Ruas estreitas, edifícios emblemáticos, fontanários e castelos são alguns dos elementos dos centros históricos das vilas e cidades portuguesas. Em Portugal existem quatro classificados como Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): Angra do Heroísmo, Évora, Guimarães e Porto. Mas a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH) deseja que outras localidades possam ter o património valorizado. E o Observador conta consigo para isso.

No dia 28 de março celebra-se o Dia Nacional dos Centros Históricos, um evento promovido pela APMCH desde 1993. O dia escolhido coincide com o do nascimento de Alexandre Herculano (1810-1877), importante escritor e historiador português. E este ano o Observador decidiu convidar os leitores a enviarem as fotografias dos centros históricos das vilas e cidades onde vivem. Pode fazê-lo para o email leitor@observador.pt, mas não se esqueça de enviar o nome do autor e a localidade a que se refere.

A associação, fundada em 1988, conta já com cerca de cem autarquias que estão “preocupadas com a defesa, com a valorização, com a revitalização e com a animação dos seus núcleos urbanos históricos”, lê-se no site. Todos os anos um dos municípios associados fica encarregue das comemorações oficiais deste dia. Este ano será o município de Pedrógão Grande.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR