801kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Família

… em 40 minutos

"Quero ser ator para o resto da vida"

Vencedor de um Globo de Ouro, o "Homem-Aranha português" fala, Em 40 Minutos, da grande família que tem - com 30 primos -, mas também do futuro: "Adorava fazer uma série internacional".
Família

Defesa da família natural não ofende as liberdades

Num contexto de direito natural e universal, a defesa preferencial da família natural não pode razoavelmente ofender ninguém. Até porque uma preferência pelo que é natural não é uma exclusão.
Porque Sim Não é Resposta

O que pode fazer uma mãe quando uma criança só ...

Para Eduardo Sá, os pais não precisam de pedir "por favor", mas de "dar um empurrão". O psicólogo explica que, afinal, é necessária uma "dimensão lógica" por detrás do modo de como as crianças se alimentam.
Divórcio

Reconstrução de relações parentais supervisionadas

As supervisões de convívios são decretados judicialmente quando existe risco para com os filhos, como a possibilidade de rapto por um dos pais, situações de abuso, ou violência física ou emocional.
Crianças

Caso Jéssica. Governo deixou relatório pendurado

Relatório sobre proteção de crianças foi entregue aos ministérios da Segurança Social e da Justiça em junho do ano passado, mas não foi homologado, apesar de constar noutros grupos de trabalho.
Porque Sim Não é Resposta

Discutir sem os filhos saberem? Não existe

Eduardo Sá diz que jovens têm noção do ambiente em que estão. O psicólogo sublinha a necessidade de os pais não contaminarem com "nuvens negras", ainda que não intencionais, a educação dos filhos.
Porque Sim Não é Resposta

Os pais perfeitos não existem

No Dia Internacional da Família, o psicólogo Eduardo Sá fala dos pais que passam a vida a tentar compensar porque se sentem em falta. Na aflição de quererem ser perfeitos são inimigos dos bons pais.
Crianças

Sem apoios, meio milhão de crianças seriam pobres

O relatório da Nova SBE revela que sem apoios sociais, haveria 493 mil crianças em probreza. São também destacadas duas razões para as famílias com filhos serem tendencialmente mais pobres no país.
Porque Sim Não é Resposta

Como saber se uma criança tem défice de atenção?

Há sinais que podem ajudar a um diagnóstico, mas o rótulo tem sido colocado com demasiada facilidade. São várias as razões para que uma criança pareça hiperativa quando por vezes é apenas irrequieta.
Porque Sim Não é Resposta

O que fazer quando a criança está sempre a mentir?

As crianças tendem a mentir quando estão num aperto e não têm coragem de assumir a culpa. O psicólogo Eduardo Sá alerta que a mentira pode ser alerta de alguma tristeza.
Família

Sobre a violência familiar

A violência na família não é doméstica. É selvagem! Por mais que decorra em contexto doméstico. A violência na família -- e jamais a confundamos com a agressividade -- é um crime de ódio.
Porque Sim Não é Resposta

Porque é que os casais se tratam por "amor"?

Eduardo Sá explica que chamar "amor", "vindo da alma", ao companheiro, é uma coisa muito séria. Um cenário, explica o psicólogo, que reflete a intensidade do afeto, mas que não deixa de ser "moda".
Pneumonia

Casos de pneumonia atípica aumentam em crianças

Regiões de Lisboa e Porto registam um aumento das infeções. O diagnóstico da também chamada pneumonia silenciosa é mais difícil, porque os sintomas são mais incaracterísticos, explicam os pediatras.
Internet

Online: há "falsa sensação de segurança" dos pais

Especialistas em parentalidade digital alertam pais, alunos e professores para o lado negro da internet e para os perigos que surgem a crianças cada vez mais novas no mundo digital sem fronteiras.
Porque Sim Não é Resposta

Saltar ano na escola impacta? “Não é obrigatório”

Eduardo de Sá explica que os pais não devem decidir para “poupar um ano”, mas que o salto pode não ter impacto na aprendizagem. Para o psicólogo, deve haver uma avaliação entre pais e educadores.
Sociedade

Prémios BPI Fundação “la Caixa” 2024

De olhos postos na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária, proporcionando um maior número de oportunidades. Foi assim que nasceram os Prémios BPI Fundação “la Caixa”.
Porque Sim Não é Resposta

Beijar filhos na boca? “Não há necessidade”

Eduardo de Sá acredita que o beijo na boca tem uma dimensão erotizada e que não faz sentido que se estenda aos filhos. Para o psicólogo, não é por se dar um beijo na boca que se mostra mais afeto.
Crianças

Casos de tosse convulsa disparam. DGS lança alerta

Número de casos aumentou de forma muito significativa este ano, acompanhando a tendência europeia. Pediatrias sublinham risco acrescido nos bebés. A DGS já alertou hospitais e as autoridades de saúde.
Família

Os casais inférteis ainda vivem em 1974

Seria um grande passo que este Governo assumisse o compromisso de enfrentar os desafios da infertilidade em Portugal, ou continuaremos a falhar às nossas famílias.
Porque Sim Não é Resposta

Ser mãe e pai depois dos 40. E agora?

Ter filhos exige sempre responsabilidade - antes e depois dos 40 anos. Hoje, tudo se planeia ao pormenor e por vezes não damos conta de todas coisas boas da vida. E afinal, a adolescência acaba aos 40.
Porque Sim Não é Resposta

É possível impor limites a crianças de três anos?

As crianças de três anos são muito sofisticadas. Têm ritmos biológicos e requerem rotinas adequadas. Para Eduardo Sá não há dúvidas: precisam de regras, e sim, os pais podem contrariar os filhos.
Família

Uma reflexão pelas pastas da parentalidade

Estamos a liderar uma verdadeira equipa ministerial, com uma missão vital: criar e orientar os nossos filhos para um futuro brilhante, familiar e experiência em negociações políticas intrafamiliares.
Porque Sim Não é Resposta

Pais divorciados. E se o filho não quer ver o pai?

Divórcio entre pais e filhos? “É trágico”. Eduardo Sá defende que os pais têm a obrigação de manter o contacto com os filhos. Para o psicólogo, é preciso não ceder e instalar uma rotina na relação.
Serviço Nacional de Saúde

Faltam pedopsiquiatras e camas de internamento

Especialistas sublinham que resposta é insuficiente. Faltam dezenas de pedopsiquiatras e de camas de internamento no SNS e a espera para consultas é, em muitos casos, longa. O investimento é crucial.
Lifestyle

Ideias para um brunch especial no Dia da Mãe

Nem sempre é fácil descontrair, especialmente quando se é mãe. Que tal surpreender a sua e celebrar o Dia da Mãe com um momento delicioso e saudável?
Nunca mais é sábado

12 coisas para fazer no fim de semana

De norte a sul, há brunches, massagens e espetáculos para o Dia da Mãe. Na Lully, o croissant viral do TikTok já está disponível. Em Reguengos de Monsaraz, a Ervideira tem sunsets que chamam o verão.
Família

Aprender a gerir emoções em família

É bom encontrar um tempo e um espaço da vida em família para partilhar e aprender a gerir as emoções. 
Porque Sim Não é Resposta

Criança de 4 anos pode desenvolver anorexia?

Colegas chamam-lhe gorda. Menina passou a comer menos e perdeu peso. Será que o bullying começa tão cedo? E deixa marcas para a vida?
Porque Sim Não é Resposta

Sabe o que são “incels” e porque odeiam mulheres?

São pessoas, explica Eduardo Sá, marcadas pela frustração de uma condição indesejada. Quando este sentimento se reflete num cenário de violência, sublinha o psicólogo, já se trata de doença.
Porque Sim Não é Resposta

Como as crianças estão a recuperar da pandemia?

Um estudo sobre o impacto da pandemia nas crianças diz que a tristeza e a solidão afetaram uma em cada cinco. Eduardo Sá arrisca-se a ser mais significativo dado o impacto da pandemia na saúde mental.
Lifestyle

Quando um filho cresce, uma mãe cresce com ele

Aprender a ser mãe não é fácil, mas leva mulheres e filhos a conhecerem-se melhor e a criarem vínculos inquebráveis especialmente durante a adolescência.
Sociedade

A família

Os ativistas revolucionários têm de acreditar que estão moralmente certos pois é essa crença que permite justificar a sua crueldade e a sua indiferença perante o sofrimento e a humilhação que causam.
Música

Cantar Abril "Mais Alto!" e com os miúdos

O concerto Mais Alto! vai pôr mais novos a cantar versões de “música reivindicativa” no LU.CA, até segunda. No domingo é lançado o primeiro disco-livro, gravado nos estúdios louva-a-deus.
Porque Sim Não é Resposta

Roupa curta na escola? "É preciso educar"

Eduardo Sá sublinha que não deverá ser "chocante" que seja criado um conjunto de regras de vestuário para a escola uma vez que, explica o psicólogo, a principal função da escola deve ser "educar".
Família

25 de abril - Dia de combate à alienação parental

Dia 25 de abril, Dia Internacional de Combate à Alienação Parental, data importante para consciencializar a sociedade dos malefícios causados pela alienação parental e sobre a igualdade parental.
Porque Sim Não é Resposta

Cortar laços com um filho? "Devia ser proibido"

Um cenário que, para Eduardo Sá, não devia ser “permitido por lei”. O psicólogo explica que o importante é "pôr os pontos nos i's" porque não é possível "passar de pais a estranhos".
Moçambique

Moçambique vacina 600 mil crianças contra malária 

A vacina a utilizar em Moçambique é a segunda recomendada pela OMS. A R21/Matrix-M foi desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e aprovada em outubro.
Porque Sim Não é Resposta

O que devem as crianças vestir para ir à escola?

Em falta, explica Eduardo Sá, está um conjunto de regras mais específicas. Um cenário, explica o psicólogo, que evita a utilização de fardas e a consequente limitação da criatividade das crianças.
Livros

O livro impresso e a formação das crianças

Na área das neurociências, a investigação tem demonstrado que a aprendizagem em papel é superior àquela que é realizada através dos meios eletrónicos, quer na escrita, quer na leitura.
Educação

Projeto de prevenção de terapia da fala infântil 

Projeto municipal visa prevenir impedimentos linguísticos e comunicativos na educação pré-escolar, encaminhando as crianças para a terapia necessária e adequada, para assim melhorar as suas vida.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 200€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa