, mais 198 que no mesmo período do ano passado. Maior parte são assédio moral. E 20% foi feita pelos próprios colegas.
Médicos

1.830 vagas para formação de novos médicos

É o maior número de vagas para formar novos médicos especialistas de sempre. Entre as vagas há 1.297 para especialidades hospitalares, 491 para medicina geral e familiar e 36 para saúde pública.
Hospitais

Garcia de Orta. Médicos e direção procuram solução

Administração do hospital diz que houve um "princípio de entendimento" para ultrapassar os problemas. Sociedade Portuguesa de Medicina Interna afirma que "principal questão está resolvida".
IURD

Site da IURD promete curar a depressão em minutos /premium

2603
Rejeita medicamentos e trata a doença como manifestação do diabo. Ainda assim, a IURD, proprietária do site, diz que respeita a medicina. Psiquiatras falam em risco de suicídio. ERS está a averiguar.
Sociedade

Segunda cirurgia de Ângelo Rodrigues "correu bem"

Em comunicado, agência do ator esclarece que intervenção foi na quarta-feira e que recuperação está a decorrer de forma positiva. Ângelo Rodrigues continua internado para observação.
Doenças

Doenças. EUA financiam investigação portuguesa 

Departamento de Defesa dos EUA deu mais de um milhão de euros a investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde para o estudo de biomarcadores associados ao desenvolvimento da doença.
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Gripe

Gripe. SNS terá 1,4 milhões de doses de vacina

O Serviço Nacional de Saúde terá este ano 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe para dar gratuitamente a idosos, pessoas em lares ou instituições e para alguns doentes crónicos.
Alemanha

Alemanha. Dois mortos contaminados com listeriose

Duas pessoas morreram no norte da Alemanha devido a listeriose, depois de terem consumido produtos da empresa de carnes Wilke Wurstwaren, nos quais a presença da bactéria foi detetada.
Saúde Pública

Cerca de 60% das tromboses ocorrem nos hospitais

Cerca de 60% das tromboses que ocorrem mundialmente acontecem durante o internamento, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos.
Obesidade

Doentes veem tratamento desigual na obesidade

Especialistas e doentes uniram-se para alertar para o “investimento desigual” no tratamento da obesidade, considerando que “pouco é feito” pelos doentes que esperam pela cirurgia.
Saúde Pública

Viseu tratou 636 ninhos de vespa velutina em 2019

Bombeiros Sapadores de Viseu trataram desde o início do ano 636 ninhos de vespa velutina e receberam mais de 900 denúncias. Resposta média às denúncias é de 5 dias, em exceção dos casos de urgência.
Marrocos

Jornalista condenada por aborto ilegal nega tudo

101
Hajar Raissouni foi condenada a 1 ano de prisão pelos crimes de aborto e relações sexuais fora do casamento. O namorado também, por cumplicidade. Jornalista diz que está a ser perseguida pelo governo.
Hospital de São João

S. João. Estaleiro montado para ala pediátrica

A montagem do estaleiro para a construção da ala pediátrica do Hospital São João avançou esta terça-feira, “antecipando o início efetivo da empreitada”, avança o centro hospitalar em comunicado.
Alimentação

Estudo: poucas provas do risco da carne vermelha

1504
Estudo conclui que provas do risco do consumo de carne vermelha são, afinal, baixas e não justificam que se deixe de comer de todo. Associações de saúde contestam conclusões.
Hospitais

Coimbra. Hospitais aumentaram investimento em 100%

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra aumentou este ano o investimento em mais de 100% relativamente a 2018, passando de 4,1 para 9,5 milhões de euros.
Hospitais

Coimbra. Bastonária denuncia doentes sem comer

580
Ana Rita Cavaco alertou para a existência de doentes que passam mais de 24 horas nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra a serem alimentados apenas com bolachas e chá.
Fact Check

Mortos médicos que descobriram cancro em vacinas?

258
Antes de morrer, Bradstreet dizia ter criado a cura para doenças provocadas por vacinas. Mas a polícia provou que se suicidou. A cura de Bradstreet não existe. E não, as vacinas não causam doenças.
Saúde

Porque é que faltam anestesistas no SNS? /premium

103
Encerram maternidades e paralisam blocos operatórios quando não estão. Os casos são cada vez mais frequentes. O problema estará na saída para os privados, mas há poucos incentivos para ficar no SNS.
Cancro

Cereja é benéfica na terapia do cancro da próstata

Uma investigação desenvolvida na Universidade da Beira Interior (UBI) mostra que extratos de cereja têm capacidade de alterar o comportamento das células tumorais.
Hospitais

Aveiro. Retirada cobertura de amianto de hospital

As obras de retirada das coberturas com amianto do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, que tiveram início em maio foram concluidas esta segunda-feira.
Cancro

Cancro digestivo. Diagnóstico precoce é importante

121
A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) alerta para a importância da atitude preventiva face a esta doença, lembrando que “a deteção precoce destas patologias é essencial" para o prognóstico.
País

Cancro: olhar a doença pela lente do cuidador

182
Joana Avillez cuidou do marido quando este teve um cancro, conhecendo bem as condicionantes da doença. Refere que um seguro para estes casos é importante. O Vida+Vencer, da Tranquilidade, é a solução.
Eleições

A última linha de defesa da vida

545
Porquê a omissão expressa, ou talvez mesmo propositada, dos temas aborto e eutanásia nos últimos debates televisivos a que temos assistido em plena campanha eleitoral?
Maternidade

Preocupações, mitos e tabus na gravidez /premium

É verdade que o bebé pode ser quem mais une os dois pais e mais “espatifa” um casamento. Mas se as preocupações, os mitos e os tabus em torno da gravidez não forem silenciados todos saímos a ganhar.
Serviço Nacional de Saúde

Porque o SNS não é atractivo?

219
Nem os nossos conseguimos manter no serviço público. Muitos optam pelo sector privado ou emigração. Essa é a razão fundamental porque há tanta carência de profissionais médicos e de enfermagem.
Rádio Observador

A obesidade nos cães e gatos 

As melhores opções para combater a obesidade nos cães e gatos. As chave passa pela alimentação e exercício. Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Legislativas 2019

Fact Check. 46 crianças mortas com hepatite B?

Jerónimo de Sousa recorreu ao número para enfatizar a falta de investimento no SNS e acabou corrigido pelo próprio assessor: afinal queria dizer meningite. Mesmo assim, as contas não batem certo.
Genética

Cancro. "Interruptor" afeta o suicídio das células

14999
Cientistas descobriram uma ligação entre duas moléculas que interfere na multiplicação e no suicídio das células, processos "basilares" para o cancro. O estudo já foi publicado em revista científica.
Hospitais

Cobradores de fraque recuperam taxas moderadoras

487
Há hospitais, incluindo públicos, que estão a recorrer a empresas de recuperação de dívidas para cobrar despesas que ficaram por pagar, desde taxas moderadoras até custos de consultas, noticia a RR.
Rádio Observador

As grávidas devem fazer exercício fisico?

Nesta edição, o exercício fisico e a gravidez. Quais os perigos e as vantagens.Todas as quintas-feiras o personal trainer Eduardo Schultz dá dicas sobre exercício físico.
Medicamentos

Há portugueses sem acesso a medicamentos

356
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alertou que há portugueses sem acesso a medicamentos de dispensa exclusiva hospitalar, porque não conseguem ir buscá-los. É preciso "não criar desigualdades".
Ordem dos Médicos

Saúde. Lei de Bases "desiludiu" bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos manifestou-se "desiludido" com a nova Lei de Bases da Saúde, promulgada em agosto, por passar a ideia de que vai resolver todos os problemas do SNS.
Saúde

Tondela: 300 ninhos de vespa asiática destruídos

300 ninhos de vespa asiática, situados maioritariamente em árvores, foram eliminados no concelho de Tondela desde o início do ano. Proteção Civil diz que eliminação de ninhos pode durar até 15 dias.
Legislativas 2019

PPP no Hospital de Braga poupou 80 milhões?

Num comício em Famalicão, Assunção Cristas alegou que a Parceria Público-Privada no Hospital de Braga poupou 80 milhões de euros ao Estado. Mas os valores anuais ou totais do contrato são diferentes.
Morte

Tondela. Picada de vespa pode ser causa de morte

A GNR de Viseu suspeita que a picada de uma vespa-asiática seja a causa de morte de um homem, mas não conseguiu confirmar se o indivíduo de 38 anos foi efetivamente picado.
Austrália

Austrália. Aborto descriminalizado 119 anos depois

465
Lei com 119 anos criminalizava aborto e dava até dez anos de prisão a mulheres que interrompessem ilegalmente a gravidez. Em Nova Gales do Sul, mulheres podem agora fazer aborto até às 22 semanas.
Saúde

Esperança de vida aumentou 1,5 anos numa década

Diferença da esperança de vida entre mulheres e homens tem vindo a diminuir. Esperança de vida à nascença é mais elevada na região Norte do país. Lisboa é a zona onde é maior.
Ambiente

A propósito do Dia Mundial da Saúde Ambiental

Os ambientes criados pelo homem (urbanos, digitais) e, em particular, os ambientes sociopolíticos são determinantes para manter as condições de vida que todos desejamos para as próximas gerações.
Saúde

Legionella. Empresas fazem acordo com 32 vítimas

As empresas Adubos de Portugal e General Electric chegaram a acordo com 32 das 73 pessoas afetadas pelo surto de legionella, em 2014, acusadas de crimes de ofensa à integridade física por negligência.
Urgências

Sem alternativa, urgências batem centros de saúde 

Só entre janeiro e junho deste ano houve quase 1,1 milhões de episódios de urgência nos hospitais do SNS. Doentes consideram que hospital tem "melhores condições para efetuar tratamento".
Cigarros Eletrónicos

Cigarros eletrónicos Juul. Diretor deixa o cargo 

Depois de várias polémicas em torno da marca, o fabricante anunciou que Kevin Burns vai ser substituído por K.C. Crosthwaite, vice-presidente sénior de estratégia e crescimento da Altria.
Bebés

Porto. Maternidade ensina bebés prematuros a mamar

795
Bebés prematuros não conseguem combinar a sucção, deglutição e respiração. Cecília Mendes, enfermeira, conta que mães ficam assustadas. "O que aqui fazemos é dar muito apoio", diz.
Universidade de Aveiro

Salmoura tem compostos imunoestimuladores

Os compostos podem ser usados em produtos alimentares ou farmacêuticos para potenciar a atividade imunoestimuladora. Além de representarem uma possibilidade para a reativação da produção de sal.
Estados Unidos da América

EUA. Nona morte associada a cigarros eletrónicos

É a segunda morte no Kansas provocada por problemas respiratórios graves associados a cigarros eletrónicos. No total, são já nove mortes no país, mas há centenas de casos reportados com problemas.
Infarmed

Infarmed recebe doentes por falta de medicamentos

“Queremos explicar como é que todo o processo decorre, como se garante o acesso ao SNS, a sustentabilidade e de que maneira os doentes podem participar”, afirmou o responsável do Infarmed.
Saúde

SNS. Envelhecimento, absentismo e horas extra /premium

169
Uma população médica envelhecida, 13,1 milhões de horas extra, 3,9 milhões de dias de ausência no trabalho e 105 milhões de euros em tarefeiros. É o retrato da saúde em 2018 feito pelo Governo.
Fact Check

Beber água gelada provoca ataques cardíacos?

202
Mensagem alertou para problemas de beber água gelada e tornou-se viral nas redes sociais. Especialistas negam que beber água gelada provoque o tipo de consequências que estão no alerta.
Cancro

Doentes de cancro contra racionamento de remédios

222
Dirigentes de cinco associações de doentes oncológicos alertaram para “o constante não cumprimento pelas entidades oficiais dos prazos para aprovação dos chamados medicamentos inovadores”.
Rep Democrática do Congo

RDCongo distribui nova vacina do Ébola em outubro

A nova vacina, fabricada pela multinacional Johnson & Johnson, será administrada, em duas doses com 56 dias de intervalo, a populações em risco em áreas onde não existe transmissão ativa do Ébola.
Saúde

Saúde. ERS registou 40 mil queixas sobre serviços

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Hospital CUF Descobertas e Hospital da Prelada da Santa Casa da Misericórdia do Porto foram os que registaram mais reclamações no 1º semestre.
Doenças raras

Bebé Matilde a recuperar bem de nova cirurgia

490
Matilde permanece nos cuidados intensivos do Hospital Santa Maria, em Lisboa, mas análises realizadas no sábado mostram boa recuperação. Bebé foi submetida a segunda cirurgia em apenas duas semanas.
Ébola

Ébola. OMS acusa Tanzânia de sonegar informações 

OMS diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades do país de recusarem informar sobre o assunto. A mais recente epidemia da doença, na RD Congo, matou 2100.
Saúde

Unidade móvel ajuda comunidades isoladas

Unidade móvel, desenvolvida no âmbito do projeto ibérico REDMAY, leva assistência social, cuidados médicos, atividades lúdicas, recreativas e tecnológicas a quem vive isolado em Portugal e Espanha.
Beleza e Bem Estar

A indústria do sono. Quanto custa não dormir?  /premium

A privação de sono tem custos físicos e emocionais, e rouba milhões à economia de países. O sono passou a ter valor económico: há apps, livros, podcasts e gurus. E há empresas que pagam a quem dormir.
Economia

A revolução de ter empresas a investir nas pessoas

Os diretores-gerais de cerca de duas centenas das maiores empresas dos EUA declararam o fim à priorização dos lucros dos acionistas em detrimento dos interesses dos demais. É uma verdadeira revolução.
Cigarros Eletrónicos

Walmart deixa de vender cigarros eletrónicos

Além das oito mortes relacionadas com a utilização de cigarros eletrónicos, há, até ao momento, 530 pessoas com lesões pulmonares — o que levou a cadeia de supermercados a travar a venda do produto.
Ministério da Saúde

Medicamentos. Infarmed reúne com associações

A ministra da Saúde afirmou reunir-se com as associações de doentes para perceber melhor quais são os constrangimentos ao nível da falta de medicamentos e identificar as formas de os ultrapassar.
Hollywood

Brad Pitt fala do divórcio e de Weinstein

O ator contou à CNN que recorria ao consumo de álcool para "evitar sentimentos difíceis" e recordou a forma como lidou com Weinstein quando o produtor assediou a sua então namorada.
Greve

Bastonária quer pedido de desculpa de Costa

570
Bastonária disse que "ficava bem" ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde pedirem desculpa pelas insinuações de que teria desviado verbas da ordem para o 'crowdfunding' da greve cirúrgica.
Ordem dos Médicos

2020 será o ano com mais médicos em formação

O número de vagas para internato médico do próximo ano será o "maior de sempre", diz a Ordem dos Médicos. No próximo ano haverá 1.800 vagas para especialidade médica.
Saúde Pública

Vespas-asiáticas são mais perigosas que as outras? /premium

150
Três mortes por picadas lançaram o alerta, mas nem todas foram causadas pela vespa-asiática. Esta espécie é, de facto, mais agressiva, mas só corre risco quem for alérgico ao veneno.
Ordem dos Enfermeiros

Enfermeira em novela custa 36 mil euros à Ordem

10905
Ordem dos Enfermeiros quis "divulgar e dignificar" profissão e pagou 36 mil euros para ter uma personagem enfermeira numa telenovela da SIC.
Saúde

Médicos jovens menos dispostos a fazer abortos

522
Médicos mais jovens declaram-se objetores de consciência, mas não há números oficiais sobre quantos são. Especialistas dizem que falta de recursos humanos e valorização dificulta processo.
A página está a demorar muito tempo.