Três filmes portugueses, de Salomé Lamas, Hugo Vieira da Silva, Sérgio da Costa e Maya Kosa, foram selecionados para a secção “Fórum” do Festival Internacional de Cinema de Berlim, marcado para fevereiro.

O Fórum é descrito pela organização como “a secção mais ousada do festival” e para a 46.ª edição foram escolhidos 44 filmes, a maioria em estreia mundial. De Portugal foram escolhidos “Eldorado XXI”, de Salomé Lamas, “Posto avançado do progresso”, de Hugo Vieira da Silva, e “Rio Corgo, de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Esta deverá ser uma das maiores representações do cinema português no Festival de Berlim, cuja programação completa será revelada a 02 de fevereiro em Berlim.

Já antes tinha sido anunciado que “Cartas de Guerra“, de Ivo M. Ferreira, tinha sido selecionado para a competição de longas-metragens e vai competir pelo Urso de Ouro. “Balada de um batráquio”, de Leonor Teles, e “Freud und Friends”, de Gabriel Abrantes, competem nas curtas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No programa “Forum Expanded” do festival estará “L’oiseau de la nuit”, de Marie Losier.

No Berlinale Talents, outro dos programas paralelos, estarão o produtor Pedro Fernandes Duarte e os realizadores André Marques e Inês Oliveira.

Para o programa “Co-Production Market”, no qual produtores e realizadores procuram parceiros para a produção de novas obras, estará o ator Gonçalo Waddington com o projeto da primeira longa-metragem que realizará, intitulada “Patrick”.

O 66.º festival de Cinema de Berlim decorrerá de 11 a 21 de fevereiro e a abertura ficará por conta de “Hail, Caesar!”, filme dos irmãos Ethan e Joel Coen. O júri será presidido pela atriz norte-americana Meryl Streep.