O 12.º Festival Internacional de Curtas Metragens (FIKE) recebeu 1004 curtas-metragens. A partir desta terça-feira, e até sábado, o festival mostra ao público os 39 filmes selecionados, no Auditório da Universidade de Évora e, pela primeira vez, também no Teatro Pax Julia, em Beja.

Vêm de Israel, do Irão, da Roménia, de Itália, França e de tantos outros países, entre os quais Portugal, que conta este ano com nove curtas a disputar os troféus do festival.  As curtas de ficção, animação e documentário são sempre exibidas a partir das 21h30.

Uma das curtas nacionais em competição é “Blind Date”, de Cláudia Clemente, em que, no fim do século XIX, uma mulher recebe um convite para fazer uma viagem no tempo através do Douro, indo ao encontro de um desconhecido do século XXI. Também a curta-metragem de animação “O Coveiro”, de André Gil Mata (premiada o ano passado no Motelx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa) vai poder ser vista no Alentejo. A lista completa de curtas-metragens pode ser consultada no site oficial do FIKE.

Em paralelo às sessões competitivas, realiza-se um programa cultural que inclui sessões de cinema para as escolas e sessões de mostras não competitivas, masterclasses, workshops, uma exposição de pintura e concertos musicais. No FIKE 2014, a organização destaca a presença de Patricia Casey, a produtora do primeiro filme dos Monty Python, “And Now for Something Completely Different”, de 1971, que fará uma masterclass sobre produção de cinema independente, sábado, às 18h00. Antes dá-se a projeção do filme, às 16h30. A entrada, tanto nas sessões de cinema como na programação paralela, é gratuita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR