247kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Família

Porque Sim Não é Resposta

Pais mais velhos têm menos paciência?

O adiamento da maternidade leva alguns pais a questionar se ainda são capazes. Mas há mais dúvidas nesta edição: as birras com os primos e ainda a “agressividade” para com os pais na adolescência.
Porque Sim Não é Resposta

Crime na adolescência em números alarmantes

PSP contabilizou, em 2019 e 2020, cerca de 600 adolescentes suspeitos de roubos violentos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Até que ponto estamos a falhar na prevenção? E ainda é possível re
Impostos

Isenção de ISV chegou a 1.145 famílias desde 2016

Em causa está uma medida fiscal através da qual as famílias numerosas beneficiam de uma isenção correspondente a 50% do Imposto Sobre Veículos, até ao limite de 7.800 euros, na compra de automóveis.
Porque Sim Não é Resposta

Rodeados de pessoas virtuais, mas sozinhos no real

Por muitos amigos que tenhamos, a solidão surge quando notamos que nos faltam aqueles em quem podemos confiar. Por vezes estamos rodeados de pessoas nas redes sociais, mas são poucos os reais.
Conflitos

Etiópia. Quase 5.000 crianças separadas da família

Durante os primeiros seis meses do conflito em Tigray, a Organização Internacional para as Migrações detetou pelo menos 917 menores desacompanhados e 4.056 crianças separadas dos pais.
Bill Gates

Bill e Melinda Gates anunciam divórcio

1570
O fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates, anunciou que se vai divorciar da mulher, Melinda Gates. "Não acreditamos que possamos continuar a crescer como um casal".
Porque Sim Não é Resposta

Devemos bloquear o ex nas redes sociais?

A resposta é sim. Depois do término, é difícil aceitar que a pessoa com quem mantínhamos uma relação simplesmente já não nos é nada. Por vezes, não ver as publicações do(a) ex ajuda no distanciamento.
Porque Sim Não é Resposta

"Sou mãe solteira”

Nas vésperas do Dia da Mãe, olhamos para as mulheres/heroínas que criam os filhos sozinhas. Há mães solteiras por opção, mas na maioria dos casos as razões são outras. Esta edição é dedicada às mães.
Porque Sim Não é Resposta

Abuso sexual de menores: maioria ocorre em casa

Há registo de quase um caso por dia de abuso sexual de menores em Portugal. Um relatório da APAV faz as contas aos casos denunciados e acrescenta que o número real pode ser 30% a 40% superior.
Porque Sim Não é Resposta

Os adolescentes e as respostas tortas

A insatisfação permanente leva os jovens a responder torto nas mais variadas ocasiões. Onde se traça o limite? E há limites? Há e os pais devem estabelecer as linhas vermelhas bem cedo.
Porque Sim Não é Resposta

Quando os pais envelhecem e os papéis se invertem

Há filhos que descartam empregos no estrangeiro ou condicionam a vida pessoal para apoiar aos pais. Até que ponto um filho deve condicionar as oportunidades pessoais e profissionais em prol dos pais? 
Crimes Sexuais

APAV ajudou quase 1.600 crianças desde 2016

Crimes sexuais continuam a ter "impacto muito significativo não só nas crianças e jovens, mas também nas famílias". É "uma violência muito vetada ao segredo", explica a coordenadora da rede.
Noticiário

9h. Crianças mais expostas a crimes sexuais

Com a pandemia a dar origem a um aumento do consumo de internet, Associação de Apoio à Vítima pede aos pais para estarem mais atentos. Pornografia infantil e extorsão sexual são crimes mais comuns
APAV

APAV ajudou 1.599 crianças vitimas de abusos

1.599 crianças vítimas de violência sexual tiveram o apoio especializado da APAV nos últimos cinco anos. A utilização da internet durante o confinamento deixou as crianças mais expostas.
Sociedade

O inadiável resgate dos Pais

Não basta aos pais estarem em casa. A miríade de potenciais atentados ao bem-estar emocional dos filhos é infinita, ainda que aparentemente protegidos no aconchego do quarto e de porta bem fechada.
Porque Sim Não é Resposta

Qual a dose diária para consolas e telemóvel?

É uma das perguntas mais repetidas dos pais: qual o tempo razoável de exposição aos ecrãs? Voltamos, por isso, ao assunto para reforçar uma ideia: os pais é que mandam. 
Família

A família não se escolhe /premium

Não é certo que a família não se escolha. Escolhe mesmo quando escolhemos não a escolher. Quando desistimos, devagarinho e em silêncio, uns dos outros. Pecamos todos. Porque nos colocamos como vítimas
Porque Sim Não é Resposta

Pode uma criança de 5 anos estar apaixonada?

O primeiro amor acontece cedo, mas será mesmo amor? Como devem os pais lidar com as paixões dos filhos nas mais diferentes idades? Nesta edição, procuramos respostas para as dúvidas de muitos pais.
Porque Sim Não é Resposta

Assédio Sexual: um crime silenciado pelo medo

A entrevista de Sofia Arruda, na SIC, relançou a discussão sobre o assédio sexual e moral. As vítimas sentem-se encurraladas e a sociedade e as empresas não atuam com o vigor necessário.
Coronavírus

Milhões de crianças falharam vacinação do sarampo

A pandemia de Covid-19 atrapalhou a toma da vacina do sarampo em África — com cerca de 16,6 milhões de crianças no continente a falharem as doses que estavam previstas.
Noticiário

10h. Crianças sinalizadas. Tribunais também falham

Para além do medo da denúncia, há outro tipo de falta de intervenção. Processos não têm o tratamento devido nos tribunais. Neste jornal, ainda Cavaco Silva que não vai à sessão do 25 de Abril na AR.
Porque Sim Não é Resposta

Quando ele(a) não gosta dos meus pais

Nem sempre as relações com os sogros são tranquilas. Há casos de pessoas divididas em 3: a minha, a nossa e a tua família. São situações difíceis de gerir e podem revelar que nem tudo está bem.
Noticiário

16h. Pai de Valentina condenado a pena máxima

Sandro Bernardo foi condenado a 22 anos por homicídio qualificado, 18 meses por profanação de cadáver, 9 meses por abuso e simulação de perigo e três anos por violência doméstica
Porque Sim Não é Resposta

Como educar as crianças a respeitar as mulheres?

Os casos de violência no namoro continuam em níveis preocupantes. A forma com a sociedade os tolera também nos deve interpelar. Mas devemos só educar os meninos? E as meninas? E como?
Migrantes

EUA. Número de crianças migrantes aumenta 9 vezes

Todos os dias uma média de 275 menores migrantes tenta entrar nos Estados Unidos. A maioria das crianças são provenientes das Honduras, Guatemala, El Salvador e México.
Porque Sim Não é Resposta

Até que ponto vale a pena lutar por uma amizade?

As amizades têm de ser regadas, cuidadas e a pandemia não nos veio facilitar a vida. Quando a amizade chega ao fim a culpa será dos outros? Como manter os amigos próximos?
Óbito

Menino de 6 anos morre após cair de um 7.º andar

Aquando o socorro, a criança "estava em paragem cardiorrespiratória", foram realizadas manobras durante "mais de uma hora", mas não foi possível reverter a situação e o óbito foi declarado no local.
Porque Sim Não é Resposta

Os nossos pais influenciam a forma como amamos?

A forma como os pais vivem os seus relacionamentos tem influência na forma como vivenciamos o amor? Por vezes, empenhamo-nos de tal forma em fugir aos erros dos pais que acabamos por cair neles.
Saúde

Morreu João Dória Nóbrega, ginecologista/obstetra

2542
Morreu João Dória Nóbrega, ginecologista e obstetra que exerceu durante décadas na Maternidade Alfredo da Costa e esteve ligado às reformas que permitiram a descida da mortalidade infantil em Portugal
Porque Sim Não é Resposta

Pais devem proibir ecrãs às crianças?

Alguns pais optam por banir os ecrãs até aos 2, 3 ou mais anos. Será esta uma opção correta para combater a tecnologia babysitting? Onde está o ponto de equilíbrio?
Porque Sim Não é Resposta

No casamento devemos revelar os flirts?

Há quem encante e se deixe encantar mesmo sendo casado e nos faça a pergunta: devo contar ao meu marido/mulher? Será que conseguimos controlar as borboletas que levantam voo nas nossas barrigas?
Nigéria

Crianças na Nigéria estão sem acesso à educação

A atividade continuada pelos grupos insurgentes "provocou o encerramento de centenas de escolas, com consequências desastrosas para a juventude, numa região onde a insegurança já é extrema".
Porque Sim Não é Resposta

Pais divorciados: duas casas com regras diferentes

Em muitos casos há regras diferentes em casa do pai e da mãe. Têm de ser assim? E quem deve “mandar” mais: a “mãe semana” ou “pai fim de semana”? Como chegar a um entendimento?
Coronavírus

Portugal poderá registar mínimo de nascimentos

Se a quebra registada no número de nascimentos no primeiro trimestre deste ano se mantiver, é possível que Portugal venha a registar um valor mínimo histórico de natalidade em 2021.
Porque Sim Não é Resposta

“Para encontrar um grande amor basta estar vivo”

Não importa a idade, é sempre possível voltar amar. Hoje, a história de um reencontro 20 anos depois. Uma paixão que pode finalmente acontecer. Mas duas décadas depois ainda seremos os mesmos?
Porque Sim Não é Resposta

É possível deixar de gostar de um filho?

A dúvida é levantada por uma mãe. Por vezes, as relações entre pais e filhos são muito conflituosas e geram animosidades. Mas será possível chegar a tal extremo? O que se pode fazer para o evitar?
Acidentes e Desastres

Criança mordida por macaco no Zoo Santo Inácio

420
Uma criança de 19 meses foi mordida no dedo por um macaco, quando visitava o Zoo Santo Inácio. Operação de reconstrução do dedo correu bem. Zoo de Vila Nova de Gaia diz que regras foram cumpridas.
México

México. EUA recolhem 19.000 menores na fronteira

Foram recolhidas quase 19.000 crianças na fronteira entre os Estados Unidos da América e o México. A chegada de imigrantes sem documentos não para de aumentar desde a posse de Joe Biden.
Porque Sim Não é Resposta

Ghosting. Quando ele(a) desaparece da relação

Há quem desapareça sem deixar resto de uma relação amorosa. Deixa de haver resposta às mensagens e telefonemas. Sem explicações, aquela pessoa transforma-se num fantasma. 
Escolas

Escolas não podem anular matrícula a quem não paga

É proibida a anulação de matrícula, cobrança de juros ou penalidades por falta ou atraso no pagamento das mensalidades nas situações em que os utentes demonstrem existir quebra do rendimento.
Porque Sim Não é Resposta

Aquela é a pessoa certa, mas no momento errado?

O Nelson tem 17 anos e está perdidamente apaixonado, mas receia ter desperdiçado a oportunidade. Será que falhamos a pessoa certa por questões de timming? Há momentos certos para lutar pelo amor?
Moçambique

Insurgentes estarão a recrutar crianças em Pemba

174
Um padre da diocese de Pemba alertou para os indícios de recrutamento de crianças por parte dos grupos insurgentes, de acordo com relatos de quem já foi raptado pelos grupos armados e conseguiu fugir.
PSD

Aprendizagem. PSD quer ouvir especialistas na AR 

O PSD considera que as questões relacionadas com a aprendizagem "merecem a preocupação" e quer ouvir na Assembleia da República especialistas sobre o planeamento das medidas a tomar.
Porque Sim Não é Resposta

Luto de 3 dias para os casos de aborto espontâneo

Aviso: este episódio não deve ser ouvido por crianças. Em Portugal, os casos de aborto prevêem baixa médica, mas não dias de luto. Há uma proposta em análise no parlamento de inspiração neozelandesa. 
Porque Sim Não é Resposta

"Estamos a criar uma escola dos pobres"

149
Os alunos do 2º e 3º ciclos regressam às escolas. Segundo o IAVE, nenhum aluno saiu "ileso" do primeiro confinamento e a Nova SBE diz que recuperar conhecimentos vai custar 3,7 mil milhões de euros. 
DGS

O guia da DGS sobre lanches escolares saudáveis /premium

As porções, as idades e sugestões. Como compor um lanche saudável? É a esta pergunta que a DGS responde num guia sobre lanches saudáveis — que conta ainda com atividades para os mais novos.
Literatura Infantil

Oito novos livros infantis para descobrir /premium

Dia 2 de abril celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil e é à boleia dessa data que surge esta seleção das histórias infantis mais recentes, mesmo a tempo do fim de semana prolongado.
Porque Sim Não é Resposta

Afinal, é bom mentir?

Aproveitar o “Dia das Mentiras” para reforçar a necessidade de colocar mais verdade nas nossas vidas. Mesmo quando achamos que, com uma mentira, estamos a proteger aqueles de quem gostamos.
Coronavírus

Redução de alunos por turma divide parlamento

A esquerda e a direita não se entendem sobre os alunos nas escolas: a esquerda quer a imposição de limites no número de alunos por turma, já direita defende a autonomia das instituições de ensino.
Porque Sim Não é Resposta

E quando os amigos nos traem?

"Amigos são a família que escolhemos" e dói quando nos apercebemos de que nos enganámos na escolha. Quando nos sentimos traídos, a única alternativa será confrontarmos o nosso amigo. 
Porque Sim Não é Resposta

Confinamento “não ajudou relações doentes"

É complicado voltarmo-nos a apaixonar por quem perdeu toda a “chama”. Algumas dores servem para percebermos se, de facto, ainda estamos numa relação amorosa.
Porque Sim Não é Resposta

Sexualidade: Como devemos abordar o tema?

Devemos ter uma conversa sobre o tema com os novos filhos? E qual é o momento ideal? Os jovens são mais informados e por isso menos impulsivos.
Família Real Britânica

O sapatinho da Gata Borralheira /premium

465
No passado dia 19, a Igreja inaugurou o Ano da Família. Às famílias reais, bem como às famílias cristãs, pede-se exemplaridade moral.
Porque Sim Não é Resposta

Quando os meus e os teus filhos não se entendem

Uma nova relação com filhos cria muitas dúvidas nos pais. Nem sempre as crianças se relacionam de forma harmoniosa e isso abana as fundações dos relacionamentos. Por vezes é difícil, mas é possível.
Porque Sim Não é Resposta

Como comemos diz muito sobre o que sentimos

Os distúrbios alimentares não escolhem idades e é preciso estar atento aos sinais de alerta. Os alimentos que escolhemos e as quantidades que ingerimos são indicadores de como nos sentimos.
Porque Sim Não é Resposta

Medo de novas relações por causa dos filhos

Quando as novas relações não avançam devido aos filhos. Quanto tempo se pode esperar por uma decisão do outro? Há relações que não avançam pelo receio das reacções.
Coronavírus

Quebras de rendimento. Loures quer apoiar famílias

A Câmara Municipal de Loures pretende criar um apoio extraordinário ao arrendamento, num valor total de 150 mil euros, para ajudar as famílias que perderam rendimento devido à pandemia de Covid-19.
Medicina

Box of rain

161
É impossível falar sobre empatia em medicina sem falar sobre as famílias. É bom recordar que todos estamos ou podemos estar neste papel, não é um conceito distante, o sofrimento é democrático.
Porque Sim Não é Resposta

Pais críticos "podem causar muitos estragos" 

O que pode acontecer aos filhos de pais rígidos? Terão mais inseguranças, maior dependência e baixa autoestima? Hoje falamos de "pais pouco afetuosos".
Coronavírus

Má higiene oral pode implicar distúrbios de sono

Investigadora do CEPSU-IINFATS revela que "quase 50% das crianças alteraram a sua qualidade do sono" e "cerca de 30% dos pais reportou que os seus filhos estavam a piorar a higiene oral".
Explicador

O teletrabalho veio para ficar e "não é o paraíso"

"Estou a dar em maluco!". A dificuldade em separar a vida pessoal da profissional. As propostas dos partidos para regular o teletrabalho e a Liberty Seguros que optou por torná-lo definitivo.
Coronavírus

Máscara pode atrasar desenvolvimento dos bebés

1522
Linguagem não verbal e aprendizagem de palavras são dificultadas pelo uso de máscara por parte dos cuidadores e professores, noticia o Público. Bebés ficam aquém dos marcos de desenvolvimento normais.
Segurança Social

Abono de família com maior queda desde a troika

107
Entre março de 2020 e janeiro de 2021 houve menos 52 mil crianças e jovens com direito a receber a prestação. Demografia e dificuldades de acesso podem explicar queda.
Água

Famílias numerosas pelo consumo de água per capita

Associação recorre a Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água de Portugal para apontar a existência de discriminação no custo da água para os maiores agregados familiares.
Amadora

Entulho e lixo: o fim do bairro 6 de Maio

Processo de demolição do bairro está na fase final mas permanecem no 6 de Maio sete agregados familiares. Moradores lembram boas memórias da comunidade e criticam forma como foram feitos os despejos.
Trabalho

BE quer que pais possam optar por teletrabalho

O Bloco de Esquerda quer que os trabalhadores com filhos menores de 12 anos, ou com deficiência, tenham direito a exercer a atividade em teletrabalho quando este seja compatível com a função.
Dia do Pai

O meu pai

O meu pai foi de todos e não foi de ninguém, confundiu-nos também, porque quase que me esquecia, no meu papel de mãe, que ser pai é também não saber ser pai e sair de cena mais cedo do que se esperava
Porque Sim Não é Resposta

Qual o limite daquilo que se aceita numa relação?

Muitas vezes abdicamos de nós numa tentativa de salvar uma relação. Será esta a opção mais correta? Devemos anular-nos ou “voltar a tentar” quando não nos sentimos respeitados e amados?
Tráfico de Droga

Prisão preventiva para família por tráfico

Dos oito membros da família detidos na quarta-feira, seis estão em prisão preventiva, um está proibido de sair da zona de residência e um outro ficará com Termo de Identidade e Residência.
Coronavírus

Aveiro aceita visita de pais a recém-nascidos

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que integra os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, retoma no dia 19 as visitas diárias dos pais a recém-nascidos internados no Serviço de Obstetrícia.
Futebol

Escândalo no futebol inglês. "É um dia sombrio"

Uma investigação independente à entidade que gere o futebol inglês concluiu que a federação inglesa de futebol foi negligente na proteção de crianças. FA assume erros: "É um dia sombrio".
Detenções

Detidas 8 pessoas de família suspeita de tráfico 

Megaoperação da PSP envolveu "mais de cem operacionais das várias valências" e culminou na detenção de quatro homens e quatro mulheres com idades entre os 24 e 56 anos com "um registo criminal vasto".
Coronavírus

Moderna testa a vacina em crianças 

A farmacêutica norte-americana está a conduzir um estudo com 6.750 crianças, dos 6 meses aos 11 anos, dos Estados Unidos e do Canadá para testar a segurança da aplicação da vacina nos mais novos.
Santarém

Criança de três anos esquecida em autocarro

Um menino de três anos ficou mais de oito horas esquecido num autocarro. A criança encontrava-se tranquila e foi levada para o Hospital de Santarém.
Atualidade

Regresso às aulas ainda sem testes nem vacinação

Mais de 700 mil crianças voltaram hoje aos jardins de infância, escolas primárias e pré-escolas. O ministro da Educação confirmou que a vacinação dos profissionais começará no próximo dia 20.
Resposta Pronta

Regresso às creches "muito positivo"

Susana Batista, presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino, faz um balanço positivo do regresso das crianças às creches, com 96% dos alunos mais novos a voltar à escola.
Dia do Pai

Pais há muitos, mas o seu será sempre o melhor  

332
Este texto é sobre pais, o seu pai. Mas também é sobre whisky. Portanto, apreciadores de whiskies: uni-vos. A James Martin’s lançou exclusivamente em Portugal uma edição que vai querer conhecer.
Resposta Pronta

Centros de dia pedem vacinação de utentes

O presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social quer que os utentes destes espaços sejam incluídos no plano de vacinação. "Medida já devia estar acautelada", defende Ricardo Pocinho.
Dia do Pai

Dia do Pai: 30 presentes para pais caseiros

Com deslocações limitadas, basta garantir que os pais receberem a atenção merecida, mesmo sem saírem de casa. Dos itens de conforto aos presentes de nostalgia, temos 30 sugestões para o Dia do Pai.
Pandemia

As heróicas mães no confinamento

129
O malabarismo de tentar manter o trabalho em dia e bem feito, a criança saudável e entretida, a casa razoavelmente limpa e organizada e o relacionamento pacífico é algo, efetivamente, inviável.
Porque Sim Não é Resposta

Devemos anular os anos lectivos da pandemia?

As crianças mais novas regressam às escolas na segunda-feira. Este ano não há provas de aferição. Será que devíamos juntar 3 anos lectivos num só?
Porque Sim Não é Resposta

Sharenting: devemos mostrar os filhos nas redes?

Há termos para tudo, como o Sharenting (partilha + parentalidade). Esta é ou não uma prática recomendável? Recuperamos o tema da partilha de fotos e vídeos dos filhos nas redes sociais.
Coronavírus

Covid. Competências motoras das crianças pioraram

"Mesmo as crianças que não estavam tão mal a nível de competência motora, a seguir ao confinamento estavam bastante abaixo do esperado para a idade". Desempenho motor foi pior em quase todos os testes
Porque Sim Não é Resposta

OMS: uma em cada três mulheres vítima de violência

Os números são globais, avassaladores e são revelados pela Organização Mundial da Saúde. Uma em cada 3 mulheres em todo o mundo foi vítima de violência física ou sexual.
Coronavírus

Mais menores a entrar no sistema de acolhimento 

A pandemia fez aumentar o número de crianças e jovens nos sistemas de acolhimento, principalmente em Lisboa. As casas de acolhimento "reportam dificuldades ao nível de recursos humanos".
Porque Sim Não é Resposta

Deve uma criança sobredotada saltar um ano?

Quando as crianças estão à frente dos colegas, qual a melhor opção? E os diagnósticos sobre estes casos são ou não os mais corretos. Hoje falamos destas crianças e das dúvidas dos pais.
Coronavírus

Retoma física das crianças deve ser acompanhada

Cardiologista explica que as crianças ao retomar a atividade física após a infeção "referem um cansaço diferente", daí a importância do acompanhamento clínico no regresso à atividade física intensa.
Igualdade de Género

Histórico: firmas sem licença parental notificadas

O objetivo é "promover a igualdade" de direitos entre pai e mãe e entre homem e mulher. É ainda importante homens e mulheres partilharem "responsabilidades", entende a ministra Ana Mendes Godinho.
Porque Sim Não é Resposta

Para quando o Dia Mundial da Mulher?

Há um longo caminho a percorrer para igualdade entre homens e mulheres. Elas continuam a trabalhar mais e a ganhar menos. As novas gerações podem mudar isto, mas depende da forma como as educamos.
Coronavírus

Crianças na Alemanha compõem música para Portugal 

603
"Portugal, meu amigo!" é o tema do coro de crianças alemãs mollmäuse. A música, que evoca a catástrofe sanitária de janeiro, fala num "pássaro com asas partidas, que precisa de tempo para recuperar".
País

Manter o ritmo mesmo quando a vida troca as voltas

283
Nem sempre o ritmo da nossa vida é afinado, e, às vezes, os imprevistos cantam mais alto. Mas podemos ser nós a escolher a banda sonora da nossa história para seguirmos em frente sem destoar.
Porque Sim Não é Resposta

5 anos é demasiado cedo para o primeiro ano?

Vão começar as matrículas e há muitos pais com uma dúvida: posso enviar o meu filho de 5 anos para a escola? Será demasiado cedo? 
Porque Sim Não é Resposta

Os filhos e o novo(a) namorado(a) do pai ou da mãe

Como reagimos quando os nossos filhos conhecem e se relacionam com o novo parceiro? A situação agrava-se quando há na história uma relação extraconjugal? Hoje partimos de uma mensagem de um ouvinte.
Porque Sim Não é Resposta

Há limites para a privacidade dos filhos?

288
Os filhos têm direito ao seu espaço, mas não deixam de ser filhos. A privacidade deles não é uma verdade absoluta e os pais devem estar atentos.
Psiquiatria

Saúde mental das crianças piora

As idas às urgências diminuíram mas vários centros hospitalares do país estão a reportar casos graves com problemas de ansiedade e humor e outros registam aumento do número de consultas.
Porque Sim Não é Resposta

Há "salvação" para os gabirus?

Afinal de que têm medo os gabirus? Recebemos uma mensagem da Dinamarca e hoje voltamos ao tema. Será que os gabirus têm medo do amor. 
Governo

Trabalhar no Interior com resultados "positivos" 

O Governo faz um balanço "muito positivo" das medidas no terreno e afirma que "as famílias e os trabalhadores encaram o interior como terra de oportunidades e de possibilidade de melhoria de vida".
Coronavírus

Rapariga usa Covid para fugir da "tortura do amor"

O homem com quem viveu por quatro meses ficou retido no Zimbabué devido ao fecho das fronteiras. Resgatada por uma organização, Vaida Raposo, de 15 anos, quer estudar e teme pelo regresso do marido.
Família

Cinco famílias despejadas em Loures

Cinco famílias, com crianças, no concelho de Loures, foram "surpreendidos" com uma ordem de despejo imediata do tribunal e sem direito a defesa. Advogado das famílias considera a situação vergonhosa.
Família

Desconto no IVA da luz para famílias numerosas

As famílias com mais de cinco elementos poderão obter uma redução do IVA da eletricidade para a taxa intermédia de 13%. Para tal, deverão comprovar a condição junto do comercializador de eletricidade.
Educação

Alunos de Matosinhos têm educação socioemocional

115
O objetivo do Agrupamento de Escolas Abel Salazar é que os alunos ganhem "consciência social, de si e do outro". O programa chama-se "Calmamente® -- Aprendendo a Aprender-se".
Telecomunicações

Preços das comunicações descem mais em Portugal

Segundo a associação, "Portugal lidera a descida de preços nos pacotes de comunicações, usados por 86% das famílias", o que atesta a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações.
China

China obriga homem a pagar ex-mulher pelo trabalho

Segundo o novo Código Civil, cônjuges que se divorciam têm, pela primeira vez, o direito de reclamar indemnização caso tenham assumido mais responsabilidades domésticas. A mulher receberá 6.400 euros.
Pandemia

O IRS, os computadores e o Secretário de Estado

Permitir que em sede de IRS de 2020 seja possível a dedução de despesas com material informático, se existir boa vontade por parte da administração fiscal, ainda se vai a tempo de resolver.
Coronavírus

Alargamento do apoio aos pais em vigor terça-feira

Para beneficiar do apoio, o trabalhador terá de comunicar a intenção ao empregador, por escrito, com três dias de antecedência. Ajuda não é acumulável com outros apoios criados devido à Covid-19.
Impostos

Contribuintes têm até sexta para validar agregado 

Prazo original era o dia 15 mas foi extendido até ao dia 19 de fevereiro. Através da validação, os pais poderão usar as despesas relacionadas com a educação e saúde dos filhos para abater ao imposto.
Dívidas

Dívidas atingem recorde de 745800 milhões de euros

As dívidas aumentaram 27.400 milhões de euros face a 2019, dos quais 24.900 correspondem ao endividamento do setor público. No setor não financeiro a dívida aumentou 32% em um ano, atingindo os 268,8%
Apoio Social

Apoios aos pais debatido no parlamento

O reforço dos apoios aos pais com os filhos em casa por as escolas estarem fechadas devido à pandemia, está na agenda do Governo e da Assembleia da República.
Natalidade

Teletrabalho pode aumentar natalidade na Europa 

Estudo da Universidade de Coimbra aponta o trabalho presencial a tempo inteiro como um fator para as famílias não terem filhos. Com o teletrabalho, existe menos "stress" e "maior satisfação global".
Resposta Pronta

Apoio às famílias. "Medida adequada, mas tardia"

Miguel Coelho, ex-vice-presidente do Instituto da Segurança Social, afirma que o Executivo tinha capacidade para "alargar" ajudas. Prazos? "Há dúvidas, mas serão apoios limitados no tempo."
Noticiário

11h. Pai de Valentina começa a falar no julgamento

Sandro Bernardo e Márcia Monteiro estão acusados matar criança de 9 anos. No arranque do julgamento, pai aponta crime à madrasta: "Quando acordei, a Márcia já estava com ela na água quente"
Crónica

Morrer assim /premium

346
Não se passa incólume pelo heroísmo, testemunhá-lo confere pesada responsabilidade. Como perceber que bem vistas as coisas, a santidade está afinal mais vezes do que se pensa, ao alcance da mão.
Porque Sim Não é Resposta

E a falta que o Carnaval nos faz?

Na edição de hoje, falamos do Carnaval suspenso. Numa altura em que a humanidade "está a jogar xadrez com a morte todos os dias", as celebrações simbólicas fazem especial falta.
Impostos

Acaba o prazo para atualizar agregado familiar 

É um dos primeiros passos na preparação da entrega da declaração anual do IRS e permite beneficiar do IRS automático e de isenção de taxas. A introdução dos dados é feita no Portal das Finanças.
Pandemia

O confinamento digital na empresa Família

Com o passar dos dias, criaram-se algumas dinâmicas reivindicativas na luta por melhores condições de trabalho, necessidade de gestão de conflitos e aposta em dinâmicas motivacionais das equipas.
Porque Sim Não é Resposta

São Valentim confinado

O dia dos namorados não deve ter data nem hora marcada. É preciso namorar todos os dias.
Lifestyle

Como festejar o Carnaval sem sair de casa

323
Já sabemos que este é um ano atípico. Agora, vamos torná-lo divertido. Carnaval incluído! É possível e a Joana Barrios mostra como.
Hospitais

Unidade Materno-Infantil com melhores condições

Em Vila Nova de gaia o Centro Hospitalar renovou a pediatria e a neonatologia adaptando o espaço e dedicando-o à amamentação e a uma zona de descanso para os pais dos recém-nascidos.
Coronavírus

Provedora defende apoio para pais em teletrabalho

A Provedora de Justiça defende que os pais em teletrabalho com filhos menores de 12 anos possam ter acesso ao apoio à família. Este regime é incompatível com as exigências familiares.
Porque Sim Não é Resposta

Casados na vida e no trabalho nunca é fácil

Há muitos casais que trabalham juntos, são sócios de empresas e nem sempre é possível deixar o trabalho fora da mesa de jantar. Os sinais de fadiga podem surgir e nesse caso é preciso agir.
Cabo Verde

FAO investe meio milhão em Cabo Verde 

A instituição prepara dois projetos, meio milhão de euros, para apoiar a gestão eficiente da água em Cabo Verde. Um dos projetos destina-se à agricultura enquanto que o outro às águas residuais.
Natureza

Milhares de árvores à espera de serem apadrinhadas

O "Bosque dos Avós", na serra do Marão, em Amarante, tem disponíveis milhares de árvores, que aguardam o apadrinhamento por avós e netos. Atualmente são mais de 400 árvores apadrinhadas.
Porque Sim Não é Resposta

"Divulgação de nudes é um assassinato de carácter"

O parlamento vai apreciar uma proposta que prevê penas de 2 a 5 anos de prisão para quem divulgar vídeos ou fotografia de cariz sexual sem o consentimento da vítima. Uma prática cada vez mais comum.
Educação

Sensibilidade e bom senso

Tudo se limita a fazer a quadratura do círculo de trabalhar fora e autonomizar uma criança de 5 anos em tele-escola. Resta saber que consequências terá isto num país em que a Educação não é prioridade
Porque Sim Não é Resposta

O difícil papel das madrastas e padrastos

A relação das madrastas e dos padrastos com os filhos do parceiro é, nalguns casos, prejudicada por terceiros. Os equilíbrios familiares são sempre difíceis, mas há soluções.
Porque Sim Não é Resposta

Dois anos de aulas em casa vão ter consequências

988
As aulas recomeçam com crianças sem computadores, com rede fraca, com pais e miúdos em casa. Estes confinamentos vão ter implicações no futuro.
Fact Check

Covid-19. Anticorpos mudam a cor de leite materno?

Uma fotografia de dois recipientes de leite materno, um verde fluorescente e outro amarelado, tornou-se viral. A publicação alega que anticorpos Covid-19 da mãe motivam a alteração. Será verdade?
Porque Sim Não é Resposta

As terríveis birras dos dois anos

Há pais desesperados com birras desesperantes. Hoje falamos de birras e da forma de as combater. Será que as crianças de dois anos são mesmo terríveis?
Coronavírus

Isolamento elevou níveis de ansiedade em crianças 

323
Quase 10% das crianças que participaram num estudo sobre famílias em isolamento social revelaram índices de ansiedade acima do considerado funcional. Pais com mais ansiedade têm filhos mais ansiosos.
Educação

Escolas de acolhimento com cada vez mais alunos 

178
Mais de 1.600 alunos frequentaram na semana passada as cerca de 700 escolas de acolhimento abertas um pouco por todo o país. Cada vez mais famílias deixam os filhos nas escolas.
Porque Sim Não é Resposta

A doença bipolar é grave e não é comum

As oscilações de humor são saudáveis e não podem ser confundidas com doença mental. Perante uma dúvida de uma ouvinte, falamos de doença bipolar. 
Porque Sim Não é Resposta

Há em todos nós um lado de gabiru?

Algumas pessoas não mergulham a sério nas relações procuram colecionar conquistas. Na linguagem corrente são gabirus, o dicionário define-os como velhacos ou patifes.
Porque Sim Não é Resposta

Toxicodependência: A brincadeira torna-se o vício

Os adolescentes são informados e têm noção dos perigos. Os pais não podem aceitar um "eu sei o que estou a fazer" como resposta. A experiência transforma-se facilmente num ritual. 
Porque Sim Não é Resposta

As crianças vão estranhar o regresso à escola

101
As crianças estão a crescer num ambiente de stress e de medo. Nunca esquecerão esta pandemia, mas quando tudo voltar à normalidade vão conhecer o verdadeiro sentido da palavra liberdade.
Tecnologia

A tecnologia é uma escola  /premium

A escola nunca será substituída pela tecnologia! Mas a forma como a escola democratizou o mundo tem na tecnologia “o degrau a seguir” que pode fazer com que fique mais perto de se tornar “para todos".
Porque Sim Não é Resposta

O que vai fazer no dia 1 do pós-pandemia?

Temos de manter viva a esperança e sonhar com o dia em que tudo isto irá passar. Esse dia vai chegar, não sabemos quando, mas vai chegar.
Porque Sim Não é Resposta

Depressão sazonal pode afectar todos até as cri...

Por vezes, a falta de sol, os dias curtos e cinzentos agudizam a tristeza. A ciência chama-lhe Depressão Sazonal e afeta-nos a todos, incluindo as crianças. É fundamental estar atento aos sinais.
Porque Sim Não é Resposta

Não devemos "amar pelos dois"

Em todas as relações há desequilíbrios e devemos enfrentá-los. O que fazer quando se ama e não se é amado na mesma medida?
Porque Sim Não é Resposta

Estamos a criar uma geração Covid-19?

O confinamento traz consequências para as crianças do ponto de vista académico e de personalidade. Ter noção destes problemas pode ajudar-nos a minimizá-los.  
Porque Sim Não é Resposta

Por favor, escreva cartas de amor

São ridículas porque senão o fossem não eram cartas de amor. Apesar dos emojis e sms, as cartas de amor não vão desaparecer e recomendam-se.
Economia

A Covid-19 e o sobre-endividamento das famílias

Esta ferramenta jurídica poderá revelar-se de grande utilidade. O levantamento das moratórias vai “desligar da máquina muitos devedores”, que terão que estar preparados para o embate que se avizinha.
Saúde

Suplementos alimentares entre o Mickey e o Panda

132
Muitos destes suplementos podem conter substâncias idênticas a medicamentos regulados, basta que a sua dosagem esteja abaixo de determinado limite para que deixem de estar “presos” nas farmácias.
Crianças

Casos de Covid-19 em crianças duplicam no Algarve

132
O número de crianças em idade escolar no Algarve infetadas com o novo coronavírus quase duplicou desde o Natal, face aos nove meses anteriores, informa a delegada de Saúde regional.
Família

Valença. Famílias apoiadas passam de 30 para 200

O número de famílias de Valença apoiadas pela Câmara local passou de cerca de 30, antes da pandemia de Covid-19, para 200 que, atualmente, recebem bens alimentares todos os meses, um aumento de 700%.
Morte

Itália bloqueia TikTok após morte de menina

1072
Uma menina de 10 anos morreu por asfixia enquanto participava no desafio jogo do lenço na cabeça [Blackout Challenge, em inglês], no Tik Tok. A rede social foi, por isso, bloqueada em Itália.
Conversas de Fim de Tarde

"As mulheres não nascem ensinadas para ser mães"

A depressão pós-parto, uma realidade escondida da gravidez. "Acordava a chorar e tentei reprimir o que sentia". Sofia Arruda lançou o livro "Calma, vai correr tudo bem": "Era a frase que me acalmava".
Porque Sim Não é Resposta

Onde podemos encontrar a esperança?

Precisamos dos outros para acreditar na vida. Lidar olhos nos olhos com a morte torna-nos capazes de "tratar a vida por tu". A esperança está em cada dia. 
Resposta Pronta

“Crianças são menos infetadas, mas mais afetadas"

117
O isolamento também afeta crianças. "Comunicar uma situação de perigo é um ato de amor pela criança", diz presidente da CNPDPCJ. Protegê-las "compete a todos". Em caso de perigo, ligue 96 123 11 11.
Porque Sim Não é Resposta

O sofrimento de quem está na linha de frente

Cada vez que não somos cuidadosos criamos dilemas para aqueles que estão na "linha da frente" do combate à pandemia. E depois da pandemia, como vai estar a saúde mental destes profissionais?
Porque Sim Não é Resposta

Covid19. Perdemos o medo?

Cada vez mais novos casos, o número de mortes é assustador. Parece que perdemos o medo do vírus. Talvez o discurso tenha que ser mais claro, mais nítido e por vezes, se for preciso, mais rígido. 
Porque Sim Não é Resposta

Timidez não é "defeito de fabrico"

É o lado mais tristonho e cabisbaixo que caracteriza a adolescência. Mas depois passa! Tudo o que é bem gerido na vida acaba por passar.   
Resposta Pronta

"Levar alegria aos hospitais" à distância

234
Os doutores palhaços cumprem missão online. Com mais de 300 vídeos no YouTube, agora dão teleconsultas às crianças com o projeto "Palhaços em Linha", explica o diretor artístico Fernando Escrich. 
Porque Sim Não é Resposta

Gerir expectativas? Não

Porque somos incapazes de controlar as expectativas? Esperamos dos outros aquilo que somos capazes de dar. E por vezes questionamo-nos se damos demasiado. A solução é simples: não gerir expectativas. 
Crianças

Portugal recebeu seis menores não acompanhados 

319
Três menores provenientes de Bangladesh, Paquistão e Somália entraram na quinta-feira em Portugal não acompanhados e foram acolhidos no âmbito do compromisso com a Comissão Europeia.
Porque Sim Não é Resposta

Este confinamento vai ser mais duro

Voltámos à estaca zero. O segundo confinamento vai ser mais duro e conflituoso para as famílias. As escolas ficam abertas, o teletrabalho é obrigatório e já estamos cansados do tema pandemia. 
Porque Sim Não é Resposta

A importância das histórias de encantar

Todas as noites, "aquela" história de encantar é importante para o crescimento das crianças. Mesmo as histórias sobre príncipes e princesas. As entrelinhas dos contos ficam para toda a vida.   
Porque Sim Não é Resposta

Os pais têm de ser "melgas" em tempos de pandemia

Pais mais inseguros e desconfiados. "Põe a máscara, atenção ao distanciamento". Como é que os filhos veem estas "exigências"? Com amor, claro. 
Futebol

Pai condenado por agredir árbitro em jogo do filho

Homem disferiu um soco ao árbitro, num jogo em que o seu filho participava, em 2018. Presidente da APAF congratulou a decisão dos tribunais, mas vincou o problema da violência nos escalões de formação
Porque Sim Não é Resposta

Crianças em prisões são crianças em perigo

A China baixou a idade de responsabilidade criminal para os 12 anos, em crimes graves. Em Portugal é aos 16 anos. Um castigo severo, uma sentença para a vida de crianças "abandonadas" pela família.
Crianças

Pequenos deuses de coisa nenhuma /premium

As crianças falham mais vezes não tanto porque sejam crianças. Mas porque acreditam que são as suas falhas quem lhes aclara as pessoas com quem podem contar para aprender.
A página está a demorar muito tempo.