“Vamos tentar fazer melhor do que no ano passado, em que ficámos num grupo muito forte, como acontece este ano. O Nanterre, que era do nosso grupo, acabou por vencer a competição. No primeiro jogo vamos defrontar um histórico do basquete europeu, o Cibona, mas vamos lutar pela vitória”, afirmou o treinador Carlos Lisboa.

Depois da terceira posição no seu grupo na Eurochallenge da época passada, o sorteio da nova prova europeia colocou este ano o tetracampeão português no Grupo B, no qual vai lugar por um dos dois primeiros lugares juntamente com as formações do Antuérpia (Bélgica), do Sopron (Hungria) e do Cibona Zagreb (Croácia).

A estreia dos ‘encarnados’ será precisamente contra os croatas, que teoricamente são os principais favoritos do grupo, embora Carlos Lisboa tenha assumido que o Benfica quer “ganhar o jogo”.

“É uma boa equipa, mas nós também temos os nossos trunfos. Espero que possamos fazer um bom jogo e que tenhamos muita gente a presenciar”, referiu. “Temos de defender bem. É uma equipa com bom basquete, fisicamente muito forte e temos de estar prontos. No ataque teremos de ser pacientes, porque eles são intensos a defender. Nunca se ganha ou perde antecipadamente. Vamos com vontade para ganhar o jogo”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De resto, Carlos Lisboa recordou o confronto com os croatas, em 1993, quando ainda era jogador das ‘águias’, que venceram esse encontro por 67-66.

“Marquei poucos pontos nesse jogo. Estava doente, com febre. Tinha feito uma percentagem horrível em lançamentos de campo e não tinha marcado qualquer triplo. Nos últimos cinco segundos, marquei um triplo e passámos para a frente do marcador, 67-65. Felizmente, o jogador do Cibona falhou um dos lançamentos livres nos últimos cinco segundos e acabámos por ganhar 67-66”, adiantou.

O Benfica inicia a campanha na FIBA Europe Cup 2015/16 na quarta-feira, com a receção ao Cibona Zagreb, às 21:00, no pavilhão n.º 1 do Estádio da Luz. A 03 de novembro desloca-se a Sopron, a 10 joga em Antuérpia.

Na segunda volta, visita o Cibona a 08 de novembro e encerra a participação no grupo com dois jogos em casa, a 25 de novembro, com o Sopron, e a 02 de dezembro, frente ao Antuérpia.

Os dois primeiros de cada grupo qualificam-se para a fase seguinte.