457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Orçamento do Estado

Finanças Públicas

Estado com défice de 411 milhões até maio 

Segundo a síntese de execução orçamental, a receita fiscal do Estado aumentou 21,0% até maio face ao mesmo período do ano passado, totalizando 17.545,5 milhões e euros, impulsionada pelo IVA e IRC.
Explicador

PSD. "Governo podia ter reduzido a dívida pública"

O coordenador das Finanças Públicas do PSD lembra que desde 2018 o país teve "taxas de juro historicamente baixas". No PS, Eurico Brilhante Dias acusa o PSD de não discutir dívida publica no OE 2022.
Orçamento do Estado

DGO divulga a execução orçamental até maio

O Ministro das Finanças revela que a receita fiscal e contributiva aumentou 15,5% face a abril de 2019 tal como o contributo da receita fiscal que registou uma subida de 18,8%.
IRS

Tabela de retenção de IRS dos pensionistas muda

As tabelas de retenção de IRS sobre as pensões vão mudar em julho, para acomodar o aumento extra de 10 euros, que será pago depois de publicado o Orçamento do Estado para 2022.
E o vencedor é...

OE atrasado para um país que tem ficado para trás

OE entra em vigor quase em julho, o espelho da apatia das lideranças políticas. Pilotos da TAP e a decisão sensata de não fazer greve e um problema, esse sim, perfeitamente descentralizado: a seca.
Orçamento do Estado

OE2022 entra em vigor esta terça-feira

O Orçamento do Estado para 2022 entra em vigor esta terça-feira. O documento já foi publicado em Diário da República e, assim, o país deixa de estar em duodécimos.
O sofá do parlamento

PCP. "Agora identificamos o velho PS"

O deputado do PCP, João Dias, diz que o "velho PS" está de regresso e que as opções notam-se na área da saúde, onde diz que o Governo está a "preparar um regresso às PPP".
Resposta Pronta

Reunião AMP. "É mais uma operação de charme"

Aires Pereira questiona resultado da reunião entre autarcas da AMP/Governo. O presidente da Póvoa de Varzim acusa a ANMP de fazer "ouvidos de mercador" quanto às queixas sobre neutralidade orçamental.
Noticiário

23h. Setúbal fecha urgência de obstetrícia 21 dias

Encerramento deve-se à falta de médicos, revela diretor do serviço de obstetrícia do Hospital de Setúbal. E, Jerónimo de Sousa considera que "caos" nas urgências prova que PCP tinha razão sobre OE22.
Noticiário

1h. Várias urgências fechadas este fim de semana

A falta de médicos vai levar ao encerramento de várias urgências de norte a sul do país. Ainda, Presidente da República promulgou o Orçamento do Estado para este ano mas deixa vários avisos ao Governo
Orçamento do Estado

Rio: OE2023 será mais importante

O ainda líder do PSD diz que no OE2023 "é que o país dará um passo em frente ou atrás consoante a sua política orçamental", dando menos relevância ao orçamento promulgado esta sexta-feira.
Orçamento do Estado

OE2022. PS congratula-se com promulgação

João Torres defende que o documento do Orçamento do Estado para 2022 "cumpre escrupulosamente os compromissos que o PS assumiu na campanha eleitoral".
António Costa

Costa elogia "promulgação célere" do OE2022

PM considerou promulgação célere do Orçamento do Estado "uma excelente notícia para os portugueses, para as famílias portuguesas e para as empresas".
Orçamento do Estado

Marcelo promulga Orçamento mas deixa muitos avisos

"O Orçamento do Estado para 2022 padece de limitações evidentes, e, porventura, inevitáveis", lamenta Marcelo Rebelo de Sousa. Presidente justifica luz verde para evitar país "preso ao passado".
Noticiário

19h. Marcelo vai promulgar OE até amanhã

Presidente da República garante que vai tentar dar luz verde ao documento até ao final do dia. Ainda neste jornal, Vladimir Putin garante que não se opõe à entrada da Ucrânia na União Europeia.
Orçamento do Estado

Marcelo pode promulgar OE ainda esta sexta-feira

Em Castanheira de Pêra, Presidente da República disse que, ao promulgar o documento, dirá as questões que estão presentes no seu espírito sobre o OE para este ano.
Orçamento do Estado

Parlamento acelera envio do OE2022 para Belém

Os deputados aprovaram o requerimento do PS para pedido de dispensa do prazo previsto no regimento do Parlamento, que aprova o OE2022, para poderem ser apresentadas reclamações pelos partidos.
Orçamento do Estado

Medina. Portugal terá défice menor do que Alemanha

Ministro das Finanças diz que "neste momento mantemos as projeções que estão constantes no OE" e sublinha que défice público foi em 2021 (e será em 2022) menor do que o da Alemanha.
Contra-Corrente

O caos mais do que anunciado das urgências

Os médicos deixam o SNS. As urgências, ora fecham, ora funcionam a meio gás. Estamos a passar da propaganda do melhor SNS do mundo para a realidade com a pior gestão de que nos lembramos.
Orçamento do Estado

A Conta Geral do Estado não é sexy

O primeiro-ministro deveria obrigar todos os ministros a definir objetivos e indicadores relevantes para os respetivos ministérios. As oposições deveriam analisar e utilizar a CGE no combate político.
Política

Uma questão de útero

Numa só semana Portugal assistiu “em festa” ao aprovar de um orçamento desajustado da realidade; à aprovação, pela terceira vez, da lei da eutanásia; e ao anúncio da subida das taxas de juro na Europa
Vichyssoise

"Próximo OE tem de responder a poder de compra"

Ex-ministra e atual deputada do PS diz que Governo tem "tarefa muito difícil", tendo em conta o contexto económico e avisa que o Orçamento que será entregue em outubro tem de ter solução.
Noticiário

20h. Orçamento. PR responde a Rui Moreira

O Presidente da República responde ao autarca do Porto, que pediu para que Marcelo Rebelo de Sousa vetasse o Orçamento. Ainda neste jornal, a reação das autoridades à entrevista de Luís Filipe Vieira.
Descentralização

Pedido de Rui Moreira tem um "custo enorme"

Uma discussão sobre Orçamento do Estado, sim; uma não promulgação do Orçamento do Estado só por causa do tema, não. O pedido de Rui Moreira não chegou para mudar a ideia de Marcelo Rebelo de Sousa.
PRR

ANJE quer aceleração dos fundos PRR

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, Alexandre Meireles, defendeu a "aceleração dos fundos" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que considera "fundamental que aconteça".
Rui Moreira

Moreira pede a Marcelo para não promulgar OE2022

Para Rui Moreira, o Orçamento do Estado para 2022 só deve ser promulgado quando for "corrigido". Presidente da Câmara do Porto pediu a Marcelo para rever a rubrica da descentralização da Educação.
Noticiário

19h. Salários. BE critica novo discurso de Costa

Catarina Martins aponta dedo ao primeiro-ministro por pedir a empresas aumentarem 20% os salários, quando no OE mantém salários congelados. E, Marcelo prefere "esperar para ver" a lei da eutanásia.
Sob Escuta

"Carga fiscal, se calhar, ainda vai subir mais"

João César das Neves desconfia do caminho traçado pelo governo e não acredita que possam avançar as grandes reformas de que o país precisa. A carga fiscal está no limite, mas pode aumentar.
Orçamento do Estado

Um orçamento de paz em tempos de guerra

Este orçamento nacional de tempos de paz terá custos imediatos na reputação de Portugal junto dos aliados que estão a reforçar significativamente o seu investimento em defesa já este ano.
Orçamento do Estado

Subsídio para vítimas de violência avança com OE

A ministra do Trabalho anunciou que a extensão do subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica será regulamentada após a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2022.
Orçamento do Estado

CFP: subida extra deve mudar definitivamente

Segurança Social não pode estar à mercê de "intervenções discricionárias e casuísticas do decisor político", diz CFP. Subida extra pode "afastar a fundamentação" para subida regular, prevista na lei.
Noticiário

8h. OE. Chega foi o que mais votou ao lado do PS

Neste jornal, o partido de André Ventura foi o que aprovou mais propostas de alteração do PS ao Orçamento do Estado. E ainda o plano das comemorações do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II.
Orçamento do Estado

OE. Chega foi o que aprovou mais alterações do PS

Partido de Ventura foi o que mais vezes aprovou propostas de alteração. Em contrapartida, nada do que propôs recebeu luz verde. PAN foi o que conseguiu mais ganhos de causa. IL quem mais se opôs ao PS
Orçamento do Estado

O meu primeiro Orçamento do Estado

Se não diminuirmos o peso do Estado continuaremos a ter quem não logre prosperar, pois grande parte do rendimento é-lhe retirado para manter um Estado que não responde às necessidades nem tem soluções
Orçamento do Estado

O Orçamento como ferramenta de propaganda

O debate orçamental e aquilo que o PS deixa aprovar transformou-se numa ferramenta de fragilização da oposição relevante. Pouca economia, muita propaganda.
Orçamento do Estado

Jerónimo lamenta aprovação do Orçamento

O secretário-geral do PCP lamentou que "o rolo compressor da maioria absoluta" tenha garantido a aprovação do Orçamento de Estado para 2022 e adiado "a resolução dos problemas nacionais".
Noticiário

14h. Marcelo não comenta diretas social-democratas

Chefe de Estado garante que não tem “expectativas nenhumas” sobre o resultado. Numa visita ao Banco Alimentar Contra a Fome, Marcelo pediu "ajuda reforçada" aos portugueses para doar bens.
Noticiário

13h. Orçamento aprovado. Costa fala em "nova fase"

Costa diz que ontem encerrou um capítulo difícil na vida do país, com a aprovação final do Orçamento do Estado que permite responder àquilo que são as necessidades de melhoria de rendimentos.
Orçamento do Estado

Costa fala em "nova fase" de "governação em pleno"

António Costa afirmou que a aprovação do orçamento para 2022 abriu "uma nova fase", de "governação em pleno", na qual todos têm de "estar juntos" num "contexto difícil e incerto".
Noticiário

10h. Indústria Farmacêutica preocupada com custos

Faz apelo ao Governo para que atualize os preços dos medicamentos, sobretudo nos mais baratos, até para evitar falhas no stock. As margens nos preços são estipuladas pelo Estado.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.