Talvez sinta que ouve isto todos os anos, mas 2015 está a dar-nos, realmente, razões para acreditar que este será um ano recheado de grandes títulos para fazer as delícias dos amantes de videojogos. Este é o ano em que as consolas da nova geração – com a PlayStation 4 e a Xbox One – se estabelecem, efetivamente, como a base do mercado. Como acontece sempre a cada nova geração de consolas (que se renovam, normalmente, de sete em sete anos), se no início não existem muitos títulos disponíveis, é no segundo ano após o lançamento que começam a surgir mais títulos, convencendo cada vez mais pessoas a comprar a nova consola. O que, por sua vez, leva a que sejam lançados ainda mais jogos.

O Observador preparou uma lista dos sete jogos mais aguardados para o ano de 2015, que farão salivar os entusiastas de uma forma de entretenimento que já movimenta mais dinheiro do que a indústria cinematográfica. Conheça a lista.

IMG_0502

Mad Max Magnum Opus

Bem-vindo ao mundo pós-apocalítico e anárquico de Mad Max, o clássico do cinema protagonizado por Mel Gibson (o primeiro filme saiu em 1979). A história de Mad Max, o ex-polícia solitário que combate um gangue que lhe roubou o seu carro, o “Interceptor”. Além da arma de eleição de Mad Max, uma carabina de canos serrados no coldre, a personagem pode utilizar uma grande variedade de armas para derrotar os seus inimigos. Há muitas armas, mas poucas munições, o que recomenda uma postura mais sorrateira do que agressiva. Para explorar o mundo aberto de Mad Max, será também grande a aposta na componente de condução, com a produtora do jogo a contratar uma empresa californiana especializada em modificação de carros (no mundo real) para ajudar a desenhar o carro de Mad Max. O lançamento esteve previsto para 2014 mas acabou por derrapar para 2015. Pode ver um trailer aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Disponível para: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One

FullSizeRender (30)

No Man’s Sky

No Man’s Sky promete ser um dos títulos mais inovadores a sair para o mercado neste ano de 2015. E uma das principais razões por que os especialistas acreditam que este novo ano será um ano recheado de bons videojogos. Criado pela microprodutora Hello Games, o misterioso No Man’s Sky é de difícil categorização, misturando voo interespacial, estratégia e aventura. Se muitos dos jogos que saem atualmente são de “mundo aberto”, No Man’s Sky promete ser de “universo aberto”. Aliás, pela forma como o jogo é concebido, o universo de No Man’s Sky é, literalmente, infinito. O jogador está livre para voar de um planeta para outro, desde planetas desertos e inóspitos a locais dominados por dinossauros. Está nas mãos do jogador o percurso que quer fazer, entre planetas, buracos negros e estrelas, acumulando recursos e alterando o rumo da evolução das espécies de seres vivos. Curioso? Pode ver este vídeo de No Man’s Sky.

Disponível para: PS4 e, possivelmente, PC

bloodborne-screen-03-ps4-us-10jun14

Bloodborne

Bloodborne é um dos títulos mais aguardados para o novo ano, por ter sido criado pelos mesmos produtores de Dark Souls, um dos grandes sucessos dos últimos anos. Tal como Dark Souls, Bloodborne é um role-playing game com muita ação. Pelas primeiras imagens divulgadas do jogo, ainda mais ação do que Dark Souls, sem sacrificar a densidade da história e a envolvência do ambiente. A personagem principal é um dos muitos viajantes que se deslocam até à cidade gótica de Y’harnam, onde se acredita que existe uma cura para uma epidemia que eliminou milhões de pessoas neste mundo imaginário. Na realidade, esta é uma cidade povoada por perigosos monstros mutantes. Deverá sair em março, em exclusivo para a PlayStation 4. Pode ver um trailer aqui.

Disponível para: PS4

Hero_Halo5

Halo 5 – Guardians

De um exclusivo para a Sony PlayStation 4 passamos para um exclusivo da concorrente da Microsoft nas consolas de última geração, a Xbox One. Trata-se de uma das sequelas da saga Halo mais aguardadas dos últimos anos: Halo 5 – Guardians. É uma continuação da história do “Master Chief”, ou John-117, o super-soldado com poderes especiais que desde 2001 protagoniza um dos principais títulos de first person shooters, isto é, em que o jogador vê o mundo que o rodeia (e destrói boa parte dele) através dos olhos do protagonista. Este será o primeiro Halo feito especificamente (e exclusivamente) para a Xbox One, pelo que é grande a expectativa sobre o grafismo e a jogabilidade de Halo 5. O trailer está aqui.

Disponível para: Xbox One

mario
Mario Maker

Nem só de tiros e bombas se fazem os videojogos mais aguardados para 2015. Mario Maker promete fazer as delícias dos amantes de Super Mario, o herói dos jogos de plataformas da Nintendo. É mais do que mais uma sequela. Graças ao GamePad da consola Wii U, o jogador pode não só percorrer os imensos níveis e desafios que se apresentam a Mario, mas também desenhar novos níveis. Mario Maker poderá muito bem ser um dos grandes sucessos de 2015, apelando a um público mais jovem e os chamados casual gamers, para não falar, é claro, dos saudosistas das aventuras do canalizador italiano.

Disponível para: Nintendo Wii U

batman-arkham-knight-screenshot-04-ps4-us-04jun14

Batman Arkham Knight

O ano começou há poucos dias, mas já há quem diga que este será o jogo do ano, apesar de ser uma sequela. A nova iteração da saga de jogos de Batman apresenta, em 2015, Batman Arkham Knight, um título que será especial não só porque é o primeiro feito em exclusivo para as consolas de nova geração mas porque será o último feito pela produtora RockSteady. Será o terceiro título da trilogia que esta editora criou para a Warner Brothers, com grande sucesso: Arkham Asylum em 2009 e Arkham City 2011 foram títulos aplaudidos pela crítica. Em Batman Arkham Knight, o “Cavaleiro das Trevas” volta a poder explorar livremente as ruas e os telhados dos edifícios da cidade de Gotham, explorando um sem fim de armas e veículos, como o Batmobile.

Disponível para: PlayStation 4 e Xbox One

MIGHTY_mainart0826_fix

Mighty No. 9

 

Fechamos a lista com um jogo cujo desenvolvimento foi financiamento integralmente por uma campanha de KickStarter, ou seja, uma campanha de recolha de fundos online. Na verdade, foi angariado o quádruplo do objetivo de financiamento inicial, o que ilustra a expectativa em torno deste pequeno jogo. Em sentido contrário com os grafismos cada vez mais complexos dos jogos disponíveis na última geração, Mighty No.9 é um jogo de plataformas em duas dimensões (2D) em que o protagonista é Beck, um robô que chama a si a missão de derrotar outros que passaram para o “lado negro” depois de um vírus informático ter infetado um exército de robôs.

Disponível para: PC, Nintendo 3DS, PS3, PS4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox 360 e Xbox One