Saúde
Saúde

Algarve. Ordem dos Médicos desmente ministra

455
Marta Temido disse que não há falta de médicos no hospital do Algarve. Ordem diz que, há dias, "a urgência foi assegurada com um único cirurgião" e que as escalas "têm períodos sem nenhum médico".
Cigarros Eletrónicos

Afinal, o que diz a ciência sobre os e-cigarros? /premium

Após 47 mortes nos EUA, a DGS desaconselhou o uso de cigarros eletrónicos em Portugal. A Tabaqueira argumenta que são menos nocivos do que os tradicionais. A ciência não sabe onde está a razão.
Hospitais

"Capuchos e S. José não aguentam muito mais tempo"

A instalar em Marvila numa área de 180.000 m2, o novo hospital de Lisboa poderá estar construído em 2023 e terá uma capacidade mínima de 875 camas. Concurso público internacional está a decorrer.
Cuidados de Saúde

Cuidados continuados em risco. Falta financiamento

122
Em dia de reeleição, o presidente da União das Misericórdias deixa um aviso: ou o Governo aumenta as comparticipações por utente já em janeiro ou unidades correm o risco de fechar.
Saúde

Hospital S. José cria consulta pós-urgência

Medida garante garante a observação de doentes em 24 a 72 horas e pretende evitar internamentos desnecessários e reduzir o afluxo de utentes que são utilizadores frequentes das urgências.
Amadora

Um morto e um ferido em acidente na Amadora

Um atropelamento de um motociclo por uma viatura ligeira causou um morto e um ferido esta sexta-feira à noite na Amadora. A PSP e o INEM estiveram no local.
Psiquiatria

Ministra diz que não há falta de médicos

2311
Marta Temido visitou o norte do país esta sexta-feira, onde afirmou não existir falta de médicos em Coimbra e no Algarve, sendo a saúde mental uma "prioridade" no próximo Orçamento do Estado.
Évora

Évora. Hospital aumenta cirurgias e diminui espera

O Hospital de Évora apresentou resultados "muito positivos" com um aumento de 25% nas cirurgias realizadas nos primeiros 10 meses de 2019 e um decréscimo das listas de espera na ordem dos 19%.
Tabaco

Apreendidos 57.600 cigarros no aeroporto de Lisboa

A Autoridade Tributária e Aduaneira apreenderam 57.600 cigarros no aeroporto de Lisboa durante uma fiscalização de um voo procedente de Luanda. Esta é a terceira apreensão em menos de um mês.
PCP

PCP insiste no novo hospital central do Alentejo

103
Entre os dois edifícios do hospital de Évora passa uma estrada nacional, com tráfego intenso. Nos quadros do hospital faltam profissionais de saúde, dos médicos aos técnicos de diagnóstico.
Saúde

Escola no Seixal com amianto

Deputados do BE defendem requalificação urgente de escola do Seixal por apresentar condições que “põem em causa a saúde e segurança”. Proposta dará entrada no Assembleia da República na segunda-feira.
INEM

Joana Amaral Dias "revoltada" com morte do pai

1603
O psicanalista Carlos Amaral Dias morreu na terça-feira aos 73 anos. Ligou para o 112 com dificuldades respiratórias, mas só recebeu socorro duas horas depois. INEM está a investigar.
Tabaco

Tabaqueira: tabaco aquecido é "melhor alternativa"

146
"Não sendo o tabaco aquecido um produto inócuo ou isento de riscos, consiste, não obstante, numa melhor alternativa", defendeu a Tabaqueira em reação à nota de imprensa da DGS e do SICAD.
Saúde

Homem passou 6 anos com pinça no interior do corpo

369
Durante a operação para retirar o objeto esquecido numa cirurgia anterior, o homem morreu com uma hemorragia. Agora, o filho vai receber 32.500 euros do Estado português.
Parcerias Público Privadas

PPP. 10 perguntas e respostas sobre nova lei /premium

Governo fez aprovar nova lei para regular parcerias público privadas (PPP). Não explicou a mudança, mas os partidos vão exigir respostas no Parlamento. Dez respostas sobre esta polémica.
Organização Mundial de Saúde

Sarampo matou 140 mil em 2018

As estimativas apontam para cerca de 140 mil mortes em todo o mundo graças ao sarampo. Só na Europa quatro países perderam o estatuto de eliminação de sarampo e as taxas de vacinação estagnaram.
Cigarros Eletrónicos

DGS desaconselha uso de cigarros eletrónicos

141
Os surtos de doenças após o uso de e-cigarros nos EUA e Europa levaram a DGS a desaconselhar o seu uso. Mas quem os usa não deve voltar a fumar. Não há casos registados em Portugal.
Doenças

140 mil mortes por sarampo em 2018

611
Mais de 140 mil pessoas morreram por sarampo no ano passado. Há surtos registados em todo o planeta. Maior parte das vítimas tem menos de 5 anos. Vacina não está a chegar a toda a gente.
Hospitais

Faro. Urgências sem chefes de cirurgia no dia 1

714
Os chefes de equipa de Cirurgia do Hospital de Faro estão indisponíveis para fazer urgências a partir de 1 de janeiro. A administração diz que o serviço será garantido com médicos externos.
Hospitais

Injeções em hospitais geram "desresponsabilização"

É este o parecer do Conselho das Finanças Públicas que chama às injeções financeiras de "discricionárias". O conselho acha que um dos problemas é o cada vez mais complexo sistema de planeamento.
País

E se o António Variações estivesse vivo? 

Neste projecto em celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida, pedimos ao músico Martim Torres para imaginar como seriam os concertos de António Variações… se ele vivesse nos dias de hoje.
Porto

Porto. Trabalhador soterrado levado ao hospital

Um trabalhador que ficou parcialmente soterrado após ter caído numa obra na Avenida da Boavista, no Porto, já foi retirado e transportado para o Hospital de Santo António.
Vacinas

RD Congo. Lançada campanha contra o sarampo

Mais de 2 milhões de crianças deverão ser vacinadas contra o sarampo na província do Kivu Norte, na República Democrática do Congo. A campanha de cinco dias está a ser implementada com apoio da OMS.
Espanha

Mulher sobrevive após 6 horas em paragem cardíaca

2044
Audrey Marsh entrou em hipotermia severa após ser apanhada por uma tempestade. O corpo chegou a estar nos 18ºC. O coração, pulmões e rins deixaram de funcionar. Mas conseguiram trazê-la à vida.
Acidente Rodoviário

Lisboa. Um morto em acidente junto ao Santa Maria

Uma pessoa morreu num aparatoso acidente de viação que ocorreu esta noite, em frente ao Hospital Santa Maria, em Lisboa. O alerta foi dado pelas 00h30 e a vítima mortal era um homem de 39 anos.
Saúde

Um em 6 trabalhadores tem diagnóstico psiquiátrico

4608
Estudo sobre a importância da promoção da saúde e bem-estar no trabalho alinha Portugal com a realidade mundial. Portugal está em segundo lugar entre os países com maior prevalência de doença mental.
França

Greve. França sem transportes, escolas e hospitais

As grandes associações sindicais em França convocaram para esta quinta-feira uma greve geral contra a alteração do sistema de reformas, em mais de 250 manifestações declaradas em todo o país.
Universidade Católica

Medicina. Católica questiona legalidade do chumbo

275
"Além de violar o princípio leal da concorrência, a agência extravasa as suas competências de avaliação", afirmou a Universidade Católica em relação à agência que chumbou o curso de Medicina proposto.
Medicina

Chumbado curso de Medicina da Católica

841
Agência de acreditação apontou várias insuficiências — incluindo pedagógicas – no curso de Medicina da Universidade Católica, que entretanto já apresentou uma nova proposta.
Ordem dos Médicos

Ordem admite que falhou no caso do bebé de Setúbal

120
O bastonário da Ordem dos Médicos falou aos deputados na Assembleia da República sobre o caso do bebé sem rosto, e admitiu que "a Ordem falhou" na parte disciplinar.
Coimbra

Hospital de Coimbra com falta de médicos no Natal 

1574
Unidade terá apenas dois médicos internistas nas urgências a partir de 14 de dezembro. Ordem dos Médicos diz que é menos de metade do que deveria ter numa altura de grande afluência.
Nobel da Paz

Nobel da Paz Desmond Tutu hospitalizado

O antigo arcebispo sul-africano já tinha tido uma infeção semelhante, que também o levara a ser internado no hospital, na África do Sul. Figura chave no fim do apartheid, Tutu tem 88 anos.
INEM

INEM abre inquérito à morte de Carlos Amaral Dias

295
O INEM abriu um processo de inquérito às circunstâncias em que morreu o psicanalista Carlos Amaral Dias. Psicanalista de 73 anos terá morrido na ambulância que lhe dava assistência.
Saúde

Bebé sem rosto. Médico tem 14 processos pendentes

195
O médico que acompanhou a gravidez do bebé sem rosto tem 14 casos pendentes na Ordem dos Médicos, sendo que "a maioria" deu entrada já depois do caso da criança que nasceu com malformações em Setúbal.
Saúde

Mortalidade de grávidas. Marta Temido chamada à AR

126
A Comissão Parlamentar de Saúde aprovou esta quarta-feira um requerimento do BE e outro do PSD, que pedem a audição de Graça Freitas e Marta Temido sobre o aumento da mortalidade infantil e materna.
Saúde

Metade do orçamento é para serviço ambulatório

Gastos com cuidados ambulatórios em Portugal (994 euros per capita) situam-se acima da média da União Europeia (858 euros). Também as despesas diretas das famílias são mais altas.
Malária

Menos casos e mortes por malária em 2018

O ano de 2018 registou menos casos de malária, e consequentemente menos mortes, mas a OMS diz que mesmo assim ainda não é suficiente. A organização quer uma redução de 40% face aos valores deste ano.
Setúbal

Obstetra de Setúbal ainda sem decisão jurídica

O Conselho Disciplinar está à espera de um parecer do colégio da especialidade sobre o caso do obstetra de Setúbal que deixou nascer um bebé sem rosto. É a última informação em falta.
Veterinária

Vai ser criado um registo de cancro em animais

Vet-OncoNet é uma criação pioneira da Universidade do Porto com o objetivo de registar e de estudar a frequência e a distribuição dos tumores em animais de companhia por todo o país.
Ordem dos Enfermeiros

Ordem dos Enfermeiros aplica recomendações

A Ordem dos Enfermeiros já terá aplicado as recomendações do Tribunal de Contas depois do mesmo tribunal ter apontado irregularidades nas contas de 2015 da organização.
Obesidade

Alenquer tem programa contra obesidade infantil

O plano é acompanhar as crianças entre os 5 os 6 anos durante dois anos. As referenciadas terão médico de família, consultas de nutrição, acompanhamento médico e uma aula de natação semanal gratuita.
Tribunal de Contas

Erros nas contas de 2015 da Ordem dos Enfermeiros

O Tribunal de Contas verificou incorreções nas contas da Ordem dos Enfermeiros de 2015, era Germano Couto bastonário, a vários níveis como pagamentos a fornecedores ou pagamento de ajudas de custo.
Saúde Pública

2.400 crianças vão ter consultas e óculos grátis

345
Para já "serão abrangidas 2.400 crianças carenciadas, institucionalizadas ou sinalizadas pelos serviços sociais, com idades entre os 6 e os 18 anos", diz Margarida Barata, da Fundação Vision for Life.
Bloco de Esquerda

Bloco avança com plano de 800 mihões para SNS

861
Catarina Martins diz que há "enorme compreensão" da ministra da Saúde, contra "compreensão errada" das Finanças sobre necessidades do SNS. BE apresentou 15 medidas prioritárias e fez algumas contas.
Japão

Japão. Crachás menstruais geram reações negativas

1086
A loja japonesa Diamaru implementou em outubro o uso de crachás menstruais que permitem saber quando é que as funcionárias estão com o período. A iniciativa tem gerado revolta junto da população.
Ordem dos Médicos

Ordem: auditoria a internatos médicos é subjetiva

O bastonário da Ordem os Médicos, Miguel Guimarães, diz que algumas das falhas apontadas por uma auditoria externa ao processo do internato médico carecem de uma maior fundamentação.
Ordem dos Médicos

Ordem. Saída de médicos coloca em causa formação

713
O número de médicos a pedir licença para exercer no estrangeiro disparou este ano, uma saída que o bastonário da Ordem dos Médicos diz colocar em causa "a capacidade formativa" de Portugal.
Medicamentos

Prescrição eletrónica de receitas desligada às 14h

159
Sistemas vão estar desligados até às 8h deste domingo. Prevendo atrasos, farmácias recomendam aos doentes que possuam receitas médias que as procurem aviar até às 13h horas deste sábado.
Diabetes

Mais de 60 mil novos casos de diabetes por ano

127
Portugal regista 60 mil a 70 mil novos casos de diabetes todos os anos — a maioria do tipo II — e cerca de 8% da população está registada como tendo a doença.
Serviço Nacional de Saúde

MP pede condenação de arguidos que lesaram o SNS

O Ministério Público pediu a condenação de 27 acusados de burla agravada, num esquema que envolveu uma farmácia de Abrantes. Estado foi lesado em mais de dois milhões de euros.
Bangladesh

Bangladesh. Surto de dengue fez mais de 129 mortos

175
Pelo menos 129 pessoas morreram devido à doença de dengue no Bangladesh, onde foram registados este ano mais de 100 mil casos, avançaram as autoridades. É é o pior surto de sempre.
Fact Check

Mulher deu à luz 11 gémeos todos saudáveis?

As imagens partilhadas no Facebook mostram uma mulher com uma barriga de grandes dimensões e, abaixo, outra imagem de 11 bebés alinhados. Nem os bebés são gémeos, nem a mulher estava grávida.
Fact Check

Criança foi filmada a fumar em jogo na Turquia?

O vídeo de uma criança a fumar durante um intervalo de um jogo de futebol, em setembro, na Turquia rapidamente se tornaram virais, mas afinal a criança tem... 36 anos.
Mundo

E se… o Freddie Mercury ainda estivesse vivo? 

Foi esta a premissa das perguntas que fizemos a Alex D’Alva Teixeira, vocalista dos D’Alva, para este vídeo do novo projecto do Observador, em celebração do Dia Mundial da Luta contra a Sida.
Estados Unidos da América

Ohio quer obrigar médicos a reimplantarem embriões

706
Diploma proposto por Ohio prevê que médicos reimplantem embriões de gravidezes ectópicas. Procedimento é "impossível", dizem médicos, que arriscam pena de prisão, ou morte, se não cumprirem.
Eutanásia

Eutanásia regressa ao parlamento em 2020

BE, PAN e PS já apresentaram propostas sobre a eutanásia e indicaram que as decisões serão tomadas nos primeiros meses de 2020. A agenda parlamentar está preenchida até fevereiro.
Cancro

Doentes com cancro não conseguem apoio psicológico

4581
A Psico-oncologia chegou a Portugal há uma década, mas ainda há muitos doentes com cancro que precisam de apoio psicológico que não o têm porque o SNS não consegue absorver todos os casos.
Cancro

Falta de equipas para seguir cancro hereditário

Quase metade dos hospitais públicos não têm “uma estrutura multidisciplinar organizada para o seguimento das famílias com cancro hereditário, sendo necessário recorrer à referenciação".
Saúde

Turbinas eólicas têm riscos para a saúde 

110
Um especialista em saúde ambiental alerta para o perigo dos infrassons nas turbinas eólicas, gerados à passagem da pá pela turbina, que não são contabilizados nos estudos de impacto ambiental.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências são "terra de ninguém"

Apenas cerca de 50% dos episódios observados nos serviços de urgência hospitalares correspondem a doentes tidos como urgentes, diz grupo de trabalho nomeado pelo Governo. São o "parente pobre".
Saúde da Mulher

Gravidez. Mortes de mulheres quase duplicam 

4964
No ano passado, morreram 17 mulheres por complicações na gravidez, no parto ou no pós-parto. No ano anterior, tinham sido 9. Direção-Geral da Saúde diz que está a investigar as causas.
Saúde

Dois pediatras reforçam equipa do Garcia de Orta

103
Os dois pediatras terminaram agora a formação especializada e aceitaram ficar no Garcia de Orta. Marta Temido diz que ainda não são suficientes para reabrir a urgência pediátrica no período noturno.
Assembleia Da República

Saúde. Ministra pede desculpa por "lapso"

998
PSD levou o tema do caos na Saúde ao plenário. Ministra defendeu-se com números, oposição atacou com números: um descalabro financeiro só equiparado aos tempos antes da troika.
Saúde

Vinte novas USF serão criadas este ano

Marta Temido anunciou a criação de vinte novas unidades de saúde familiar ainda este ano e a transformação de outras vinte USF de A para B, que é o modelo com maior autonomia e com mais incentivos.
Eutanásia

Conselho de Ética duvida de referendo à eutanásia

O Presidente do Conselho Nacional de Ética duvida que o referendo seja o "instrumento mais útil" para consultar a população sobre a eutanásia. O presidente defende ainda assim um debate alargado.
Saúde

Doentes oncológicos vão ter linha de apoio

689
Em Portugal os serviços de urgência são mal utilizados e 86% dos doentes oncológicos em tratamento sofrem de efeitos secundários. Agora há uma linha que pode facilitar a vida a todos.
Saúde

Saúde. Portugueses pagam o dobro dos europeus /premium

2616
27,5% da despesa em saúde é paga pelos utentes, quase o dobro dos europeus. Gastos com médicos e medicamentos representam mais de 40% das despesas de 330 mil famílias. Estado paga cada vez menos.
Hospitais

ERS. Falhas na assistência a doentes que morreram

Uma mulher morreu após ser transferida do Hospital de Gaia para a Feira. ERS enviou o resultado deste inquérito ao MP e apontou ainda falhas no caso de um doente oncológico morreu à espera de exame.
Sida

Sida. Metade das mulheres têm diagnóstico tardio

Um relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças mostra que as mulheres, quanto mais velhas, mais demoram a ser diagnosticadas. Os grupos jovens têm menos diagnósticos tardios.
Câmara Municipal Lisboa

Hospital da Marinha. Câmara analisa ação judicial

O vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa confirmou ter tomado conhecimento da providência cautelar, desconhecendo os seus fundamentos, e informou que vai analisar o que está "em dúvida".
Saúde

Oncologia quer peritos externos nas comissões

O presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia defende que “tem de haver maior informação clareza e transparência" e a integração de "peritos externos” nas comissão dos medicamentos.
Saúde

Hospital negou exame por dívida de 80 euros

203
A Entidade Reguladora da Saúde condenou o Centro Hospitalar de Leiria a uma multa de 2500 euros por negar broncofibroscopia a utente com dívida em taxas moderadoras. Caso arrasta-se há cinco anos.
Saúde

Saúde. PSD interpela Governo esta quinta-feira

O PSD vai interpelar o Governo sobre a "situação da saúde em Portugal", uma das principais áreas da governação criticadas por Rio durante a campanha, tendo já sido tema na legislatura anterior.
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde assume lapso de Costa na AR

4697
Costa contestou erradamente Cecília Meireles, que criticou o tempo de espera para a primeira consulta de cardiologia de 1.482 dias no hospital de Padre Américo. O Ministério da Saúde assumiu o erro.
Saúde

Unidade de saúde fechada por falta de assistentes

A Unidade de Saúde de Miranda do Corvo reabriu depois de quatro horas fechada por falta de assistentes que já motivou várias manifestações.
Iniciativa Liberal

ADSE: CDS ultrapassa IL na proposta de alargamento

258
O alargamento da ADSE a todos os portugueses é uma das bandeiras do Iniciativa Liberal para a legislatura, mas debate já está agendado para 11 de dezembro e IL não deu entrada com nenhuma iniciativa.
Infarmed

Mais de 11 mil reações adversas a medicamentos

O Infarmed recebeu desde o início do ano 11.359 notificações adversas, 6.613 consideradas graves (58%), sendo quem mais notifica os titulares da autorização de introdução no mercado.
Coimbra

Miranda do Corvo. Unidade de Saúde está encerrada

A Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo está esta quarta-feira encerrada devido à falta de assistentes administrativos. Utentes têm estado "perante uma instabilidade permanente".
VIH

Novos casos de infeção por VIH diminuiu 46%

O número de novos casos de infeção por VIH entre 2008 e 2017 foi de 59.913 em Portugal, dos quais 22.551 atingiram estádio sida, tendo havido uma diminuição de 46% de casos entre os dois anos.
Diabetes

Lisboa junta-se a movimento contra diabetes

Lisboa é a nona cidade a aderir ao “Cities Changing Diabetes”, que teve a Cidade do México como primeira parceira. O objetivo é prevenir a epidemia da diabetes, criada pelo meio urbano.
Saúde

Saúde. Estudo prevê melhor aproveitamento de dados

O estudo pretende definir uma visão e uma estratégia, promovendo um trabalho em conjunto com os reguladores para que os dados de saúde disponíveis possam gerar valor, garantindo a privacidade.
País

Maria Rueff recupera de enfarte do miocárdio

1359
A atriz e humorista sofreu esta terça-feira um enfarte do miocárdio, segundo a SIC Notícias. Foi levada para o Hospital de Santa Marta, onde se encontra ainda sob observação, embora fora de perigo.
Saúde

Classes média e baixa fazem mais seguros de saúde

645
Não são os cidadãos com mais posses que mais contratam seguros de saúde. Classes média e baixa têm 72% das apólices, mesmo com 60% isentos de taxas. Mas tempos de espera assustam.
Médicos

Sociedade civil /premium

O que também fica desta obra é o excelente exemplo do que pode ser – e fazer – uma actuante e desinstalada sociedade civil e do lugar insubstituível que ela tem nas sociedades modernas.
Serviço Nacional de Saúde

Prudência no ânimo

568
Não se cura a doença, trata-se a dor, cuida-se da queixa ou amputa-se o membro, como no Garcia de Orta. Nunca ouvirão que se perdeu um dedo porque se comprará um pechisbeque para um dos que sobraram.
Aveiro

Hospital abre inquérito a morte de feto em Aveiro

A administração hospitalar do Baixo Vouga vai abrir um inquérito após a morte de um feto, com 40 semanas de gestação. Os pais acusam o hospital de negligência médica.
Sida

Morrem 13 crianças por hora devido à SIDA

Pelo menos 13 crianças morrem por hora no mundo por causas ligadas à sida, o equivalente a uma média diária de 320 mortes. A África subsaariana é a região mais afetada.
Bactérias

Homem morreu depois de lambidela de cão 

2566
Um homem, aparentemente saudável, morreu com uma infeção generalizada. O único fator de risco identificado foram as lambidelas do cão. Médicos alertam para sintomas de gripe fora do normal.
Índia

Índia: estados têm de garantir água e ar limpos

132
O Supremo Tribunal indiano decidiu que as autoridades locais serão obrigadas a pagar indemnizações aos cidadãos caso não consigam garantir ar e água limpos.
Faro

Faro. 48 mil cigarros apreendidos no aeroporto

A Autoridade Tributária e Aduaneira apreendeu 48 mil cigarros, que valem mais de 10 mil euros em impostos, em três malas de porão transportadas por um passageiro espanhol no aeroporto de Faro.
Saúde

Os espaços verdes nas cidades podem salvar vidas

623
Um estudo revela que viver perto de espaços verdes nas cidades reduz a incidência de doenças mentais e protege contra a mortalidade prematura.
Bactérias

Cientistas descobrem como enfraquecer bactérias

A equipa descobriu como enfraquecer geneticamente bactérias, nomeadamente as que causam infeções nos hospitais, potenciando o uso de medicamentos mais eficazes que os antibióticos.
Organização Mundial de Saúde

Pólio: 4 países em que a vacina faz mais doentes

Na Nigéria, na República Democrática do Congo, na República Centro-Africana e em Angola há mais casos novos de poliomielite causados pela vacina oral do que pelo vírus.
Violência Doméstica

Violência. 87 mil mulheres assassinadas só em 2017

Segundo a ONU, só em 2017, foram assassinadas 87 mil mulheres. Homicídios são geralmente praticados por parceiros ou familiares. Celebra-se esta segunda-feira o dia contra a violência sobre mulheres.
PSP

PSP sem receber subsídio do INEM desde julho

1925
Os agentes da Polícia de Segurança Pública não recebem o subsídio por serviços prestados ao INEM desde julho e consideram a situação "incompreensível" já que o mesmo pagamento foi feito à GNR.
Canadá

Canadá. Faltam prestadores de cuidados continuados

O alerta é feito pela deputada provincial luso-canadiana Teresa Armstrong, que salienta uma população enfraquecida e envelhecida para a qual fazem falta prestadores de cuidados continuados.
António Costa

Governo aguarda com "otimismo" dados sobre pobreza

"É naturalmente com expectativa, mas também com otimismo e confiança, que aguardamos o balanço", afirmou o primeiro-ministro, apontando "prioridades" na erradicação da pobreza.
Médicos

O sonho do Costa

500
Os médicos que fogem para o privado acabam por ser os que amparam aqueles que, por falta de condições, deixam de recorrer ao SNS, pois se não fossem os privados a saúde estaria em muito piores lençóis
Saúde

Médicos devem rejeitar responsabilidade por falhas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) aconselha os médicos de família a apresentar minutas de exclusão de responsabilidade por “exiguidade de meios” após o anúncio do alargamento do horário.
Saúde

Superbactérias: chegou o momento de agir

Ao assinalar a Semana Mundial de Sensibilização para os Antibióticos de 2019, a União Europeia e o Japão reafirmam o compromisso de fazer o possível para reduzir a resistência antimicrobiana.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Declarações mostram que PS já admite falhas

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou as declarações de Ana Catarina Mendes positivas porque mostram que o PS já admite o problema do SNS.
PS

PS sugere eutanásia em caso de doença sem cura

4907
Diploma do PS defende a eutanásia, mas só em caso de doença incurável, após a aprovação de dois médicos e uma comissão. Processo terá cinco passos. Paciente tem de ser analisado por psiquiatra.
Justiça

Relação absolve obstetra do Hospital da Terceira

A obstetra tinha sido condenada, em maio, por um crime de ofensa à integridade física por negligência de uma criança que nasceu com o cordão umbilical à volta do pescoço e veio depois a morrer.
Hospital de Santa Maria

Ar limpo no Santa Maria apesar de amianto 

“Apesar de se ter confirmado a existência de amianto, as concentrações obtidas de fibras respiráveis no ar foram inferiores a 0,01 fibra/cm3, ou seja, o ar é considerado limpo”, informou o hospital.
Serviço Nacional de Saúde

Governo: Melhoria da resposta do SNS é prioridade

1708
Marta Temido considerou que a melhoria da resposta do Serviço Nacional de Saúde em termos de qualidade e humanização é uma prioridade nesta legislatura.
Hospitais

Futuro hospital do Seixal deve abrir em 2023

228
O Governo apresentou esta sexta-feira à autarquia uma estimativa de que o futuro hospital do Seixal estará construído em 2023, com uma verba de 50 milhões do orçamento de Estado para 2020.
Hospitais

Almada-Seixal: médicos intimados a horas extra

1222
Os médicos foram intimados a fazer horas extra nos centros de saúde de Almada-Seixal. Medida tenta colmatar os efeitos do fecho da urgência noturna do Garcia da Orta. Sindicato e federação queixam-se.
Saúde

Equiparação de médicos legistas a curto prazo

Francisca Van Dunem espera concluir a curto prazo o processo de equiparação dos médicos do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) aos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Saúde

DGS: É importante fazer testes de hepatites e VIH

A Direção Geral de Saúde alertou para a necessidade dos portugueses de fazerem testes a estas "doenças silenciosas", para que tenham acesso aos cuidados de saúde e não corram perigo.
INEM

INEM vai renovar 75 ambulâncias

É um investimento de 3,7 milhões para renovar 75 ambulâncias. O processo de compra destas novas ambulâncias chegou a estar comprometido, mas foi desbloqueado em agosto.
Serviço Nacional de Saúde

Hospitais. Dívidas em atraso são de 650 milhões

1591
Em setembro, as dívidas com mais de 90 dias atingiram o valor mais alto do ano e que representa 40,5% do total das dívidas dos hospitais a fornecedores.
Cuidados Paliativos

Equipas de apoio psicossocial ajudam mais de 8 mil

569
Num investimento superior a um milhão de euros, o Programa Humaniza, com 10 equipas de apoio psicossocial, ajudou 3.745 pessoas com doenças avançadas e 4.556 familiares, em mais de 16 mil consultas.
Cigarros Eletrónicos

E-cigarros. Detetada nova lesão pulmonar

O novo tipo de lesão pulmonar ligada assemelha-se à bonquiolite obliterante. A investigação baseia-se no caso de um adolescente de 17 anos que usa diariamente cigarros eletrónicos com THC.
Hospital de Santa Maria

Hospitais fazem levantamento de locais com amianto

O Centro Hospitalar Lisboa Norte está a averiguar que salas e locais no Hospital de Santa Maria precisão de intervenções por terem amianto nas suas estruturas.
Gripe

Mais de 1,3 milhões vacinados contra a gripe

Mais de metade dos indivíduos portadores de doenças crónicas já se vacinaram e, no total dos portugueses, mais de metade está também vacinada, sobretudo por recomendação do médico.
Cancro

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram no país

Um dos dados "mais alarmantes" é que atualmente o crescimento da mortalidade é mais acentuada entre os 50 e os 54 anos. Homem são mais afetados por esta doença.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde chamada ao parlamento

112
O PSD quer ouvir a ministra sobre o relatório de Acesso a Cuidados de Saúde, referindo que o relatório contém "alguns dados preocupantes e que revelam uma crescente degradação do acesso a cuidados".
Advogados

PS avança com reforço de direitos dos advogados

273
O projeto pretende "instituir o direito dos advogados a suspender os processos judiciais (...) em caso de doença grave e para exercício de direitos de parentalidade", diz Constança Urbano de Sousa.
Serviço Nacional de Saúde

Médicos, polícias e alunos debatidos em plenário

BE e PCP defendem regime de exclusividade, com condições, para médicos. Preocupação com as condições de trabalho das forças de segurança do PCP e CDS, em véspera de manifestação, não convenceu todos.
Urgências

Idosos nas urgências por acidentes domésticos

Entre janeiro e junho deste ano foram registados mais de 60.000 acidentes domésticos e de lazer. Os idosos acima dos 75 anos os que vão mais às urgências.
Saúde

Médicos alertam para riscos de edredão de penas  

1042
Suores noturnos, tosse seca e falta de ar? Dorme com edredões e almofadas de penas? Podem ser sintomas de intoxicação pulmonar causados por poeiras contidas neles, avisam os médicos.
Saúde Pública

BE quer lista de edifícios públicos com amianto

Os bloquistas deram entrada a um projeto de lei no parlamento para que a lista dos edifícios públicos com amianto seja atualizada e para que seja divulgada calendarização da remoção do amianto.
Tribunais

Arguidos querem acordo com as 73 vítimas

Os arguidos no processo do surto de legionella querem chegar a acordo com as 73 vítimas, mas estão confiantes caso não consigam e se avance para tribunal. Já foram alcançados acordos com 36 pessoas.
Serviço Nacional de Saúde

A longa noite do Hospital Garcia de Orta

1261
O problema não se pode ficar pelo fecha-se urgências porque não há pediatras, até porque havia 9 que, entretanto, deixaram o hospital. Porquê? O que faltou para que houvesse correção, prevenção, ação?
INEM

Homem com queimaduras faz 100 km de ambulância

Um octogenário foi esta terça-feira transportado para a urgência do Hospital de Chaves com queimaduras em “cerca de 30% do corpo”, tendo sido mais tarde helitransportado para Coimbra através de Lamego
Vegetarianismo

Vegetarianos radicais portugueses de há 100 anos /premium

282
Os vegetarianos portugueses de há 100 anos eram radicais. Tinham um jornal próprio, hotéis, termas e hospitais “vegetarianos”. Alguns só comiam fruta e frutos secos.
Austrália

Fogos pôem ar de Sydney entre os piores do mundo

A poluição na maior cidade da Austrália deve-se sobretudo aos incêndios no leste do continente. Há um alerta para a má qualidade do ar, que deverá aligeirar durante o dia, mas piorar à noite.
Serviço Nacional de Saúde

A cubanização do SNS /premium

873
O SNS ameaça agora tornar-se a RDA dos médicos especialistas portugueses. Mas o socialismo acaba sempre assim, num muro qualquer para impedir as pessoas de fugir do seu paraíso.
Brasil

Brasil vai esterilizar mosquito do zika e dengue

O método para combater as doenças é simples. São criados vários mosquitos macho estéreis que são depois libertados na natureza e acasalam com as fêmeas sem que se dê a reprodução da praga.
Medicina

Os médicos devem submeter-se a recertificação?

O caso do bebé sem rosto. "Parece-me ser necessário, urgente e indispensável a implementação dum sistema de Recertificação Profissional na Medicina, como existe em outros países europeus e nos EUA".
Manifestações

Ministra da Saúde: fecho de urgência é temporário

390
Cerca de 200 utentes estão concentrados à porta do Hospital Garcia de Orta, exigindo que a urgência pediátrica volte a estar aberta de noite. Ministra da Saúde assegura que situação é temporária.
Médicos

Servidão Nacional de Saúde /premium

568
Assim que terminam a especialidade, os médicos são capturados pelo Estado, que funciona como uma espécie de cola Araldite que, em vez de colar cientistas ao tecto, cola médicos a hospitais públicos.
Organização Mundial de Saúde

OMS e União Africana juntas pela saúde global

"O memorando de entendimento que assinámos hoje é um passo importante para formalizar a cooperação entre OMS e a União Africana e para implementar a Agenda de Ação Adis Abeba", disse o diretor da OMS.
Brasil

Brasil está a desenvolver vacina contra a dengue

"No ano que vem estamos muito confiantes em termos a solução definitiva da vacina da dengue feita pelo Instituto Butantan", declarou o ministro brasileiro.
Cancro

Champalimaud: um milhão para investigar cancro

1494
O "Botton-Champalimaud Cancer Award" vai distinguir trabalhos de investigação básica ou de prática clínica que tenham "grande impacto no controlo e cura" da doença.
Saúde

Governo tem instrumento da Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra desenvolveu um instrumento que mede os serviços de saúde com base em preferências da população. O EQ-5D-5L foi agora adotado pelo Governo.
País

Portugal diminui infeções em cirurgias

Os números de infeções em cirurgias diminuíram de forma geral, mas foi também registado um leve aumento destas na área de neonatologia, em 2018.
País

Utentes e sindicato em vigília pelo Garcia de Orta

Os utentes do Hospital Garcia de Orta com o apoio dos sindicatos vão efetuar uma vigília contra o encerramento dos serviços de urgência do Hospital Garcia de Orta.
Saúde

Aquilo de que não se fala

Agora, que o assunto morreu, é certo que só se voltará a falar de segurança e de prevenção quando nos confrontarmos com novo episódio de eventual má prática ou qualquer outro acidente funesto.
Doenças Contagiosas

450 anos depois de Lisboa, a peste volta a ameaçar /premium

1662
Em 1569, Lisboa sofreu o maior surto desde a Peste Negra. Agora, a doença reemerge e ameaça. A bactéria está a tornar-se resistente a antibióticos. E há países a desenvolver armas biológicas com ela.
Tabaco

Aumento do preço do tabaco à espera do Governo

265
Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo.
Serviço Nacional de Saúde

Maternidade de Castelo Branco em risco de fechar

5978
Sindicato dos Médicos da Zona Centro denuncia falta de médicos e turnos de mais de 70 horas. Funcionamento da maternidade de Castelo Branco pode estar em causa.
Serviço Nacional de Saúde

"Obrigar os médicos a ficar é destruir o SNS"

1273
Durante a legislatura o Governo deverá mesmo avançar com a definição de regras para fixar os médicos recém-especialistas no Serviço Nacional de Saúde. Médicos avisam que obrigatoriedade destruirá SNS.
Cardiologia

Santa Marta trata os corações dos bebés há 50 anos

111
Cerca de 900 bebés nascem anualmente em Portugal com problemas cardíacos. Muitos são acompanhados no Hospital de Santa Marta, onde agora os doentes chegam a pesar pouco mais de meio quilograma.
Saúde

A realidade dos cuidadores informais

37% dos cuidadores informais afirma desempenhar este papel há mais de 10 anos e 92% afirma que seria útil se um amigo, vizinho ou membro da família lhes oferecesse apoio no seu papel de cuidador.
Subsídios

Parlamento rejeita reforço de subsídio a doentes

501
As propostas avançadas pelo BE e PCP pretendiam um reforço do subsídio de doença para os doentes oncológicos e os doentes crónicos. Foram rejeitadas pelo PS, PSD, Iniciativa Liberal e CDS-PP.
Medicamentos

Medicamentos. "Hospitais não medem os resultados"

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos mostrou-se preocupada com o facto de 70% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde não medir os resultados dos medicamentos inovadores que são aplicados.
Ordem dos Médicos

Oito anos de queixas e malformações. O que falhou? /premium

266
Mais de dez queixas contra a clínica e o médico do bebé sem rosto. Mas a Ordem e a Entidade Reguladora da Saúde dizem que não lhes compete fiscalizar a atividade dos médicos. Como se chegou aqui?
Saúde

Garcia de Orta procura novo diretor para Pediatria

O Garcia de Orta abriu um concurso após a demissão da diretora do serviço de Pediatria. A abertura do processo de recrutamento deu-se no final de outubro e foi publicitada esta sexta-feira.
Urgências

Anterior administração do Garcia da Orta criticada

O presidente da FNAM denunciou a situação como sendo "uma vergonha", afirmando que "conselho de administração anterior devia ser responsabilizado" e o anterior presidente despedido.
Bactérias

Pouco progresso no combate a "superbactérias"

O Tribunal Europeu de Contas revela que apesar dos progressos no setor animal, esta ameaça para a saúde continua a ser um desafio para a União Europeia.
Jordânia

Parlamento felicita equipa de missão cirúrgica

A Assembleia da República saudou a equipa liderada pelo cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes pelo sucesso das intervenções, através dos dois votos.
Medicamentos

Ministra da Saúde acompanha stocks hospitalares

A Ministra da Saúde, Marta Temido, mostrou-se preocupada com a situação de rotura no abastecimento dos hospitais, mas o ex-secretário de estado culpa as farmacêuticas de uma "campanha organizada".
Serviço Nacional de Saúde

José Fragata: "A saúde tem tido política demais"

189
"A saúde tem tido política demais", disse cirurgião José Fragata esta manhã na Rádio Observador. "Quando faltam médicos em Almada, não é uma questão política. É uma questão técnica".
Sida

Portugal. Observatório analisa infeção por VIH 

O Observatório Nacional Para a Infeção VIH reunirá “pessoas dedicadas à infeção por VIH, pessoas com experiência na área ou com competências na área"
Medicamentos

40% dos hospitais têm ruturas diárias medicamentos

221
Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento, muitas vezes resolvidas com recurso à importação.
Saúde

Sarna atinge nove pessoas no hospital de Elvas

270
Três enfermeiros e seis assistentes operacionais foram afetados por um surto de sarna detetado naquele hospital na quarta-feira. A situação está controlada e os profissionais monitorizados.
Saúde

Garcia de Orta sem urgências pediátricas à noite

8956
Ministra anunciou que só haverá urgências pediátricas das 8h00 às 20h00 aos dias de semana, com reforço nos centros de saúde. Utentes perguntam: "A partir da meia-noite as pessoas vão para onde?"
Brasil

Ideias de Bolsonaro atrasam luta contra SIDA

O infecciologista brasileiro Aluisio Cotrim Segurado alertou para preocupações com o impacto do pensamento "conservador e moralista" de Bolsonaro, na luta contra a SIDA.
Saúde da Mulher

Cancro da Mama. Jovens sem acesso a medicamento

Segundo Fátima Cardoso, a aprovação do medicamento deixou de fora as mulheres jovens. O Infarmed diz que a indicação a este grupo "está neste momento na fase final de avaliação".
Escolas

Ministro da Educação: tirar amianto aumenta perigo

O ministro da Educação confirmou que ainda há estabelecimentos de ensino com estruturas de fibras de amianto incorporado, esclarecendo que a remoção de algumas aumenta a perigosidade.
Organização Mundial de Saúde

Trabalhadores de saneamento em risco

Estes trabalhadores "fornecem um serviço público essencial, mas muitas vezes à custa da seu dignidade, segurança, saúde e condições de vida", escreveu a Organização Mundial da Saúde.
Neurociência

Lítio reverte malefícios de radiação no cérebro

664
Lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro e melhorar capacidade de memória e aprendizagem, dizem cientistas. Descoberta poderá beneficiar crianças que foram sujeitas a radioterapia.
Intoxicações

Oito pessoas intoxicadas por monóxido de carbono

Oito pessoas tiveram de ser assistidas no Hospital Amadora-Sintra devido a uma intoxicação por monóxido de carbono numa habitação na localidade de S. Marcos, Cacém, concelho de Sintra, Lisboa.
Saúde Pública

Pedidos de junta médica dispararam 210% em 6 anos

324
O aumento de pedidos de juntas médicas mais do que quadruplicou em seis anos. Em média, Sistema Nacional de Saúde dá resposta em meio ano. Há casos de doentes terminais que morrem antes da resposta.
Saúde Pública

Diabetes: 80% sem suspeitas prévias 

A assinalar o Dia Mundial da Diabetes, o estudo da Apifarma pretende sensibilizar a opinião pública para a importância das análises clínicas e do diagnóstico precoce desta doença.
Diabetes

Motivos de satisfação, talvez sim, talvez não?

Temos que dizer sim, é possível, basta viver melhor e viver melhor não é apenas o empenho do próprio, é também o empenho forte em meios e fármacos novos, mas sobretudo o empenho de todos nós.
Alimentação

Sal e açúcar em vez de porco

507
Percebe-se que haja campanhas de prevenção e aconselhamento. Mas não nos imponham moralidades e restrições alimentares, sobretudo vindas de alguém que, como o Estado, come tudo e quase não deixa nada.
A página está a demorar muito tempo.