Entrevista

Moda

"O Portugal Fashion desconhece o que é a moda" /premium

No último sábado, Nuno Baltazar anunciou o fim da sua presença no Portugal Fashion, surpreendendo a própria organização. Ainda com críticas e dúvidas, o criador falou com o Observador.
Entrevista

Viúva de Escobar: "Após a violação fui sua presa" /premium

882
Viúva do narcotraficante explica em entrevista que vivia "seduzida" e pede perdão às vítimas. Agora, 25 anos depois, conta como ele a violou aos 14 anos — e espera servir de exemplo a outras mulheres.
Educação

"Crianças precisam de ficar de cabeça para baixo" /premium

7.333
Terapeuta ocupacional, autora do livro "Descalços e Felizes", Angela J. Hanscom explica que nenhuma criança terá um desenvolvimento saudável se não puder andar à roda ou rebolar na relva livremente.
Entrevista

André Rieu: "Nos meus concertos entram todos"

21.704
Entrevista com André Rieu, o artista que mais vezes encheu a Altice Arena. No mesmo mês tem sete concertos esgotados, quase 100 mil bilhetes vendidos e duas novas datas para novembro.
Educação

"A Finlândia está a fazer bem? Ninguém sabe" /premium

3.720
Crítico do "conto de fadas finlandês", Tim Oates defende que todos cometem o mesmo erro: olham para os anos 2000 como se fosse o período do sucesso, quando é o ano do declínio da Finlândia.
Entrevista

Piñon à conversa sobre literatura "vagabunda"

Prémio Literário Vergílio Ferreira 2019 e convidada de honra das Correntes D'Escritas, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto sobre literatura e suas ramificações.
Entrevista

"Brasil não falha tanto. Machado de Assis é prova" /premium

494
A literatura como espinha da história, o cinema que dela se serve, a preparação "estética" para a morte. Homenageada em Portugal, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto.
PSD

Negrão. "Nada justificava uma moção de censura" /premium

259
Em dia de arranque das jornadas parlamentares, líder da bancada do PSD admite que "não valia a pena" investir nesse debate, anuncia sanções para deputados faltosos e diz que há "plenários a mais"
Entrevista

A entrevista de vida a Alexandre Soares dos Santos

287
Os planos de vingar sozinho no Brasil, a morte do pai, a ascensão até se tornar um dos homens mais ricos de Portugal. A entrevista de vida ao líder histórico do grupo Jerónimo Martins.
Entrevista

“Há pobres para os transformarmos em classe média" /premium

6.660
A falta de rumo do país. As queixas dos políticos. A morte do pai que lhe mudou a vida. A hora que tem o seu nome. E a luta contra o cancro. Grande entrevista a Alexandre Soares dos Santos.
Cinema

"'Os Irmãos Sisters'" é sobre o amor fraternal"

O realizador de 'Nos Meus Lábios', 'Ferrugem e Osso' e 'Dheepan' falou com Eurico de Barros sobre o "western" que se estreia esta semana e lhe deu o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Veneza.
Celebridades

"Gosto do que faço e sou muito bom" /premium

3.223
Cláudio Ramos falhou em todos os castings: "Porque é que nunca fiquei se sou tão bom?" A estreia nas "Noites Marcianas" (há 20 anos), o Big Brother, o dinheiro e o sucesso como comentador.
Entrevista

"Best of" da entrevista a António Lobo Xavier

Diz que a "Quadratura" lhe mudou o temperamento. Defende Marcelo e elogia Passos. Confessa que trocaria tudo para ser um guitarrista virtuoso. António Lobo Xavier em entrevista a Maria João Avillez.
Política

Lobo Xavier: "Centeno é Vítor Gaspar com açúcar" /premium

515
Confessa que mudou por causa da Quadratura do Círculo. Defende Marcelo. Lembra o PSD "glorioso" de Passos. E fala sobre temas inesperados. António Lobo Xavier em entrevista a Maria João Avillez.
Vinho

As garrafas com história de João Paulo Martins

De um Vintage Ferreira de 1958 ao branco "mais famoso do mundo", o crítico João Paulo Martins reuniu uma colheita de garrafas da sua coleção pessoal e contou as histórias que lá estão engarrafadas.
Entrevista

"Snobismos" e a arte de bem cuspir um Barca Velha

Critica o "exibicionismo" em torno do vinho, discorre sobre a arte de bem cuspir durante uma prova, partilha histórias de 30 anos de carreira. Entrevista com o jornalista de vinhos João Paulo Martins.
Vinho

"Há snobismo e novo-riquismo no vinho" /premium

3.091
Um dia antes dos 65 anos, e no mês em que faz 30 de carreira, falámos com João Paulo Martins. Pioneiro na escrita de vinho, ainda tem críticas a fazer ao sector, como se de uma prova cega se tratasse.
Entrevista

"Pense: 'Uma máquina pode fazer o meu trabalho?'" /premium

153
Jim Stolze é especialista em inteligência artificial e, em entrevista, dá pistas para saber se está em risco de perder o seu emprego para um robô. Mas também diz que ela pode ajudar a salvar vidas.
CDS-PP

"Polícia desmotivada é mais suscetível a abusos" /premium

327
CDS está ao lado da polícia e não vê problemas de violência racista. Defende controlo de fronteiras, quer ocupar o espaço do anti-politicamente correto — diz que é assim que se combatem os populistas.
Televisão

"A TV é o bombo da festa de tudo o que é mau" /premium

1.103
Vemo-lo todos os dias no Jornal da Noite da SIC, mas Rodrigo Guedes de Carvalho ainda tem surpresas. Uma entrevista sobre música, o disco que está a gravar, os livros, a televisão e o jornalismo.
Educação

"Argumentos estranhos" afastaram líder do IAVE /premium

187
Hélder de Sousa diz que a decisão do Governo é incoerente, mas recusa falar em interesses partidários. “Houve uma profunda mudança no paradigma da avaliação e isso foi pensado por esta equipa.”
Tecnologia

Pai do hashtag: "Fui ao Twitter e disseram-me não" /premium

114
No início ouviu, pelo Twitter, que o hashtag era "uma ideia nerd" e que "não ia funcionar". Não desistiu e deu ao mundo a ferramenta que se tornou símbolo de uma #geração. Entrevista a Chris Messina.
Entrevista

Bessa: "Diabo não veio, mas isto está por arames" /premium

13.504
Centeno não continuará no Governo, para não ser ele a gerir os problemas que a política atual está a criar. Em entrevista, Daniel Bessa diz que "num país equilibrado, Passos Coelho seria aproveitado".
Bloco de Esquerda

Vídeo: 'Best of' da entrevista a Catarina Martins

176
A falta de "olhar" de Costa, as divergências com Centeno, a relação com o PCP, o uso dos professores para "travar o resto da função pública". Veja o vídeo com o melhor da entrevista à líder do BE.
Catarina Martins

O Bloco de extrema-esquerda? "Isso é um insulto" /premium

3.945
A líder do Bloco prefere "esquerda radical" por ter a ver com raíz. Em entrevista ao Observador, acusa ainda o governo de "irresponsabilidade" e de fazer "populismo" com professores
Ensino Superior

Fim das propinas? "Governo tem de garantir 200 M€" /premium

366
Presidente do Conselho de Reitores não critica eventual fim das propinas, mas alerta que, se a decisão política for avante, o Governo terá de garantir perto de 200 milhões de euros às universidades.
Mário Centeno

Centeno. "Portugal já não é tema no Eurogrupo"

115
Num balanço do seu primeiro ano no Eurogrupo, Centeno aplaude o facto de Portugal ter deixado de ser tema. "Apresentámos um caminho e foi seguido à risca": em outubro é altura de voltar a escolher.
YouTube

Nuno Agonia. Como uma tuberculose fez um YouTuber /premium

1.005
Já lhe propuseram um programa de televisão, mas recusou. Os vídeos são vistos por centenas de milhares de fãs. Visitámos o estúdio de Nuno Agonia para falar sobre a sorte, o sucesso e o trabalho.
Estilo de Vida

"Tem de se mudar o mundo, como está não está bom" /premium

5.150
No dia em que fez 89 anos ("A minha ideia é passar os 100") falou da nostalgia do Natal e da euforia da passagem de ano, mas também do amor e da vida. Entrevista ao psicanalista António Coimbra Matos.
Entrevista

Avillez. Confissões de um chef inconformista

3.519
Conta como a psicanálise o ajudou, fala do custo da carreira, da família e da infância abreviada, do momento em que percebeu que "não se aguenta tudo". Entrevista de vida ao auto-didata José Avillez.
PSD

"PSD deve desafiar o PS para a reforma do regime" /premium

342
Foi escolhido para liderar comissão para a reforma do sistema político e do PSD. Em entrevista, promete conclusões antes das eleições. Diz que críticos não são leais e acredita que a Rio segue-se Rio.
Entrevista

"Rio deve viabilizar governo PS para reformar" /premium

291
Em entrevista, Jardim diz que Rio precisa de tempo para vingar, critica Costa mas defende que PSD deve viabilizar governo se for preciso. E diz que está em marcha proposta para "regionalizar" o país.
Educação

"O Google pode tornar-se a arma de um ditador" /premium

105
E.D. Hirsch tem dedicado a vida a pensar a educação. Contracorrente, defende que a única forma de eliminar as desigualdades é dar a todas as crianças um currículo baseado no conhecimento clássico.
PSD

PSD: "Risco de definhar é pior que guerra interna" /premium

864
Deputado Miguel Morgado diz que declarações de vice de Rio foram as mais "desastradas" de sempre. Sonha com uma federação das "direitas" e acredita que risco maior do PSD é o de definhar.
Entrevista

"Esta geração vai viver sugada, como no Matrix" /premium

427
No filme de 1999 os humanos viam a sua energia ser sugada, enquanto "viviam" na Matrix. Os juros baixos vão ter o mesmo efeito para os jovens. Richard McGuire tem um comprimido vermelho para si.
Educação

"Com a reprovação aprende-se pelo medo" /premium

2.715
A presidente do Conselho Nacional de Educação diz em entrevista que está na hora de acabar com a cultura do chumbo. E que é responsabilidade das escolas encontrar novas formas de os alunos aprenderem.
Entrevista

"Precisamos da EDP para cumprir metas" ambientais

Ministro do Ambiente garante que não absorveu a Energia só para fazer o jeito ao colega da Economia. Diz que o país precisa muito da EDP e garante que não se preocupa com o "lobby" elétrico.
Entrevista

"Casamento não é para ser feliz, é pelas crianças"

751
Jordan Peterson considera que as quotas paritárias "não têm justificação" e questiona se "a confusão relacionada com o género" resulta "de terem brincado pouco ao 'faz de conta' quando eram crianças".
Entrevista

"Nada justifica quotas para homens e mulheres" /premium

5.232
Casamento vs. filhos. Trump. Confusão de género. Fascismo. Popularidade. E um capote alentejano. Grande entrevista ao psicólogo Jordan Peterson, autor do bestseller mundial "12 regras para a vida".
Brexit

"Este acordo é tão mau que prefiro novo referendo" /premium

138
Em entrevista exclusiva, Daniel Hannan, o eurodeputado que é uma das principais figuras do Brexit, diz que o acordo obtido por Theresa May faz com que a saída sem acordo seja o cenário mais provável.
Lifestyle

"Não é salvar o urso polar, é salvar a humanidade"

As metas ambientais da Ikea são ambiciosas. Pia Heidenmark Cook, diretora de sustentabilidade da empresa, esteve em Lisboa para responder à pergunta: "Pode a tecnologia salvar o planeta?".
XI Convenção BE

'Mini' Entrevista. "Geringonça evita Bolsonaros"

Fabian Figueiredo defende que a esperança dada pela "geringonça" é que evita o "aparecimento de Bolsonaros" e o que mete "as bandarilhas na extrema-direita portuguesa."
Web Summit

Kasparov: "O ocidente não quer saber de Putin" /premium

Entrevistámos o ex-melhor jogador do mundo de xadrez, Garry Kasparov, durante um jogo. Da evolução da tecnologia aos problemas com Putin, a conversa acabou em xeque-mate.
Entrevista

O candidato europeu que precisa de golos à Ronaldo /premium

O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia quer ser o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. No PPE, já foi tido como um dos falcões da austeridade, agora quer ser a imagem da modernidade.
Entrevista

São José Correia: "Já fui assediada e já assediei" /premium

1.052
Popular na TV, faz teatro há mais de 25 anos e entra na nova peça do Teatro Praga. Em entrevista fala da infância de “maria-rapaz”, da "violência" das novelas e das diferenças entre homens e mulheres.
Religião

Opus Dei. Cuidar da casa "valoriza" a mulher

2.308
Diz que "seria um erro grave" intervir na política e explica o papel das "numerárias auxiliares" do Opus Dei. Entrevista ao líder em Portugal da organização mais controversa da Igreja Católica.
Startups

"Temos pessoas nos EUA a querer ir para Lisboa" /premium

Faz tatuagens para celebrar utilizadores, gere um software aclamado pelo New York Times e é orador na Web Summit. Emmanuel Schalit explica porque é que o terceiro escritório da Dashlane é em Lisboa.
Cultura

"Fazer esta personagem mudou a minha vida" /premium

207
Treze anos depois, Soraia Chaves conseguiu descolar-se da sensual Amélia. Esta sexta-feira, chega ao horário nobre da RTP com "3 Mulheres". A atriz interpreta a poetisa Natália Correia.
Entrevista

"Quatro anos são suficientes para estas funções" /premium

2.781
Na primeira entrevista depois da entrega do último Orçamento da Legislatura, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares faz um balanço do que passou e assume protagonismo para o que aí vem.
Política

"Governo de Costa beneficia de decisões de Passos" /premium

1.447
Weber está na corrida para ser o candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Em entrevista ao Observador, em Lisboa, desvalorizou feitos de Costa, elogiou Passos e disse respeitar Centeno.
Entrevista

"Ainda não eliminámos cicatrizes da crise" /premium

O secretário de Estado do Emprego diz que "a dor de cabeça" de hoje é melhor que há três anos, mas admite que há problemas que se mantêm, na qualidade de emprego e nos salários.
Entrevista

"Proteção de dados é problema de primeiro mundo" /premium

Em entrevista ao Observador, o responsável pela maior feira de tecnologia do mundo, a CES, questiona a aposta da inovação na Europa e opõe-se ao RGPD e à diretiva de direitos de autor europeia.
Moda Lisboa

"Ainda hoje não há investimento para a moda" /premium

A mulher que construiu a ModaLisboa não gosta de falar do passado. No arranque de mais uma edição, Eduarda Abbondanza quer delegar tarefas, mas também garantir o financiamento que tanto tarda na moda.
Entrevista

"Deviam ter vergonha de não ser um país de topo" /premium

22.958
País teve "conjugação sortuda de fatores" para economia crescer o que cresceu. Mas foi pouco – e o governo "reclama louros" por algo a que é "totalmente alheio". Eis Portugal visto por Steen Jakobsen.
Cinema

"Sou um espectador que faz filmes"

O realizador francês veio a Lisboa apresentar a cópia restaurada de "Cyrano de Bergerac" na abertura da Festa do Cinema Francês, de que é este ano o Padrinho, e conversou com Eurico de Barros.
Fact Check

Fact Check. O que disse António Costa na TVI /premium

213
Na entrevista à TVI, o primeiro-ministro falou da criação de emprego, das pensões, do IVA na eletricidade, da tensão na "geringonça" e até da mudança da hora. Falou verdade ou mentiu?
PSD

Pinto Luz. "Não me excluo do futuro" do PSD /premium

677
Vice da câmara de Cascais e nome apontado para a liderança do PSD, Pinto Luz admite que está preparado e que não se exclui do futuro do PSD. Mas não agora. Agora, vai para a rua ser "soldado" de Rio.
Salazar

Franco Nogueira: a entrevista histórica /premium

283
Em 1978, Franco Nogueira deu a primeira entrevista pós-25 de Abril. Agora que o ex-ministro de Salazar faria 100 anos, recuperamos a conversa com Maria João Avillez. Foi o fim de um longo silêncio.
Moda

As nossas calças de ganga estão a matar o planeta?

262
Um par de jeans pode ser essencial num guarda-roupa, mas produzi-lo é uma bomba-relógio para o planeta. Kevin Youn conseguiu conciliar moda e ecologia. O Observador falou com o criador do Wiser Wash.
Comic Con

A primeira Comic Con em Algés em 7 pontos

Terminou este domingo a quinta edição da Comic Con Portugal. Foi a primeira vez que se realizou no passeio marítimo de Algés, em Oeiras (e ao ar livre). Em 7 pontos, deixamos o principal deste evento.
Comic Con

Falámos com o X-Men que vai interpretar Tolkien

Nicholas Hoult tem 27 anos e é uma estrela em ascensão em Hollywood. É a Fera nos X-Men e vai ser Tolkien, num filme por estrear. Em entrevista, assume: "Adorava contracenar com o Jack Nicholson".
Música

"As pessoas falam demasiado na pista de dança" /premium

3.122
Em 1987, venceu a timidez e fez-se homem da rádio e DJ. Falámos com Rui Vargas no Lux, que ajudou a fundar há 20 anos. A festa dos 31 anos de carreira está marcada para este sábado à noite.
Família

"Com netas, descobri o prazer das coisas malucas" /premium

721
Isabel Stilwell diz ser uma avó do contraditório, nunca do contra, porque isso seria desrespeitar os pais. E lembra que não devemos nunca desistir de educar os filhos, um conselho dado por Eduardo Sá.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)