Israel

Israel

Israel diz que F-53 foi usado pela primeira vez

O chefe da Força Aérea de Israel anunciou que o avião de combate F-35 foi pela primeira vez utilizado numa missão recente, apesar de não especificar qual foi o alvo das forças israelitas.
Israel

Pedido palestiniano ao TPI é "absurdo", diz Israel

Israel qualificou de "grave" e "absurdo" o pedido da Autoridade Palestiniana de uma investigação do Tribunal Penal Internacional (TPI) aos alegados crimes israelitas contra palestinianos.
Palestina

Palestina pede investigação à atuação de Israel

A Autoridade Nacional Palestiniana pediu que se abra "uma investigação imediata" sobre "os colonatos israelitas na Cisjordânia" e sobre a atuação do exército israelita nos protestos na Faixa de Gaza.
Faixa de Gaza

ONU aprova envio de missão de inquérito a Gaza

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução que prevê o envio para a Faixa de Gaza de uma equipa de peritos em crimes de guerra para investigar os acontecimentos das últimas semanas.
Israel

D. Maria. Diretor acusado de estar refém do Hamas

1.227
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II optou por "conscientemente tornar-se refém de uma organização terrorista como o Hamas", queixa-se o embaixador de Israel em Portugal.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU critica resposta "desproporcionada" de Israel

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos classificou esta sexta-feira como "totalmente desproporcionada" a resposta de Israel às manifestações palestinianas de segunda-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Tiago Rodrigues adere a boicote cultural

203
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, cancelou a sua participação num festival em Jerusalém, em junho, e decidiu aderir ao boicote cultural a Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel lança ataque aéreo a bases do Hamas em Gaza

De acordo com a comunicação social palestiniana, Israel terá lançado um ataque aéreo sobre várias bases do Hamas, depois de um dia de várias picardias, que envolveu tiros e ataques com um tanque.
Conflito Israelo-palestiniano

O mito fundador que é a desgraça dos palestinianos /premium

3.092
É fácil e popular culpar Israel por todos os massacres. Mais difícil é perceber que nunca haverá paz enquanto os palestinianos forem reféns de uma cultura de vitimização mitificada na sua “catástrofe”
Irão

Irão: Israel "só entende a linguagem da força"

O Presidente do Irão disse que Israel "só entende a linguagem da força", depois de 60 palestinianos terem sido mortos pelo exército israelita durante protestos junto à fronteira com a Faixa de Gaza.
Guatemala

Guatemala inaugura nova embaixada em Israel

A Guatemala inaugurou a sua nova embaixada em Israel, seguindo os passos dos Estados Unidos e que já levou a uma rutura diplomática, segundo jornalistas da Agência France Presse.
Israel

Netanyahu: Métodos não letais "não funcionam" 

370
"Tentámos de todas as maneiras. Testámos todos os tipos de métodos. Você tenta métodos não letais e não funcionam. Só nos restam estas más opções. É mau", afirmou o líder israelita em entrevista
Ajuda Humanitária

Israelitas enviam ajuda humanitária para Gaza

Oito camiões com ajuda humanitária terão entrado na Faixa de Gaza na passada terça-feira para auxiliar aos palestinianos que se manifestaram contra a inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém
Faixa de Gaza

ONU responsabiliza Israel e Hamas por "tragédia" 

As Nações Unidas consideram que Israel e o movimento palestiniano Hamas são os responsáveis pela "tragédia sem justificação" de segunda-feira na Faixa de Gaza, na qual morreram 60 pessoas.
Diplomacia

Turquia pede que embaixador israelita deixe o país

Pedido de abandono temporário surge como protesto pelos acontecimentos de segunda-feira na faixa de Gaza, que provocaram a morte de dezenas de palestinianos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo falou indiretamente sobre situação em Gaza

O Presidente da República referiu-se indiretamente aos acontecimentos em Israel e na Faixa de Gaza, condenando "unilateralismos que ponham em causa relações entre aliados e fomentem tensões".
Médio Oriente

Armagedão /premium

126
A decisão sobre Jerusalém aumenta a tensão na Cidade Santa e torna mais difíceis as condições de vida dos palestinianos, 37% da sua população, cidadãos de Lugar nenhum.
Conflito Israelo-palestiniano

Mais um dia sangrento num conflito sem fim /premium

190
Dia de grande simbolismo com a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém foi também um dia de grande violência, com 55 mortos e mais de 2.400 feridos em Gaza. Terça-feira há mais protestos.
Festival Eurovisão da Canção

Quem é Netta Barzilai, a vencedora da Eurovisão?

Ganhou notoriedade depois de vencer um concurso televisivo, foi vítima de bullying e cumpriu o serviço militar obrigatório. Esta é Netta Barzilai, a mulher que levou a Eurovisão para Israel.
Israel

Marcelo critica "conduta unilateral" dos EUA

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a posição de Portugal sobre a mudança do local da embaixada é igual à da União Europeia mas cumprimentou Israel pelos 70 anos.
Palestina

Faixa de Gaza. Como se chegou a este dia trágico?

526
Em contraste com a celebração dos EUA em Jerusalém, na fronteira com Israel o cenário enche-se tanto de fumo como de vítimas: 52 mortos e cerca de 2.400 feridos. As imagens são impressionantes.
Israel

Netanyahu diz que Trump "escreveu a História"

Durante a cerimónia de inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém, primeiro-ministro israelita disse que Donald Trump reconheceu "aquilo que pertence à História" e falou num "dia glorioso".
Israel

"Israel é soberano para determinar a sua capital"

139
Donald Trump saudou a transferência da embaixada norte-americana de Telavive para Jerusalém, e garantiu estar comprometido com a paz e a mediação do conflito. Mas "Israel é uma nação soberana", disse.
Israel

Embaixada dos EUA em Jerusalém inaugurada 

133
Esta segunda-feira é inaugurada a embaixada dos EUA em Jerusalém, reconhecida unilateralmente por Trump como capital de Israel. Presidente norte-americano vai transmitir uma mensagem por vídeo.
Israel

Israelitas querem todas as embaixadas em Jerusalém

181
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, instou todos os Estados a transferir as suas embaixadas de Telavive para Jerusalém, que os israelitas consideram a sua capital.
Jerusalém

Portugal falta à inauguração de embaixada 

125
A maioria dos Estados europeus convidados que não estará presente, não concorda com a mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém, que rompe o consenso da comunidade internacional.
Israel

Jerusalém vai ter teleférico a unir os dois lados

Governo israelita deu luz verde a investimento 43 milhões de euros para construir de um teleférico entre Jerusalém Ocidental e Cidade Velha, em Jerusalém Oriental, setor palestiniano que Israel ocupa.
Israel

EUA. Portugal de fora de inauguração de embaixada 

538
À semelhança da maioria dos países da União Europeia, Portugal fica de fora do grupo de 32 países que vão à gala da abertura da embaixada dos EUA em Jerusalém. Mudança é oficializada na segunda-feira.
Festival Eurovisão da Canção

Netta e Netanyahu querem Eurovisão em Jerusalém

1.006
A vencedora da 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção, a israelita Netta, disse que em 2019 o concurso será em Jerusalém. Netanyahu disse o mesmo, mas a organização não confirma.
Conflito na Síria

Ataques israelitas fazem 42 mortos numa semana

128
A onda de ataques israelitas esta semana contra posições militares suspeitas na Síria causou 42 mortos, entre os quais pelo menos 19 iranianos, divulgou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Israel

Vídeo com Trump inaugura embaixada em Jerusalém

A Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, reconhecida unilateralmente pelo Presidente americano como capital de Israel, é inaugurada segunda-feira, e contará com uma mensagem vídeo de Donald Trump
Faixa de Gaza

Um morto e 45 feridos na Faixa de Gaza

Cerca de 167 pessoas foram assistidas pelas equipas médicas. A vítima mortal foi atingida a tiro em Khan Yunis, sul do território. Outras 45 ficaram feridas.
Nações Unidas

Guterres preocupado com situação israelo-iraniana

António Guterres pediu uma "suspensão imediata de todos os atos hostis e provocações de forma a evitar uma nova conflagração" no Médio Oriente perante a escalada militar israelo-iraniana.
Benjamin Netanyahu

Irão cruzou "linha vermelha" ao lançar rockets

O primeiro-ministro de Israel afirmou esta quinta-feira que o Irão cruzou uma "linha vermelha" ao ter disparado 'rockets' contra posições israelitas na Síria.
Irão

Irão desistir de mísseis? "É uma anedota de Trump"

Em Lisboa, o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento do Irão diz programa de mísseis balísticos "não é negociável" e exige à Europa "garantias" de que não cede à pressão dos EUA.
Israel

Israel responde a Irão com maior ataque em décadas

574
Depois de acusar o Irão de ter disparado 20 rockets contra posições israelitas nos montes Golã, Israel lançou um amplo ataque contra "quase todas as infrastruturas iranianas" na Síria.
Israel

Trump rasgou o acordo com Irão. Qual é a crise? /premium

133
Explicador. Trump afastou os EUA do acordo com o Irão, cumprindo uma promessa antiga — mas diz que está disponível a fazer novo acordo. Como é que o Irão (e a União Europeia) vai reagir à decisão?
Estados Unidos da América

Trump não vai a Jerusalém inaugurar embaixada

Presidente norte-americano será representado por John Sullivan, número dois da diplomacia norte-americana, e pela sua filha e conselheira Ivanka Trump.
Benjamin Netanyahu

Israel quer enfrentar Irão agora e não mais tarde

Benjamin Netanyahu disse que o Irão está a fornecer armas avançadas para a Síria, o que representa um perigo para Israel, sendo preferível enfrentar Teerão "agora do que mais tarde".
Nações Unidas

Israel retira candidatura ao Conselho da ONU

Israel decidiu adiar a sua candidatura ao Conselho de Segurança da ONU, mas vai continuar a trabalhar para obter a sua "plena participação e inclusão" nos processos de tomada de decisão.
União Europeia

Netanyahu não comprova que Irão violou acordo

100
Federica Mogherini salientou que deve ser a Agência Internacional de Energia Atómica a avaliar se o Irão está a cumprir o acordo nuclear e que alegações do PM não comprovam que o Irão o está a fazer.
Israel

Israel. Parlamento autoriza PM a declarar guerra

148
O parlamento israelita aprovou esta segunda-feira uma lei que permite que o primeiro-ministro, com autorização do ministro da Defesa, declare guerra. Até aqui, o poder cabia ao executivo.
Israel

Israel diz que Irão tem projeto nuclear secreto

222
Netanyahu tem um dossier de 55.000 páginas com informações sobre a quebra do acordo anti-nuclear iraniano. Donald Trump diz que a posição de Hassan Rouhani "não é aceitável".
Conflito Israelo-palestiniano

União Europeia pede pacificação em Gaza

O pedido foi dirigido às autoridades de Israel e da Faixa de Gaza e acontece depois de três palestinianos terem sido mortos no domingo quando tentavam entrar em território israelita.
Faixa de Gaza

Três palestinianos mortos por Israel em Gaza

Três palestinianos foram hoje mortos pelo Exército de Israel quando tentavam entrar em território israelita através de uma barreira de separação na Faixa de Gaza.
Estados Unidos da América

Trump pode ir a Jerusalém abrir embaixada dos EUA

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta sexta-feira que poderá deslocar-se a Jerusalém para a abertura da embaixada dos Estados Unidos, que decidiu transferir de Telavive.
Médio Oriente

Quatro palestinianos mortos em Gaza

Entre as vítimas mortais está um jovem de 15 anos. Sobem assim para 32 o número de palestinianos mortos pelas tropas de Israel durante os protestos que ocorrem desde o final de março.
Médio Oriente

Dois palestinianos mortos em protestos em Gaza

Um dos homens foi atingido a tiro no norte do enclave palestiniano. Manifestantes protestam contra o bloqueio que Israel impõe há mais de 10 anos à faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas.
Israel

Palestina exige posição da ONU

A Palestina exigiu uma reação do Conselho de Segurança da ONU à morte de nove pessoas pelas tropas israelitas durante os protestos de sexta-feira na fronteira de Gaza com Israel.
Mundo

Israel. Sobe para sete número de mortos em Gaza

Pelo menos sete palestinianos foram mortos pelo exército israelita em novos confrontos registados ao longo da barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza e Israel.
Mundo

Israel. Três mortos na fronteira com Gaza

Pelo menos três palestinianos morreram e outros 250 ficaram feridos em novos confrontos registados esta sexta-feira perto da barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza e Israel.
País

Parlamento condena "violência" de Israel

O Parlamento condenou esta sexta-feira a "violência desproporcional do exército de Israel" contra palestinianos em Gaza e pediu "um apuramento independente" sobre estes incidentes.
Mundo

Israel promete firmeza nos protestos em Gaza

Israel advertiu que mantém as instruções para os disparos na fronteira com a faixa de Gaza, de uma resposta dura às provocações. A ONG israelita B'Tselem apelou aos soldados para não as respeitarem.
Mundo

Israel. "Paremos a expulsão" de migrantes

Centenas de pessoas manifestaram-se esta quarta-feira em Jerusalém contra a anulação pelo primeiro-ministro israelita de um acordo com a ONU sobre migrantes africanos, constatou um jornalista da AFP.
Israel

Israel. Ministro da Defesa mantém resposta em Gaza

O ministro da Defesa israelita disse que os militares não vão alterar a resposta aos protestos na faixa de Gaza e avisou que quem se aproximar da fronteira israelita põe em risco a sua vida.
Migrantes

PM israelita anula acordo com ONU sobre migrantes

Depois de analisar "as vantagens e os inconvenientes", Benjamin Netanyahu anulou o acordo que tinha com a ONU para regularizar migrantes africanos em Israel e a reinstalação em países ocidentais.
Arabia Saudita

"Todos têm direito de viver" de forma pacífica 

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita disse que "palestinianos e israelitas têm o direito de ter a sua própria terra" e que não tem nenhuma "objeção" em relação à existência de um Estado de Israel.
Migração

Migração. Acordo de Israel e ONU suspenso

O acordo para transferir migrantes africanos de Israel para outros países ocidentais tinha sido anunciado esta segunda-feira, mas o primeiro-ministro israelita suspendeu-o poucas horas depois.
Faixa de Gaza

Número de palestinianos mortos sobe para 17

Morreu mais um palestiniano vítima dos disparos que aconteceram durante os protestos na sexta-feira, na Faixa de Gaza. Faris al-Raqib, de 29 anos, foi atingido no estômago.
Faixa de Gaza

Vídeo. Jovem baleado na Faixa de Gaza

378
Um vídeo mostra um jovem palestiniano a ser atingido mortalmente durante os protestos na Faixa de Gaza, na sexta-feira. O exército israelita diz que os vídeos são "fabricados" e "editados".
Conflito Israelo-palestiniano

Teremos sempre Israel?

484
Depois do voto na AR sobre a Catalunha como vai agir o parlamento perante a crise em Gaza? O "realejo de disparates" vai continuar a ser dirigido pelo activismo de votos de pesar do BE e do PCP?
Faixa de Gaza

Gaza: Irão acusa Israel de "massacre selvagem"

O Irão condenou o "massacre selvagem de um grande número de palestinianos por forças militares racistas do regime sionista". Os confrontos já fizeram 16 mortos e 1.400 feridos.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina lamenta que ONU não condene "massacre"

121
O embaixador da Palestina na ONU, Riyad Mansour, manifestou-se dececionado com o facto de o Conselho de Segurança não ter condenado o que chamou de "massacre hediondo" de manifestantes em Gaza.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)