O congolês Dikembe Mutombo, oito vezes nomeado para o All-Star da NBA, foi escolhido para o ‘Hall of Fame’ da era moderna do basquetebol, juntamente com Lisa Leslie, o árbitro Dick Bavett e o treinador John Calipari.

Atualmente com 48 anos, o poste participou em 18 temporadas da NBA, entre 1991 e 2009, durante as quais representou as equipas de Philadelphia 76ers, Houston Rockets, Denver Nuggets, Atlanta Hawks, conseguindo, a par de Ben Wallace, o recorde do prémio para melhor defensor do campeonato, com quatro troféus.

Além de Mutombo, no grupo de 2015, está também incluída Lisa Leslie, oito vezes escolhida para o jogo das estrelas feminino e três vezes jogadora mais valiosa da WNBA (Liga norte-americana de basquetebol feminina), detendo o recorde de 3.307 ressaltos e o segundo registo no que a blocos diz respeito, com 822.

Leslie foi ainda determinante na conquista da medalha de ouro olímpica dos Estados Unidos em quatro edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, entre 1996 e 2008.

Também o treinador John Calipari, que em 2015 recebeu pela terceira vez o prémio de melhor treinador do ano, e que vinha fazendo uma temporada regular imbatível na liderança de Kentucky, até que foi eliminado nas meias-finais do campeonato universitário, foi escolhido para integrar o restrito lote de quatro personalidades, que ficou completo com o árbitro Dick Bevett, que possui o registo de 2635 jogos consecutivos entre 1975 e 2014

“É um grupo de excelência. O seu compromisso com o jogo é inegável e o impacto sobre os outros que eles tinham temos é ainda maior. Estamos muito satisfeitos para honrar este notável grupo de homenageados. Representam indivíduos de muitas eras e facetas do basquetebol”, afirmou o presidente do Hall of Fame, Jerry Colagelo.

Todos eles receberam pelo menos 18 dos 24 votos do comité de seleção, juntando-se assim ao ‘lote’ já anunciado composto por Lindsay Gaze, Louis Dampier, John Issacs, George Raveling e a Tom Heinsohn, que no dia 11 de setembro irão integrar o Corredor da Fama, numa cerimónia que decorrerá em Massachusetts.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR