267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Entrevista

Entrevista

Instagram. "Os gostos não medem o quanto nos amam" /premium

Sarah Frier revela os segredos do Instagram no livro "Sem Filtro". "É difícil definir um vilão, mas quando se olha para Zuckerberg é uma das pessoas mais poderosas do mundo", diz.
Atualidade

"Futebol? Quando era pequeno queria ser pintor"

O outro lado de Maniche: os treinos à parte na Luz, a ligação com Mourinho, a relação com Pinto da Costa, a aposta nos vinhos depois da experiência mal sucedida no Camacha e a maior extravagância.
Moda

"Já parei muito filme por discordar dos figurinos" /premium

Maria Gonzaga passou os últimos 40 anos a produzir guarda-roupa para cinema, teatro e televisão. Em vésperas de receber um prémio de carreira, conversámos com a mais consagrada figurinista portuguesa.
Literatura

"Os que fazem literatura passam o teste do tempo" /premium

175
Novo livro de Maria do Rosário Pedreira reúne crónicas cáusticas sobre pessoas e costumes. Em entrevista, a também editora conta como descobre escritores e fala da aversão ao "politicamente correto".
Entrevista

"Assumo totalmente erros sobre a bolha" no Porto /premium

858
A ministra da Presidência diz que os dados não justificam que o Reino Unido tenha retirado Portugal do corredor verde. Insiste no diálogo à esquerda no OE2022, incluindo o BE na equação.
Livros

E se o destino de Salazar tivesse sido outro? /premium

Num novo livro, Hugo Gonçalves muda o século XX português, incluindo o papel de país na II Guerra. Em entrevista, fala da visão romântica sobre os autores e confessa-se um "operário da escrita".
Livros

Entre Israel e Palestina há uma "verdade profunda" /premium

O irlandês Colum McCann entrou nos corações e mentes de duas "personagens maiores do que a vida" para mostrar o lado humano do conflito israelo-palestiniano. Falámos com escritor sediado nos EUA.
Entrevista

Joachim Koerper: "Falta-me abrir um bistro" /premium

Portugal e Lisboa são o país e a cidade do coração — é o chef alemão, ao comando do Eleven, que o diz sem papas na língua. Ao fim de 50 anos de cozinha sente-se na fase mais estável da carreira.
Vichyssoise

"É hora de Governo fazer exercício de humildade" /premium

BE acredita que o Governo pode ser forçado a negociar à esquerda, mas será preciso que "toda a esquerda" — leia-se PCP — seja "exigente". Caso Monteiro "prejudicou" imagem do partido.
Entrevista

"Se o PSD retirar apoio, vou até ao fim" /premium

246
Suzana Garcia diz que é "cretino intelectual" quem não reconhece trabalho autárquico do PCP. Candidata à Amadora iria até ao fim se PSD lhe retirasse o apoio, mas garante que o "namoro" está sólido.
Entrevista

A reforma do SNS é fundamental, diz Costa Silva

António Costa Silva diz que a "retoma ainda vai demorar" e vai "lutar" pelos projetos do PRR, sendo que o "desafio" vai ser pôr a comissão a funcionar, num "país que funciona em silos".
Polícia Judiciária

"Em 2018 a Polícia Judiciária estava na penúria" /premium

128
A diretora nacional adjunta da PJ Luísa Proença explica como a atual equipa tem invertido o ciclo de desinvestimento na PJ, revelando ao pormenor o estado em que encontrou a casa em 2018.
Saúde

"Não há nada tão parecido connosco como o cancro" /premium

Trata doenças, não doentes — mas são as pessoas que o abalam. Sobrinho Simões critica que só 5 mortos por Covid tenham sido autopsiados. Mas acredita que se vai recuperar na luta contra o cancro
Estilo de Vida

Jameela Jamil: "Parem de retocar as fotografias"

Redes sociais, maquilhagem, consumismo e Photoshop. Jameela Jamil faz-se ouvir sempre que o tema é a autoestima feminina. Num exclusivo para Portugal, o Observador falou com a ativista britânica.
Entrevista

Adeus ao palco: entrevista com Eunice Muñoz /premium

1915
Aos 92 anos, a dama da teatro despede-se da representação com a estreia esta terça-feira da peça "A Margem do Tempo". É a passagem de testemunho à neta Lídia, momento para recordar 80 anos cheios.
Coronavírus

"Muitas empresas vão fechar porta e abrir ao lado" /premium

402
Paulo Soares Pinho, professor da Nova SBE, diz que o Estado está a falhar na sua função essencial e são "algumas bolsas de privados" que estão a pagar a crise. Bazuca é "voltar à política do passado".
Redes Sociais

Conversas do Fim do Mundo especial no Clubhouse

Depois do sucesso que foi a estreia da Rádio Observador no Clubhouse com a Vichyssoise, este domingo à noite teremos um Conversas do Fim do Mundo especial nesta nova rede social.
Moda

Dez anos de Cantê: não há biquíni como o primeiro /premium

Cantê, a marca que abriu caminho a dezenas de outras etiquetas nacionais de "swimwear", faz dez anos. Conversámos com as fundadoras sobre imitações, projetos e um negócio em crescimento.
Teatro

João Mota, 78 anos: “O teatro não faz revoluções" /premium

158
Vai continuar a encenar, mas como ator confirmou a despedida dos palcos. Está preocupado porque "as pessoas têm medo de viver agora". Entrevista com o fundador do Teatro da Comuna.
Vichyssoise

"Rui Rio tem permanente arrogância e prepotência" /premium

295
Prestes a apresentar a recandidatura à Câmara de Cascais, Carlos Carreiras não poupa o líder Rui Rio que acusa de não ter proximidade às estruturas do partido. Mas elogia escolha de Moedas e Negrão.
Vichyssoise

Chega nega: "Ana Rita Cavaco não foi convidada" /premium

Em entrevista, Nuno Afonso, coordenador autárquico do Chega, admite disputar bastiões do PCP dada a "proximidade ideológica". entre os eleitorados. E desmente a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.
PS

Líder da JS exige "esclarecimentos" de Caupers /premium

392
Miguel Costa Matos foi o convidado desta semana da Vichyssoise. Diz que vai ser vacinado quando o chamarem, por dever cívico, quer o BE de volta ao barco e explicações do novo presidente do TC.
Entrevista

Rui Rio: "Não estou agarrado ao lugar" /premium

196
Rui Rio diz que está na política pelo serviço público e que não está a agarrado ao lugar. Assumiu que Baptista Leite seria bom candidato a Lisboa e arrasou Rui Moreira e Carlos Carreiras.
Rui Rio

Rio. "Devia ter dito 'não há Natal' e não disse"

249
Líder do PSD esteve em direto na Rádio Observador. Subiu fasquia das autárquicas, arrasou Rui Moreira e Carreiras e disse que se tiver mau resultado tirará "responsabilidades". E admitiu erro no Natal
Sob Escuta

Rui Rio vai estar "Sob Escuta" esta quinta-feira

Na semana em que completa três anos como presidente do PSD, Rui Rio vai ser entrevistado no "Sob Escuta", por Miguel Pinheiro, Rui Pedro Antunes e Miguel Santos Carrapatoso. Esta quinta-feira, às 11h.
Vichyssoise

"O lugar de pessoas como o Adolfo já não é no CDS" /premium

889
O ex-líder da IL não tem medo da concorrência de um CDS mais liberal e defende que acordos com o Chega são inaceitáveis. Aliás: preferia ser oposição a Pedro Nuno do que estar no Governo com Ventura.
Sob Escuta

O essencial da entrevista ao líder do CDS

Pressionado por Adolfo Mesquita Nunes a convocar eleições internas, Francisco Rodrigues dos Santos garante não ter medo de ir a votos. Mas avisa: “Não se convocam eleições por dá cá aquela palha".
CDS-PP

Acordo com Chega pós-eleições? "Temos de falar"

4576
Em entrevista, Rodrigues dos Santos reage a Mesquita Nunes e diz que "não se convocam por dá cá aquela palha". Quanto ao Chega, admite conversar nos mesmos moldes do que aconteceu nos Açores.
Entrevista

Rui Galveias: "Cultura está muito mais unida" /premium

O sindicalista que a pandemia colocou sob os holofotes, e que trabalha de graça para o sindicato, diz que a crise na cultura é tão grave que para já não faz sentido o antagonismo com os empregadores.
Presidenciais 2021

"Eduardo Cabrita pôs diretor da PSP no lugar" /premium

414
Em entrevista, o candidato apoiado pelo PCP fala sobre o caso SEF, a TAP e o Chega, que acusa de violar a Constituição. Diz que faria diferente de Marcelo em matéria de relações internacionais e SNS.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a André Ventura

727
André Ventura diz que foi Deus que lhe atribuiu a missão de mudar Portugal e falou sobre a possibilidade do Chega chegar ao Governo. A "lei da rolha" imposta no partido "não limita a liberdade".
Presidenciais 2021

Fraco? "Tive 99%. Melhor, só na Coreia do Norte" /premium

Ventura diz que não está a limitar a liberdade dentro do partido ao criar a "lei da rolha", mas a travar uma "libertinagem de opinião" que destrói o Chega. Acredita que Deus lhe atribuiu uma missão.
Cultura

«Não tenho muitas ilusões sobre ser lembrado.»

246
Em 'Uma Viagem Pela Vida' agora com uma segunda edição revista e aumentada, André Jordan percorre oito décadas de uma vida que atravessa alguns dos episódios mais marcantes da história recente.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Marisa Matias

A candidata considera que Marcelo "ultrapassou o seu papel de Presidente" no caso SEF. Reiterou que, se fosse eleita, não daria posse a um Governo apoiado pelo Chega.
Entrevista

Vetar Chega? "Seria o PR a cumprir a Constituição"

465
Em entrevista, a candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda garante que não daria posse a um Governo com André Ventura e responsabiliza Governo pela falta de respostas do SNS.
Vichyssoise

PSD/Chega ou deixar PS governar? "PS, sem dúvida" /premium

3814
Na Vichyssoise, programa da Rádio Observador, Pedro Duarte recusa qualquer aliança com o Chega e defende que o PSD devia deixar o PS governar se tivesse que depender de Ventura para ser poder.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Mayan Gonçalves

O candidato liberal diz que Marta Temido "não tem condições" para continuar no cargo e deixa duras criticas à gestão da crise pandémica. Também ataca os opositores: Marcelo, Ana Gomes e Ventura.
Presidenciais 2021

"Marcelo apresenta-se como o D. Sebastião" /premium

O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal pede a saída da ministra e acusa Temido de ter responsabilidade no excesso de mortalidade registado. Em entrevista, ataca Ventura, Ana Gomes e Marcelo.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Ana Gomes

243
Em entrevista ao Observador, a candidata à Presidência da República teceu duras criticas a Marcelo e ao sistema de justiça português. Sobre a vacina da gripe, considera que "não foi uma ilegalidade".
Presidenciais 2021

"É perigoso Marcelo continuar PR no pós-Costa" /premium

595
Ana Gomes sugere que Marcelo quis condicionar pós-Costa e pós-Rio com acordo nos Açores. Rejeitaria apertar a mão a Ventura numa audiência em Belém e agradece que alguns socialistas não a apoiem.
Sob Escuta

Vídeo. O essencial da entrevista a António Costa

719
Primeiro-ministro admite menos restrições no Natal, mas não aceita "festas" depois. Diz que a vacinação está a ser preparada, deixa críticas a BE e PSD e assegura que já decidiu voto nas presidenciais
Entrevista

Costa: "Não haverá festas na Passagem de Ano" /premium

1200
Em entrevista ao Observador, o primeiro-ministro admite menos restrições no Natal do que no réveillon, mas pede que se evite estar à mesa. Garante que país vai estar preparado para a vacinação.
Entrevista

Costa e BE: "Portugueses não perdoam oportunismo"

984
No "Sob Escuta" da Rádio Observador, António Costa assegura que o plano de vacinação não deixará ninguém para trás ninguém. Natal terá menos restrições que Passagem de Ano. Bloco e PSD atacados.
Sob Escuta

António Costa "Sob Escuta" na Rádio Observador

Esta terça-feira, às 11h, o primeiro-ministro vai estar na Rádio Observador. Uma entrevista conduzida por Miguel Pinheiro, Rui Pedro Antunes e Rita Tavares, para seguir em direto na rádio e em vídeo.
Literatura

"Consentimento". A vingança de Vanessa Springora /premium

Meios intelectuais franceses sabiam das relações pedófilas de Gabriel Matzneff, mas fizeram dele uma figura respeitável. Agora, uma das vítimas conta a sua versão. E acusa os pais de conivência.
Vichyssoise

Ilegalização do Chega? "Admito que se coloque" /premium

14526
Em entrevista, o presidente da Câmara de Lisboa acusa o PSD de contribuir para a normalização do Chega e diz que é a esquerda que tem nas mãos a solução para travar a futura maioria de direita.
Vichyssoise

"É preciso evitar nova onda em março e abril" /premium

1013
Em entrevista, Ricardo Baptista Leite alerta para nova vaga da pandemia em março/abril. Critica comunicação do Governo e acusa Costa de privilegiar a política em detrimento da ciência.
Sob Escuta

Jerónimo de Sousa. O essencial da entrevista

Em entrevista ao Observador, o líder comunista ataca Ventura e desafia PSD a assumir que encontrou "não uma companhia, mas um sucedâneo". PS não se fica a rir: chumbo ao OE está em cima da mesa.
Entrevista

Jerónimo: "O Chega voltou à barriga da mãe" /premium

831
Em entrevista ao Observador, o líder comunista ataca Ventura e desafia PSD a assumir que encontrou "não uma companhia, mas um sucedâneo". PS não se fica a rir: chumbo ao OE está em cima da mesa.
Entrevista

Jerónimo sugere que Bloco é "catavento"

202
Jerónimo fala em "conceção mais ou menos limitadora-repressiva" das medidas do Governo no combate à pandemia de Covid-19. O secretário-geral do PCP diz que a sua sucessão "não será um problema".
Coronavírus

Costa anuncia medidas de apoio à restauração

1207
Situação está pior e a responsabilidade é das pessoas, assume primeiro-ministro que se diz "muito surpreendido" com transmissão comunitária. Garante que, por agora, capacidade do SNS está controlada.
Joana Vasconcelos

"Expor ao lado do Miguel Ângelo? Nunca pensei..." /premium

508
A mais conhecida criadora portuguesa de arte contemporânea fala de projetos novos e dos efeitos da pandemia. Direta e informal, comenta críticas, assume-se marxista e revela o gosto pela astrologia.
Vichyssoise

"Nenhum governo é imune a crises desta dimensão" /premium

Em vésperas do PS tomar uma decisão sobre Presidenciais, o antigo ministro socialista não toma partido, mas diz avaliar de forma "globalmente positiva" o mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.
Entrevista

Infarmed. Portugal emprestou medicamento a Espanha /premium

Em entrevista, o presidente do Infarmed recusou as críticas do ministro do Ciência sobre uma “resistência” à inovação do organismo e adiantou que o ventilador do CEiia nunca foi utilizado.
Governo

Emergência pode durar "até ao fim da pandemia" /premium

1201
No limite é isto que o primeiro-ministro antevê quando olha para o estado de exceção em que o país vai entrar. Numa entrevista à Antena 1, Costa deixou avisos para Natal de famílias numerosas.
Açores

Governação à vista "é o pior para os Açores" /premium

Vasco Cordeiro alerta para "o pior" cenário: o PS a governar à vista, sem maioria. Em entrevista ao Observador, diz que notícia sobre Bolieiro "não é nova" e que faz campanha mínima por "respeito".
Sob Escuta

"Se não existir OE, Governo pode apresentar outro"

118
A líder do Bloco de Esquerda diz que falar em "duodécimos" é uma irresponsabilidade, mas reitera que o orçamento, como está, não terá o acordo do partido.
Entrevista

"Se não existir OE, Governo pode apresentar outro" /premium

310
A líder do Bloco de Esquerda diz que falar em "duodécimos" é uma irresponsabilidade, mas reitera que o orçamento, como está, não terá o acordo do Bloco de Esquerda.
Entrevista

"Chantagem do PM é inaceitável em democracia"

379
No programa "Sob Escuta" da Rádio Observador, a coordenadora do BE acusa Costa de fazer "chantagem" com crise política, fala em novo OE e recusa país em duodécimos: "Seria uma irresponsabilidade".
Sob Escuta

Catarina Martins "Sob Escuta" na Rádio Observador

Esta terça-feira, às 9h30, a líder do Bloco de Esquerda vai estar em direto na Rádio Observador. Uma entrevista conduzida por Miguel Pinheiro, Rui Pedro Antunes e Rita Tavares.
Entrevista

"O mundo editorial já não espelha o que eu queria" /premium

603
Ajudou a mudar o panorama das letras portuguesas ao longo de 50 anos. Editor, tradutor e poeta, está de saída da Porto Editora. Mas será que a reforma entristece Manuel Alberto Valente?
Coronavírus

Guterres: Mundo está a "falhar teste" da pandemia

517
Em entrevista à Lusa, o secretário-geral da ONU diz que a Covid-19 é um "teste" ao qual a comunidade internacional está a "falhar". Outro teste é o da crise climática, e para esse "não há vacina".
Vichyssoise

Orçamento. "PSD pode ser o ovo" do Governo /premium

Líder parlamentar comunista está desconfiado de uma aproximação do PS ao PSD e, quando confrontado com quem é o ovo no dito cujo para o Orçamento (a expressão é de Jerónimo), não tem dúvidas.
Sob Escuta

"Matematicamente OE pode ser aprovado sem BE"

OE pode ser aprovado sem o BE, admite secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Duarte Cordeiro clarifica o que poderá ser o gatilho para decretar Estado de Emergência e fala ainda de Ana Gomes
Entrevista

"Matematicamente, OE pode ser aprovado sem Bloco" /premium

137
Não é o que o Governo quer e Duarte Cordeiro garante que há tempo para negociar. Mas coloca o ónus no BE que não tem razões para votar contra OE. Na entrevista ainda houve Ana Gomes e a polémica app.
Entrevista

Entrevista ao último procurador de Nuremberga /premium

353
Desembarcou na Normandia, libertou campos de concentração nazis e aos 27 anos foi o principal procurador no julgamento de Nuremberga. Aos 100 anos, Ben Ferencz dá uma entrevista de vida ao Observador.
Miguel Poiares Maduro

"Conceção de poder de Costa é a mesma de Sócrates" /premium

1136
Poiares Maduro lamenta tese do mandato único usada no caso do Tribunal de Contas. E ficaria "preocupado" se argumento fosse para "levar a sério", pois significa que Marcelo não se recandidataria.
Coronavírus

Nobel: "Resposta à pandemia foi uma 'geringonça'" /premium

442
Avisa que nenhuma pandemia acabou com uma vacina e esta não deve ser exceção. Critica a resposta à Covid-19 e chama-lhe "geringonça". George P. Smith, Nobel da Química, em entrevista exclusiva.
Entrevista

"Extrema-direita na UE. Mas que conversa é esta?"

569
Em entrevista para o Arquivo Europeu de Vozes, o professor universitário, ex-ministro de Salazar e ex-presidente do CDS Adriano Moreira fala sobre as suas memórias de Portugal e da Europa.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Pedro Santana Lopes

108
Saiu da liderança do Aliança, diz que não conta regressar ao PSD, mas não esconde o brilho quando fala das Presidenciais de 2026. Pedro Santana Lopes em entrevista à Rádio Observador.
Pedro Santana Lopes

"Nada me impede de ser candidato em 2026" /premium

291
Na semana em que saiu da liderança do Aliança, Santana Lopes avisa que não desiste da vida política e há um cargo que ainda não ocupou: o de Presidente. Diz ainda que não conta voltar ao PSD.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Paulo Pedroso

1748
De regresso ao jogo político para coordenar a campanha presidencial de Ana Gomes, Paulo Pedroso diz que o que está em causa é o “combate aos extremismos”. Essencial da entrevista no Sob Escuta.
Entrevista

"É doloroso" extrema-direita usar Casa Pia /premium

2660
Campanha de Ana Gomes vai deixar Ventura, "inimigo da Constituição", a falar sozinho. Marcelo banaliza Presidência e Costa pode até ficar 12 anos. Paulo Pedroso em entrevista.
Vichyssoise

BE: "Sem OE, país pode continuar em duodécimos" /premium

139
Dirigente do BE e vice-presidente da AR não teme crise política e não vê qualquer "problema" que o país vá para duécimos se o governo insistir em "teimosia" de não corresponder às propostas bloquistas
Celebridades

Conguito: "Não vou deixar de usar este nome" /premium

890
Com 16 anos, criou um canal de YouTube. O sucesso online abriu-lhe as portas para rádio e para a televisão. Conguito quer ser uma referência para outros jovens, negros ou não, mas não um ativista.
País

Pedro Oliveira: transição energética com qualidade

287
A BP Portugal quer retirar dois milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera, através de um sistema de compensação. Em entrevista, o líder da empresa aponta soluções.
Sob Escuta

"Best of" da entrevista à ministra da Justiça

Ministra fala sobre o polémico apoio do primeiro-ministro a Luís Filipe Vieira, defende que Rui Pinto pode ser beneficiado com atenuação da pena e explica como quer intensificar o combate à corrupção.
Entrevista

"Num mundo ideal haveria candidato forte do PS" /premium

108
Sérgio Sousa Pinto disse na Vichyssoise que o PS tem um "dilema" a resolver nas Presidenciais: apoiar Marcelo, que é de outra área, ou Ana Gomes, militante do PS, mas non grata em alguns setores.
Investimento estrangeiro

Limitar Vistos Gold? "Capital irá para outro país" /premium

149
Segundo o Jornal de Negócios, Governo vai mesmo avançar com a limitação dos Vistos Gold ao interior do país. Vasco Rosa da Silva, da Kleya, disse em entrevista que é preciso criar alternativas.
Educação

“Abrir ou fechar escolas são tudo más opções" /premium

120
Decisão de reabrir escolas "é incrivelmente difícil", diz professor de Harvard. Antes de haver vacina "é um risco para a saúde das crianças”, mas uma recessão prolongada também afetará os alunos.
Atualidade

"O Novo Normal" descodificado por Sérgio Godinho

357
"Este novo normal tem um sumo perverso" e por isso Sérgio Godinho transformou-o em canção. O músico faz uma visita guiada pelos versos e conta como a criatividade o salvou durante o confinamento.
Atualidade

"Sei que o tempo passa, sei olhar-me ao espelho"

122
Completa 75 anos no último dia de agosto, mas "esta peste moderna" não permite festas. Sérgio Godinho conversa sobre a liberdade e os "pontos de interrogação" que atira aos outros em cada música.
Livros

"Um homossexual já nasce dentro do 'armário'" /premium

159
Foi assessor do único deputado brasileiro assumidamente homossexual e publica agora em Portugal um livro sobre minorias sexuais. Defende a perseguição do "discurso de ódio". Mas isso implica censura?
Sob Escuta

O essencial da entrevista a João Costa Pinto

O membro do conselho geral da mutualista considera que “há no grupo Montepio quem continue numa posição de negação." Entrevista ao programa "Sob Escuta", da Rádio Observador.
Entrevista

"Governo chamou-me 4 vezes para falar do Montepio" /premium

158
João Costa Pinto prefere não "fulanizar" mas percebe-se, em entrevista, que fala sobretudo do ex-ministro das Finanças. Governo (e Centeno) têm evitado falar do Montepio, mas a preocupação é real.
Entrevista

Teletrabalho? "Gestores não confiam nas pessoas" /premium

402
O "voluntarismo não é infinito" e os gestores não podem esperar que as pessoas voltem ao trabalho, no pós-férias, com a mesma mentalidade que marcou o início da pandemia. Entrevista a Nadim Habib.
Atualidade

Vídeo. Essencial da entrevista a Pedro Siza Vieira

Ministro da Economia diz que seria "incompreensível" uma crise à esquerda, garante que o Estado não vai salvar bancos "que não se acautelaram" e aponta "muitos interessados" na Efacec.
Livros

José Nogueira, aventureiro português na Patagónia /premium

203
Nasceu pobre e era analfabeto, mas quando morreu já teria uma fortuna de quase 24 milhões de euros. A vida extraordinária de José Nogueira é agora contada num livro da jornalista Mónica Bello.
Sob Escuta

Barroso. "Fundo de recuperação é orgia financeira"

Diz que o acordo para o Fundo de Recuperação europeu não teria acontecido sem Brexit e propõe que a AR crie uma comissão para acompanhar a sua aplicação. Durão Barroso é o convidado do "Sob Escuta".
União Europeia

Barroso: Fundo de recuperação é "orgia financeira" /premium

405
Antigo presidente da Comissão Europeia propõe que a Assembleia crie comissão para acompanhar aplicação dos fundos nos próximos anos. Mas é a sugestão de alguém que não quer regressar à política ativa
Sob Escuta

Barreto aponta "má gestão política" da pandemia

191
Considera que houve "má gestão política" da pandemia, diz que na Educação aconteceu "um desastre" e critica o Presidente da República pelo "optimismo desbragado". António Barreto está "Sob Escuta".
Entrevista

"Houve contradições a mais na gestão da pandemia" /premium

3100
Começou como uma conversa sobre o mais recente livro, "Salazar, Cunhal, Soares", terminou visitando toda a realidade de um país atordoado pela pandemia que ainda hesita entre a euforia e o pessimismo.
Entrevista

“É preciso acabar com os mitos” sobre os incêndios /premium

513
Carlos da Câmara, climatologista e especialista em risco de incêndios, critica a falta de ordenamento do território em Portugal e avisa que 2017 se pode repetir. Este verão será um teste fulcral.
Entrevista

Vacina. Uso de emergência "talvez no fim do ano" /premium

124
Brasil vai testar a vacina de Oxford e assegurar 100 milhões de doses a partir de dezembro. Falámos com a coordenadora do ensaio que diz ser possível ter licença de uso de emergência no final do ano.
Livros

"Estamos a criar uma sociedade mais censória" /premium

120
A história das Cruzadas, que durou 400 anos, aparece resumida em pouco mais de 500 páginas, e em linguagem acessível, pelo historiador Dan Jones, que rejeita a figura tradicional do académico.
Entrevista

Votar no PCP ou no BE em vez de Marcelo? "Não" /premium

271
A líder parlamentar do PS não rejeita votar em Marcelo nas presidenciais. Num candidato do PCP ou do BE é que não. Mas para governar é a esta esquerda que estende a mão. Leia aqui a entrevista.
Amália Rodrigues

"Amália foi das melhores do mundo, ponto final" /premium

Imagem da artista está a mudar perante os portugueses, diz Frederico Santiago, responsável pela edição da discografia completa, a propósito do centenário de Amália e dos inéditos que aí vêm.
Telecomunicações

"Pandemia atrasou em seis meses" o 5G em Portugal /premium

Jose Muñoz, responsável da Ericsson para o mercado ibérico, explica ao Observador que o 5G é "absolutamente" seguro. Sobre a Huawei não fala, mas diz que se orgulha de estar numa empresa de confiança.
Vichyssoise

"Nem que viva mais cem anos esquecerei 2017" /premium

340
A antiga porta-voz da Proteção Civil é hoje secretária de Estado e mantém na memória os dias difíceis de 2017, que recorda à porta de um fim-de-semana perigoso. Objetivo no terreno é evitar ignições.
Arquitetura

Gonçalo Byrne: arquiteto de luxo é imagem negativa /premium

386
Aos 79 anos, é o novo presidente da Ordem dos Arquitetos. Em entrevista, fala do turismo em Lisboa, de arquitetos-estrela e de edifícios polémicos. Sobre a pandemia, diz: "O confinamento traumatiza.”
Sob Escuta

Vídeo. Essencial da entrevista a Miguel Frasquilho

O chairman da TAP admite que os resultados da empresa ficaram “aquém daquilo que era expectável”, mas deixa elogios a Neeleman. Sublinha ainda que próximos passos da reestruturação “implicam dor".
Coronavírus

"Discurso político contribuiu para o risco" /premium

357
Pneumologista e membro da equipa da DGS para a Covid, António Diniz defende que a situação de Lisboa era previsível e foi mal preparada. Atrasos com infetados tornam impossível controlar o surto.
Sob Escuta

Vídeo. O essencial da entrevista a D. José Ornelas

O novo presidente da Conferência Episcopal fala das prioridades para o mandato que agora começa. Defesa da vida vai continuar na agenda, mas o bispo quer trazer para o debate público os temas sociais.
Espetáculos

Presidente do Opart promete paz em São Carlos /premium

470
Conceição Amaral garante início das obras no Teatro de São Carlos, sugere que relação com trabalhadores já não é tensa e fala do panorama pós-covid. É a primeira entrevista desde que assumiu funções.
Entrevista

16 perguntas rápidas a Ricardo Araújo Pereira /premium

929
Regressou às gravações com público na plateia, o que quer dizer que o distanciamento vai fraquejando. Hugo van der Ding aproveitou e lançou um questionário ao humorista. Este é o resultado.
Arte

MAAT: a nova diretora, a reabertura e o futuro /premium

Beatrice Leanza quer o museu da Fundação EDP no século XXI. Sente que o discurso dos museus está ultrapassado. MAAT reabre nesta quarta-feira, depois de sete meses fechado. São muitas as novidades.
Vichyssoise

"É possível aprovar Orçamento por unanimidade" /premium

Secretário de Estado Adjunto do PM esteve na Vichyssoise, da rádio Observador, a falar da preparação do Orçamento Suplementar. Assumiu que o objetivo do Governo é que o próximo ano letivo seja normal.
Atualidade

O vírus, os miúdos e as respostas de Graça Freitas

1274
A diretora-geral da saúde submeteu-se a um questionário de 6 crianças. Graça Freitas respondeu a todas as perguntas — algumas nada fáceis - e até encontrou quem a pudesse substituir no cargo.
Ministro da Educação

À boleia do ministro no regresso às aulas /premium

229
O Observador acompanhou a manhã de Tiago Brandão Rodrigues. O ministro não se comprometeu sobre o próximo ano, afastou a ideia de testar professores e reconheceu as dificuldades no ensino especial.
Entretenimento

"O Big Brother não é meu: aquele programa sou eu" /premium

157
Há 20 anos, Teresa Guilherme tomava posse como autoridade máxima dos reality shows em Portugal. Há dois, renunciou ao posto. Agora, pela primeira vez, assiste ao Big Brother a partir de casa.
Sob Escuta

"Justiça não foi infetada por 4 ou 5 maçãs podres"

114
O líder dos juízes critica falta de celeridade da Justiça na área económico-financeira, mostra-se aberto à revisão do sistema de recursos e à criação de instrumentos de colaboração premiada.
Sob Escuta

"A ministra da Saúde ligou-me a pedir desculpa"

O presidente da Câmara do Porto esclarece a polémica sobre a cerca sanitária, denuncia assimetrias na distribuições de testes e material e avisa que será "inaceitável" que o mesmo aconteça com a TAP.
Entrevista

"A ministra da Saúde ligou-me a pedir desculpa"

8383
Em entrevista, o presidente da Câmara do Porto recorda a polémica sobre a cerca sanitária, denuncia assimetrias com Lisboa no centro, faz avisos e lança farpas que vão do Bloco de Esquerda a Rui Rio.
Coronavírus

Apps de rastreio? "Estamos muito adiantados"

119
Secretário de Estado para a Transição Digital garante que as novidades sobre uma app que monitorize a Covid-19 no país, seguindo as regras europeias, estão para breve. Será sempre voluntária.
Coronavírus

"Distanciamento é físico, não emocional"

Em fase de quarentena é normal as pessoas estarem mais zangadas, mas é preciso conhecer as emoções e geri-las para sobreviver, seja a um divórcio ou a uma pandemia. Entrevista à psicóloga Maria Palha.
Noticiário

18h. Confederação de Turismo aplaude Costa

Francisco Calheiros critica a presidente da Comissão Europeia por desaconselhar a marcação de férias de verão e prefere confiar nas palavras do PM na entrevista ao Observador
Coronavírus

"Não deixem de planear férias de verão… cá dentro"

7049
Em entrevista ao Observador, o primeiro-ministro avisa que próximo ano letivo poderá ter restrições prolongadas e que os idosos poderão ficar mais tempo confinados. E dá conselho para férias.
Entrevista

Costa admite idosos confinados mais tempo

721
Costa admite que país pode vir a funcionar a "múltiplas velocidades". Idosos podem ficar isolados mais tempo. Férias, só cá dentro. O principal da entrevista do PM à Rádio Observador.
Coronavírus

Entrevista a António Costa na Rádio Observador

143
Emissão especial começa às 9h da manhã com a entrevista em direto ao primeiro-ministro, no dia em que começa o 3º período do ano escolar e o país se prepara para a renovação do estado de emergência.
Coronavírus

António Costa: "Quanto tempo falta? Não sei dizer"

230
Entrevistado na TVI, o PM revelou pessimismo quanto a uma possível segunda vaga do surto em setembro. O SNS continua a ser reforçado. Sobre a Europa: "Ou saímos disto todos ou ninguém sai sozinho".
Coronavírus

“Marquês de Pombal instrumentalizou medo da peste"

1448
Historiadora da Universidade de Évora encontra semelhanças na resposta do Estado às pandemias ao longo dos séculos. E lembra que quando a fome se instalava as pessoas esqueciam receios de contágio.
Coronavírus

"Não se pode esperar milagres com este orçamento" 

426
Europa está a fazer o que pode. Mas "não pode gerar mais dinheiro" e orçamento da UE não faz "milagres". Comissária portuguesa "percebe" raspanete de Costa a holandês, mas bonds "não dão resposta já".
Coronavírus

"Médicos serão submergidos por uma onda gigante"

8242
Portugal vai viver uma situação semelhante à de Espanha e Itália, é a convicção de Jorge Buescu. Ao Observador, o físico e matemático explica como faz as contas e reafirma a importância dos testes.
Coronavírus

"Esperemos conseguir evitar uma crise financeira"

597
As previsões do economista português da Reserva Federal dos EUA, Miguel Faria e Castro, correram mundo. São números impressionantes, mas tudo depende da duração da pandemia. E na Europa?
Coronavírus

Excedente? "Governo deve é abrir cordões à bolsa"

591
Em entrevista, o economista Ricardo Reis diz que o Estado tem de dar à saúde os meios necessários para proteger as pessoas do Covid-19. "A dívida é para isso mesmo, não é para outros disparates".
Entrevista

Ventura. "Marcelo está a mentir no caso Tancos" /premium

4865
O candidato presidencial do Chega atira contra Marcelo: fala de Tancos, Salgado e de "um exercício patético de Presidência". E defende as suas medidas polémicas — as conhecidas e as menos conhecidas.
Entrevista

"A esquerda faz o jogo do Islão radical na Europa" /premium

2053
Alexandre del Valle, francês que há décadas alerta para a "ameaça islâmica", lança livro sobre o "complexo ocidental". Em entrevista, diz que em Portugal (e em França) é uma "vergonha" ser de direita.
Entrevista

"É possível prolongar a vida através da palavra" /premium

174
Enquanto termina o novo romance, vê reeditado o premiado “Deixem Passar o Homem Invisível". Ao Observador, Rui Cardoso Martins falou de livros, jornalismo e racismo. E de latas de comida na despensa.
Entrevista

Paula Silva: "Fui exonerada. Não esperava" /premium

Entrevista com a diretora-geral do Património que a ministra da Cultura exonerou de surpresa. Criação do Museu da Liberdade em Peniche foi um ponto alto do mandato. Sai incomodada? E o futuro próximo?
Carlos Moedas

"Gostava de ver Passos num lugar de destaque" /premium

3609
O ex-Comissário Europeu tem muitas dúvidas sobre a eutanásia e a certeza de que agora não quer nada com a política. Mas gostava de ver outra vez Passos Coelho "num lugar de destaque".
Fernando Medina

Medina: "Não sonho com a liderança do PS" /premium

160
"Não sonha", mas também não afasta a hipótese de vir a ser líder do PS. E se dúvidas houvesse, basta ler com atenção as respostas que Fernando Medina dá quando o assunto mete Pedro Nuno Santos.
Cabelo

Ricardo Vila Nova e os mitos sobre o nosso cabelo

264
Mais do que estética, cuidar do cabelo é uma questão de saúde e Ricardo Vila Nova construiu um império a cuidar dos fios alheios. Ao Observador, falou sobre mitos, negócios e sobre um dom.
Entrevista

O ex-agente anti-terrorismo que aposta em startups /premium

Foi agente especial na luta contra o terrorismo, nos EUA, onde desenvolveu sistemas avançados de inteligência militar, até que decidiu apostar em startups. David Roberts conta porquê ao Observador.
Entrevista

Angola. “Manteria todas as palavras que disse" /premium

245
Em entrevista, o MNE diz que as declarações de Ventura mostram "ignorância". E alerta que a descida no IVA da eletricidade "seria muitíssimo grave". Está em causa a demissão do governo? "Vamos ver."
Entrevista

Graça Fonseca: "Colecção BPN irá para Coimbra" /premium

666
Conhecem-se bem, estimam-se muito: António Costa conta com ela para o que der e vier. Graça Fonseca quer provar que a Cultura está bem entregue e é capaz de a liderar. Entrevista de Maria João Avillez
Entrevista

Vítor Bento: "Um dia o mar voltará a encapelar" /premium

291
Vítor Bento diz que o lema de muitos políticos tem sido "gaste-se que depois o dinheiro aparece". E nota que há um desequilíbrio entre a força de quem paga impostos e quem recebe do Orçamento.
Entrevista

Adolfo Mesquita Nunes: "Apoio João Almeida" /premium

494
O ex-vice-presidente reflete sobre o que correu mal nas legislativas e anuncia o apoio a João Almeida, o candidato que não quer "fazer o debate das correntes ideológicas do CDS".
Ordem dos Advogados

"Não é normal ver o governo a falar de processos" /premium

Menezes Leitão toma posse esta terça-feira como bastonário da Ordem dos Advogados. Em entrevista critica António Costa por ter falado no caso BES e Marcelo por recorrer poucas vezes ao Constitucional.
Entrevista

"Jovens, poupem. O tempo é o vosso melhor amigo" /premium

658
Charles Prideaux, recém-promovido a "global head of investment" na Schroders, recusa generalizações, mas deixa um aviso para os jovens que trocam poupança para o futuro por "experiências no imediato"
2019

As 53 grandes entrevistas do Observador em 2019

Alexandre Soares dos Santos deu-nos a sua última entrevista. Foi uma das muitas feitas pelo Observador em 2019. Selecionámos 53, da política à economia, da cultura ao desporto. Pode relê-las todas.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos publica entrevista alterada

1165
A empresária angolana deu uma entrevista ao Observador na semana passada. Este domingo, nas redes sociais, publicou uma versão alterada, com destaque e fotos diferentes e sem algumas perguntas.
Isabel dos Santos

"Não sei se sou a mulher mais rica de Angola" /premium

974
Em entrevista ao Observador, Isabel dos Santos nega ter sido favorecida pelo pai, fala das acusações de irregularidades no BIC Portugal e conta que não vai a Angola há mais de um ano porque tem medo.
PSD

"Rui Rio está com pressa e com enorme insegurança" /premium

151
Acredita que Rio tem parte da culpa pelo surgimento do Chega e IL, mas não exclui Ventura de coligações. Pinto Luz nega taticismo e diz que vai guardar para si voto da segunda volta (caso não ganhe).
Entrevista

"Vê-se o melhor e pior da humanidade" no Facebook /premium

A missão de Simon Cross no Facebook é reduzir as contas falsas e garantir que todos cumprem as regras. Ao Observador, explica porque quer que as pessoas sejam "mais queridas umas para as outras".
Isaltino Morais

"As casas estão caras porque os Governos querem" /premium

642
Em entrevista, Isaltino Morais diz que Governo "deve estar a dormir" para não reverter alteração à lei dos solos, feita durante a troika. E revela, finalmente, o que vai acontecer com o comboio SATU.
Luís Montenegro

"Também votarei a favor de propostas do governo" /premium

398
Candidato às diretas admite que votará a favor de várias propostas do governo quando for líder do PSD. Diria convictamente "não" à regionalização e diz que Cavaco Silva é a sua grande inspiração
Entrevista

"Negociação do OE não tem a profundidade anterior" /premium

Líder parlamentar comunista admite diferenças na negociação com o novo Governo. Confessa que o PCP avançou para as reuniões do Orçamento nos mínimos e fala da sucessão de Jerónimo: "Não é tabu".
Lançamentos

"Bucólicas": um mundo idealizado por Vergílio

285
O poema com pastores eruditos que citam Teócrito e Calímaco é um repositório de temas tão diversos como a expropriação de terras ou o amor. A primeira grande obra de Vergílio tem uma nova tradução.
Entrevista

Resolução "apressada" do BES foi "péssima decisão" /premium

599
Em entrevista, Artur Santos Silva pede uma solução rápida para o Novo Banco, que continua a acumular prejuízos. É uma das "histórias tristes" da banca – outra foi a gestão "deplorável" na Caixa.
Entrevista

Elefante Branco. "Aos 30, esquece, já eram velhas” /premium

1634
Foi porteiro da boîte por 22 anos e nunca falou sobre isso. Agora, Manuel Ribeiro conta tudo em livro. A jornalista que o escreveu tem recebido telefonemas de figuras públicas: "Têm medo de aparecer".
Corrupção

"Réus podem recorrer até morrerem de velhos" /premium

10408
Álvaro Santos Pereira alerta para a possibilidade de os arguidos dos casos BPN, Marquês e BES poderem morrer antes do trânsito em julgado. E defende a execução de penas após duas decisões judiciais.
Google

E se em 90 minutos conseguisse ter mais confiança? /premium

Esteve em Lisboa, na Web Summit, e lembrou a importância de dedicar um dia por semana a fazer a diferença. Falámos com Anna Vainer, a mulher que a partir da Google criou o projeto #IamRemarkable.
Perfumes

Erwin Creed: "Um frasco bonito não faz um perfume"

Erwin é o sexto numa dinastia de alfaiates e perfumistas que, em tempos, conquistou a confiança de reis e imperadores. Hoje, as fragrâncias da Creed estão entre as mais cobiçadas do mundo.
Entrevista

Carlos Moedas: "A geringonça estagnou as reformas" /premium

865
Com o fim do mandato como comissário europeu, Carlos Moedas volta agora a Portugal. Em entrevista a Maria João Avillez, critica a geringonça, defende as virtudes da UE e fala do seu futuro no PSD.
Entrevista

"Problemas para o Governo não virão de Belém" /premium

1229
Presidente da AR já meteu papéis para a reforma e quer gozá-la depois deste mandato, diz em entrevista ao Observador. E acredita que não será de Belém que virão os maiores problemas para o Governo.
Entrevista

"Juros baixos são maus para jovens sem pais ricos" /premium

135
David Miles, ex-membro do Banco de Inglaterra, avisa em entrevista que juros baixos podem ser "tóxicos" e colocam umas gerações em vantagem face às outras. E quem não tem pais ricos fica prejudicado.
Beleza e Bem Estar

"Fizemos das sobrancelhas uma questão diária"

São a cara da Benefit, marca fundada em 1976 por outras duas irmãs, Jean e Jane. Dos anos 70 para os dias de hoje, muito mudou na indústria da beleza. O Observador falou com as herdeiras.
Entrevista

Magnata dos media? "Comigo é para ganhar dinheiro" /premium

Faria negócio com Trump, acha que Costa e Rio se complementariam e não tem "medo de ser o patrão". A primeira grande entrevista de Mário Ferreira depois de se saber da oferta da Cofina pela TVI.
Entrevista

Maria Gambina: "Deixem-me estar no Porto" /premium

O nome Maria Gambina funde-se com a história da moda nacional. No Porto, a criadora fala do passado, do regresso à passerelle e de uma carreira marcada pela experiência e por uma identidade forte.
Estilo de Vida

"É alarmante. Corremos o risco de morrer sentados"

1642
Deixámos de ser caçadores para sermos capturados por um estilo de vida sedentário e perigoso. Estar sentado muito tempo é um risco para a nossa saúde, reforça o autor de "Alteração Primata".
Entrevista

"Sempre mantive Sócrates à distância de um braço" /premium

374
Do "Soares New Look" à Netflix, com passagem pelo "Bando dos Quatro", pela zanga com Pulido Valente, e por um encontro com o antigo primeiro-ministro num elevador. A última entrevista do Artigo 38.
A página está a demorar muito tempo.