Entrevista

Entrevista

Costa "pinta Portugal como um país cor-de-rosa"

Para o deputado do PSD, Adão José Fonseca Silva, durante a entrevista ao Observador, António Costa esqueceu-se que durante a atual legislatura o cidadão espera e desespera por uma consulta no SNS.
Primeiro-Ministro

Costa promete alívio no IRS para classe média /premium

308
Na entrevista ao Observador, o primeiro-ministro falou do arraso do Tribunal de Contas ao Revita, da ida de Centeno para o FMI, da redução de impostos para a classe média, de Marcelo e do familygate
Startups

4 anos, 300 milhões: "A Glovo ainda agora começou" /premium

Sacha Michaud cofundou a Glovo em 2015, mas tem mais de 20 anos de experiência em tecnológicas. Em entrevista, explica como a startup chegou a 124 cidades em 4 anos e como espera ter lucro em 2 ou 3.
Vichyssoise

Negrão na Rádio Observador esta sexta-feira

O presidente da bancada do PSD no parlamento é o convidado da terceira Vichyssoise a ser servida na Rádio Observador. O programa pode ser ouvido em direto a partir das 13h.
Mário Nogueira

“No Parlamento estava capaz de os comer a todos” /premium

590
Em entrevista ao Observador, o líder da Fenprof lembra o dia em que a reivindicação da recuperação do tempo de serviço foi chumbada na Assembleia. Mas assegura: "30% já cá moram".
Bill Gates

Steve Jobs: um "imbecil" aos olhos de Bill Gates

165
Que Steve Jobs não tinha uma personalidade fácil não é novidade, mas agora é Bill Gates que diz que o criador da Apple conseguia ser "um verdadeiro imbecil" com capacidade para "enfeitiçar".
Rádio Observador

"Sempre confundi o meu trabalho com a minha vida" /premium

Os medos, as frustrações, os erros as alegrias de Miguel Guilherme. Em entrevista a Laurinda Alves, o ator conta como pensa e trabalha alguém "despenteado por dentro" para quem a vida é um "one shot".
Vichyssoise

Mota Soares rejeita liderança do CDS pós-Cristas

Quando confrontado com um dilema no programa "Vichyssoise" da rádio Observador, o ainda deputado rejeitou mais do que uma vez a hipótese de assumir a liderança do CDS.
PAN

Rádio Observador. André Silva entrevistado esta 3ª

O deputado do PAN vem à redação do Observador para uma entrevista de fundo no programa Manhãs 360. André Silva vai discutir as corridas de cães, tema que esta terça chega à Assembleia da República.
Rádio Observador

"Antes do transplante cansava-me a cortar pão" /premium

1.706
Salvador Sobral fala sobre tudo numa conversa com Laurinda Alves: sobre o período em que esteve internado à espera de um transplante de coração, a Eurovisão, a mulher — e, claro, a música.
Escritores

"A TV está para nós como os romances no séc. XIX" /premium

147
Podia ser feliz em Lisboa, mas é incapaz de pôr um ponto final no longo e "complicado" casamento com Nova Iorque. Michael Cunningham, Prémio Pulitzer em 1999, está em Cascais à procura de inspiração.
Entrevista

Geringonça? "Foi nefasta para o país" /premium

2.866
"Portugal faliu, goste-se ou não de dizer isto" e, agora, "parou nas reformas estruturais". Em entrevista na Rádio Observador, Pedro Soares dos Santos só não quis falar de um tema, um "tema triste".
Rádio Observador

Ouça aqui: Entrevista a Pedro Soares dos Santos

O presidente executivo da Jerónimo Martins está em direto na Rádio Observador. Ouça aqui a entrevista.
Entrevista

“Tinha vergonha de que me ouvissem a ouvir fado"

Camané mantém igual a si mesmo: na recordação dos fadistas com quem “tanto aprendeu” e na fidelidade aos que arriscaram consigo. Em entrevista a Maria João Avillez, conta a vida em vez de a cantar.
Entrevista

"Ouvia fado baixinho por causa do preconceito" /premium

100
O encontro com Amália e Maria Teresa de Noronha, os outros fadistas que o marcaram, a experimentação que vai fazendo e como pôs toda a família a cantar fado. Maria João Avillez entrevista Camané.
Entrevista

"Na Finlândia, confiamos nos professores" /premium

4.330
Professores altamente formados são a pedra basilar de um sistema que quer alunos felizes, diz a Conselheira de Educação da Finlândia. Declínio recente no PISA não preocupa: "Não gostamos de rankings".
Entrevista

O português que baniu (durante dias) a Huawei /premium

José Moura está nos EUA à frente de uma das maiores associações de tecnologia, a IEEE. Suspendeu a Huawei durante dias, mas voltou atrás. Em entrevista, explica a decisão e fala sobre o 5G.
Entrevista

Máfia: "São como nós. E estão em Portugal também” /premium

602
Em “Mafia Life”, Frederico Varese revela os encontros que teve com mafiosos durante 20 anos. Falaram pouco de crime e mais sobre o mundo. “Apaixonam-se, cometem erros, têm opiniões. São como nós.”
Entrevista

Seguiu Stieg Larsson e sabe quem matou Olof Palme /premium

504
Anos antes de escrever a saga Millennium, Stieg Larsson tentou deslindar o homicídio do primeiro-ministro sueco. Jan Stocklassa seguiu as pistas que ele deixou: "Sei como e por que Olof Palme morreu".
Moda

Maria Guedes: 10 anos de Stylista e a nova marca /premium

Há 10 anos, nascia Stylista, blogue de moda e lifestyle, ainda a milhas da palavra influenciadora e dos mercados com produtos nacionais. Falámos com Maria Guedes, há uma década a viver da imagem.
Celebridades

Fátima Lopes: "A TV é uma máquina trituradora" /premium

874
Aos 50 anos, 25 passados à frente das câmaras, Fátima Lopes é um ícone da televisão. Ao Observador, falou sobre ganhar e perder, sobre egos e envelhecer. Afinal, o biquíni não escolhe idades.
Entrevista

Luísa Gueifão, a mulher por detrás do ".pt" /premium

Polémicas com ex-coordenador do centro nacional de cibersegurança, internet como bem público e gestão da DNS. Luísa Gueifão, a mulher que gere o ".pt", no Dia Mundial da Internet.
Moda

Anna-Karin Karlsson desenha os óculos das estrelas

198
Ao fim do dia, é ela a verdadeira estrela. Anna-Karin Karlsson elevou a fasquia do design de acessórios e esteve em Lisboa para apresentar a primeira coleção de joias.
China

"Este ano tem sido um começo mais difícil" /premium

111
A China quer ser uma potência em muitos domínios, mas no futebol vai ter de esperar. Quem o diz é Vítor Pereira, o treinador português que levou o Shanghai SIPG à vitória logo à primeira tentativa.
Cinema

"O dinheiro é neutro, não é bom nem é mau"

Eurico de Barros entrevistou o consagrado realizador canadiano Denys Arcand sobre o seu novo filme, "A Queda do Império Americano", já em exibição: decadência, corrupção, comédia e fuga de capitais.
Entrevista

Vídeo. Santos Silva e o "parolismo" do familygate

Sublinhando que "a ingenuidade é o pior ingrediente em política externa", o ministro dos Negócios Estrangeiros fala sobre a China, o Brexit, a NATO e o "familygate". Entrevista a Maria João Avillez.
Entrevista

"A China é nossa parceira, mas não é nossa aliada" /premium

258
O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece as chamadas de atenção dos EUA por causa da aproximação de Portugal à China, desvaloriza o "familygate" e elogia Rio. Entrevista de Maria João Avillez.
Entrevista

Nuno Santos. 10 respostas em 10 remates rápidos

O novo diretor do canal de televisão da Federação Portuguesa de Futebol aceitou o desafio de responder a um jogo rápido de escolhas simples. Da política aos media, as preferências de Nuno Santos.
Governo

Costa conta com Centeno no próximo Governo

298
O líder socialista quebra o tabu de Centeno e assume que "não há razões" para que não "prossiga funções" nas Finanças. E candidata o candidato do PS às Europeias a comissário europeu.
Associação Mutualista

"O Montepio dobrar-se a ministros? Deus nos livre" /premium

657
Montepio, maçonaria e geringonça; "secretariozecos", "padrecos" e "ministrozequitos". Na grande entrevista a Vítor Melícias, a "eminência parda" do Montepio não se furtou a tema nenhum.
Entrevista

Vídeo. Ourives “cronistas de Portugal" há 200 anos

144
Serviram reis e plebeus, ricos e menos ricos, monárquicos e republicanos. "E Nossa Senhora de Fátima também é nossa cliente”, explica Jorge Leitão, o responsável pela casa de joalharia Leitão & Irmão.
Entrevista

Dalí, Reis e Papas. Os 200 anos da Leitão & Irmão /premium

409
Jorge Leitão é quem está agora à frente da Casa Leitão & Irmão. Em dois séculos, os ourives tiveram como clientes Reis, Presidentes e Papas. E Nossa Senhora também. Entrevista de Maria João Avillez.
Entrevista

Vídeo. O melhor da entrevista a Francisco Assis

738
Diz que não conhece o pensamento político de Medina e Pedro Marques, antevê que o PS volte ao centro, admite que não é impossível vir a integrar o governo. O melhor da entrevista a Francisco Assis.
Entrevista

"Não conheço pensamento de Medina e Pedro Marques" /premium

684
A pergunta até foi sobre Medina, mas Francisco Assis fez questão de falar do seu sucessor na lista às Europeias. Não quer ser deputado por causa da "geringonça", embora lhe anteveja vida curta.
Moda

"O Portugal Fashion desconhece o que é a moda" /premium

549
No último sábado, Nuno Baltazar anunciou o fim da sua presença no Portugal Fashion, surpreendendo a própria organização. Ainda com críticas e dúvidas, o criador falou com o Observador.
Entrevista

Viúva de Escobar: "Após a violação fui sua presa" /premium

885
Viúva do narcotraficante explica em entrevista que vivia "seduzida" e pede perdão às vítimas. Agora, 25 anos depois, conta como ele a violou aos 14 anos — e espera servir de exemplo a outras mulheres.
Educação

"Crianças precisam de ficar de cabeça para baixo" /premium

7.333
Terapeuta ocupacional, autora do livro "Descalços e Felizes", Angela J. Hanscom explica que nenhuma criança terá um desenvolvimento saudável se não puder andar à roda ou rebolar na relva livremente.
Entrevista

André Rieu: "Nos meus concertos entram todos"

21.704
Entrevista com André Rieu, o artista que mais vezes encheu a Altice Arena. No mesmo mês tem sete concertos esgotados, quase 100 mil bilhetes vendidos e duas novas datas para novembro.
Educação

"A Finlândia está a fazer bem? Ninguém sabe" /premium

3.720
Crítico do "conto de fadas finlandês", Tim Oates defende que todos cometem o mesmo erro: olham para os anos 2000 como se fosse o período do sucesso, quando é o ano do declínio da Finlândia.
Entrevista

Piñon à conversa sobre literatura "vagabunda"

Prémio Literário Vergílio Ferreira 2019 e convidada de honra das Correntes D'Escritas, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto sobre literatura e suas ramificações.
Entrevista

"Brasil não falha tanto. Machado de Assis é prova" /premium

494
A literatura como espinha da história, o cinema que dela se serve, a preparação "estética" para a morte. Homenageada em Portugal, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto.
PSD

Negrão. "Nada justificava uma moção de censura" /premium

259
Em dia de arranque das jornadas parlamentares, líder da bancada do PSD admite que "não valia a pena" investir nesse debate, anuncia sanções para deputados faltosos e diz que há "plenários a mais"
Entrevista

A entrevista de vida a Alexandre Soares dos Santos

287
Os planos de vingar sozinho no Brasil, a morte do pai, a ascensão até se tornar um dos homens mais ricos de Portugal. A entrevista de vida ao líder histórico do grupo Jerónimo Martins.
Entrevista

“Há pobres para os transformarmos em classe média" /premium

6.660
A falta de rumo do país. As queixas dos políticos. A morte do pai que lhe mudou a vida. A hora que tem o seu nome. E a luta contra o cancro. Grande entrevista a Alexandre Soares dos Santos.
Cinema

"'Os Irmãos Sisters'" é sobre o amor fraternal"

O realizador de 'Nos Meus Lábios', 'Ferrugem e Osso' e 'Dheepan' falou com Eurico de Barros sobre o "western" que se estreia esta semana e lhe deu o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Veneza.
Celebridades

"Gosto do que faço e sou muito bom" /premium

3.223
Cláudio Ramos falhou em todos os castings: "Porque é que nunca fiquei se sou tão bom?" A estreia nas "Noites Marcianas" (há 20 anos), o Big Brother, o dinheiro e o sucesso como comentador.
Entrevista

"Best of" da entrevista a António Lobo Xavier

Diz que a "Quadratura" lhe mudou o temperamento. Defende Marcelo e elogia Passos. Confessa que trocaria tudo para ser um guitarrista virtuoso. António Lobo Xavier em entrevista a Maria João Avillez.
Política

Lobo Xavier: "Centeno é Vítor Gaspar com açúcar" /premium

515
Confessa que mudou por causa da Quadratura do Círculo. Defende Marcelo. Lembra o PSD "glorioso" de Passos. E fala sobre temas inesperados. António Lobo Xavier em entrevista a Maria João Avillez.
Vinho

As garrafas com história de João Paulo Martins

De um Vintage Ferreira de 1958 ao branco "mais famoso do mundo", o crítico João Paulo Martins reuniu uma colheita de garrafas da sua coleção pessoal e contou as histórias que lá estão engarrafadas.
Entrevista

"Snobismos" e a arte de bem cuspir um Barca Velha

Critica o "exibicionismo" em torno do vinho, discorre sobre a arte de bem cuspir durante uma prova, partilha histórias de 30 anos de carreira. Entrevista com o jornalista de vinhos João Paulo Martins.
Vinho

"Há snobismo e novo-riquismo no vinho" /premium

3.091
Um dia antes dos 65 anos, e no mês em que faz 30 de carreira, falámos com João Paulo Martins. Pioneiro na escrita de vinho, ainda tem críticas a fazer ao sector, como se de uma prova cega se tratasse.
Entrevista

"Pense: 'Uma máquina pode fazer o meu trabalho?'" /premium

153
Jim Stolze é especialista em inteligência artificial e, em entrevista, dá pistas para saber se está em risco de perder o seu emprego para um robô. Mas também diz que ela pode ajudar a salvar vidas.
CDS-PP

"Polícia desmotivada é mais suscetível a abusos" /premium

327
CDS está ao lado da polícia e não vê problemas de violência racista. Defende controlo de fronteiras, quer ocupar o espaço do anti-politicamente correto — diz que é assim que se combatem os populistas.
Televisão

"A TV é o bombo da festa de tudo o que é mau" /premium

1.103
Vemo-lo todos os dias no Jornal da Noite da SIC, mas Rodrigo Guedes de Carvalho ainda tem surpresas. Uma entrevista sobre música, o disco que está a gravar, os livros, a televisão e o jornalismo.
Educação

"Argumentos estranhos" afastaram líder do IAVE /premium

187
Hélder de Sousa diz que a decisão do Governo é incoerente, mas recusa falar em interesses partidários. “Houve uma profunda mudança no paradigma da avaliação e isso foi pensado por esta equipa.”
Tecnologia

Pai do hashtag: "Fui ao Twitter e disseram-me não" /premium

114
No início ouviu, pelo Twitter, que o hashtag era "uma ideia nerd" e que "não ia funcionar". Não desistiu e deu ao mundo a ferramenta que se tornou símbolo de uma #geração. Entrevista a Chris Messina.
Entrevista

Bessa: "Diabo não veio, mas isto está por arames" /premium

13.504
Centeno não continuará no Governo, para não ser ele a gerir os problemas que a política atual está a criar. Em entrevista, Daniel Bessa diz que "num país equilibrado, Passos Coelho seria aproveitado".
Bloco de Esquerda

Vídeo: 'Best of' da entrevista a Catarina Martins

176
A falta de "olhar" de Costa, as divergências com Centeno, a relação com o PCP, o uso dos professores para "travar o resto da função pública". Veja o vídeo com o melhor da entrevista à líder do BE.
Catarina Martins

O Bloco de extrema-esquerda? "Isso é um insulto" /premium

3.945
A líder do Bloco prefere "esquerda radical" por ter a ver com raíz. Em entrevista ao Observador, acusa ainda o governo de "irresponsabilidade" e de fazer "populismo" com professores
Ensino Superior

Fim das propinas? "Governo tem de garantir 200 M€" /premium

366
Presidente do Conselho de Reitores não critica eventual fim das propinas, mas alerta que, se a decisão política for avante, o Governo terá de garantir perto de 200 milhões de euros às universidades.
Mário Centeno

Centeno. "Portugal já não é tema no Eurogrupo"

115
Num balanço do seu primeiro ano no Eurogrupo, Centeno aplaude o facto de Portugal ter deixado de ser tema. "Apresentámos um caminho e foi seguido à risca": em outubro é altura de voltar a escolher.
YouTube

Nuno Agonia. Como uma tuberculose fez um YouTuber /premium

1.005
Já lhe propuseram um programa de televisão, mas recusou. Os vídeos são vistos por centenas de milhares de fãs. Visitámos o estúdio de Nuno Agonia para falar sobre a sorte, o sucesso e o trabalho.
Estilo de Vida

"Tem de se mudar o mundo, como está não está bom" /premium

5.150
No dia em que fez 89 anos ("A minha ideia é passar os 100") falou da nostalgia do Natal e da euforia da passagem de ano, mas também do amor e da vida. Entrevista ao psicanalista António Coimbra Matos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)