O português Frederico Morais considerou que teve neste domingo um “dia inesquecível” por ter conseguido apurar-se aos quartos de final da etapa portuguesa do circuito mundial de surf, o Moche Rip Curl Pro Portugal. Depois de, a meio da manhã, ter eliminado o três vezes campeão do mundo e principal candidato ao título este ano, o australiano Mick Fanning, o português voltou a fazer história ao vencer o seu ‘heat’ na quarta ronda.

“É um dia inesquecível e memorável, sem dúvida. O que me deixa ainda mais feliz são os bons ‘scores’, os ‘heats’ sólidos e o bom surf. É, sem dúvida, um dia muito, mas muito feliz para mim”, afirmou aos jornalistas.

À semelhança do que aconteceu ao final da manhã, ‘Kikas’ voltou a sair da água a rir e não mais não largou o sorriso, depois de vencer o australiano Joel Parkinson e o norte-americano Nat Young, obrigados a decidir a continuidade na prova na quinta ronda.

A primeira onda, um ‘tubo’, garantiu logo 9,13 pontos a Frederico Morais, merecendo-lhe um forte festejo. “Não me consegui conter. Os ‘tubos’ são uma sensação sem palavras, é inexplicável e aquele festejo, foi para soltar a emoção, depois de começar um ‘heat’ assim”, descreveu.

Sem prioridade, perdida devido a um “erro”, como o próprio contou, Frederico Morais estava “nervoso” no final da sua bateria. “Quando ouvi a contagem [para o fim] foi um alívio enorme e não consegui conter o sorriso”, disse.

‘Kikas’ competiu hoje duas vezes, em condições do mar bem diferentes. “Sabia que ia ser o ultimo ‘heat’ do dia, com a maré vazia e condições completamente diferentes do que as de manhã. Sabia que teria de ajustar tudo, que era um desafio enorme e que teria de dar o meu melhor e titar um coelho da cartola outra vez”, explicou.

O ‘wild card’ português partilha o “sonho” de Vasco Ribeiro de chegar à final da etapa portuguesa com o seu compatriota e amigo. “É um sonho, mas gosto de pensar ‘heat’ a ‘heat’. Vamos para os quartos com tudo e lutar para mais uma vitória”, prometeu. O período de espera do Moche Rip Curl Pro Portugal prolonga-se até 31 de outubro, na praia de Supertubos, em Peniche.