O 66.º Festival Internacional de Cinema de Berlim divulgou esta segunda-feira uma seleção de nove filmes para a competição oficial do evento, que acontece entre 11 e 21 de fevereiro na capital alemã. Entre eles está “Cartas de Guerra“, do português Ivo M. Ferreira.

Depois das longas-metragens “Águas Mil” (2009) e “Em Volta” (2002), o realizador português nascido no pós 25 de Abril, em 1975, surge agora com um filme passado na Guerra Colonial de Angola, em 1971. “Cartas de Guerra” é uma adaptação do livro D’Este Viver Aqui Neste Papel Descripto, Cartas da Guerra, de António Lobo Antunes, com organização de Maria José e Joana Lobo Antunes.

De acordo com a produtora O Som e a Fúria, o argumento foi escrito por Ivo M. Ferreira e por Edgar Medina. Na sinopse, é fácil reconhecer o universo literário de Lobo Antunes:

“António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial – o Leste de Angola. Longe de tudo que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Enquanto percorre diversos aquartelamentos, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, uma geração desespera pelo regresso. Na incerteza dos acontecimentos de guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Miguel Nunes foi o ator escolhido para dar vida a António e Margarida-Vila Nova é a sua mulher, Maria José. Do elenco fazem parte também Ricardo Pereira, João Pedro Vaz, Simão Cayatte e Isac Graça. O trailer só chegará em fevereiro e o filme só deverá estrear por cá no segundo semestre do ano.

Até agora conhecem-se 15 dos vários filmes que vão competir pelo muito disputado Urso de Ouro de Berlim. Outra das obras em competição é “Fuocoammare“, documentário do italiano Gianfranco Rosi, que em 2013 arrecadou o Leão de Ouro em Veneza, também com um documentário, “Sacro GRA”.

Na competição oficial estão também o veterano francês André Téchiné, com “Quand on a 17 ans“, o iraniano Mani Haghighi, com “Ejhdeha Vared Mishavad!” (em inglês “A Dragon Arrives!”), o filipino Laz Diaz, com “Hele Sa Hiwagang Hapis” (em inglês “A Lullaby to the Sorrowful Mystery”) e a francesa Mia Hansen-Løve, com “L’Avenir”, que conta com a interpretação de Isabelle Hupert”.