438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Fact Check

Fact Check

Carta de condução em França é válida até aos 80?

Partilha no Facebook tenta explicar que é possível trocar uma carta de condução portuguesa por uma carta de condução francesa com validade até aos 80 anos do condutor. É falso.
Fact Check

Vídeo mostra navio russo Moskva a ser destruído?

Nas redes sociais surgiram imagens da explosão de uma embarcação e uma associação imediata ao caso do navio russo que se afundou no Mar Negro no mês de abril.
Fact Check

Previsão de dívida é 60MM superior à de Passos?

Uma publicação parte de uma previsão de dívida de 280 mil milhões no final do ano para afirmar que será 60 mil milhões acima da registada no final de 2015. Mas a diferença é menor em 15 mil milhões.
Fact Check

Chile troca "mulher" por "pessoa menstruante"?

Publicações no Facebook dizem que Congresso do Chile aprovou lei para substituir palavra "mulher" por "pessoa menstruante". Na verdade, lei só foi votada na câmara baixa do país e não é isso que diz.
Fact Check

Musk despediu "esquerdistas" no Twitter Brasil?

Post garante que CEO da Tesla, que quer comprar o Twitter, já despediu funcionários de esquerda na empresa. Acontece que Musk ainda não é dono do Twitter e até congelou recentemente o negócio.
Fact Check

Ucrânia responsável por crimes contra Humanidade?

Nas redes sociais circula um artigo que cita um suposto relatório da ONU a considerar o exército ucraniano responsável por crimes de guerra. No entanto, não há qualquer relatório com essa conclusão.
Fact Check

Votos em Le Pen escondidos para impedir vitória?

Vídeos virais não mostram boletins de voto em Marine Le Pen a serem desviados em França. São imagens de um protesto contra a eleição da candidata da União Nacional. Os papéis são notas falsas.
Fact Check

Míssil destrói rua mas não as janelas de prédio?

Tweet com imagem alega que é resultado de manipulação ucraniana que teria falsificado cenário para tentar mostrar ataque de mísseis russos que não aconteceu. A imagem não foi utilizada nesse sentido.
Fact Check

Lula defendeu governador que "roubou o povo"?

Um excerto de um longo discurso de Lula em 2017 resulta numa ideia que não coincide com a que foi defendida pelo antigo presidente do Brasil.
Fact Check

Vacinas prejudicam a saúde de quem faz desporto?

Publicação sugere que a morte de triatleta numa prova em Lisboa foi provocada por vacinas. Mas não há indicações de que assim seja. De resto, não há contra-indicações para a vacinação em desportistas.
Fact Check

General dos EUA capturado pelos russos na Ucrânia?

Circulam relatos nas redes sociais de que um tenente-general dos EUA foi capturado pelos russos na Ucrânia. O rumor é desmentido pelo próprio e o comando que lidera na NATO não tem presença em Kiev.
Fact Check

Musk anunciou apoio a Bolsonaro em entrevista?

Publicação diz que Elon Musk anunciou apoio a Jair Bolsonaro numa entrevista ao The New York Times. Mas é falso: não há nenhum artigo com as palavras atribuídas a Musk. E a foto também é falsa.
Fact Check

CNN. Comandante russo "acordou morto"?

Nas redes sociais, circula uma imagem com uma suposta captura de ecrã da CNN Portugal a noticiar que "comandante russo acordou morto na Ucrânia". Imagem não é verdadeira.
Fact Check

Anthony Fauci é filho da Madre Teresa de Calcutá?

Uma publicação descreve o chefe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA como filho da freira canonizada em 2016. Não há quaisquer dados que sustentem essa versão.
Fact Check

EUA vão pagar embargo de gás russo?

Publicação diz que Joe Biden, presidente norte-americano, está disposto a pagar pelos efeitos do bloqueio europeu aos combustíveis russos. Será verdade?
Fact Check

Biden pagará preço do embargo europeu a gás russo?

Publicação alega que o presidente dos Estados Unidos garantiu que assumiria os custos de um bloqueio europeu à energia russa. As palavras não foram proferidas por Joe Biden em nenhum momento.
Fact Check

Zelensky é primo de George Soros?

Mensagem que circula no Facebook fala que ligação familiar foi divulgada pelo Pentágono. Porta-voz do gabinete do Secretário de Defesa dos EUA já desmentiu.
Fact Check

Coca-cola fez anúncio para Alemanha Nazi?

Imagem de um anúncio da Coca-cola com um lema da Alemanha Nazi. O anúncio existe, mas não tem o consentimento da empresa. Informação é falsa.
Fact Check

Reino Unido quer prender Elon Musk?

Publicações alegam que o multimilionário pode ser detido, se "permitir liberdade de expressão no Twitter". Londres já veio garantir que se trata de uma notícia falsa.
Fact Check

Dínamo de Kiev. Voluntários na guerra da Ucrânia?

Imagem mostra jogadores do Dínamo de Kiev fardados e armados para lutar na Ucrânia. Não é verdade, trata-se de um grupo nacionalista de extrema-direita ucraniano.
Fact Check

Coca-Cola fez anúncio com referências nazis?

O anúncio da Coca-Cola de 1936 com referências nazis é na verdade uma obra criada para uma exposição, em Londres, no ano de 2004. Foi pedido a artistas para criarem anúncios da bebida norte-americana.
Fact Check

Pentágono diz que Zelensky e Soros são primos?

Publicação alega que Pentágono descobriu que presidente ucraniano é primo do filantropo e multimilionário húngaro. É falso.
Fact Check

Ucrânia cria aplicação para controlar população?

Publicações alegam que Ucrânia criou um sistema de "créditos sociais", ligada ao Fórum Económico Mundial, para controlar e vigiar a população. Aplicação existe, mas não para este propósito.
Fact Check

Jogadores do Dínamo Kiev fardados e armados?

Uma imagem mostra um conjunto de jovens fardados e armados, referido como sendo a equipa do Dínamo Kiev. Na verdade, os elementos pertencem a grupo nacionalista de extrema-direita ucraniano.
Fact Check

Zelensky assume consumo de drogas em entrevista?

Volodymyr Zelensky, durante uma entrevista no âmbito da campanha eleitoral, foi questionado sobre o consumo de drogas e respondeu às acusações de que foi alvo.
Fact Check

Governo britânico ameaçou deter Elon Musk?

Publicação alega que governo britânico avisou de que poderia prender Elon Musk. É falso.
Fact Check

Foto mostra Che Guevara apontar arma a mulheres?

Fotografia antiga, a preto e branco, mostra homem de costas a apontar arma a duas mulheres indefesas. Utilizador do Facebook diz que se trata do guerrilheiro, mas foto foi tirada após morrer.
Fact Check

Finlândia aprova relações com menores de 10 anos?

Está a ser partilhada nas redes sociais que a Finlândia considera "legais" as relações sexuais com menores de 10 anos. A publicação baseia-se num caso polémico de 2018 no país. Será verdade?
Fact Check

Covid-19. Tatuagem revela se alguém foi vacinado?

Um antigo ministro brasileiro da Educação de Bolsonaro partilhou uma publicação que avança que a Fundação Bill Gates criou uma "tatuagem secreta" que revela se alguém foi vacinado contra a Covid-19.
Fact Check

Macron prometeu receber 60 milhões de refugiados?

Está a ser partilhada nas redes sociais uma suposta notícia sobre Macron dizer que "a Europa deve estar preparada para aceitar 60 milhões de refugiados da África e Médio Oriente nos próximos 20 anos".
Fact Check

Rússia ameaçou astronautas estrangeiros?

Têm surgido várias publicações nas redes sociais que garantem que a Rússia ameaçou abandonar astronautas de outras nacionalidades na Estação Espacial Internacional. Descubra se é verdade.
Fact Check

25 de Abril. Cravos chegaram em camiões da NATO?

A versão contada no Facebook diz que o símbolo da Revolução é fruto da NATO. A história conta que uma esquadra da aliança entrou no Tejo no dia 22 de abril para descarregar contentores com cravos.
Fact Check

Elon Musk declara apoio a Bolsonaro?

Circula um suposto tweet do dono da Tesla que é acusado de ser o "mais novo bolsominion do planeta". Tudo por causa de uma concentração de motards.
Fact Check

CNN noticiou crianças-soldado na Ucrânia?

Uma alegada publicação da CNN conta que crianças-soldado estão a alistar-se na Ucrânia para combater os soldados russos. Tem inclusive uma imagem destas crianças fardadas. Mas será que é verdade?
Fact Check

Google Maps revelou segredos militares russos?

Do Twitter ao Facebook, espalhou-se a notícia que o Google Maps desbloqueou e tornou totalmente nítidas imagens aéreas das bases militares na Rússia, algo proibido pela empresa. Mas será verdade?
Fact Check

Crimeia. Russos encontraram medalhas ucranianas?

Alegadamente, militares russos encontraram medalhas ucranianas atribuídas pela conquista da Crimeia. Mas é preciso ter atenção aos detalhes, para perceber que se trata de propaganda russa.
Fact Check

Astronautas russos usaram as cores da Ucrânia?

Uma publicação alega que três astronautas russos vestiram as cores da bandeira da Ucrânia, como uma manifestação anti-guerra. Mas será verdade que estivessem desta forma a apoiar o povo ucraniano?
Fact Check

Musk elogiou concentração de apoio a Bolsonaro?

Publicação tenta mostrar que Elon Musk utilizou o Twitter para classificar como "mito" o Presidente brasileiro, mas é falsa. Não há qualquer registo de publicações do multimilionário sobre Bolsonaro.
Fact Check

Torre do Diabo já foi uma árvore gigante?

Informações falsas têm origem numa publicação satírica, noticiada como o possível nascimento de um novo "mito" sobre Wyoming. Torre do Diabo é feita de rocha magmática rara.
Fact Check

CNN noticiou um incêndio falso na Ucrânia?

A CNN Internacional está a ser acusada de noticiar um incêndio no Canadá como sendo em Lviv, na Ucrânia. Um bombeiro com um casaco dos bombeiros de Edmonton está na origem da dúvida. Será assim?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.