Vivian Ward (Julia Roberts) é uma vivaça prostituta de rua, cujo encontro com o rico e atraente executivo Edward Lewis (Richard Gere) a conduz ao verdadeiro amor e a uma nova vida. Quase a completar 25 anos, o filme “Um sonho de mulher” é uma espécie de Cinderela dos nossos dias, mas a verdadeira história de “Pretty Woman” estava longe de ser um conto de fadas. “Negra, horrível e deprimente”, foi assim que a protagonista Julia Roberts descreveu o argumento original.

Se o argumento original de J.F. Lawton tivesse avançado sem mudanças, Vivian Ward era uma prostituta mal-educada, viciada em crack e com mau carácter. É a própria Julia Roberts que o diz:

“Era uma história horrível sobre duas pessoas horríveis e a minha personagem era uma viciada em drogas, mal-humorada, uma prostituta mal-educada que tinha um experiência de uma semana com um homem mal-educado, mal-humorado mas também muito rico e bonito”.

prettywoman

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pode ser uma visão muito mais realista, mas o argumento original foi mudado seis vezes até se chegar ao filme que estreou nos cinemas em 1990. A Touchstone Pictures, que adquiriu o projeto, queria um “e viveram felizes para sempre”. Só que o argumento original de J.F. Lawton terminava com o protagonista Edward Lewis a tirar os três mil dólares de pagamento à prostituta, deixando-a sem nada, e a atirá-la para fora da limusine. Um final pouco amigo do início dos anos 90.

J.F. Lawton ainda tentou reescrever o argumento por duas vezes, mas negou-se a oferecer o final cor-de-rosa que a Touchstone queria. Por isso foi despedido. Seguiu-se Stephen Metcalfe, mas a quarta versão do guião também não convenceu. Só à sexta versão, escrita por Barbara Benedek, é que o filme pôde finalmente avançar. E a verdade é que se transformou num dos filmes românticos mais icónicos da década de 90.

Outras curiosidades sobre o argumento original de “Pretty Woman”:

  • Edward não bebe porque o seu fígado estava podre
  • Edward e Vivian dão beijos na boca desde o início do filme. Não há versão romântica para o primeiro beijo
  • Vivian aceita trabalhar em exclusivo para Edward durante toda a semana por 2.000 dólares, mas o cachê aumenta para 3.000 dólares com a condição de que Vivian não fume crack durante aquela semana