Natureza

Moçambique

Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé

Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele e de três colegas desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM).
Gatos

Governo quer todos os gatos com chip até 2021

4.093
Depois dos cães, agora são os gatos que vão ser obrigados a ter chip. Os que já nasceram têm até 2021 para ter um chip — e os que nascerem daqui em diante têm três meses. Quem não cumprir paga multa.
Animais

Polícia desconhece lei para animais em risco

684
Maria da Conceição Valdágua afirma que há casos em que animais estão em risco de vida e as autoridades pensam que não podem intervir. "Se o crime está em execução, eles têm de atuar", disse.
Animais

Leão operado em hospital de humanos

383
Um leão de uma reserva natural da África do Sul foi submetido a uma intervenção cirúrgica num hospital de Pretória destinado a humanos. Caos, assim se chama o leão, sofria de cancro de pele.
Rússia

Ninho de cegonha escapa a onda de fogo gigante

236
Câmaras de vigilância captaram imagens do avanço impressionante de um fogo florestal na Rússia, enquanto o ninho de uma cegonha branca oriental escapava ileso. A espécie está em risco de extinção.
Moçambique

Ciclones. EUA ajuda Moçambique com 97 milhões

Com esta assistência financeira, a ajuda norte-americana a Moçambique sobe para 257,8 milhões de euros. Verbas que contribuem para a "jornada de desenvolvimento" depois dos ciclones Idai e Kenneth.
Natureza

Coalas estão "virtualmente extintos"

4.992
Uma fundação na Austrália avisa que já não há coalas reprodutores suficientes para sustentar a espécie. Animais podem já não existir na próxima geração. Governo australiano foi chamado a atuar.
Animais

Animais.Governo quer sistema para evitar abandono 

1.055
Neste novo sistema, o médico veterinário que tenha marcado um animal de companhia torna-se também responsável pelo registo do animal, ficando assegurada a identificação do proprietário.
Viana do Castelo

GNR apreende 2,5 toneladas de bivalves 

A GNR detetou uma carrinha que transportava ilegalmente os bilvales. Não tinham o tamanho mínimo legal para venda e serão agora devolvidos ao habitat natural. Foi identificado um homem.
Animais

ONG denuncia comércio de burros para a China

264
Cerca de 2.000 burros são mortos por dia no Quénia. O objetivo é extrair da pele um material utilizado numa forma de medicina tradicional chinesa. Os animais são transportados em camiões durante dias.
Cabo Verde

Caravelas-portuguesas chegam a Cabo Verde

130
O aumento da temperatura no mar e as fortes correntes dos últimos dias podem explicar o aparecimento da espécie na praia de Kebra Canela. Ambientalistas alertam para cuidados a ter.
Natureza

Como preservar as populações de urso-pardo? 

O investigador da Universidade de Aveiro Carlos Fonseca defende um plano ibérico de gestão e conservação das populações de urso pardo que reúna dados sobre a biologia e ecologia da espécie.
Sismo

Sismo de 3,1 sentido nos Açores

Um sismo de 3,1 na escala de Richter foi registado às 21:19 locais (mais uma hora em Lisboa) com epicentro a cerca de 31 quilómetros a noroeste dos ilhéus das Formigas, nos Açores.
Desaparecimentos

Encontrado corpo de homem desaparecido em Odemira

O corpo do homem desaparecido desde terça-feira, no mar da praia do Carvalhal deu à costa a cerca de três quilómetros na praia dos Alteirinhos. A vítima é um homem de nacionalidade moldava.
Califórnia

Califórnia. Baleia salta e falha barco por pouco

853
Estavam na água da baía de Monterey centenas de barcos piscatórios e a baleia já tinha vindo à superfície várias vezes. Um fotógrafo antecipou-se e capturou o exato momento do salto.
Municípios

Municípios não querem setor da água privatizado 

A Associação Nacional de Municípios Portugueses considera que o setor da água não pode ser privatizado. O organismo considera ainda que a Águas de Portugal pratica preços demasiado elevados.
Sismo

Papua Nova Guiné. Sismo de 7,5 e alerta de tsunami

Um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter foi registado na Papua Nova Guiné, provocando um alerta de tsunami no país e nas ilhas Salomão.
Mar

Presença de caravela-portuguesa em toda a costa

204
O IPMA alerta para o aparecimento da caravela portuguesa em toda a costa e adverte para que não se toque nos tentáculos mesmo aparentando estar morta, uma vez que podem provocar graves queimaduras.
Zimbabué

Zimbabué. Venda de 93 elefantes rende milhões 

O preço dos elefantes vendidos variou entre 13.500 e 41.500 dólares. O dinheiro recebido pelo país, que tem a maior concentração destes animais, será agora direcionado para a sua proteção.
China

37 focas bebés devolvidas ao mar

100 focas manchadas bebés foram recuperadas de traficantes de animais em fevereiro deste ano, na China. Apenas 61 sobreviveram. Esta sexta-feira, 37 foram devolvidas ao mar.
Ciência

O que há no local mais profundo da Terra? Plástico

5.165
É o recorde do maior mergulho de sempre: 11 km de profundidade. No mais fundo local dos oceanos, foram encontradas novas espécies animais, mas também um saco de plástico e papéis de rebuçados.
Animais

Torre de Moncorvo. 150 animais de volta à natureza

600
O CIARA tem como objetivo tratar e reabilitar aves e outros animais selvagens. Cumpre dois anos de existência e conta com apoio veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Natureza

Urso pardo terá voltado para Espanha

10.938
O urso pardo que chegou a Portugal vindo de Espanha e "roubou" 50 kg de mel já deve ter regressado a casa. Os técnicos não encontram sinais do animal há cinco dias.
Bragança

Bragança combate o cancro do castanheiro

A autarquia de Bragança compromete-se a combater o cancro do castanheiro, assegurando uma dotação de 20 mil euros ao longo de três anos, dos quais, no primeiro ano, serão investidos 10 mil euros.
Sismo

Sismo de 3,5 na ilha do Faial

Abalo foi sentido este domingo na ilha açoriana. Não há feridos ou danos a registar até ao momento, segundo a Proteção Civil.
Sismo

Sismo de magnitude 6,5 entre Panamá e Costa Rica

O tremor de terra não fez feridos nem vítimas mortais. As autoridades dos dois países escolheram não emitir avisos de tsunami.
Desastres Naturais

Moçambique. Nuno Gomes visita Beira

O ex-futebolistas vai participar numa série de eventos solidários numa das zonas mais afetadas pelo ciclone Idai. A visita da FIFA Foundation segue depois para o Malawi e Zimbabué.
Sismo

Sismo de magnitude 3,1 registado nos Açores

Um sismo de magntiude 3,1 na escala de Richter foi sentido na noite de sexta-feira na ilha de São Miguel, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.
Praia

Alerta: há alforrecas na Costa da Caparica

1.147
Junta de Freguesia da Costa da Caparica faz alerta a banhistas antes de fim-de-semana de calor: há alforrecas e caravelas-portuguesas na praia.
Floresta

Projeto financiado pelo Observador ganhou prémio

O projeto de investigação liderado pelo Centro de Estudos Florestais, e financiado pelo Observador, ganhou o prémio Floresta e Sustentabilidade na categoria Inovação e Ciência.
Conservação da Natureza

Berlengas com limite diário de 550 visitantes

410
A possibilidade de definir um limite de visitantes está prevista desde 2008 devido à fragilidade dos ecossistemas insulares
Natureza

Urso-pardo consumiu 50 quilos de mel em Montesinho

5.790
A espécie, considerada extinta em Portugal, esteve no Parque Natural de Montesinho. Antes, passou junto à fronteira, em La Tejera, onde também deixou alguns vestígios da sua presença em colmeias.
Brasil

Ambiente no Brasil vive "momento muito delicado"

A ativista e promotora do projeto "Sentir a Amazónia em Portugal", Lau Zanchi, apela ao apoio da opinião pública e da Europa para que algumas medidas do governo brasileiro não avancem.
Japão

Sismo de 6,3 atinge sudoeste do Japão

Um sismo de magnitude 6,3 na escala de Richter assolou na manhã desta sexta-feira o sudoeste do Japão, sem que se registassem vítimas ou danos. A possibilidade de tsunami já foi afastada.
Moçambique

Idai causa prejuízos de milhões a empresas 

O setor que o ciclone mais afetou foi a indústria, com prejuízos avaliados em 32 milhões de euros. 12 mil pessoas perderam os seus postos de trabalho em empresas e os fluxos financeiros decresceram.
Pesca

Pescadores indignados com limite para sardinha 

162
Bruxelas sugeriu um limite de captura de 10.300 toneladas de sardinha. Portugal e Espanha apenas poderão capturar 10.799 toneladas a repartir pelos dois. Os pescadores defendem que é insuficiente.
Natureza

Portugal confirma a existência de um urso pardo

23.121
As autoridades portuguesas confirmaram a existência em Portugal de um urso pardo, espécie considerada extinta no país, revelou o Serviço Territorial de Meio Ambiente de Zamora.
Animais

Seixal. Autarquia amplia centro de recolha animal

589
A intervenção permite ao centro acolher agora 150 a 200 canídeos, o dobro da capacidade anterior, e melhorar as condições e conforto das boxes. A autarquia sublinhou que os animais não serão abatidos.
Timor-Leste

Tempestade tropical prevista para Timor-Leste

297
Com ventos de 55 km/h, o sistema deverá tornar-se mais forte durante a noite, progredindo lentamente para sul durante a madrugada de quinta-feira, afastando-se de Timor-Leste apenas na sexta-feira.
Moçambique

Moçambique: Número de mortes subiu para 45

O número de mortos provocados pelo ciclone Kenneth no Norte de Moçambique subiu para 45 e a contabilização de pessoas afetadas também subiu de 250.000 para cerca de 254.000.
Sismo

Portugal treme porque o Atlântico está a descascar

2.699
Um investigador português descobriu que o Atlântico está a descascar para encolher até desaparecer. É daí que vem o sismo de 1969. É a primeira vez que esse movimento é observado em flagrante no mar.
Tailândia

Tailândia. Três dias de coroação extravagantes

Os três dias de cerimónias de coroação do novo rei tailandês tiveram desde elefantes a drones. Banguecoque esteve forrada de retratos do novo monarca, o rei Rama X.
Sismo

Descoberta fonte de sismos na costa portuguesa

576
Uma anomalia na crosta terrestre, que vem de uma zona chamada Planície Abissal da Ferradura, situada a 250 quilómetros a sudoeste do cabo de São Vicente, poderá explicar origem dos sismos em Portugal.
Animais

Aumentaram os ataques de cães perigosos

424
O número de ataques provocados por cães perigosos aumentou no ano passado. Especialistas apontam o dedo aos donos e à sobrelotação dos canis que fazem aumentar as matilhas nas ruas.
Matosinhos

Leixões. PSD quer conhecer impacto do paredão

381
O PSD Porto advertiu que o perigo da extensão do quebra-mar é real e apelou ao presidente da Câmara para encomendar um estudo de simulação sobre os impactos da subida do mar na Foz.
Sismo

Papua-Nova Guiné. Registado sismo de 7,2

O epicentro do sismo, considerado forte, foi localizado a 260 quilómetros da capital, Port Moresby. Não há risco de tsunami e o sismo ocorreu às 22h19 de Lisboa.
Rio Tejo

Rio Tejo. Polícia apreende 3 toneladas de amêijoa 

A operação durou todo o dia e as autoridades apreenderam ainda veículos, uma embarcação, balanças e dinheiro. Foram desmantelados três armazéns e identificados suspeitos de tráfico.
GNR

2,6 toneladas de bivalves apreendidas pela GNR 

A GNR detetou duas viaturas que transportavam 2.000 quilos de amêijoa japonesa e 780 quilos pé-de-burro. Foram identificados dois homens. Os bivalves valiam cerca de 22.400 euros.
Estados Unidos da América

EUA condenam manobras de China e Rússia no Ártico 

O secretário de Estado norte-americano considera o Ártico um espaço de poder mundial e de concorrência e condena a militarização russa no oceano e os objetivos expansionistas de Pequim.
Ambiente

Rio Vouga. Iniciativa limpa margens e leito do rio

O objetivo da iniciativa é preservar a biodiversidade do rio e eliminar espécies invasoras. O rio Vouga é um importante elemento para o turismo do concelho e a limpeza visa um troço de 5 km.
Moçambique

Ciclone Kenneth e os danos no norte de Moçambique

Quase todos os negócios afetados ficam na ilha de Ibo mas, no total, foram registados danos em 31 localidades, afirma levantamento realizado pelas autoridades moçambicanas
Conservação da Natureza

Insetos no mundo estão em declínio e isso é grave

469
O aviso foi dado pelo vice-presidente da associação de preservação das borboletas Tagis e dá como exemplo o facto de na Alemanha, em 30 anos, ter havido uma redução de 75% no número de insetos
Ambiente

Estes camarões de água doce tinham... cocaína

2.096
Um estudo científico encontrou vestígios de cocaína em todas as amostras de camarões de água doce retiradas de um condado do Reino Unido. Não era a única substância presente e não é caso único.
Nações Unidas

Moçambique. ONU reforça combate aos abusos sexuais

296
Mulheres têm relatado que foram vítimas de abusos e exploração sexual para terem direito a receber ajuda humanitária após os ciclones que atingiram o país. As Nações Unidas querem combater os casos.
Índia

Vídeo. O rasto de destruição do ciclone Fani

Vidros partidos, árvores caídas e mais de um milhão de evacuações. É este o rastro que o ciclone Fani deixou a cidade de Odisha, na Índia. Os ventos de 180 km/h já fizeram pelo menos três mortos.
Moçambique

Número de afetados pelo ciclone Kenneth aumenta

114
O número de pessoas afetadas pela passagem do ciclone Kenneth subiu para 227.000, numa altura em que os acessos estão a ser restabelecidos e tem sido possível chegar a áreas mais remotas.
Índia

Ciclone Fani na Índia já fez sete mortos

O estado de Odisha está em estado de alerta máximo por causa da tempestade que pode ser a pior dos últimos 20 anos. O ciclone já está a perder força mas já causou pelo menos sete mortos.
Petróleo

Petroleiro com milhão de barris avaria

Um petroleiro Iraniano avariou e está a cerca de 40 quilómetros de Jiddah, a tripulação já foi resgatada e ainda não há confirmação se houve derrame de petróleo.
Ucrânia

Chernobyl. Drone capta imagens de cidade fantasma

1.463
A cidade de Pripyat foi evacuada em 1986. É hoje uma zona deserta devido aos níveis de radioativade. Mas árvores crescem entre os edifícios e um fotógrafo considera-a uma "janela para o futuro".
Moçambique

Idai. Rainha de Espanha ajuda na reconstrução

150
Letizia Ortiz está de visita a Moçambique e Daviz Simango já teve uma audiência com a rainha. O autarca quer "reerguer e reconstruir a cidade" e quer que o reino espanhol "mobilize recursos".
Moçambique

Moçambique. População a salvo mas com fome

Há ainda sete vias cortadas, como as que permitem chegar à ilha do Ibo, onde há 15.000 afetados e são os helicópteros do PAM estão a levar ajuda alimentar para o local.
Inundações

Canadá. Cheias obrigam a retirada das pessoas 

Milhares de canadianos foram obrigados a abandonar as suas casas devido às chuvas intensas e subida do nível das águas. Até agora, as inundações de primavera mataram apenas uma pessoa.
Moçambique

Kenneth. Número de mortos pode ir além dos 38 

O governante admite que o número de afetados também pode subir. As más condições atmosféricas continuam a dificultar os trabalhos das autoridades para chegar à população.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)