Israel

Benjamin Netanyahu

Israel lança campanha de purificação feminina

O objetivo é fomentar o micvê, o banho pós-menstrual, após o qual as mulheres podem voltar a ter contacto com os maridos. O governo de Israel começou uma campanha para "tornar o ritual mais atrativo".
Estados Unidos da América

EUA. Congressistas impedidas de entrar em Israel

331
Trump pediu publicamente que congressistas conhecidas por posições críticas de Israel fossem proibidas de lá entrar. Israel acedeu, mas acabou por permitir a Tlaib que vá visitar a avó — ela recusa.
Arqueologia

Encontradas peças que provam história bíblica

752
Uma missão arqueológica em Jerusalém encontrou pontas de lanças, joias, cestos e lâmpadas da invasão feita pelo Império da Babilónia, de Nabucodonosor, durante o ano de 586 a.C.
Literatura

Israel recupera arquivos de Kafka 10 anos depois

Quando lutava contra a tuberculose, o escritor judeu checo Franz Kafka, autor de "O Processo" e "A Metamorfose", pediu ao seu amigo Max Brod para destruir todas as suas cartas e escritos.
Israel

Israelita. Esquerda unida para fazer cair PM 

O conservador Benjamin Netanyahu falhou na formação de governo e apenas conseguiu eleger 35 deputados. Partidos de esquerda formam coligação com vista à formação do Campo Democrático.
Palestina

Israel inicia demolição de casas palestinianas

167
Sur Baher acordou com centenas de soldados israelitas à porta. A vila palestiniana enfrenta uma série de demolições, depois de 7 anos numa batalha legal contra Israel, que não quer casas junto ao muro
Benjamin Netanyahu

Israel ameaça Hezbollah com "resposta devastadora"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reagiu à entrevista de sexta-feira do líder do Hezbollah, Hassan Nasralla, que disse que o seu grupo é capaz de atacar qualquer ponto de Israel.
Brasil

O que comeram Bolsonaro e o embaixador de Israel?

330
Jair Bolsonaro almoçou com o embaixador de Israel, mas a fotografia oficial mostra os pratos (mal) censurados. No prato poderia estar marisco — proibido para os judeus.
Israel

Israel faz ameaça velada ao Irão

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, colocou-se nesta terça-feira em frente a um caça F-35 e afirmou que o avião poderia alcançar qualquer país do Oriente Médio, incluindo Irão e Síria.
Irão

Israel pede "sanções imediatas" ao Irão

236
O primeiro-ministro de Israel pediu às potências mundiais que apliquem "sanções imediatas" ao Irão assim que for ultrapassado o nível de enriquecimento de urânio previsto pelo acordo nuclear.
Acidentes de Aviação

Avião perde a roda em descolagem na Alemanha

441
O Boeing 737-400 da Electra Airways aterrou de emergência em Telavive. Voos no aeroporto foram cancelados e foram mobilizadas 100 ambulâncias caso a aterragem corresse mal.
Jerusalém

Quinze palestinianos feridos em Jerusalém

Quinze palestinianos ficaram feridos no sábado na sequência de confrontos com a polícia. É a terceira noite consecutiva de violência após a morte a tiro de um palestiniano de 20 anos.
Exposições

Bragança recebe maior exposição de Zadok Ben-David

Bragança segue-se a Sidney, Los Angeles e Seul como anfitriã da exposição "People I saw but never met". A mostra será composta por 4 mil silhuetas de homens e mulheres em alumínio e inox.
Israel

Mulher de Netanyahu usou dinheiros públicos

450
A mulher do primeiro-ministro israelita foi considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém.
Jerusalém

Milhares em desfile de orgulho gay em Jerusalém 

2.500 polícias vigiaram o desfile de cerca de 10.000 pessoas em Jerusalém. O grande rabino de Jerusalém exigiu sem sucesso que fossem removidas as bandeiras de orgulho gay da população.
Jerusalém

Irão manifesta-se em força no "Dia de Jerusalém" 

O apoio ao povo palestiniano perante a ocupação israelita e a rejeição do plano de paz dos EUA são as motivações que levaram os centenas de milhares de irarianos a sair à rua no "Dia de Jerusalém".
Israel

Netanyahu sem aliados. Israel volta a eleições

Depois de conseguir uma vitória nas últimas legislativas (mas curta, tendo eleito o mesmo número de deputados que o segundo partido mais votado), o partido de Netanyahu não conseguiu formar governo.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel reabre pontos de passagem com Gaza

Israel reabriu os pontos de passagem com a Faixa de Gaza, uma semana depois de terem sido encerrados devido à escalada de violência, anunciou um porta-voz do Ministério da Defesa.
Faixa de Gaza

Gaza. Civis sem restrições de movimento

Depois dos confrontos dos últimos dois dias que mataram 23 palestinianos, entre os quais duas crianças e duas mulheres grávidas, o cessar-fogo em Gaza parece estar a ser cumprido.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos aceitam cessar-fogo com Israel

No confronto que foi considerado o de maior escalada de violência desde 2014, os líderes palestinianos em Gaza acordaram cessar-fogo com Israel. Donald Trump anunciou todo o seu apoio a Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

EUA: Israel "tem todo o direito de se defender"

Secretário de Estado dos EUA classificou de "muito séria" nova escalada de violência, em que morreram, até agora, três civis israelitas e nove palestinianos, entre os quais um bebé de 14 meses.
Conflito Israelo-palestiniano

Cerca de 50 foguetes lançados de Gaza para Israel

709
Ainda não foi anunciado se o ataque palestiniano fez vítimas mas a força aérea israelita ripostou com um ataque a duas rampas de lançamento de foguetes.
Cartoon

PM israelita fala de cartoon de António

359
Benjamin Netanyahu denunciou o que disse ser o aumento do antissemitismo no mundo, e deu como um dos exemplos o cartoon do autor português António.
Israel

Plano de paz israelo-palestiniano está pronto 

153
Anúncio de Jared Kushner surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro israelita anunciou que pretende dar o nome de Donald Trump a um novo colonato nos montes Golã.
Estados Unidos da América

Bernie Sanders diz que governo de Israel é racista

Sanders em declarações sobre Israel afirmou "que agora é dirigido por um, ouso dizer, governo racista de direita" e que Netanyahu está tratar o povo palestiniano de forma "extremamente injusta".
Israel

Israel fecha passagens de Gaza e Cisjordânia

Israel fechou esta noite os corredores com a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, um encerramento que manterá por oito dias, para a celebração da Páscoa judaica.
Israel

Presidente pede a Netanyahu que forme governo

O líder do Partido Likud tem 28 dias para chegar a um acordo com seus parceiros para formar o governo israelita. Principal objetivo é a resolução do conflito com os palestinianos.
Festival Eurovisão da Canção

Roger Waters: "Madonna deve ler Direitos Humanos"

1.578
Para o músico, atuar em Israel é apoiar o "apartheid, a limpeza étnica, o aprisionamento de crianças, o abate de manifestantes desarmados". Waters apela aos artistas que não participem no festival.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão. Palestina contra concurso em Israel 

417
Segundo os artistas palestinianos, Israel pretende utilizar as atuações de artistas internacionais para branquear crimes do país contra a Humanidade. É o segundo apelo, já subscrito por israelitas.
Israel

Israel. Opositor de Netanyahu reconhece derrota

"Respeitamos a decisão do povo", afirmou Benny Gantz, presidente da lista centrista Azul e Branco que esperava conseguir formar uma coligação e suceder a Netanyahu no cargo.
Israel

Israel. Partido com 4% pode decidir governo

Depois de os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz empatarem nas eleições israelitas, as atenções viram-se para um partido com 5 deputados, Yisrael Beytenu, que pode decidir quem forma governo.
Israel

Netanyahu declarado vencedor

167
Com 97,4% dos votos contados, Benjamin Netanyahu foi declarado vencedor das legislativas. Porta-voz do partido de Benny Gantz reconhece derrota.
Israel

Israel. Netanyahu e Gantz clamam vitória 

As sondagens à boca das urnas não indicam um claro vencedor nas legislativas de Israel. No entanto, ambas as candidaturas já reclamaram a vitória. E Netanyahu fez mesmo um discurso de vitória.
Israel

O plano do Likud que envolvia 1200 câmaras ocultas

Manhã de eleições em Israel marcada pelo plano do partido de Netanyahu de introduzir câmaras em assembleias de voto, que motivou queixa do Comité Eleitoral. Principais candidatos já votaram.
Israel

Israel. Netanyahu tenta 5ª eleição

As mesas de voto abriram esta terça-feira em Israel para as eleições que vão determinar se o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, permanece no poder.
Israel

Os obstáculos à reeleição do todo-poderoso "Bibi"  /premium

Se Benjamin Netanyahu for reeleito, pode ultrapassar Ben-Gurion como o político israelita mais duradouro. Mas pela frente tem um general popular — e escândalos de corrupção que o podem deitar abaixo.
Israel

Turquia condena irresponsabilidade de Israel

Numa entrevista televisiva, Netanyahu promete anexar partes da Cisjordânia se for reeleito. "As democracias ocidentais vão reagir ou vão continuar a apaziguar?", perguntou o porta-voz de Erdogan.
Israel

Netanyahu anexará Cisjordânia se for reeleito

361
Benjamin Netanyahu promoveu a expansão das colónias nos seus quatro mandatos como primeiro-ministro, mas até agora absteve-se de apresentar uma visão detalhada da Cisjordânia.
Papa Francisco

Jerusalém, a cidade três vezes santa /premium

385
Para o Papa Francisco e para o Rei de Marrocos, Jerusalém deveria ser uma cidade de paz e lugar de encontro para os fiéis das três grandes religiões monoteístas.
Brasil

Jair Bolsonaro diz que nazis eram de esquerda

1.349
"Aquele que se esquece de seu passado está condenado a não ter um futuro", escreveu Jair Bolsonaro, no livro de visitas do Museu do Holocausto (Yad Vashem), em Jerusalém.
Brasil

Escritório em Jerusalém é sinal aproximação

Num evento com empresários israelitas, Jair Bolsonaro disse que a abertura de um escritório comercial em Jerusalém indica que o relacionamento próximo do Brasil com Israel "veio para ficar".
Festival Eurovisão da Canção

Madonna vai atuar na Eurovisão em Israel

351
A artista norte-americana, a viver em Portugal, vai atuar na Eurovisão, em maio, em Israel. O representante português, Conan Osíris, recebeu vários pedidos para boicotar o festival.
Israel

Jornal israelita acusa Likud de manipulação

Segundo o jornal, foi criada uma rede de contas no Twitter para "promover os temas defendidos por Netanyahu e do partido Likud" e difundir "propaganda", "mentiras" e "calúnias" contra a imprensa.
Brasil

Palestina critica delegação em Jerusalém

121
O anúncio foi feito no primeiro dia da visita de Jair Bolsonaro a Israel. O Presidente brasileiro já tinha prometido seguir os passos dos EUA. Delegação será uma extensão da embaixada em Telavive.
Brasil

Bolsonaro recebido por Netanyahu em Telavive

Jair Bolsonaro já está em Telavive para uma visita a um país que disse admirar em repetidas ocasiões. Num gesto pouco habitual, Benjamin Netanyahu recebeu-o no aeroporto.
Faixa de Gaza

Sobe para quatro o número de mortos em Gaza

Os quatro jovens palestinianos morreram atingidos por disparos do exército israelita, durante os protestos que decorrem na fronteira que separa Gaza de Israel desde sexta-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Dois mortos nas manifestações na fronteira de Gaza

Subiu para dois o número de mortos nas manifestações na fronteira entre Gaza e Israel. De acordo com fontes palestinianas, entre as vítimas está um menor atingido pelos disparos do exército israelita
Conflito Israelo-palestiniano

33 palestinianos feridos durante protestos

246
Autoridades palestinianas dizem que ferimentos foram causados por tiros israelitas. 30.000 palestinianos estarão concentrados ao longo da cerca que separa o território israelita de Gaza.
Festival Eurovisão da Canção

Boicotes a Israel e a Ocupação

1.209
Com chuvas de rockets ou sem elas, Israel continuará a viver e a celebrar uma das sociedades mais tolerantes, livres e felizes do mundo. E organizará um Festival da Eurovisão cheio de cor e alegria.
Irão

EUA. Presidente do Irão defende resistência

O Presidente do Irão realçou que a posição dos Estados Unidos relativamente aos Montes Golã "viola os regulamentos internacionais e defendeu uma resistência por pate dos cidadãos.
Festival Eurovisão da Canção

40 artistas pedem a Osíris que boicote Eurovisão

1.709
Para os assinantes da carta, Conan Osíris marcar presença no concurso "seria ignorar o cerco ilegal que Israel mantém a 1,8 milhões de palestinianos em Gaza, negando-lhes os direitos mais básicos".
Israel

ONU discute montes Golã em reunião de urgência

O Conselho de Segurança reúne de urgência para analisar o conflito sobre os Golã, a pedido da Síria que exige a restituição do território anexado por Israel e contesta o reconhecimento pelos EUA.
Israel

Hamas anuncia cessar-fogo com Israel

O movimento islâmico Hamas anunciou um cessar-fogo entre os grupos armados palestinianos da Faixa de Gaza e Israel, mediado pelo Egito, após um novo pico de tensão em torno da Palestina.
Israel

Israel bombardeia Faixa de Gaza

449
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tinha prometido, durante uma visita a Washington, uma resposta "com força" a um ataque com rockets realizado a Israel.
Mundo

Morreu o espião israelita que capturou Eichmann

207
Com uma vida dedicada à causa israelita, Rafi Eitan morreu aos 92 anos. O famoso espião foi o responsável pelo julgamento de um dos principais mentores do Holocausto, Adolf Eichmann.
Israel

Netanyahu encurta visita aos EUA devido a ataque

O primeiro-ministro israelita reduziu a duração da visita aos EUA devido ao ataque desta segunda-feira. Disse que se vai encontrar com Trump e que voltará a Israel "para dirigir as operações".
França

França rejeita anexação dos montes Golã a Israel

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês lembrou que o Golã "é um território ocupado por Israel desde 1967", pelo que a França não pode reconhecer a anexação israelita de 1981.
Donald Trump

Trump. Soberania de Israel sobre Montes Golã

Contra o consenso internacional, Donald Trump reconheceu que o território disputado entre Israel e Síria deve estar sob o controlo israelita. Netanyahu visita os Estados Unidos na próxima semana.
Extrema Esquerda

O ódio a Israel é uma estupidez perigosa /premium

3.177
Desde que as geringonças tornaram os esquerdistas respeitáveis, o seu ódio a Israel também se tem feito respeitável, como se vê no caso da Eurovisão. Convém dizer que é uma estupidez perigosa.
Festival Eurovisão da Canção

Onde se foi meter Conan Osiris…

345
O que não é claro do movimento que apela ao boicote é se defende o fim da ocupação e dos colonatos ou o fim do Estado de Israel. Se podemos concordar quanto ao primeiro, não podemos tolerar o segundo.
Segurança

Os zombies dos smartphones já têm ajuda. Luminosa…

Quem não presenciou já alguém que, de tão concentrado que estava na mensagem que escrevia no telemóvel, nem se apercebeu do poste em que bateu de cabeça ou do lago em que caiu. Pois bem, já há ajuda.
Israel

Candidato de extrema-direita banido de eleição

Michael Ben Ari fez várias declarações contra cidadãos israelitas árabes, que acusa de serem "inimigos internos". Tribunal decide por larga maioria o seu afastamento. Ministra da Justiça contesta.
Nova Zelândia

Porque veio o atirador ao Convento de Cristo? 

2.971
A origem do Convento está ligada à presença da Ordem dos Templários na Península Ibérica, responsável por expulsar os muçulmanos da Europa. O atirador da Nova Zelândia visitou este monumento. Porquê?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)