439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Família

Sociedade

Judite Mota e a criatividade do "Amanhã Importa"

Do processo criativo à mensagem, saiba porque “O Amanhã Importa”.
E o vencedor é...

Creches e letras pequeninas das medidas do Governo

Creches gratuitas apenas para 45% das crianças. Quando é que percebemos que a boa educação não nos deixa mais pobres? Continuamos a brincar à economia: voltam as cativações a reguladores independentes
Fact Check

EUA: Falta de leite em pó por apoio à Ucrânia?

Mensagem nas redes sociais sugere que apoio humanitário provoca crise no abastecimento de leite em pó para crianças nos EUA. O alimento está em falta desde julho de 2021.
Sociedade

Cooperação para localizar crianças desaparecidas

Associação Portuguesa das Crianças Desaparecidas destacou a "época em que se está a viver a nível europeu, em que há uma criança a desaparecer a cada dois minutos".
Noticiário

20h. Mais de 50% de crianças sem vagas em creches

A denúncia é da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular. A presidente da Associação, Susana Batista, diz à agência Lusa que a nova lei deixa de fora muitas crianças.
Porque Sim Não é Resposta

Por que subiu tanto a mortalidade no parto?

Em 2020, morreram 17 mulheres durante a gravidez, parto ou até 42 dias após nascimento do bebé. Acompanhamento das grávidas em Portugal é feito com ponderação, mas as condições e tipo de apoio mudaram  
Maternidade

PCP questiona Governo sobre mortalidade materna

Numa pergunta endereçada a Marta Temido, através do parlamento, a bancada comunista pretende saber que razões justificam a preocupante tendência de crescimento da mortalidade materna no país.
Noticiário

1h. Tiroteio no Texas. 21 mortos, 18 são crianças

Atirador de 18 anos foi abatido pelas autoridades. Vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, insurge-se contra política das armas nos EUA. Governador do Texas fala de ataque "cruel".
Porque Sim Não é Resposta

"Não há nenhuma gravidez absolutamente normal"

Vamos falar de gravidez, das implicações para a mãe, mas também para o pai. Nove meses podem demorar muito a passar e devemos falar mais vezes do "lado B" da gravidez. 
Maternidade

BE quer ouvir DGS sobre mortalidade materna

Na ótica do partido, o aumento da taxa de mortalidade materna "coloca em risco um dos principais e melhores indicadores de saúde do país", razão pela qual a discussão "não pode ser adiada".
Resposta Pronta

Mortalidade materna: "Tem que ser acompanhada"

Nuno Clode, presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, lembra que os dados mais recentes são de há mais de 10 anos e defende um acompanhamento regular.
Noticiário

8h. DGS investiga casos de mortes maternas

Neste jornal, os dados da mortalidade materna, cuja taxa está ao nível mais alto dos últimos 38 anos. E um em cada três alunos considera que a vida na escola piorou devido à Covid-19.
Porque Sim Não é Resposta

"O meu filho não consegue ir ao WC na escola"

O problema é mais grave do que parece e não deve levar o rótulo de timidez. Algo perturbou a criança a ponto de ser incapaz de ir ao WC. É preciso falar com o professor para resolver o caso de raiz  
Sociedade

Assista hoje à talk sobre Infertilidade

Em parceria com a Zippy, o Observador transmite em direto a talk onde se fala sobre infertilidade. De desafios a tratamentos, vamos conhecer a história de uma família que passou por esta dificuldade.
A História do Dia

Os bebés que nascem às escuras na Ucrânia

Mykhayl tem menos de um mês e nasceu na região de Mikolaiv. É um dos mais de 60 mil bebés nascidos em guerra. As maternidades não são poupadas às bombas e as salas de parto funcionam sem luzes.
Crianças

Pornografia: libertação moral ou triste submissão?

Cada vez mais nos preocupamos com a alimentação saudável e com a saúde das crianças, apoiamos a política 0% açúcar nas escolas, mas o que lhes entra pelos olhos e lhes tolda o raciocínio não nos ocupa
Porque Sim Não é Resposta

Os homens ainda preferem as mulheres "do passado"?

Quando procuramos o amor não queremos alguém que se possa dominar. A ideia das mulheres "belas, recatadas e do lar" ou o receio de serem bem sucedidas é só um: insegurança.
Porque Sim Não é Resposta

Monogamia é coisa do passado?

A monogamia não é um prisão e não passou de moda. No entanto, quando gostamos muito de alguém não estamos alheios a outras pessoas.
Crianças

Linha de crianças em perigo recebe 2.550 chamadas

A presidente da comissão responsável pela linha fez um balanço positivo dos dois anos de funcionamento. Explica que nem todas as comunicações são de perigo mas também de pedidos de informação.
Porque Sim Não é Resposta

O que sobra quando o amor acaba?

A relação começa a arrefecer e quando está morna já dificilmente se recupera. Muitos casais mantêm-se juntos, mas só resta a amizade. A boa notícia é que é possível agir preventivamente
Sociedade

Dia 23, falamos sobre Infertilidade. Não perca

Em parceria com a Zippy, o Observador transmite em direto a talk onde se fala sobre infertilidade. De desafios a tratamentos, vamos conhecer a história de uma família que passou por esta dificuldade.
Infância

Quando os ecrãs substituem o vínculo humano

A criança deixou de socializar de forma física e verbal com os seus pares para interagir através de emojis e de rituais dançáveis que ela pouco sabe compreender e contextualizar.
Porque Sim Não é Resposta

Pode o passado estragar uma relação?

A "bagagem emocional" é um fator fundamental numa relação. Mas é possível aprender com os medos e inseguranças. Jogar à defesa impede-nos de experimentar a felicidade.  
Observador na Ucrânia

A lotaria especial feita com troféus de guerra

A lotaria é feita com objetos "recolhidos pelos ucranianos no final das batalhas". E ainda a história de um parto interrompido por bombardeamentos pelo relato do enviado especial Pedro Jorge Castro.
Saúde

A realidade da hipertensão em idade pediátrica

A hipertensão arterial é um risco bem conhecido de doença cardiovascular entre adultos. Mas também está a aumentar entre as crianças de forma preocupante: 3 a 5% sofrem de hipertensão na Europa.
Porque Sim Não é Resposta

O dia do filho único para quem tem irmãos

É urgente criar um espaço de cumplicidade com cada um dos filhos. É uma forma de os fazer sentir especiais. Mesmo que seja durante pouco tempo, essa partilha é fundamental
Sociedade

(In)fertilidade a dois

A infertilidade ainda é um tema tabu. Conceber um filho é visto como algo natural. Mas, para muitos casais, não o é. Entre os fatores de risco e a procura de ajuda, há razões para ter esperança.
Pais e Filhos

Porque há-de o nosso amor fazer deles más pessoas?

Tudo seria tranquilo se não houvesse só um pequeno degrau a separar o egocentrismo do egoísmo. E um outro que distancia o egoísmo da vaidade. Ou seja, corremos riscos se tivermos atitudes complacentes
Família

A Família é o núcleo vital da sociedade

Mais do que ser “leve e líquida” possa cada Família sentir-se sólida, estável e resistente, capaz de manter a sua forma, neutralizando os difíceis impactos do percurso. E que a ciência contribua para
Porque Sim Não é Resposta

O que é isso de "estar a sair de uma relação"?

É delicado e embaraçoso. Esperamos um clique para apagar aquela pessoa de dentro de nós. A vida acontece e quando estamos a recuperar de uma relação somos atropelados por alguém surpreendente. 
Porque Sim Não é Resposta

Os mal-entendidos entre pais/filhos que os afastam

Até que idade os pais podem ser "entidade reguladora"? Os filhos devem ganhar autonomia com toda a naturalidade, mesmo que precisem para sempre dos pais. 
E o vencedor é...

Síndrome de abstinência dos especialistas da Covid

O alarmismo sobre infeções. Consultas de planeamento familiar para homens? "Fundamento disparatado", mas intenção é boa. Passa culpas sobre Setúbal e os motoristas do Governo que merecem um sindicato
Hepatite C

Surto de hepatite pode estar relacionado com cães?

Estudo britânico indica que 70% das 93 crianças da amostra pertencem a famílias com cães ou tiveram alguma outra "exposição" a animais de companhia e autoridades tentam perceber se existe relação.
Resposta Pronta

IVG fora de indicadores. "É um direito adquirido"

Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, saúda decisão de retirar aborto voluntário e doenças sexualmente transmissíveis de indicadores de avaliação de médicos de Unidades de Saúde Familiar.
Saúde

Avaliação dos médicos já não contará com abortos

O número de abortos e casos de DST entre utentes do sexo feminino já não serão usados como indicadores para avaliar médicos de família. Grupo de trabalho recuou em resposta às críticas.
Porque Sim Não é Resposta

Há ou não más pessoas?

Há! E as piores não são as pessoas descaradamente más... Os maus são sempre os outros? As nossas "maldades" têm sempre desculpa, mas e as dos outros?
Energia

Mais famílias recebem apoios para botijas de gás

O programa Bilha Solidária destinava-se apenas a beneficiários da tarifa social de energia elétrica e foi agora alargado a todas as famílias que recebam prestações sociais mínimas.
Porque Sim Não é Resposta

"É muito difícil ser adolescente"

No episódio de hoje de Porque Sim Não É Resposta, o psicólogo infantil Eduardo Sá deixa dicas para os pais saberem como lidar com os primeiros tempos da adolescência, sempre complicados.
Abono de Família

Abono de família. Queixas por atraso aumentam 133%

As queixas por atrasos no pagamento do abono de família subiram 133% em 2021: foram 426. Este ano, até ao início de maio, estavam já registadas 118.
Porque Sim Não é Resposta

O que é uma relação tóxica?

Uma relação destas é irrecuperável e sempre violenta. Que sinais podemos identificar? E qual o papel dos amigos e familiares? É preciso não esquecer que o "tóxico" é sempre um manipulador
Sociedade

O caminho para a adoção

Teresa e Gonçalo Mendes Barata sentiram Alexandre como filho desde o primeiro momento. Para Pedro Filipe, não existe família adotiva e biológica. Só existe aquela que o acolheu quando tinha 4 meses.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.