681kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Orçamento do Estado

IRS

Quem ganha salário mínimo pode pagar IRS em 2024?

Equação exige uma nova solução técnica das Finanças para aplicar uma regra com efeitos sobre quem recebe o salário mínimo, sem que esses efeitos sejam sentidos. Costa pôs PS a respirar de alívio.
Orçamento do Estado

Economia paralela em Portugal: o elefante na sala

Todos conhecemos o efeito perverso da realidade atual. Quem infringe as regras é beneficiado. E quem cumpre é sempre prejudicado. A economia paralela é talvez o maior problema em Portugal.
Parlamento

PSD esperou "abalo de consciência" que não chegou

Maioria só deixou passar uma recomendação (do Livre) e chumbou todas as propostas fiscais da oposição. Governo promete reduzir impostos, mas fórmula do PSD foi recusada.
Orçamento do Estado

Parlamento debate OE em 30 e 31 de outubro

O parlamento vai debater o Orçamento de Estado na generalidade em 30 e 31 de outubro. A discussão orçamental deverá começar a 26 de outubro e o prolongamento do IVA zero fica agendado para dia 13.
PSD

PSD leva a votos cinco propostas de redução fiscal

As cinco propostas de redução fiscal do PSD, entre as quais a descida do IRS ainda este ano, vão a votos mas o PS garante que só olhará para elas na discussão do Orçamento de Estado de 2024.
Noticiário

1h. Miranda Sarmento espera OE para confirmar IRS

No debate da moção de censura, António Costa disse que existia uma grande probabilidade de o mínimo de existência aumentar.
Trabalho

CIP propõe pagamento de 15º mês sem impostos

A CIP propôs ao Governo um "Pacto Social" com 30 medidas, entre as quais o pagamento voluntário pelas empresas do 15º mês aos trabalhadores, isento de contribuições e impostos.
IVA

Setor agroalimentar contra disparidades no IVA 

A Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares alertou para a falta de medidas adotadas ao IVA pelo Governo, o que danifica a indústria agroalimentar a nível internacional.
Crédito à Habitação

Travão à prestação é bem vindo, mas "vem tarde"

Solução para estabilizar prestações do crédito à habitação vem tarde mas é bem vinda. Economistas alertam para restrições (em letra pequena) que têm limitado alcance de apoios anunciados pelo Governo.
Noticiário

20h. Governo admite "travão" à subida das rendas

O PM diz que o Governo vai reunir com proprietários e inquilinos para decidir o valor limite. Ainda, o PSD considera que a folga de 900 milhões de euros nas contas públicas "pode ter vários destinos".
Orçamento do Estado

Patrões querem redução da TSU paga pelo empregador

Conselho das Confederações Patronais apresentou um conjunto de propostas fiscais e contributivas para o Orçamento do Estado para 2024. Redução da TSU é uma, mas também voltam à carga com baixa do IRC.
Contas Públicas

Défice. Gás mais barato dá folga até 900 milhões 

Governo destinou mil milhões para apoiar empresas devido à escalada do gás em 2023. Até agora, foram usados menos de 10%, o que gera uma folga de centenas de milhões na despesa prevista para este ano.
Noticiário

14h. PS diz que PSD quer fazer "número político"

Líder parlamentar socialista desafia os sociais-democratas a não submeter as propostas de reforma fiscal a votação, para que possam ser discutidas durante o debate do Orçamento do Estado.
Política Económica

O vício da política do “grátis”

O líder do PS anunciou o que vamos ver no Orçamento. O “grátis” e o paternalismo são a regra geral. O IRS jovem somado à devolução das propinas são interessantes, mas têm riscos.
Impostos

PSD quer AR a decidir onde gastar receita a mais

Pacote do PSD de corte extraordinário do IRS inclui proposta para Parlamento passar a discutir e decidir o destino a dar ao excedente de receita fiscal. Isenção sobre prémios tem norma anti-abuso.
Orçamento do Estado

PCP quer "garantir o direito à educação"

PCP quer fichas de exercícios gratuitas, reforço da ação social escolar e verbas que dêem às escolas os recursos que lhes faltam e reforça que é preciso melhorar as condições de trabalho dos docentes.
Açores

PAN: Plano e Orçamento vai ser "muito difícil"

O líder do PAN nos Açores considera que os partidos têm uma visão pessimista sobre o Plano e Orçamento 2024: "A própria coligação não acredita, por isso, ninguém saberá o que é sairá daqui".
Açores

Fundos europeus: PPM alerta para a estabilidade 

A "estabilidade [política] é fundamental no momento em que vamos executar o maior conjunto de sempre de fundos europeus", alertou o Partido Popular Monárquico, apresentando propostas de investimentos.
Noticiário

13h.PCP e BE criticam novas medidas para jovens

Os partidos com representação parlamentar já reagiram ao pacote pacote que inclui medidas como o alargamento do IRS jovem e a devolução da propinas.
Boa moeda, má moeda

Que medidas podem ajudar a suportar a inflação?

O governo prometeu para o Orçamento do Estado novas medidas para amortecer o efeito da inflação nos orçamentos familiares. Desde subsídios a redução de impostos, o leque é variado.
Ministério da Saúde

Pizarro: "Nenhuma dúvida" que orçamento aumente

"Todos os anos o orçamento da saúde tem aumentado muito e não tenho nenhuma dúvida que voltará a haver um aumento", afirmou o ministro da Saúde, sublinhando que o Governo "precisa de recursos".
Direto ao Assunto

"Governo deve dar apoio direto para habitação"

"E os bancos também têm responsabilidade em ser mais compreensivos". O antigo ministro de Cavaco diz ainda discordar do PR: "tecnicamente não há folga orçamental" mas o Governo "não tem outro remédio"
Orçamento do Estado

Governo estuda "novos instrumentos" para inflação

"No quadro do Orçamento para 2024, o Governo está a fazer a reflexão sobre que instrumentos continuam necessários, eventualmente que novos instrumentos têm de ser desenvolvidos", diz ministra.
Noticiário

00h. PR diz que "há vida" para além do défice

Presidente da República admite que o tempo é de “imprevisibilidade económica" mas que há folga orçamental. Ainda neste jornal, Paulo Raimundo garante que PCP é "alternativa confiável" para o país.
Orçamento do Estado

OE 2024 chega com pressão de 3 mil milhões

O Governo estima um agravamento da despesa de 6 mil milhões, parcialmente compensado com alguns alívios no Orçamento do Estado para 2024. Isto contando apenas com as medidas já em vigor.
Noticiário

9h. Rússia destrói barco ucraniano não tripulado

A Rússia destruiu um barco ucraniano não tripulado ao largo do mar Negro. Governo parte para novo orçamento com despesa de 3.1 mil milhões.
Noticiário

8h. OE/2024. Despesa adicional de 3 mil milhões

O orçamento de 2024 parte já com uma despesa adicional de 3100 milhões de euros. Ainda o mercado de transferências.
Noticiário

7h. Benfica e Porto mexem mercado de futebol

Mercado. Benfica e Porto com mexidas no fecho da janela de transferências. Ainda as contas na preparação do Orçamento de 2024
Orçamento do Estado

Pagamentos em atraso diminuem para 809,9 milhões

Os pagamentos em atraso "representam uma diminuição de 115,5 milhões de euros relativamente ao período homólogo e um aumento de 73,2 milhões de euros face ao mês anterior", informou a DGO.
Orçamento do Estado

Receita fiscal do Estado aumentou 9,2% até julho

A evolução da receita fiscal até julho reflete a quebra da receita observada no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), que recuou 7,9% (142 milhões de euros) em termos homólogos.
Orçamento do Estado

Crises custam ao Estado 1.516 milhões até julho

"A execução reportada das medidas adotadas no âmbito da mitigação do choque geopolítico levou a uma diminuição da receita em 885,7 milhões de euros", informa a Direção-Geral do Orçamento.
Fact Check

Cada deputado eleito recebe 4 euros por voto?

Quanto recebe um deputado eleito para o Parlamento? E, além do vencimento mensal, recebe "por cada voto 4 euros", como se diz nas redes sociais? Não, é falso.
Noticiário

10h. Governo reconhece necessidade de baixar IRS

A ministra da Presidência voltou ontem a confirmar que o executivo está a estudar medidas para baixar impostos no Orçamento do Estado para 2024, mas rejeita que essa redução acontece ainda este ano.
Noticiário

7h. Governo prepara OE2024 "generoso"

Face à elevada carga fiscal no país, a redução do IRS parece ser uma aposta quase certa, mas com cautelas. E ainda, Pablo Pichardo falha mundiais de atletismo por lesão.
Madeira

PS tem maior orçamento para campanha eleitoral

O PS estima gastar um total de 400 mil euros, dos quais 200 mil euros em comícios e espetáculos, 70 mil euros em propaganda, comunicação impressa e digital, e 46 mil euros em brindes e ofertas.
PSD

Proposta do PSD para o IRS é contra norma travão?

Juristas sublinham que à luz da Constituição só o Governo pode propor uma descida de receita face ao orçamento deste ano, como o corte no IRS. PSD diz que a proposta não altera a receita prevista.
Explicador

O Estado tem margem para reduzir os impostos?

Paulo Núncio e Carlos Lobo, fiscalistas e antigos secretários de Estado dos Assuntos Fiscais analisam o esboço de medidas para o IRS apresentado pelo PSD. Entrámos num ciclo de redução de impostos?
PSD

PS acusa Montenegro de "cambalhota fiscal" 

Horas depois de Luís Montenegro ter atacado o "esbulho fiscal" cometido pelo Governo socialista, o PS respondeu ao discurso do líder do PSD no pontal, acusando Montenegro de estar "mal informado".
Ensino Superior

OE2024: Reforço de 138 milhões de euros

Governo vai reforçar com 138 milhões de euros as dotações de base das universidades e dos institutos politécnicos públicos em 2024. Admite-se um aumento de 10,7% face ao Orçamento de Estado de 2023.
Direto ao Assunto

Cativações. "Número político e com truque"

Paulo Núncio fala sobre o anúncio do fim das cativações por Medina. O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais diz que o valor das cativações é "irrisório" e que este é "mais um número político".
Noticiário

13h. Congresso EUA vai debater existência de OVNIS

O Congresso vai ouvir militares que garantem ter visto OVNIS e acusam o Governo norte-americano de esconder provas sobre a existência de vida extraterrestre. Ainda, Gonçalo Côto encontrado com vida.
Resposta Pronta

"É uma critica velada de Medina a Leão/Centeno"

Economista Nogueira Leite explica que utilização das cativações tem sido "absolutamente exagerada" levando à "descaraterização orçamental" e diz que cativações "não devem ser eliminadas completamente"

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.