829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Entrevista

Margarida Blasco

"Não admito xenofobia ou radicalismos na polícia"

Em entrevista ao Observador, a ministra da Administração Interna diz que sindicatos e governo estiveram de "boa-fé". Não receia que clima de protesto se mantenha, mas deixa avisos sobre extremismos.
Atualidade

"Costa era inequivocamente o melhor socialista"

Em entrevista ao Observador, o ex-Presidente da República não deixa dúvidas: "Sou contra eleições antecipadas". Guarda ainda alguns elogios para António Costa e desvaloriza a um possível chumbo do OE.
França

"Se Bardella vencer, a verdadeira PM será Le Pen"

Piere-Stèphane Fort investigou a fundo o percurso de Jordan Bardella. Nota o sucesso da sua imagem, mas crê que nada mudou na antiga Frente Nacional: "Por trás da fachada, estão lá as mesmas ideias."
Vichyssoise

"Quando o André sair, Chega terá grande problema"

Em entrevista, o deputado Bruno Nunes, apontado como principal opositor de Ventura no Chega, jura total lealdade, nega qualquer desconforto interno e pede que o líder fique no cargo por mais 20 anos.
Eleições Europeias

"Não refleti suficientemente sobre a eutanásia"

Sebastião Bugalho acredita que vai conseguir mudar o Pacto das Migrações. Diz que gosta de ser independente. Acusa Chega de "algum racismo". Foge a dizer o que pensa de Costa na Europa.
Mercado Imobiliário

"Buying Beverly Hills" em Portugal? "Adoraria..."

Mauricio Umansky, estrela de "Buying Beverly Hills" (Netflix), está em Portugal para a festa de lançamento da sua consultora imobiliária no mercado nacional. Diz que "adoraria" filmar em Portugal.
Vichyssoise

Derrota deixa Pedro Nuno em risco? "Avaliaremos"

Em entrevista ao Observador, Silva Pereira não exclui que sejam retiradas ilações de uma eventual derrota do PS nas europeias. Socialista critica ainda o Ministério Público e Marcelo Rebelo de Sousa.
Ministro da Educação

"Não podemos ficar reféns de agendas para acordo"

Depois do acordo, Fernando Alexandre garante que novo plano de emergência vai trazer medidas para que o próximo ano letivo já seja diferente, mas alerta: "Não há uma bala de prata para resolver tudo"
Eleições Europeias

Costa na UE? "Ananás não faz bolo de laranja"

O candidato da CDU às europeias defende a saída do euro e admite um referendo sobre o assunto. Não vê vantagens em ter Costa na Europa. Admite ainda que a esquerda tenha um candidato único à Belém.
PSD

"PS e Chega podem ter a tentação de ir a votos"

Em entrevista ao Observador, Miguel Santos, deputado do PSD, acusa Pedro Nuno e Ventura de estarem numa competição para ver quem será o líder da oposição e alerta para riscos do chumbo do Orçamento.
Eleições Europeias

"Vemos medidas desproporcionais para ativistas"

Em entrevista ao Observador, o cabeça de lista do PAN nas europeias alerta para o fenómeno da eco-ansiedade, regista caminho que o IRA tem feito e recusa política ambiental feita de "proibicionismos".
Partido LIVRE

"Integrar futuro governo? Estamos a quebrar tabu"

Em entrevista ao Observador, Rui Tavares defende que o partido vai entrar num novo ciclo de amadurecimento e que fazer parte de um governo de esquerdas é uma ambição do Livre.
Partido LIVRE

Livre. Entre o suspiro por Pedro Nuno e o medo

Teve o seu melhor resultado nas legislativas e sonha com outros voos: chegar ao poder com Pedro Nuno, crescer nas autarquias e ajudar a definir Belém. Mas divisões internas trazem fantasma da implosão
Partido LIVRE

"Caminho não é fechar primárias"

Candidato às europeias diz que polémica não deve levar a alteração do modelo de primárias. Admite não ter concordado com processo legal dentro do Livre. E critica UE a várias velocidades sobre Gaza.
Vichyssoise

"Temos visto um Governo apostado em minar tudo"

Isabel Mendes Lopes é líder parlamentar do Livre e número um à lista do grupo de contacto. Em entrevista ao Observador, critica o Governo e defende a possibilidade de alterar o modelo das primárias.
Entrevista

"Judeus podem ter sido avisados do 11 de Setembro"

Em entrevista, o cabeça de lista do Chega às eleições europeias fala sobre "os operadores da Nova Ordem Mundial" que pretendem a "subserviência da população" e deixa a porta aberta a um apoio a Costa.
Bloco de Esquerda

Bloco: "PSD nunca viu Habitação como um direito"

A coordenadora do Bloco na comissão de Habitação critica a direita por debater o setor "sem falar no preço das casas" e acusa PSD, CDS, Chega e IL de "competirem" pela reversão do Mais Habitação.
Entrevista

“Eu era mais ambicioso do que o lugar onde estava"

Rita Nabeiro convidou Dino d’Santiago para uma conversa sobre música e ação social, as suas raízes humildes e os sonhos para o futuro. A entrevista teve lugar no Centro Cultural de Cabo Verde.
Entrevista

Serviço militar obrigatório é "escravizar" pessoas

David D. Friedman, filho do famoso economista Milton Friedman (1912-2006), descreve-se como "anarco-capitalista". Em entrevista, diz que regresso do serviço militar obrigatório "não faz sentido".
Saúde

Bastonário quer dentistas para faixas prioritárias

Miguel Pavão elogia a opção do governo de apostar na capacidade do privado para implementar um programa de saúde oral. E defende prioridade para idosos, doentes crónicos e pessoas em exclusão social.
Entrevista

"Casas sem licença podem trazer mar de problemas"

Ordem dos Notários diz-se "desconfortável" com fim das licenças de utilização. Nova lei permite que grandes fundos vendam casas que compraram muito baratas... mas podem sair caras a quem as comprar.
Teatro

Como resiste uma atriz ao medo de falhar?

Em "Na Medida do Impossível", de Tiago Rodrigues, revela-se uma Beatriz Brás atraída pela vulnerabilidade, sem desejos de "cumprir um ideal". Falámos com a atriz na véspera da estreia em Lisboa.
Empresas

"Empresas não podem lucrar às custas de todos nós"

Empresas têm "dever" de "não lucrar às nossas custas", à custa do meio-ambiente e da coesão social. Mas as badaladas metas ESG (Ambiente, Sociedade e Governação) não são solução, defende Colin Mayer.
Livros

Natalia Timerman e o livro nascido da morte do pai

Quando chegou a hora, Natalia Timerman precisou de escrever. “As Pequenas Chances” é um retrato do luto de uma filha, um elogio às pequenas coisas e um aviso. Falámos com a autora brasileira.
Teatro

O mergulho de Cleia Almeida

A atriz faz a estreia na encenação e usa-a para abraçar a melancolia de um texto de David Memet. “Uma Vida no Teatro” está em cena no Teatro Aberto, em Lisboa, até 26 de maio.
Cinema

A terra, a resistência e luta do povo Krahô

“A Flor do Buriti”, de Renée Nader Messora e João Salaviza, conta a história da luta do povo Krahô, com o qual os dois realizadores vivem parte do ano. Filme estreia-se esta quinta-feira.
Entrevista

“Devíamos todos ser um bocadinho mais tolerantes.”

Rita Nabeiro visitou o ilusionista num dia de ensaios para o espetáculo Impossível Ao Vivo, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, para uma conversa sobre magia, tecnologia e relações humanas.
Teatro

"Estou muito bem como estou, só a ser artista"

Aos 76 anos, Cucha Carvalheiro regressa ao Teatro da Trindade, 10 anos após ter sido afastada da direção. Professora, encenadora, mas atriz primeiro. Assim continuará, “até que a voz me doa”, diz.
Investimento

"Temos de habituar-nos a inflação mais elevada"

A guerra na Ucrânia, que começou há dois anos, abalou os fluxos comerciais globais e criou terreno fértil para preços mais caros nas matérias-primas e inflação mais alta, diz analista da Schroders.
Vichyssoise

"PSD livra-se de Montenegro se precisar do Chega"

Alexandra Leitão, coordenadora do programa eleitoral de Pedro Nuno Santos, sugere que se o PSD precisar do Chega para formar governo vai dispensar Luís Montenegro e encontrar outro líder que o faça.
Cinema

A história de “Vidas Passadas”, por Celine Song

Uma mulher, duas relações, milhares de quilómetros entre o passado e o futuro. Falámos com a realizadora sul-coreana, que do teatro foi até aos Óscares. O filme estreia-se esta quinta-feira.
Vichyssoise

"Se trabalhasse com Pedro Nuno, dava-lhe um Xanax"

Em entrevista, António Cunha Vaz, assessor na campanha de Montenegro, defende que o líder do PSD transmite confiança, ao contrário de Pedro Nuno Santos, a quem dava um Xanax, ou o "mentiroso" Ventura.
Vichyssoise

31 de Montenegro, 21% de Ventura e o "Amor e Sexo"

António Cunha Vaz, assessor de comunicação de Montenegro, é convidado numa Vichyssoise onde se discutiram os dramas ilhéus do PSD, a entrada do Chega na piscina dos grandes e a "paixão" de Pedro Nuno.
Fotografia

"Salgueiro Maia disse-me: ande comigo, à vontade"

Grande exposição do fotógrafo do 25 de Abril inaugura em Lisboa. "A primeira vez que em Portugal me dão esta dimensão é quando estou quase a morrer", diz Eduardo Gageiro em entrevista.
Vichyssoise

"Albuquerque? PSD diz o exato contrário sem pudor"

A ainda número dois de António Costa no Governo acusa PSD de não ter qualquer "coerência" quando fala dos casos de Justiça que afetam o PS e do processo que levou à queda de Albuquerque na Madeira.
PAN

"Entre a AD e o Chega, venha o diabo e escolha"

Em entrevista ao Observador, Inês Sousa Real acusa o PSD de estar refém da "extrema-direita", mostra reservas sobre Pedro Nuno, responsabiliza Mortágua pela crise e sugere que Marcelo sonha com Passos
Noticiário

12h. PAN fecha a porta a um acordo com AD

Em entrevista ao Sob Escuta, da Rádio Observador, Inês Sousa Real fecha a porta a um acordo com a Aliança Democrática. Líder do PAN dá o exemplo das posições de CDS e PPM sobre diretos das mulheres.
Cinema Português

Assim se revela o terror de Gabriel Abrantes

No cinema e na pintura, a brincar com fantasmas. "A Semente do Mal", longa-metragem que marca a incursão do cineasta neste género, estreia-se esta quinta-feira. Falámos com ele.
Literatura

"Se não puder fazer mais, fiz o que me competia"

"Deus na escuridão" é o novo livro de Valter Hugo Mãe e também o mais espiritual do autor. Ao Observador, fala sobre 20 anos de romances, "falta de jeito" para envelhecer e os "mistérios" da fé.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas