Entrevista

Moda

As nossas calças de ganga estão a matar o planeta?

Um par de jeans pode ser essencial num guarda-roupa, mas produzi-lo é uma bomba-relógio para o planeta. Kevin Youn conseguiu conciliar moda e ecologia. O Observador falou com o criador do Wiser Wash.
Comic Con

A primeira Comic Con em Algés em 7 pontos

Terminou este domingo a quinta edição da Comic Con Portugal. Foi a primeira vez que se realizou no passeio marítimo de Algés, em Oeiras (e ao ar livre). Em 7 pontos, deixamos o principal deste evento.
Comic Con

Falámos com o X-Men que vai interpretar Tolkien

Nicholas Hoult tem 27 anos e é uma estrela em ascensão em Hollywood. É a Fera nos X-Men e vai ser Tolkien, num filme por estrear. Em entrevista, assume: "Adorava contracenar com o Jack Nicholson".
Música

"As pessoas falam demasiado na pista de dança" /premium

3.122
Em 1987, venceu a timidez e fez-se homem da rádio e DJ. Falámos com Rui Vargas no Lux, que ajudou a fundar há 20 anos. A festa dos 31 anos de carreira está marcada para este sábado à noite.
Família

"Com netas, descobri o prazer das coisas malucas" /premium

721
Isabel Stilwell diz ser uma avó do contraditório, nunca do contra, porque isso seria desrespeitar os pais. E lembra que não devemos nunca desistir de educar os filhos, um conselho dado por Eduardo Sá.
Hotéis

"A Comporta foi amor à primeira vista"

431
Em 2014, Gonçalo Pessoa abriu o hotel Sublime, que hoje faz parte da paisagem da Comporta e das memórias das celebridades internacionais que lá estiveram. Maria João Avillez falou com o empresário.
Observador Summer Sessions

"Cheguei à JCP pela lista telefónica" /premium

174
João Ferreira diz que ser eurodeputado e vereador não são tarefas para a vida, mas não diz até quando fica. Fala dos limites da Geringonça. Da evolução de Cuba e Coreia. E do populismo no Sporting.
Observador Summer Sessions

"Se o cliente me mentir, sai porta fora" /premium

Dá-se ao "luxo" de recusar vários casos por ano. Já foi ameaçado e insultado em tribunal. Rui Patrício é o advogado dos poderosos, mas não tem só casos de "colarinho branco".
Chefs

Arola: "Fui expulso por me virar a um cliente" /premium

Tem fama de 'bad boy', mas nunca se envolveu em escândalos; está no Guia Michelin há 20 anos, mas esteve muito perto de perder tudo. Conheça a história de vida do chef que queria ser rock star.
Exames Nacionais

"Os alunos não aprendem a raciocinar" /premium

9.041
Crítico do ensino que se faz em Portugal, Hélder Sousa, diretor do instituto que cria os exames do secundário, diz que não se interessa pelas notas: "O importante é perceber o que o aluno não sabe."
Entrevista

Carpool. Vieira da Silva defende nova "geringonça" /premium

Do futuro do PS ao Sporting, passando por Sócrates e, claro, pelo acordo laboral discutido no Parlamento. O ministro Vieira da Silva entrou no Carpool mesmo depois do debate — cheio de recados.
Entrevista

"O Governo tem de promover melhor o que isto é" /premium

Em entrevista ao Observador, Hicham Abdessamad, presidente executivo da Hitachi Consulting, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, diz que espera ter 2 mil funcionários em Portugal em 2028.
PSD

PSD pode dar a mão ao Governo no OE? "Veremos" /premium

217
PSD já admite que não há dinheiro para pagar aos professores. Em entrevista, Negrão desvaloriza fraca assistência durante discurso de abertura das jornadas, e não dá como garantido chumbo ao OE.
Entrevista

O livro proibido sobre o narcotráfico em Espanha /premium

137
É a história do narcotráfico na Galiza (e com ela a estreita relação com Portugal). O livro de Nacho Carretero foi proibido e está no centro de uma polémica. "Farinha" chegou agora a Portugal.
Entrevista

Paulo Monteiro: OPA da EDP está longe do justo

O diretor do Banco Invest acredita que as ações da EDP ajudarão o Alves Ribeiro PPR a continuar a ser o plano de poupança-reforma mais rentável. Os mercados emergentes são também uma opção do gestor.
Entrevista

"Divirto-me imenso a fazer a Guerra das Estrelas" /premium

Ben Morris fez os efeitos visuais de filmes como "Gladiador" ou "Bússola Dourada" (que lhe deu um Óscar). Em criança, o sonho era fazer parte da "Guerra das Estrelas": 40 anos depois, realizou-o.
Entrevista

Fernando Correia: "Enviei o meu livro ao Fidel" /premium

191
É hoje a "voz" de Bruno de Carvalho e tem o objectivo de "preservar" o presidente do Sporting. Mas Fernando Correia, 82 anos, jornalista, é mais que isso. E conta tudo em entrevista de vida.
Cinema

"O cinema português hoje é irrelevante" /premium

178
A Cinemateca abre no dia 14 um ciclo dedicado ao realizador português que cumpre 51 anos de carreira. Em entrevista, fala de Paris, de filmes, de política cultural e do hífen que tem no nome.
PCP

"O PCP nunca defendeu a sovietização do país" /premium

592
Vice-presidente da bancada do PCP avisa Governo que "não há orçamentos aprovados à partida". Critica culto de Kim Jon-Un, mas equipara-o à família real britânica.
Entrevista

"A minha filha é o motor da minha vida" /premium

386
O actor João Catarré, protagonista da novela Jogo Duplo, da TVI, fala com Maria João Avillez sobre a carreira, a infância, o silêncio e sobre todos os planos que ainda tem para o futuro.
Maternidade

“Nunca tivemos um bebé a querer saber do dador”

102
Há 18 anos que nascem bebés na AVA Clinic graças à doação de material genético. Esta sexta-feira, a clínica participa no debate sobre o futuro da procriação medicamente assistida.
Entrevista

"Discutiu-se mais o Sporting do que a eutanásia" /premium

3.501
O bastonário da Ordem dos Médicos diz que o debate sobre a eutanásia não foi informado, mostra-se satisfeito com o resultado da votação e critica o ministro da Saúde por não se impôr a Mário Centeno.
Entrevista

Polos Opostos: Eutanásia

A menorização da vida ou uma questão de dignidade? Imperativo civilizacional ou uma Caixa de Pandora de consequências imponderáveis? Isabel Galriça Neto e José Manuel Pureza sobre a morte assistida.
Entrevista

Eutanásia: recuo ou imperativo civilizacional? /premium

114
De um lado, Isabel Galriça Neto, para quem a eutanásia encerra riscos tremendos. Do outro, José Manuel Pureza, que fala numa questão de dignidade absoluta. Duas posições opostas em confronto.
Entrevista

"Dizem que, por ser modelo, sou burra. Nada a ver" /premium

526
A ascensão Maria Miguel foi rápida. Aos 16 anos, já era modelo exclusiva da Saint Laurent. Em entrevista, fala sobre viver em Paris, do sonho de ser futebolista e do preconceito à volta da profissão.
Congresso do PS

"Parceiros não são descartáveis" /premium

Santos Silva tomou um café com o Observador, explicou porque trouxe o debate ideológico ao PS e porque querer o partido ao centro não implica acabar com a geringonça. Embora lhe estreite o caminho.
Entrevista

"Se a ritalina funciona, não façamos experiências" /premium

1.170
Miguel Mealha Estrada insurge-se contra a pseudo-ciência. Psicanalista pediátrico critica quem passa anos num homeopata a tentar curar défices de atenção e desmistifica o uso da ritalina em crianças.
Entrevista

"Vivemos uma espécie de Big Brother familiar" /premium

792
Pornografia, sexo, álcool, saídas à noite. As maiores preocupações dos pais estão no livro de Daniel Sampaio, no qual pede aos adultos que repensem a forma de comunicar com os filhos adolescentes.
Entrevista

"Um milhão de views pode dar 500 e mil euros"

183
Já foi apelidado de "o agente dos YouTubers", mas afirma que se vê como "muito mais que isso". Entrevista a Miguel Raposo, o homem por detrás de figuras como Wuant, Sir Kazzio, D4rkframe ou Windoh.
CDS-PP

"Este PSD afasta-se da linha europeia de Passos" /premium

549
CDS não esconde que é mais próximo de Passos do que de Rio na política europeia. Em entrevista, Nuno Melo critica Costa por querer ser "o Macron dos pequeninos". E fenómeno Cristas é "repetível".
Casamento Real

D. Duarte: nora de Hollywood? "Absolutamente, não" /premium

2.337
Representante da monarquia portuguesa, pai de três filhos e próximo das principais casas reais europeias. D. Duarte Pio não vai ao casamento de Harry, mas falou sobre a cerimónia ao Observador.
Festival Eurovisão da Canção

Catarina Furtado: "Há muita solidão neste meio" /premium

370
Foi a cara de uma nova era da televisão nacional e é agora uma das apresentadoras do Festival da Eurovisão. Numa entrevista de vida, Catarina Furtado fala do trabalho, da família e de assédio sexual.
Entrevista

Cuidado que este é um Homem-Pykante

488
Alberto Pimenta, provavelmente o nosso maior poeta vivo, fez 80 anos e Edgar Pêra ofereceu-lhe um filme que é um encontro entre o cinema e a poesia que vivem fora dos trilhos da obediência.
Entrevista

"Bloco está a tentar branquear caso Pinho" /premium

1.228
Em entrevista ao Observador, Margarida Balseiro Lopes acusa o Bloco de Esquerda de dar a mão ao PS na definição de um objeto de comissão de inquérito que "branqueia" gravidade de atos de Manuel Pinho.
Cinema

"A mulher transexual não é vista como ser humano" /premium

Aos 40 anos, a protagonista de "Lembro mais dos Corvos" apresenta o filme no IndieLisboa. Para trás (e no ecrã), ficam as histórias de como é ser uma mulher transexual no Brasil.
Twitter

A entrevista a Margarida Balseiro Lopes em tweets

277
Em entrevista ao Observador, a líder da JSD defendeu que se a esquerda quer uma comissão para o caso Manuel Pinho mas, depois, "assassinar" essa comissão "como fez com a CGD, não vale a pena".
Cinema

"Nunca temos liberdade suficiente no cinema"

Autor de "O Último Fôlego" e "Rock de Fogo", Jim McBride vem à Cinemateca apresentar o seu primeiro filme, o falso documentário "David Holzman's Diary". Eurico de Barros falou com ele por e-mail.
Entrevista

A nova líder da JSD entrevistada no Observador

Duas semanas depois de se tornar a primeira mulher eleita presidente da JSD, Margarida Balseiro Lopes vai ser entrevistada no Observador. Siga a entrevista em direto, esta quarta, pelas 11h00.
Moda

Simone Rocha: design inglês com raízes portuguesas

230
Simone Rocha esteve em Lisboa pela primeira vez. Aos 31 anos, a designer britânica acumula prémios, já abriu duas lojas e falou com o Observador sobre as suas inspirações e sobre a herança portuguesa.
Entrevista

Helder Macedo: Camões, prémios e crítica literária

527
Helder Macedo recebeu há dias o prémio literário D. Dinis pelo livro de ensaios "Camões e Outros Contemporâneos". Um "revolucionário" que o mundo anglo-saxónico celebra e a academia portuguesa ignora.
Moda

"Se há uma tendência, corro na direção contrária"

Giambattista Valli é o príncipe da alta-costura europeia. Em 2005, fundou a própria marca, cujas criações já pisaram as mais importantes passadeiras vermelhas do mundo. O Observador conversou com ele.
Moda

"Aprendemos a ser mais autênticos e honestos"

101
Há 10 anos, Marta e Paulo foram para Londres. Foi lá que fundaram a marca de moda que já lhes valeu um prémio de 300.000€. Rihanna já usou, mas o orgulho está na produção: é tudo feito em Portugal.
Entrevista

"Com Trump na Casa Branca cada dia é uma aventura"

Jim Costa é um dos três congressistas luso-descendentes nos EUA. Quando, em 2012, ouviu as televisões referirem-se a Portugal (e outros países em crise na Europa) como PIIGS, levou a coisa "a peito".
Moda

Carlyle Nuera, o designer dos vestidos da Barbie

568
Carlyle Nuera desenha Barbies de coleção desde 2010. Emprego de sonho? Talvez, mas também é o primeiro. Voou da Califórnia até Lisboa e trouxe com ele uma Barbie portuguesa, da cabeça aos pés.
Entrevista

"Com crescimento, não entendo não haver aumentos"

632
Próximo de Rui Rio, o economista Fernando Alexandre revela que não será um dos porta-vozes do líder do PSD. Em entrevista, defende que o Governo tem de dar explicações se não quiser aumentar salários.
Entrevista

A vida de terror de Rachel, filha do líder mórmon

1.577
Abusos sexuais, poligamia, casamentos com menores e pais separados dos filhos. Rachel Jeffs, filha do líder fundamentalista mórmon, descreve o que viveu na igreja sob a alçada de Warren Jeffs.
Entrevista

Catarina Pais, a próxima Horta Osório

3.998
Foi a primeira portuguesa a receber o prémio de melhor aluna do MBA do Insead. Além dela, apenas quatro portugueses venceram o Henry Ford Prize, entre eles António Horta Osório. Entrevistámo-la.
António Costa

Fogos. Costa não se demite se houver nova tragédia

1.003
Em entrevista à Visão, o primeiro-ministro afastou a hipótese de formação de um "Bloco Central" com o PSD na próxima legislatura, por considerar que esse tipo de solução é "negativa para a democracia"
Cinema

"Guardar mistério é sempre mais interessante"

Prefere o cinema independente às produções de Hollywood. As portas parecem estar abertas para Victoria Guerra. Conversámos com a atriz, protagonista do novo filme de Fernando Vendrell, "Aparição".
Igreja Católica

"Um casal em abstinência não é bem família"

3.036
Em entrevista ao Observador no dia da nomeação, o novo bispo do Porto, D. Manuel Linda, diz-se fã do papa Francisco a "200%" e admite que dará o seu contributo para a discussão sobre os divorciados.
Catalunha

"Na Catalunha havia um clima de pré-guerra civil"

O escritor Javier Cercas diz ao Observador que a crise catalã é "uma autêntica barbaridade". Fala também do último livro, onde encara a sua "pior herança": um tio-avô que combateu por Franco.
Entrevista

"O Soares e o Freitas eram os Beatles e os Stones"

No dia em que chegou à RTP a primeira série que criou, "1986", Nuno Markl esteve na redacção do Observador para uma conversa sobre os 80s, música, bombocas, a rivalidade Soares-Freitas e (des)amores.
Entrevista

A entrevista a Nuno Markl em 31 tweets

Em entrevista ao Observador, o humorista e argumentista falou da infância passada nos anos 80 que serviu de inspiração para a série que criou, "1986", que se estreia esta noite na RTP1.
Educação

"Ser ministro não é ter vida de luxo, é de loucos"

Em entrevista ao Observador, Marçal Grilo fala do estado atual do ensino, do que sente falta dos tempos de ministro e do que são, para si, os três pilares essenciais da educação.
Cinema

Nick Park: "Este filme é um 'Braveheart' com bola"

O criador e autor dos filmes de Wallace e Gromit e co-realizador de "A Fuga das Galinhas" falou com Eurico de Barros sobre "A Idade da Pedra", a animação com trogloditas, futebol e patos gigantes.
Congresso do CDS

Lobo d'Ávila: "Não passamos cheques em branco"

165
Vai sair do Parlamento, mas diz que não é para preparar uma pista própria: "Não tenho como objetivo pessoal ser líder do CDS ou ser líder da oposição interna no CDS", disse no Carpool do Observador.
Entrevista

"Nos anos 90 era tão popular como os youtubers"

324
Foi um ídolo na década de noventa. E recorda: "Conheci um miúdo que dormia sempre para um lado da almofada para ficar com o nariz ligeiramente torto como o meu." Entrevista de vida com Miguel Angelo.
Entrevista

"O PS vai ter de decidir por que lado vai"

740
Em entrevista ao Observador, Mariana Mortágua pressiona o PS a clarificar o seu caminho até ao final da legislatura. Também critica o PSD de Rio e o papel de Marcelo na reaproximação entre PS e PSD.
IPSS

Raríssimas: "A Paula Costa continua a ter salário"

1.922
Um mês e meio depois da eleição, Sónia Margarida Laygue revela que a ex-presidente da IPSS continua a ser remunerada. Também fala dos mecenas perdidos com o escândalo. E da doença da filha, de 3 anos.
Entrevista

Luís Montenegro. "Não vou ser a sombra de Rui Rio"

Esteve seis anos seguidos na liderança da bancada do PSD, mais do que qualquer outro deputado do partido. Agora, deixa o Parlamento. Afasta-se, mas guarda margem para a avaliação crítica a Rio.
Congresso do PSD

Carpool. "Tinha condições para trabalhar com Rio"

Hugo Soares, líder parlamentar cessante do PSD, fez o primeiro Carpool em direto com o Observador, entre o Parlamento e o Congresso do partido em Lisboa. Diz que poderia trabalhar com Rio.
Entrevista

"Estou sempre aflito antes da estreia"

134
Marcou uma conversa com Marcello Caetano a 24 de abril de 1974. Fintou os censores com a "ajuda" de um braço-direito do Cardeal Cerejeira. Construiu o Teatro Aberto. Entrevista de vida a João Lourenço
Música

As guitarras que saem da Ribeira para o rock

10.011
Jimmy Page, o guitarrista dos Led Zepellin, usava uma guitarra feita por ele. O que pouca gente saberá é que Andy Manson as constrói na aldeia da Ribeira, em Mortágua, um lugar perfeito para o ofício.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)