O génio da música clássica, Johann Sebastian Bach, afinal, pode não ter sido tão génio como pensamos. Um investigador da Universidade Charles Darwin, da Austrália, Martin Jarvis, alega ter descoberto, com base em análises forenses, que algumas das músicas de Bach terão sido compostas pela segunda mulher, Anna Magdalena. Esta descoberta foi feita em 2006, num trabalho académico, que tem vindo a defender desde essa altura, a que juntou mais material de pesquisa.

Segundo o The Telegraph, vai ser lançado um documentário sobre esta tese, que mostra como, por exemplo, foram analisados os tipos de tinta e o estilo de escrita das composições para provar que o autor não foi Bach, mas a mulher. Segundo Martin Jarvis, um dos objetivos é acabar com a convenção “sexista” de que todos os grandes compositores têm que ser homens.

Anna Magdalena Bach, nascida em 1701, era cantora e copista. Casaram em 1721, mas, segundo Martin Jarvis, ter-se-ão conhecido ainda em 1713 pois o investigador afirma ter descoberto papéis escritos por ela nos documentos de Bach dessa altura. Bach nasceu em 1685 e é um expoente da música barroca. É autor de peças como Concertos Brandeburgueses, Variações Golberg, Paixão segundo São Mateus ou a Arte da Fuga.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR