Natureza
Animais

Centro da Maia vai ter cirurgia experimental

O Centro para a Saúde Humana e Animal, "o primeiro com esta vocação", vai dispor de valências para cirurgia experimental e para cirurgia de cavalos e vai nascer na Maia.
País

Leslie: 1,4 milhões de euros de apoio a municípios

O Governo emitiu um despacho na quarta-feira que permite autorizada a celebração de contratos de auxílio financeiro aos municípios afetados pelo furacão Leslie há um ano.
Jardim Zoológico

Macaco que fugiu do zoo já foi capturado

110
O macaco que fugiu do Jardim Zoológico de Lisboa, e que foi visto a andar pelas ruas de Lisboa esta quinta-feira, já foi encontrado e devolvido e encontra-se em observação no Hospital Veterinário.
Desportos Radicais

Miranda do Douro traz 600 desportistas para o rio

O Duero-Douro Challenge é um evento desportivo que explora o Douro internacional. Para a primeira edição estão já confirmados 600 atletas dos desportos de montanha, do caiaque às corridas e à BTT.
Animais

Vídeo chocante expõe abusos contra animais

1110
Vários animais sofreram abusos durante testes num laboratório em Hamburgo. O vídeo divulgado por um ativista infiltrado, que mostra macacos, cães e gatos em sofrimento gerou revolta em várias ONG.
Filipinas

Sismo nas Filipinas. Centro comercial evacuado

Segundo a USGS, o sismo de magnitude 6,4 ocorreu a uma profundidade de 14 quilómetros. Até ao momento, não há registo de vítimas mortais.
Alqueva

"Praga" de mexilhão-zebra: PSD questiona UE

Os eurodeputados do PSD Cláudia Monteiro de Aguiar e Álvaro Amaro questionaram a Comissão Europeia sobre medidas para "evitar a disseminação da praga de mexilhão-zebra ao Alqueva".
Sintra

Sintra vai ter Centro de Interpretação da Natureza

100
É o primeiro no parque na região e vai ser inaugurado com várias visitas dos mais pequenos. Lá dentro há viveiros, materiais didáticos e ferramentas digitais para ver como era a área noutro tempo.
Caça

Açores proíbem caça ao coelho-bravo em São Miguel

Surto da Doença Hemorrágica Viral obrigou à interdição da caça ao coelho-bravo na zona ocidental de São Miguel até 31 de dezembro. A medida foi anunciada esta quarta-feira pelo Governo dos Açores.
Água

Guadiana ganha rede de gestão da qualidade da água

O projeto Valagua pretende "contribuir para a articulação das redes" de monitorização da qualidade de água que já existem nos dois lados da fronteira, afirma um dos responsáveis.
Desastres Naturais

Incêndios. Proteção Civil vigilante até fim do mês

A Proteção civil vai manter um elevado nível de prontidão na resposta aos incêndios. Apesar do fim do Verão, o número de incêndios continua alto e existe a necessidade de "plena vigilância".
Açores

Furacão Lorenzo. 330 milhões de euros em prejuízos

O furacão Lorenzo provocou um prejuízo de 330 milhões de euros em áreas como infraestruturas portuárias e outros equipamentos públicos, na habitação, nas pescas, na agricultura e no setor empresarial.
Japão

Japão. Tufão Hagibis já fez mais de 50 mortos

O número de mortos continua a subir e quase 400 mil casas estão sem eletricidade no Japão, devido à passagem do tufão Hagibis. Mais de 100 mil operacionais participam em operações de resgate.
Água

Barragem do Sabugal. Revisão da gestão da água

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, o problema da falta de água naquela albufeira deve-se à exploração de água que "foi autorizada ao limite".
Japão

Japão. Pelo menos 7 mortos após passagem do tufão

Mais de 100 pessoas ficaram feridas na sequência da tempestade, que atingiu o centro e o leste do Japão com chuvas torrenciais e ventos fortes.
Pesca

Governo quer equilíbrio na pesca da sardinha

Ministra do Mar diz ter em conta "desejo legítimo" da comunidade piscatória de aumentar quotas, mas fala na necessidade de "crescimento sustentável" da espécie. Atualmente, diz, há mais sardinha.
Japão

Japão: 56 mortos e 200 feridos à passagem do tufão

160
Tufão Hagibis chegou ao Japão e atingiu sobretudo zona de Tóquio. Último balanço é de, pelo menos, 56 mortos e mais de 200 feridos. Mais de sete milhões pessoas foram aconselhados a deixar as casas.
Pesca

Pesca da sardinha proibida a partir deste sábado

128
A pesca e a descarga da sardinha são proibidas a partir deste sábado de forma a garantir a sustentabilidade do recurso, estipulou o Governo.
Governo

Furacão Leslie. Apoios do Governo estão por pagar

378
Os prejuízos provocados na região Centro em outubro de 2018 continuam sem apoio governamental, com exceção dos agricultores do Baixo Mondego, assumem autarcas e um responsável do setor agrícola.
Japão

Tufão Hagibis provoca um morto no Japão

Espera-se que o tufão, classificado como "muito forte", atinja a zona centro e leste do país esta noite, com rajadas de vento até 216 quilómetros por hora.
Moçambique

Idai. Parceiros apoiam com tendas para eleições

União Europeia e a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento disponibilizaram 265 mil euros para a compra de 120 tendas, que serão usadas para momento eleitoral nas zonas afetadas pelo ciclone.
Animais

Animais mais velhos também aprendem!

Os animais aprendem a vida inteira, cabe aos donos ensiná-los. Descubra as técnicas com o veterinário Nuno Paixão.
Poluição

Rio Dão. Quercus e AZU denunciam poluição

139
A Quercus e a AZU referem que, neste momento, na Ribeira de Calva, apenas corre “água proveniente dos esgotos, sem a presença de água natural do curso de água”.
Natureza

Há menos insetos em Portugal

 A lista dos invertebrados em risco de extinção em Portugal será conhecida em 2021, mas os especialistas já têm a certeza de que há falta de informação e de que “há menos insetos de forma geral”.
País

A tempestade Leslie um ano e 120 milhões depois

Foi há mais ou menos um ano que o furacão Leslie passou por Portugal: ventos nunca antes registados e danos avaliados em 120 milhões de euros. A Figueira da Foz foi uma das localidades mais afetadas.
Ambiente

Castro Marim está a distribuir água em camiões 

Câmara de Castro Marim, uma das zonas mais afetadas pela seca no distrito de Faro, está a distribuir água em camiões a cerca de 30 povoações. De acordo com a autarquia, poços de água estão a secar.
Animais

Sines constrói centro de recolha de animais

727
Começaram em Sines as obras para um novo Centro de Recolha Oficial de Animais. O investimento de 197 mil euros deve ficar completo em fevereiro do próximo ano.
Poluição

Tartaruga bebé morre por ingerir plástico

3374
Na autópsia foram encontrados restos de plástico no trato gastrointestinal da tartaruga. Assistente de reabilitação de tartarugas na Gumbo Limbo Nature Center apela à redução do uso de plástico.
Ambiente

Papeleiras investem 4 milhões em luta aos fogos

João Castelo Branco, da Navigator, falou à Lusa sobre os investimentos da indústria na prevenção de incêndios, o uso dos bio-resíduos gerados pela atividade papeleira e a neutralidade carbónica.
Rio Tejo

Espanha não cumpriu caudais do Tejo, diz movimento

"Espanha não cumpriu com os caudais acordados com o nosso país na Convenção de Albufeira", denuncia o proTejo, que acrescenta que situação originou "caudais com elevada irregularidade".
Madrid

Praga. Madrid vai eliminar 12 mil periquitos-monge

4039
Periquitos-monge existem em abundância na capital espanhola e são agressivos e portadores de doenças. Autarquia quer caçar animais e esterilizar ovos para controlar populações.
Bélgica

Bélgica. 30 mil euros para ajudar a encontrar lobo

520
Naya foi o primeiro lobo selvagem a ser detetado na Bélgica em cem anos e está desaparecida desde maio. Estava grávida e foi vista pela última vez num bosque. Associações ecologistas culpam caçadores.
Açores

Açores. Porto das Lajes reaberto "muito em breve"

O Governo Regional diz que o porto ficou "totalmente destruído", mas estima que, “em meados da próxima semana", a limpeza do local esteja concluída. Marinha e Força Aérea participam nas operações.
Cão

Cão encontrado um mês depois do furacão Dorian

253
Um cão, a quem deram o nome de "Miracle", foi encontrado três semanas depois do furacão Dorian graças a um drone com detetor de infravermelhos.
Elefante

Seis elefantes morrem ao cair de cascata

2894
O acidente ocorreu depois de uma cria de três anos ter escorregado. O seu corpo foi encontrado junto à cascata e os corpos de outros cinco foram encontrados nas proximidades.
Furacão

Forças Armadas avaliam acessos ao Porto das Lajes

Os militares dos três ramos das Forças Armadas constituem-se como equipa avançada para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores e de outras infraestruturas.
Ambiente

Tartaruga mais velha de África morre aos 344 anos

1151
Alagba significa na língua iorubá o mais velho. A tartaruga, do sexo masculino, vivia há séculos no palácio do rei de Ogbomoso, na Nigéria, terra do grupo étnico iorubá.
Animais

Que direitos têm os animais?

100
Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Açores

Furacão. Estradas abertas nos Açores

Depois da passagem do Lorenzo, apenas nas ilhas do Faial e do Pico se registam ainda troços de estrada condicionados. Nas Flores, continuam os trabalhos de limpeza e remoção de detritos.
Animais

Registar cães, gatos e furões vai custar 2,5 euros

5904
O registo é obrigatório e quem não o fizer pode ser condenado a pagar multas que variam entre os 50 e os 3.740 euros ou de 44.890 euros (se for pessoa coletiva) podendo ainda ficar sem os animais.
Açores

Crise energética decretada nas Flores e Corvo

Governo Regional decretou situação de crise até 31 de outubro, devido aos estragos nas ilhas. Vasco Cordeiro destaca inexistência de vítimas e afirma que população vai ajudar na reconstrução.
Açores

Açores. Sismo de 3,1 sentido no Faial

O sismo foi registado às 23h42 de quarta-feira com epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo, ilha do Faial. Sismo é sentido no mesmo dia em que o Lonrezo passou pelo arquipélago.
Antártida

Microplásticos detetados em pinguins na Antártida

Equipa de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia analisou dieta dos animais e verificou que amostras de fezes continham microplásticos.
Açores

Lorenzo, o furacão "anormal" que assusta os Açores /premium

137
Explicador. É o furacão mais potente de sempre a chegar tão perto da Europa. Chega aos Açores e traz ondas fortes ao continente na 5ª-feira. O que torna esta tempestade "especial", mas não inédita?
Furacão

Furacão Lorenzo. Altice ativa gabinete de crise

A operadora anunciou esta terça-feira que ativou o gabinete de crise devido à passagem do furacão Lorenzo nos Açores e iniciou plano preventivo para mitigar "todos e quaisquer danos" nas comunicações.
Moçambique

Idai. 300 famílias voltam para zonas de risco 

Na sequência do ciclone Idai, em Moçambique, um grupo de cerca de 300 pessoas tinha sido realojado em março na região de Nomiua, mas a falta de espaço obrigou-as a regressar às zonas de risco.
Maus-tratos a Animais

Falso veterinário investigado por morte de cães

788
Um homem de 30 anos está a ser investigado pela PSP de Leiria por alegadamente se fazer passar por veterinário para adotar cães. Várias denúncias dizem que os matava e filmava no processo.
Água

"Portugal consome mais água do que deve"

561
ANP/WWF diz ser necessária uma redução de consumos e um aumento da eficiência no uso da água, defendendo os ecossistemas aquáticos saudáveis como os melhores aliados contra as alterações climáticas.
Água

Barragens com menos água em setembro

Das 59 albufeiras monitorizadas, 26 apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total. A bacia do Sado (28,1%) era a que apresentava a menor disponibilidade no final do mês.
Açores

Lorenzo. Energia restabelecida no final da tarde

439
Linhas de alta energia estão a ser reparadas. Energia deve ficar restabelecida até ao final da tarde. Há uma conduta de água danificada, mas não compromete acesso das populações.
Desastres Naturais

Tempestade mata duas pessoas na Europa central

Duas pessoas morreram devido a uma tempestade que atingiu a Europa central, levando à interrupção dos serviços ferroviários e deixando milhares de famílias sem eletricidade em casa.
Furacão

Lorenzo. Bombeiros e Proteção Civil reúnem-se 

"Será uma reunião para limar arestas, porque, em boa verdade, já fizemos todos o nosso trabalho de casa", explicou à agência Lusa Nuno Henriques, comandante do corpo de Bombeiros Voluntários do Faial.
Sata

Furacão Lorenzo. 900 passageiros da SATA afetados

Azores Airlines que assegura as ligações com o exterior estima que sejam afetados 500 passageiros. No caso da SATA Air Açores, que garante as ligações interilhas, deverão ser afetados 400 passageiros.
Açores

Lorenzo põe Açores sob aviso vermelho

As ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores vão estar sob aviso vermelho devido ao furacão "Lorenzo", que passou esta segunda-feira para a categoria 2.
Entrevista

Europa no Médio Oriente? "Impossível até existir" /premium

Deixou a vida confortável na Califórnia e voltou ao sul do Iraque para recuperar os pântanos onde cresceu, destruídos a mando de Saddam Hussein. Prémio Goldman, Azzam pede cooperação no Médio Oriente.
Évora

Sismo de magnitude 2,3 sentido perto de Mourão

O sismo de magnitude 2,3 foi registado às 6h41 e o epicentro foi localizado a cerca de 9 quilómetros no norte-nordeste de Mourão, no distrito de Évora. Não há registo de danos pessoais ou materiais.
Serralves

80 mil visitantes na Festa do Outono em Serralves

Passaram durante o fim de semana na XI edição da festa que celebra o outono em Serralves 79.091 pessoas, a maior afluência de sempre. Maioria quer voltar no próximo ano.
Açores

Furacão Lorenzo. Costa prometeu apoio aos Açores

102
O primeiro-ministro disponibilizou aos Açores todo o apoio que vier a ser necessário com a passagem do furacão Lorenzo que deverá atingir todo o arquipélago na quarta-feira.
Animais

Produtores devem registar galinhas poedeiras 

Criadores com mais de 100 galinhas poedeiras devem proceder ao registo dos seus animais, avisa a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. Registo visa controlar as alterações dos efetivos.
Animais

Ursos polares estão a ficar sem comida

1778
A perda de gelo no Ártico está a afetar a alimentação dos ursos polares, alerta um especialista da Polar Bears International, uma organização de conservação de ursos polares sem fins lucrativos.
Natureza

Os polvos sonham. E mudam de cor quando o fazem

208
A teoria não é nova entre os cientistas, mas o facto foi registado em vídeo como nunca tinha acontecido até agora e revelado por um novo documentário da PBS.
Oceanos

Oceanos com mais plástico e fármacos

Os oceanos e mares mundiais melhoraram em contaminantes antigos mas pioraram em tudo o resto, desde a acumulação de plástico aos fármacos encontrados na água.
Furacão

Açores. Furacão Lourenzo pode atingir 180 km/h

1355
O furacão poderá chegar aos Açores na próxima semana. IPMA admite rajadas de vento de 180 km/hora nas ilhas do Faial e do Pico, um cenário que não se regista no arquipélago há 20 anos.
Rádio Observador

A obesidade nos cães e gatos 

As melhores opções para combater a obesidade nos cães e gatos. As chave passa pela alimentação e exercício. Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Furacão

Furacão Lorenzo deverá afetar Açores na quarta

O Lorenzo deverá atingir os Açores na quarta, embora perca intensidade à medida que se for aproximando do arquipélago. O furacão é de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, que oscila entre 1 e 5.
Sustentabilidade

Protegeu a Amazónia e agora viu-a arder

124
Há 13 anos, Tarcísio Feitosa recebeu o “Nobel do Ambiente” por defender a Amazónia. Agora viu-a destruir-se com os incêndios, “numa ação deliberada” de quem se quer apoderar de terras desprotegidas.
Poluição

Setúbal: 165 toneladas de lixo recolhidas

Uma campanha desenvolvida em 33 praias das zonas de Almada, Sesimbra e Setúbal, entre 22 de junho e 15 de setembro, permitiu recolher 165 toneladas de resíduos para reciclagem.
Meteorologia

Furacão Lorenzo pode chegar aos Açores

O Lorenzo, que está perto de Cabo Verde, irá começar a deslocar-se para norte. Será nesse quadro que poderá afetar o arquipélago, ainda que nesta altura não seja possível prever com que intensidade.
Desastres Naturais

Paquistão. Sobe para 37 número de mortos em sismo

O número de mortos causados pelo sismo que atingiu na terça feira a zona de Caxemira controlada pelo Paquistão aumentou para 37. A área mais atingida foi o distrito de Mirpur.
Incêndios

Incêndios florestais pintam Indonésia de vermelho

114
Fumo, pouca luz e quase um milhão de pessoas com graves infeções respiratórias: é este o resultado dos graves incêndios florestais que têm devastado o país do sudoeste asiático.
Paquistão

Paquistão. Sismo de magnitude 5,8 mata 22 pessoas

Vinte e duas pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas na cidade de Mirpur após sismo na Caxemira paquistanesa, que teve uma intensidade de 5,8 graus na Escala de Richter. Veja aqui fotos.
Touradas

Clube Taurino Povoense anuncia corrida de touros

Clube Taurino Povoense anuncia corrida de touros a 13 de outubro, desafiando decisão autárquica. "Os poveiros, os aficionados do Norte vão encher a praça, porque a Póvoa é terra que gosta de tourada".
Oceanos

Procuram-se voluntários para a Antártida

A ONG Ocean Conservancy e o Airbnb estão a oferecer viagens a cinco voluntários para se juntarem a uma missão de pesquisa científica.
Maus-tratos a Animais

Associação madeirense salva cadela presa há 8 anos

2661
Kitty estava presa a uma árvore numa propriedade desabitada. A associação madeirense Ajuda a Alimentar Cães, que a libertou, está agora a pedir donativos para tratamentos.
Albânia

Maior sismo dos últimos 30 anos faz 68 feridos

120
O sismo ocorreu pelas 13h deste sábado, a seis quilómetros de Durres, e foi seguido por outros dois de menor intensidade. Abalos foram sentidos na capital albanesa, Tirana. Não há registo de mortos.
Natureza

Há um "conflito sério entre pessoas e natureza"

1045
António Guterres esteve na abertura da Cimeira da Ação Climática para a Juventude. Ao lado de Greta Thunberg, o secretário-geral da ONU admitiu um "conflito sério entre pessoas e natureza".
Animais

Os animais também sentem saudades?

Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Conservação da Natureza

EUA perderam 3 mil milhões de pássaros em 50 anos

174
Um estudo publicado na Science dá conta de três mil milhões de pássaros a desaparecerem desde 1970 nos EUA, 30% de toda a população. Entre os motivos estarão prédios espelhados, pesticidas e gatos.
Universidade de Coimbra

Coimbra. Criadores de vaca Cachena contra medida

Presidente da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca classificou como "drástica" e "despropositada" a decisão da Universidade de Coimbra de eliminar consumo de carne nas cantinas.
Startups

Startup portuguesa integra programa da Google

164
A plataforma portuguesa de subscrição de comida canina foi convidada pela Google para participar no programa Startups Growth Lab, em Madrid. É a única portuguesa entre as dez selecionadas.
GNR

GNR multa 92 caravanistas por "campismo selvagem"

3755
Caravanas estavam em locais não autorizados para pernoitar, nas localidades de Sines, Milfontes e Aljezur. GNR diz que prática afeta parques de campismo e incomoda quem está a passar férias.
Espanha

Espanha. Mau tempo já matou sete pessoas

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado este terça-feira, elevando para sete o número de mortes devido ao mau tempo.
Argentina

Orcas dão à costa na Argentina. Seis foram salvas

Sete orcas encalharam na praia de La Caleta, na Argentina. Biólogos e bombeiros conseguiram devolver seis ao mar, mas uma morreu no decorrer da operação. Desconhece-se o que causou o incidente.
Moçambique

Moçambique. Espécies de faina e flora descobertas

247
Mais de mil espécies de animais e plantas foram encontradas na Área de Conservação de Chimanimani, província de Manica, centro de Moçambique, incluindo um tipo de morcego nunca antes visto.
Fotogaleria

Chuvas deixaram o sudeste espanhol debaixo de água

179
Três dias de chuvas intensas no sudeste de Espanha mataram seis pessoas e forçaram milhares a deixar as suas casas. A região ainda não está fora de perigo. Veja as imagens das inundações.
Planeta Terra

"O Futuro da Terra" em discussão no Teatro Camões

Debate "O Futuro do Planeta" vai ser discutido por um diplomata dos EUA e uma oceanográfica. Querem alargar os conhecimentos sobre a Terra. Encontro acontece este domingo.
Açores

Açores. Proteção do mar não se faz sem pescadores

Numa conferência sobre o ambiente, o presidente do Governo dos Açores falou do objetivo de classificar 15% do mar açoriano como área protegida e da importância de envolver quem trabalha no mar.
Animais

Lisboa. Manifestação contra consumo de animais

2417
Mais de uma centena de ativistas manifestaram-se em Lisboa pelos direitos dos animais e pelo veganismo como estilo de vida, argumentando que consumir animais é condená-los à crueldade.
Ambiente

"Quando Trump diz que os jornais mentem, é Orwell"

O escritor norte-americano está em Lisboa e falou no encontro "O Futuro do Planeta" sobre a forma como o mundo e as sociedades humanas evoluíram — e diz que é preciso compreender o presente.
Animais

Os cães-heróis no 11 de Setembro

151
Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Animais

As imagens do resgate que tornou uma cadela famosa

489
O esforço de uma cadela para salvar os filhos está torná-la famosa. O vídeo divulgado pela organização Animal Aid conta com mais de seis milhões de visualizações. Os cachorros foram salvos.
Animais

Vídeo. Cadela luta para resgatar filhos enterrados

2733
Com 6,5 milhões de visualizações, tem final feliz o vídeo que mostra cadela a chorar e a pedir ajuda para resgatar os filhos soterrados depois de uma chuva que destruiu a casa em que moravam.
Moçambique

Moçambique. 500 mil pessoas em risco de inundações

Mais de 500 mil pessoas estão em risco de ficarem inundadas na época chuvosa 2019/2020 em Moçambique, prevendo-se a ocorrência de chuvas normais com tendência acima do normal.
Furacão

Dorian. Número de desaparecidos cai para 1.300

Na quarta-feira, o porta-voz da NEMA, Carl Smith, indicou que o número de desaparecidos nas Bahamas estava fixado em 2.500, alertando, porém, que os registos ainda não tinham sido reconciliados.
Vida selvagem

40 fotos do prémio mais divertido da vida selvagem

2848
As 40 finalistas do concurso das fotos mais divertidas do mundo selvagem já foram divulgadas. A um mês de se conhecerem os vencedores, veja aqui as imagens a concurso. E ria-se com a natureza.
Economia

Reciclar a água (do teste) da chuva

Também na luta contra o desperdício de água, a SEAT dá cartas. Até 2025 a marca conta reduzir o seu consumo até 38%.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Animais

Castração e esterilização de animais

Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Animais

Castração e esterilização de animais

Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Furacão

2.500 desaparecidos e 50 mortos nas Bahamas 

Cerca de 2.500 pessoas continuam desaparecidas nas Bahamas, mais de uma semana após a passagem do furacão Dorian que matou, pelo menos, 50 pessoas, e deixou mais de 200 mil pessoas sem luz no Canadá.
Animais

Ciência. Salvar rinocerontes com embrião in vitro

104
Cientistas e conservadores da natureza criaram com sucesso dois embriões de rinoceronte-branco do norte, para a preservação desta subespécie africana quase em extinção.
Alterações Climáticas

Canadianos abandonam zonas em risco de inundações

Furacões, tempestades, inundações, as alterações climáticas têm desalojado milhares. No Canadá, a população é obrigada a abandonar as habitações. Nos EUA, continua-se a construir em zonas de risco.
Crónica

O Verão /premium

Quando as coisas “impossíveis” acontecem é como um certificado: sabemos que podem acontecer e por isso, voltar a acontecer. O desconsolo é maior que o consolo.
Furacão

Falta de vistos para os EUA retém 119 pessoas

Sobreviventes do furacão Dorian não podem entrar nos Estados Unidos da América por falta de vistos. Segundo as autoridades americanas, trata-se de uma questão empresarial com a empresa Balearia.
Noruega

Noruega. Doença mistério já matou dezenas de cães 

287
Doença causa vómitos e diarreia nos animais. Dezenas de cães já morreram e a doença foi reportada em vários pontos da Noruega. Autoridades locais já emitiram alertas.
Furacão

Furacão Dorian. Milhares deslocados nas Bahamas

Cerca de 4.500 pessoas foram já deslocadas das suas casas nas ilhas Abaco e Grand Bahama, as mais devastadas após a passagem do furacão Dorian pelas Bahamas. Número de mortos subiu para 45.
Desastres Naturais

Dorian deixa mais de 200 mil canadianos sem luz

Apesar de não ter provocado mortes, o furacão foi considerado como o pior a afetar a costa atlântica do Canadá desde Juan, em 2003, que atingiu a cidade de Halifax, causando a morte de seis pessoas.
Ambiente

Há um renovador de ar natural escondido no mar

1389
É uma espécie relva marinha e armazena carbono 35 vezes mais rápido do que as florestas tropicais, diz um estudo da Universidade de Swansea, no Reino Unido. Vai ser multiplicada pela costa de Gales.
África

África. Países podem deixar convenção animal

Países como Namíbia, Tanzânia, Botsuana e Zimbabué ponderam retirar-se da convenção. Manifestaram desagrado por considerarem que as suas reclamações foram ignoradas na última reunião.
Desastres Naturais

Canadá com fortes chuvas e ondas de 20 metros

O furacão Dorian chegou na noite de sábado à província ao leste do Canadá trazendo consigo fortes chuvas e ondas de 20 metros, segundo os serviços meteorológicos.
Açores

Sismo sentido no Faial

Um sismo com magnitude 2,7 na escala de Richter, e epicentro a cerca de 32 quilómetros a oeste do Capelo, foi sentido na última noite na ilha do Faial, adiantou a Proteção Civil dos Açores.
Brasil

Amazónia património da humanidade? "É 'bobagem'"

183
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional brasileiro contesta estatuto concedido pela UNESCO em 2003 a parte da Amazónia. E recusa que a floresta brasileira seja o pulmão do mundo.
Desastres Naturais

Furacão Dorian. 43 mortos nas Bahamas

O balanço da passagem do furacão Dorian pelas Bahamas subiu de 30 para 43 o número de mortos, um registo que pode ainda aumentar, de acordo com dados oficiais divulgados na sexta-feira.
Animais

Animais domésticos não são uma construção social

1648
Há uma espécie de socialismo utópico da relação homem-animal que tem vindo a ganhar influência na sociedade, catapultada por iniciativas animalistas do PAN e de outros partidos da esquerda parlamentar
Conservação da Natureza

Portugal está a perder biodiversidade

Tribunal europeu decretou que Portugal falhou na declaração de 61 sítios como zonas especiais de conservação. Liga Proteção da Natureza mostra-se "preocupada" e "lamenta a condenação".
Animais

Dar banho ao cão... E ao gato

Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Furacão

Dorian. UE avança com 500 mil euros às Bahamas

O financiamento, segundo um comunicado da Comissão Europeia, destina-se a responder a necessidades urgentes como abrigo, água, higiene e alimentação. Dorian já chegou à Carolina do Norte, nos EUA.
Justiça

Maurice, o primeiro galo a ganhar um processo 

728
Galo era acusado de cantar às 4h pelos vizinhos recém-chegados de uma zona metropolitana francesa. Oficial classificou o canto como "meramente audível" e os acusados terão de pagar mil euros à dona.
Furacão

Bahamas. Depois do Dorian só restam destroços

Nas Bahamas, a população começa a percorrer os destroços deixados pelo Dorian. Há 70 mil pessoas que precisam de ajuda. O Dorian matou 30 pessoas e causou prejuízos de 6 mil milhões de euros.
Ambiente

UNESCO quer reforçar proteção da Amazónia e mar

UNESCO quer proteger bens comuns da humanidade, como a Amazónia, a grande barreira de coral, a floresta tropical africana e o mar. Para isso instou os países a reforçarem mecanismos de defesa.
Presidente Trump

Dorian. Gráfico de Trump foi alterado?

124
Trump disse que o Alabama seria atingido pelo Dorian, os serviços de meteorologia desmentiram. Trump insistiu e mostrou um gráfico oficial, mas tinha uma linha extra que parece desenhada a caneta.
Estados Unidos da América

Dorian. Homem compra 100 geradores para vítimas

332
O momento foi testemunhado por uma pessoa num supermercado na Florida. O homem não quer ser conhecido e pagou pelo material 44 mil euros. Barcos vão fazer chegar equipamento aos afetados.
Açores

Açores. Dois sismos no Faial em menos de 6 horas

142
O primeiro sismo ocorreu às 13h38 locais, com uma magnitude de 3,2. O segundo foi sentido às 17h43, com uma magnitude de 3,3. Tiveram epicentro a 32 e 29 quilómetros a oeste do Capelo.
Ambiente

Amazónia. Chefes de Estado lançam "apelo global" 

Os Presidentes do Equador, da Colômbia e do Perú, bem como o ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, reúnem-se na sexta-feira sobre a Amazónia.
Estados Unidos da América

Smart na cozinha para não voar com furacão Dorian

2847
Com a ameaça de aproximação do furacão Dorian aos Estados Unidos, um casal da Florida recuperou uma aposta antiga e protegeu o carro dentro da cozinha.
Furacão

Destruição nas Bahamas: já há 30 mortos

Na Georgia e Carolina do Sul, pessoas estiveram sem energia, mas furacão enfraquece. Nas Bahamas, a principal cidade das ilhas Ábaco ficou destruída e já são 30 os mortos. Veja aqui as fotos.
Água

23 albufeiras com menos 40% de água em agosto

As bacias do Sado (32,8%) e do Barlavento (39%) tinham os níveis mais baixos de armazenamento no final de agosto, enquanto as do Mondego (70%) e Cávado (67%) tinham a maior disponibilidade.
Brasil

Champalimaud premeia combate à cegueira no Brasil

Três organizações ofereceram cirurgias nas zonas mais remotas do Brasil e curaram a cegueira a milhares de pessoas. São as vencedoras do Prémio Champalimaud de Visão e vão receber um milhão de euros.
Comissão Europeia

Bruxelas pressiona Brasil para proteger Amazónia

Comissão Europeia diz que será "complicado" completar o processo de ratificação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul se o Brasil não fizer tudo ao seu alcance para proteger a Amazónia.
Natureza

UE. Ambientalistas fazem queixa contra Portugal

356
Coligação C6, com associações ambientalistas, alega que Portugal não promove "a correta gestão e conservação das espécies e habitats, para as quais dispunha de financiamento europeu".
Furacão

EUA e Reino Unido auxiliam socorro nas Bahamas

Pelo menos 7 pessoas morreram após a passagem do furacão e a ONU estima que 61.000 pessoas nas ilhas atingidas precisarão de comida. Guarda Costeira americana e Marinha Real britânica estão no local.
Animais

Autarquias não têm como esterilizar animais

1830
Quase 50% das autarquias não instalaram serviços próprios para cuidar e esterilizar cães e gatos, havendo 136 Centros de Recolha que servem mais de 150 municípios. 130 candidataram-se aos apoios.
Furacão

Dorian deixa cenário apocalíptico e 7 mortos

"Apocalíptico". "Devastação total". "Uma das maiores crises da história das Bahamas". Assim descreve quem sobrevoou o arquipélago fustigado pelo furacão. Número de mortos subiu para 7, mas há mais.
GNR

GNR apreende mais de 2.300 quilos de bivalves 

GNR detetou um armazém ilegal e apreendeu 2.268 quilogramas de ameijoa japonesa, 15,8 quilogramas de pé de burro e 26,5 quilogramas de ostra. Espécies tinham valor estimado de 18.511 euros.
Fotografia

As 46 melhores fotografias de aves do mundo

188
Foram publicadas as 46 melhores fotografias de aves do mundo. O concurso rendeu cinco mil libras ao britânico Caron Steele. Veja aqui as imagens e escolha a sua favorita.
Estados Unidos da América

Cristãos rezaram na praia a pedir "calma, Dorian"

1138
O mesmo grupo também se reuniu na praia em 2017, quando o furacão Irma estava prestes a chegar à Florida. Nessa altura, "sentimos que fizemos diferença", dizem, à imprensa local.
Lisboa

Jardim da Quinta das Conchas em Lisboa reaberto

Os jardins da Quinta das Conchas e dos Lilases, em Lisboa, reabriram ao público, depois de terem sido encerrados na sexta-feira devido a um ninho de vespas asiáticas.
Furacão

Furacão Dorian já fez 5 mortos

146
Entre os cinco mortos estará uma criança de 7 anos. Donald Trump já declarou o estado de emergência para os estados da Florida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Brasil

Governo brasileiro altera decreto sobre queimadas

O uso de fogo para práticas agrícolas passa a ser permitido fora da Amazónia Legal, "quando imprescindíveis à realização da operação de colheita".
Animais

É preciso controlar os gatos nas cidades

Todas as sextas-feiras o veterinário Nuno Paixão fala-nos sobre os animais.
Natureza

Vídeo. Barreira de Coral está branca e mais pobre

558
A Grande Barreira de Coral, na Austrália, pode estar a caminhar para uma catástrofe. Alterações climáticas, pesca ilegal e uma espécie de estrela do mar são algumas das causas.
Furacão

Dorian pode chegar à Florida com categoria 4

Florida prepara-se para inundações, ventos fortes, tempestades e o fenómeno conhecido como "King Tide" (Maré-rei), que nada tem a ver com a chegada do furacão, mas que coincidirá com a sua chegada.
Natureza

Estado da Grande Barreira de Coral é "muito pobre"

Organismo estatal australiano faz avaliação negativa do estado da maior barreira de coral do mundo. Em causa estão efeitos provocados pelas alterações climáticas.
Pesca

Mais de três toneladas de sardinha apreendidas

Em Aveiro, a GNR detetou 5 dornas que continham no seu interior 1.500 quilos de sardinha, outros 1.600 quilos foram apreendidos em Olhão, no âmbito do regime legal da primeira venda de pescado fresco.
Moçambique

Noruega. 3,6 ME para zonas afetadas por ciclones

A embaixada da Noruega em Moçambique assinou acordos para apoiar com 3,675 milhões de euros o Programa Mundial da Alimentação e a Unicef em zonas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Relações Internacionais

Tratado fronteiriço no Mar de Timor em vigor

Os primeiros-ministros de Timor-Leste e da Austrália formalizaram, em frente ao Palácio do governo em Díli, a entrada em vigor do tratado de fronteiras marítimas no Mar de Timor.
Furacão

Furacão Dorian. Geórgia sob estado de emergência 

Estado da Geórgia declarou o estado de emergência para parte do seu território devido ao furacão Dorian. Trump cancelou visita à Polónia.
Nações Unidas

Subida da água do mar pode deslocar 280 milhões

351
Segundo um relatório preliminar, grandes cidades podem ser inundadas todos os anos a partir de 2050. Espera-se ainda que 30 a 99% do terreno permanentemente congelado deixe de o ser.
Desastres Naturais

As imagens impressionantes da erupção do Stromboli

387
O vulcão Stromboli entrou em erupção novamente esta quarta-feira. Enviou cinzas e lava flamejante para o mar, obrigando turistas a fugir. O episódio já tinha acontecido em julho, causando uma morte.
Moçambique

Moçambique. Ajuda humanitária não foi transparente

Centro de Integridade Pública moçambicana disse que o não envolvimento da sociedade civil no processo "pode ter propiciado a ocorrência de desvios não detetados ao longo do percurso".
Animais

Antílopes chegam a Maputo após 36 horas de viagem

Mais de 160 novos pivas, uma espécie de antílope, estão a dar os primeiros passos no território onde vão passar a viver, no sul de Moçambique, após uma viagem de 36 horas, em camiões.
Furacão

Dorian. Florida declara estado de emergência

O governador da Florida, nos Estados Unidos, declarou o estado de emergência devido ao furacão Dorian, que atingiu a categoria 1 e deve aumentar de intensidade nos próximos dias.
Furacão

Tempestade Dorian já é furacão de categoria 1

O furacão passa nas próximas horas junto à costa de Porto Rico, com ventos máximos de 120 km/hora. Os meteorologistas temem que possa atingir a categoria 3, com ventos acima dos 177 km/hora.
Animais

Países querem controlo do comércio de girafas

A população mundial de girafas caiu entre 36% e 40% nos últimos 30 anos. ONU aponta o dedo ao comércio excessivo e à perda de uma parte do habitat natural.
Desastres Naturais

Vulcão Stromboli voltou a entrar em erupção

Uma forte explosão vulcânica, logo após o meio-dia, enviou lava flamejante pelas encostas até à beira-mar. Não houve, até agora, relatos de vítimas.
Macau

Macau em alerta por causa de ciclone tropical

Para já, as autoridades içaram o sinal 1. Contudo, o nível pode aumentar para sinal 3 em breve. Autoridades alertam para a possibilidade de inundações e destruição de infraestruturas.
Tempestade Tropical

Trump declara estado de emergência em Porto Rico

"Uau! Outra grande tempestade está a aproximar-se de Porto Rico. Será que isto não acaba?" perguntou o Presidente dos EUA sobre a tempestade tropical Dorian, que ameaça a ilha.
Ativismo

Greta Thunberg chega a Nova Iorque de veleiro

1187
A jovem ativista iniciou a viagem no dia 14 e vai ser recebida numa cimeira das Nações Unidas com uma frota de 17 barcos, um para cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Japão

Japão em alerta máximo devido a inundações

Três pessoas morreram arrastadas pela água. Autoridades alertam que "risco de desastre é extremamente alto". Há a registar deslizamentos de terra e casas inundadas devido a rios que transbordaram.
Ciência

Há uma "Ilha" de pedra-pomes a flutuar no Pacífico

845
Tem 150 quilómetros quadrados e está a flutuar no Oceano Pacífico. Para a NASA, a "ilha" de pedra-pomes pode ser resultado da erupção de um vulcão submerso no início do mês.
Água

Autarquia de Mafra volta a gerir água e saneamento

172
Os SMAS de Mafra vão assumir a partir de setembro a gestão da água e saneamento no concelho, após o município ter indemnizado a Be Water em 21 milhões para acabar com a privatização dos serviços.
Ambiente

Torres Vedras lança plano de rearborização

Torres Vedras aprovou um programa de incentivo à arborização de terrenos no concelho com a plantação de 67 mil espécies, entre carvalhos, sobreiros, pinheiros mansos e freixos nos próximos cinco anos.
Espanha

Tempestades fustigam Espanha

448
Mau tempo cortou linhas de metro e estradas, desviou voos, arrastou carros e móveis em ruas transformadas em rios. Houve granizo do tamanho de bola de golfe e 9.300 raios. Veja os vídeos.
Tempestade Tropical

Tempestade Dorian aproxima-se de Porto Rico

Dorian continua a ganhar força à medida que se aproxima do Caribe, podendo atingir a categoria de furacão antes de chegar às costas de Porto Rico e da República Dominicana, na quarta-feira.
A página está a demorar muito tempo.