268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Israel

Exportações

Portugal retoma exportações de animais para Israel

Israel tinha suspendido temporariamente este processo na sequência de uma irregularidade num dos lotes. Em causa estava um lote de ovinos registados como machos, mas que continha algumas fêmeas.
Jerusalém

Desfile em Jerusalém sem incidentes graves

Na resposta a este desfile, que celebra a soberania israelita sobre a Cidade Santa, na data que os israelitas consideram de reunificação, os palestinianos em Gaza responderam com balões incendiários.
Faixa de Gaza

Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo foi quebrado. Israel lançou um ataque aéreo na Faixa de Gaza após, dizem os israelitas, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. Não haverá feridos.
Israel

Biden felicita novo Governo de Israel

O Presidente dos EUA felicitou o novo Governo de Israel e manifesta vontade de cooperar para promover "segurança, estabilidade e paz para israelitas, palestinianos e todos os povos da região".
Israel

Fim de ciclo em Israel: Netanyahu deixa de ser PM

Depois de 12 anos como primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu deixará de ser o chefe do executivo. Será substituído por Naftali Bennett. É uma mudança histórica no país.
Israel

Israel suspende exportações de animais de Portugal

1998
Portugal não pode exportar animais vivos para Israel. Em causa está uma irregularidade num lote que continha algumas fêmeas, sendo que a exportação de animais com destino a Israel visa apenas machos.
Câmara Municipal Lisboa

Embaixada de Israel nega ter dados de ativistas

O Comité de Solidariedade com a Palestina afirmou que a partilha de dados pela Câmara com embaixadas "é uma rotina", denunciando que situação idêntica ocorreu em 2019 com a Embaixada de Israel.
Câmara Municipal Lisboa

Comité Palestina: partilha de dados é "rotina"

O CSP divulgou uma troca de mensagens de correio eletrónico, na qual a Câmara refere que "sempre que um país é visado pelo tema de uma manifestação", a sua representação diplomática é informada.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa deu detalhes de manifestações a Israel /premium

883
Em 2019, a propósito de um protesto pró-Palestina, a autarquia assumiu que a prática era habitual e já ocorrera com a China e com a Venezuela — mesmo que os protestos não fossem perto das embaixadas.
Israel

1.º país a proibir comércio de peles para moda

131
O Ministério do Ambiente israelita informou que "o comércio de peles de animais, importação e exportação, vai ser proibido, exceto para necessidades de investigação, educação e tradições religiosas".
Israel

Cratera engole vários carros em Jerusalém

410
Vários carros foram engolidos por cratera que apareceu subitamente num parque de estacionamento de um hospital em Jerusalém, Israel. Não houve feridos. Incidente foi captado por câmaras de segurança.
Israel

Israel polarizado nos últimos dias de Netanyahu /premium

Polarização extrema faz temer aumento da violência em Israel. Devido a coligação improvável e até contraditória, Netanyahu radicaliza estratégia, mas os seus 12 anos no poder estão a chegar ao fim.
Médio Oriente

Secretas "operam nos esgotos das sociedades"

178
O antigo correspondente do El País em Jerusalém entende que todos os serviços secretos recrutam informadores no submundo. E considera que a Mossad "é como mais uma infantaria" de Israel.
Israel

Netanyahu. Coligação contra si é "enorme fraude"

Para o primeiro-ministro israelita, coligação de Bennett resulta "da maior fraude eleitoral em democracia". Likud continua a reunir apoios para minar esforços da coligação contra Netanyahu.
Israel

Netanyahu quer travar novo Governo /premium

Primeiro-ministro pode estar a poucos dias de ser afastado do poder e joga os últimos trunfos, acenando com o medo e acusando o seu ex-aliado Naftali Bennett de se ter “vendido” aos políticos árabes.
Noticiário

8h. Acordo em Israel. Quem sucede a Netanyahu?

Ideia é o governo de coligação funcionar de forma rotativa. Líder ultraconservador de direita deve ser o primeiro a assumir os destinos do país durante dois anos. É o fim de uma era?
Noticiário

7h. Acordo histórico Israel. O fim de Netanyahu?

Oito partidos da oposição juntaram-se para derrubar o primeiro-ministro no poder há 12 anos. Em Portugal, Rui Rio acusa o governo de Costa de incompetência e diz que PSD vai ganhar com isso.
Israel

Israel. Oposição anuncia Governo sem Netanyahu

308
O partido liderado pelo islâmico Mansour Abbas formalizou o seu apoio ao projeto de coligação anti-Netanyahu, o que permitiu eliminar um dos últimos obstáculos para a formação de um novo Governo.
Coronavírus

Israel vê ligação entre vacina Pfizer e miocardite

391
O Ministério da Saúde de Israel confirmou, segundo a agência Reuters, que encontrou um pequeno número de casos de inflamação cardíaca – miocardite – entre pessoas inoculadas com a vacina da Pfizer.
Conflito Israelo-palestiniano

O cessar-fogo entre Israel e o Hamas 

O presidente egípcio Al-Sisi demonstrou que o Cairo não só ainda conta como um ator no palco do Médio Oriente, como se tornou no interlocutor chave para os Palestinianos da Faixa de Gaza.
Israel

O fim de Netanyahu? Lapid e Bennett aproximam-se

Bennett diz que coligação das direitas está fora de questão e que o seu partido não se vai juntar ao Likud de Netanyahu. “É uma mentira completa.” Netanyahu acusa-o de dar o golpe do século.
Mundo

O interminável conflito israelo-palestiniano

Em muitos aspectos, os israelitas parecem criar ou, pelo menos, piorar os seus próprios problemas. Se a segurança é o objectivo final, os israelitas parecem cada vez mais longe de o poder alcançar.
Mundo

The Israeli-Palestinian question

In many ways Israelis seem to create or at least worsen their own problems. If Israeli security is their ultimate aim they appear to be further and further away from achieving that. 
Nações Unidas

ONU pede 95 milhões para reconstrução palestiniana

Lynn Hastings diz que o plano de emergência é para ser aplicado nos próximos três meses e que beneficiará um milhão de pessoas, vítimas do conflito entre o movimento islâmico Hamas e Israel.
Resposta Pronta

Gaza. "Cessar-fogo não é o fim do conflito"

Cessar-fogo entre Israel e Hamas: objetivo é "condicionar ajuda humanitária" na Faixa de Gaza e "não pôr fim ao conflito". A análise da investigadora Marta Silva, que sugere "vontade política" à UE.
Faixa de Gaza

Israel e Hamas reúnem-se no Cairo sobre tréguas 

Ismail Haniyeh, chefe político do Hamas, vai encabeçar a delegação presente no Cairo "nos próximos dias" para "conversar sobre a estabilização do cessar-fogo em Israel e na Faixa de Gaza". 
Israel

Cisjordânia. Missão é controlar palestinianos

O antigo paraquedista das forças especiais de Israel frisa que a ocupação israelita começou em 1967 e é um controle militar sobre outro povo. "Eu chamo-lhe uma ditadura militar".
Conflito Israelo-palestiniano

EUA querem reconstruir Gaza sem ajudar o Hamas  /premium

Antony Blinken comprometeu-se com a reconstrução de Gaza e defendeu que "israelitas e palestinianos merecem igualmente o direito a viverem em paz e segurança".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Solução de dois Estados ainda é possível? /premium

Processo de paz está num impasse. Maioria dos palestinianos e dos israelitas já não acredita na solução de dois Estados para resolver o conflito e ninguém vislumbra uma alternativa num futuro próximo.
Conflito Israelo-palestiniano

Em Israel e em Gaza também se luta com propaganda /premium

103
Nas redes sociais multiplicam-se fotografias de crianças nos destroços de Gaza. Algumas reais, outras nem tanto. O fenómeno não é novo num conflito que tem matado inocentes dos dois lados.
Médio Oriente

Delegações egípcias já monitorizaram cessar-fogo

Israelitas e palestinianos comunicaram aos enviados egípcios o seu compromisso "incondicional" com o acordo, cujos pormenores ainda não foram divulgados.
Conflito Israelo-palestiniano

Guerras em que as pessoas são usadas como armas /premium

303
Não podemos deixar os inimigos da democracia e os seus idiotas úteis manipular os termos da discussão, como nos casos dos ataques a Israel e da invasão de Ceuta.
café europa

UE deve tomar partido entre a Palestina e Israel?  /premium

Será que a Palestina está a caminho de se tornar num novo Tibete? Ou seja, uma causa trágica sem fim à vista e que passou de moda. Claramente a Europa não consegue tomar uma posição coesa e forte.
Sociedade

Porquê, sempre os judeus?

793
Continuamos a assistir por todo o mundo a uma onda de antissemitismo crescente, onde comunidades judaicas são perseguidas e uma vaga de ódio se instala na internet. Sempre foi fácil acusar o judeu.
Médio Oriente

AI pede à ONU para apurar responsáveis do conflito

Amnistia Internacional pede à ONU que sejam apuradas responsabilidades por meio de "mecanismo de investigação" sobre o conflito israelo-palestiniano que se tem agravado nos últimos dias.
Médio Oriente

BE acusa posição do Governo sobre Médio Oriente 

O deputado do Bloco de Esquerda atirou ao ministro dos Negócios Estrangeiros e deixou claro: "Num genocídio, numa limpeza étnica, numa ocupação militar, não há um confronto entre partes iguais".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel anuncia cessar-fogo unilateral em Gaza

224
O anúncio do cessar-fogo era esperado, uma vez que Telavive e o Hamas já tinham anunciado a intenção de chegar a este acordo, apesar dos bombardeamentos na Faixa de Gaza que continuaram.
Médio Oriente

Gaza. Morreram 227 palestinianos e 12 israelitas

Eleva-se para 227 o número de palestinianos mortos no enclave de Gaza desde o início do conflito, a 10 de maio. Do lado israelita morreram 12 pessoas.
Israel

Miguel Sousa Tavares e Israel /premium

1493
Um homem que compara Israel à Alemanha nazi não se limita a dar-nos uma analogia grotesca. Mostra, para lá da sombra de uma dúvida, que aterradoramente lhe falta qualquer sensibilidade para a história
Atualidade

Gaza. Imagens do conflito mais violento desde 2014

Israel e a Faixa de Gaza têm sido palco de vários bombardeamentos nos últimos 10 dias. Já morreram mais de 200 pessoas. Um vídeo para perceber o que desencadeou a escalada de violência.
Médio Oriente

Hungria: "Israel tem direito a defender-se"

1918
"Israel foi atacado por uma organização terrorista. Israel tem direito a defender-se. Rejeitamos todas as posições que responsabilizam Israel pela atual situação", disse o secretário de Estado.
Fact Check

Imagem mostra ataques de Gaza contra Israel?

A premissa não é improvável nesta fase de escalada dos conflitos entre Palestina e Israel, e com as ofensivas do Hamas a partir da Faixa de Gaza. Mas a imagem mostra o contrário: Gaza sob ataque.
Fact Check

Ronaldo posou com cartaz de apoio à Palestina?

A verdadeira imagem foi tirada em 2011 quando Cristiano Ronaldo ainda jogava no Real Madrid. No cartaz, lia-se "Todos con Lorca", localidade espanhola abalada nesse ano por um terramoto.
Israel

Israel admite "derrotar" Hamas se dissuasão falhar

412
Benjamin Netanyahu explicou que o que o Estado hebreu tenta fazer ao movimento islâmico Hamas é: "diminuir as suas capacidades, os seus meios terroristas e a sua determinação".
Estados Unidos da América

EUA criticam comentários do Presidente turco

233
O porta-voz do Departamento de Estado também qualificou as observações de Erdogan de "repreensíveis", tendo este acusado Biden de "escrever história com sangue nas mãos" por apoiar Israel.
Israel

Egito envia ajuda humanitária a Gaza 

"O Egito disponibilizará 500 milhões de dólares para a reconstrução na Faixa de Gaza depois dos acontecimentos recentes, com empresas egípcias para realizar os trabalhos", disse presidência egípcia.
Médio Oriente

Em defesa de Israel /premium

385
De um lado há um governo que protege os seus cidadãos como fazem as democracias. Do outro, um movimento que usa a população para fins políticos, como os regimes totalitários, transformando-a em mártir
Israel

Ao Cabrita como ao Hamas perdoa-se tudo o que faz /premium

638
Agora que penso nisso, será que, além do armamento roubado de Tancos encontrado a mais na Chamusca, não houve material de guerra português adicional a reaparecer na Faixa de Gaza?
Médio Oriente

UE exige cessar-fogo imediato no Médio Oriente

984
A tomada de posição da União Europeia tem como primeiro objetivo "proteger os civis e garantir pleno acesso humanitário a Gaza", depois das elevadas baixas dos últimos dias. Hungria absteve-se.
Médio Oriente

EUA não são obstáculo dentro da ONU

O chefe da diplomacia norte-americana insistiu que o seu governo continua empenhado numa diplomacia "muito intensa", mas "discreta", recordando os inúmeros apelos aos seus homólogos.
António Costa

Costa: Israel tem de parar ataques "imediatamente"

1042
Costa está presente na Cimeira para o Financiamento das Economias Africanas e alertou para a necessidade de terminarem os confrontos entre Israel e o Hamas. PM falou ainda de Moçambique.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. De quem é a culpa? Ligue 910024185

Quem é que tem mais responsabilidades na guerra entre o Hamas e Israel desta vez? E como se sai deste ciclo vicioso da violência? Entre em em direto no Contra-Corrente e dê a sua opinião.
Turquia

Turquia acusa Biden de ter sangue nas mãos

"O senhor está a escrever a História com as mãos ensanguentadas", declarou o presidente turco dirigindo-se a Joe Biden sobre o seu apoio a Israel. Criticou ainda venda de armas ao país.
Médio Oriente

Gaza sem mortes na última noite. Ataques continuam

620
Ataques entre Israel e o Hamas continuam, apesar dos apelos da comunidade internacional para um cessar-fogo. António Costa exige que Israel "pare imediatamente" com ataques a Gaza.
Palestina

Mundo está "calado" e sabe qual é "a solução"

469
Nassim Khalayel gosta "tanto" de viver em Portugal e considera que, "infelizmente", o Governo português está a usar dois pesos e duas medidas. Sabe "quem é o agressor e quem é a vítima".
Médio Oriente

Biden expressa "apoio" a cessar-fogo a Netanyahu

O presidente dos EUA e primeiro-ministro de Israel falaram ainda sobre o “progresso das operações militares de Israel contra o Hamas e outros grupos terroristas em Gaza”.
Israel

Bloco quer sanções internacionais contra Israel 

1374
As sanções contra Israel são a” única forma de parar o governo israelita, neste momento, pela defesa importantíssima dos Direitos Humanos e das vidas que estão a ser perdidas em Gaza”.
Palestina

Egito disponibiliza hospitais para palestinianos

O Egito forneceu 223 profissionais de saúde em três hospitais no norte do Sinai, que têm uma capacidade de 369 camas, das quais 81 são para cuidados intensivos.
Estados Unidos da América

Biden vai conversar de novo com Netanyahu

"Falarei com o primeiro-ministro dentro de horas e terei mais coisas a dizer depois dessa conversa", disse Joe Biden, deixando em aberto a possibilidade de lançar um pedido de cessar-fogo.
PCP

Médio Oriente. Posição de Portugal "não é boa"

144
"O povo palestiniano quer é paz, quer a sua pátria. Israel quer alargar a sua influência geoestratégica. Creio que não é saudável nem boa a posição do Governo português", explica Jerónimo de Sousa.
Médio Oriente

Israel e Hamas querem vitória antes de cessar-fogo /premium

292
Violência entre Israel e Hamas entrou na segunda semana, com a morte de 200 palestinianos e dez israelitas. Analistas dizem que ambos os lados querem cessar-fogo, mas não abdicam de declarar vitória.
Palestina

Organizações palestinianas convocam greve geral

"Empresas, escolas, universidades e escritórios nos territórios ocupados" estão convocados para encerrarem portas na sequência do apelo do partido nacionalista Fatah.
Conflito Israelo-palestiniano

Como Israel interceta 90% dos rockets em segundos /premium

364
A "Cúpula de Ferro" tem origem na guerra do Líbano de 2006 e consegue intercetar a maioria dos rockets. Em poucos segundos o sistema determina se mísseis vão cair em zonas habitadas ou não.
Israel

A nova realidade: o fim do conflito Israelo-Árabe

O que se joga hoje no Médio Oriente é todo o xadrez da região e uma guerra que opõe os Estados Árabes ao Irão. Falta saber o que farão para conter o Hamas e qual será a posição da Administração Biden.
Resposta Pronta

Amnistia. "Atacar civis é crime de guerra"

261
Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional em Portugal, pede ao Governo que lidere a União Europeia na condenação dos conflitos, mas duvida da "eficácia de Augusto Santos Silva".
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Aviões israelitas lançaram novos ataques

113
Pela segunda semana, continuam ataques em Gaza. Israel acusa Hamas de se esconder atrás de civis e promete "força total" nos ataques. Conselho de Segurança da ONU ainda não apela ao fim do conflito.
Conflito Israelo-palestiniano

Dez palestinianos mortos por soldados de Israel

Soldados usaram balas e gás lacrimogéneo contra manifestantes. Hezbollah diz que um dos seus militantes foi morto na fronteira entre Israel e o Líbano. Dez mil palestinianos deixaram casas em Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Tensão em Gaza. 10 perguntas e respostas /premium

250
Escalada de tensão começou em Jerusalém, passou para a Faixa de Gaza e continua a agravar-se nas cidades israelitas, aprofundando problemas que se prolongam há décadas. O que levou a tudo isto?
Médio Oriente

Novos bombardeamentos em Gaza

1444
Depois de uma noite de bombardeamentos — cerca de 450 mísseis atirados durante 40 minutos —, esta manhã houve novo raide das forças israelitas. Desde 2ª já se contam mais de 100 mortos e 800 feridos.
Israel

3 rockets lançados desde o Líbano contra Israel

O exército israelita já confirmou esta informação e fonte militar libanesa disse que unidades das forças armadas do Líbano foram deslocadas para a zona desde onde foram lançados os projéteis.
Israel

TV transmite ao vivo multidão a atacar árabe

968
Homem foi arrastado do seu automóvel e espancado, mesmo depois de ter caído no chão, tendo ficado gravemente ferido. Ataque aconteceu em Bat Yam, subúrbio de Tel Aviv.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas anuncia disparo de rocket sobre aeroporto

Os voos com destino ao aeroporto Ben Gurion, em Telavive, tinham sido desviados para o aeroporto de Ramon por causa de rockets lançados esta semana. Agora, o alvo foi o aeroporto de Ramon.
Israel

Israel desvia voos devidos a conflito

Os aviões vão ser dirigidos para o aeroporto de Ramon, perto de Eilat, no sul de Israel, disseram as autoridades aeroportuárias. A decisão não afeta, de momento, os voos para fora.
Israel

Israel usará "força crescente" contra Hamas

"Eliminámos comandantes do Hamas e isto é apenas o início", advertiu, horas depois de um ataque seletivo do Exército e dos serviços de inteligência para abater altos comandos militares das Brigadas.
Estados Unidos da América

EUA condena disparos de Gaza contra Israel

O chefe da diplomacia norte-americana disse que os "palestinianos e israelitas merecem níveis iguais de liberdade, dignidade, segurança e prosperidade" e lamentou "a perda de vidas" nos últimos dias.
Jerusalém

Jerusalém. Biden falou ao telefone com Netanyahu

"Tive uma conversa com Bibi Netanyahu. A minha esperança é que a situação seja resolvida o mais depressa possível, mas Israel tem o direito de se defender quando "rockets" são disparados", diz Biden.
Israel

Israel anuncia novo ataque contra Gaza

Tensão entre Israel e Palestina continua: as forças israelitas indicaram ter "concluído uma série de ataques, que atingiram casas de responsáveis" do movimento de resistência Hamas.
Israel

ONU "profundamente preocupada" com Israel

"Condenamos toda a violência e toda a incitação à violência, assim como as divisões étnicas e as provocações" afirma a ONU, sobre o aumento da violência em Israel e nos territórios palestinianos.
Israel

Israel: 130 alvos do Hamas e 15 militantes mortos

286
O porta-voz do exército disse estarem "na fase inicial da nossa resposta contra alvos militares em Gaza". O primeiro-ministro israelita já alertou que vai "intensificar" os ataques contra o Hamas.
Jerusalém

Abbas condena "ataque brutal" em Jerusalém 

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana considerou Israel "responsável" pelos confrontos que causaram centenas de feridos e pediu "uma intervenção imediata da comunidade internacional".
Jerusalém

Centenas de feridos em confrontos com polícia 

302
Pelo menos 305 palestinianos ficaram feridos devido confrontos com a polícia israelita na Esplanada das Mesquitas — entre os quais 21 polícias. Sete dos feridos estão em estado grave.
Israel

Israel avisa que não permitirá protestos violentos

Benjamin Netanyahu avisa que não permitirá protestos violentos em Jerusalém, após duas noites de fortes confrontos entre a polícia e manifestantes palestinos na Cidade Santa.
Jerusalém

Erdogan exorta mundo islâmico a proteger Jerusalém

317
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apelou especialmente aos países islâmicos a que atuem para pôr fim aos "ataques de Israel" contra os palestinianos em Jerusalém Oriental.
Israel

Jerusalém. Sobe para 181 o número de feridos

Há uma semana que estão a acontecer diariamente manifestações, marcadas por confrontos com a polícia israelita, no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Leste. UE pede ação "com urgência".
Israel

EUA pedem a Israel para evitar maior violência

103
Preocupação de Washington está sobretudo relacionada com os eventuais despejos das famílias palestinianas dos bairros de Jerusalém Oriental, "muitas das quais lá vivem há gerações".
Israel

Confrontos entre polícia israelita e palestinianos

Dois palestinianos ficaram feridos nuns confrontos que o porta-voz da polícia israelita disse terem sido "violentos", na Esplanada das Mesquitas, o terceiro local mais sagrado do Islão em Jerusalém.
Israel

Festival. Dez menores entre os 45 mortos

Festival religioso termina em 45 mortos por esmagamento em multidão que tentava abandonar o recinto. Lista provisórias dá conta de dez menores entre as vitimas. Investigam-se falhas de segurança.
Israel

45 mortos em peregrinação judaica em Israel

102
A debandada provocou pelo menos uma centena de feridos. As circunstâncias exatas que levaram ao acidente não são para já conhecidas. Netanyahu decretou luto nacional no domingo em memória das vitimas.
Palestina

Só há eleições palestinianas se Israel permitir

Os rumores sobre a realização ou não das eleições surgiram há várias semanas. "Se dentro de uma semana Israel aceitar a realização de eleições em Jerusalém como em 2006, haverá eleições", disse Abbas.
Coronavírus

Cientista de Israel explica sucesso do país

O sistema de comunicação e informação permitiu prever quando os serviços de saúde iriam atingir o limite e ainda aconselhar o Governo quando foi preciso um confinamento imediato.
Israel

Tráfico humano. Israel adere à Convenção Europeia

Israel aderiu à Convenção do Conselho da Europa sobre o Combate ao Tráfico de Seres Humanos, tornando-se o primeiro país não europeu a assinar aquele acordo.
Israel

Netanyahu apela à calma após confrontos

Numa reunião de urgência dos responsáveis pela segurança, evocou o agravamento da violência, após terem sido lançados na noite de sexta-feira para sábado cerca de 30 'rockets' a partir de Gaza.
Violência

Jerusalém. Confrontos com 105 feridos e 44 detidos

Tratam-se dos confrontos mais violentos em Jerusalém nos últimos anos e eclodiram na sequência de uma marcha do movimento judeu de extrema-direita Lahava, um grupo hostil aos palestinianos.
Israel

Míssil lançado da Síria atinge Israel

149
O exército israelita disse que o míssil atingiu a região de Negev e as sirenes de ataque aéreo soaram perto de Dimona, onde se encontra o reator nuclear. Israel retaliou e atacou posições sírias.
Conflitos

Livro revela recente operação israelita em Teerão

O investigador e jornalista Eric Frattini escreveu um livro, em que revela os detalhes de uma das últimas operações da Mossad, que teve como alvo Moshen Fakhrizadeh, físico e cientista iraniano.
Coronavírus

Máscara na rua deixa de ser obrigatória em Israel

132
Apesar do levantamento de restrições, máscara continua a ter de ser usada em espaços fechados e é recomenada na rua quando há muita gente reunida. Escolas secundárias reabrem.
Irão

Produção de urânio a 60% por "maldade" israelita

O Irão justificou a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao "terrorismo nuclear" e à "maldade" israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo.  
Estados Unidos da América

EUA dizem não ter atacado central nuclear no Irão

A porta-voz da Casa Branca assegurou que os EUA não estiveram envolvidos no ataque à central nuclear iraniana. Envolvimento do país colocaria em risco o regresso ao acordo nuclear internacional.
Armamento Nuclear

Irão acusa Israel de "terrorismo nuclear"

Uma unidade de produção de urânio enriquecido — material necessário à produção de armas nucleares — foi alvo de ataque no Irão. Israelitas terão tido um papel na ofensiva.
Estados Unidos da América

Pentágono. Compromisso blindado com Israel

Chefe do Pentágono, general Lloyd Austin, chegou a Israel na primeira visita oficial de um alto funcionário da nova administração e diz que os EUA mantém o compromisso "blindado" com o estado judeu.
Israel

Israel. Homenagem a vítimas do Holocausto

Os transportes públicos e os automóveis particulares pararam nas ruas e nas autoestradas e as pessoas que se encontravam nas ruas ficaram paradas rendendo homenagem às vítimas do regime nazi.
Coronavírus

Apesar das vacinas, o Chile volta a confinar

Excesso de confiança em relação às vacinas e desconfinamento precipitado levou Chile a entrar na pior fase da pandemia apesar de ter uma das campanhas de vacinação mais bem sucedidas do mundo.
Irão

Navio iraniano atacado no Mar Vermelho

Ataque não causou vítimas. Irão diz que o MV Saviz serve para combater a pirataria, mas adversários dizem que é usado para enviar armas para o Iémen. Ataque coincidiu com reunião sobre acordo nuclear.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu promete Governo "forte" em Israel

"Tudo farei para que Israel saia da espiral das eleições", afirmou Netanyahu, após as quartas eleições em menos de dois anos e que não garantiram um vencedor claro.
Israel

Israel. Netanyahu designado para formar governo

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, foi novamente designado pelo presidente Rivlin para formar governo, depois de ter vencido as eleições de 23 de março com 30 lugares no parlamento.
Atualidade

Cruzes em capela de Jerusalém não são "graffiti"

Antes da pandemia, não se tinha conseguido estudar em profundidade a capela de Santa Helena, em Jerusalém. Durante séculos pensou-se que as cruzes nas paredes eram graffiti, mas foram obra de artesãos.
Israel

Netanyahu acusa procuradores de golpe

Netanyahu disse que o processo contra ele ameaça minar a vontade dos eleitores do país, e diz que "uma tentativa de golpe é parecida com isto".
Joe Biden

EUA. Cisjordânia está "ocupada" por Israel 

É um facto histórico que Israel ocupou a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e os montes Golã depois da guerra de 1967", disse esta quarta-feira o porta-voz da diplomacia americana Ned Price.
Fact Check

Só Israel obriga mulheres a fazer serviço militar?

São poucos, mas há mais Estados com serviço militar obrigatória para mulheres. A Coreia do Norte e a Eritreia também também o têm, para homens e para mulheres.
Coronavírus

Mais de metade da população em Israel vacinada

Israel, país com 9,2 milhões de habitantes que realiza desde final de dezembro a mais intensa campanha de vacinação no mundo, saiu progressivamente do seu terceiro confinamento no início de fevereiro.
Israel

Sucesso na vacinação não bastou para Netanyahu /premium

Netanyahu esperava que imagens de um país a regressar ao normal fossem suficientes para chegar à maioria, mas eleitores não ficaram convencidos. Impasse político pode continuar em Israel.
Resposta Pronta

Eleições em Israel: "Algo está podre"

Israel realiza as quartas eleições legislativas em dois anos. Marta Silva, investigadora sobre Israel, alerta para "a falta de alternativas políticas". Novas eleições? "São muito prováveis"
Israel

Impasse político ganha força em Israel 

Netanyahu diz que os israelitas querem um “governo de direita estável e forte”, mas maioria no Knesset pode escapar. Até que sejam divulgados resultados finais, todos os cenários estão em aberto.
Israel

Israel revoga viagem de ministro palestiniano

Decisão interpretada como represália contra ministro pelo seu envolvimento na investigação do Tribunal Penal Internacional por alegados crimes de guerra de Israel e de grupos armados palestiniano.
Coronavírus

Bares e abraços. A vida dos vacinados em Israel /premium

1729
Um português, dois brasileiros e vários israelitas contam ao Observador como voltaram à vida normal em Israel depois de serem vacinados. Há muita euforia, mas nem tudo é perfeito.
Coronavírus

Israel. Impedida de dar aulas por recusar vacina

858
Uma professora foi impedida de continuar a dar aulas por ter recusado apresentar prova de vacinação. Queixa-se de ser pressionada para ser vacinada contra as suas crenças. Tribunal deu razão à escola.
Israel

Israel. Milhares manifestam-se contra Netanyahu

Milhares de israelitas manifestaram-se em Jerusalém para exigir a demissão de Benjamin Netanyahu, frente à residência oficial do primeiro-ministro cessante.
Cristianismo

Israelitas encontram fragmentos de textos bíblicos

1268
As dezenas de novos manuscritos do Mar Morto foram encontrados durante as investigações da Autoridade Israelita de Antiguidades na Judeia e datam do período entre o século III A.C. e o século I D.C..
Coronavírus

Em Israel, faz-se a festa e brinda-se "à Pfizer"

5059
Reportagem do Financial Times em Tel Aviv relata a vida "de volta ao normal" em Israel, com restaurantes e bares cheios de pessoas que erguem os copos para brindar "à Pfizer".
Coronavírus

Israel. Crianças vacinadas sem efeitos secundários

No país com a maior cobertura vacinal do mundo já começam a surgir relatórios sobre a aplicação da vacina também em menores de idade. Crianças entre os 12 e os 16 com doenças graves foram vacinadas.
Igualdade de Género

Israel. Violência contra mulheres aumentou 250% 

As queixas mensais de violência contra mulheres em Israel aumentaram 250% em 2020, num contexto de restrições devido à pandemia do novo coronavírus. A desigualdade de género também aumentou.
Coronavírus

Israel reabre restaurantes. Prioridade a vacinados

918
Israel deu hoje o passo mais importante da sua desaceleração pós-vacinação com a reabertura de cafés, bares e restaurantes, relaxando as restrições. Medidas dão prioridade aos cidadãos vacinados
Tribunal Penal Internacional

EUA "firmemente contra" investigação do TPI

Os Estados Unidos opõem-se "firmemente" à abertura de um inquérito pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre presumíveis crimes, imputados sobretudo a Israel.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu critica Tribunal Penal Internacional

O primeiro-ministro israelita considera que o Tribunal Penal Internacional "virou-se contra o povo judeu", no seguimento da decisão de abrir um inquérito sobre crimes de guerra cometidos na Palestina.
Palestina

Procuradora do TPI abre inquérito sobre Palestina 

A procuradora assinala que a investigação será conduzida "de forma independente, imparcial e objetiva, sem medo ou favorecimento". Israel opôs-se firmemente a qualquer investigação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo falou com Presidente de Israel sobre Covid

Marcelo Rebelo de Sousa e Reuven Rivlin falaram sobre a Covid-19, a vacinação, "as relações bilaterais e a situação geopolítica global", por telefone. Já tinha havido uma "recente troca de mensagens".
Relações Internacionais

Irão rejeita ter explodido um navio israelita 

"A fonte dessa acusação é a menos credível que existe". Teerão refuta a responsabilidade da explosão avançada por Israel e diz que não deixará "o regime de ocupação em Jerusalém" intimidar a região.
Israel

Israel: Irão pode ser responsável por explosão

O ministro da Defesa israelita disse que o Irão pode ser responsável pela explosão que atingiu esta semana um navio de Israel no golfo de Omã.
Israel

Tensão em Israel após decisão de doar vacinas

Benny Gantz solicitou em carta ao chefe do executivo uma reunião "sem demora" do Gabinete de Segurança israelita para rever a decisão de doar vacinas contra a Covid-19 a países aliados.
Coronavírus

Israel suspende doações de excedentes da vacinas

Honduras, Hungria e República Checa. Estes eram alguns países que Israel tencionava doar vacinas. Contudo, o ministério da Justiça congelou o processo, dizendo que vacinas são "ativos nacionais".
Coronavírus

Vacina da Pfizer com 94% de eficácia em Israel

O estudo é o primeiro a analisar os resultados da vacinação no "mundo real". Com uma amostra de 1.2 milhões de pessoas, as conclusões apontam para uma eficácia de 94% em todas as faixas etárias.
Coronavírus

Israel. Lei permite identificar não vacinados

O Ministério da Saúde está autorizado a comunicar às autoridades do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a Covid-19. É válido por três meses ou até que a pandemia termine.
Coronavírus

Israel anuncia recolher obrigatório durante Purim 

O governo de Benjamin Netanyahu decretou o recolher obrigatório entre as 18h30 e 5h00 entre quinta-feira e sábado. O Purim de 2020 contribuiu para a primeira vaga do país em 2020, segundo cientistas.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu só voltará a tribunal após eleições

Indiciado por suspeitas de corrupção, o primeiro-ministro israelita só voltará ao tribunal de Jerusalém já depois das eleições legislativas antecipadas de 23 de março.
Israel

Israel fecha praias após derrame de petróleo

Israel fechou as praias mediterrânicas dias após um derrame de petróleo em alto-mar ter depositado toneladas de alcatrão ao longo de 160 quilómetros de costa, num dos "piores desastres do país".
Coronavírus

Covid-19. Tratamento contra falta de ar é seguro

4101
O ensaio clínico foi desenhado para avaliar a segurança. Adicionalmente, os doentes reportaram melhoria dos sintomas. Os investigadores garantem que o fármaco é barato e fácil de produzir.
Meteorologia

Tempestades de neve atingem Mediterrâneo Oriental 

169
Tempestades, vagas de frio, neve, chuva e vento forte atingem o Mediterrâneo e oferecem cenários raros de neve em países como a Grécia, Turquia, Israel, Líbano, Síria e Líbia.
Coronavírus

Feto de 25 semanas morre infetado com Covid-19

279
Um feto de 25 semanas morreu infetado com Covid-19 em Israel. Médicos apontam que há "grande probabilidade" de ter sido devido à doença. Mãe de 29 anos teve sintomas e apela à vacinação das grávidas.
Coronavírus

Palestina acusa Israel de barrar vacinas para Gaza

350
Autoridades palestinianas queriam transportar 2 mil doses de vacinas entre a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, mas Israel está a bloquear a autorização. Há debate sobre troca de vacinas por prisioneiros.
Coronavírus

Covid-19. Com vacinas, a "magia começou" em Israel

2884
A vacinação em Israel, o país com mais vacinados per capita no mundo, está a começar a surtir efeito. Junto à população com mais de 60 anos, casos diminuem para metade e há menos 36% de internamentos.
Estados Unidos da América

Montes Golã "continuarão israelitas", diz Israel

O gabinete do primeiro-ministro israelita declarou que os montes Golã “continuarão israelitas”, em resposta ao comentário do secretário de Estado norte-americano.
Resposta Pronta

Judo. Atletas vão para Israel "em voos charter"

Mesmo com as restrições à circulação, a Federação Portuguesa de Judo garante a presença portuguesa no Grand Slam de Telavive. "Israel arranjou uma solução: os atletas vão em voos charter"
Judaísmo

Antisemitismo e a responsabilidade institucional

154
Nada distingue a congressista que diz que os Rothschild têm um laser para incendiar a Califórnia do capitão de abril para quem os judeus, por dominarem as finanças mundiais, são os primeiros vacinados
Judaísmo

Bulldogs sionistas. A polémica de capitão de abril

822
Sousa Castro, capitão de abril, acusou os judeus de comprarem vacinas por dominarem economia. Embaixador de Israel em Lisboa acusou-o de antissemitismo. Polémica chegou lá fora.
Israel

Netanyahu reclama inocência em caso de corrupção 

O primeiro-ministro de Israel enfrenta pena de prisão por fraude e quebra de confiança em três casos de corrupção. É a primeira vez em Israel que um chefe de Governo em funções é julgado.
Coronavírus

Israel começa a sair do confinamento

2335
Cabeleireiros reabertos, clientes de volta às lojas e passeios que podem exceder um quilómetro de distância de casa: Israel começou a sair do seu terceiro confinamento desde o início da pandemia.
Coronavírus

Israel. Infeções em maiores de 60 reduziram 46% 

1426
Analistas acreditam que esta redução se deveu à vacina. Internamentos de doentes com mais de 60 anos também caíram 34%. Cerca de 80% dos utentes nessa faixa etária já foram vacinados.
Israel

À espera da segunda visita de Marcelo

Esperamos que ela se concretize, logo que a pandemia o permita, de forma a que também se cumpra a promessa de visita para a inauguração da futura praça Aristides de Sousa Mendes.
Coronavírus

Israel já está a vacinar jovens contra a Covid-19

1110
Com a maior taxa de vacinação do mundo, Israel incluiu a faixa etária dos 16 aos 18 anos nos grupos a serem imunizados. O objetivo é que os estudantes regressem às escola e possam realizar os exames.
Emirados Árabes Unidos

Emirados vão instalar embaixada em Tel Aviv

Governo dos Emirados Árabes Unidos vai instalar uma embaixada em Tel Aviv, Israel, sem adiantar a data de abertura, cinco meses após terem sido estabelecidas as relações entre os dois países.
Coronavírus

Israel. Reclusos palestinianos vão ser vacinados

Autoridades prisionais israelitas anunciaram este domingo que a vacinação rápida contra a covid-19 que vai ser feita a reclusos, incluirá os palestinianos que cumprem penas.
Síria

Síria. Número de mortos por ataques sobe para 40

O número de militares sírios e milícias aliados mortos na madrugada desta quarta-feira num novo ataque aéreo israelita à região de Deir al Zur aumentou para 40 e o número de feridos para 37.
Israel

Ataques aéreos de Israel causam 57 mortes na Síria

Pelo menos 57 soldados e combatentes pró-regime foram mortos em ataques aéreos de Israel. As incursões israelitas mataram 14 membros do regime e 43 combatentes integrados nas milícias do Irão.
Coronavírus

Israel já vacinou 17%. País todo vacinado em março

616
Israel, que tem população de 9 milhões de pessoas, já vacinou mais de 1,5 milhões. Governo garante que até março toda a gente (com mais de 16 anos) estará inoculada contra o coronavírus.
Coronavírus

Israel vacina em drive-in num estádio de futebol

Israel tem a campanha de vacinação mais rápida do mundo, com 10% da sua população vacinada. O país terá pago mais pela encomenda à Pfizer e instalou centros de vacinação em estádios e escolas.
Fact Check

Homem morre de ataque cardíaco após vacina?

261
Título de peça jornalística está a ser partilhado como se houvesse uma relação entre a morte de um homem de 75 anos e a administração da vacina contra a Covid-19. Mas as autoridades recusam-no.
Israel

Governo de Israel cai e já há eleições marcadas

O parlamento israelita aprovou a sua própria dissolução, após problemas na coligação entre os dois partidos do governo. As novas eleições estão agora marcadas para 23 de março.
Marrocos

Marrocos e Israel iniciam relações diplomáticas

Acordo foi mediado pelos EUA e pôs fim a décadas de costas voltadas. É o quarto país árabe a aproximar-se de Israel devido à diplomacia americana. Soberania sobre Saara Ocidental foi o fator central.
Coronavírus

Israel ultrapassa os 1.800 contágios diários

Os novos casos detetados no país elevaram o número de pacientes ativos para 13.949, 315 dos quais em estado grave e 102 em estado crítico.
Israel

Parceiro de Governo apoia dissolução do Parlamento

O apoio de Benny Gantz à moção da oposição é encarado como uma forma de pressão sobre Netanyahu. Se for aprovada, a dissolução do parlamento implicará a realização de novas eleições em Israel.
Irão

Dez anos de ataques a cientistas no Irão /premium

A morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh-Mahabadi junta-se a uma década de ataques a cientistas e instalações nucleares iranianas, atribuídos a Israel, que podem dificultar regresso do acordo nuclear.
A página está a demorar muito tempo.