A revista de moda Harper’s Bazaar reuniu citações de mulheres inspiradoras sobre a confiança e a capacidade de enfrentar desafios. De Beyoncé a Hillary Clinton, todas têm algo a ensinar da sua experiência pessoal e profissional.

Michelle Obama, primeira-dama americana

“Às vezes dou a mim própria uma pausa. Aprendi que a minha reação imediata não pode ser a minha decisão final. É preferível dar um passo atrás e pensar sobre assunto. Costumo falar com os meus amigos e com a minha mãe. Reflito muito. Todos nós temos de encontrar os nossos mecanismos de lidar com o stress. É quase como um desporto. Tens de aprender a jogar apesar das derrotas e das dores. Podes até tirar uma pausa para descansar, mas vais voltar à competição”.

Beyoncé, cantora

“As pessoas que passam a vida a queixar-se dão-me nervos. Quando eu sinto que não estou no meu melhor, pergunto-me logo ‘O que é que posso fazer em relação a isso?’. Uso os pensamentos negativos como combustível para me transformar em algo melhor”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Stacy London, estilista e consultora de moda

“Para mim, há três coisas que funcionam: um batom brilhante; pensar que, se não tentar, é garantido que não vou chegar a lado nenhum; e manter sempre o pensamento na cabeça: por que não eu?”

Hillary Clinton, antiga secretária de estado

“Quando olhas para os desafios que estão implícitos em ser um agente de mudança, vês que um dos mais importantes é aprender a levar as críticas a sério, mas não a entendê-las como algo pessoal. Para conseguires isso, tens de aprender a ouvir o que dizem aqueles que te criticam e, sobretudo, tens de conseguir avaliar e perceber o que querem dizer”.

Oprah Winfrey, apresentadora de televisão

“Pense como uma rainha. Uma rainha não tem medo de falhar. O falhanço é mais um trampolim para algo melhor”.

Carrie Hammer, CEO da marca de roupa Carrie Hammer

“Entro em cada reunião com o pensamento de que vou ouvir um ‘sim’. Mesmo que tenha ouvido 100 ‘nãos’ no passado, acredito que posso estar certa e ouvir finalmente um sim”.

Venus Williams, tenista

“Simplesmente acredita em ti. Mesmo que não acredites, finge que o fazes e, a determinada altura, vais realmente acreditar muito em ti”.

Marissa Mayer, CEO da Yahoo

“Eu fiz sempre alguma coisa para a qual não estava 100 por cento preparada. Acho que é assim que se cresce. Quando te deparas com aquele momento em que pensas ‘não tenho bem a certeza se consigo fazer isto’ e dás tudo de ti, é aí que evoluis. Às vezes, esse é o sinal de que algo muito bom está para acontecer. Estás a crescer e a aprender muito sobre ti.”