Histórico de atualizações
  • Resumo do jogo

    E o Sporting disse ao Benfica: também consigo fazer as mesmas goleadas do que tu. Esta jornada fica na história da Primeira Liga por vários motivos fora do comum. Primeiro, está a disputar-se a uma quarta-feira, coisa quase inédita por cá. Depois, porque dois grandes golearam por seis golos as equipas com quem jogaram. Foi o Benfica (pode ver aqui) e agora o Sporting. Já o FC Porto não teve tão bom desfecho: empatou a 1-1 com o Rio Ave em casa.

    Em Dia de Reis, o rei leão foi a Setúbal com uma mala cheiinha de presentes. Distribuiu ouro, incenso, mirra e ainda mais uns pozinhos que por lá havia. Os reis magos deste jogo foram quatro: Bruno César (em estreia na equipa leonina), Islam Slimani, João Mário e Alberto Aquilani. Destes, perdoará o leitor se destacarmos o estreante chuta-chuta, que serviu o argelino Slimani para o primeiro golo, antes de ele próprio deixar o seu nome na ficha de jogo, por duas vezes. Bruno César chegou, viu, venceu e deu a entender que já jogava nesta equipa há anos, apesar de só ter chegado a Alvalade há um mês.

    Com esta vitória, o Sporting não só mantém a liderança como a reforça. Tem atualmente 41 pontos e a companhia mais próxima é do Benfica, com 37 pontos, logo seguido do FC Porto, com o mesmo número de pontos (mas menos golos).

    O Vitória de Setúbal, que aspirava nesta partida a subir uns quantos lugares na tabela (até ao sexto lugar), fica-se pela sétima posição. No Bonfim, esta noite, os sadinos raramente conseguiram criar verdadeiro perigo para a baliza de Rui Patrício, onde foram muito poucas vezes. O guarda-redes do Sporting, aliás, só fez a primeira defesa (e foi mais agarrar a bola do que defender…) aos 50 minutos.

    O Sporting não deu hipóteses. Logo no primeiro minuto chegou à área dos rapazes da casa e mostrou que estava ali para resolver rapidamente o assunto. Dezoito atabalhoados minutos depois, os leões encontraram o caminho para o primeiro golo através dos pés de Bruno César. Recebida a bola de Jefferson, o brasileiro cavalgou pelo lado esquerdo e, a meio metro da linha de fundo, centrou para Slimani, o habitual pistoleiro, que ainda lhe viu a bola fugir momentaneamente antes de disparar com força.

    O argelino havia de marcar de cabeça na segunda parte, já depois do chuta-chuta, a três minutos do intervalo, mostrar porque é que tem esta alcunha. Bruno César, sozinho na área, mandou uma bomba à trave que rapidamente se tornou o segundo golo do jogo.

    Na segunda parte, o estatuto de reis magos de Slimani e Bruno César consolidou-se com os golos que cada um deles marcou. O marcador já ia em 0-3 e ainda faltava jogar mais de 40 minutos, por isso teriam de aparecer outros magos para continuar a animar a partida. Um deles foi João Mário, que aos 58 minutos recebeu a bola um bocado antes da grande área, andou ali a dar umas voltas e, quando viu que já não tinha qualquer oposição pela frente, mandou um míssil que ninguém do Vitória conseguiu parar. Estava feito o 0-4 e, antes que se pudesse sequer escrever uma linha de descrição, já o Sporting estava a fazer a mão cheia. Foi obra de Bruno César, pois claro.

    Passado um bocado, quando o chuta-chuta já não estava em campo, o recém-entrado Alberto Aquilani percebeu que ainda havia espaço para mais um rei mago na caravana. Na cara do guarda-redes do Setúbal, não perdeu a oportunidade de também deixar o seu presente para a história da jornada. Faltavam cinco minutos para os 90 e o jogo já estava mais do que decidido. A cavalgada de Reis acabou pouco depois.

  • Acabou o jogo em Setúbal! Daqui a pouco já lhe trago um resumo alargado do que se viu hoje no Estádio do Bonfim.

  • Dois minutos de compensação no Bonfim.

  • Golo do Sporting! Aquilani faz a meia dúzia (0-6 aos 85')

    Golo do Sporting! Alberto Aquilani, que entrou na partida há dez minutos, foi o autor deste golo que resulta de um lance um bocadinho confuso na área sadina. Após passe de João Mário, o italiano encostou sem problemas e deu a esta jornada a segunda vitória com seis golos de diferença.

  • Boa oportunidade para o Vitória de Setúbal mostrar-se um pouco. Livre do lado direito do ataque junto à área de Patrício. A bola não passou muito por cima, mas o guarda-redes do Sporting só a acompanhou com os olhos.

  • Dupla substituição na equipa do Sporting: saem Bryan Ruiz e Adrien Silva, entram Matheus Pereira e Aquilani.

  • Bem, para não escrevermos só sobre golos do Sporting… Os leões estiveram quase a fazer o sexto e a igualar o resultado que o Benfica conseguiu frente ao Marítimo. João Mário cabeceou na pequena área, mas o guarda-redes Raeder fez uma grande defesa.

  • Golo do Sporting! Bruno César faz o 0-5 (60')

    Golo do Sporting!

    Sim, leu bem: em menos de dois minutos o Sporting fez dois golos e já está a ganhar 5-0. Este golo foi de Bruno César, que está a ter uma estreia em grande.

  • Golo do Sporting! João Mário marca o 0-4 (58')

    Golo do Sporting! João Mário acreditou sozinho neste golo e andou a passear sozinho durante um bocadinho. Depois, levantou a cabeça, olhou para a baliza e, vendo que não tinha ninguém à frente, chutou uma pequena bomba ainda a grande distância. O guardião das redes do Setúbal bem se esticou, mas estas era impossível.

  • Golo do Sporting! Slimani e o 0-3 (52')

    Golo do Sporting! O terceiro veio da cabeça de Slimani, que já tinha tentado marcar assim algumas vezes. Bryan Ruiz fez o cruzamento do lado esquerdo do ataque e o argelino, acossado pelo pé de um adversário, rematou sem hipóteses para o guarda-redes sadino.

  • O primeiro remate que Rui Patrício teve de defender foi agora. Sem perigo para as redes leoninas.

  • Dupla substituição no Vitória do Setúbal no recomeço do jogo: saem Paulo Tavares e Gorupec, entram Vasco e William.

  • Resumo ao intervalo

    Terá reparado com certeza que pouco falámos do Vitória durante esta primeira parte. Praticamente só se viu Sporting em Setúbal e, de entre todos os jogadores leoninos, quem tem estado a dar mais nas vistas é Bruno César. Acabou de chegar a Alvalade (veio do Estoril) e logo na estreia já está a justificar a aposta de Jesus, que não perdeu tempo em pô-lo na lista de titulares. O primeiro golo, de Slimani, saiu do pé do chuta-chuta depois de uma boa abertura de Jefferson. O segundo foi do próprio: abandonado na área, não teve dúvidas em rematar com violência para as redes sadinas. A bola embateu com estrondo na trave e logo foi parar ao fundo da baliza de Raeder. São os dois lances que marcam a primeira parte, embora o Sporting tenha tido oportunidades para marcar mais um ou dois golos. Veremos o que nos reserva a segunda parte. Até já!

  • Olha, olha, o Vitória mostra-se! O coreano Suk rematou com força e a bola passou muuuuuuuuuuito perto da baliza de Patrício. Mas a bandeirola já estava levantada.

  • Golo do Sporting! Bruno César estreia-se a marcar (0-2 aos 42')

    Golo do Sporting! Bruno César não podia pedir melhor início no Sporting. Deu um golo a marcar e agora foi ele mesmo a fazer jus ao epíteto de chuta-chuta. Potente remate de pé esquerdo no coração da área, a bola a voar para o poste e a entrar sem dificuldade na baliza de Raeder.

  • Esteeeeeeeeeeeeeeeeeve à vista o segundo! Canto do lado direito do ataque e Paulo Oliveira ficou em ótima posição para marcar, mas um corte providencial de Raeder voltou a pôr a bola fora do campo.

  • Bruno César merecia mais! O chuta-chuta fez o lado esquerdo todo numa cavalgada impressionante e, ao chegar à quina da área do Setúbal, deu para Ruiz. O avançado foi bloqueado por dois defesas, mas ultrapassou-os à força. Só não conseguiu passar pelo terceiro.

  • Uma, duas, três. William Carvalho conseguiu por três vezes, com apenas alguns segundos de diferença, recuperar a bola a meio-campo e dá-la aos colegas lá na frente. Bryan Ruiz e João Mário ainda tentaram penetrar mais fundo na área do Setúbal, mas não passaram a barreira defensiva. O Vitória quase não consegue sair para o ataque.

  • Uma curiosidade sobre este golo de Slimani.

  • Golo do Sporting! Slimani, quem mais?, faz o primeiro (18')

    Golo do Sporting! E teve mão do reforço Bruno César, que viu Slimani a cavalgar dentro da área do Setúbal. A bola ainda ressaltou num homem da defesa sadina, mas o argelino não perdoou e disparou para o primeiro.

1 de 2