Histórico de atualizações
  • E pronto, ficamos por aqui. Ficámos a saber os 23 jogadores que a seleção nacional terá no Europeu e que, lá para o meio, estará Renato Sanches, o menino de 18 anos do Benfica para quem a época de sonho, portanto, vai continuar.

    O estágio da seleção nacional começa a 23 de maio, próxima segunda-feira, e o primeiro de três encontros de preparação para a competição joga-se a 29 de maio, no Estádio do Dragão, contra a Estónia. Até lá, cá estaremos para lhe ir escrevendo e falando sobre o que aí vem. Obrigado por nos ter acompanhado aí desse lado. Boa tarde e um bom resto de semana.

    Aqui fica de novo a lista, para lhe avivar a memória:

    Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Olympique Lyonnais) e Eduardo (Dinamo Zagreb).

    Defesas: Cédric Soares (Southampton), Vieirinha (Wolfsburgo), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahce), Ricardo Carvalho (AS Monaco), José Fonte (Southampton), Eliseu (Benfica) e Raphaël Guerreiro (Lorient).

    Médios: William Carvalho (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (AS Monaco), Adrien Silva (Sporting), João Mário (Sporting), André Gomes (Valência) e Renato Sanches (Benfica).

    Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Fenerbahce), Ricardo Quaresma (Besiktas), Rafa Silva (Sporting de Braga) e Éder (Lille).

  • O que vamos fazer para os jogadores se sentirem bem no estágio? “A primeira semana é de regime de livre, de 23 até 28. Os jogadores não estão em hotel, concentrados. Podem estar sozinhos, acompanhados, não tenho nada a ver com isso. Treinos são diários, mas fazem o que quiserem depois disso. É uma primeira semana sem a carga psicológica do estágio. Depois disso, nas outras semanas, o que vamos dar é dias e noites livres. Mas muitas não, para não dançarem muito. Mas podem ir a casa, estar com as famílias. Mas a ideia é que os jogadores possam descomprimir antes de partirmos para França. Isto vai funcionar com rigor, aplicação, concentração, mas também alguma liberdade”, explica Fernando Santos.

  • Convocar mais do que 23 para estágio, é mau ou bom? “Cheguei a convocar 25 jogadores na Grécia, no Euro. Mas quando tiras dois jogadores, a ambição caí no grupo, treina-se pior. Foi uma experiência nada positiva. No campeonato do mundo, quando só escolhi 23, o estágio correu melhor. E se correu bem, não vou alterar nada. Se pudesse levar mais, levava. Mas não posso.”

    Esta é uma seleção mais inexperiente que as anteriores? Fernando Santos responde: “Diz-me que dez jogadores nunca participaram numa fase final. É verdade. Mas alguns já participaram ao nível da formação. Há aqui uma mistura clara da experiência com a irreverência própria da juventude. Portugal tem futuro. E o futuro passa por ter ambição de ganhar.”

  • Falando do apoio em França, com muitos emigrantes nas bancadas: “Nós vamos ter 11 milhões de pessoas a apoiarmos. E isso é importante para que o nosso sonho se concretize.”

  • Os adversários no Euro. Primeiro nós, depois eles. “Nós, primeiro, analisámos o que podíamos melhorar na nossa equipa. E depois observámos detalhadamente a Islândia, a Áustria e a Hungria. Sabemos as suas características, como é que jogam e o que podemos explorar nos jogos deles. Mas primeiros temos que pensar onde podemos, nós, melhorar e trabalhar. Quando se aproximar o Europeu e a fase final, vamos trabalhar adversária a adversário, pois têm dinâmicas diferentes. Tudo isso se trabalha nos treinos.”

  • Até onde é possível chegar em França? “Eu acredito, os jogadores acreditam, que podemos chegar à final e vencer. Portugal não é favorito. Não temos essa presunção. Mas temos a ambição de lutar por esse objetivo. Queríamos chegar em primeiro lugar no apuramento e agora queremos chegar em primeiro no Europeu. Os jogadores, se os ouvirem a falar, também dizem isso. Dizem os que estão convocados e os que não estão. Temos os pés nos chão, sabemos que temos qualidade para defrontar qualquer adversário.”

  • Laterais ou extremos? “Tendo jogadores com as características do Vieirinha e do Raphael Guerreiro, que são jogadores que atuam mais à frente nos seus campeonatos, são jogadores que em determinados jogos podem jogar mais à frente. A convocatória também teve em conta a polivalência dos jogadores.”

  • Os escolhidos por Fernando Santos, em vídeo

    [jwplatform P7NIPewY]

  • Sobre a preparação nos estágio antes do Euro: “A questão física é muito importante. O que vamos procurar é, no treino, conseguir treinar as estratégias e fazer a recuperação física dos atletas. Não basta ter a tática bem definida se não tivermos a cabeça e o corpo fresco para poder trabalhar o resto.”

  • Ainda sobre Tiago, um dos grandes ausentes da convocatória de Portugal, ele que só recentemente voltou à competição no Atlético de Madrid: “Custa muito não levar alguns jogadores. Mas as convocatórias são assim mesmo: não se pode agradar a todos.”

  • O selecionador, sobre as alternativas ao convocados: “Estes são aqueles que acredito que vão estar no Euro. Mas ainda há jogadores a competir e as lesões acontecem. Esperamos que não. Mas monitorizámos 40 jogadores e temos alternativas até ao Euro.”

  • Sobre Bernardo Silva, lesionado para três semanas: “Um dos fatores em análise na convocatória foram as lesões. E o Bernardo Silva entrou nesta análise.”

  • Tiago ausente? “Nós monitorizámos mais de 40 jogadores. Os jogos que fizeram, as lesões que tiveram. Houve vários jogadores que aqui não estão por várias razões.” Quanto à tática, 4-4-2 ou 4-3-3: “Contra a Bulgária e a Bélgica ficou claro que não há um plano A ou B. Temos uma forma de defender e atacar. Vamos ter avançados, mas nenhum fixo. Mas é o próprio jogo que vai difinir como vamos jogar. Estamos mais próximos de um 4-4-2.”

  • Os 23 convocados para o Europeu

    Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Olympique Lyonnais) e Eduardo (Dinamo Zagreb).

    Defesas: Cédric Soares (Southampton), Vieirinha (Wolfsburgo), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahce), Ricardo Carvalho (AS Monaco), José Fonte (Southampton), Eliseu (Benfica) e Raphaël Guerreiro (Lorient).

    Médios: William Carvalho (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (AS Monaco), Adrien Silva (Sporting), João Mário (Sporting), André Gomes (Valência) e Renato Sanches (Benfica).

    Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Fenerbahce), Ricardo Quaresma (Besiktas), Rafa Silva (Sporting de Braga) e Éder (Lille).

  • Fernando Santos sobre Renato Sanches: “Quero deixar uma palavra de gratidão a todos os jogadores que ajudaram na qualificação e não vão estar presentes no Europeu. Quanto ao Renato Sanches, todos os jogadores que aqui estão foram escolhidos depois de muita ponderação. São vinte e três. Não vou aqui destacar nenhum jogador individualmente. Temos que pensar que estes são os eleitos.”

  • Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Fenerbahce), Ricardo Quaresma (Besiktas), Rafa Silva (Sporting de Braga) e Éder (Lille).

  • Médios: William Carvalho (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (AS Monaco), Adrien Silva (Sporting), João Mário (Sporting), André Gomes (Valência) e Renato Sanches (Benfica).

  • Defesas: Cédric Soares (Southampton), Vieirinha (Wolfsburgo), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahce), Ricardo Carvalho (AS Monaco), José Fonte (Southampton), Eliseu (Benfica) e Raphaël Guerreiro (Lorient).

  • Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Olympique Lyonnais) e Eduardo (Dinamo Zagreb).

  • Aí está ele. Fernando Santos já chegou, venham daí os convocados.

1 de 2