909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rodrigo Adão da Fonseca

Colunista

Artigos publicados

Moçambique

Como desmontar uma fraude

A cada dia que passa, mais sangue é derramado, e o futuro democrático do país torna-se cada vez mais incerto e irreversível. Façamos, hoje, para que as nossas omissões não nos envergonhem no futuro.
Política

A falência das ideologias

Estamos num limbo histórico, presos entre um passado que já não nos serve e um futuro que não conseguimos desenhar e projetar.
Comportamento

Recuperar a autenticidade

Temos de voltar a educar as crianças, adolescentes e até adultos a focarem-se no seu crescimento verdadeiro, ao invés de seguirem o ideal irreal e egocêntrico promovido pelas redes.
Redes Sociais

Dopaminocracia

As democracias digitais tornaram-se cacofónicas e superficiais. O debate político, que deveria ser plural, tornou-se um campo de batalha de egos e de reações impulsivas.
Redes Sociais

“Meta AI disclaimer”

Quem quiser realmente impedir que a Meta utilize os seus dados, de forma categórica, a única forma que tem à sua disposição é eliminar a sua conta. Esta é a dura verdade.
Escolas

Os perigos dos telemóveis para as crianças

“O ato de nos restringirmos é uma forma de sermos livres”, Anna Lembke em “Geração Dopamina” (numa livraria perto de si).
Liberdade de Expressão

Poderes em conflito tecnológico

“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança” – Benjamin Franklin em carta ao Governador da Pensilvânia, novembro de 1755.
Marketing

“Greenwashing”

Na minha aventura de mudança de casa foram as empresas que mais enchem a boca com a sustentabilidade aquelas que se revelaram mais ineficientes. Querem que conte? «Vamos a isso».
País

O país dos heróis improváveis

Impor medalhas e emitir desilusão pelos resultados é, em Portugal, um capricho, e em certa medida, uma hipocrisia de quem pede o que não dá e exige o que não faz.
Futebol

O país dos homens providenciais

Foi doloroso ver Cristiano a lutar consigo próprio, em negação da sua própria fragilidade, arrastando toda uma Nação, à espera que um sopro de juventude o levasse de novo até ao Olimpo.
Criptomoedas

O deslumbramento tecnológico

“A tecnologia é um servo útil, mas um mestre perigoso”- Christian Louis Lange, político norueguês, no seu discurso de aceitação do Prémio Nobel da Paz, em 1921.
Eleições Europeias

Cada cabeça, cada sentença

A vitória de Pirro do PS, as derrotas da esquerda e do Chega, a vitória da IL e o seguro de vida da AD.
Governo

A erosão das classes médias

Medidas fiscais orientadas a grupos específicos, ainda que com objetivos bem-intencionados e direcionados, têm sempre o condão de criar incentivos perversos.
Redes Sociais

É possível debater nas redes sociais?

As plataformas digitais são enganadoramente designadas de “redes sociais”, pois só na aparência oferecem palco para debate e disseminação de ideias.
FC Porto

Porto no coração

No domingo voltou a ocorrer magia. Toda a nação portista deu nos últimos meses um exemplo maior ao país, de mudança em liberdade.
Redes Sociais

A democracia no digital

As redes sociais não foram pensadas para serem o palco principal do debate político. Ora, a utilização massiva das redes sociais na política está a corroer as democracias.
Democracia

Riqueza e felicidade

O valor das conexões profundas com família, amigos e comunidade tem de ser recuperado, é fundamental que a empatia volte a ser um valor em si, e que voltemos a ter capacidade de reconciliar diferenças
Novo Governo

O mito de Pandora

Não haverá futuro numa sociedade dividida, motivada no rancor e na desesperança. Gente fraca e sem qualificação não fará forte a nossa gente.
Eleições

Mitos eleitorais

Portugal transformou-se num pesadelo onde o fisco, o mercado de trabalho, a fragilidade na escola e na saúde, e a habitação, são penalizantes. Mas mitos e sinalizações de "virtude" nada resolvem.
Política

A síndrome de Estocolmo do eleitorado português

Numa altura em que o debate deveria visar reformas profundas em tantos domínios, vemos inércia de parte dos partidos e adesão a políticas antiquadas de parte do eleitorado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.