271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Pais e Filhos

Porque Sim Não é Resposta

A vida é injusta?

É um lamento que já todos verbalizámos, mas será mesmo assim? Até que ponto somos nós os responsáveis pelas "injustiças" que nos atormentam? E como reagir nos momentos de adversidades?
Porque Sim Não é Resposta

É possível gerir emoções?

"Gestão de emoções" e "inteligência emocional" são expressões que entraram no nosso dia a dia, mas farão algum sentido? Será possível impregnar de racionalidade aquilo que nos vai na alma?
Lifestyle

Usain Bolt novamente pai. São dois rapazes

Ao contrário do que aconteceu com a filha que nasceu em 2020, não houve anúncios prévios da gravidez de Kasi Bennett. O homem mais rápido da história abandonou o atletismo em 2017 após uma lesão.
Maternidade

63% dos partos em casa tiveram assistência médica

A DGS divulgou que 63% dos partos em casa tiveram a assistência médica em 2020. Ordem dos Médicos alerta para riscos e desaconselha o envolvimento de profissionais médicos nestes partos.
Pais e Filhos

#podiatersidoeu, caso Noah e a Psicologia Positiva

É verdade que os pais estão hoje sujeitos a uma exigência atroz e vivemos numa sociedade egoísta, mas também não estavam noutros tempos em que nem existia eletricidade e internet e também era difícil?
Porque Sim Não é Resposta

As coisas que uma grávida tem de ouvir...

Desde mãos alheias na barriga a histórias terríveis, as grávidas sujeitam-se a ouvir frases perfeitamente dispensáveis. Devia ser proibido dizer certas coisas? Hoje saímos em defesa das grávidas.
Porque Sim Não é Resposta

Uma relação não acaba sem mais nem menos

Os sentimentos fazem-nos ignorar alguns sinais. Quando estamos apaixonados acabamos por não ver os defeitos. Mas a verdade é que o término de uma relação nunca poderá ser totalmente surpresa.
Porque Sim Não é Resposta

Somos (assim) sempre tão interessantes?

Partilhamos as nossas vidas e opiniões nas redes sociais, mas será que alguém quer saber? Porquê mostrar o que comemos, o que vestimos, com quem estamos e o que pensamos a conhecidos e desconhecidos?
Porque Sim Não é Resposta

Quando um filho deixa de falar com os pais

A acumulação de mal-entendidos prejudica o relacionamento entre pais e filhos e nalguns casos com graves consequências. Não há famílias perfeitas, mas os pais têm o dever de evitar situações limite.
Porque Sim Não é Resposta

Guarda partilhada: educação partilhada?

Muitos pais discordam sobre como educar os filhos e a separação dificulta o entendimento. As dúvidas crescem quando os "defeitos" do ex ganham peso na relação com os filhos.
Porque Sim Não é Resposta

“Para mim, está sempre tudo bem”

Há pessoas que fogem sempre ao dizer “não”. Reprimir o que pensamos e sentimos pode ter más e injustas consequências no futuro e pode transmitir uma ideia de desinteresse.
Porque Sim Não é Resposta

Odeio a pessoa em que tornei

Quantas vezes dizemos para dentro esta frase? Já todos fizemos esta observação num ponto ou outro da vida. Quando pensamos naquilo em que nos tornámos não é necessariamente mau.
Porque Sim Não é Resposta

“Meios-Irmãos não são irmãos às fatias”

A sociedade e alguns pais continuam a assinalar diferenças entre meios irmãos e irmãos. Todos são e devem ser irmãos por inteiro e não pela metade. 
Porque Sim Não é Resposta

Um guia para as incertezas do Amor

O Nelson tem 17 anos, está apaixonado, mas ela "não se consegue decidir”. Tenta e espera ou segue em frente? Para melhor compreender este episódio, recomendamos a escuta do episódio de 7 de abril. 
Porque Sim Não é Resposta

Robôs contra a solidão podem ser solução?

A Inteligência Artificial e robôs, que imitam animais domésticos, estão a ser usados para combater a solidão nos Estados Unidos. Num futuro próximo, podem as máquinas ser a “melhor companhia”.
Porque Sim Não é Resposta

Os "CR7" também deprimem e precisam de ajuda

Naomi Osaka, número 2 do Ténis, decidiu boicotar as obrigatórias conferências de imprensa. Queixa-se de demasiada pressão e alega que tem de defender a sua saúde mental. Quem cuida dos atletas?
Porque Sim Não é Resposta

“As crianças estão à beira da extinção”

O nível de exigência crescente em relação às crianças está a roubar-lhes a infância. Os pais dizem que foram mais felizes do que os filhos. Temos muito a fazer para proteger as crianças. 
Porque Sim Não é Resposta

O que é ser não binário

112
Algumas pessoas assumem que não se identificam com o género feminino ou masculino e reclamam o direito de ser não binário. Eduardo Sá explica como se constrói esta identidade de género.
Bullying

O que posso fazer se o meu filho for um bully? /premium

236
No bullying existe sempre uma relação entre uma vítima e um agressor. Quando o pai descobre que o filho trata mal os colegas, o que deve fazer e como parar essas atitudes? E basta um castigo?
Porque Sim Não é Resposta

Brincar aproxima-nos e desaperta-nos o coração

Assinala-se hoje o Dia Internacional do Brincar. Uma actividade essencial para o desenvolvimento das crianças e para o equilibrio dos adultos. Nunca devemos parar de brincar ao longo da vida.
Porque Sim Não é Resposta

Bullying: como identificar sinais de alerta? 

Eduardo Sá defende vigilância mais apertada nos recreios e uma efectiva responsabilização dos pais. O caso no Seixal fez soar (de novo) as campainhas sobre a violência em meio escolar.
Porque Sim Não é Resposta

Nem todos os pais gostam dos filhos

122
É uma realidade pouco comum, mas existe. Como podem e devem os filhos lidar com esta situação? Os pais excessivamente exigentes e críticos gostam verdadeiramente dos filhos?
Porque Sim Não é Resposta

A retenção para "salvar" alunos faz sentido?

A pandemia prejudicou e muito a aprendizagem. Faz sentido "reter" os alunos um ano para recuperar e cimentar conhecimentos? A consciência do problema pode ser "traumática" para os alunos?
Porque Sim Não é Resposta

Continuar amigos dos ex na vida e nas redes?

Qual o grau de proximidade que devemos manter? O fim da relação deve implicar ou não um afastamento físico e nas redes sociais (não vale espreitar)? Este episódio é divertido, mas o tema é sério.
Porque Sim Não é Resposta

Como evitar que o trabalho nos “mate"

Estamos a tornar real a expressão: "matar-nos a trabalhar". Estar ligado mais horas e mais dias não melhora a produtividade e está a ter graves consequências na saúde mental e física. Podemos parar?
Porque Sim Não é Resposta

Como convencer os adolescentes a estudar?

Aos 15 anos pode ser difícil convencê-los a "gostar" da escola. As solicitações são muitas e há um mundo para descobrir fora das salas de aula. Nesta edição, deixamos pistas sobre como chegar lá.
Porque Sim Não é Resposta

Os "amores" dos pais devem ser ficheiros secretos

Os filhos não devem ser "arrastados" para a forma como os pais vivem as relações. Sobretudo, quando há casos extra-conjugais. Falamos de quando os filhos são chamados a tomar parte nos conflitos.
Porque Sim Não é Resposta

Quando uma morte inesperada nos tira o chão

O processo do luto tem sido ainda mais afetado pela situação pandémica que vivemos. A falta de informação médica e as mortes sem aviso agudizam o sentimento de injustiça.
Pais e Filhos

O que explica que um pai se esqueça de um filho? /premium

1069
Um bebé de dois anos acabou por morrer depois de a mãe o ter deixado no carro durante sete horas. Caso deu origem a um movimento de apoio que levou outras mães a partilharem as suas histórias.
Porque Sim Não é Resposta

"Podia ter sido eu”

O caso da morte de uma criança de 2 anos alegadamente esquecida pela mãe num carro, em Lisboa, suscitou uma onda de solidariedade de apoio aos pais:"#podiatersidoeu”. Como lidar com a dor.
Porque Sim Não é Resposta

Francisca tem 19 anos e quer ser psicóloga

Francisca é apenas uma entre milhares de jovens que têm um sonho e medo de falhar. Francisca foi acompanhada por profissionais de saúde mental e quer agora ajudar os outros.
Porque Sim Não é Resposta

Sporting: "Dois desconfinamentos num só"

Os festejos dos adeptos em tempos de pandemia mostram como o futebol adormece o nosso lado racional e acorda o emocional. Depois do apito final em Alvalade, "saltaram 2 rolhas" difíceis de controlar.
Porque Sim Não é Resposta

A (in)capacidade de separar facto e opinião

Metade dos alunos portugueses de 15 anos não consegue distinguir factos de opiniões (OCDE). A incapacidade de entender o mundo não é exclusivo dos jovens e afecta a nossa relação com os outros.
Porque Sim Não é Resposta

Quando trabalhar em família se torna um pesadelo

Nas empresas familiares, o almoço de domingo é muitas vezes uma reunião do conselho de administração. É necessário separar o plano dos afectos do plano laboral e nem todos o conseguem.
Porque Sim Não é Resposta

Devemos responder torto aos casamenteiros?

Há sempre muita pressão para namorar, casar, ter filhos ou arranjar alguém. Mas há quem não queira ser "empurrado" para relações. Como lidar com esta pressão?
Porque Sim Não é Resposta

Pais mais velhos têm menos paciência?

O adiamento da maternidade leva alguns pais a questionar se ainda são capazes. Mas há mais dúvidas nesta edição: as birras com os primos e ainda a “agressividade” para com os pais na adolescência.
Porque Sim Não é Resposta

Crime na adolescência em números alarmantes

PSP contabilizou, em 2019 e 2020, cerca de 600 adolescentes suspeitos de roubos violentos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Até que ponto estamos a falhar na prevenção? E ainda é possível re
Porque Sim Não é Resposta

Rodeados de pessoas virtuais, mas sozinhos no real

Por muitos amigos que tenhamos, a solidão surge quando notamos que nos faltam aqueles em quem podemos confiar. Por vezes estamos rodeados de pessoas nas redes sociais, mas são poucos os reais.
Porque Sim Não é Resposta

Devemos bloquear o ex nas redes sociais?

A resposta é sim. Depois do término, é difícil aceitar que a pessoa com quem mantínhamos uma relação simplesmente já não nos é nada. Por vezes, não ver as publicações do(a) ex ajuda no distanciamento.
Porque Sim Não é Resposta

"Sou mãe solteira”

Nas vésperas do Dia da Mãe, olhamos para as mulheres/heroínas que criam os filhos sozinhas. Há mães solteiras por opção, mas na maioria dos casos as razões são outras. Esta edição é dedicada às mães.
Porque Sim Não é Resposta

Abuso sexual de menores: maioria ocorre em casa

Há registo de quase um caso por dia de abuso sexual de menores em Portugal. Um relatório da APAV faz as contas aos casos denunciados e acrescenta que o número real pode ser 30% a 40% superior.
Porque Sim Não é Resposta

Os adolescentes e as respostas tortas

A insatisfação permanente leva os jovens a responder torto nas mais variadas ocasiões. Onde se traça o limite? E há limites? Há e os pais devem estabelecer as linhas vermelhas bem cedo.
Porque Sim Não é Resposta

Quando os pais envelhecem e os papéis se invertem

Há filhos que descartam empregos no estrangeiro ou condicionam a vida pessoal para apoiar aos pais. Até que ponto um filho deve condicionar as oportunidades pessoais e profissionais em prol dos pais? 
Porque Sim Não é Resposta

Qual a dose diária para consolas e telemóvel?

É uma das perguntas mais repetidas dos pais: qual o tempo razoável de exposição aos ecrãs? Voltamos, por isso, ao assunto para reforçar uma ideia: os pais é que mandam. 
Porque Sim Não é Resposta

Pode uma criança de 5 anos estar apaixonada?

O primeiro amor acontece cedo, mas será mesmo amor? Como devem os pais lidar com as paixões dos filhos nas mais diferentes idades? Nesta edição, procuramos respostas para as dúvidas de muitos pais.
Porque Sim Não é Resposta

Assédio Sexual: um crime silenciado pelo medo

A entrevista de Sofia Arruda, na SIC, relançou a discussão sobre o assédio sexual e moral. As vítimas sentem-se encurraladas e a sociedade e as empresas não atuam com o vigor necessário.
Porque Sim Não é Resposta

Quando ele(a) não gosta dos meus pais

Nem sempre as relações com os sogros são tranquilas. Há casos de pessoas divididas em 3: a minha, a nossa e a tua família. São situações difíceis de gerir e podem revelar que nem tudo está bem.
Porque Sim Não é Resposta

Como educar as crianças a respeitar as mulheres?

Os casos de violência no namoro continuam em níveis preocupantes. A forma com a sociedade os tolera também nos deve interpelar. Mas devemos só educar os meninos? E as meninas? E como?
Porque Sim Não é Resposta

Até que ponto vale a pena lutar por uma amizade?

As amizades têm de ser regadas, cuidadas e a pandemia não nos veio facilitar a vida. Quando a amizade chega ao fim a culpa será dos outros? Como manter os amigos próximos?
Porque Sim Não é Resposta

Os nossos pais influenciam a forma como amamos?

A forma como os pais vivem os seus relacionamentos tem influência na forma como vivenciamos o amor? Por vezes, empenhamo-nos de tal forma em fugir aos erros dos pais que acabamos por cair neles.
Porque Sim Não é Resposta

Pais devem proibir ecrãs às crianças?

Alguns pais optam por banir os ecrãs até aos 2, 3 ou mais anos. Será esta uma opção correta para combater a tecnologia babysitting? Onde está o ponto de equilíbrio?
Porque Sim Não é Resposta

No casamento devemos revelar os flirts?

Há quem encante e se deixe encantar mesmo sendo casado e nos faça a pergunta: devo contar ao meu marido/mulher? Será que conseguimos controlar as borboletas que levantam voo nas nossas barrigas?
Porque Sim Não é Resposta

Pais divorciados: duas casas com regras diferentes

Em muitos casos há regras diferentes em casa do pai e da mãe. Têm de ser assim? E quem deve “mandar” mais: a “mãe semana” ou “pai fim de semana”? Como chegar a um entendimento?
Porque Sim Não é Resposta

“Para encontrar um grande amor basta estar vivo”

Não importa a idade, é sempre possível voltar amar. Hoje, a história de um reencontro 20 anos depois. Uma paixão que pode finalmente acontecer. Mas duas décadas depois ainda seremos os mesmos?
Porque Sim Não é Resposta

É possível deixar de gostar de um filho?

A dúvida é levantada por uma mãe. Por vezes, as relações entre pais e filhos são muito conflituosas e geram animosidades. Mas será possível chegar a tal extremo? O que se pode fazer para o evitar?
Porque Sim Não é Resposta

Ghosting. Quando ele(a) desaparece da relação

Há quem desapareça sem deixar resto de uma relação amorosa. Deixa de haver resposta às mensagens e telefonemas. Sem explicações, aquela pessoa transforma-se num fantasma. 
Porque Sim Não é Resposta

Aquela é a pessoa certa, mas no momento errado?

O Nelson tem 17 anos e está perdidamente apaixonado, mas receia ter desperdiçado a oportunidade. Será que falhamos a pessoa certa por questões de timming? Há momentos certos para lutar pelo amor?
Porque Sim Não é Resposta

Luto de 3 dias para os casos de aborto espontâneo

Aviso: este episódio não deve ser ouvido por crianças. Em Portugal, os casos de aborto prevêem baixa médica, mas não dias de luto. Há uma proposta em análise no parlamento de inspiração neozelandesa. 
Porque Sim Não é Resposta

"Estamos a criar uma escola dos pobres"

149
Os alunos do 2º e 3º ciclos regressam às escolas. Segundo o IAVE, nenhum aluno saiu "ileso" do primeiro confinamento e a Nova SBE diz que recuperar conhecimentos vai custar 3,7 mil milhões de euros. 
Porque Sim Não é Resposta

Afinal, é bom mentir?

Aproveitar o “Dia das Mentiras” para reforçar a necessidade de colocar mais verdade nas nossas vidas. Mesmo quando achamos que, com uma mentira, estamos a proteger aqueles de quem gostamos.
Porque Sim Não é Resposta

E quando os amigos nos traem?

"Amigos são a família que escolhemos" e dói quando nos apercebemos de que nos enganámos na escolha. Quando nos sentimos traídos, a única alternativa será confrontarmos o nosso amigo. 
Porque Sim Não é Resposta

Confinamento “não ajudou relações doentes"

É complicado voltarmo-nos a apaixonar por quem perdeu toda a “chama”. Algumas dores servem para percebermos se, de facto, ainda estamos numa relação amorosa.
Porque Sim Não é Resposta

Sexualidade: Como devemos abordar o tema?

Devemos ter uma conversa sobre o tema com os novos filhos? E qual é o momento ideal? Os jovens são mais informados e por isso menos impulsivos.
Porque Sim Não é Resposta

Quando os meus e os teus filhos não se entendem

Uma nova relação com filhos cria muitas dúvidas nos pais. Nem sempre as crianças se relacionam de forma harmoniosa e isso abana as fundações dos relacionamentos. Por vezes é difícil, mas é possível.
Porque Sim Não é Resposta

Como comemos diz muito sobre o que sentimos

Os distúrbios alimentares não escolhem idades e é preciso estar atento aos sinais de alerta. Os alimentos que escolhemos e as quantidades que ingerimos são indicadores de como nos sentimos.
Porque Sim Não é Resposta

Medo de novas relações por causa dos filhos

Quando as novas relações não avançam devido aos filhos. Quanto tempo se pode esperar por uma decisão do outro? Há relações que não avançam pelo receio das reacções.
Porque Sim Não é Resposta

Pais críticos "podem causar muitos estragos" 

O que pode acontecer aos filhos de pais rígidos? Terão mais inseguranças, maior dependência e baixa autoestima? Hoje falamos de "pais pouco afetuosos".
Trabalho

BE quer que pais possam optar por teletrabalho

O Bloco de Esquerda quer que os trabalhadores com filhos menores de 12 anos, ou com deficiência, tenham direito a exercer a atividade em teletrabalho quando este seja compatível com a função.
Porque Sim Não é Resposta

Qual o limite daquilo que se aceita numa relação?

Muitas vezes abdicamos de nós numa tentativa de salvar uma relação. Será esta a opção mais correta? Devemos anular-nos ou “voltar a tentar” quando não nos sentimos respeitados e amados?
Porque Sim Não é Resposta

Devemos anular os anos lectivos da pandemia?

As crianças mais novas regressam às escolas na segunda-feira. Este ano não há provas de aferição. Será que devíamos juntar 3 anos lectivos num só?
Porque Sim Não é Resposta

Sharenting: devemos mostrar os filhos nas redes?

Há termos para tudo, como o Sharenting (partilha + parentalidade). Esta é ou não uma prática recomendável? Recuperamos o tema da partilha de fotos e vídeos dos filhos nas redes sociais.
Porque Sim Não é Resposta

OMS: uma em cada três mulheres vítima de violência

Os números são globais, avassaladores e são revelados pela Organização Mundial da Saúde. Uma em cada 3 mulheres em todo o mundo foi vítima de violência física ou sexual.
Porque Sim Não é Resposta

Deve uma criança sobredotada saltar um ano?

Quando as crianças estão à frente dos colegas, qual a melhor opção? E os diagnósticos sobre estes casos são ou não os mais corretos. Hoje falamos destas crianças e das dúvidas dos pais.
Porque Sim Não é Resposta

Para quando o Dia Mundial da Mulher?

Há um longo caminho a percorrer para igualdade entre homens e mulheres. Elas continuam a trabalhar mais e a ganhar menos. As novas gerações podem mudar isto, mas depende da forma como as educamos.
Porque Sim Não é Resposta

5 anos é demasiado cedo para o primeiro ano?

Vão começar as matrículas e há muitos pais com uma dúvida: posso enviar o meu filho de 5 anos para a escola? Será demasiado cedo? 
Porque Sim Não é Resposta

Os filhos e o novo(a) namorado(a) do pai ou da mãe

Como reagimos quando os nossos filhos conhecem e se relacionam com o novo parceiro? A situação agrava-se quando há na história uma relação extraconjugal? Hoje partimos de uma mensagem de um ouvinte.
Porque Sim Não é Resposta

Há limites para a privacidade dos filhos?

288
Os filhos têm direito ao seu espaço, mas não deixam de ser filhos. A privacidade deles não é uma verdade absoluta e os pais devem estar atentos.
Porque Sim Não é Resposta

Há "salvação" para os gabirus?

Afinal de que têm medo os gabirus? Recebemos uma mensagem da Dinamarca e hoje voltamos ao tema. Será que os gabirus têm medo do amor. 
Porque Sim Não é Resposta

E a falta que o Carnaval nos faz?

Na edição de hoje, falamos do Carnaval suspenso. Numa altura em que a humanidade "está a jogar xadrez com a morte todos os dias", as celebrações simbólicas fazem especial falta.
Porque Sim Não é Resposta

São Valentim confinado

O dia dos namorados não deve ter data nem hora marcada. É preciso namorar todos os dias.
Porque Sim Não é Resposta

Casados na vida e no trabalho nunca é fácil

Há muitos casais que trabalham juntos, são sócios de empresas e nem sempre é possível deixar o trabalho fora da mesa de jantar. Os sinais de fadiga podem surgir e nesse caso é preciso agir.
Porque Sim Não é Resposta

"Divulgação de nudes é um assassinato de carácter"

O parlamento vai apreciar uma proposta que prevê penas de 2 a 5 anos de prisão para quem divulgar vídeos ou fotografia de cariz sexual sem o consentimento da vítima. Uma prática cada vez mais comum.
Porque Sim Não é Resposta

O difícil papel das madrastas e padrastos

A relação das madrastas e dos padrastos com os filhos do parceiro é, nalguns casos, prejudicada por terceiros. Os equilíbrios familiares são sempre difíceis, mas há soluções.
Porque Sim Não é Resposta

Dois anos de aulas em casa vão ter consequências

988
As aulas recomeçam com crianças sem computadores, com rede fraca, com pais e miúdos em casa. Estes confinamentos vão ter implicações no futuro.
Porque Sim Não é Resposta

As terríveis birras dos dois anos

Há pais desesperados com birras desesperantes. Hoje falamos de birras e da forma de as combater. Será que as crianças de dois anos são mesmo terríveis?
Porque Sim Não é Resposta

A doença bipolar é grave e não é comum

As oscilações de humor são saudáveis e não podem ser confundidas com doença mental. Perante uma dúvida de uma ouvinte, falamos de doença bipolar. 
Porque Sim Não é Resposta

Há em todos nós um lado de gabiru?

Algumas pessoas não mergulham a sério nas relações procuram colecionar conquistas. Na linguagem corrente são gabirus, o dicionário define-os como velhacos ou patifes.
Porque Sim Não é Resposta

Toxicodependência: A brincadeira torna-se o vício

Os adolescentes são informados e têm noção dos perigos. Os pais não podem aceitar um "eu sei o que estou a fazer" como resposta. A experiência transforma-se facilmente num ritual. 
Porque Sim Não é Resposta

As crianças vão estranhar o regresso à escola

101
As crianças estão a crescer num ambiente de stress e de medo. Nunca esquecerão esta pandemia, mas quando tudo voltar à normalidade vão conhecer o verdadeiro sentido da palavra liberdade.
Porque Sim Não é Resposta

O que vai fazer no dia 1 do pós-pandemia?

Temos de manter viva a esperança e sonhar com o dia em que tudo isto irá passar. Esse dia vai chegar, não sabemos quando, mas vai chegar.
Porque Sim Não é Resposta

Depressão sazonal pode afectar todos até as cri...

Por vezes, a falta de sol, os dias curtos e cinzentos agudizam a tristeza. A ciência chama-lhe Depressão Sazonal e afeta-nos a todos, incluindo as crianças. É fundamental estar atento aos sinais.
Porque Sim Não é Resposta

Não devemos "amar pelos dois"

Em todas as relações há desequilíbrios e devemos enfrentá-los. O que fazer quando se ama e não se é amado na mesma medida?
Porque Sim Não é Resposta

Estamos a criar uma geração Covid-19?

O confinamento traz consequências para as crianças do ponto de vista académico e de personalidade. Ter noção destes problemas pode ajudar-nos a minimizá-los.  
Porque Sim Não é Resposta

Por favor, escreva cartas de amor

São ridículas porque senão o fossem não eram cartas de amor. Apesar dos emojis e sms, as cartas de amor não vão desaparecer e recomendam-se.
Conversas de Fim de Tarde

"As mulheres não nascem ensinadas para ser mães"

A depressão pós-parto, uma realidade escondida da gravidez. "Acordava a chorar e tentei reprimir o que sentia". Sofia Arruda lançou o livro "Calma, vai correr tudo bem": "Era a frase que me acalmava".
Porque Sim Não é Resposta

Onde podemos encontrar a esperança?

Precisamos dos outros para acreditar na vida. Lidar olhos nos olhos com a morte torna-nos capazes de "tratar a vida por tu". A esperança está em cada dia. 
Porque Sim Não é Resposta

O sofrimento de quem está na linha de frente

Cada vez que não somos cuidadosos criamos dilemas para aqueles que estão na "linha da frente" do combate à pandemia. E depois da pandemia, como vai estar a saúde mental destes profissionais?
Porque Sim Não é Resposta

Covid19. Perdemos o medo?

Cada vez mais novos casos, o número de mortes é assustador. Parece que perdemos o medo do vírus. Talvez o discurso tenha que ser mais claro, mais nítido e por vezes, se for preciso, mais rígido. 
Porque Sim Não é Resposta

Timidez não é "defeito de fabrico"

É o lado mais tristonho e cabisbaixo que caracteriza a adolescência. Mas depois passa! Tudo o que é bem gerido na vida acaba por passar.   
Porque Sim Não é Resposta

Gerir expectativas? Não

Porque somos incapazes de controlar as expectativas? Esperamos dos outros aquilo que somos capazes de dar. E por vezes questionamo-nos se damos demasiado. A solução é simples: não gerir expectativas. 
Porque Sim Não é Resposta

Este confinamento vai ser mais duro

Voltámos à estaca zero. O segundo confinamento vai ser mais duro e conflituoso para as famílias. As escolas ficam abertas, o teletrabalho é obrigatório e já estamos cansados do tema pandemia. 
Porque Sim Não é Resposta

A importância das histórias de encantar

Todas as noites, "aquela" história de encantar é importante para o crescimento das crianças. Mesmo as histórias sobre príncipes e princesas. As entrelinhas dos contos ficam para toda a vida.   
Porque Sim Não é Resposta

Os pais têm de ser "melgas" em tempos de pandemia

Pais mais inseguros e desconfiados. "Põe a máscara, atenção ao distanciamento". Como é que os filhos veem estas "exigências"? Com amor, claro. 
Porque Sim Não é Resposta

Crianças em prisões são crianças em perigo

A China baixou a idade de responsabilidade criminal para os 12 anos, em crimes graves. Em Portugal é aos 16 anos. Um castigo severo, uma sentença para a vida de crianças "abandonadas" pela família.
Porque Sim Não é Resposta

Alunos tremem de frio

119
Num inverno rigoroso durante uma pandemia, há crianças a passar frio nas escolas. Num ano letivo tão estranho como este, não é de admirar que os resultados escolares estejam também "constipados".
Porque Sim Não é Resposta

A quem ligaria se o mundo acabasse daí 15 minutos?

A pergunta é difícil, mas o conselho é simples: não espere pelo fim do mundo para dizer "amo-te".
Porque Sim Não é Resposta

Quando os avós não gostam dos netos

153
Nem todos os avós são dedicados e "babados". É uma situação difícil que obriga a grandes doses de bom senso por parte dos pais.
Porque Sim Não é Resposta

Famílias de acolhimento não são uma boa solução

Eduardo Sá defende que o modelo das Famílias de Acolhimento está errado. Nesta edição partimos de uma pergunta de uma ouvinte para falar das diferenças entre adopção e famílias de acolhimento.
Porque Sim Não é Resposta

Estamos em 2021. Está tudo igual?

Primeira segunda-feira do ano, regressamos à escola e ao trabalho, com a esperança que o novo ano traga uma nova vida. Estamos preparados? 
Porque Sim Não é Resposta

Vamos (mesmo) superar 2020

Tiquetaque, tiquetaque… este ano terrível acaba hoje. Renasce a esperança numa nova oportunidade para todos trazida pela vacina, Este é o nosso especial de fim de ano. Vamos conseguir dar a volta.
Porque Sim Não é Resposta

E no final de contas só queremos ser felizes

O que o futuro nos reserva é sempre fascinante. Achamos que a felicidade é uma sorte que nos cai no colo e não é verdade. Nós desenhamos o nosso futuro todos os dias.
Porque Sim Não é Resposta

E se pudéssemos começar tudo do zero?

Pensar é um exercício permanente de possibilidades, mas não podemos ter tudo. A vida é feita de escolhas, temos que aceitar. E as nossas escolhas e mudanças têm rosto. 
Porque Sim Não é Resposta

Querido diário...

Um livro de desabafos, quase um "muro das lamentações". Escrever um diário ajuda-nos a pensar e a ser mais humildes. Um cantinho só nosso que devemos levar para o resto da vida. 
Porque Sim Não é Resposta

"O Natal é quando alguém nos quiser"

Estamos a horas da consoada mais estranha das nossas vidas. As ausências forçadas lembram-nos como somos importantes uns para outros. E sim, também temos um presente. 
Porque Sim Não é Resposta

Não há presentes difíceis

Os presentes são uma prova de vida e nada é válido quando aquilo que está em causa e dizermos: "Gosto de ti".   
Porque Sim Não é Resposta

A felicidade só é possível com lágrimas

Vamos sempre a tempo de ser felizes? É a pergunta de partida para esta edição. Não conseguimos ser felizes sem enfrentar obstáculos e sem lágrimas. 
Porque Sim Não é Resposta

Quando travamos o amor pelos nossos filhos

Por vezes, travamos o coração para não magoarmos a pessoa com quem vivemos, os nossos filhos e até para evitar os solavancos de um divórcio. Com o tempo podemos perder "o amor da nossa vida".  
Porque Sim Não é Resposta

Não podemos tirar o Natal àquelas crianças

A juíza do Tribunal de Oliveira do Bairro não autorizou que as crianças e os jovens acolhidos em lares de infância e juventude a visitarem as famílias no Natal. Falta humanidade. 
Porque Sim Não é Resposta

A pandemia nega-nos o luto

As consequências de não nos despedirmos de quem mais gostamos e o estudo de  quatro universidades portuguesas sobre o impacto que as restrições impostas pela pandemia têm no luto. 
Porque Sim Não é Resposta

Será mesmo hiperativo?

Há muitos diagnósticos errados de hiperatividade nas crianças. Neste programa tentamos perceber as diferenças entre uma criança hiperativa e uma criança "cheia de vida". 
Porque Sim Não é Resposta

Partir a loiça é melhor que não partir um prato

Todos temos a direito a "ir abaixo" e a "explodir". É saudável que aconteça. Não conseguimos trancar para sempre a pressão.
Porque Sim Não é Resposta

Somos genuinamente bons

Dois atos de heroísmo, um deles com consequências trágicas, levam-nos a perguntar o que leva alguém a colocar-se em perigo para salvar os outros? Eduardo Sá explica-nos que todos podemos ser heróis.
Porque Sim Não é Resposta

"Querido Pai Natal..."

Devemos continuar a escrever cartas com pedidos, mas quem gosta verdadeiramente de nós consegue encontrar o presente perfeito sem "grandes ajudas". Esta edição é um alerta para os indecisos.
Porque Sim Não é Resposta

Podemos desistir do amor da nossa vida?

A pergunta foi nos enviada por um ouvinte. O que fazer quando o amor da nossa vida não nos ama? Como sabemos que aquele é amor da nossa vida?
Porque Sim Não é Resposta

Porque estamos pior na matemática e ciências?

Em destaque as conclusões do estudo da Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional, que mede o desempenho a Matemática e a Ciências dos alunos do 4.º e do 8.º ano.
Porque Sim Não é Resposta

Quando perdemos um filho morremos por dentro

3501
Quando se perde um filho, torna-se muito difícil voltar a dar sentido às coisas. A morte de um filho é uma dor enlouquecedora, é um luto que nunca se faz.
Porque Sim Não é Resposta

Porque é que os homens são tão irritantes?

Hoje falamos do que nos divide. Viver a dois não tem de ser complicado e os homens são cada vez melhores, mais afetivos. Ainda assim, há sempre coisas que nos tiram do sério.
Porque Sim Não é Resposta

A Covid-19 e os casos de bulliyng

Há crianças a sofrer bullying no regresso às aulas depois de testarem positivo à covid-19. Professores devem zangar-se, se necessário, e os pais não devem esquecer que amanhã podem ser os seus filhos.
Porque Sim Não é Resposta

E quando os filhos não largam a mamã?

Os pais são invariavelmente uma segunda figura, mas não podem assumir esse papel tempo demais nem devem amuar. Uma dica: brincadeiras tontas e cavalitas podem fazer milagres.
Porque Sim Não é Resposta

Nada substitui o contacto presencial

Hoje falamos sobre as videochamadas como alternativa à relação presencial com os avós durante a pandemia e nas consequências que o afastamento prolongado pode ter na relação entre avós e netos.
Porque Sim Não é Resposta

Maradona, um génio que nos uniu

Um dia após a morte de Maradona, falamos da capacidade de admirar alguém e da comunhão que essa experiência proporciona. Maradona dançou com a vida e quem dançou com ele vai guardá-lo para sempre.
Porque Sim Não é Resposta

Violência doméstica deve ser discutida nas escolas

Assinalamos hoje o dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Não podemos alimentar relações violentas com silêncio. Se precisar de ajuda ligue para 800 202 148 ou envie um SMS para o 3060. 
Porque Sim Não é Resposta

Os desafios da adoção

O processo continua a ser lento e complicado. Os pais devem entregar-se e estar prontos para as provas a que as crianças os sujeitam enquanto encontram o seu espaço.
Porque Sim Não é Resposta

Não se deve antecipar "a conversa"

Partindo de uma questão de uma ouvinte, falamos de sexualidade na adolescência. Ao antecipar "a conversa", os pais podem dar mais informação do que os filhos são capazes de processar.
Porque Sim Não é Resposta

Não andamos a ser amigos das crianças

No Dia Internacional dos Direitos das Crianças falamos de cicatrizes profundas, do direito à parentalidade e da escola: o novo "trabalho infantil" que retira o direito de brincar às crianças. 
Porque Sim Não é Resposta

O queixinhas

Ser o queixinhas da escola. As crianças sabem muito bem o que é um queixinhas. Por vezes, o queixinhas roça a mentira e pode ser o protagonista de episódios de bullying.
Porque Sim Não é Resposta

Proteção em excesso cria crianças frágeis

1439
Pais, mimem os filhos, mas não alimentem o vício da insegurança. Quanto mais os protegem mais os fragilizam.
Porque Sim Não é Resposta

Alma gémea é o resultado de um longo percurso

Não são porta de entrada e por vezes é apenas o coração a pensar mais rápido que os nossos pensamentos. As almas gémeas não são iguais, usam as diferenças e criam uma cumplicidade que as torna únicas. 
Porque Sim Não é Resposta

Saúde mental e os companheiro de mimos

Há muitas pessoas em sofrimento psicológico que parecem assintomáticas. As consequências na saúde mental não são imediatas. Espera-se um boom quando a preocupação com o vírus se começar a desvanecer. 
Atualidade

Seis mortos no Mediterrâneo, entre eles uma bebé

110
Entre as seis vítimas do último naufrágio estava a bebé Joseph, de apenas 6 meses. Mãe chorou desesperadamente pela criança, que ainda foi reanimada, mas não resistiu.
Porque Sim Não é Resposta

Ser mãe solteira

Ser mãe solteira: uma boa ou má opção? A maternidade independente é um ato de amor e de coragem. É a afirmação do grande desejo de ser mãe, mas não deixa de ser um ato egoísta.  
Porque Sim Não é Resposta

Não tenho legenda para o meu estado de alma

Quantas vezes não conseguimos responder à pergunta: "Como é que te sentes?". Às vezes sentimos tão depressa que não conseguimos perceber o que estamos a sentir.
Porque Sim Não é Resposta

Estar solteiro é algo que merece ser celebrado

Para a sociedade, viver a vida a dois é um motivo de orgulho. Estar solteiro é celebrar a coragem de avançar sozinho e desejar algo maior no amor.
Porque Sim Não é Resposta

Os pais têm o direito a estar fartinhos!

Os pais estão autorizados a estar fartos dos filhos? A resposta é... sim! Os "bons" pais não são aqueles que não passam sem os filhos, mais sim os que não fazem tudo bem feito. 
Porque Sim Não é Resposta

77 anos e então?

109
Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos da América aos 77 anos. Vai tomar posse aos 78. Será que todos temos uma validade? Muito pelo contrário, o mundo precisa de almas velhas. 
Porque Sim Não é Resposta

A importância de um abraço

159
Abraçar alguém é abrirmo-nos para o outro. Não abraçamos quem não conhecemos. Em tempos de pandemia, de máscara, com as mãos desinfetadas e sem respirar, venha de lá esse abraço. 
Porque Sim Não é Resposta

Não podemos ter medo do medo

Conseguimos aprender a viver com os medos? Quanto mais fugimos deles mais os alimentamos. Quando bem utilizados, os medos podem tornar-se um grande instrumento. 
Porque Sim Não é Resposta

Ouse ser verdadeiro

Falar verdade não é ser pessimista. Encarar a realidade é perceber até que ponto é legítimo termos esperança. Em tempos de pandemia os discursos otimistas são uma ilusão. 
Porque Sim Não é Resposta

Casais divididos: Trump ou Biden?

Podemos amar alguém que não ouve a mesma canção e que vota noutro partido? 
Porque Sim Não é Resposta

Os meninos da "bolinha vermelha" na escola

Verde, amarelo ou vermelho. Este é o método utilizado para avaliar o comportamento das crianças na sala de aula. Será o melhor? Como devem os pais lidar com as contantes "bolinhas vermelhas"?
Porque Sim Não é Resposta

O nosso, o meu e o teu filho são diferentes?

Filhos de anteriores relações são muitas vezes tratados de forma diferente pelas novas famílias. Partimos de um caso concreto para uma realidade que afecta muitos casais.
Porque Sim Não é Resposta

Bebés 2020: efeitos de nascer no ano da pandemia

Haverá consequências para os bebés privados de colo dos familiares? Em tempos de pandemia, a nossa relação com as crianças alterou-se em nome da segurança. Onde está o equilíbrio e o bom senso?  
Porque Sim Não é Resposta

A ligação excessiva entre pais e filhos

Existe uma altura cerca para cortar o cordão umbilical? As crianças têm dificuldade em separar-se dos pais, quando os próprios pais não conseguem "deixar ir" os filhos.   
Porque Sim Não é Resposta

A 'missão' de viver as dores dos outros

Não há como fugirmos às dores dos outros. Mas viver constantemente para os outros não é qualidade é esquecer que existimos. 
Porque Sim Não é Resposta

"Guarda partilhada exige bom senso"

A gestão da guarda partilhada não é fácil e raramente corre bem nos primeiros meses. Para funcionar, os pais "têm de se forrar, por dentro e por fora, de bom senso" e não alimentar ódios de estimação.
Porque Sim Não é Resposta

Escolas limitadas pela Covid-19. Até quando?

288
Relatos de alunos a comer à chuva, as portas e janelas das salas ficam abertas mesmo com as temperaturas a descer e ainda uma providência cautelar. Isto não vai mesmo correr bem.
Porque Sim Não é Resposta

A idade é um posto?

Nós sabemos que tudo o que é novo parece melhor. Mas a ideia de que os mais velhos não dominam muita coisa, que são jurássicos e produtos com defeitos, tem de acabar. A idade já não é um posto! 
Porque Sim Não é Resposta

Vou atirar-me de cabeça para o amor

Às vezes o grande amor começa com uma bela trapalhada. Quando nos fechamos para o amor, muitas vezes por medo, há sempre uma luz que se acende. E se eu não voltar a ter esta oportunidade?
Porque Sim Não é Resposta

A menopausa não é o fim

Envelhecer é uma coisa que dói, mas à medida que ficamos mais velhos ficamos mais bonitos. Às vezes uma crise é positiva para sentirmos que não controlamos tudo e reavaliarmos as nossas escolhas.   
Porque Sim Não é Resposta

Este ano letivo vai ser pior que o anterior

Nesta edição, voltamos a falar das escolas e da gestão difícil em tempos de pandemia. É que parece que a fatura cai sempre no colo dos professores.
A página está a demorar muito tempo.