458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Natureza

Açores

Sismo de 2,1 registado na Terceira

Um sismo com magnitude de 2,1 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, segundo um comunicado do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Irão

Irão: Sobe para 5 o número de mortes e 100 feridos

O mais recente balanço feito pelo porta-voz do serviço nacional de emergência dá conta de "que cinco pessoas morreram e 93 ficaram feridas, sete das quais ainda estão hospitalizadas".
Irão

Pelo menos três mortos em sismo no sul do Irão

Pelo menos três pessoas morreram neste sábado num sismo de 6 de magnitude, na escala aberta de Ritcher, registado no sul do Irão.
Oceanos

Oceanos. 10 mil milhões para proteção do mar

Gomes Cravinho revelou que a Conferência dos Oceanos permitiu alcançar compromissos de financiamento "na ordem dos 10 mil milhões de euros, sete mil milhões dos quais vindos da UE".
Oceanos

Oceanos. Taiwan provoca críticas à ONU

Palau critica ONU por não ter permitido a integração de membros de Taiwan na sua delegação na Conferência dos Oceanos. "Violação dos nossos direitos de soberania", defendeu comitiva.
Oceanos

Oceanos. Associações dizem que faltou inclusão 

O fim da Conferência dos Oceanos foi marcado por críticas das associações ambientalistas Zero, Sciaena e Oikos. Apesar dos passos na direção certa, apontam falta de inclusividade e ambição nas ações.
Conferências

Oceanos. ONU considera declaração "sinal forte"

O representante de Guterres na Conferência dos Oceanos considera que o evento deu "um sinal forte" na urgência da prevenção dos oceanos. Serpa Soares espera que haja vontade para salvar o futuro.
Oceanos

UNESCO alerta para informação incompleta dos mares

O "Estado do Oceano 2022" foi anunciado pela UNESCO na Conferência dos Oceanos como um "momento da verdade". Pela falta de dados sobre os mares alertou-se para a informação "incompleta".
Brasil

Amazónia. Maior número de incêndios em 15 anos

A Amazónia brasileira registou 2.562 focos de incêndio em junho. Os incêndios voltaram a ganhar força a partir de maio, quando começou o período de seca na região.
Oceanos

Oceanos. "Oportunidade única", diz ministro

Duarte Cordeiro reforça a importância das cidades e regiões costeiras na proteção dos mares e oceanos. E aponta: "Portugal é um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas".
Moçambique

Rinocerontes regressam ao parque do Zinave

Parque Nacional do Zinave tem 408 mil hectares e foi dizimado após a guerra civil moçambicana que durou 16 anos. Quatro décadas depois, os primeiros rinocerontes regressam a este local.
Macau

Tempestade obriga Macau a subir nível de alerta

Macau subiu o nível de alerta de tempestade tropical para sinal 8. As autoridades avançam que existe a possibilidade de o ciclone tropical se intensificar para um tufão.
Oceanos

Oceanos. "Grande satisfação", diz Costa

Para o primeiro-ministro, a declaração de Lisboa adotada na II Conferência dos Oceanos aponta o caminho para a defesa "desta causa global". "Foi com grande satisfação" que Portugal acolheu o evento.
Peru

Contido incêndio que ameaçou Machu Picchu

Bombeiros conseguiram controlar grande parte do incêndio que ameaçava Machu Picchu, permancendendo em alerta por causa dos fortes ventos. Não se registou qualquer dano na antiga cidade inca.
Coronavírus

Gato transmite coronavírus a humanos

O caso remonta a agosto do ano passado e foi descoberto por acidente na Tailândia. O gato infetou os seus donos e a veterinária que assistiu o anila de estimação.
Nações Unidas

Conferência da ONU adota "Declaração de Lisboa"

A segunda Conferência dos Oceanos da ONU adotou uma declaração política sobre defesa dos oceanos. A declaração assume um “falhanço coletivo” na conservação dos ecossistemas marinhos.
Presidente Marcelo

"Conseguimos", diz PR na Conferência dos Oceanos

Marcelo Rebelo de Sousa considera que a Conferência dos Oceanos foi um "sinal de paz" numa altura de guerra e pandemia. É preciso "mais ação, mais juventude, mais paixão", defende o PR.
Noticiário

20h. Aeroporto de Lisboa temporariamente encerrado

Operação esteve suspensa durante quase duas horas devido a uma aeronave imobilizada na pista. E ainda, conferência dos Oceanos da ONU chega ao fim com líderes mundiais a admitirem "falhanço coletivo".
Pet Radio

Maus-tratos a animais. O que falha na lei?

"Os animais não são carro arrumado em garagem". Nesta edição, falamos sobre maus-tratos e violência contra animais.
Noticiário

19h. Oceanos. Aprovada "Declaração Lisboa"

Documento prevê um entendimento entre vários países para tomar medidas com vista a salvar os oceanos. Ainda neste jornal, PSD e o PS devem encontrar uma solução para o futuro do aeroporto de Lisboa.
Guerra na Ucrânia

Migrantes. ONG acusam UE de "tratamento desigual"

Menos donativos, menos fundos e combustíveis mais caros. A guerra veio dificultar ainda mais o resgate de migrantes. Organizações acusam autoridades de "negligenciar" problema. Bruxelas recusa.
Economia

Business4Ocean: Oceanos de oportunidades

Numa parceria entre a EDP e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Empresarial (BCSD), o Business4Ocean juntou financiamento, sustentabilidade e oceanos num debate sobre o futuro.
Animais

Violência doméstica: lei deve incluir animais

Laurentina Pedroso, a Provedora do Animal, salienta a necessidade de criação de um Sistema Nacional de Saúde para animais em risco e da inclusão dos mesmos nas leis sobre violência doméstica.
Nações Unidas

Conferência da ONU termina com declaração final

A Conferência dos Oceanos, organizada pela ONU, chega ao fim, com a adoção da declaração final. Ao todo estiveram em Portugal 6.700 pessoas, oriundas de 159 países.
Macau

Macau emite sinal 3 de alerta para tempestade

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau emitiram o sinal 3 de alerta de tempestade devido ao ciclone tropical severo Chaba, atualmente a pouco mais de 400 quilómetros do território.
Noticiário

6h. Termina hoje a Conferência dos Oceanos da ONU

Organização vai assinar a Declaração de Lisboa, onde que é precisa mais ambição para salvar os oceanos. E Costa diz que confia em Pedro Nuno Santos, mas o ministro foi quase demitido.
Nova Iorque

Cabras comem plantas invasoras em Nova Iorque

Com um apetite natural para folhas verdes, as cabras comem até algumas espécies perigosas para os humanos, como a hera venenosa. Sai a ganhar o ambiente, já que assim não há recurso a pesticidas.
Alterações Climáticas

Salvar os Oceanos ou que os Oceanos nos salvem

Embora as florestas de algas não devam ser vistas como a resolução derradeira para mitigar as emissões de gazes de efeito estufa, podem ser uma ajuda preciosa para se atingir a neutralidade carbónica.
Açores

Sismo com 2,2 na escala de Ritcher em São Jorge

Entre as 00h00 e as 10h00 foram contabilizados aproximadamente 74 sismos, um dos quais sentido na ilha de São Jorge. Desde março foram contabilizados 40.435 abalos naquela ilha.
Coronavírus

Oceanos. Declaração final está fechada

Liu Zhenmin afirmou que o texto da declaração final da conferência dos Oceanos está fechado não havendo alterações no futuro. Saudou ainda os compromissos assumidos pelos 159 países participantes.
Loures

Cheias. Obras em Loures serão concluídas em 2023

A Câmara Municipal de Loures estima concluir em junho de 2023 uma intervenção na zona da várzea para prevenir a ocorrência de cheias. A intervenção permitirá reduzir o caudal afluente à zona crítica.
Oceanos

Oceanos. Oceano Azul quer ver países a agirem

José Soares dos Santos diz que Fundação Oceano Azul, que gere o Oceanário de Lisboa, quer ver as "ações por detrás dos compromissos" dos países que participaram na Conferência dos Oceanos.
Emmanuel Macron

Macron: os apelos ambientais e selfies com Marcelo

Macron disse, durante um passeio com Marcelo em que tirou selfies com populares, que estava "muito contente" por estar em Portugal. Na conferência dos Oceanos, deixou apelos à proteção do ambiente.
Oceanos

Oceanos. França recebe a conferência de 2025

França será palco da próxima Conferência dos Oceanos organizada em conjunto com a Costa Rica, em 2025. Anúncio feito por Macron em sessão plenária presidida por Macron.
Oceanos

CPLP cria plataforma para combater pesca ilegal

Os ministros do Mar da CPLP criaram uma plataforma de cooperação que promove a pesca sustentável e combate a pesca ilegal. Atualmente, cerca de 35% das capturas mundiais têm esta origem.
Oceanos

Aquamarcelo

Saberá o Sr. Presidente que a Europa é responsável por menos de 1% da poluição marinha? E será que tudo isso se fará bem feito com manifestações de jovens? Quando tudo é importante, nada é importante.
Oceanos

Acordo sobre conservação no alto mar em agosto

Charlina Vitcheva declarou que confia em que as negociações sobre a conservação e a proteção da biodiversidade no alto mar cheguem a um acordo em agosto. As negociações foram retomadas em março.
Oceanos

Mineração do mar vai afetar biodiversidade e pesca

Estudo da Universidade dos Açores revela que exploração do mar produz plumas tóxicas que levam à morte dos peixes e dos corais.
Oceanos

Oceanos. "Menos conversa e mais ação"

Várias centenas de ativistas participaram numa marcha em defesa dos oceanos, junto ao Altice Arena que recebe a conferência da ONU, a pedirem medidas concretas aos organismos de poder.
Oceanos

WWF. "Civilização de transição" tem de mudar

Marco Lambertini considera que o mundo está a mover-se na direção certa, ainda que não suficientemente rápido. E alerta para a necessidade de se mudar o estilo de vida.
Oceanos

Zero quer controlo de emissões no Atlântico  

A associação ambientalista Zero quer combater "a poluição do ar que resulta dos transportes marítimos e proteger o meio ambiente e as vidas humanas". A intenção é controlar as emissões do nordeste.
Cultura

Coletivo Berru explora potencial dos oceanos  

"Energia Transformada" é a exposição do coletivo Berru que permite explorar potenciais colaborações de sistemas sustentáveis e criação de sinais elétricos a partir dos oceanos.
Oceanos

Oceanos. ONU espera declaração robusta

ONU acredita que Conferência fará uma declaração final robusta a marcar um "ponto sem retorno" na preservação dos oceanos. Serpa Soares espera que "seja adotada uma decisão muito robusta".
Oceanos

EUA juntam-se a aliança para vigiar acidificação

Enviado dos Estados Unidos para o clima anunciou adesão do país a aliança contra acidificação e relembrou que "percentagem de oxigénio nos oceanos está em declínio, com impactos na química dos mares".
Mundo

Inundações. Um quarto da população em risco 

Estudo divulgado na Nature Communications 23% da população mundial corre risco de grandes inundações. Número equivale a "1,81 mil milhões de pessoas" e a grande maioria concentra-se no países pobres.
País

Let’s Sea: evento de surf que preserva os oceanos

Praticar surf é muito mais do que um desporto. Mais do que exercitar o corpo e mente, esta é uma modalidade capaz de nos cultivar enquanto indivíduos, ativando uma consciência para a sustentabilidade
E o vencedor é...

PR sugeriu que há homens incompetentes nas FA?

Frase de Marcelo, na base, é positiva. Talvez não seja para dizer num púlpito enquanto se desvia atenções sobre questões climáticas. "No pain, no gain" e de facto foi penoso ouvir o fundador da Prozis
Oceanos

Oceanos. Dia 3 marcado por marcha pelo clima

A Conferência dos Oceanos da ONU, realizada em Lisboa, prossegue com mais um dia de trabalhos. Para este terceiro dia, está agendada uma marca pelo clima e uma iniciativa com o surfista McNamara.
Nações Unidas

Oceanos. Santos Silva promete apoio da AR

Augusto Santos Silva diz que as Nações Unidas podem contar com o Parlamento português no apoio ao combate às alterações climáticas, sublinhando o potencial de investimentos no mar.
Oceanos

Oceanos. Brasil propõe 2 acordos internacionais

Ministro do Ambiente brasileiro considera que "oportunidades na economia azul são inúmeras", pelo que "a regulação apropriada, tanto a nível nacional como internacional, deve ser prioridade".
GNR

GNR resgata 28 cães em Viseu 

28 cães que estariam a sofrer maus-tratos foram resgatados pela GNR, no concelho de Viseu. As autoridades avançam que os animais resgatados foram entregues num canil local.
Oceanos

Países insulares são potenciais economias do mar 

"Isto faria da economia azul a sétima maior economia do mundo. Pensem nisso",diz diretora-geral da OMC. Os pequenos países insulares são muito afetados pelas alterações climáticas mas têm "potencial".
Oceanos

Japão quer combater pesca ilegal e plástico

O Japão quer combater a pesca ilegal e o uso de plástico. O ministro do país avançou que trabalham para atingir os compromissos no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
Oceanos

Governação dos Oceanos: replicar boas práticas

Assunção Cristas deixou um trabalho incrível e um caminho estruturado que Costa não soube aproveitar. Com um PRR pouco ambicioso para o Mar e um ministério que perdeu autonomia tudo é espuma das ondas
Austrália

Grande Barreira. Austrália investe 1,1 mil milhões

Austrália vai investir nos próximos 10 anos na preservação da Grande Barreira de Coral. O aquecimento das águas do Pacífico tem levado à morte e ao branqueamento dos corais.
Saúde Mental

A saúde mental das crianças é permeável ao verão?

Apesar da ideia do verão como um tempo feliz, escrevo para lembrar que, primeiro, o verão não é vivido desta maneira por todos, e depois o verão não pode servir para abalar as nossas conquistas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.