Mito, lenda, fobia ou sorte? Afinal, porque é que se fala tanto na sexta-feira 13? A Time reuniu 13 factos a reter sobre este dia, porque é que para alguns é um dia de azar e para outros um de sorte. O dia está quase a terminar, sim, mas ainda vai haver duas sextas-feiras 13 em 2015. Boa sorte!

1. Algumas das superstições ligadas à sexta-feira 13 estão relacionadas com a Última Ceia. Lembre-se da imagem. Jesus sentou-se à mesa com 12 apóstolos, era o 13º elemento na mesa. E foi crucificado numa sexta-feira. Há quem siga à risca a lenda e que, em casa, não permita que sentem 13 pessoas à mesa. Ou fica um de fora, ou convida-se mais um.

2. Ano de 1307. Sexta-feira 13. Milhares de Cavaleiros Templários foram presos por ordem do rei Filipe IV em França por causa dos seus rituais secretos de iniciação, associados a práticas de tortura. Foi Dan Brown quem fez a ligação entre os Cavaleiros Templários e a sexta-feira 13 em “O Código Da Vinci”.

3. Geoffrey Chaucer escreveu, em os “Contos da Cantuária”, que na “sexta-feira caiu toda a desgraça”. Já no século XIV, o século em que foi escrito o livro que reúne a história de um grupo de peregrinos que contam várias outras histórias, a sexta-feira era associada a um dia de azar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Mas foi no início do século XX, pela mão de Thomas W. Lawson, que houve a primeira referência escrita sobre a sexta-feira 13 como um dia de azar. O romance chamava-se “Sexta-feira, 13”. Curiosamente, numa sexta-feira 13 de 1907, um navio chamado Lawson naufragou numa tempestade.

5. Nas culturas grega e hispânica, terça-feira 13 é que é considerado um dia de azar. Na Itália, por seu turno, a sexta-feira 17 é a mais assustadora.

6. Um estudo referido pela Time, relativo a 1993, concluiu que, numa sexta-feira 13, houve mais 52% de internamentos nos hospitais de vítimas de acidentes de viação. Coincidência?

7. Mas há o contrário. Um estudo alemão, também referido pela Time, não encontrou nenhum pico de internamentos na sexta-feira dia 13.

8. A superstição pode ainda ter repercussões económicas. Donald Dossey, fundador do Centro de Gestão e da Fobia e do Stresse, diz que há empresas norte-americanas a perderem milhões de dólares na sexta-feira dia 13, porque há quem tenha medo de sair de casa e, consequentemente, de comprar.

9. Sabia que qualquer mês que comece a um domingo contará, no calendário, com uma sexta-feira 13? E que não há mais de três por ano. Por isso acalme-se. 2015 ainda vai contar com mais dois dias iguais.

10. Sabia que o resistente Fidel Castro, o líder cubano, nasceu numa sexta-feira 13?

11. Há dois nomes que definem o medo ou a fobia a cada vez que chega uma sexta-feira 13. Atenção, não parece que haja tradução e são quase impronunciáveis: “paraskevidekatriaphobia” e “friggatriskaidekaphobia”. A ABC foi mais específica nas fobias. Pode ver ao pormenor as que existem aqui.

12. 25% por cento dos americanos, num inquérito feito em 1996, responderam estar muito ou, pelo menos, um pouco reticentes com a sexta-feira 13. 9% disseram mesmo que receavam o número 13. Os mais jovens mostraram-se mais supersticiosos que os mais velhos. Experiência de vida?

13. Chegado aqui, lembre-se que o número 13 também pode significar sorte. A cantora Taylor Swift completou 13 anos numa sexta-feira 13 e diz que esse é o seu número da sorte.