Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Natureza
Pesca

Pescadores exigem erradicação dos jacintos de água

Pescadores do Rio Mondego e da pesca local da Figueira da Foz afirmam "que continua a haver prejuízos em permanência com as artes que operam no estuário e na zona costeira".
Inundações

Mondego. Aprovado plano de ação de 30 milhões

Plano de Ação Integrado de Intervenções aprovado pelo Conselho de Ministros servirá para reparar danos provocados pelas cheias de dezembro de 2019 no Mondego até 2023 e sustenta-se em três eixos.
Ministério do Mar

Mar 2020 com 380 milhões comprometidos em 2019

"Até ao final de 2019 foram comprometidos 380 milhões de euros, 75% do total programado, e liquidados 179,4 milhões de euros, 36% do total", indicou o ministro do Mar.
Inundações

Cheias. Criança morre em valeta em Díli

Depois de retirada da valeta de drenagem, a menina, residente em Becora, foi levada para o hospital, mas não sobreviveu. As chuvas intensas têm atingido a região de Díli desde a manhã de quarta-feira.
Tempestade Tropical

Tempestade Glória faz 9 mortos em Espanha 

Nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas, em Espanha, na sequência da passagem da tempestade "Glória". Uma das vítimas foi um sem-abrigo de 49 anos.
Inundações

Mau tempo. Danos estimados em 34 milhões de euros

A Associação Portuguesa de Seguradores revela que é uma duplicação face aos valores estimados em dezembro do ano passado, que contabilizavam 10 mil sinistros e danos de 18 milhões de euros.
Inundações

Prejuízos das cheias entre 9 e 10 milhões de euros

Os valores foram divulgados esta terça-feira na audição conjunta com a Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2020.
Animais

Pequenos predadores mais sensíveis à ação humana

Os pequenos predadores invertebrados, como aranhas e joaninhas, são das espécies mais sensíveis aos impactos do uso humano da terra, como a criação de terrenos de agricultura e zonas de habitação.
Natureza

Ornitorrinco pode desaparecer 

2049
O ornitorrinco, animal nativo da Austrália, pode desaparecer devido às alterações climáticas e à destruição do seu habitat pela ocupação humana, publicou a revista científica Biological Conservation.
Austrália

Austrália. Chuva alivia áreas atingidas pelo fogo

A queda das chuvas aliviou o trabalho aos bombeiros que tentam apagar os incêndios que têm devastado a Austrália e já colocaram em risco 327 espécies protegidas de animais e plantas.
Tondela

Mulher gravemente ferida após queda de árvore

Uma mulher de 75 anos ficou gravemente ferida devido uma árvore que caiu em cima do carro que conduzia, devido ao vento forte que se tem sentido em Tondela. Vítima está sob prognóstico reservado.
País

Uma vez bombeiro, sempre bombeiro 

605
Paulo Oliveira é um bombeiro orgulhoso, movido pela vontade de ajudar. Deixa, no entanto, um aviso: é preciso contribuirmos todos para evitar que os fogos florestais atinjam estas proporções
Meteorologia

Mau tempo. Registadas 145 quedas de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou 162 ocorrências relacionadas com vento forte entre as 0h e as 8h desta segunda-feira. 145 foram quedas de árvores e não causaram vítimas.
Água

Algarve discute falta de água e dessalinização

Passar da conversa à prática foi a ideia base de um debate sobre a falta de água no Algarve. Foram apresentadas boas práticas, a necessidade de novas barragens e de um maior peso político da região.
Animais

Como salvar o seu animal de um envenenamento

Existem dois grupos de venenos. Aquilo que devemos fazer é diferente perante cada um deles: num deve induzir-se o vómito, no outro não se deve fazê-lo. Ouça a explicação do veterinário Nuno Paixão.
Estudo Científico

Cientistas querem ferramenta de proteção ambiental

Cientistas querem consagrar conceito na Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar, de forma a introduzir a ideia de zonas protegidas que acompanhem as espécies à medida que se deslocam.
Ambiente

Golfinhos e gaivotas aparecem mortos no Sado

2971
Aparecimento de animais mortos pode estar relacionado com efeitos das dragagens no rio Sado destinadas a alargar o porto de Setúbal. Ambientalistas querem autópsias para comprovar causas da morte.
Vulcões

Porque é o Taal, um pequeno vulcão, tão perigoso? /premium

110
Taal está numa categoria de vulcões potencialmente tão devastadores como o Vesúvio. Porque a ilha filipina onde se situa fica em cima de uma grande fissura da Terra. Há 266 anos, arrasou a ilha.
Setúbal

Alcochete. Apreendidos 110 mil euros de ameijoa

160
Foram apreendidas 11 toneladas de ameijoa japonesa, no valor de 110 mil euros, num armazém ilegal em Alcochete, em Setúbal. Coima poderá atingir "o valor de 600 mil euros".
Açores

Faial. Registados mais de 4 mil sismos em 3 meses

Foram registados mais de 4 mil sismos, entre 1,0 e 4,7, desde o dia 5 de novembro a oeste da ilha do Faial, nos Açores. Os mais intensos ocorreram em 5 de novembro e 18 de dezembro.
Aquecimento Global

Oceanos. Estudo revela novo recorde de aquecimento

503
Oceanos registaram em 2019 as temperaturas mais altas da história da humanidade, revela estudo. Cientista compara calor gerado por homem em 25 anos a 3,6 mil milhões de explosões da bomba de Hiroxima.
Incêndios

Coalas em risco de extinção em partes da Austrália

640
O impacto dos fogos florestais na Austrália pode implicar que os coalas possam ser declarados espécie em perigo em vários pontos do país. Em algumas zonas podem ter morrido 3 quartos da população.
Austrália

Helicópteros lançam comida aos animais

26917
Centenas de quilos de cenouras e batatas doces estão a ser lançadas de helicóptero para os animais que estão em áreas ardidas, onde não é possível encontrar alimento, conseguem sobreviver.
Acidentes e Desastres

Dois homens morrem na Boca do Inferno

478
Dois homens morreram na Boca do Inferno, em Cascais, este domingo. Estavam a pescar e, na sequência de uma onda, terão sido arrastados.
Câmara Municipal Lisboa

20 mil árvores plantadas em Lisboa

400
Mais de 4.500 pessoas plantaram vinte mil árvores em quatro locais de Lisboa, numa iniciativa que marca o arranque da cidade como Capital Verde Europeia 2020. Objetivo é chegar às 100 mil em 2021.
Sismo

Sismo de 6 na escala de Richter abalou Porto Rico

Um sismo de magnitude 6,0 na escala de Richter abalou hoje Porto Rico, causando vários estragos ao longo da costa sul da ilha, onde terramotos anteriores derrubaram casas e escolas.
Animais

Como avaliar se o meu animal está saudável

Muitas vezes não sabemos avaliar se o nosso animal de estimação está saudável. Ouça as dicas do veterinário Nuno Paixão.
Bulgária

Bulgária. Ministro sob custódia por falta de água

Ministro ficou sob custódia para ser interrogado. Em causa estão os problemas de fornecimento de água em Pernik, que duram há dois meses. Situação tem sido investigada pela procuradoria.
Açores

Mais um sismo sentido na ilha do Faial

O sismo de magnitude de 3,5 foi sentido na ilha do Faial, nos Açores, com epicentro a 29 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo. Foi o segundo em menos de 24 horas.
Austrália

Australianos resgatam animais nos próprios carros

2427
A vida selvagem está a ser devastada pelos incêndios na Austrália. Quase 500 milhões de animais já morreram só em Nova Gales do Sul. Há cidadãos a resgatar animais pelos próprios meios.
Exposições

Oceanário vai ter mais mar

184
A partir de domingo, o Oceanário de Lisboa vai receber uma exposição temporária com peixes de todos os tamanhos, mas também pescadores e desportistas. A mostra é da autoria da bióloga Maya Almeida.
Brasil

Fogos na Amazónia aumentaram cerca de 30%

Os incêndios florestais no maior pulmão verde do mundo passaram de 68.345 em 2018 para 89.178 em 2018. Valor foi 17% inferior a 2017, quando foram registados 107.439 fogos.
Fact Check

Greta Thunberg ignorou os incêndios da Austrália?

161
Imagem sugere que Greta Thunberg passou ao lado dos incêndios florestais na Austrália, embora se tenha indignado com a Amazónia. A ativista sueca fez, no entanto, diversas publicações sobre o tema.
Açores

Açores. Flores recebe 30 toneladas de mercadoria

1014
A Força Aérea levará cinco toneladas de mercadoria e a Marinha está a tratar da "logística" para fazer uma viagem entre a Terceira e as Flores e aí levar 25 toneladas de mercadoria.
Austrália

Austrália. Dez mil camelos podem ser abatidos

1396
Milhões de animais têm morrido nos incêndios australianos. Agora, 10 mil camelos estão em risco de ser abatidos. Andam a roubar água à população e ficaram demasiado agressivos.
Sismo

Porto Rico. Sismo provoca pelo menos 1 morto

Pelo menos uma pessoa morreu e oito pessoas ficaram feridas após um novo sismo de 6,4 ter atingido o sul de Porto Rico. Governo declarou o estado de emergência.
Bloco de Esquerda

Açores. BE tem urgência no abastecimento às Flores

O Bloco de Esquerda defende um abastecimento urgente de bens alimentares e de primeira necessidade à ilha das Flores. O furacão Lorenzo provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros.
Sismo

Mais um sismo em Porto Rico, de magnitude 6,6

Porto Rico tem vindo a ser afetado por uma forte atividade sísmica desde finais de dezembro. A maior perda registada foi a da "Janela do Pacífico", parte do património cultural e natural da ilha.
Alterações Climáticas

Madeira especialmente "vulnerável" à subida do mar

145
Madeira está "particularmente vulnerável" às alterações climáticas, devido à "maior incidência" de eventos extremos e aos "perigos" associados à subida do nível médio do mar, diz cientista da ONU.
Sismo

Sismo de magnitude 5,7 atinge o sul de Porto Rico

Um sismo de magnitude 5,7 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira Porto Rico, sendo o mais forte de uma série de tremores de terra que têm vindo a ocorrer desde 28 de dezembro.
Ambiente

Navio Sagres inicia viagem que passará por Tóquio 

695
O percurso começou este domingo e durará 371 dias. O processo de preparação para esta "epopeia" marítima durou cerca de ano e meio a ser concluído.
Figueira da Foz

Figueira. Cidadãos podem tirar madeira nas praias

831
Os cidadãos que assim o desejarem podem retirar a madeira acumulada nas últimas semanas nas praias da Figueira da Foz, sem que sejam identificados ou multados pelas autoridades.
Animais

Ajudar os animais abandonados. Porque não?

151
Há muitos animais no mundo, mas nem todos estão bem tratados. Para ajudar pode começar por fazer voluntariado nas associações da sua zona, é preciso envolver-se.
Rios

Vinte albufeiras com valores de água acima dos 80%

Vinte albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total. A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.
Sismo

Sismo com magnitude 2,8 no Faial 

Um sismo com magnitude 2,8 na escala de Richter foi sentido na ilha do Faial. Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores diz que a atividade sísmica está acima do normal.
Inundações

Uma história para pensar antes de deslocar aldeias

244
Conter o ciclo das cheias tem de começar na cabeceira das bacias hidrográficas e não se resumir a novas e dispendiosas obras de protecção nos troços terminais dos rios, onde serão sempre insuficientes
Rios

Sabe por que é que Douro está castanho?

894
Não é sempre que lhe vemos esta faceta mutável. O rio Douro acordou da cor da terra. O fenómeno não é natural, mas torna-se fácil de explicar se tivermos em linha de conta descargas das barragens.
Engenharia

"Hoje, fazer uma barragem é impossível" /premium

300
Carlos Mineiro Aires diz que o "fundamentalismo" ambiental impede grandes intervenções, como barragens, mas alerta para as falhas de manutenção das que existem. "Os engenheiros estão preocupados".
Indonésia

Indonésia sofre as piores inundações em 24 anos

As inundações dos últimos dias na Indonésia foram as mais intensas dos últimos 24 anos. Morreram pelo menos 30 pessoas. Especialistas dizem que Jacarta pode ficar totalmente submersa até 2050.
Construção

Bastonário: "Morre-se de frio em Portugal"

111
A fraca qualidade de construção. As cheias e a "solução extrema" de mudar aldeias de sítio. O novo aeroporto e a 3ª travessia do Tejo. Entrevista a Carlos Mineiro Aires, bastonário dos Engenheiros.
Sismo

Açores. As fotos históricas do sismo de há 40 anos /premium

139
A 1 de janeiro de 1980, um sismo matou 51 pessoas e desalojou 20 mil nos Açores. Ali, o fotojornalista Marques Valentim encontrou uma população em luto. As fotos que tirou contam a história.
Água

Lisboa. Preço da água aumenta 18 cêntimos

O novo tarifário entra em vigor na quarta-feira, 1 de janeiro, informou a EPAL. As tarifas especiais para clientes carenciados e para famílias numerosas irão manter-se.
Ovar

Foca recolhida em Ovar com ferimento grave

A foca, um macho juvenil com cerca de 20 quilos, foi transportada para o quartel dos Bombeiros e depois foi entregue a um centro de recuperação na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo.
Irão

Sismo de magnitude 5,4 atinge sul do Irão

Um terramoto de magnitude 5,4 atingiu esta segunda-feira uma cidade no sul do Irão, indicou o centro de sismologia iraniano.
Oceanos

Vídeo capta cherne a engolir tubarão numa dentada

1380
Uma expedição submarina capturou imagens nunca antes vistas que ilustram a importância do tamanho nos peixes predatórios. Nas imagens é possível ver um cherne a engolir um tubarão pequeno.
Sismo

Faial regista sismo de 3,1 na escala de Richter

O tremor foi registado esta manhã a 31 quilómetros a oeste da ilha do Faial. O sismo teve uma intensidade máxima de 3,1 na escala de Richter, na freguesia de Capelo.
Vida selvagem

Morreu Fausta, a rinoceronte mais velha do mundo

406
A rinoceronte negra viveu quase sempre em liberdade e só foi levada para um santuário em 2016, por causa de ataques de hienas. Viveu 57 anos, pelo menos mais 15 do que a esperança média de vida.
Inundações

Cheias. Centro de canoagem vai ser recuperado

A limpeza e início da recuperação do Centro de Alto Rendimento (CAR) da canoagem, em Montemor-o-Velho, inundado pelas cheias no Mondego, começa na segunda-feira, reunindo a 'família' da modalidade.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo em Montemor o Velho, com o dilúvio de 2001

466
Marcelo Rebelo de Sousa visitou as zonas mais afetadas pelas inundações decorrentes das depressões Elsa e Fabien. No final, prometeu voltar para acompanhar o progresso das obras de recuperação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo sobre cheias: "Aprende-se com experiência"

1069
O Presidente da República visitou a zona do Baixo Mondego afetada pelas cheias da semana passada e elogiou a resistências das populações. "Só vendo é que se tem a noção exata."
Austrália

Incêndios na Austrália já mataram 8.400 coalas

2645
O coala é uma das espécies mais características da Austrália, mas encontra-se ameaçado de extinção. Grande parte do seu habitat foi destruído pelos incêndios que assolam o país desde novembro.
África

Militares ingleses contra caça de rinocerontes  

364
Durante 3 meses, uma unidade militar britânica esteve no Parque Nacional Liwonde, junto à fronteira do Maláui com Moçambique, onde realizou uma operação contra a caça furtiva de rinocerontes-negros.
Animais

Como o fogo de artifício pode assustar os animais

161
Nesta altura do ano, o fogo de artifício é regular. Mas o que muita gente não sabe é as consequências dramáticas que pode ter nos animais. O veterinário Nuno Paixão explica-nos tudo.
Barragens

Barragem que governo travou poderia impedir cheias

1746
Barragem de Girabolhos foi cancelada pelo governo em 2016. Ordem dos Engenheiros diz que, sem ela, "será muito difícil" evitar que as cheias no rio Mondego se repitam.
Inundações

Aldeias mudarem de sítio. "Não deve ser tabu"

606
"Não há plano", modelo ou "calendário" para deslocalizar as aldeias mais afetadas pelas cheias. Ordem dos engenheiros diz que "há comentários que são desnecessários".
Economia

A Pesca do Bacalhau em Ílhavo e Gafanha da Nazaré

O antropólogo Nuno Miguel Costa do Museu Marítimo de Ílhavo explica a importância deste eixo na história da pesca do Bacalhau.
Lifestyle

Heroína do asfalto e da natureza

327
Ana é médica do INEM e lida diariamente com situações de emergência. Talvez por isso sinta empatia com ações em nome da sustentabilidade, para salvar o planeta que está em perigo de vida.
Irão

Sismo perto de central nuclear no Irão

O sismo teve o seu epicentro a 38 quilómetros de profundidade e fez-se sentir na província de Bushehr, no sul do Irão, na madrugada desta sexta-feira, perto da única central nuclear do país.
Inundações

CAP: cheias obrigam a olhar para problema da água

O presidente da CAP defendeu a necessidade de olhar para o problema "como algo que precisa de ser melhor enquadrado numa perspetiva de salvaguardar aquilo que virá a seguir".
Tailândia

Tailândia. Elefantes domados à força para turismo

161
A dormir em cimento e em alguns casos malnutridos. Na Tailândia, são usados elefantes para tirar proveito do turismo desenfreado. Só em 30 anos, o número de animais em cativeiro cresceu 30%.
Animais

Ani São-João precisa de "obras urgentes"

A Ani São-João — associação de defesa — promove adoções, resgata animais abandonados ou em situações de negligência, providenciando cuidados de saúde e socialização. As instalações carecem de obras.
Economia

A vida solitária da pesca à linha na Terra Nova

O pescador Zé Miguel, de 82 anos, lembra no "Bacalhau com Todos" os anos em que pescou bacalhau à linha em pequenos dóris nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia.
Ciência

Chimpanzés: cientistas repensam origem da dança

131
O movimento sincronizado de duas chimpanzés no Zoo de Saint Louis e a o balancear ritmado de outros símios em Quioto levaram cientistas a levantar novas hipóteses para a origem da dança.
PSP

Detido homem que matou cão da ex-companheira

239
O homem terá matado, esfolado e esquartejado o animal de estimação da ex-companheira, no Montijo. Foi detido pela PSP. Era já suspeito de outros crimes que tinham como alvo a mesma mulher.
Fact Check

Costa pediu ajuda a Espanha para travar Mondego?

Começou como humor no Twitter, mas foi partilhado no Facebook como se fosse uma frase real de Costa, que teria sugerido que o Mondego nasce em Espanha. É falso que a frase seja do primeiro-ministro.
Açores

Sismo de 3,4 registado ao largo da ilha do Faial

Um sismo com a magnitude de 3,4 na escala de Richter foi registado no dia de Natal ao largo da Ilha do Faial, a 28 quilómetros da costa. Mais de 50 sismos na zona foram sentidos pela população.
Sismo

Sismo de 4,9 registado ao largo da ilha das Flores

181
Sismo foi registado às 11h00 locais (menos uma em Lisboa), a 114 quilómetros de Santa Cruz das Flores.
Economia

"O Bacalhau ainda é rei na gastronomia portuguesa"

O Chefe Luis Gaspar ensina-nos a cozer um bom lombo de bacalhau neste episódio de “Bacalhau com Todos”.  
Sismo

Sismo de 6,3 ao largo da Colúmbia Britânica

Um sismo de magnitude 6,3 foi registado ao largo da costa da Colúmbia Britânica, Canadá, na terça-feira, informou o Serviço Geológico dos EUA. Não é expectável um tsunami.
Açores

Faial e Pico: sismo de 4,2 na escala de Richter

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou às 16:44 locais (menos uma hora do que Lisboa) um evento com magnitude 4,2 na escala de Richter.
Inundações

Caudal do Mondego terá de baixar mais

A água está "a baixar consideravelmente" em todo o vale, mas o caudal do rio Mondego tem de estar abaixo dos 500 m3/s para ficar confinado ao seu leito, afirmou o comandante distrital.
Inundações

Marcelo visita áreas inundadas pelo Mondego sábado

215
Presidente da República desloca-se no próximo sábado, 28 de dezembro, à zona. A situação de cheia no Vale do Mondego está a estabilizar, diz o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho.
Economia

Metade do bacalhau da Noruega vem para Portugal

Johnny Thomassen da Seafood explica que há regiões na Noruega que são dependentes economicamente do apetite português pelo bacalhau.
Governo

Cheias. Ministro sugere que aldeias mudem de sítio

8373
Ministro do Ambiente sugeriu que aldeias que estão em zona de risco de cheias comecem a pensar em mudar de sítio. Autarca diz que Matos Fernandes "tem razão" mas que solução não é viável no imediato.
Economia

"Só há 32 receitas de bacalhau tradicionais"

O gastrónomo Virgílio Gomes conta todos os segredos do bacalhau. Será que adulteramos as receitas? Qual é a melhor forma de o cozinhar?
Meteorologia

Uma noite em claro com “a água a chegar à porta” /premium

133
No espaço de horas, o terreno de Inês transformou-se numa piscina e a casa num tetris de móveis empilhados. A reportagem do Observador nas cheias do vale do Mondego.
Açores

Três novos sismos sentidos na ilha do Faial

Crise sísmica está a ser sentida ao largo da ilha. Desde a noite de sexta-feira que foram sentidos três abalos. O mais intenso teve magnitude de 3,4 na escala de Richter.
Animais

Como proteger o seu animal quando há mau tempo

Conheça os cuidados a ter com animais com o agravamento das condições climáticas. Eles sofrem o mesmo que nós com o mau tempo, por isso é preferível ficar em casa para prevenir sustos.
Afeganistão

Sismo de 6,1 abala Afeganistão e Paquistão

Um sismo de 6,1, com epicentro a 51 quilómetros sudoeste de Jurm, foi esta sexta-feira sentido no Afeganistão e Paquistão. A probabilidade de haver vítimas mortais é mínima, dizem os especialistas.
Economia

O Bacalhau, as águas... o vinho e o azeite!

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, fala sobre a relação entre o bacalhau e as águas portuguesas, sobre o melhor azeite e o melhor vinho para acompanhar o "fiel amigo" na consoada.
Inundações

Maia: as inundações e estradas alagadas em imagens

437
O Maia Jardim foi evacuado por volta das 16h e as inundações chegaram aos pisos de estacionamento da superfície comercial. Havia carros submersos por perto. Veja as imagens do mau tempo no município.
Economia

O que fazer com os restos do Bacalhau?

O chef Júlio Fernandes, o vencedor da Melhor Patanisca de Lisboa de 2018 deixa-nos conselhos preciosos para a Roupa Velha. Mas há mais propostas.
Açores

Sismo de 4,5 sentido na ilha de São Miguel

Um sismo de magnitude 4,5, com epicentro a cerca de 10 quilómetros a nordeste dos ilhéus das Formigas, foi na quarta-feira registado na ilha de São Miguel.
Animais

Há cada vez menos aves em Portugal

142
O pardal, o pintassilgo, a rola-brava, o picanço-barreteiro, a águia-caçadeira e o sisão mostram "declínios dramáticos (de 49% a 80%)" nos últimos 10 a 15 anos diz Sociedade do Estudo das Aves.
Economia

Qual é o melhor tipo de Bacalhau? O salgado verde

Qual é o melhor bacalhau? Qual devemos escolher? Nesta edição, Ricardo Alves, da Riberalves, explica-nos que o segredo pode estar na cor. 
Açores

Segundo sismo sentido esta quarta-feira nos Açores

Um sismo de 4,7, com epicentro a cerca de 30 quilómetros do Capelo, foi sentido nas ilhas do Faial e Pico às 08h51 locais. E às 13h40 foi sentido outro de magnitude 4,4.
Floresta

Trás os Montes ajuda a criar "florestas piloto"

104
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) integra o projeto europeu "ForManRisk" que visa fornecer soluções operacionais e comuns para ajudar à regeneração florestal do sudoeste europeu.
Economia

Porque é que começámos a comer bacalhau?

Álvaro Garrido é professor na Universidade de Coimbra e profundo conhecedor da história marítima portuguesa. Em entrevista na Rádio Observador, explicou a história do consumo de bacalhau em Portugal.
Açores

Despesas de 330 milhões sem visto prévio do TdC

O Tribunal de Contas não vai precisar de inspecionar previamente as despesas relacionadas com os estragos causados pela passagem do furacão Lorenzo nos Açores. Estima-se um custo de 330 milhões.
Meteorologia

Chuva provoca inundações no Alentejo

144
O distrito de Portalegre foi o mais afetado pelas chuvas que causaram inundações também nos distritos de Beja e Évora. Ao todo foram relatadas 32 situações nos três distritos.
Comida

Como é a vida a bordo de um bacalhoeiro?

Três meses e meio no mar, muitas fotos e um livro. O fotógrafo Pepe Brix contou as aventuras da sua viagem num bacalhoeiro para a Terra Nova. É a estreia de Bacalhau com Todos, na Rádio Observador.
Meteorologia

Mau tempo provoca inundações urbanas e derrocadas

A Proteção Civil recebeu "152 ocorrências associadas ao mau tempo, sendo o distrito mais afetado o Porto". Houve inundações urbanas, derrocadas e situações que obrigaram à limpeza da via.
Meteorologia

Chuva provoca 32 inundações 

169
Os 18 distritos do continente e os Açores estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte. A Madeira está sob aviso laranja devido à agitação marítima. Chuva deverá manter-se até quinta.
Açores

Sismo de magnitude 3,7 no Faial e no Pico

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi sentido na noite de sábado nas ilhas do Faial e do Pico, informou este domingo o centro de vigilância sismovulcância dos Açores.
Sismo

Novo sismo sentido na ilha do Faial

O comunicado do CIVISA explica que "o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV" da escala de Mercalli Modificada" nas freguesias de Capelo e da Praia do Norte na ilha do Faial.
Erupção Vulcânica

O caso da White Island

Nos Açores, terra vulcânica e geotérmica como a Nova Zelândia, os Planos de Emergência, salvo os de dois municípios de S. Miguel, constituem pouco mais do que peças decorativas de algumas gavetas.
Brasil

Desflorestação da Amazónia cresce 104% em novembro

261
A desflorestação da Amazónia brasileira aumentou 104% em novembro face ao mês homólogo de 2018. Entre 1 e 30 de novembro foram destruídos 563 quilómetros quadrados da floresta.
Bactérias

Repelente de bactérias inspirado na folha de lótus

Cientistas do Canadá criaram um novo revestimento plástico que dizem ser capaz de "expulsar" qualquer bactéria, que é inspirado no efeito repelente da água da folha de lótus.
Animais

Neste Natal não dê um animal por impulso

166
Ter um animal é assumir um compromisso a longo prazo, por isso não é aconselhável ser-se impulsivo na decisão. Tomar conta de outro ser não é uma questão de posse, é partilha. 
Açores

Vulcanólogo: Açores pode vir a ter mais uma ilha

106
Poderá surgir uma nova ilha nos Açores, entre o Faial e Flores. "Suspeita-se que há movimentos ascendentes no fundo do mar", afirmou o vulcanólogo Victor Hugo Forjaz.
Ambiente

Pinguins e albatrozes das Malvinas ameaçados

139
Estima-se que as temperaturas globais subam 1,5 graus celsius em 100 anos, o que afetará o alimento de vários animais. Espécies das ilhas Malvinas, como pinguins e albatrozes, podem estar ameaçadas.
Canadá

Polvo ataca águia e quase que a consegue afogar

3098
Uma águia foi salva por criadores de salmão quando estava a ser atacada por um polvo gigante. "É uma das coisas mais fixes que alguma vez vi", disse uma das pessoas que a salvou. Veja o vídeo.
Restaurantes

Manna: yoga, meditação e comida saudável no Porto

528
No restaurante reina a comida vegetariana, vegan, orgânica, local e sazonal, nas traseiras há aulas de yoga e meditação. O Manna abriu portas no centro do Porto, mas não lhe falta paz e sossego.
Sismo

8 sismos em 12 horas nos Açores. O que se passa?

126
Sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter foi registado às 8h30 no Faial. Desde as 00h que outros sete sismos de magnitude superior a 3 foram registados na ilha. Especialistas dizem ser normal.
Erupção Vulcânica

Vulcão. Recuperados seis dos oito corpos

Equipa militar neozelandesa recuperou seis dos oito corpos dos turistas desaparecidos após a erupção do vulcão Whakaari que entrou em erupção quando 47 pessoas visitavam a ilha. Há 16 mortos.
Floresta

COP25. Proteção da Amazónia crucial para economia

Um grupo de organizações ambientais e centros de investigação que atuam na Amazónia brasileira apresentaram propostas para "parar a desflorestação e aumentar a produtividade na agricultura".
Setúbal

SOS Sado: tribunal levantou suspensão de dragagens

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada levantou a suspensão inicial das dragagens, revelou a SOS Sado, reafirmando "o risco de arranque da obra a qualquer momento".
Erupção Vulcânica

Whakaari. Operação arriscada para recuperar corpos

Apesar do risco de uma nova erupção, a polícia neozelandesa anunciou que esta sexta-feira vai empreender uma operação especial para recuperar os cadáveres dos oito turistas mortos na Ilha Branca.
Alterações Climáticas

Ministro quer oceanos com "relevância merecida"

Para o ministro do Mar, as resoluções da cimeira do clima da ONU devem dar "a relevância merecida" aos oceanos, que devem ser vistos "como também uma valia que está ameaçada".
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Número de mortos sobe para 16

Duas vítimas internadas não resistiram aos ferimentos. O vulcão Whakaari na Nova Zelândia voltou a libertar lama e vapor e para as próximas 24 horas há um risco de 40 a 60% de haver uma nova erupção.
Índia

Índia. Cada vez mais elefantes morrem atropelados

194
Dois elefantes morreram na madrugada desta quarta-feira, na Índia. Trabalhadores florestais apelam a que os comboios parem de circular à noite para evitar acidentes. Em 5 anos, morreram 26 elefantes.
Nova Zelândia

Piloto relata cenário de horror no vulcão

527
"As pessoas estavam cobertas de cinza e pó. Quando tentávamos pegar nelas a pele ficava-nos nas mãos." O relato de Mark Law, o piloto que esqueceu a sua segurança e salvou 12 pessoas.
Desastres Naturais

Vulcão. Nova Zelândia encomendou 120 m2 de pele 

223
Cirurgiões neo-zelandeses estimam que só nos próximos dias sejam necessárias mais de 500 horas de cirurgias às vítimas de queimaduras causadas pelo vulcão. Algumas têm 95% do corpo afetado.
Sismo

Sismo de 3,2 na escala de Richter sentido no Faial

O sismo de intensidade fraca foi registado às 22:23 (hora local) em três localidades da ilha açoriana. Desde 3 de novembro que a zona oeste do Faial tem registado um aumento da atividade sísmica.
Animais

Há mais 1.840 espécies ameaçadas na Lista Vermelha

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas foi atualizada com mais 1.840 espécies pela União Internacional para a Conservação da Natureza, que afirmou ser preciso uma "ação rápida".
Floresta

A imprevisível mudança da paisagem

114
Eu sei que é coisa que os nossos políticos parecem ignorar, mas... a vegetação cresce! Assim a paisagem vai mudando, muda é para pior, como facilmente comprova com uma visita às áreas ardidas de 2017.
Quénia

Quénia. Assassinados dez rinocerontes brancos

2658
Caçadores furtivos atacaram a reserva de Lewa, em Neru, matando dez rinocerontes brancos. Conseguiram escapar com os cornos dos animais antes de os guardas terem chegado ao local.
Tráfico de Droga

Governo quer reforçar combate à droga no Atlântico

A "criatividade nova por parte de traficantes de drogas" no Oceano Atlântico deve ser combatida com reforço de medidas por parte de Portugal e São Tomé e Príncipe, defendeu o ministro da Defesa.
Sismo

Sismo com magnitude 4,5 atinge centro da Itália

O tremor de terra ocorreu às 04:37, horário local e o epicentro foi localizado a cerca de 25 quilómetros ao norte de Florença, a uma profundidade de nove quilómetros. Não houve vítimas.
Açores

Terceiro sismo sentido em dois dias, no Faial

Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido na madrugada desta segunda-feira no Faial. Desde novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar um aumento da atividade sísmica.
Meteorologia

Sete distritos em aviso amarelo 

Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão a partir da tarde desta segunda-feira em aviso amarelo devido à agitação marítima. O aviso prolonga-se até às 3h de terça-feira.
Animais

A improvável amizade entre um cão e uma girafa 

353
Hunter, um cão de guarda, e Jazz, uma girafa, ficaram amigos ao longo das três semanas que passaram juntos num orfanato na África do Sul. O pequeno Jazz acabou por morrer. Hunter ficou a seu lado.
Brasil

Desflorestação não pára sem ajuda de países ricos

O ministro brasileiro do Ambiente diz que o Brasil está comprometido com a redução de atividades ilegais na Amazónia, mas precisa do apoio dos países desenvolvidos.
Moçambique

Beira. Chuvas intensas lembram "pesadelo" do Idai

As chuvas fortes começaram na madrugada de quarta-feira. Em março, o ciclone Idai matou cerca 604 pessoas no centro do país e afetou 1,5 milhões. Algumas zonas continuam em reconstrução.
Equador

Forte sismo sacode Quito sem causar vítimas

O sismo, de magnitude 4,2 na escala Richter, foi sentido como forte, mas rápido e algumas pessoas informaram que ouviram sons estranhos. Não há, para já, registo de vítimas ou danos materiais.
Sismo

Novo sismo registado no Faial

Sismo foi registado com magnitude 3,5 na escala de Richter. Desde o dia 03 de novembro que a zona oeste do Faial tem vindo a registar "um ligeiro incremento" da atividade sísmica.
Açores

Dois sismos nas ilhas de São Miguel e Faial

O primeiro sismo, de 2,1 na escala de Richter, foi registado a cerca de 3 km da ilha de São Miguel. O segundo, de magnitude 3,2, teve epicentro a 29 km do Faial.
ASAE

ASAE apreende 4 dentes de cria de elefante

376
Os 4 dentes de marfim estavam à venda na internet por 1.500 euros. Foram apreendidos na Figueira da Foz. Proprietário responde por "venda ilegal de espécimes de espécies protegidas".
Animais

Como tornar a casa segura para cães e gatos?

O veterinário Nuno Paixão explica-nos como o podemos fazer.
Ambiente

Que medidas ecológicas implementou a AR?

Com a larga maioria das bancadas parlamentares a apregoarem a defesa do clima e do ambiente, a rádio Observador quis saber que medidas tinham sido implementadas pela Assembleia da República.
Lisboa

LIsboa vai reabilitar chafarizes históricos

662
A EPAL e a Câmara de Lisboa vão restaurar 18 chafarizes pela cidade. A mesma proposta prevê a instalação de 200 bebedouros e a instalação de painéis fotovoltaicos para apoiar a distribuição de água.
Espaço

Detetado o maior buraco negro próximo à Terra

201
O novo buraco negro não é o maior do universo até agora estudado, mas é o que está mais perto do nosso planeta. Tem massa equivalente a 40 mil milhões de vezes a do Sol está a 700 milhões de anos-luz.
Açores

Açores criam novas áreas marinhas protegidas

O Governo Regional dos Açores quer abolir algumas artes de pesca, apoiar o abate de embarcações e estabelecer quotas regionais para algumas espécies. A Federação de Pesca dos Açores não apoia.
Brasil

Brasil autoriza concessão de unidades ambientais

Um novo decreto-lei aprovado por Bolsonaro inclui três unidades de conservação ambiental no Programa de Parcerias de Investimentos. Serão privados a explorar os direitos dos parques a partir de agora.
Veterinária

Vai ser criado um registo de cancro em animais

Vet-OncoNet é uma criação pioneira da Universidade do Porto com o objetivo de registar e de estudar a frequência e a distribuição dos tumores em animais de companhia por todo o país.
Chile

Sismo de 6 na costa norte do Chile

Um sismo de magnitude 6 na escala de Richter foi esta terça-feira registado na costa norte do Chile. Não há relatos de danos.
Água

10 albufeiras com valores de água acima dos 80%

Em novembro, dez das 59 albufeiras monitorizadas apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total. Ave e Mondego eram as que apresentavam maior volume de água armazenada.
Justiça

Cadela disputada por ex-casal fica com a dona

110
O juiz decidiu atribuir a custódia de Kiara, uma cadela que estava ser disputada em tribunal, à dona. Na decisão, pesou o facto de a mulher sempre ter mostrado interesse pelo bem-estar do animal.
Poluição

Cachalote morre com 100 kg de lixo no estômago

1337
O animal, que encalhou numa praia na ilha de Harris, na Escócia, foi encontrado morto. Equipa de especialistas que dissecou o cadáver encontrou 100 kg de lixo marinho no seu interior.
Sismo

Sismo de magnitude 6 na costa do Alasca

Um sismo de magnitude 6 foi registado na madrugada desta segunda-feira próximo da costa do Alasca, não havendo relatos de danos ou vítimas.
Sismo

Açores estão melhor preparados para sismos

Numa altura em que o Faial vive uma crise sísmica, o diretor regional das Obras Públicas defende que os Açores estão melhor preparados para uma crise intensa, devido a uma "cultura de prevenção".
Brasil

Bolsonaro culpa DiCaprio por fogos na Amazónia

1436
O presidente do Brasil acusou o ator norte-americano de ter dado dinheiro para organizações não-governamentais que, segundo acredita, são responsáveis pelos incêndios na floresta.
Algarve

Algarve. Seca obriga a dependência de autotanques

191
A seca do nordeste algarvio está a obrigar populações do interior de Castro Marim a depender de autotanques para terem água potável, já que a chuva não tem sido suficiente para repor reservas.
Animais

A doença súbita que mata cães em poucas horas

A dilatação-torção gástrica afeta principalmente cães de grande porte e pode levar à morte em poucas horas. O veterinário Nuno Paixão explica-nos como a podemos prevenir e os sinais de alerta.
País

A natureza precisa de heróis

117
E nós precisamos da natureza, ou não fizéssemos parte dela. Na realidade, precisamos de procurar forma de coexistirmos pacificamente porque, nesta luta, o Homem será sempre o elo mais fraco.
GNR

Bombarral. GNR resgata 43 cães de canil ilegal

Foram resgatados 43 cães, quatro dos quais são cachorros, por maus-tratos no Bombarral. Os animais encontravam-se num canil construído de forma ilegal e sem autorização de funcionamento.
Albânia

Futura nora do primeiro-ministro entre 51 mortos

137
Kristi Reçi e a família estão entre as 51 vítimas do sismo que abalou a Albânia. As operações de resgate já terminaram. Há ainda 2 mil feridos 4 mil desalojados
Moçambique

Moçambique. 119 ME para construção de estradas

Moçambique vai receber 132 milhões de dólares (119 milhões de euros) para construção de estradas em zonas rurais, que incluem locais afetados pelos ciclones Idai e Kenneth.
GNR

GNR resgata 109 animais de dona que os tratava mal

783
A mulher tinha 109 animais na sua casa em Arruda dos Vinhos em "más condições higienossanitárias". Os animais foram resgatados. A arguida incorre num crime de maus tratos a animais de companhia.
Sociedade

Gastos com casa, luz e água pesam 17,6% 

Em 2018, 17,6% dos orçamentos das famílias portuguesas era destinado à habitação e às despesas com água, eletricidade e gás. Média europeia fixou-se fixou em 24%.
Sismo

Albânia. Número de mortos no sismo sobe para 40

As buscas por sobreviventes nos escombros provocados pelo sismo de terça-feira continuam, por vezes interrompidas devido às réplicas que se fazem sentir. Pelo menos 40 morreram, mas 48 foram salvos.
Albânia

Albânia. Imagens do sismo desta terça-feira

O sismo provocou pelo menos 25 mortos, mais de 600 feridos e 20 pessoas estão desaparecidas. O governo declarou esta quarta-feira um dia de luto nacional.
Austrália

Austrália. Koala salvo foi "posto a dormir"

145
As imagens da mulher que, arriscando a vida, tirou a camisola para o salvar das chamas tornaram-se virais, mas Ellenborough Lewis, o pequeno koala resgatado de um incêndio na Austrália não sobreviveu.
Comissão Europeia

Estratégia marinha. Bruxelas ameaça portugal

A Comissão Europeia exigiu esta quarta-feira que Portugal cumpra "as obrigações de comunicação relativas ao estado ambiental das águas marinhas, ao abrigo da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha".
Açores

Açores. Sismo de 3,8 sentido na ilha do Faial

Um sismo de 3,8 foi na madrugada desta quarta-feira sentido no Faial. Tem sido registado "um ligeiro incremento" na atividade sísmica na ilha desde o início de novembro.
Tailândia

Encontrado cerdo morto com plásticos no estômago

Um cervo com cerca de 10 anos foi encontrado morto na Tailândia com sete quilos de sacos de plástico e outros resíduos no estômago. Animais marinhos têm sido encontrados na mesma situação.
Grécia

Sismo de magnitude 6,0 na Grécia. Não há vítimas

205
Um sismo de magnitude 6,0 (escala de Richter) atingiu esta quarta-feira de manhã a ilha de Creta, na Grécia, não havendo registo de vítimas.
A página está a demorar muito tempo.