“Toy like me” — “um brinquedo como eu” surge de um apelo de pais e mães de crianças com alguma característica que não está habitualmente representada nos brinquedos, seja uma deficiência, um problema de pele, marcas de nascimento ou alguma incapacidade.

Uma empresa britânica reagiu às manifestações no Twitter e no Facebook e está a criar acessórios para juntar às bonecas e bonecos, como cadeiras de rodas ou bengalas. De acordo com o Jezebel, que cita o jornal Metro do Reino Unido, a empresa está também a trabalhar na criação de aparelhos auditivos. Os bonecos inclusivos deverão estar disponível brevemente nas lojas britânicas, avança o mesmo órgão de informação.

As duas páginas nas redes sociais recebem pedidos dos pais à medida que estes vão identificando características que querem ver nas bonecas com que os filhos brincam. Através da hashtag #ToyLikeMe, várias famílias têm partilhado a alegria perante a iniciativa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A representação da diversidade nos brinquedos para as crianças parece ser cada vez mais uma preocupação da indústria – e também da sociedade. Em dezembro do ano passado, foi criada a primeira boneca transgénero e já antes tinha sido produzida uma boneca sem as formas perfeitas, com estrias e celulite.