Ambiente

Ministério do Ambiente

Mais de metade do continente está em seca moderada

Mais de metade do território do continente está em seca moderada e cinco por cento em seca severa. O ministro da Agricultura diz que o cenário é preocupante, mas está longe do que se passou em 2017.
Água

Água. Falta pode afetar 3,5 mil milhões de pessoas

"A maior parte dos países africanos está exposta à escassez da água", disse Lisandro Martin, um dos oradores da cerimónia de abertura do Fórum Internacional sobre a Escassez de Água na Agricultura.
Indonésia

Indonésia. Mortos em inundações sobe para 104

O novo balanço do número de vítimas das cheias e deslizamentos de terra sobiu para 104 mortos e 79 desaparecidos. Há 40 vítimas que não podem ser identificadas e serão enterradas numa vala comum.
Angola

Pelo menos 3 pessoas morreram nas chuvas em Luanda

Das 3 vítimas, 2 fora arrastadas pela corrente da água e uma morreu por eletrocussão. Residências, igrejas, instituições de saúde e ensino estão inundadas devido às chuvas que caíram sobre Luanda.
Meteorologia

Temperatura sobe 0,2 graus por década em Portugal

Estudo do IPMA e do JN dá conta de um aumento da temperatura e de uma diminuição da precipitação por década em Portugal. 2017 foi o ano mais quente do país desde, pelo menos, 1950.
Macau

Consulado recolhe fundos para apoiar Moçambique

A angariação de dinheiro deverá ter início na próxima semana e é provável que também sejam pedidos bens para enviar para Moçambique, adiantou o cônsul-geral.
Moçambique

Idai. Portugueses em alerta: "Vão abrir barragens"

Atualizado 2.703
Uma mensagem de voz está a circular entre a comunidade portuguesa dando conta de que as barragens do Zimbabué vão ser abertas e apelando à evacuação imediata. PM moçambicano fez alerta semelhante.
Animais

Aquário Vasco da Gama vai libertar 2 mil peixes

257
A iniciativa tem como objetivo promover a reprodução e a preservação das espécies. A libertação dos peixes vai ser feita nos concelhos de Grândola, Monchique e Mafra.
Moçambique

"Não há socorro". Moçambique desespera por ajuda

50.869
Mais de 200 pessoas morreram só em Moçambique, na sequência da passagem do ciclone Idai. O Programa Alimentar Mundial está a ter dificuldades para atender às inúmeras emergências.
Indonésia

Cheias na Indonésia. Bebé resgatado dos escombros

114
As cheias na Indonésia já fizeram mais de 80 mortos. Entre os resgatados dos últimos dias está um bebé de 5 meses, retirado dos escombros da casa onde toda a família morreu, à exceção do pai.
Desastres Naturais

Ciclone Idai, "o pior desastre do hemisfério sul"

Atualizado 5.656
Cerca de 50 quilómetros de território ficaram submersos após a passagem do ciclone Idai. UNICEF estima que há 260 mil crianças entre a população afetada. Há, pelo menos, 200 mortos, só em Moçambique.
Desastres Naturais

Moçambique: Portugal mobiliza apoios

367
Em consonância com diversas entidades públicas e privadas moçambicanas, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Portugal está a fazer um levantamento das capacidades de apoio a Moçambique.
Desastres Naturais

Idai. UE destina 3,5 milhões a países afetados

Do total, dois milhões serão fornecidos a Moçambique, um milhão ao Maláui e 500 mil euros ao Zimbabué. Bruxelas refere que a verba "será usada para fornecer apoio logístico para as pessoas afetadas".
Indonésia

Indonésia. Inundações causam 89 mortos

As cheias e os deslizamentos de terra destruíram estradas e pontes em várias áreas da Indonésia. O número de deslocados também aumentou para mais de 6.800 e o número de feridos para 159.
Moçambique

Marcelo diz que Portugal pode ajudar Moçambique

150
O Presidente refere o "balanço bem mais trágico e dramático do que inicialmente estimado, quer em enormes perdas de vidas humanas e de feridos, quer em destruições e perdas de bens", do Idai.
Ambiente

Poluição do ar causou 15 mil mortes em Portugal

107
Em 2015 a poluição do ar terá feito 15 mil mortes em Portugal, o que corresponde a 138 mortes por cada 100 mil habitantes. O país está a meio de uma tabela, cujo último lugar é ocupado pela Bulgária.
Desastres Naturais

Índia envia ajuda humanitária para Moçambique

129
A Índia vai enviar três navios com "alimentos, roupa e medicamentos" para a cidade portuária da Beira. A ONU estima que sejam precisos 35 milhões de euros para ajudar as vítimas do ciclone Idai.
Animais

Golfinhos mutilados dão à costa em Santa Cruz

1.007
Mamíferos deram à costa sem a cauda mas desconhecem-se as causas dessas mutilações. Mistério adensa-se por no início do ano terem aparecido no mesmo local três golfinhos nas mesmas circunstâncias.
Moçambique

Vídeo: Idai faz mais de 80 mortos só em Moçambique

396
O ciclone Idai destruiu 90% da cidade da Beira, em Moçambique, e deixou mais de 200 mortos por onde passou, afetando também o Zimbabué e Malaui.
Desastres Naturais

Mais de 1,5 milhões de pessoas afetadas pelo Idai

Números divulgados pelos governos de Moçambique, Malaui e Zimbabué. UNICEF alerta que estes números podem aumentar à medida que o ciclone se desloca para oeste.
Angola

Estado angolano deve milhões a empresa de água

Segundo o diretor da Empresa Pública de Águas de Luanda, a dívida acumulada da empresa ascende a cerca de 167 milhões de euros e, deste valor, 100,2 milhões de euros "são dos organismos do Estado".
Transportes Públicos

Matos Fernandes critica Assunção Cristas

116
O Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, criticou a postura da líder do CDS, Assunção Cristas no que toca às politicas ambientais e reclamou a paternidade da ideia da redução dos preços para o governo
Ambiente

Baleia morta tinha 40 kg de plástico no estômago 

3.279
Nunca se tinha encontrado uma baleia que tivesse ingerido tanto plástico. Entre o material retirado do animal, estavam 16 sacas de arroz e 4 sacos grandes, iguais aos usados nas plantações de bananas.
Desastres Naturais

Ciclone Idai: 90% da Beira destruída

389
"Continua muita gente em cima das casas, que cederam e os residentes estão em cima de capim, com bens", declarou o presidente de Moçambique. Neste país e no Zimbabué e Malaui morreram já 200 pessoas.
Moçambique

Ciclone Idai já provocou 200 mortos

Duzentas pessoas morreram, centenas estão desaparecidas e dezenas de milhar isoladas, devido ao ciclone Idai em Moçambique, Zimbabué e Malaui. Cidade da Beira está parcialmente destruída.
Indonésia

Indonésia. Número de mortos sobe para 79

As inundações e os deslizamentos de terra destruíram estradas e pontes em várias áreas da Indonésia e fizeram 79 mortos e 43 desaparecidos. O balanço anterior apontava para 58 mortos e 74 feridos.
Desastres Naturais

Ciclone. Balanço em Moçambique sobe para 73 mortos

177
Depois da passagem do ciclone Idai pelo centro de Moçambique foram registados mais mortos e milhares precisam de ajuda humanitária, de acordo com o mais recente balanço das autoridades.
Desastres Naturais

Ciclone: não há registo de vítimas portuguesas

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que "não há até ao momento" registo de portugueses mortos ou feridos devido à passagem do ciclone Idai na Beira, Moçambique.
Inundações

42 mortos e 21 feridos em inundações na Indonésia

Pelo menos 42 pessoas morreram e 21 ficaram feridas em inundações na província indonésia de Papua, informou a agência de gestão de desastres, que espera que o número de mortes aumente.
Crónica

Os meninos à roda da propaganda  /premium

2.321
O menino que em 2012 chorava porque a mãe não tinha dinheiro para comprar bolachas agora quer salvar o planeta. O que mudou? A cor política do Governo. As bolachas essas continuam iguais.
Desastres Naturais

Ciclone Idai já provocou 150 mortos

4.270
Pelo menos 150 pessoas morreram, centenas estão desaparecidas e dezenas de milhar isoladas, principalmente em zonas rurais, devido à passagem do ciclone Idai por Moçambique, Zimbabué e Malaui.
Clima

Países querem resolver desafios ambientais comuns

"Estamos dispostos a aumentar os nossos esforços de forma ambiciosa para resolver desafios ambientais comuns", referiu o ministro do Meio Ambiente da Estónia, Siim Kiisler.
Alterações Climáticas

As imagens da greve que chegou a 120 países

4.531
Esta sexta-feira, milhares de estudantes de mais de 120 países trocaram as aulas pela rua para defender o meio ambiente. De cartazes na mão, gritaram por medidas urgentes. Portugal não foi exceção.
Escócia

Cão perdido na Escócia resgatado por helicóptero

588
Um cão fugiu dos donos enquanto passeavam numa montanha em Cairngorms, Escócia. As equipas de resgate conseguiram localizá-lo ao fim de dois dias, coberto de neve, através das câmaras do helicóptero.
Lisboa

Milhares de estudantes gritam "Não há planeta B"

4.310
Em Lisboa, os estudantes estão desde as 11h em protesto até à Assembleia da República. Ao todo, são mais de 20 cidades portuguesas onda a manifestação em defesa do clima se realiza.
Moçambique

Moçambique. Danos de ciclone são preocupantes

O chefe de Estado moçambicano disse que o temporal destruiu total ou parcialmente casas, hospitais, centros de saúde, escolas, edifícios comerciais e infraestruturas de energia elétrica.
Alterações Climáticas

Marcelo defende "resposta global" ao clima

O chefe de Estado considerou "muito boa ideia que sejam os jovens a pensar o futuro numa matéria que é uma matéria de futuro" e defendeu que as alterações climáticas precisam de uma "resposta global.
Nações Unidas

ONU chega a acordo para acabar com plástico no mar

448
A Assembleia da ONU chegou a um acordo geral, que ainda terá de ser ratificado, para acabar com a contaminação dos mares com plásticos e microplásticos. Ficou de fora o problema da desflorestação.
França

Macron apela a pacto de defesa ambiental

Para Macron ter-se-á de encontrar um pacto "que seja uma declaração não apenas de palavra, mas um compromisso sério, com prazos para cumprir", numa ação conjunta e com "solução concreta".
Clima

Estudantes portugueses em greve pelo clima

876
Estudantes de pelo menos 26 cidades portuguesas vão manifestar-se pelo clima. O objetivo é alertar o Governo para a urgência deste problema e "exigir uma ação governamental face ao mesmo".
Incêndios

Último dia para proprietários limparem terrenos

Se os donos não cumprirem o prazo, incorrem numa multa entre 280 e 120 mil euros. A fiscalização arranca a 30 de março. Se não for cumprida, as câmaras têm de garantir a limpeza até 31 de maio.
Cabo Verde

Tartarugas com base de dados em Cabo Verde

Nesta base vão estar todas as informações sobre as praias de nidificação, ninhos, mortalidade ou captura. O ano de 2018 foi "o melhor de sempre" no que diz respeito ao número de ninhos de tartarugas.
Alterações Climáticas

A miúda por trás da greve às aulas pelo clima

7.790
Greta ficou conhecida em todo mundo por fazer greve às aulas contra as alterações climáticas — e para exigir medidas. Esta sexta, há greve global de estudantes. Em Portugal, há 26 pontos de protesto.
País

Pneus e planeta. Saiba tudo sobre o SGPU 

Com os pneus usados do seu carro, a Valorpneu permite a economia de recursos naturais, reduz a emissão de gases nocivos e gera energia renovável. E isto é só uma parte do que o SGPU pode fazer.
Floresta

Donos ou gerem terrenos ou têm de os vender

213
Presidente da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais defende uma "mudança da paisagem" e os proprietários têm de ser "parte da solução". Se não quiserem, devem vender as suas propriedades.
Empresas

Lucro da Altri mais do que duplica em 2018

A Altri registou, em 2018, 195 milhões de euros de lucro -- valor que compara com os 96 milhões de euros totalizados no ano anterior.
Alterações Climáticas

Temperatura no Ártico aumentará entre 3 e 5 graus

A temperatura no Ártico vai aumentar entre 3 e 5 graus centígrados até 2050, levando à devastação da região e ao aumento do nível dos oceanos em todo o planeta, diz relatório apresentando no Quénia.
Animais

GNR resgata 38 animais em habitação no Montijo

208
A GNR apreendeu 38 animais de companhia numa habitação no Montijo. Uma mulher foi constituída arguida.
Redes Sociais

#Trashtag. Novo desafio amigo do ambiente

375
O #Trashtag é um desafio que inspira as pessoas a irem até lugares cobertos de lixo, a recolhê-lo e a mostrar nas redes sociais o antes e o depois com algumas fotografias.
Naufrágios

Calças de ganga salvam homem de afogamento

411
Arne Murke, um alemão de 30 anos, caiu de um iate no meio do Oceano Pacífico. Conseguiu boiar em ondas de 3 metros durante 3 horas utilizando as suas calças de ganga como colete salva-vidas.
Água

Empresas vão ter multas por cortar água sem aviso 

331
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos vai ter poder para multar as empresas e autarquias que apliquem preços excessivos e que cortem a água aos consumidores sem aviso prévio.
Ambiente

Oposição às metas da neutralidade carbónica

Agricultores e produtores manifestaram a sua insatisfação, no parlamento, sublinhando que as metas propostas são superiores às definidas pelos restantes Estados-membros.
Venezuela

Apagão força venezuelanos a usar água poluída

693
Vários dias de apagão estão a forçar os venezuelanos a encontrar formas alternativas de abastecer água. A solução, nos arredores de Caracas, é um cano de água, num dos rios mais poluídos do país.
Poluição

Contaminação do ar causa dobro de mortes estimadas

Um estudo publicado esta terça-feira revela que a contaminação atmosférica pode ter causado cerca de 8,8 milhões de mortes em todo o mundo em 2015, quase o dobro do que se calculava até agora.
Agência Portuguesa Do Ambiente

Agência do Ambiente no Fórum Ambiental de Macau

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente vai marcar presença no Fórum Ambiental de Macau, que decorre entre 28 e 30 deste mês, reunindo oradores e expositores de vários países e regiões.
Alterações Climáticas

Leva um agasalho que estão alterações climáticas! /premium

849
É óbvio que um aumento das temperaturas vai afectar os mais calorentos. E não há mais calorento do que uma criança que só consegue ser arrancada do banho quando está roxa e a bater os dentes.
Brexit

"Wooferendum": Cães anti-brexit em protesto

Estes manifestantes receiam que o "no-deal" leve a um aumento no custo de vida dos seus cães. Levaram os amigos de quatro patas para um protesto em frente ao parlamento britânico - um "wooferendum".
Moçambique

Inundações afetam mais de 48 mil pessoas

199
As cheias em Moçambique já destruíram totalmente 2.212 casas e danificaram parcialmente 2.024, afetando mais de 48 mil pessoas. As chuvas inundaram 167 salas de aula e oito postos médicos.
Sismo

Sismo de 6,2 sacode região das ilhas Fiji

Um terramoto de magnitude 6,2 sacudiu hoje a região leste das ilhas Fiji, no Pacífico sul, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos, sem que tenha sido ativado o alerta de tsunami.
Governo

Da Memória e do Mar

Durante muitos anos iremos pagar os efeitos dos erros realizados em nome da dita «estabilidade, como o fim do acordo sobre a descida progressiva do IRC a par do contínuo aumento da carga fiscal total.
Energia Nuclear

É "perigo desnecessário" manter centrais nucleares

Segunda-feira assinalam-se oito anos do acidente da central nuclear de Fukushima. A Greenpeace alertou Espanha que o acordo que está a fechar pode ter consequências perigosas nos próximos anos.
Inundações

Malawi declara estado de calamidade e pede ajuda 

139
Presidente do Malawi, Arthur Peter Mutharika, declarou o estado de calamidade para áreas do país afetadas pelas chuvas e inundações e pediu ajuda para apoio às populações.
Moçambique

Cinco mortos em inundações no centro de Moçambique

Pelo menos cinco pessoas morreram arrastadas pelas águas durante o transbordo do rio Rovubue, que divide as cidades de Tete e a vila de Moatize, no centro de Moçambique. Milhares estão desalojados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)