Os canais TV Cine & Séries iniciam esta noite de quinta-feira uma homenagem ao cineasta português Manoel de Oliveira, que morreu aos 106 anos. Das cerca de cinquenta obras que o artista deixa desde que se estreou no mundo do cinema, estes canais elegeram seis para relembrar a vida de Oliveira.

Às 22h00 desta quinta-feira, o primeiro filme de Manoel de Oliveira a ser emitido pelos canais TV Cine é “Douro, Faina Fluvial” é um documentário com inspirações soviéticas, mas que tem a zona ribeirinha do Douro como pano de fundo e as vivências portuenses como protagonistas. Vinte minutos depois, pode assistir a “Aniki Bóbó”. A primeira longa-metragem de Oliveira é uma história de amor entre crianças que vivem na Ribeira do Porto. E é também um rasto das memórias de infância do realizar.

Na noite de sexta-feira passa a “A Divina Comédia”. Passado numa instituição de saúde mental, este filme contou com a participação de muitos atores da eleição de Oliveira, que representam papéis de doentes que acreditam ser grandes figuras da história bíblica. Na noite de sábado é emitido “Vale Abraão”, uma adaptação do romance de Augustina Bessa Luís que conta a história de um casal que vê o casamento a definhar.

“Porto da Minha Infância” e “O Gebo e a Sombra” são os últimos filmes que constam na homenagem da TV Cine. O primeiro foi produzido na sequência do programa Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, enquanto o filme de 2012 foi produzido em parceria com França. “O Gebo e a Sombra” é uma adaptação de um romance de Raúl Brandão e contou com a participação de artistas internacionais de renome, bem como com o trabalho de Ricardo Trêpa, neto de Manoel de Oliveira, no papel principal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR