O grupo feminino do coro sinfónico Lisboa Cantat representa Portugal no Festival Internacional de Montreux, que se inicia esta quinta-feira, participando na modalidade “vozes iguais” e nos programas obrigatório e livre, disse à Lusa fonte do grupo.

A 52.ª edição do Festival de Coros de Montreux termina no sábado, com o anúncio dos vencedores nas diferentes modalidades, e conta com a participação de 11 coros internacionais e um suíço, que participam no concurso internacionais, e cinco corso suíços que participam no concurso nacional.

O coro de vozes femininas portuguesas, sob a direção do maestro Jorge Carvalho Alves, concorre no programa obrigatório na sexta-feira de manhã, na Salle del Castillo, em Vevey, localidade a sete quilómetros do centro de Montreux.

Com as portuguesas concorrem o Te Deum Adoramus Chamber Ensemble, da Bulgária, o Gloria Brunensis, da República Checa, e o Coro Filarmónico Vozes da Primavera, da China, que se apresentam de manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda nesta modalidade, mas à tarde, concorrem o Coro Jovem Feminino, da Ucrânia, o Amarylca, da Bélgica, o Coro Feminino de Raniza, da Bielorrúsia e o Coro da Universidade de Masaryk, da República Checa.

À noite, a concurso, também nesta modalidade, apresentam-se o Coro Feminino Magnificat, da Hungria, o Vokal Ensemble Voices der Musik Schule Münchenstein, da Suíça, o grupo vocal infantil Kivi, da Lituânia, e o Feminin Pluri-Elles, de França.

As portuguesas do Lisboa Cantat voltam a apresentar-se a concurso no sábado à tarde, no programa livre, que decorre no Auditório Stravinski, em Montreux, em que competem com os mesmos coros do programa obrigatório.

Neste mesmo palco, de manhã, realiza-se o concurso nacional helvético, ao qual se apresentaram os coros mistos Choeur Musec, Sierrénade, Pourchoeur Vikal Ensemble e o Choeur Mixte Paroissial de Treyvaux, e ainda o coro feminino FrauenchorFrauen.

A entrega dos distintos galardões está prevista realizar-se no sábado à noite, também neste auditório.

A “festa coral” tem início na quinta-feira, na Praça do Mercado, no centro de Montreux, com a participação de todos os coros, num total e 300 coralistas, acompanhados pela U.S. Army Field Band and Chorus, dos Estados Unidos, com um programa que inclui canções da banda britânica Queen, que gravava regularmente nesta cidade suíça, e peças de Ludwig van Beethoven e John Williams, entre outros.

O concerto oficial de abertura está marcado para a noite de quinta-feira, na Salle del Castillo, em Vevey, com a participação dos diferentes coros, grupos convidados e a Orquestra Sinfónica de Sopros da Fanfarra do Exército suíço.