Fact Check

Fact Check

Fact check. País está preparado para os incêndios? /premium

A menos de um mês do início da época de incêndios, o que já fez o Governo para preparar o país e evitar uma nova tragédia? E o que ainda falta fazer? O balanço e (quase todas as) respostas.
Fact Check

Impostos indiretos aumentaram 3 mil milhões?

298
Nuno Magalhães confrontou António Costa com o grande aumento das receitas dos impostos indiretos e acusou o Governo de continuar a austeridade. O Estado está mesmo a cobrar mais três mil milhões?
Fact Check

PS conseguiu maior redução da dívida em 20 anos?

O primeiro-ministro garantiu que o Governo conseguiu a maior redução da dívida pública dos últimos 20 anos. Apesar de ter conseguido reduzir o peso da dívida no PIB, há outros dados a ter em conta.
Fact Check

Governo cumpriu todos os compromissos com o Bloco?

António Costa garantiu esta quarta-feira, no debate quinzenal, que nunca desrespeitou acordos celebrados com o Bloco de Esquerda. Catarina Martins e companhia não concordam. Quem tem razão?
Fact Check

Governo aumentou em 41% apoio à criação artística?

O primeiro-ministro tentou defender-se das críticas dos agentes culturais ao novo modelo pensado para o apoio às artes. A determinada altura, falou em aumentos na ordem dos 41%. Será mesmo assim?
Fact Check

A carga fiscal diminui continuadamente desde 2015?

364
Assunção Cristas disse que a carga fiscal aumentou em 2017. António Costa garante que tem diminuído continuadamente desde 2015. O INE publicou os números a semana passada. Quem tem razão?
Fact Check

Fact Check. Escola, estivadores e crescimento

O primeiro-ministro, António Costa, e o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, protagonizaram o principal duelo do debate quinzenal. Afinal, quem foi enganador e quem disse a verdade?
Fact Check

O quinzenal em 3 verdades, 3 mentiras e um engano

O primeiro-ministro, as líderes partidárias Assunção Cristas e Catarina Martins e o líder parlamentar do PSD foram protagonistas do debate. Afinal, quem mentiu e quem disse a verdade?
Fact Check

Fact check. Canábis: o que diz a ciência?

295
Para defenderem as suas propostas BE, PAN e PCP enumeram uma série de benefícios associados à utilização de canábis, mas muitas dessas aplicações ainda não foram demonstradas em humanos. Fact check.
Fact Check

Fact check. As certezas e falhas no último duelo

O debate TSF/Antena 1 foi longo e com alguns argumentos repetidos em relação às televisões, mas houve novas garantias avançadas pelos candidatos ao PSD. Rio e Santana disseram sempre a verdade?
Fact Check

Fact check. Os factos alternativos do debate

O segundo debate televisivo entre os candidatos à liderança do PSD foi mais morno, mas nem por isso teve menos mentiras e meias-verdades. Rio e Santana alteraram factos?
Fact Check

Fact Check. "Mistificações" segundo o PCP

No Parlamento, António Filipe (PCP) disse que a lei do financiamento foi discutida com transparência, que nunca houve dúvida sobre constitucionalidade e que não tinha efeitos retroativos. Terá razão?
Fact Check

Fact Check. Verdades e mentiras de Rio e Santana

173
Rio e Santana chegaram a desmentir-se um ao outro no debate sobre vários assuntos, que remetiam para o passado político de ambos. Afinal, quem tem razão? Os factos desempatam.
Fact Check

Lei não representa mais dinheiro para partidos?

No Parlamento, Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral-adjunta do PS, afirmou que a nova lei de financiamento partidário não significa mais dinheiro público para os partidos. Tem razão?
Fact Check

Não há alterações à isenção do IVA para partidos?

No Parlamento, Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral-adjunta do PS, afirmou que a nova lei de financiamento dos partidos não traz alterações à isenção do IVA. Tem razão?
Fact Check

As alterações à lei não terão efeitos retroativos?

No Parlamento, Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral-adjunta do PS, afirmou que a nova lei de financiamento dos partidos não terá efeitos retroativos. Tem razão?
Fact Check

Fim do limite para angariações foi pedido pelo TC?

No Parlamento, Ana Catarina Mendes, deputada e secretária-geral-adjunta do PS, afirmou que o fim do limite para as angariações foi recomendado pelo Tribunal Constitucional. Tem razão?
Fact Check

Fact check. Os erros e omissões de Catarina Mendes

2.845
Os partidos alteraram as regras para isenção do IVA? A nova lei de financiamento terá efeitos retroativos? Há aumento de dinheiros públicos? E os limites para angariações foram recomendadas pelo TC?
Fact Check

Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

1.426
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
Ministério da Defesa

Defesa disse que divulgava plano secreto?

128
O ministro da Defesa comprometeu-se ou não a divulgar o Plano Nacional de Implementação da Defesa Europeia? Direita e BE dizem que sim; Governo defende-se. Quem tem razão?
Fact Check

Houve criação de 242 mil postos de trabalho?

No encontro com o grupo de pessoas escolhido para fazer perguntas ao Governo, António Costa garantiu ter criado 242 mil postos de trabalho e de existirem hoje menos 200 mil desempregados. Tem razão?
Fact Check

Não houve reforço de meios depois dos incêndios?

146
Em Aveiro, António Costa disse não ter havido reforço de meios depois da tragédia de Pedrógão Grande. A frase contraria o que o próprio dissera um mês antes, em pleno Parlamento. Afinal, houve ou não?
Fact Check

Mudar o Infarmed estava previsto há muito tempo?

687
O primeiro-ministro disse que a mudança do Infarmed para o Porto já estava prevista, até porque a proximidade à Agência Europeia do Medicamento era um dos critérios. Mas isso estava na candidatura?
Fact Check

PSD e CDS defenderam corte nas pensões?

É verdade que PSD e CDS defenderam corte das pensões quando estavam no Governo? E em 2015 defenderam corte de 600 milhões? A discussão é antiga e é cheia de meias-verdades. De um lado e de outro.
Fact Check

Este Governo gastou menos que PSD/CDS no fogo?

Assunção Cristas disse que o Governo de António Costa devia sentir-se "envergonhado" pelas verbas que dedicou ao combate a incêndios. A centrista diz que o PS gastou menos que o PSD/CDS.
Fact Check

Fogos. Teria sido possível "evitar" a tragédia?

No debate da moção do censura apresentada pelo CDS, a líder centrista defendeu a ideia de que a dimensão da tragédia de Pedrógão Grande podeiia ter sido menor.
Incêndios

Fact Check. Indemnizações, menos meios e eucalipto

249
António Costa virou a casaca a respeito das indemnizações das vítimas? O dispositivo contra os incêndios tinha menos gente e menos meios em outubro? E Assunção Cristas liberalizou mesmo os eucaliptos?
Fact Check

Incêndios. Governo recuou nas indemnizações?

O líder parlamentar do PSD acusou Costa de desautorizar Carlos César e de recuar ao criar um mecanismo mais rápido para indemnizar as vítimas mortais. Está Costa a fazer o que o PSD pede há meses?
Fact Check

Houve redução de meios de combate aos incêndios?

Assunção Cristas acusou António Costa de "incúria" depois de o Governo ter permitido, apesar dos avisos, a redução de meios de combate ao incêndio no final de setembro. A líder do CDS terá razão?
Estado da Nação

Fact Checks. Dissimulações e algumas mentiras

3.054
O ministro da Saúde mentiu, Costa manipulou dados de forma grosseira, Montenegro foi enganador e o Governo negou verdades. Em nove fact-checks feitos no Estado da Nação, o PS perdeu cinco.
Fact Check

Costa é responsável pela redução da área ardida?

427
Primeiro-ministro chamou a si os louros da redução da área ardida e disse que era um bom "aperitivo" para a análise ao seu trabalho quando era ministro da Administração Interna. É mesmo obra dele?
Fact Check

Houve cativações na Saúde, como acusa o PSD?

144
A oposição voltou a acusar o Governo socialista de ter imposto um garrote em áreas como a Saúde e a Educação através das cativações. O tema voltou a marcar o debate político. PSD e CDS terão razão?
Fact Check

Governo PS cortou orçamento da proteção civil?

501
"Basta fazer as contas, sr. primeiro-ministro". Nuno Magalhães, do CDS-PP, apresentou gráficos que mostram como o Orçamento de 2016 cortou a despesa com proteção civil e luta contra incêndios.
Fact Check

Governo ainda não formalizou pedido a Bruxelas?

O líder da oposição disse esta quarta-feira que o facto de o Governo não ter formalizado pedido de fundos a Bruxelas para tragédia de Pedrógão é prova da incompetência do executivo. Passos tem razão?
Fact Check

Despesa pública com saúde cresceu pela 1ª vez?

289
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, diz que a despesa pública com Saúde cresceu em 2016, pela primeira vez em muitos anos. É verdade?
Fact Check

Cativações efetivas foram só 0,09%, como diz o PM?

O primeiro-ministro defendeu-se do valor histórico das cativações argumentando que só as que são impostas sobre as receitas de impostas é que são, efetivamente cativações.
Fact Check

Está a haver "criação de confiança" no país?

Há uma "decisiva criação de confiança nos agentes económicos", diz Costa. A "confiança dos consumidores está nos máximos de sempre e o clima económico está em máximos dos últimos 15 anos". É assim?
Fact Check

Foram criados 175 mil empregos desde 2016?

O primeiro-ministro garante que no último ano e meio foram criados mais de 175 mil postos de trabalho. Será que é isso que dizem os dados do INE ou Costa empolou os números da criação de emprego?
Fact Check

António Costa criou o SIRESP?

138
Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, acusou António Costa de, enquanto ministro da Administração Interna de Sócrates, ser o responsável pela criação do SIRESP. Será verdade?
Fact Check

Em 18 anos não houve investimento nos sapadores?

890
Ministro da Agricultura congratula-se por ter criado sapadores florestais em 1999 e diz que durante 18 anos não houve qualquer reforço de equipas e investimento em equipamentos. Terá sido assim?
Fact Check

Fundos. Poiares Maduro foi incompetente?

O Governo socialista tem acusado Miguel Poiares Maduro de ter tido uma gestão desastrosa na execução dos fundos comunitários. O anterior ministro defende-se. Afinal, quem tem razão nesta discussão?
Fact Check

Offshores. Centeno e Rocha Andrade contradizem-se?

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acusou Mário Centeno e o seu secretário de Estado de se desmentirem sobre a retirada de três paraísos fiscais da lista negra das offshores. Quem tem razão?
Fact Check

Carris e Metro perderam 100 milhões de pessoas?

Assunção Cristas defendeu o alargamento do Metro de Lisboa. Costa respondeu com o suposto legado da centrista no Governo: menos 100 milhões de passageiros nas empresas de transportes. Terá sido assim?
Fact Check

Em 2009 Costa estava a reduzir a dívida de Lisboa?

206
António Costa está "orgulhoso". Orgulhoso de ter saído da lista negra dos défices em 2017, tal como já tinha feito em 2008. E em 2009? Em 2009 estava a reduzir em 40% a dívida de Lisboa. Estava mesmo?
Fact Check

CFP. PS violou o acordo com o PSD?

Passos Coelho acusou Costa de violar um acordo entre os dois partidos nas nomeações para o Conselho de Finanças Públicas. Mas foi o PSD que legislou para os nomes serem aprovados pelo Governo.
Fact Check

Esta é a maior queda do desemprego desde 1989?

Ministro das Finanças disse no Parlamento que o desemprego caiu em 2017 como não acontecia "desde que há registos". Mais: que a queda do desemprego está ao nível de 2009. Fomos ver se era mesmo assim.
Fact Check

Governo "perdoou" metade do empréstimo à banca?

Passos Coelho acusa Governo de "perdoar quase metade" dos encargos dos bancos com o Fundo de Resolução. António Costa garantiu que não existe qualquer perdão. Quem está a dizer a verdade?
Fact Check

Recibos ganham mais do que integrados no Estado?

Em entrevista à Renascença, António Costa lembrou que, em muitos casos, trabalhadores para o Estado a recibos verdes podem receber mais do que se estivessem integrados no Estado. Tem razão?
Fact Check

PSD pode baixar o IMI em Lisboa para 0%?

292
Em entrevista ao Observador, a candidata do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, Teresa Leal Coelho, prometeu baixar a taxa de IMI dos atuais 0,3% para 0%. Pode fazê-lo?
Fact Check

Défice: previsões internacionais falharam?

Mário Centeno acusou as instituições internacionais de falharem nas suas previsões. Todas, dizia. Será que foi mesmo assim?
Fact Check

Nível da dívida dos hospitais idêntico ao de 2016?

A líder do CDS/PP confrontou o primeiro-ministro com o aumento da dívida dos hospitais, durante o debate quinzenal. Costa respondeu que o endividamento é "idêntico" ao de 2016. Não mentiu.
Fact Check

A Caixa fechou 109 balcões no tempo de Passos?

161
Jerónimo de Sousa corrigiu Catarina Martins dizendo que durante o Governo PSD/CDS não fecharam 108 balcões, mas sim 109. O Observador fez as contas. Jerónimo acertou na mouche.
Fact Check

Holanda é responsável pelo massacre de Srebrenica?

150
O turco Recep Erdoğan acusou os holandeses de serem responsáveis pelo massacre de Srebrenica. A acusação parece, à partida, altamente injusta, mas tem um fundo de verdade.
Fact Check

Passos Coelho nunca insultou António Costa?

336
No debate quinzenal, o líder da oposição disse que sempre criticou a atuação política de António Costa e que não insultou. Desafiou-o mesmo a encontrar um insulto, como se não existisse. Mas existiu.
Fact Check

Juros estão na média do que sempre se pagou?

131
António Costa desvalorizou, uma vez mais, a taxa de juro a que o Estado se está a financiar. Diz que as taxas não estão longe do que o Estado sempre pagou, desde a entrada na zona euro, em média.
Fact Check

Cavaco não deixou dúvidas sobre a intriga de 2009?

Na entrevista à RTP, Cavaco disse que depois das eleições de 2009 fez uma comunicação ao país "não deixando a mínima dúvida sobre quem era responsável pela intriga que foi montada". Não foi bem assim.
Fact Check

CGD. Governo nunca teve dúvidas sobre declarações?

510
António Costa afirmou esta quarta-feira que o Governo sempre entendeu que os administradores da Caixa estavam obrigados a entregar as declarações de rendimento. Os factos não dizem isso.
Fact Check

Combustíveis. Revisão do ISP dependia do gasóleo?

353
Costa defendeu-se dos ataques do CDS justificando o fim das revisões trimestrais do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) com a manutenção do gasóleo profissional. Não se percebe porquê.
Fact Check

Eletricidade. Aumento foi o mais baixo de sempre?

222
Primeiro-ministro destacou o aumento da eletricidade em 2017 como o mais reduzido de sempre. A subida de 1,2% da tarifa regulada será a mais baixa desde o início da liberalização, mas não a de sempre.
Fact Check

Fact check em vídeo: Passos e o salário mínimo 

O líder do PSD veio dizer que em 2016 o salário mínimo abrangeu 1 milhão de pessoas. Os números ainda não estão fechados, mas é expectável que cheguem ao valor estimado por Passos Coelho?
Salário Mínimo Nacional

Já há 1 milhão a viver com o salário mínimo?

249
O líder do PSD garante que no fim de 2016 havia 1 milhão de pessoas com salário mínimo (quando em 2014 eram só 400 mil). E acusa o Governo de promover uma política de baixos salários. Tem razão?
Economia

Previsões de instituições internacionais falharam?

Mário Centeno acusou na semana passada as instituições internacionais de falharem nas suas previsões. Todas, dizia. Será que foi mesmo assim?
Marcelo Rebelo de Sousa

Emitir dívida a prazos curtos é "boa estratégia"?

429
O Presidente da República comentou o leilão de dívida de quarta-feira com uma análise que deixa os analistas do mercado perplexos. É um bom sinal Portugal estar a emitir dívida com prazos mais curtos?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)