481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pais e Filhos

Porque Sim Não é Resposta

Os pais que se regem pelo manual de instruções

As regras são como o sal na cozinha: aplica-se o quanto baste. Como estimular a autonomia dos filhos?
Pais e Filhos

Informar os pais sobre a saúde sexual dos filhos?

Permitir aos adolescentes autonomia em relação a alguns actos clínicos não representa senão uma atitude escorregadia que corre o risco de contrariar os direitos das crianças que se pretenda proteger.
Pais e Filhos

Pais não têm de ser informados sobre saúde sexual?

Os pais não são donos dos filhos mas são seus cuidadores, educadores, chamados a criar futuros cidadãos. Para o Estado não passam de um número de Cartão de Cidadão, um eleitor a quem se cobra impostos
Porque Sim Não é Resposta

Pais são sempre responsáveis pelos filhos menores

Os pais não têm de ser informados sobre problemas de saúde sexual dos filhos menores? Estamos a abrir um grande brecha grave. 
Porque Sim Não é Resposta

Qual o perfil de um traidor?

Existem traidores compulsivos. Quem trai não retira as consequências dos comportamentos e do sofrimento que causa. Sim. Existe um perfil de traidor. 
Contra-Corrente

Quem arrisca ter filhos na era dos pais perfeitos?

Expectativas altíssimas em torno daquele que, muitas vezes, é o filho único. Pais e mães cada vez mais velhos, crianças superprotegidas… Ser mãe ou pai transformou-se numa decisão de risco?
Porque Sim Não é Resposta

As crianças atrevidas são saudáveis

Todas as crianças atrevidas são saudáveis. Os pais tentam controlar os filhos, mas um quanto baste de atrevimento faz-lhes bem! 
Porque Sim Não é Resposta

Ser padrasto ou madrasta tem "prazo de validade"?

O fim das relações significa o fim dos laços estabelecidos entre “padrastros” ou "madrastas" e crianças? As pessoas da nossa familia são as que têm lugar no nosso coração.
Porque Sim Não é Resposta

Os homens dão-nos sempre razão!

É um desabafo das mulheres. Será verdade? 
Porque Sim Não é Resposta

“Querida, isto não é o que parece”

Nesta edição, falamos de traições e desta célebre frase. Esta desculpa ainda se usa muito? E é utilizada quando não há mais argumentos para justificar o óbvio?
Porque Sim Não é Resposta

Devemos estar atentos a ansiedade em crianças?

Há cada vez mais alunos com queixas de dores físicas antes de momentos de avaliação. Há demasiada pressão e demasiado cedo nas crianças, em atividades de avaliação na escola?
Porque Sim Não é Resposta

Jovens lêem menos jornais. Estão menos informados?

Nesta edição, falamos dos hábitos de consumo de informação dos adolescentes e dos efeitos que podem ter no futuro. Ler menos faz com que a democracia esteja comprometida?
Porque Sim Não é Resposta

Bom marido e bom pai. O que quer isso dizer?

Há uma definição universalmente aceite do que é ser bom marido e bom pai? Será que isto é um dom, que nasce connosco ou é algo que se aprende?
Porque Sim Não é Resposta

Como lidar com pessoas tóxicas?

Nesta edição, falamos de pessoas tóxicas, "aquelas que nos fazem mal à saúde", sejam familiares ou colegas de trabalho. Será o afastamento a única opção? 
Educação

«Os pais não são donos dos filhos!» E o Estado, é?

Para os movimentos dos nossos dias, todos devem livrar-se da moral “repressiva” cristã e da família a fim de serem escravos dos próprios instintos e do comunismo/socialismo. É isto que queremos?  
Porque Sim Não é Resposta

A minha filha diz que quer ser menino

Hoje Eduardo Sá responde à pergunta de uma ouvinte: "A minha filha de 5 anos diz desde há algum tempo para cá que quer ser um menino. Como devo reagir?"
Porque Sim Não é Resposta

Fazer amigos depois dos 30, é possível?

Será que depois dos 30 só se fazem "conhecidos"? O psicólogo Eduardo Sá, explica como manter uma amizade depois das voltas que a vida pode dar, quando se passa esta idade.
Porque Sim Não é Resposta

Será que merecemos o conto de fadas?

Um "conto de fadas" parece uma realidade distante, que só os outros conseguem ter uma vida assim. Será assim? "Cuidado com os lobos maus, e não esperem por príncipes encantados e fadas madrinhas".
Porque Sim Não é Resposta

Quando o divórcio separa avós e netos

Hoje é Dia Mundial dos Avós, e por isso falamos dos casos em que os avós ficam afastados dos netos por causa de uma separação, e como lidar com esta situação.
Porque Sim Não é Resposta

"Contra tudo e contra todos". Devia ser assim?

Nesta edição, comentamos esta frase tão conhecida. Estar em guerra com o mundo é a maneira ideal de ultrapassar as dificuldades ou apenas cria mais adversidades?
Pais e Filhos

Os maus vícios das boas famílias

Mas quem, no seu bom senso, pode aceitar que os pais aguentam tudo dos filhos ou que os pais estão em condições de exigir comportamentos que eles próprios, como pais, não têm, “só” porque são pais?…
Porque Sim Não é Resposta

Férias com filhos são férias?

Estamos tão pouco tempo por dia com os nossos filhos, que as férias com eles acabam por ser importantes para o contexto familiar. Mas desengane-se quem acha que estes dias serão sinónimos de descanso.
Porque Sim Não é Resposta

O que é ser pai pela positiva?

A ideia de educar sem repreender não é realista. Há que entender que autoridade e autoritarismo não são sinónimos. Enquanto os pais estão preocupados em negociar, os filhos fogem-lhes das mãos.
Porque Sim Não é Resposta

Deve um pai proteger o filho de um avô ausente?

Falamos de pais ausentes que cometem os mesmos erros com os netos. Os filhos querem evitar o sofrimento das crianças e escondem esta realidade. "Uma espécie de 'A Vida é Bela' é preocupante".
Porque Sim Não é Resposta

Filhos preferem o pai ou a mãe com mais dinheiro?

Quem tem maior capacidade financeira dá mais oportunidades aos filhos. E isso pode conquistá-los. Pais divorciados devem conversar sobre a questão porque a criança pode sofrer com esta dualidade.
Porque Sim Não é Resposta

"Regras em casa são mais macias do que na escola"

Crianças sabem adaptar-se às regras mais macias de casa ou mais duras na escola. Por vezes nem parecem "o mesmo filho".
Porque Sim Não é Resposta

Uma pitada de mau feitio é charme

As boas pessoas têm sempre mau feitio. Não façam de "panela de pressão", o mau feitio moderado tem sempre o seu charme e até há qualidades que são "defeitos".
Porque Sim Não é Resposta

Filhos tiranos. O que devem fazer os pais?

No Brasil chama-se “síndrome do imperador”, o psicólogo Eduardo Sá, explica os limites que os pais devem estabelecer, quando os filhos se transformam em "mini-ditadores".
Porque Sim Não é Resposta

Diferença de idades é um problema numa relação?

Nesta edição, falamos da pessoa certa com a idade errada. E há diferenças entre um homem namorar uma mulher mais nova e uma mulher com um companheiro mais novo?
Porque Sim Não é Resposta

Como devem os pais apresentar novas relações?

De "amiga do pai" a namorada, e por fim madrasta. Como devem os pais lidar com novas relações e com os filhos? Nesta edição, falamos outra vez da vida depois de um divórcio.
Porque Sim Não é Resposta

"O meu bebé morde os colegas na creche"

Nesta edição, falamos deste comportamento. Que podem fazer os pais nestas circunstâncias, em que têm tão pouco controlo sobre o que crianças tão pequeninas fazem?
Porque Sim Não é Resposta

Aulas de Cidadania deviam ser facultativas?

Nesta edição, falamos do caso dos dois estudantes de Famalicão, que não assistem à disciplina obrigatória de Cidadania e Desenvolvimento. Qual é o papel da família? E qual o papel do Estado?
Porque Sim Não é Resposta

Será que sabemos quem somos antes de sermos mães?

Nesta edição, falamos da maternidade, mas sobretudo da descoberta de ser mãe. O que descobrimos a partir do momento que somos mães?
Porque Sim Não é Resposta

A guerra é uma questão de "masculinidade tóxica"?

Boris Johnson acredita que “se Putin fosse uma mulher, não teria iniciado esta guerra maluca de macho”. Falamos de masculinidade tóxica, e ainda se são precisas mais mulheres nas Forças Armadas.
Porque Sim Não é Resposta

Que fazer quando o filho não quer ver o pai?

Voltamos ao tema dos pais divorciados que não conseguem ver os filhos. O que devem fazer quando um dos progenitores tudo faz para impedir a convivência com o outro pai?
Pais e Filhos

Os finalistas não comem sopa

Compreendi, por experiência própria, que mais difícil do que manter promessas eleitorais é manter promessas parentais. E para apanhar um pai em contradição não é preciso abrir o baú das recordações.
Porque Sim Não é Resposta

As relações começam com encantamentos?

Há namoricos que ao inicio não passavam disso. Nem sempre nos encantamos, muitas vezes apaixonamo-nos pelo "embirramento". E quando a paixoneta de um é o amor do outro? 
Porque Sim Não é Resposta

Birras? Os pais têm de se zangar

Se for preciso também podem gritar e ser um bocado "assustadores". É preciso ser firme porque uma atitude "suave" quando as crianças fazem birras só potencia mais problemas de comportamento.
Porque Sim Não é Resposta

Pais divorciados não desistam de ver os filhos

Depois do divórcio, muitos são os pais que dizem mal do ex-companheiro e quem mais sofre são os filhos. 
Porque Sim Não é Resposta

Quando as convicções são mais fortes que o amor

Quando o amor não é suficiente. Falamos de perspetivas diferentes das relações: quem não é quer começar pela intimidade e quem não está disposto a dar o passo mais sério.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.