Olá

836kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Família

Maternidade

Alfredo da Costa: excelência, após requalificação

Ana Paula Martins sublinhou que a maternidade "está sempre cheia, 24 horas sobre 24 horas", pelo que "precisa sempre e sempre" que se continue a investir nas suas instalações.
Caso das gémeas

Chega deve justificar acesso a dados de criança 

O Chega deverá "fundamentar e especificar os motivos" do pedido de documentação — classificada ou não — relativa à saúde de uma criança terceira em relação à Comissão de Inquérito do Caso das Gémeas.
Porque Sim Não é Resposta

O que significa "deixar fluir" numa relação?

Eduardo Sá sublinha que uma relação se alimenta das "pequenas frestas" da vida. Afinal, explica o psicólogo, "deixar fluir uma relação é também antecipar o que pode correr mal".
Comportamento

12 exemplos de comportamentos de maridos ou mulher

Se reconhece que é vítima deste tipo de comportamento e atitudes por parte do/a seu/sua companheiro (a), opte por não ignorar a situação e peça ajuda a um amigo, familiar ou a um profissional de saúde
Direto ao Assunto

Abusos. Pedidos de indemnização podem aumentar

Carla Rodrigues, Coordenadora Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis diz que já foram apresentados 43 pedidos de indenização por abusos na Igreja Católica.
Porque Sim Não é Resposta

Homens sozinhos adotam 1/3 das crianças. Porquê?

Eduardo Sá não tem dúvidas de que dizer, sem justificação, que há crianças não elegíveis para adoção é uma "idiotice". O psicólogo sublinha: "O processo de adoção tem de ser muito mais claro".
Literatura Infantil

12 livros infantis para celebrar os nossos avós

Desta vez não são eles os contadores de histórias, mas sim os protagonistas. A propósito do Dia Mundial dos Avós, reunimos uma dúzia de livros para celebrá-los, publicados nos últimos dois anos.
Açores

BE/Açores propõe criação de rede pública de creche

A rede, defende o partido, "destina-se a assegurar o acesso universal, gratuito e facultativo à creche" a todas as crianças até aos 3 anos de idade independentemente do rendimento dos progenitores.
Gabinete de Guerra

Pode a morte ter impacto nas negociações de paz?

Vítor Gabriel Oliveira explica que a Ucrânia sabe que tem de equilibrar o tabuleiro internacional face a uma possível vitória de Trump nos EUA. No Médio Oriente, é desta que pode haver paz?
Porque Sim Não é Resposta

Creches Açores: crianças mais pobres prejudicadas

Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação de uma criança. A creche não é um lugar onde se deixa o filho enquanto se vai trabalhar. É onde são estimuladas e desenvolvem competências
Porque Sim Não é Resposta

Ecrãs tácteis ou brincadeira na lama?

Educadora de infância pergunta ao psicólogo Eduardo Sá se deve usar ecrãs com crianças de 3 anos ou se deveria antes fazer experiências e brincar ao ar livre
Açores

Creches. Governo rejeita "discriminação negativa"

O líder regional disse "não se comover com quem promove a crónica do mal-dizer" e afirmou que a recomendação aprovada vai ser avaliada "sem pôr em causa o superior interesse da criança".
Porque Sim Não é Resposta

Crianças com vergonha da nudez?

Há medida que vão crescendo, as crianças querem preservar o corpo. A partir dos seis anos, os pais devem evitar a nudez, de forma a que as crianças aprendam esse comportamento noutros contextos
IPSS

Entidades não sabem quantas crianças esperam vaga 

O Instituto da Segurança Social não sabe quantas crianças esperam por uma vaga na creche o que prejudica a avaliação da medida e a criação de novas políticas para evitar esta situação.
Identidade de Género

A Califórnia e um alerta sobre a narrativa woke

O Governador da Califórnia, Gavin Newsom, assinou um projeto de lei que proíbe as escolas de notificar os pais sobre a identidade de género da criança.
Açores

Mais 471% de crianças em creches nos Açores

Repudia-se a formulação simplista e desinformada, ou quiçá maldosa e mal-intencionada sobre este tema, que tem sido difundida por quem não se conforma com esta nova realidade açoriana.
Porque Sim Não é Resposta

Memórias. O que nos faz ser quem somos?

Eduardo Sá explica que é "à boleia" das memórias que nos tornamos quem somos. Mas, afinal, por que razão temos recordações tão nítidas como fotografia e outras de que não nos lembramos tão bem?
Serviços públicos

Notários dizem ter condições para evitar ruturas

A Ordem dos Notários disponibilizou-se para assumir mais competências como o tratamento de casamentos e divórcios e sublinha que os notários, neste momento, não podem realizar todo o tipo de escritura
Férias

Férias grandes divertidas

O tempo que os pais e filhos passam juntos durante as férias de verão são momentos de disponibilidade, de partilha, de quebra de rotinas, a experiência, de maior proximidade afetiva.
Crianças

GAVI e ONU distribuem 200 milhões de vacinas 

Organização presidida por Durão Barroso já alcançou mais de 13 regiões no âmbito da operação de vacinação. Projeto "Great Catch-Up" pretende imunizar metade das crianças de 35 países.
Porque Sim Não é Resposta

Quais as diferenças entre luto faseado e súbito?

Eduardo Sá explica que o luto não é sempre igual e tem diferenças que se refletem na intensidade e duração da dor. Afinal, reflete o psicólogo, "há alturas em que se prolonga".
Porque Sim Não é Resposta

Vivemos numa geração de "filhos únicos". Porquê?

Eduardo Sá sublinha que a naturalidade em ser-se mãe ou pai cresce com o número de filhos: afinal, é uma questão de "expectativas". O psicólogo explica: "O segundo filho alivia a carga do primeiro".
Porque Sim Não é Resposta

As crianças podem ser más e cruéis?

Eduardo Sá explica que as crianças vistas, "a olho nu", como más, são as que mais estão em perigo. O psicólogo sublinha: "As crianças não se transformam em «vândalos». Precisam de ser resgatadas".
Adolescentes

Animais de palavra

Quer em relação às crianças como com os adolescentes parece-me que não escutamos tanto assim aquilo que eles têm para nos dizer. Queremo-los, sobretudo, quietos e calados.
Porque Sim Não é Resposta

Alteração do calendário escolar: sim ou não?

Eduardo Sá explica que o tempo de férias é "tão fundamental" para as crianças e jovens, como para os familiares cuidadores. O psicólogo sublinha: "Não esqueçamos que brincar também é essencial". 
Educação

Quem é o Encarregado/a de educação: o pai, a mãe

Maior envolvimento, colaboração e participação ativa de ambos os pais no processo educativo dos filhos (em casa, na escola, na comunidade), resultam em melhoraria significativa dos seus desempenhos.
Porque Sim Não é Resposta

É normal que casais mais velhos não vivam juntos?

É possível amar sem "dores de cabeça"? O psicólogo Eduardo Sá reflete acerca do nível de "complexidade" em viver com o companheiro e sublinha: "Afinal, partilhar espaço pode não ser importante". 
União Europeia

Portugal é o país com mais famílias só com 1 filho

Na União Europeia, as famílias numerosas (com pelo menos três filhos) representam 13% das famílias com filhos, "o dobro da proporção de Portugal (6%)".
Porque Sim Não é Resposta

Como lidar com uma mãe tóxica?

Eduardo Sá explica que a toxicidade dos pais pode resultar em frustração dos filhos, fazendo-os sentir "pequeninos" e inseguros. O psicólogo sublinha: "Afinal, a vida é uma porta giratória".
Teatro

Teatro LU.CA com os miúdos a descobrir O'Neill

Até ao final do ano, o teatro municipal lisboeta, dedicado ao público infantil, vai mostrar peças de Raquel Castro, Joana Estrela e Nicolau, e um ciclo dedicado a Alexandre O’Neill.
Porque Sim Não é Resposta

Como evitar que filhos sofram com o nosso burnout?

Lidar com o stress extremo é difícil, e é também um desafio evitar que quem o rodeia sinta os sintomas. O psicólogo Eduardo Sá explica que num primeiro momento não é possível ter uma atitude discreta.
Porque Sim Não é Resposta

O que separa a insolência do mau feitio?

Apesar da impulsividade do mau feitio, é possível reconhecer onde se falhou. Já as pessoas insolentes não se metem em causa, nem reconhecem erros. O psicólogo Eduardo Sá alerta: não, não podem tudo.
Crime

Detidos dois homens por pornografia de menores

Através de buscas domiciliárias, a PJ apreendeu, nos equipamentos informáticos utilizados pelos arguidos, milhares de ficheiros compatíveis com conteúdos de abuso e exploração sexual de menores.
Afogamento

Lançada a Campanha de Prevenção de Afogamentos 

O objetivo desta campanha é sensibilizar as famílias para a importância das regras de segurança a respeitar junto da água, sendo que entre 2000 e 2022 morreram 305 crianças e jovens por afogamento.
Família

Uma manhã triste de há mais de dois anos

No dia 10 de Fevereiro de 2022 acordei triste porque pensava numa família da minha igreja. Essa família tinha decidido deixar de ser uma família, um dos factos mais tristes que pode acontecer.
Pré-Publicação

Os quatro danos dos ecrãs sobre crianças e jovens

Quem os aponta é o psicólogo Jonathan Haidt, no livro "A Geração Ansiosa", publicado agora em Portugal. Revelamos um excerto sobre privação social, de sono, atenção fragmentada e dependência.
Porque Sim Não é Resposta

"Estamos grávidos" - sim ou não?

A obstetrícia é uma especialidade que deve ter em conta o casal e não apenas a mulher - a gravidez precisa do outro. Eduardo Sá alerta para o impacto da gravidez no homem, inclusive sintomas físicos.
Família

O meu pai partiu!

Se já estava na casa do Pai passou agora o corpo a cinzas. Fazendo jus ao... "e em pó te hás-de tornar".  Hoje foi a missa de corpo presente e a cremação.
Terceira Idade

Idadismo - a discriminação e o preconceito sobre a

Portugal é o quarto país mais envelhecido do mundo, mas continua a haver um grande estigma em relação às pessoas mais velhas.
Porque Sim Não é Resposta

Devemos tirar férias dos filhos?

As férias põe-nos à prova, nem que seja na capacidade de fazer castelos de areia, e trazem histórias que se guardam para sempre. Mas também é importante estarem sozinhos sem que se tornem piores pais.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas