804kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Orçamento do Estado

Fernando Medina

"Perfeitamente normal" pedir dinheiro a empresas

Medina assume que dívida abaixo de 100% foi "objetivo político" mas recusa ter "pressionado" gestores das empresas públicas. Faz críticas impiedosas à UTAO e até assume divergência com Pedro Nuno.
Parlamento

Miranda Sarmento e Medina vão explicar orçamento 

PS e PSD tiveram voto favorável aos seus requerimentos para ouvir o atual e anterior ministro das Finanças. Miranda Sarmento vai esclarecer a avaliação do Governo e Medina a situação orçamental.
Assembleia Da República

A ingovernabilidade do país e a folia orçamental

Já tivemos um descalabro orçamental que acabou numa ditadura que durou 48 anos e outro que acabou em forte austeridade. Será que conseguimos aprender alguma coisa entretanto?
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vamos todos ficar especialistas em OE?

O PSD vai lançar um site com o custo das propostas aprovadas pela oposição. A ideia é que os "portugueses saibam" quem tem "responsabilidade orçamental". Vamos finalmente saber o que valem as medidas?
Política

Ventura: Montenegro "está um pouco desorientado"

Líder do Chega diz que primeiro-ministro "devia estar concentrado em resolver os problemas que prometeu e que não resolveu" e acusa o líder parlamentar do PSD de "mentir".
Finanças Públicas

Contas certas de Medina são incertas para Miranda

Fernando Medina e Joaquim Miranda Sarmento trocam acusações a propósito das contas públicas. Para o novo ministro, a margem orçamental ficou, agora, mais estreita.
Orçamento do Estado

Medina acusa Miranda Sarmento de inaptidão

Medina recusou esta quinta-feira que Portugal apresente um problema orçamental e acusou o atual detentor da pasta, Miranda Sarmento, de "inaptidão técnica" e "falsidade política".
Impostos

Consignações do IRS passam a ser de 1% em 2025

O Governo, ainda com um ano de distância, fez aprovar em conselho de ministros um reforço nas consignações para instituições sociais e culturais no IRS.
Contas Públicas

Estado teve défice com Governo a culpar PS

O saldo orçamental voltou a défices. O que não acontecia desde dezembro de 2022. O Ministério das Finanças culpa o anterior Governo pela degradação do saldo.
Noticiário

16h. "Redução de impostos é um risco orçamental"

A UTAO prevê que as principais medidas de política orçamental vão ter um impacto direto no saldo de menos 10 mil milhões de euros. E ainda, revelada a lista de árbitros para o Europeu.
O sofá do parlamento

Retificativo? "Silêncio começa a ser ensurdecedor"

O ex-secretário de Estado João Paulo Correia, entende que o Governo "deve dar resposta" à disponibilidade de Pedro Nuno Santos para aprovar um retificativo e critica o silêncio de Montenegro. 
Finanças Públicas

Governo diz ter pouca margem para apoio à economia

"Margem disponível para estímulos orçamentais encontra-se condicionada pela necessidade de manter a dívida pública numa trajetória de redução". Superávite de 0,3% significa mais de 750 milhões.
IRS

IRS: "Embuste" ou "equívoco de comunicação" da AD?

Oposição acusa Governo de faltar à verdade quando prometeu alívio no IRS de 1.500 milhões (que inclui a redução já aprovada). IL já tinha perguntado mas Executivo não esclareceu.
Noticiário

14h. PS pede debate urgente com Min. das Finanças

Joaquim Miranda Sarmento confirmou que o PSD vai somar apenas 200 milhões de euros ao alívio fiscal de 1300 milhões, previstos no OE de 2024. O Governo rejeita que a medida seja um embuste.
Orçamento do Estado

UTAO: ponto de partida para 2024 "mais favorável"

A UTAO afirma que o excedente histórico de 1,2% do PIB apurado no ano passado "superou todas as previsões" do Ministério das Finanças, incluindo a apresentada na proposta de OE2024, de 0,8% do PIB.
Media

UE quer media livres de pressões políticas

A vice-presidente da Comissão Europeia admite um modelo de financiamento dos media com orçamento público (como último recurso), mas adverte para a "Orbanização" dos meios de comunicação social.
Fact Check

PSD votou contra nove Orçamentos do Estado do PS?

Pedro Nuno Santos acusa o PSD de chumbar nove Orçamentos do Estado socialistas e também Montenegro de defender que o partido devia ser contra desde início, mesmo sem conhecer a proposta. É verdade?
Emissão Especial

PNS: "Cenário macroeconómico do PSD eclipsou-se"

O secretário-geral do PS é o primeiro a intervir no debate. Pedro Nuno Santos acusa PSD de ter “mudado de posição” sobre votações de orçamentos e diz que cenário macroeconómico do PSD "eclipsou-se".
Conselho das Finanças Públicas

CFP pede políticas compatíveis com menos dívida

CFP defende que novos decisores devem desenhar política orçamental que não seja "cega" face ao futuro. Mas também diz que a atenção à dívida não deve "comprometer" a coesão social.
Noticiário

13h. Pedro Nuno Santos envia carta a Montenegro

O secretário-geral do PS mostra-se disponível para chegar a acordo para resolver alguns dos principais problemas do país, e insiste num orçamento retificativo. Ainda, buscas continuam em Tróia.
Finanças Públicas

Vítor Bento: ter excedente não é viver "folgado"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Vítor Bento, diz que prioridade do país deve ser a redução da dívida pública e sublinha que ter excedente orçamental não significa viver folgado.
Resposta Pronta

"É preciso um plano estratégico para o desporto"

Alexandre Mestre fala da necessidade de existir um plano estratégico para o desporto em Portugal. Elogia o nome de Pedro Dias para Secretário de Estado do Desporto.
Novo Governo

Economista do BCP vai para secretário do Orçamento

José Brandão de Brito há muito colabora com o PSD e ajudou Passos Coelho a preparar programa económico em 2015. Em 2019, dizia a investidores londrinos que maioria do PS seria boa para o país.
O sofá do parlamento

Discurso de Montenegro fez "check" a medidas da IL

O agora vice presidente da AR vê no discurso de Montenegro pontos de consenso com a IL e recusa perda de influência quando "muitas das bandeiras" foram referidas pelo agora primeiro-ministro. 
Emissão Especial

Livre quer diálogo mas "dificilmente" acompanha OE

Isabel Mendes Lopes deixa críticas ao discurso de Luís Montenegro e refere um "aviso" de Marcelo Rebelo de Sousa ao novo primeiro-ministro sobre o Chega. 
Orçamento do Estado

DGO divulga a execução orçamental de fevereiro

Apesar do excedente nas contas públicas houve uma subida da despesa acima da receita, com a receita fiscal a registar mesmo uma quebra homóloga de 8%. A despesa com as pensões também aumentou.
Noticiário

7h. Ventura não se compromete com votação do OE

O presidente do Chega assume que o partido fica numa "posição difícil" se Montenegro deixar a aprovação de apoios para o final do ano. Ainda, ministros da Agricultura da UE reúnem-se em Bruxelas.
Orçamento do Estado

Chega votou quase sempre ao lado do PSD no OE 2024

Das mais de 300 propostas feitas pelo PSD no âmbito do Orçamento do Estado para 2024, o Chega votou a favor de quase todas. Com a composição futura do parlamento, apenas 16 medidas não passariam.
Carlos César

César espera que superávit "não seja um excesso"

O excedente em contas nacionais deverá situar-se entre 1% e 1,5% do Produto Interno Bruto. O superávit contrasta com as exigências das classes profissionais mais descontentes.
Semáforo Político

PNS a reclamar louros por medidas populares?

Medina, o "homem que conhece bem as contas do Estado", nega um orçamento retificativo. "Era mais interessante se Pedro Nuno tivesse falado com Medina antes de ir a Belém". Ainda a overdose de Ventura.
Fact Check

BE e PCP votaram contra últimos 4 Orçamentos?

Publicação afirma que esquerda votou contra os últimos quatro orçamentos apresentados pelo PS, mas não tem razão num dos casos.
Comentário

"Há margem para avanço sem orçamento retificativo"

Ana Suspiro, jornalista de Economia, acredita que margem se deve à "boa execução orçamental" e às medidas propostas pela AD "não serem assim tão relevantes do ponto de vista do impacto financeiro".
Noticiário

13h.Próximo Orçamento com medidas sem retificativo

O orçamento em vigor, feito pelo Governo do PS, tem margem para acomodar os planos do novo Governo da AD para 2024. Ainda, empresários e trabalhadores partilham preocupações por causa das eleições.
Orçamento do Estado

Orçamento em vigor acomoda planos de novo Governo

O PSD começa a admitir que o orçamento em vigor pode ter margem para acomodar medidas a implementar já em 2024. Professores, forças de segurança, saúde e IRS podem, mesmo, avançar sem retificativo.
Noticiário

7h. PS vai votar contra OE da Aliança Democrática

Fontes socialistas dizem que PS vota contra na generalidade mas não exclui alinhar algumas medidas na fase de especialidade. Ainda, Putin alerta Ocidente que Rússia está pronta para guerra nuclear.
Escolas

1,159 mlhões para requalficar e recuperar escolas

As verbas serão provenientes do Orçamento do Estado e de uma dívida a contrair pelo Governo junto do Banco Europeu de Investimentos e operacionalidade entre as comissões coordenadoras e os municípios.
Execução Orçamental

Excedente orçamental de 1,2 mil milhões em janeiro

No arranque do ano, as Finanças revelam um saldo das administrações públicas positivo em janeiro, mas inferior ao de 2023. Despesa efetiva subiu 15,7% e receitas estagnaram.
Legislativas 2024

Com AD, retificativo é "praticamente inevitável"

António Leitão Amaro, vice-presidente do PSD e um dos coordenadores da campanha a AD, diz que "um [orçamento] retificativo é praticamente inevitável" caso Luís Montenegro forme governo.
Orçamento do Estado

Esforço anti-inflação representa 46% da estimativa

Em 2023, as medidas políticas para mitigar os efeitos da inflação agravaram o saldo global do Estado em 2,224 milhões de euros, "traduzindo um desvio favorável de 2,606 milhões de euros".
Legislativas 2024

As ideias dos partidos para o mundo laboral

Mais ou menos flexibilidade nos horários? E como definir o salário mínimo? Com diferentes soluções para os mesmos problemas, partidos querem dar nova cara à concertação social e à lei laboral.
Orçamento do Estado

Há "fila de espera" para "devolução" das propinas

Por se antecipar uma "elevada procura", foi criada uma "sala de espera digital" para prevenir constrangimentos técnicos. Prazo termina no final de maio.
Legislativas 2024

Mortágua. Cultura vive "com a corda ao pescoço"

Dirigente bloquista lamentou que a cultura seja "sempre o parente pobre destes debates", apesar de ser "das principais áreas em Portugal e uma das áreas mais importantes que constrói a democracia".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO