“O Natal é quando o Homem quiser” e a Microsoft quis reforçar esta ideia com o evento Christmas in September (Natal em setembro). Neste evento que decorreu esta sexta-feira em Lisboa, mostraram o que será lançado a tempo da época festiva, com a Acer, ASUS, HP e Lenovo como parceiras. No entanto, as estrelas foram a nova Xbox One S e os inovadores HoloLens.

Os HoloLens são óculos de “realidade misturada” (termo que começa agora a ser introduzido na área por misturar os conceitos de realidade virtual e realidade aumentada) que permitem ao utilizador interagir com hologramas “projetados” no espaço físico. Foram, indiscutivelmente, o produto mais esperado esta manhã.

A meio do evento ouviu-se o tradicional “Ho-Ho-Ho!” Ao desviar as atenções para a porta de entrada encontramos um velho barbudo vestido de vermelho e branco em pleno mês de setembro. Sem grandes inibições, o Pai Natal chega-se à frente e entrega a Eduardo Vieitas, diretor executivo da IT People Innovation (empresa que trabalha em conjunto com a Microsoft no desenvolvimento deste projeto), uma grande caixa embrulhada. Lá dentro estavam os HoloLens.

Numa demonstração ao vivo, o responsável da IT People Innovation demonstrou como poderá ser o futuro. A primeira aplicação portuguesa desenvolvida para o sistema holográfico permite transformar o espaço em que nos encontramos numa outra casa ou estrutura arquitetónica, permitindo fazer uma visita guiada (virtual, claro) ao espaço. Este pode ser o futuro do ramo imobiliário e até, quem sabe, uma maneira de revolucionar as estruturas/monumentos históricos mais degradados pelo tempo, comentou Eduardo Vieitas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além desta aplicação, existem já alguns hologramas desenvolvidos para os óculos da Microsoft que tornam o ambiente mais animado e divertido, com bonecos a dançar, cães, gatos e mais uns quantos amigos holográficos.

A aplicação que foi testada posteriormente pela imprensa foi um jogo que abrangia todo o espaço envolvente, onde o utilizador tinha de disparar contra escorpiões mecânicos que estavam a invadir a zona. Depois do teste realizado ficámos com a sensação que o projeto está a seguir um bom caminho, tendo em conta o pouco que existe ainda disponível nesta área da computação – apesar de ainda precisar de alguns ajustes, por exemplo, quando em contacto com luz direta. A resposta é quase imediata e, durante o jogo, assim que era feito o comando de dedos correto, o processamento da informação era quase automático, por exemplo, para disparar um laser contra o escorpião.

Christmas in September Christmas in September

Segundo Eduardo Vieitas o lançamento oficial dos HoloLens está pensado “para daqui a uns cinco ou seis anos”, mas já pode ser adquirida uma versão experimental.

O segundo maior destaque foi a nova consola da marca, a Xbox One S, com um design mais compacto que a anterior e com maior poder gráfico e de processamento. O comando também ganhou um novo formato e é totalmente sem fios, permitindo ainda ligar a quase todos os computadores com Windows 10. Foi introduzida uma nova função no sistema de jogos da marca que vai permitir guardar o processo em várias plataformas. O utilizador pode agora iniciar o jogo na consola e continuar mais tarde no computador, unificando assim os dois mundos.

Além da versão clássica, em branco, vão existir outras duas versões, uma dedicada ao jogo Battlefield e outra ao Gears of War.