806kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

União Europeia

Conselho Europeu

Só o PS defende Costa no Conselho Europeu 

Marta Temido defendeu que a eleição de Costa seria uma mais valia para Portugal e para a Europa, mas a AD e as restantes forças parlamentares não tomaram posição em relação ao assunto.
Defesa

Defesa. PS e AD apoiam emissão de dívida conjunta

Para a AD e emissão de dívida conjunta é uma forma de "finalmente materializar" a criação de um "mercado único para a Defesa". O PS defende que essa emissão deverá ser feita de forma estrutural.
CDU

CDU culpa Bruxelas pelos baixos salários

Paulo Raimundo criticou quem quer "falar de tudo menos do fundamental” na campanha, sobretudo sobre o aumento geral dos rendimentos. João Oliveira lembra que o "25 de Abril não começou em Bruxelas".
União Europeia

O aborto e os direitos fundamentais da UE

Se a Carta dos Direitos Fundamentais fosse uma espécie de cabide do internato, onde cada um pode ir pendurar o seu direitozinho, nesse dia acabava a soberania nacional dos Estados. Não é boa ideia.
Eleições Europeias

Tânger quer dar a conhecer PE com as redes sociais

O cabeça de lista do Chega quer aposta nas redes sociais para pedir contributos aos portugueses sobre as ações que os eurodeputados devem tomar e explicar "o que se passa em Bruxelas".
Noticiário

13h. Zelensky já se encontrou com Pedro Sánchez

O chefe do Governo espanhol deve assinar um acordo bilateral de segurança, que inclui o fornecimento de equipamento militar. Espanha apoia Ucrânia com mais de 1100 milhões de euros em ajuda militar.
Noticiário

10h. BCE pronto para cortar taxas de juro

O economista-chefe do BCE, Philip Lane, aponta para anúncio de uma primeira descida durante o próximo mês. Ainda neste jornal, cabaz de medicamentos não sujeitos a receita aumenta 14 euros este ano.
União Europeia

UE: chefes da diplomacia dos 27 discutem conflitos

A guerra entre Israel e o Hamas será um dos temas prioritários do encontro, com os ministros europeus a terem a possibilidade de discutirem a matéria com homólogos para chegar a um acordo de paz.
Organização Mundial de Saúde

OMS lança mecanismo para angariar dinheiro

Se o mundo "já estava a ficar para trás no desenvolvimento sustentável relacionado com a saúde antes da pandemia, agora está ainda pior", diz o diretor da OMS, apelando a mais financiamento.
Noticiário

18h. BE acusa UE de financiar ataques a Gaza

Catarina Martins acusa Israel de ignorar as ordens do TPI e de contar com ajuda europeia. Também neste jornal, Fernando Pimenta vence a taça do mundo de velocidade em canoagem.
Noticiário

10h.Ucrânia. UE pede mais sistemas de defesa aérea

Josep Borrell condena o ataque russo em Kharkiv, e faz o apelo aos Estados-membros. Ainda, a recordação de Costinha sobre a conquista da Liga dos Campeões pelo FC Porto, que se deu há 20 anos.
União Europeia

Europa, multiescalaridade e governança multiníveis

No que diz respeito à estratégia de governança europeia, é muito provável que sigamos um hibridismo reformista de geometria variável consoante o número de países relutantes.
Noticiário

21h. PR. "Falta de coesão social" é problema grave

Marcelo Rebelo de Sousa classifica como problema grave a "falta de coesão social" que persiste em Portugal. Ainda, BE critica as recentes nomeações e exonerações feitas pelo Governo da AD.
Noticiário

9h. Europeias. Eleitores podem ver filas online

A Comissão Nacional de Eleições esclarece que os eleitores vão poder votar em qualquer lugar. E ainda, mais de 1000 médicos esgotaram nos primeiros três meses do ano o limite anual de horas extra.
Noticiário

3h AD acusa esquerda de falta de ideias europeias

AD acusa esquerda de querer “nacionalizar” a campanha por falta de programa. Ainda, Roberto Martinez garante que há pressão sobre Portugal para vencer o Europeu.
Noticiário

1h. Influencer. PR fala em passo em frente no caso

Marcelo fala em "passo em frente" após António Costa ser ouvido na "Operação Influencer". Ainda, as criticas de Miguel Pinto Luz às forças de esquerda.
Eleições Europeias

Como viram os jovens o debate para as europeias?

Juntos para ver o último debate europeu com candidatos a presidente da Comissão, jovens elogiaram Verdes e Liberais, mas criticaram falta de profundidade. E também se lamentou a ausência do tema Gaza.
Vichyssoise

Derrota deixa Pedro Nuno em risco? "Avaliaremos"

Em entrevista ao Observador, Silva Pereira não exclui que sejam retiradas ilações de uma eventual derrota do PS nas europeias. Socialista critica ainda o Ministério Público e Marcelo Rebelo de Sousa.
União Europeia

Execução do PRR sobe para 20%

As empresas lideram os pagamentos, seguidas pelas entidades públicas. A Comissão Europeia aprovou a revisão do PRR de Portugal, em 2023, para o valor de 22.200 milhões de euros.
Eleições Europeias

Ergue-te quer desmantelar UE "a partir de dentro"

O partido de extrema-direita Ergue-te acusa a UE de amordaçar "as nações e os povos europeus num federalismo artificial" e defende repatriamento de "imigrantes subsidiodependentes" e "criminosos".
União Europeia

Buxelas notifica Portugal por falhar 2 diretivas

Portugal falhou as medidas de limitação à exposição de trabalhadores a substâncias cancerígenas, mutagénicas e reprotóxicas e das contribuições para financiar e manter as redes de infraestruturas.
Medicamentos

Venda de 111 medicamentos genéricos será suspensa

Comissão Europeia recomendou a suspensão da comercialização desses genéricos depois de uma investigação ao laboratório Synapse revelar dados insuficientes para demonstrar "bioequivalência".
Guerra na Ucrânia

Orbán acusa UE de preparar Europa para a guerra

Orbán refere que o discurso de Emmanuel Macron é "uma preparação para uma ação de guerra" e que a data das eleições europeias, 9 de junho, será decisiva para um cenário de paz ou de guerra.
E o vencedor é...

Cotrim deu a volta a um João Oliveira em crescendo

O problema de João Oliveira para além do Euro? A posição frágil sobre a guerra na Ucrânia. Cotrim, em modo CEO, ficou preso a uma linguagem muito correta, mas ainda conseguiu “apertar o camarada”.
Frente-a-Frente

Cotrim Figueiredo (IL) - João Oliveira (CDU)

Salários, habitação, crescimento económico e ainda a procura de uma solução de paz para a guerra na Ucrânia foram os temas centrais do sexto frente-a-frente dos candidatos às europeias 2024.
E o vencedor é...

Na turma das Europeias, Bugalho é o aluno marrão

Bugalho quer vestir os dois fatos: comentador e candidato. E tem de aprender a dosear qualidades, sobretudo o estudo. E que o esperar do frente a frente entre João Oliveira e Cotrim de Figueiredo?
União Europeia

2/3 dos europeus querem política de defesa comum

Segundo o Eurobarómetro, 34% dos cidadãos europeus concedem prioridade à área da defesa do que às alterações climáticas, tendo em conta o atual panorama europeu. 72% apoiam sanções contra Moscovo.
Noticiário

21h. BE e CDU convergem sobre a saída do Euro 

Tanto BE como CDU acreditam que Portugal não está preparado para sair da zona Euro. Ainda neste jornal, o Chega planeia abster-se à proposta do PS para reduzir o IVA da eletricidade.
Parlamento Europeu

PE: grupos à direita em ebulição no pré-europeias

Situação de grupos políticos do ECR e do ID, que acolhem desde partidos conservadores a de extrema-direita, é "fluida" no pré-europeias. Meloni e Von der Leyen próximas — mas Le Pen seduz PM italiana.
Frente-a-Frente

Catarina Martins (BE) - João Oliveira (CDU)

A saída do Euro, o alargamento da UE a leste, o orçamento para a defesa europeia e uma eventual candidatura conjunta PCP e Bloco de Esquerda a Bruxelas são os temas fortes deste frente-a-frente.
União Europeia

Bruxelas exclui expulsão do espaço Schengen

Ministro da Presidência afirmou e reiterou risco de Portugal passar à ‘lista vermelha’ por não cumprir prazos de implementação de sistema fronteiriço universal. Bruxelas desmente situação limite.
Frente-a-Frente

Tânger-Corrêa (CH) - Pedro Fidalgo Marques (PAN)

Pedidos de desculpa sobre insultos no Parlamento, um referendo à tauromaquia, direitos LGBTQI+ nas escolas, “substituição” demográfica e o modo de vida rural: Chega e PAN quase não concordaram em nada
União Europeia

Marcelo: Costa "consensual" para Conselho Europeu

Presidente disse que a possibilidade de Costa vir a ser presidente do Conselho Europeu é "boa para a Europa" e para Portugal e sublinhou a sua capacidade de negociação "muito rara em termos europeus".
Conflito Israelo-palestiniano

Von der Leyen criticada por não abordar Gaza

Candidata de Esquerda Europeia para a Comissão Europeia insistiu em questionar Von der Leyen sobre quando é que a UE sancionará Israel, ao que Leyen respondeu estar a "fazer tudo o que pode".
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. Borrell insiste em posição comum na UE

No dia em que dois Estados membros avançam com reconhecimento da Palestina, Josep Borrell diz "toma nota" da decisão, as continua a insistir numa resposta comunitária para uma solução de dois Estados.
PRR

Execução do PRR deve chegar a 38% no final de 2024

A entidade que gere a aplicação do PRR tem objetivo de chegar aos 59% de verbas desembolsadas pela Comissão Europeia, para alcançar os 38% de execução. Um objetivo "ambicioso", mas "executável".
PRR

PRR. Governo vai pedir em junho cheque retido

Mais de 700 milhões de euros foram retidos por Bruxelas referentes às terceira e quarta tranches. O Governo diz que o que estava por cumprir já avançou e vai pedir o dinheiro.
Frente-a-Frente

Tânger Corrêa (Chega) - Francisco Paupério (Livre)

Reparações pelo passado colonial, imigração, médio oriente e as famílias políticas no Parlamento Europeu são os temas do primeiro de sete debates na Rádio Observador entre os candidatos às europeias.
China

Pequim quer aumentar taxas de carros dos EUA e UE

Pequim está a considerar aumentar para 25% as taxas sobre automóveis importados de grande cilindrada, garantindo que medida respeita regulação da OMC e promove a transição para práticas mais verdes.
União Europeia

Mais Portugal, menos União Europeia

Passados quase 40 anos da entrada de Portugal na União Europeia, o país estagnou, a visão de política externa própria desvaneceu e a identidade nacional é uma miragem daquilo que foi.
Parlamento Europeu

Uma União Europeia para os jovens

É do interesse dos mais jovens garantir que os representantes do seu Estado-Membro no Parlamento Europeu sejam aqueles que melhor farão refletir os seus interesses e preocupações no contexto europeu.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO