Histórico de atualizações
  • E pronto, ficamos por aqui. Este duelo deu mais uma cambalhota na liderança e permitiu ao Benfica aproximar-se do FC Porto. Se desfrutou do jogo, ou se não sabe nada do que se passou, veja aqui a crónica do Tiago Palma. O Live Blog do Observador fica por aqui. Obrigado pela companhia. Boa noite.

  • Vamos ao BI do melhor em campo? Islam Slimani, 27 anos, nasceu em Alger, na Argélia.
    Tem 187 cm e pesa qualquer coisa como 80 quilos. Ah! E tem pilhas sem fim…
    O avançado chegou ao Sporting em 2013/14, depois de representar durante quatro épocas o Belouizdad.

  • Estavam iguais no início da partida, mas Slimani mudou as coisas…

  • Entreguemo-nos às curiosidades:

  • A crónica do jogo está quase a sair do forno. Quase, quase, quase…

  • Curioso como Jorge Jesus censura e aconselha os jornalistas, dizendo que eles devem é perguntar sobre o jogo. Bom, sigamos então o seu conselho com nota artística… O Sporting foi muito, muito melhor. Isto não quer dizer que foi limpinho, limpinho, pois Aboubaka falha duas bolas que pediam o golo. Rui Patrício foi gigante nesses lances. Vamos por partes:

    O meio-campo do Sporting deu uma tareia ao do FC Porto. William esteve muito mais posicional, teve menos bola do que é habitual, mas fechou espaços preciosos, valorizou o metro quadrado, pedalou muito e soube estar no sitio certo. Está a ficar maduro, sem ser alérgico à discrição. Busquets pode ser um grande exemplo para este jovem trinco do Sporting. João Mário foi durante muito tempo o melhor em campo, porque estava em todo o lado: defendeu, atacou, apareceu na linha, apareceu na outra, pegou na bola no centro, arrastou rivais, abriu espaços, aproveitou outros… Só não é o melhor em campo porque há um senhor que marcou dois golos a Casillas, por isso merece a distinção máxima. Quanto a Adrien, esteve bem e foi importante para arrumar a casa e segurar a bola em certos momentos.

    No ataque houve uma surpresa de Jesus: titularidade de Matheus Pereira. O jovem brasileiro de 19 anos esteve mexido, mas não fez muita mossa. Mas é uma grande mensagem para os jovens e para todos os jogadores do plantel, esta de Jesus: seja num jogo da Taça da Liga ou no shark tank, todos contam. É que defrontar Maxi Pereira não é para todos… Bryan Ruiz vai confirmando a sua classe de classe mundial. Aquela canhota tem magia e já não há volta a dar. Sobre Slimani há pouco a dizer: é um grande avançado. Marcou dois golos ao Porto, mandou uma bola à trave, correu quilómetros e quilómetros, dá trabalho e ajuda a defender. É o típico avançado chato…

    O FC Porto foi uma desilusão, das grandes. Rúben Neves, Herrera e Danilo não conseguiram controlar a bola, não souberam agarrar o jogo, nem por breves minutos. Danilo ainda cresceu na segunda parte, com cortes importantes e alguma imposição do seu físico. É curiosa a transformação do papel de Danilo no futebol: quando andava nos juvenis do Estoril Praia era um garoto com magia nos pés, que jogava entre a posição 10 e a vadiagem. Era um craque, que levava porrada como se não houvesse amanhã, mas nunca reagia. Era um miúdo respeitador, paciente. Não tardou a saber dos interesses de Sporting e Benfica. Optou pelo segundo…

    Este FCP não cheirava a líder quando a partida começou. Não há dimensão de outrora. Não há mais o Brahimi de antigamente, que fazia rotações como Iniesta, que descobria colegas como Juan Mata ou que rematava em jeito como Simão nos melhores tempos. Onde está este argelino genial?… O FCP peca também pela identidade, que lhe fugiu às mãos. Se antes uma equipa de azul e branco não jogava bem, já se sabia que compensava em pedalada e andamento, em atitude e pé rijo. Estão moles, estão conformados (ou parecem!) com esta coisa de não serem os melhores. Nas últimas décadas isto é uma novidade. E tem de ser uma preocupação.

    O Sporting esteve mais perto do 3-0 do que o FCP de reduzir, foi assim a segunda parte. Adrien e Slimani enviaram bolas ao ferro e assustaram os adeptos da Invicta, que só queriam segurar a liderança com as duas mãos. O Sporting transformou-se numa equipa madura, que sabe controlar e inventar conta-ataques e espaços onde não cabia um javali. Enfim, apesar de tudo, apesar desta mini crónica que parece estar a falar de uma equipa a meio da tabela e de outra super, a diferença é de apenas dois pontos. Não é nada, senhoras e senhores, por isso temos campeonato. Os dragões registaram a primeira derrota do campeonato.

  • Jorge Jesus“Hoje o Sporting foi melhor, jogou melhor que o porto. Foi uma equi+a muito forte. Antes de falar na equipa do Sporting, estes adeptos merecem ter um grande equipa. Estes adeptos demonstraram a força do Sporting, o quanto o Sporting é grande. Não é só Lisboa, é nacional. Hoje tive a oportunidade de assistir na Sporting TV e os adeptos vinham de todos os pontos do país. Eles mereciam que jogássemos a este nível.”

    “Não há segredos, é o nosso trabalho. A chave do jogo esteve em sermos a primeira equipa a marcar, teve uma grande importância. A equipa do Sporting teve sempre mais perto do 3-0 do que do 2-1… A equipa do Sporting foi uma equipa muito bem posicionada defensivamente e ofensivamente. Gostie muito da equipa do Porto, tem jogadores muito fortes, não é fácil parar esta equipa do Porto. Ganhámos a um rival forte, estamos de parabéns. Principalmente os jogadores, mas não me quero cansar de frisar: os adeptos foram espectaculares.”

    “É uma vitória num clássico, foram três pontos. A derrota na Madeira foram três pontos. Aqui pode dar um foco maior pelo adversário, mas são sempre três pontos, embora no confronto direto pode fazer diferença. Sporting está com uma cultura vencedora. Soubemos jogar com essa vantagem, fomos muito fortes nas saídas. Vencemos por dois, mas merecíamos um 3-0… não, um 3-1, que o Porto podia ter feito o empate na primeira parte. O Sporting continua na sua caminhada. Dissemos que queríamos voltar à liderança, estamos na liderança. Agora é saber defender a liderança.”

    “Podemos garantir que vamos lutar até ao último segundo pelos objetivos. Se vai conseguir, não tenho esse dom. Mas temos uma equipa que tem condições para isso. Para além da equipa, temos uma massa adepta… Para saires vencedor de um campeonato, tens de ter massa crítica e massa adepta. E parece que cada vez tem mais, a onda verde está a crescer!”

    “Quem está em primeiro, na prática, é o melhor. Neste momento é o Sporting, antes do jogo era o Porto. O Porto mostrou que temos de contar com ela. Na minha opinião, bem trabalhada! Não percebi muito bem aquela pergunta ao treinador do Porto, acho que não se faz. Você tem de falar do jogo…”

  • Julen Lopetegui

    “Acho que foi um jogo muito intenso, muito equilíbrado, onde um golo de bola parada mudou o rumo do jogo. São jogos muito iguais, cada batalha é importante. Se marcas um golo de bola parada nestes jogos, muda tudo, muda a perspectiva da segunda parte. Tivemos duas oportunidades muito claras, mas não marcámos. Este golo na segunda parte é fruto deles terem mais espaço, que tivemos de dar. Tiveram a oportunidade de correr, em contra-ataque…”

    “Estávamos a ter uma imprecisão [com a bola] e entendemos que André André podia dar algo. Falta-lhe ritmo, mas entendíamos que podia entrar bem. (…) A derrota é triste, agora há que engolir o veneno, estes momentos maus. Perdemos a liderança, mas toca-nos levantar rápido e saber que estamos na luta.”

    “Eu tenho muita ilúsion e muitas ganas por fazer o meu trabalho. Estamos a caminho do título, perdemos um jogo importante, mas estamos aí. A equipa estará lá no final.”

    “Estou convicto que tenho o apoio da direcção. (…)”

  • Os treinadores estão atrasados…

  • Slimani
    “Esta vitória é muito importante. Temos demonstrado a nossa qualidade, com trabalho e esforço. Acreditamos em trabalhar todos os dias, jogo a jogo, para sermos campeões. (…) O treinador chegou e tem feito um bom trabalho, tem uma boa mentalidade, trouxe coisas boas à equipa.”

  • Maxi Pereira“Queríamos os três pontos, mas não conseguimos. Falta muita Liga pela frente, queremos melhorar. Falta muito. (…) A confiança não se perde, perdeu-se um jogo. Continuamos na luta, falta muita Liga. Continuamos em segundo, a dois pontos. Estamos como há duas jornadas. Há que corrigir coisas como sempre.”

    “Foi normal defrontar Jorge Jesus. Encarámos o jogo como devemos encarar, com muitas ganas. Os dérbis são muito emocionais.”

    “Claro que estamos com o treinador. Estamos unidos, muito unidos, com muita confiança, mas há que corrigir coisas. Sabemos que temos de seguir em frente, mesmo perdendo um jogo. O balneário está forte, sabemos que temos de estar fortes. Temos o nosso objetivo de ganhar a Liga e temos de estar todos juntos.”

  • Vamos à flash interview

  • Já quanto a jogadores e adeptos do FC Porto, a TSF está a relatar um ambiente muito quentinho, com palavras e gestos pouco simpáticos em direção aos atletas.

  • Ambiente cordial entre jogadores neste final de partido, embora tenham havido algumas “conversas” durante o jogo. Slimani e Brahimi cumprimentaram-se com emoção. Os jogadores do SCP estão no meio-campo, com presidente e treinador, estão todos a agradecer o apoio dos adeptos.

  • Apito final em Alvalade: 2-0

    Apito final em Alvalade: 2-0

  • Corona furou pela esquerda até entrar na área do Sporting. O mexicano cruzou, Maxi tocou para dentro, para André Silva… Naldo fecharia a porta!

  • Livre lateral para o FCP, corte de… Slimani, pois claro.

  • O árbitro Hugo Miguel dá três minutos! O Sporting vai saltar para a liderança da Liga NOS e oferecer a primeira derrota ao FC Porto. A vida de Julen Lopetegui já esteve mais fácil…

  • Sporting: Sai Adrien Silva, entra Aquilani. A braçadeira passa para o braço esquerdo de William Carvalho, que esteve discreto, mas discretamente bem. Com menos bola, mas muito jogo posicional, a garantir equilíbrios.

  • O Estádio de Alvalade está ao rubro, a saltar e a adivinhar já a liderança daqui a cinco minutos.

1 de 4