456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Entrevista

Vichyssoise

"Não podemos entreter problemas. É preciso agir"

Em entrevista, Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, diz que é urgente encontrar respostas para os problemas na Saúde e que não é tempo de mais "planos", "comissões" e "burocracia".
Vichyssoise

"Temido trata médicos como se fossem mercenários"

Em entrevista, Ricardo Baptista Leite critica resposta dada pela ministra aos problemas na Saúde e defende reforma profunda. Sobre PSD, diz que Montenegro tem legitimidade para afastar Mota Pinto.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

“Não quero ser forte. Já fui e não foi o melhor"

No Labirinto, Liliana Campos fala dos anos como cuidadora da mãe, que a deixaram num plano secundário, adiando até a maternidade. E do “buraco enorme” em que caiu. Uma parceria Observador/FLAD.
Entrevista

Bolt investe para "construir cidades para pessoas"

Bolt vai investir 150 milhões de euros na área da micromobilidade na Europa. Início de operações no Porto e em Gaia e uma estação de carregamento de trotinetes em Setúbal são algumas das novidades.
Entrevista

"País está parado. Mas está toda a gente contente"

A economia arrasta-se na "mediocridade" mas o Governo, "mais virado para imagem", alimenta "interesses instalados" e, assim, "a maioria está contente". Vai haver "custos", avisa João César das Neves.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

Liliana Campos fala sobre depressão. Este sábado

Entrou numa "espiral" quando a mãe precisou de cuidados permanentes e adiou tudo o resto. Incluindo a maternidade. Liliana Campos vai estar no "Labirinto" — uma parceria entre o Observador e a FLAD.
Assembleia Da República

"Maiorias relativas do PS fizeram mais que Cavaco"

O deputado socialista pede ao Presidente da República que dê "uma margenzinha" aos deputados na lei dos metadados e considera que os governos de António Costa "já fizeram mais" do que Cavaco Silva.
Guerra na Ucrânia

"Tenho medo de voltar a casa e pisar corpos"

A diretora-executiva da Amnistia Internacional na Ucrânia conseguiu fugir da guerra, mas ficaram as marcas. A Observador, aponta para uma certeza: podem ser milhões os crimes de guerra.
Vichyssoise

"A sabotagem de Montenegro não ajudou o partido"

Em entrevista, Carlos Eduardo Reis, diretor de campanha de Moreira da Silva, acusa o adversário de estar a tentar a adormecer o partido para ganhar, depois de ter preparado caminho durante três anos.
Diretas PSD

"Não estou preparado? Por amor de Deus..."

Em entrevista ao Observador, Luís Montenegro responde às críticas de Moreira da Silva e a acusações de traição a Rangel. Deixa tudo em aberto sobre o Chega e quer 1200 euros de salário mínimo até 2030
Iniciativas Observador

Rússia. Renováveis ibéricas são solução "perfeita"

Em entrevista, a presidente do Parlamento Europeu defende as renováveis ibéricas como parte da autonomia energética do continente e a integração gradual de novos países na União.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

“Há uma Anna que morreu. E estou a nascer de novo”

No "Labirinto", Anna Westerlund fala de como a terapia a tem ajudado no luto, depois da morte do marido, o ator Pedro Lima, em 2020. E sobre como passou a olhar para a depressão como uma doença física
Vichyssoise

"Ouvir Medina é igual a ouvir alguém de direita"

Em entrevista ao Observador, José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, acusa o Governo socialista de nada fazer para enfrentar o ciclo de inflação e adotar um caminho de "empobrecimento" do país.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

Anna Westerlund fala sobre luto no 'Labirinto'

Percebeu logo que precisava de ajuda para lidar com a morte do marido, o ator Pedro Lima. E teve-a quase de imediato. Anna Westerlund, este sábado, no 'Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental'
Cinema

“Atraiu-me o O’Neill e o Cunhal. Próximo? Salazar"

João Botelho tem dois novos filmes: um sobre o poeta, outro sobre o histórico comunista. Mote para uma conversa sobre cinema e política. Falou-se ainda de festas clandestinas e do que vem a seguir.
Vichyssoise

"Montenegro tem mais condições para ser líder"

Em entrevista ao Observador, antigo ministro de Passos Coelho sugere que Luís Montenegro está em melhores condições de suceder a Rui Rio, a quem não poupa críticas. "Foi um péssimo melão", diz.
PSD

Moreira de Sá. "Problema do PSD não é a liderança"

O responsável pelo PSD na Comissão de Negócios Estrangeiros lamenta que o PCP esteja "do lado do agressor". Quanto ao PSD, mantém que "um partido centrista e moderado" é a estratégia "correta".
Primeiro-Ministro

Duas garantias, uma promessa e o travão a Zelensky

Costa não defende adesão imediata da Ucrânia à UE e visita Kiev se for convidado. Em entrevista, promete aumentos em 2023, que não fará retificativo e que fica até 2026. E ainda "azeda" com Cavaco.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

"Se aguentares, vais provar o quê?"

Socorre-se todos os dias da agenda para perceber se está a esticar a corda. Há três anos foi-lhe diagnosticado um princípio de burnout. Fátima Lopes aprendeu a pedir ajuda.
Vichyssoise

"Os liberais cansaram-se de ser bibelôs" 

Em entrevista, líder parlamentar da IL garante que vitórias de Montenegro ou de Moreira da Silva (PSD) e de Melo (CDS) não vão beliscar a força do partido. Saída de Cotrim é cenário prematuro.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

Fátima Lopes fala sobre 'burnout' no Labirinto

Tinha um ritmo de trabalho que não lhe deixava "um único dia para respirar". Levou tempo a juntar os sintomas e a perceber que tinha mesmo de procurar ajuda. Fátima Lopes está este sábado no Labirinto
PSD

"Não era o momento de ser candidato ao PSD"

Em entrevista ao Observador, Pinto Luz põe-se fora da corrida à liderança do partido, diz que se vai abster de apoiar outros e garante que o foco total é em Cascais. No futuro, logo se verá.
Vichyssoise

Costa na Europa em 2024? "Terá margem de manobra"

Numa Vichyssoise especial em que teve pela frente André Coelho Lima, o socialista Porfírio Silva admitiu que António Costa pode ter condições para deixar São Bento e abraçar um cargo europeu em 2024.
Sob Escuta

Nuno Melo "Sob Escuta" na Rádio Observador

Em entrevista ao Observador, candidato à liderança do CDS diz que não aceitaria que o partido votasse contra um vice-presidente do Chega na AR e equipara o extremismo do partido de Ventura ao do PCP.
Sociedade

Joana Astolfi: “Gostava de ver arriscar-se mais" 

Como uma infância peculiar, as viagens pelo mundo e a sua obsessão com coleções ajudaram-na a criar uma linguagem própria para a qual os amigos, em brincadeira, já inventaram uma palavra: astolfada.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Mário Centeno

Governador do Banco de Portugal diz, em entrevista ao Observador, ter "convicção grande" de que o Novo Banco não tem fundamentos para fazer uma chamada de capital relativa a um ano em que teve lucros.
Lançamentos

Benjamin Moser à procura de Susan Sontag

Em entrevista ao Observador, o vencedor do Pulitzer de 2020 contou como foi escrever a biografia de Sontag, mulher polémica, complexa e tão culta que é capaz de fazer inveja ao maior dos leitores.
Iniciativas Observador

“Falta cumprir a UE dos cidadãos"

A Conferência sobre o Futuro da Europa desafiou os cidadãos a debater a UE. Mas para Arjan van Der Waal, do think tank European Democracy Lab, isso não chega: falta cumprir o Tratado de Maastricht.
Noticiário

20h. Ucranianos mortos de forma indiscriminada

Relato de Pavel, à Rádio Observador, um ucraniano a viver em Kiev. Em entrevista, descreve um ataque das forças russas, dirigido a todos, independentemente da faixa etária.
Entrevista

"Ver um brasileirismo como invasão é insegurança"

Autor do livro “O Português à Descoberta do Brasileiro”, Fernando Venâncio propõe uma cerveja ao ministro Santos Silva e diz que há brasileiros com deferência excessiva face ao falar dos portugueses.
Cultura

"Separar as Artes é engavetar a realidade"

Em entrevista, o sociólogo e coordenador do novo “Inquérito às Práticas Culturais” sugere que sucessivos governos se têm demitido da responsabilidade de entender o país nesta matéria.
Entrevista

"O homem que vem a seguir a Putin pode ser pior"

José Milhazes viveu 38 anos na Rússia. Em entrevista, reflete sobre a crise na Ucrânia, o futuro de Putin, a atitude do Ocidente desde a Guerra Fria e a Rússia, um país com "um passado imprevisível".
Dança

Tânia Carvalho: “Nunca quis ser bailarina"

É descrita como uma das mais originais coreógrafas portuguesas e neste fim-de-semana apresenta um solo no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa. Como nasce um espetáculo de Tânia Carvalho?
Startups

Startup Lisboa faz 10 anos. "Web Summit é crucial"

A associação de incentivo às startups em Lisboa nasceu há 10 anos. Em balanço, Miguel Fontes (CEO), diz que esta foi crucial para levar a Web Summit à capital e fala do atrasado Hub Criativo do Beato.
Legislativas 2022

Líder do PAN cancela entrevista ao Observador

A líder do PAN, Inês Sousa Real, cancelou a entrevista prevista para quarta-feira de manhã na Rádio Observador, alegando que teve um “imprevisto pessoal”.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a André Ventura

André Ventura exclui por completo repetir a solução dos Açores a nível nacional e avisa só viabiliza Governo de Rio se houver ministros do Chega. Adianta que a 6 de fevereiro vai propor reforma mínima
Startups

Unbabel. Despedimentos foram "necessários"

Se voltasse atrás "comprava bitcoin", mas não mudava a decisão de despedir 90 pessoas no início da pandemia de Covid-19. Em entrevista, o líder da Unbabel fala também da aquisição da Lingo24.
Entrevista

Canábis no Uber Eats? "Sendo legal, claro que sim"

Um "Uber tudo" (até drogas, se legais), os problemas laborais dos estafetas e as taxas para restaurantes. Entrevista a Diogo Aires Conceição, líder da Uber Eats Portugal, que fez quatro anos no país.
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

Maria Botelho Moniz fala sobre luto no 'Labirinto'

Teve de ser obrigada a procurar ajuda depois da morte inesperada do namorado. A apresentadora percebeu depois que era a sua saúde mental que estava em causa. “Labirinto” é uma parceria Observador/FLAD
Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental

Maria Botelho Moniz e o luto. Para ver este sábado

"Senti-me viúva com 29 anos. Mas a dor da perda é a dor mais universal." Maria Botelho Moniz está na série “Labirinto — Conversas sobre Saúde Mental". Para ver, ler e ouvir este sábado.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.