Orçamento do Estado

Jerónimo De Sousa

PCP. Passos teve "política de terra queimada"

260
Jerónimo de Sousa garante que "o PCP não parte para o debate do Orçamento do Estado com pedras no sapato" e quer continuar a promover "medidas de reposição de direitos e rendimentos".
Orçamento do Estado

Investimento cresce um terço do previsto para 2018

100
O défice ficou acima do previsto para o ano, mas deixa boas indicações para o ano, diz o Conselho das Finanças Públicas, mas há pressões sobre a despesa e o investimento está a crescer muito abaixo.
Economia

Bruxelas revê em baixa crescimento português

102
Mau tempo no início do ano, aumento dos preços do petróleo e conjuntura externa menos favorável afetam desempenho da economia portuguesa e levaram Bruxelas a rever em baixa crescimento económico.
António Costa

Portugal vai dedicar 1,66% do PIB à Defesa

O primeiro-ministro apresentou "um quadro anualizado" que especifica que Portugal vai consagrar 1,66% do PIB a despesas em Defesa até 2024, ficando aquém dos 2% acordados entre membros da NATO.
Orçamento do Estado

Foi você que pediu uma geringonça? /premium

531
A geringonça é o regime, toda a oligarquia, depois de fracassadas as ideias e liquidadas as expectativas, a tentar salvar-se, agarrando-se ao Estado.
Orçamento do Estado

PCP nega tensão nas negociações do OE2019

O secretário-geral do PCP afirmou a inexistência de tensão nas negociações do Orçamento do Estado para 2019, aproximando-se o período "normal e natural" de "exame comum" da futura proposta do Governo.
Bloco de Esquerda

BE quer negociar Orçamento com "base em avanços"

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que o partido vai negociar o Orçamento do Estado para 2019 com base em avanços e não em recuos e adiantou que não há nenhum ultimato ao Governo.
Orçamento do Estado

Santos Silva contra "ultimatos" do BE

MNE avisa Bloco de Esquerda para que não "ceda à tentação de fazer ultimatos" na negociação do OE, cuja aprovação diz abrir caminho à renovação do acordo à esquerda em 2019.
PCP

PCP: acordo com o PS não é prioridade

100
O secretário-geral do PCP avisou que, na discussão do OE, a prioridade será evitar o empobrecimento do povo português e não o compromisso de governação estabelecido com o PS
Orçamento do Estado

OE2019: 1% para a Cultura não vai ser atingido

O ministro da Cultura admitiu que o objetivo de garantir 1% do Orçamento do Estado para a Cultura não será atingido nesta legislatura, mas garantiu o reforço financeiro em 2019.
Orçamento do Estado

OE. António Costa não vê motivos para mudar

126
O primeiro-ministro, António Costa, considerou "difícil alguém encontrar um bom motivo" para não prosseguir a mesma política dos últimos três anos, quando questionado sobre o Orçamento de Estado.
PSD

Reunião acesa leva Negrão a admitir voto contra OE

Hugo Soares fez "intervenção arrasadora" na reunião do PSD: criticou posição dúbia do partido sobre votação do OE e atacou reação à Operação Tutti Frutti. No final, Negrão admitiu vota contra.
Orçamento do Estado

Governo vai corrigir "divergência" sobre pensões

O ministro do Trabalho comprometeu-se a corrigir uma "divergência" sobre o aumento extraordinário das pensões no Orçamento de Estado do próximo ano.
Os Verdes

Verdes empenhados na continuidade do governo

A líder parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" afirmou que o partido vai "trabalhar afincadamente" pela continuidade da atual solução governativa e aprovação do Orçamento do Estado para 2019
PSD

Rui Rio. OE2019 é teste às fragilidades do governo

O líder do PSD considerou que o arranque das negociações em torno do Orçamento do Estado para 2019 permite constatar as "fragilidades óbvias" da solução governativa.
Orçamento do Estado

Marcelo quer acordo para o poder promulgar o OE

O Presidente da República escusou-se a comentar diretamente a queixa do PCP de pressões para aprovar o Orçamento para 2019, mas reiterou que espera receber um diploma para promulgação.
Orçamento do Estado

Estado poupou 4300 milhões em 2017

549
O Estado gastou menos 4.300 milhões de euros do que aquilo que tinha disponível por lei no Orçamento do Estado em 2017, permitindo ao Governo mais um registo historicamente baixo no défice.
Incêndios

Fogos.Governo gastou menos do que tinha disponível

113
No pior ano de incêndios em Portugal, 2017, governo gastou 233,4 milhões de euros, quase menos 10 milhões do que podia usar. E o que gastou foi inferior ao ano de 2015.
Orçamento do Estado

Centeno não descativou 556 milhões em 2017

Mário Centeno descongelou mais verbas para os Ministérios que estavam cativas no ano passado, depois de começar com um valor histórico de 1881,4 milhões que só podiam ser usados com a sua autorização.
Dívida Pública

Novo máximo histórico na dívida: 250.313 milhões

8.757
A dívida do Estado português subiu 300 milhões em maio, subindo a um novo recorde. Enquanto não são refletidos os reembolsos de obrigações previstos para este ano, indicador continua a subir.
Orçamento do Estado

PCP recusa "pressões" sobre o Orçamento do Estado

Jerónimo de Sousa advertiu que os comunistas decidirão com independência o voto sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2019, recusando "pressões inaceitáveis" do primeiro-ministro.
Autarquias

Autarquias vão receber 800 milhões para Educação

O Governo vai transferir 889,7 milhões de euros do Orçamento do Estado para o Fundo de Financiamento da Descentralização, dos quais 797 milhões são apenas para o setor da Educação.
Orçamento do Estado

Execução orçamental. Três é a conta que Deus fez /premium

O cumprimento da meta do défice vai no bom caminho, mas Mário Centeno ainda tem de o conseguir mantendo a paz na geringonça, controlando as despesas com pessoal e sem abusar das cativações.
Orçamento do Estado

Défice mais que triplica devido a reembolsos

1.006
O défice mais que triplicou no final de maio, mas o Governo garante que se tratam de fatores temporários, como o reembolso do IVA e do IRS, que se irão dissipar nos meses que seguem.
Orçamento do Estado

DGO divulga execução orçamental até maio

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta terça-feira a síntese de execução orçamental em contas públicas até maio, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em 2018.
Combustível

Combustíveis. Por que pesam tanto os impostos /premium

Peso dos impostos nos combustíveis não parou de subir desde 2004. Agora foi aprovada proposta para baixar o ISP. O Estado vai perder muito? Os consumidores vão ganhar? Dez respostas para perceber.
Economia

Banco de Portugal preocupado com guerra comercial

Instituição mantém previsões de março, mas alerta que os riscos estão a aumentar. Contas do banco central dizem que economia pode perder até 2,5% do PIB no pior cenário de uma guerra comercial.
Orçamento do Estado

Costa cancela e volta a marcar reunião com BE

311
Uma trapalhada no arranque das negociações do Orçamento para 2019: António Costa tinha desmarcado reunião com o Catarina Martins e voltou a ter de a marcar depois de Bloco ter ficado incomodado.
Orçamento do Estado

"Geringonça" discute OE com olho nas eleições

Arranque difícil das reuniões. PM recebe BE esta terça-feira, numa reunião adiada e reagendada em poucas horas. Catarina Martins leva salários, energia, serviços públicos e pensões para o encontro.
Orçamento do Estado

Aviso ao PS. Sim ao Orçamento depende da proposta

O líder do PCP volta a avisar que viabilização do Orçamento de Estado para 2019 vai depender da proposta do Governo socialista, que acusou de querer manter uma política de direita.
Orçamento do Estado

Costa: não vale a pena antecipar problemas com OE

Costa disse este domingo que "não vale a pena antecipar discussões" tendo em conta o Orçamento do Estado para 2019. Garantiu ainda que o Governo tem "executado pontualmente o Orçamento".
Orçamento do Estado

PM remete negociações sobre OE para o "seu tempo"

O primeiro-ministro considerou que as negociações dos últimos anos com PCP e Bloco garantiram "bons orçamentos" de Estado, mas vincou que "cada negociação é uma negociação".
Orçamento do Estado

A geringonça acabou e Rio quer aprovar o orçamento /premium

145
As extremas esquerdas só terão de arranjar um bom pretexto para não votar o orçamento. A fidelidade de Centeno em relação à ortodoxia política monetária da zona Euro facilita-lhes a vida.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede "bom senso" na discussão do Orçamento

102
O Presidente da República confia no "bom senso" dos partidos para não criar uma crise política durante a discussão do Orçamento, numa altura em que a União Europeia vive um momento difícil.
PCP

"O PCP nunca defendeu a sovietização do país" /premium

592
Vice-presidente da bancada do PCP avisa Governo que "não há orçamentos aprovados à partida". Critica culto de Kim Jon-Un, mas equipara-o à família real britânica.
Orçamento do Estado

Anacom cancela cativação em nome da independência

187
Ministério das Finanças cativou despesa ao regulador das comunicações. Anacom cancelou cativações porque eram "incompatíveis" com a garantia de uma regulação económica independente.
OCDE

Álvaro Santos Pereira pede "nova onda de reformas"

O economista chefe da OCDE, Álvaro Santos Pereira defendeu esta quarta-feira em Paris que Portugal precisa de "uma nova onda de reformas" nos próximos anos.
Economia

INE confirma abrandamento da economia até março

A economia portuguesa cresceu 0,4% no primeiro trimestre do ano, face aos últimos três meses do ano passado, um abrandamento face às taxas trimestrais registadas na segunda metade de 2017.
OCDE

OCDE baixa previsão de crescimento em 2018 e 2019

Organização reviu a previsão para o crescimento económico em 2018 e 2019, ficando ligeiramente mais pessimista que o Governo, e alerta para impacto negativo de acabar com o banco de horas individual.
Orçamento do Estado

Cativações podem descativar lugar de Mário Centeno /premium

Se o desempenho da execução orçamental ajuda a manter a aposta nesta coligação, a obrigação de reporte das cativações pode aquecer o debate à esquerda a cada três meses.
Orçamento do Estado

OE. Carlos César antecipa negociação "difícil"

O presidente do PS manifestou-se confiante na manutenção da estabilidade política no país, mas antecipou que a negociação do orçamento para 2019 com os parceiros de esquerda "será mais difícil".
Parvalorem

Cativações travam recuperação de crédito do ex-BPN

Aumento da cativação de despesa da Parvalorem para este ano irá "criar constrangimentos" em processos de recuperação de créditos problemáticos e vendas de imóveis do antigo BPN que ficaram no Estado.
Orçamento do Estado

Mais cativações ameaçam "congelar" reguladores

Reguladores de transportes e concorrência denunciam restrições à suas ações por causa das cativações que subiram este ano. AMT (transportes) fala em risco de captura e congelamento da sua atividade.
Orçamento do Estado

Governo tem cativados mais de mil milhões de euros

Na primeira vez que o Governo mostra as cativações no decorrer do ano, havia pelo menos 1043,9 milhões de euros ainda cativos em março. Valores não incluem cativações adicionais criadas em maio.
Orçamento do Estado

Défice agrava-se em 165 milhões de euros até abril

229
Ministério das Finanças diz que o agravamento deve-se a fatores de calendário, como é o caso do reembolso de impostos como o IRS e IVA que estarão a ser pagos mais cedo este ano.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Aprovação próximo OE é "plausível" 

Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que "é plausível" a aprovação do quarto e último Orçamento do Estado do atual Governo.
PCP

Jerónimo de Sousa acusa PS de se aliar à direita

O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusa o PS de se aliar aos partidos "da direita contra os direitos dos trabalhadores e reiterou que "não assinará de cruz" a proposta do próximo Orçamento
Orçamento do Estado

Será mais difícil contratar nas empresas públicas

Novas regras criadas pelo Governo exigem que as entradas nos quadros das empresas públicas só possam ser feitas com uma análise custo-benefício integrada nos planos de atividades e orçamentos anuais.
Orçamento do Estado

Centeno volta a reforçar cativações 

140
No decreto-lei que determina as regras de execução do orçamento, Mário Centeno avança com cativações adicionais, como o tem feito nos restantes anos, apesar dos protestos à esquerda.
ADSE

ADSE passa a verificar facturas junto do fisco

322
Decreto de lei de execução orçamental define que o sistema de saúde dos funcionários públicos passe a fazer maior cruzamento de informações e a apertar o controlo a facturas apresentadas.
Economia

Economia abranda no primeiro trimestre

108
A economia portuguesa abrandou no primeiro trimestre, influenciada pela menor procura pelas exportações portuguesas, indicou esta terça-feira o INE. Economia cresceu 0,4% e falha estimativas.
Orçamento do Estado

Estado cobrou mais 3,34 mil milhões em impostos 

908
A carga fiscal no ano passado atingiu o seu valor mais alto desde 1995 e cresceu, em termos nominais, acima do PIB, diz o INE. IVA, IRC e contribuições sociais explicam quase a maior parte da subida.
Orçamento do Estado

Esquerda não garante que irá aprovar Orçamento

470
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, avisa Costa e Marcelo que não assinará "de cruz" o próximo Orçamento do Estado. Bloco de Esquerda quer ir "mais além" e discutir tudo "setor a setor".
CDS-PP

CDS não pede a Costa que fique se o Governo cair

209
O vice-presidente do CDS-PP Nuno Melo garante que o partido não vai pedir ao primeiro-ministro, António Costa, para continuar no cargo se o Governo cair num cenário de chumbo do Orçamento para 2019.
Política

Governo demite-se se o Orçamento não for aprovado

1.168
Em entrevista ao Diário de Notícias, o primeiro-ministro diz que não houve uma estratégia do PS para condenar Sócrates e Pinho, mas reconhece que "não podemos ignorar coisas que ouvimos".
Programa de Estabilidade

Novo Banco consome folga do défice de 2017

414
Margem conseguida com esforço superior ao previsto em 2017 é consumida quase na totalidade com quase mais quase 800 milhões de euros para o Novo Banco, que não estavam previstos no Orçamento.
Execução Orçamental

Decreto-lei de execução orçamental promulgado

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou decreto-lei de execução orçamental onde está previsto o fim faseado dos cortes de 5% nos vencimentos dos membros dos gabinetes políticos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo admite eleições se OE não for aprovado

277
Elogia resultados de Centeno, pede bom-senso para negociações do próximo Orçamento e não admite que não seja aprovado. Se não for, haverá eleições mais cedo. Sobre a justiça, quer rapidez e renovação.
Banco de Portugal

Banco de Portugal entrega 797 milhões ao Estado

Banco de Portugal entregou ao Estado 797 milhões de euros em dividendos e imposto sobre lucro. É o valor mais alto de sempre, graças à redução da provisão para riscos em ativos como dívida portuguesa.
Comissão Europeia

Bruxelas alinha previsões, espera mais défice

A Comissão Europeia espera que a economia cresça 2,3% este ano, tanto como o Governo, mas antecipa abrandamento no próximo ano. Défice deve cair, mas menos que o previsto pelo Governo.
Orçamento do Estado

Gabinetes dos políticos. Corte de 5% vai acabar

164
O Governo aprovou esta quinta-feira o fim progressivo dos cortes adicional nos salários dos gabinetes dos políticos. Decisão não passa pelo Parlamento. Governantes mantêm cortes
Orçamento do Estado

DGO divulga síntese de execução orçamental

DGO divulga síntese orçamental em contas públicas referente ao primeiro trimestre. As administrações públicas em contabilidade pública apresentaram um excedente orçamental de 258,2 milhões de euros.
Programa de Estabilidade

Porque não se entendem BE e Governo sobre a folga?

Mais um embate no Parlamento entre Mariana Mortágua e Mário Centeno sobre as metas do défice e uma folga orçamental sobre a qual não se entendem. Afinal do que estão a falar?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)