Entrevista
Entrevista

"Negociação do OE não tem a profundidade anterior" /premium

Líder parlamentar comunista admite diferenças na negociação com o novo Governo. Confessa que o PCP avançou para as reuniões do Orçamento nos mínimos e fala da sucessão de Jerónimo: "Não é tabu".
Lançamentos

"Bucólicas": um mundo idealizado por Vergílio

285
O poema com pastores eruditos que citam Teócrito e Calímaco é um repositório de temas tão diversos como a expropriação de terras ou o amor. A primeira grande obra de Vergílio tem uma nova tradução.
Entrevista

Resolução "apressada" do BES foi "péssima decisão" /premium

599
Em entrevista, Artur Santos Silva pede uma solução rápida para o Novo Banco, que continua a acumular prejuízos. É uma das "histórias tristes" da banca – outra foi a gestão "deplorável" na Caixa.
Entrevista

Elefante Branco. "Aos 30, esquece, já eram velhas” /premium

1634
Foi porteiro da boîte por 22 anos e nunca falou sobre isso. Agora, Manuel Ribeiro conta tudo em livro. A jornalista que o escreveu tem recebido telefonemas de figuras públicas: "Têm medo de aparecer".
Corrupção

"Réus podem recorrer até morrerem de velhos" /premium

10408
Álvaro Santos Pereira alerta para a possibilidade de os arguidos dos casos BPN, Marquês e BES poderem morrer antes do trânsito em julgado. E defende a execução de penas após duas decisões judiciais.
Google

E se em 90 minutos conseguisse ter mais confiança? /premium

Esteve em Lisboa, na Web Summit, e lembrou a importância de dedicar um dia por semana a fazer a diferença. Falámos com Anna Vainer, a mulher que a partir da Google criou o projeto #IamRemarkable.
Perfumes

Erwin Creed: "Um frasco bonito não faz um perfume"

Erwin é o sexto numa dinastia de alfaiates e perfumistas que, em tempos, conquistou a confiança de reis e imperadores. Hoje, as fragrâncias da Creed estão entre as mais cobiçadas do mundo.
Entrevista

Carlos Moedas: "A geringonça estagnou as reformas" /premium

865
Com o fim do mandato como comissário europeu, Carlos Moedas volta agora a Portugal. Em entrevista a Maria João Avillez, critica a geringonça, defende as virtudes da UE e fala do seu futuro no PSD.
Entrevista

"Problemas para o Governo não virão de Belém" /premium

1229
Presidente da AR já meteu papéis para a reforma e quer gozá-la depois deste mandato, diz em entrevista ao Observador. E acredita que não será de Belém que virão os maiores problemas para o Governo.
Entrevista

"Juros baixos são maus para jovens sem pais ricos" /premium

135
David Miles, ex-membro do Banco de Inglaterra, avisa em entrevista que juros baixos podem ser "tóxicos" e colocam umas gerações em vantagem face às outras. E quem não tem pais ricos fica prejudicado.
Beleza e Bem Estar

"Fizemos das sobrancelhas uma questão diária"

São a cara da Benefit, marca fundada em 1976 por outras duas irmãs, Jean e Jane. Dos anos 70 para os dias de hoje, muito mudou na indústria da beleza. O Observador falou com as herdeiras.
Entrevista

Magnata dos media? "Comigo é para ganhar dinheiro" /premium

Faria negócio com Trump, acha que Costa e Rio se complementariam e não tem "medo de ser o patrão". A primeira grande entrevista de Mário Ferreira depois de se saber da oferta da Cofina pela TVI.
Entrevista

Maria Gambina: "Deixem-me estar no Porto" /premium

O nome Maria Gambina funde-se com a história da moda nacional. No Porto, a criadora fala do passado, do regresso à passerelle e de uma carreira marcada pela experiência e por uma identidade forte.
Estilo de Vida

"É alarmante. Corremos o risco de morrer sentados"

1642
Deixámos de ser caçadores para sermos capturados por um estilo de vida sedentário e perigoso. Estar sentado muito tempo é um risco para a nossa saúde, reforça o autor de "Alteração Primata".
Entrevista

"Sempre mantive Sócrates à distância de um braço" /premium

374
Do "Soares New Look" à Netflix, com passagem pelo "Bando dos Quatro", pela zanga com Pulido Valente, e por um encontro com o antigo primeiro-ministro num elevador. A última entrevista do Artigo 38.
Moda

Gianvito Rossi, o príncipe dos sapatos italianos

Em 2006, seguiu as pisadas do pai e criou a sua marca. Esquivo e perfecionista, calça hoje as maiores celebridades do mundo. Numa passagem por Lisboa, conversámos com o príncipe dos sapatos italianos.
PSD

Candidato ao PSD? "Falta o que não depende de mim" /premium

416
Quer disputar as diretas do partido mas, ao Observador, Miguel Morgado admite "não ter conseguido reunir os meios" necessários. E não "esconde" que Montenegro é quem mais se afasta de Rui Rio.
Escritores

"Somos o mesmo animal independentemente da década" /premium

Donald Ray Pollock deixou o emprego que tinha numa fábrica de papel para se tornar escritor. Hoje conta com três livros publicados e a certeza de ter descoberto o que quer fazer para o resto da vida.
Nutrição

Pedro Graça: “O sal mata mais do que o açúcar” /premium

179
Pedro Graça esteve seis anos à frente do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável. No Dia Mundial da Alimentação, conta quais devem ser as preocupações dos portugueses quanto ao que comem
Entrevista

O transumanista que quer ser meio robô meio humano /premium

198
Zoltan Istvan concorreu à presidência dos EUA em 2016 e pensa fazê-lo em 2020. Ex-jornalista da National Geographic, acha que deve ser possível escolher quando morremos ou se queremos um 3.º braço.
Ambiente

Papeleiras investem 4 milhões em luta aos fogos

João Castelo Branco, da Navigator, falou à Lusa sobre os investimentos da indústria na prevenção de incêndios, o uso dos bio-resíduos gerados pela atividade papeleira e a neutralidade carbónica.
Legislativas 2019

Santana Lopes. "SNS tem de ser pago pelos seguros"

Pedro Santana Lopes ficou pela água, mas não escapou à 'Mini' Entrevista do Observador. Revela os planos do Aliança para a área da saúde e conta como foi cruzar-se com a campanha do PSD em Setúbal.
Legislativas 2019

"Mini" Entrevista com Pedro Santana Lopes

579
Pedro Santana Lopes ficou pela água, mas não escapou à 'Mini' Entrevista do Observador. Revela os planos do Aliança para a área da saúde e conta como foi cruzar-se com a campanha do PSD em Setúbal.
Entrevista

Europa no Médio Oriente? "Impossível até existir" /premium

Deixou a vida confortável na Califórnia e voltou ao sul do Iraque para recuperar os pântanos onde cresceu, destruídos a mando de Saddam Hussein. Prémio Goldman, Azzam pede cooperação no Médio Oriente.
Cinema

Ari Aster: "Não gosto de terror gratuito"

"Midsommar — O Ritual", de Ari Aster, é o filme de terror mais falado do ano e estreia-se esta semana em Portugal. Eurico de Barros entrevistou o realizador, também autor de "Hereditário"
Entrevista

"No 1.º torneio fui às cavalitas do meu pai"  /premium

485
João Magalhães, de 23 anos, foi 8 vezes campeão nacional de golfe. Em entrevista a Laurinda Alves, lembra como começou a jogar aos 4 anos, os tempos nos EUA e a paragem de 3 meses quando perdeu.
Entrevista

"Não falo de política com o meu irmão" /premium

1245
Em entrevista, o diretor geral de informação da Impresa lembra a fama de "menino rico" de Sócrates, conta o início da queda do GES e diz que não fala há anos sobre política com o irmão, António Costa.
Entrevista

Sair do euro. "Na próxima crise, o tema voltará" /premium

553
João Ferreira do Amaral avisa: a crise é inevitável (embora imprevisível), a dívida é ainda maior do que em 2008 e o crescimento é "insuficiente" numa zona euro que "só por milagre" daria certo.
Entrevista

Trabalhar até às 18h, 19h? "Sorry, não é natural" /premium

8958
Em entrevista, Nadim Habib diz que as empresas têm de ser geridas com mais "ciência" e "menos heroísmo". Esta é uma das (muitas) coisas em Portugal que "irritam profundamente" o professor da Nova SBE.
Entrevista

"Senti a morte de Belmiro como se fosse um amigo" /premium

Aos 73 anos, Vicente Jorge Silva lembra a relação com Marcelo no Expresso, as conversas com Balsemão e a escolha de Belmiro para lançar o Público. E admite: "Não tenho um feitio fácil".
Vichyssoise

"Não tenho medo de maiorias absolutas" /premium

2476
Secretária-geral adjunta do PS atira a Catarina Martins por dizer que o programa do BE é social-democrata: "Enganou-se redondamente". Na Vichyssoise, a adjunta de Costa do PS desdramatiza as maiorias.
Entrevista

"Na essência, programa do BE é social-democrata" /premium

7832
Em entrevista ao Observador, a líder do BE diz que nacionalização de toda a banca "não é um papão". Evita traçar "linhas vermelhas", mas tem dúvidas sobre as boas intenções de Costa.
Entrevista

"As pessoas desprezadas passaram a importantes" /premium

1360
Tânia Trindade é engenheira aeroespacial, surfista e música com ouvido puro. Criou o Bana Congo, um projeto musical que apaixonou Joss Stone, e ajuda milhares de crianças subnutridas em risco de vida.
Assunção Cristas

Se vem aí crise é melhor despachar já o governo PS /premium

425
Não quer o diabo (nem André Ventura) e, se for preciso, corta na despesa para baixar impostos. Em entrevista ao Observador, Cristas assumiu erros do CDS mas garante que a estratégia não mudou.
Assunção Cristas

"Passámos mal uma mensagem, isso é evidente"

252
Cristas em direto no Observador. Rejeitou colagem ao Basta, mas confundiu frase de Ventura com frase de Melo. Prioridade é reduzir impostos, mesmo se vier o "diabo". "Não podemos é estar à espera".
Entrevista

"Turmas? Isso é a pré-história da educação" /premium

10949
José Pacheco defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes, sem chumbos. E conseguiu fazê-lo nos anos 1970, numa escola pública — a Escola da Ponte, que hoje se tornou "turismo educacional".
Teatro

Rui Paixão, um português no Cirque du Soleil /premium

1981
Aos 23 anos, Rui Paixão é a estrela da nova produção do Cirque du Soleil, na China. É palhaço, profissão que Portugal insiste em desvalorizar. Ainda assim, sonha com o regresso a casa.
Voluntariado

"Temos medos ofensivos" para um sem-abrigo /premium

599
Abandonaram outros projetos, apaixonaram-se e ajudaram perto de 30 mil sem-abrigo na Índia. Tomás e Catarina contam a Laurinda Alves como a perspectiva muda junto de quem dorme "de cabeça no passeio".
Rádio Observador

"Não voltei à RTP por causa das minhas opiniões"

8072
O afastamento da estação pública, Salgado, BPN, os "negócios por explicar" de Luís Filipe Vieira e os outros pontos altos da entrevista de João Miguel Tavares a Camilo Lourenço na Rádio Observador.
Direito de resposta

Direito de Resposta da IURD

A IURD fez chegar ao Observador um direito de resposta ao artigo "Rosa Cullell em entrevista após o anúncio de saída da TVI: 'O segundo lugar às vezes faz bem'", publicado a 12 de julho.
Entrevista

Medicina na Católica? "Estamos prontos a avançar" /premium

3932
Com tanta falta de clínicos, o diretor da Faculdade de Medicina da Católica não percebe que objeções pode ter a Ordem à abertura do curso. E admite em entrevista: "O Google é um rival dos médicos".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Diretora do SEF. Críticas da ANA "nada beneficiam" /premium

282
Em entrevista à Rádio Observador, Cristina Gatões fala da polémica das crianças detidas no aeroporto, no tráfico de menores no futebol e nas críticas da ANA. E diz que precisa de mais 200 inspetores.
Entrevista

Portugal destino de ricos. "Pusemo-nos a jeito" /premium

228
Gilberto Jordan, do Belas Clube de Campo, pede mais benefícios fiscais para imigrantes qualificados, fala da falta de habitação em Lisboa e diz que "ouvir Catarina Martins na tv inibe o investimento".
Entrevista

“Uma criança agitada fica cega e surda" /premium

695
Terapeuta norueguesa explica que o estado de agitação tem efeitos sobre o cérebro das crianças que ficam, literalmente, cegas e surdas. Não é teimosia — simplesmente perdem a capacidade de nos ouvir.
Rádio Observador

Rui Rio "Sob Escuta". A entrevista na íntegra

O líder do PSD foi entrevistado numa edição especial do "Sob Escuta" por Miguel Pinheiro, Pedro Benevides e Rita Dinis.
Rádio Observador

Joana Carneiro nos "Imperdíveis" deste domingo

241
A maestrina Joana Carneiro conversa com Laurinda Alves sobre o poder unificador da música e o "milagre" dos quatro filhos que teve depois dos 40. Para ouvir este domingo às 11h, na Rádio Observador.
PSD

Rio: "Temos de emagrecer a Administração Pública" /premium

790
Rui Rio desfaz tabu: vai ser número 2 na lista do Porto. Em entrevista, não aponta um crítico que vá ser incluído, admite apoio a Centeno no FMI e critica guerra entre Costa e autarcas sobre fogos.
Entrevista

Costa "pinta Portugal como um país cor-de-rosa"

Para o deputado do PSD, Adão José Fonseca Silva, durante a entrevista ao Observador, António Costa esqueceu-se que durante a atual legislatura o cidadão espera e desespera por uma consulta no SNS.
Primeiro-Ministro

Costa promete alívio no IRS para classe média /premium

308
Na entrevista ao Observador, o primeiro-ministro falou do arraso do Tribunal de Contas ao Revita, da ida de Centeno para o FMI, da redução de impostos para a classe média, de Marcelo e do familygate
Startups

4 anos, 300 milhões: "A Glovo ainda agora começou" /premium

Sacha Michaud cofundou a Glovo em 2015, mas tem mais de 20 anos de experiência em tecnológicas. Em entrevista, explica como a startup chegou a 124 cidades em 4 anos e como espera ter lucro em 2 ou 3.
Vichyssoise

Negrão na Rádio Observador esta sexta-feira

O presidente da bancada do PSD no parlamento é o convidado da terceira Vichyssoise a ser servida na Rádio Observador. O programa pode ser ouvido em direto a partir das 13h.
Mário Nogueira

“No Parlamento estava capaz de os comer a todos” /premium

590
Em entrevista ao Observador, o líder da Fenprof lembra o dia em que a reivindicação da recuperação do tempo de serviço foi chumbada na Assembleia. Mas assegura: "30% já cá moram".
Bill Gates

Steve Jobs: um "imbecil" aos olhos de Bill Gates

165
Que Steve Jobs não tinha uma personalidade fácil não é novidade, mas agora é Bill Gates que diz que o criador da Apple conseguia ser "um verdadeiro imbecil" com capacidade para "enfeitiçar".
Rádio Observador

"Sempre confundi o meu trabalho com a minha vida" /premium

Os medos, as frustrações, os erros as alegrias de Miguel Guilherme. Em entrevista a Laurinda Alves, o ator conta como pensa e trabalha alguém "despenteado por dentro" para quem a vida é um "one shot".
Vichyssoise

Mota Soares rejeita liderança do CDS pós-Cristas

Quando confrontado com um dilema no programa "Vichyssoise" da rádio Observador, o ainda deputado rejeitou mais do que uma vez a hipótese de assumir a liderança do CDS.
PAN

Rádio Observador. André Silva entrevistado esta 3ª

O deputado do PAN vem à redação do Observador para uma entrevista de fundo no programa Manhãs 360. André Silva vai discutir as corridas de cães, tema que esta terça chega à Assembleia da República.
Rádio Observador

"Antes do transplante cansava-me a cortar pão" /premium

1706
Salvador Sobral fala sobre tudo numa conversa com Laurinda Alves: sobre o período em que esteve internado à espera de um transplante de coração, a Eurovisão, a mulher — e, claro, a música.
Escritores

"A TV está para nós como os romances no séc. XIX" /premium

147
Podia ser feliz em Lisboa, mas é incapaz de pôr um ponto final no longo e "complicado" casamento com Nova Iorque. Michael Cunningham, Prémio Pulitzer em 1999, está em Cascais à procura de inspiração.
Entrevista

Geringonça? "Foi nefasta para o país" /premium

2866
"Portugal faliu, goste-se ou não de dizer isto" e, agora, "parou nas reformas estruturais". Em entrevista na Rádio Observador, Pedro Soares dos Santos só não quis falar de um tema, um "tema triste".
Rádio Observador

Ouça aqui: Entrevista a Pedro Soares dos Santos

O presidente executivo da Jerónimo Martins está em direto na Rádio Observador. Ouça aqui a entrevista.
Entrevista

“Tinha vergonha de que me ouvissem a ouvir fado"

Camané mantém igual a si mesmo: na recordação dos fadistas com quem “tanto aprendeu” e na fidelidade aos que arriscaram consigo. Em entrevista a Maria João Avillez, conta a vida em vez de a cantar.
Entrevista

"Ouvia fado baixinho por causa do preconceito" /premium

100
O encontro com Amália e Maria Teresa de Noronha, os outros fadistas que o marcaram, a experimentação que vai fazendo e como pôs toda a família a cantar fado. Maria João Avillez entrevista Camané.
Entrevista

"Na Finlândia, confiamos nos professores" /premium

4330
Professores altamente formados são a pedra basilar de um sistema que quer alunos felizes, diz a Conselheira de Educação da Finlândia. Declínio recente no PISA não preocupa: "Não gostamos de rankings".
Entrevista

O português que baniu (durante dias) a Huawei /premium

José Moura está nos EUA à frente de uma das maiores associações de tecnologia, a IEEE. Suspendeu a Huawei durante dias, mas voltou atrás. Em entrevista, explica a decisão e fala sobre o 5G.
Entrevista

Máfia: "São como nós. E estão em Portugal também” /premium

602
Em “Mafia Life”, Frederico Varese revela os encontros que teve com mafiosos durante 20 anos. Falaram pouco de crime e mais sobre o mundo. “Apaixonam-se, cometem erros, têm opiniões. São como nós.”
Entrevista

Seguiu Stieg Larsson e sabe quem matou Olof Palme /premium

504
Anos antes de escrever a saga Millennium, Stieg Larsson tentou deslindar o homicídio do primeiro-ministro sueco. Jan Stocklassa seguiu as pistas que ele deixou: "Sei como e por que Olof Palme morreu".
Moda

Maria Guedes: 10 anos de Stylista e a nova marca /premium

Há 10 anos, nascia Stylista, blogue de moda e lifestyle, ainda a milhas da palavra influenciadora e dos mercados com produtos nacionais. Falámos com Maria Guedes, há uma década a viver da imagem.
Celebridades

Fátima Lopes: "A TV é uma máquina trituradora" /premium

874
Aos 50 anos, 25 passados à frente das câmaras, Fátima Lopes é um ícone da televisão. Ao Observador, falou sobre ganhar e perder, sobre egos e envelhecer. Afinal, o biquíni não escolhe idades.
Entrevista

Luísa Gueifão, a mulher por detrás do ".pt" /premium

Polémicas com ex-coordenador do centro nacional de cibersegurança, internet como bem público e gestão da DNS. Luísa Gueifão, a mulher que gere o ".pt", no Dia Mundial da Internet.
Moda

Anna-Karin Karlsson desenha os óculos das estrelas

198
Ao fim do dia, é ela a verdadeira estrela. Anna-Karin Karlsson elevou a fasquia do design de acessórios e esteve em Lisboa para apresentar a primeira coleção de joias.
China

"Este ano tem sido um começo mais difícil" /premium

111
A China quer ser uma potência em muitos domínios, mas no futebol vai ter de esperar. Quem o diz é Vítor Pereira, o treinador português que levou o Shanghai SIPG à vitória logo à primeira tentativa.
Cinema

"O dinheiro é neutro, não é bom nem é mau"

Eurico de Barros entrevistou o consagrado realizador canadiano Denys Arcand sobre o seu novo filme, "A Queda do Império Americano", já em exibição: decadência, corrupção, comédia e fuga de capitais.
Entrevista

Vídeo. Santos Silva e o "parolismo" do familygate

Sublinhando que "a ingenuidade é o pior ingrediente em política externa", o ministro dos Negócios Estrangeiros fala sobre a China, o Brexit, a NATO e o "familygate". Entrevista a Maria João Avillez.
Entrevista

"A China é nossa parceira, mas não é nossa aliada" /premium

258
O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece as chamadas de atenção dos EUA por causa da aproximação de Portugal à China, desvaloriza o "familygate" e elogia Rio. Entrevista de Maria João Avillez.
Entrevista

Nuno Santos. 10 respostas em 10 remates rápidos

O novo diretor do canal de televisão da Federação Portuguesa de Futebol aceitou o desafio de responder a um jogo rápido de escolhas simples. Da política aos media, as preferências de Nuno Santos.
Governo

Costa conta com Centeno no próximo Governo

298
O líder socialista quebra o tabu de Centeno e assume que "não há razões" para que não "prossiga funções" nas Finanças. E candidata o candidato do PS às Europeias a comissário europeu.
Associação Mutualista

"O Montepio dobrar-se a ministros? Deus nos livre" /premium

657
Montepio, maçonaria e geringonça; "secretariozecos", "padrecos" e "ministrozequitos". Na grande entrevista a Vítor Melícias, a "eminência parda" do Montepio não se furtou a tema nenhum.
Entrevista

Vídeo. Ourives “cronistas de Portugal" há 200 anos

144
Serviram reis e plebeus, ricos e menos ricos, monárquicos e republicanos. "E Nossa Senhora de Fátima também é nossa cliente”, explica Jorge Leitão, o responsável pela casa de joalharia Leitão & Irmão.
Entrevista

Dalí, Reis e Papas. Os 200 anos da Leitão & Irmão /premium

409
Jorge Leitão é quem está agora à frente da Casa Leitão & Irmão. Em dois séculos, os ourives tiveram como clientes Reis, Presidentes e Papas. E Nossa Senhora também. Entrevista de Maria João Avillez.
Entrevista

Vídeo. O melhor da entrevista a Francisco Assis

738
Diz que não conhece o pensamento político de Medina e Pedro Marques, antevê que o PS volte ao centro, admite que não é impossível vir a integrar o governo. O melhor da entrevista a Francisco Assis.
Entrevista

"Não conheço pensamento de Medina e Pedro Marques" /premium

684
A pergunta até foi sobre Medina, mas Francisco Assis fez questão de falar do seu sucessor na lista às Europeias. Não quer ser deputado por causa da "geringonça", embora lhe anteveja vida curta.
Moda

"O Portugal Fashion desconhece o que é a moda" /premium

549
No último sábado, Nuno Baltazar anunciou o fim da sua presença no Portugal Fashion, surpreendendo a própria organização. Ainda com críticas e dúvidas, o criador falou com o Observador.
Entrevista

Viúva de Escobar: "Após a violação fui sua presa" /premium

885
Viúva do narcotraficante explica em entrevista que vivia "seduzida" e pede perdão às vítimas. Agora, 25 anos depois, conta como ele a violou aos 14 anos — e espera servir de exemplo a outras mulheres.
Educação

"Crianças precisam de ficar de cabeça para baixo" /premium

7333
Terapeuta ocupacional, autora do livro "Descalços e Felizes", Angela J. Hanscom explica que nenhuma criança terá um desenvolvimento saudável se não puder andar à roda ou rebolar na relva livremente.
Entrevista

André Rieu: "Nos meus concertos entram todos"

21704
Entrevista com André Rieu, o artista que mais vezes encheu a Altice Arena. No mesmo mês tem sete concertos esgotados, quase 100 mil bilhetes vendidos e duas novas datas para novembro.
Educação

"A Finlândia está a fazer bem? Ninguém sabe" /premium

3720
Crítico do "conto de fadas finlandês", Tim Oates defende que todos cometem o mesmo erro: olham para os anos 2000 como se fosse o período do sucesso, quando é o ano do declínio da Finlândia.
Entrevista

Piñon à conversa sobre literatura "vagabunda"

Prémio Literário Vergílio Ferreira 2019 e convidada de honra das Correntes D'Escritas, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto sobre literatura e suas ramificações.
Entrevista

"Brasil não falha tanto. Machado de Assis é prova" /premium

494
A literatura como espinha da história, o cinema que dela se serve, a preparação "estética" para a morte. Homenageada em Portugal, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto.
PSD

Negrão. "Nada justificava uma moção de censura" /premium

259
Em dia de arranque das jornadas parlamentares, líder da bancada do PSD admite que "não valia a pena" investir nesse debate, anuncia sanções para deputados faltosos e diz que há "plenários a mais"
Entrevista

Soares dos Santos. O best of da última entrevista

287
Os planos de vingar sozinho no Brasil, a morte do pai, como se tornou um dos homens mais ricos do país. A entrevista de vida que o líder histórico da Jerónimo Martins deu em fevereiro ao Observador.
Entrevista

A última entrevista a Alexandre Soares dos Santos /premium

6660
A falta de rumo do país. As queixas dos políticos. A hora que tem o seu nome. E a luta contra o cancro. Alexandre Soares dos Santos morreu esta sexta-feira. Esta foi a sua última entrevista.
Cinema

"'Os Irmãos Sisters'" é sobre o amor fraternal"

O realizador de 'Nos Meus Lábios', 'Ferrugem e Osso' e 'Dheepan' falou com Eurico de Barros sobre o "western" que se estreia esta semana e lhe deu o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Veneza.
Celebridades

"Gosto do que faço e sou muito bom" /premium

3223
Cláudio Ramos falhou em todos os castings: "Porque é que nunca fiquei se sou tão bom?" A estreia nas "Noites Marcianas" (há 20 anos), o Big Brother, o dinheiro e o sucesso como comentador.
Entrevista

"Best of" da entrevista a António Lobo Xavier

Diz que a "Quadratura" lhe mudou o temperamento. Defende Marcelo e elogia Passos. Confessa que trocaria tudo para ser um guitarrista virtuoso. António Lobo Xavier em entrevista a Maria João Avillez.
Política

Lobo Xavier: "Centeno é Vítor Gaspar com açúcar" /premium

515
Confessa que mudou por causa da Quadratura do Círculo. Defende Marcelo. Lembra o PSD "glorioso" de Passos. E fala sobre temas inesperados. António Lobo Xavier em entrevista a Maria João Avillez.
Vinho

As garrafas com história de João Paulo Martins

De um Vintage Ferreira de 1958 ao branco "mais famoso do mundo", o crítico João Paulo Martins reuniu uma colheita de garrafas da sua coleção pessoal e contou as histórias que lá estão engarrafadas.
Entrevista

"Snobismos" e a arte de bem cuspir um Barca Velha

Critica o "exibicionismo" em torno do vinho, discorre sobre a arte de bem cuspir durante uma prova, partilha histórias de 30 anos de carreira. Entrevista com o jornalista de vinhos João Paulo Martins.
Vinho

"Há snobismo e novo-riquismo no vinho" /premium

3091
Um dia antes dos 65 anos, e no mês em que faz 30 de carreira, falámos com João Paulo Martins. Pioneiro na escrita de vinho, ainda tem críticas a fazer ao sector, como se de uma prova cega se tratasse.
Entrevista

"Pense: 'Uma máquina pode fazer o meu trabalho?'" /premium

153
Jim Stolze é especialista em inteligência artificial e, em entrevista, dá pistas para saber se está em risco de perder o seu emprego para um robô. Mas também diz que ela pode ajudar a salvar vidas.
CDS-PP

"Polícia desmotivada é mais suscetível a abusos" /premium

327
CDS está ao lado da polícia e não vê problemas de violência racista. Defende controlo de fronteiras, quer ocupar o espaço do anti-politicamente correto — diz que é assim que se combatem os populistas.
Televisão

"A TV é o bombo da festa de tudo o que é mau" /premium

1103
Vemo-lo todos os dias no Jornal da Noite da SIC, mas Rodrigo Guedes de Carvalho ainda tem surpresas. Uma entrevista sobre música, o disco que está a gravar, os livros, a televisão e o jornalismo.
Educação

"Argumentos estranhos" afastaram líder do IAVE /premium

187
Hélder de Sousa diz que a decisão do Governo é incoerente, mas recusa falar em interesses partidários. “Houve uma profunda mudança no paradigma da avaliação e isso foi pensado por esta equipa.”
Tecnologia

Pai do hashtag: "Fui ao Twitter e disseram-me não" /premium

114
No início ouviu, pelo Twitter, que o hashtag era "uma ideia nerd" e que "não ia funcionar". Não desistiu e deu ao mundo a ferramenta que se tornou símbolo de uma #geração. Entrevista a Chris Messina.
Entrevista

Bessa: "Diabo não veio, mas isto está por arames" /premium

13504
Centeno não continuará no Governo, para não ser ele a gerir os problemas que a política atual está a criar. Em entrevista, Daniel Bessa diz que "num país equilibrado, Passos Coelho seria aproveitado".
Bloco de Esquerda

Vídeo: 'Best of' da entrevista a Catarina Martins

176
A falta de "olhar" de Costa, as divergências com Centeno, a relação com o PCP, o uso dos professores para "travar o resto da função pública". Veja o vídeo com o melhor da entrevista à líder do BE.
Catarina Martins

O Bloco de extrema-esquerda? "Isso é um insulto" /premium

3945
A líder do Bloco prefere "esquerda radical" por ter a ver com raíz. Em entrevista ao Observador, acusa ainda o governo de "irresponsabilidade" e de fazer "populismo" com professores
Ensino Superior

Fim das propinas? "Governo tem de garantir 200 M€" /premium

366
Presidente do Conselho de Reitores não critica eventual fim das propinas, mas alerta que, se a decisão política for avante, o Governo terá de garantir perto de 200 milhões de euros às universidades.
Mário Centeno

Centeno. "Portugal já não é tema no Eurogrupo"

115
Num balanço do seu primeiro ano no Eurogrupo, Centeno aplaude o facto de Portugal ter deixado de ser tema. "Apresentámos um caminho e foi seguido à risca": em outubro é altura de voltar a escolher.
YouTube

Nuno Agonia. Como uma tuberculose fez um YouTuber /premium

1005
Já lhe propuseram um programa de televisão, mas recusou. Os vídeos são vistos por centenas de milhares de fãs. Visitámos o estúdio de Nuno Agonia para falar sobre a sorte, o sucesso e o trabalho.
Estilo de Vida

"Tem de se mudar o mundo, como está não está bom" /premium

5150
No dia em que fez 89 anos ("A minha ideia é passar os 100") falou da nostalgia do Natal e da euforia da passagem de ano, mas também do amor e da vida. Entrevista ao psicanalista António Coimbra Matos.
Entrevista

Avillez. Confissões de um chef inconformista

3519
Conta como a psicanálise o ajudou, fala do custo da carreira, da família e da infância abreviada, do momento em que percebeu que "não se aguenta tudo". Entrevista de vida ao auto-didata José Avillez.
PSD

"PSD deve desafiar o PS para a reforma do regime" /premium

342
Foi escolhido para liderar comissão para a reforma do sistema político e do PSD. Em entrevista, promete conclusões antes das eleições. Diz que críticos não são leais e acredita que a Rio segue-se Rio.
Entrevista

"Rio deve viabilizar governo PS para reformar" /premium

291
Em entrevista, Jardim diz que Rio precisa de tempo para vingar, critica Costa mas defende que PSD deve viabilizar governo se for preciso. E diz que está em marcha proposta para "regionalizar" o país.
Educação

"O Google pode tornar-se a arma de um ditador" /premium

105
E.D. Hirsch tem dedicado a vida a pensar a educação. Contracorrente, defende que a única forma de eliminar as desigualdades é dar a todas as crianças um currículo baseado no conhecimento clássico.
PSD

PSD: "Risco de definhar é pior que guerra interna" /premium

864
Deputado Miguel Morgado diz que declarações de vice de Rio foram as mais "desastradas" de sempre. Sonha com uma federação das "direitas" e acredita que risco maior do PSD é o de definhar.
Entrevista

"Esta geração vai viver sugada, como no Matrix" /premium

427
No filme de 1999 os humanos viam a sua energia ser sugada, enquanto "viviam" na Matrix. Os juros baixos vão ter o mesmo efeito para os jovens. Richard McGuire tem um comprimido vermelho para si.
Educação

"Com a reprovação aprende-se pelo medo" /premium

2715
A presidente do Conselho Nacional de Educação diz em entrevista que está na hora de acabar com a cultura do chumbo. E que é responsabilidade das escolas encontrar novas formas de os alunos aprenderem.
Entrevista

"Precisamos da EDP para cumprir metas" ambientais

Ministro do Ambiente garante que não absorveu a Energia só para fazer o jeito ao colega da Economia. Diz que o país precisa muito da EDP e garante que não se preocupa com o "lobby" elétrico.
Entrevista

"Casamento não é para ser feliz, é pelas crianças"

751
Jordan Peterson considera que as quotas paritárias "não têm justificação" e questiona se "a confusão relacionada com o género" resulta "de terem brincado pouco ao 'faz de conta' quando eram crianças".
Entrevista

"Nada justifica quotas para homens e mulheres" /premium

5232
Casamento vs. filhos. Trump. Confusão de género. Fascismo. Popularidade. E um capote alentejano. Grande entrevista ao psicólogo Jordan Peterson, autor do bestseller mundial "12 regras para a vida".
Brexit

"Este acordo é tão mau que prefiro novo referendo" /premium

138
Em entrevista exclusiva, Daniel Hannan, o eurodeputado que é uma das principais figuras do Brexit, diz que o acordo obtido por Theresa May faz com que a saída sem acordo seja o cenário mais provável.
Lifestyle

"Não é salvar o urso polar, é salvar a humanidade"

As metas ambientais da Ikea são ambiciosas. Pia Heidenmark Cook, diretora de sustentabilidade da empresa, esteve em Lisboa para responder à pergunta: "Pode a tecnologia salvar o planeta?".
XI Convenção BE

'Mini' Entrevista. "Geringonça evita Bolsonaros"

Fabian Figueiredo defende que a esperança dada pela "geringonça" é que evita o "aparecimento de Bolsonaros" e o que mete "as bandarilhas na extrema-direita portuguesa."
Web Summit

Kasparov: "O ocidente não quer saber de Putin" /premium

Entrevistámos o ex-melhor jogador do mundo de xadrez, Garry Kasparov, durante um jogo. Da evolução da tecnologia aos problemas com Putin, a conversa acabou em xeque-mate.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Entrevista

São José Correia: "Já fui assediada e já assediei" /premium

1052
Popular na TV, faz teatro há mais de 25 anos e entra na nova peça do Teatro Praga. Em entrevista fala da infância de “maria-rapaz”, da "violência" das novelas e das diferenças entre homens e mulheres.
Religião

Opus Dei. Cuidar da casa "valoriza" a mulher

2308
Diz que "seria um erro grave" intervir na política e explica o papel das "numerárias auxiliares" do Opus Dei. Entrevista ao líder em Portugal da organização mais controversa da Igreja Católica.
Startups

"Temos pessoas nos EUA a querer ir para Lisboa" /premium

Faz tatuagens para celebrar utilizadores, gere um software aclamado pelo New York Times e é orador na Web Summit. Emmanuel Schalit explica porque é que o terceiro escritório da Dashlane é em Lisboa.
Cultura

"Fazer esta personagem mudou a minha vida" /premium

207
Treze anos depois, Soraia Chaves conseguiu descolar-se da sensual Amélia. Esta sexta-feira, chega ao horário nobre da RTP com "3 Mulheres". A atriz interpreta a poetisa Natália Correia.
Entrevista

"Quatro anos são suficientes para estas funções" /premium

2781
Na primeira entrevista depois da entrega do último Orçamento da Legislatura, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares faz um balanço do que passou e assume protagonismo para o que aí vem.
Política

"Governo de Costa beneficia de decisões de Passos" /premium

1447
Weber está na corrida para ser o candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Em entrevista ao Observador, em Lisboa, desvalorizou feitos de Costa, elogiou Passos e disse respeitar Centeno.
Entrevista

"Ainda não eliminámos cicatrizes da crise" /premium

O secretário de Estado do Emprego diz que "a dor de cabeça" de hoje é melhor que há três anos, mas admite que há problemas que se mantêm, na qualidade de emprego e nos salários.
Entrevista

"Proteção de dados é problema de primeiro mundo" /premium

Em entrevista ao Observador, o responsável pela maior feira de tecnologia do mundo, a CES, questiona a aposta da inovação na Europa e opõe-se ao RGPD e à diretiva de direitos de autor europeia.
Moda Lisboa

"Ainda hoje não há investimento para a moda" /premium

A mulher que construiu a ModaLisboa não gosta de falar do passado. No arranque de mais uma edição, Eduarda Abbondanza quer delegar tarefas, mas também garantir o financiamento que tanto tarda na moda.
Entrevista

"Deviam ter vergonha de não ser um país de topo" /premium

22958
País teve "conjugação sortuda de fatores" para economia crescer o que cresceu. Mas foi pouco – e o governo "reclama louros" por algo a que é "totalmente alheio". Eis Portugal visto por Steen Jakobsen.
Cinema

"Sou um espectador que faz filmes"

O realizador francês veio a Lisboa apresentar a cópia restaurada de "Cyrano de Bergerac" na abertura da Festa do Cinema Francês, de que é este ano o Padrinho, e conversou com Eurico de Barros.
Fact Check

Fact Check. O que disse António Costa na TVI /premium

213
Na entrevista à TVI, o primeiro-ministro falou da criação de emprego, das pensões, do IVA na eletricidade, da tensão na "geringonça" e até da mudança da hora. Falou verdade ou mentiu?
PSD

Pinto Luz. "Não me excluo do futuro" do PSD /premium

677
Vice da câmara de Cascais e nome apontado para a liderança do PSD, Pinto Luz admite que está preparado e que não se exclui do futuro do PSD. Mas não agora. Agora, vai para a rua ser "soldado" de Rio.
Salazar

Franco Nogueira: a entrevista histórica /premium

283
Em 1978, Franco Nogueira deu a primeira entrevista pós-25 de Abril. Agora que o ex-ministro de Salazar faria 100 anos, recuperamos a conversa com Maria João Avillez. Foi o fim de um longo silêncio.
Moda

As nossas calças de ganga estão a matar o planeta?

262
Um par de jeans pode ser essencial num guarda-roupa, mas produzi-lo é uma bomba-relógio para o planeta. Kevin Youn conseguiu conciliar moda e ecologia. O Observador falou com o criador do Wiser Wash.
Comic Con

A primeira Comic Con em Algés em 7 pontos

Terminou este domingo a quinta edição da Comic Con Portugal. Foi a primeira vez que se realizou no passeio marítimo de Algés, em Oeiras (e ao ar livre). Em 7 pontos, deixamos o principal deste evento.
Comic Con

Falámos com o X-Men que vai interpretar Tolkien

Nicholas Hoult tem 27 anos e é uma estrela em ascensão em Hollywood. É a Fera nos X-Men e vai ser Tolkien, num filme por estrear. Em entrevista, assume: "Adorava contracenar com o Jack Nicholson".
Música

"As pessoas falam demasiado na pista de dança" /premium

3122
Em 1987, venceu a timidez e fez-se homem da rádio e DJ. Falámos com Rui Vargas no Lux, que ajudou a fundar há 20 anos. A festa dos 31 anos de carreira está marcada para este sábado à noite.
Família

"Com netas, descobri o prazer das coisas malucas" /premium

721
Isabel Stilwell diz ser uma avó do contraditório, nunca do contra, porque isso seria desrespeitar os pais. E lembra que não devemos nunca desistir de educar os filhos, um conselho dado por Eduardo Sá.
Hotéis

"A Comporta foi amor à primeira vista"

431
Em 2014, Gonçalo Pessoa abriu o hotel Sublime, que hoje faz parte da paisagem da Comporta e das memórias das celebridades internacionais que lá estiveram. Maria João Avillez falou com o empresário.
Observador Summer Sessions

"Cheguei à JCP pela lista telefónica" /premium

174
João Ferreira diz que ser eurodeputado e vereador não são tarefas para a vida, mas não diz até quando fica. Fala dos limites da Geringonça. Da evolução de Cuba e Coreia. E do populismo no Sporting.
Observador Summer Sessions

"Se o cliente me mentir, sai porta fora" /premium

Dá-se ao "luxo" de recusar vários casos por ano. Já foi ameaçado e insultado em tribunal. Rui Patrício é o advogado dos poderosos, mas não tem só casos de "colarinho branco".
Chefs

Arola: "Fui expulso por me virar a um cliente" /premium

Tem fama de 'bad boy', mas nunca se envolveu em escândalos; está no Guia Michelin há 20 anos, mas esteve muito perto de perder tudo. Conheça a história de vida do chef que queria ser rock star.
Exames Nacionais

"Os alunos não aprendem a raciocinar" /premium

9041
Crítico do ensino que se faz em Portugal, Hélder Sousa, diretor do instituto que cria os exames do secundário, diz que não se interessa pelas notas: "O importante é perceber o que o aluno não sabe."
Entrevista

Carpool. Vieira da Silva defende nova "geringonça" /premium

Do futuro do PS ao Sporting, passando por Sócrates e, claro, pelo acordo laboral discutido no Parlamento. O ministro Vieira da Silva entrou no Carpool mesmo depois do debate — cheio de recados.
Entrevista

"O Governo tem de promover melhor o que isto é" /premium

Em entrevista ao Observador, Hicham Abdessamad, presidente executivo da Hitachi Consulting, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, diz que espera ter 2 mil funcionários em Portugal em 2028.
PSD

PSD pode dar a mão ao Governo no OE? "Veremos" /premium

217
PSD já admite que não há dinheiro para pagar aos professores. Em entrevista, Negrão desvaloriza fraca assistência durante discurso de abertura das jornadas, e não dá como garantido chumbo ao OE.
Entrevista

O livro proibido sobre o narcotráfico em Espanha /premium

137
É a história do narcotráfico na Galiza (e com ela a estreita relação com Portugal). O livro de Nacho Carretero foi proibido e está no centro de uma polémica. "Farinha" chegou agora a Portugal.
Entrevista

Paulo Monteiro: OPA da EDP está longe do justo

O diretor do Banco Invest acredita que as ações da EDP ajudarão o Alves Ribeiro PPR a continuar a ser o plano de poupança-reforma mais rentável. Os mercados emergentes são também uma opção do gestor.
Entrevista

"Divirto-me imenso a fazer a Guerra das Estrelas" /premium

Ben Morris fez os efeitos visuais de filmes como "Gladiador" ou "Bússola Dourada" (que lhe deu um Óscar). Em criança, o sonho era fazer parte da "Guerra das Estrelas": 40 anos depois, realizou-o.
Entrevista

Fernando Correia: "Enviei o meu livro ao Fidel" /premium

191
É hoje a "voz" de Bruno de Carvalho e tem o objectivo de "preservar" o presidente do Sporting. Mas Fernando Correia, 82 anos, jornalista, é mais que isso. E conta tudo em entrevista de vida.
Cinema

"O cinema português hoje é irrelevante" /premium

178
A Cinemateca abre no dia 14 um ciclo dedicado ao realizador português que cumpre 51 anos de carreira. Em entrevista, fala de Paris, de filmes, de política cultural e do hífen que tem no nome.
PCP

"O PCP nunca defendeu a sovietização do país" /premium

592
Vice-presidente da bancada do PCP avisa Governo que "não há orçamentos aprovados à partida". Critica culto de Kim Jon-Un, mas equipara-o à família real britânica.
Entrevista

"A minha filha é o motor da minha vida" /premium

386
O actor João Catarré, protagonista da novela Jogo Duplo, da TVI, fala com Maria João Avillez sobre a carreira, a infância, o silêncio e sobre todos os planos que ainda tem para o futuro.
Maternidade

“Nunca tivemos um bebé a querer saber do dador”

102
Há 18 anos que nascem bebés na AVA Clinic graças à doação de material genético. Esta sexta-feira, a clínica participa no debate sobre o futuro da procriação medicamente assistida.
A página está a demorar muito tempo.