Projetores há muitos mas este, da sul-coreana LG, tem alguns elementos que o diferenciam dos demais. Testámos o Minibeam PF1500G e comprovámos: pode substituir um televisor, não só pela qualidade de imagem como pela durabilidade da lâmpada. Mas já lá vamos.

Quem costuma lidar com projetores sabe as dores de cabeça que uma lâmpada estragada pode causar (pela durabilidade e preço). E, quanto a isso, a LG parece ter conseguido afastar de vez o problema, garantindo até 30 mil horas de vida útil da lâmpada RGB LED, a 1.400 rúmen. Desmontando os números: em teoria, se ligar o projetor quatro horas por dia, a lâmpada tem uma longevidade de 20 anos.

A lâmpada RGB LED deste projetor tem 1.400 lúmen e, segundo a marca, até 30 mil horas de vida útil. MIGUEL SOARES/OBSERVADOR

Com uma resolução FullHD (1920 por 1080 píxeis), a qualidade da imagem projetada satisfaz bastante. Num ambiente muito iluminado, conseguimos obter uma imagem nítida com o aparelho a cerca de dois metros de distância de uma superfície branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tem colunas integradas, saída de áudio jack (3.5 milímetros), entrada Componente e AV, saída ótica de áudio e entradas HDMI e RGB. Inclui ainda uma porta USB que permite, por exemplo, aceder a ficheiros guardados numa pen drive. Esta funcionalidade revela-se muito útil quando associada ao conjunto de ferramentas Office incluídas no software do aparelho.

4 fotos

Porém, de todas as funcionalidades, a que mais no chamou a atenção foi o Screen Share. Graças a ela pode partilhar e projetar o ecrã do seu computador, tablet ou telemóvel via Bluetooth, ou seja, sem fios à mistura.

No entanto, a configuração desta funcionalidade pode ser complexa, pois implica certos conhecimentos que podem não fazer parte do domínio do utilizador comum.

PROJETOR LG22

Com o Screen Share pode partilhar e projetar o ecrã do seu telemóvel, tablet ou computador, desde que suporte Bluetooth. MIGUEL SOARES/OBSERVADOR

Os atributos do Minibeam PF1500G fazem com que seja facilmente transportável: apenas um quilo e meio, tem 22 centímetros de comprimento por 13 de largura e oito centímetros de altura. Inclui ainda um comando e uma antena de TV integrada para sintonizar canais de televisão. Pode ser adquirido por mil euros nas principais lojas da especialidade.

Editado por Pedro Esteves.