Isis, a cadela do Earl de Grantham, uma das personagens principais de Downton Abbey, está a morrer, mas não devido ao seu nome, como circulou pelas redes sociais quando a série regressou ao pequeno ecrã para a sua quinta temporada. Alguns telespectadores ironizaram no Twitter com o facto de a cadela ter o mesmo nome que o grupo terrorista agora auto-denominado Estado Islâmico. Ontem, o seu dono fictício anunciou que o animal tinha cancro e Isis deverá morrer no próximo episódio – último da quinta temporada.

Acusada de ter sacrificado a cadela para abafar a controvérsia sobre a coincidência do seu nome e da sigla anglo-saxónica do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS), a ITV – canal que criou e produz esta série de época – já veio dizer que o guião para esta temporada foi escrito no ano passado e os episódios gravados no início do ano, o que faz com que a morte da cadela nada tenha a ver com o grupo terrorista.

“Na altura em que foi dado o nome à cadela na história e até ao momento em que grande parte da quinta temporada estava filmada, ninguém usava esse acrónimo para o grupo terrorista. É uma coincidência infeliz”, justificou o porta-voz da televisão ao jornal Breitbart London. A série está agora no ano de 1924 e segundo a ITV, Isis terá agora cerca de 10 anos, um ciclo de vida normal para um cão de raça labrador. A morte de Isis está a emocionar os fãs da série, já que a cadela é uma das primeiras personagens a ser conhecida, percorrendo a propriedade de Downton Abbey com o dono no genérico e figurando assim em todos os episódios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR