Fact Check

Fact Check

Há relações familiares "abundantes" no Bloco?  /premium

447
O líder parlamentar do PS, Carlos César, veio sacudir do capote socialista o peso das relações familiares que existem nos gabinetes ministeriais. Atirou para cima do Bloco. Mas terá razão?
Fact Check

Bruxelas quer criar impostos europeus? /premium

100
A ideia de novos impostos europeus tornou-se tema de pré-campanha em Portugal. O debate está a ser distorcido já que não está em causa nenhum imposto direto e a proposta está longe de ter sucesso.
Fact Check

Lançamento. Observador em rede contra fake news

130
O Observador faz parte de plataforma com 19 órgãos de comunicação, que incluem a AFP, o Libération, a Pagella Politica ou o Maldito Bulo, que vai analisar as notícias falsas nas eleições europeias.
Fact Check

Europeias. Fundos, debates e sanções em fact check /premium

241
Rangel diz que Pedro Marques propôs o que já existe e que fugiu a debates. O socialista lembrou "um alemão" que propôs sanções para Portugal. E sofreu acusações de manipular gráfico. Quem tem razão?
Fact Check

Um facto falso no debate sobre fake news na AR

378
O Parlamento debateu esta quarta-feira em plenário as fake news e a verificação de factos. Problema: o deputado em destaque do partido que impôs o tema acabou por produzir uma declaração errada.
Ambiente

Fact Check. As verdades e mentiras sobre o diesel

521
No programa “Negócios da Semana”, o ministro do Ambiente reforçou tudo o que tinha dito antes sobre a morte antecipada dos diesel e deu vários exemplos. João Matos Fernandes falou toda a verdade?
Fact Check

Portugal tem "pleno emprego" para os doutorados? /premium

849
Numa entrevista ao Público, o ministro da Ciência disse, entre outras coisas, que há vagas que ficam por preencher. Os investigadores dizem que as afirmações são uma "afronta".
Facebook

Facebook perde duas agências de fact-checking

A Associated Press e a Snopes vão deixar de trabalhar com o Facebook. As duas agências ajudavam a combater as notícias falsas na plataforma. Empresas vão retomar conversações com a rede social.
Fact Check

Foi a esquerda que bloqueou a lista de devedores? /premium

374
A líder do CDS, Assunção Cristas, acusou diretamente PS, Bloco de Esquerda e PCP, de serem os responsáveis pela não divulgação da lista de devedores da CGD. Mas foi mesmo isto que aconteceu?
Propinas

Propinas. Marcelo mudou de opinião?

204
Em 1997, o PSD, então liderado por Marcelo viabilizou o aumento das propinas. Agora que defende o fim desse pagamento, o PR sublinha que não votou a favor — absteve-se na reforma de Marçal Grilo.
Fact Check

As propinas são um factor de desigualdade social? /premium

288
Na Convenção Nacional do Ensino Superior, três membros do Governo defenderam a gratuitidade do ensino superior. Marcelo Rebelo de Sousa concordou por considerar que são factor de desigualdade social.
Fact Check

Fact Check. Há um remédio que cura a fibromialgia? /premium

826
Fernanda Sá, doente com fibromialgia, diz sentir-se curada desde que começou a tomar um medicamento para perda de memória e micro-derrames cerebrais. Comunidade médica e científica duvida do resultado
Fact Check

Fact Check. Vara foi mesmo condenado sem provas? /premium

1.403
O ex-ministro assegurou à TVI que é inocente apesar de ter sido condenado a 5 anos de prisão por tráfico de influência. Será isso que sai da leitura das 2781 páginas da sentença do caso Face Oculta?
Fact Check

Sem a esquerda, o PS teria sido mais austero? /premium

Catarina Martins arrancou a última Convenção do BE antes das legislativas a apontar riscos de uma maioria absoluta do PS. Lembrou o que Costa defendia em 2015. Era mesmo diferente do que fez?
Fact Check

Hiperatividade. Medicamentos devem ser proibidos? /premium

667
PAN leva o tema ao parlamento esta 4ª feira. Médicos concordam com mais psicólogos nas escolas e no SNS e que haja uma discussão sobre a hiperatividade, mas não aceitam condicionamentos.
Fact Check

Sindicato usa montagem falsa para atacar ministro

2.727
Um dos sindicatos da PSP utilizou imagens de idosos agredidos, sugerindo que eram vítimas dos suspeitos que fugiram do tribunal. É falso: fotografias são de idosos agredidos no estrangeiro.
Fact Check

Galamba: Rating caiu com Passos, não com Sócrates /premium

3.678
Deputado e ex-porta-voz do Partido Socialista quis "lembrar" no Twitter que quando a Moody's cortou o "rating" para "lixo" estava Passos no governo, não Sócrates. Faz sentido?
Fact Check

Houve 7 alterações à lei laboral na legislatura? /premium

O coordenador do PS na Comissão do Trabalho quis rebater afirmações de Cristas com argumentos pouco rigorosos. Disse que houve sete alterações à lei laboral, mas foram só cinco. Veja os factos.
Fact Check

Queda da saída de emigrantes começou em 2016? /premium

995
António Costa disse no debate quinzenal que a redução do número de portugueses que saíram do país começou em 2016, o primeiro ano completo do seu executivo, mas os factos provam o contrário.
Fact Check

Fact Check. O que disse António Costa na TVI /premium

213
Na entrevista à TVI, o primeiro-ministro falou da criação de emprego, das pensões, do IVA na eletricidade, da tensão na "geringonça" e até da mudança da hora. Falou verdade ou mentiu?
Fact Check

As verdades e os erros desta rentrée política /premium

A rentrée política está feita, agora só pára nas legislativas. Mas neste tiro de partida houve quem caísse na tentação do exagero. Fomos ver os factos e erros do que foi dito por cada um dos líderes.
Saúde

Glifosato causou cancro ao jardineiro americano? /premium

284
Um júri num tribunal californiano considerou a Monsanto, criadora do glifosato, responsável pelo aparecimento de cancro num utilizador do produto. Será que esta decisão tem uma base científica?
Fact Check

Frases de Costa sobre Monchique foram deturpadas? /premium

315
O primeiro-ministro disse que o incêndio de Monchique foi a "exceção que confirmou a regra do sucesso". Um dia depois, queixou-se que declarações foram "descontextualizadas e deturpadas". Tem razão?
Fact Check

Costa não prometeu tempo de serviço a professores? /premium

207
O primeiro-ministro disse no debate quinzenal que o Governo nunca prometeu reconhecer todo o tempo de serviço aos professores que tinham tido a carreira congelada. Os factos confirmam?
Fact Check

Fact check. País está preparado para os incêndios? /premium

A menos de um mês do início da época de incêndios, o que já fez o Governo para preparar o país e evitar uma nova tragédia? E o que ainda falta fazer? O balanço e (quase todas as) respostas.
Fact Check

Impostos indiretos aumentaram 3 mil milhões?

298
Nuno Magalhães confrontou António Costa com o grande aumento das receitas dos impostos indiretos e acusou o Governo de continuar a austeridade. O Estado está mesmo a cobrar mais três mil milhões?
Fact Check

PS conseguiu maior redução da dívida em 20 anos?

O primeiro-ministro garantiu que o Governo conseguiu a maior redução da dívida pública dos últimos 20 anos. Apesar de ter conseguido reduzir o peso da dívida no PIB, há outros dados a ter em conta.
Fact Check

Governo cumpriu todos os compromissos com o Bloco?

António Costa garantiu esta quarta-feira, no debate quinzenal, que nunca desrespeitou acordos celebrados com o Bloco de Esquerda. Catarina Martins e companhia não concordam. Quem tem razão?
Fact Check

Governo aumentou em 41% apoio à criação artística?

O primeiro-ministro tentou defender-se das críticas dos agentes culturais ao novo modelo pensado para o apoio às artes. A determinada altura, falou em aumentos na ordem dos 41%. Será mesmo assim?
Fact Check

A carga fiscal diminui continuadamente desde 2015?

364
Assunção Cristas disse que a carga fiscal aumentou em 2017. António Costa garante que tem diminuído continuadamente desde 2015. O INE publicou os números a semana passada. Quem tem razão?
Fact Check

Fact Check. Escola, estivadores e crescimento

O primeiro-ministro, António Costa, e o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, protagonizaram o principal duelo do debate quinzenal. Afinal, quem foi enganador e quem disse a verdade?
Fact Check

O quinzenal em 3 verdades, 3 mentiras e um engano

O primeiro-ministro, as líderes partidárias Assunção Cristas e Catarina Martins e o líder parlamentar do PSD foram protagonistas do debate. Afinal, quem mentiu e quem disse a verdade?
Fact Check

Fact check. Canábis: o que diz a ciência?

295
Para defenderem as suas propostas BE, PAN e PCP enumeram uma série de benefícios associados à utilização de canábis, mas muitas dessas aplicações ainda não foram demonstradas em humanos. Fact check.
Fact Check

Fact check. As certezas e falhas no último duelo

O debate TSF/Antena 1 foi longo e com alguns argumentos repetidos em relação às televisões, mas houve novas garantias avançadas pelos candidatos ao PSD. Rio e Santana disseram sempre a verdade?
Fact Check

Fact check. Os factos alternativos do debate

O segundo debate televisivo entre os candidatos à liderança do PSD foi mais morno, mas nem por isso teve menos mentiras e meias-verdades. Rio e Santana alteraram factos?
Fact Check

Fact Check. "Mistificações" segundo o PCP

No Parlamento, António Filipe (PCP) disse que a lei do financiamento foi discutida com transparência, que nunca houve dúvida sobre constitucionalidade e que não tinha efeitos retroativos. Terá razão?
Fact Check

Fact Check. Verdades e mentiras de Rio e Santana

173
Rio e Santana chegaram a desmentir-se um ao outro no debate sobre vários assuntos, que remetiam para o passado político de ambos. Afinal, quem tem razão? Os factos desempatam.
Fact Check

Lei não representa mais dinheiro para partidos?

No Parlamento, Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral-adjunta do PS, afirmou que a nova lei de financiamento partidário não significa mais dinheiro público para os partidos. Tem razão?
Fact Check

Não há alterações à isenção do IVA para partidos?

No Parlamento, Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral-adjunta do PS, afirmou que a nova lei de financiamento dos partidos não traz alterações à isenção do IVA. Tem razão?
Fact Check

As alterações à lei não terão efeitos retroativos?

No Parlamento, Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral-adjunta do PS, afirmou que a nova lei de financiamento dos partidos não terá efeitos retroativos. Tem razão?
Fact Check

Fim do limite para angariações foi pedido pelo TC?

No Parlamento, Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral-adjunta do PS, afirmou que o fim do limite para as angariações foi recomendado pelo Tribunal Constitucional. Tem razão?
Fact Check

Fact check. Os erros e omissões de Catarina Mendes

2.845
Os partidos alteraram as regras para isenção do IVA? A nova lei de financiamento terá efeitos retroativos? Há aumento de dinheiros públicos? E os limites para angariações foram recomendadas pelo TC?
Fact Check

Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

1.426
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
Ministério da Defesa

Defesa disse que divulgava plano secreto?

128
O ministro da Defesa comprometeu-se ou não a divulgar o Plano Nacional de Implementação da Defesa Europeia? Direita e BE dizem que sim; Governo defende-se. Quem tem razão?
Fact Check

Houve criação de 242 mil postos de trabalho?

No encontro com o grupo de pessoas escolhido para fazer perguntas ao Governo, António Costa garantiu ter criado 242 mil postos de trabalho e de existirem hoje menos 200 mil desempregados. Tem razão?
Fact Check

Não houve reforço de meios depois dos incêndios?

146
Em Aveiro, António Costa disse não ter havido reforço de meios depois da tragédia de Pedrógão Grande. A frase contraria o que o próprio dissera um mês antes, em pleno Parlamento. Afinal, houve ou não?
Fact Check

Mudar o Infarmed estava previsto há muito tempo?

687
O primeiro-ministro disse que a mudança do Infarmed para o Porto já estava prevista, até porque a proximidade à Agência Europeia do Medicamento era um dos critérios. Mas isso estava na candidatura?
Fact Check

PSD e CDS defenderam corte nas pensões?

É verdade que PSD e CDS defenderam corte das pensões quando estavam no Governo? E em 2015 defenderam corte de 600 milhões? A discussão é antiga e é cheia de meias-verdades. De um lado e de outro.
Fact Check

Este Governo gastou menos que PSD/CDS no fogo?

Assunção Cristas disse que o Governo de António Costa devia sentir-se "envergonhado" pelas verbas que dedicou ao combate a incêndios. A centrista diz que o PS gastou menos que o PSD/CDS.
Fact Check

Fogos. Teria sido possível "evitar" a tragédia?

No debate da moção do censura apresentada pelo CDS, a líder centrista defendeu a ideia de que a dimensão da tragédia de Pedrógão Grande podeiia ter sido menor.
Incêndios

Fact Check. Indemnizações, menos meios e eucalipto

249
António Costa virou a casaca a respeito das indemnizações das vítimas? O dispositivo contra os incêndios tinha menos gente e menos meios em outubro? E Assunção Cristas liberalizou mesmo os eucaliptos?
Fact Check

Incêndios. Governo recuou nas indemnizações?

O líder parlamentar do PSD acusou Costa de desautorizar Carlos César e de recuar ao criar um mecanismo mais rápido para indemnizar as vítimas mortais. Está Costa a fazer o que o PSD pede há meses?
Fact Check

Houve redução de meios de combate aos incêndios?

Assunção Cristas acusou António Costa de "incúria" depois de o Governo ter permitido, apesar dos avisos, a redução de meios de combate ao incêndio no final de setembro. A líder do CDS terá razão?
Estado da Nação

Fact Checks. Dissimulações e algumas mentiras

3.054
O ministro da Saúde mentiu, Costa manipulou dados de forma grosseira, Montenegro foi enganador e o Governo negou verdades. Em nove fact-checks feitos no Estado da Nação, o PS perdeu cinco.
Fact Check

Costa é responsável pela redução da área ardida?

427
Primeiro-ministro chamou a si os louros da redução da área ardida e disse que era um bom "aperitivo" para a análise ao seu trabalho quando era ministro da Administração Interna. É mesmo obra dele?
Fact Check

Houve cativações na Saúde, como acusa o PSD?

144
A oposição voltou a acusar o Governo socialista de ter imposto um garrote em áreas como a Saúde e a Educação através das cativações. O tema voltou a marcar o debate político. PSD e CDS terão razão?
Fact Check

Governo PS cortou orçamento da proteção civil?

501
"Basta fazer as contas, sr. primeiro-ministro". Nuno Magalhães, do CDS-PP, apresentou gráficos que mostram como o Orçamento de 2016 cortou a despesa com proteção civil e luta contra incêndios.
Fact Check

Governo ainda não formalizou pedido a Bruxelas?

O líder da oposição disse esta quarta-feira que o facto de o Governo não ter formalizado pedido de fundos a Bruxelas para tragédia de Pedrógão é prova da incompetência do executivo. Passos tem razão?
Fact Check

Despesa pública com saúde cresceu pela 1ª vez?

289
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, diz que a despesa pública com Saúde cresceu em 2016, pela primeira vez em muitos anos. É verdade?
Fact Check

Cativações efetivas foram só 0,09%, como diz o PM?

O primeiro-ministro defendeu-se do valor histórico das cativações argumentando que só as que são impostas sobre as receitas de impostas é que são, efetivamente cativações.
Fact Check

Está a haver "criação de confiança" no país?

Há uma "decisiva criação de confiança nos agentes económicos", diz Costa. A "confiança dos consumidores está nos máximos de sempre e o clima económico está em máximos dos últimos 15 anos". É assim?
Fact Check

Foram criados 175 mil empregos desde 2016?

O primeiro-ministro garante que no último ano e meio foram criados mais de 175 mil postos de trabalho. Será que é isso que dizem os dados do INE ou Costa empolou os números da criação de emprego?
Fact Check

António Costa criou o SIRESP?

138
Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, acusou António Costa de, enquanto ministro da Administração Interna de Sócrates, ser o responsável pela criação do SIRESP. Será verdade?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)