Histórico de atualizações
  • Antes de encerrarmos este liveblog fizemos um ponto da situação sobre tudo o que já sse sabe sobre a tragédia do avião do Chapecoense, que caiu esta madrugada vitimando 71 pessoas.

    Leia tudo aqui.

    O liveblog do Observador termina aqui, amanhã voltamos com mais notícias. Obrigada por nos ter acompanhada.

  • Adeptos reunidos no estádio da Chapecoense

    O povo brasileiro fez uma caminhada desde a catedral de Chapecó até à Arena Condá, estádio usado pela Chapecoense, para prestar homenagem à equipa.

    https://twitter.com/amanda_kest/status/803724929132822528

    https://twitter.com/amanda_kest/status/803727250218713088

    https://twitter.com/amanda_kest/status/803728824903016449

  • Minuto de silêncio no FC Porto-Belenenses em homenagem das vítimas

    A partida entre o FC Porto e o Belenenses, a contar para a Taça da Liga de futebol, iniciou-se hoje com um minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente de aviação que vitimou 72 pessoas na Colômbia.

    A claque da formação portista demonstrou também o sentimento de pesar pelas vítimas, nomeadamente a equipa e comitiva do clube brasileiro Chapecoense, exibindo uma tarja na qual se podia ler: “Pray for Chapecoense”.

    Além disso, e perante um Estádio do Dragão com pouco público, foram ainda levantadas pelos adeptos algumas bandeiras do Brasil.

    No avião, que se despenhou na madrugada de hoje em Cerro Gordo, Colômbia, seguiam 22 futebolistas da Chapecoense, 28 dirigentes, membros da equipa técnica e convidados, 22 jornalistas e nove tripulantes, tendo sobrevivido seis pessoas, três jogadores, dois tripulantes e um jornalista.

    Entre os seis sobreviventes, constam três futebolistas da equipa brasileira, que ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional, em Medellín.

    Lusa

  • Autoridades colombianas reduzem para 71 o número de mortos

    As autoridades colombianas reduziram para 71 o número de mortos no acidente de avião em que seguia a equipa brasileira do Chapecoense e que caiu na segunda-feira à noite perto da cidade de Medellín, na Colômbia.

    Em comunicado, a Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres da Colômbia informou que, após confrontar dados, “estabeleceu-se que o total de pessoas que viajavam para a Colômbia eram 77 passageiros e não 81, como inicialmente aparecia nos registos”.

    Observando as listas de embarque dos passageiros no Brasil, na Bolívia e na Colômbia, chegou-se à conclusão que “apenas embarcaram no voo 68 passageiros de origem brasileira e nove membros da tripulação de origem boliviana”.

    Na nota, lê-se ainda que foram resgatados 71 corpos, sendo que houve seis sobreviventes.

    Assim, adiantou a mesma entidade, as entidades de socorro terminaram a fase de recuperação de vítimas.

    O avião despenhou-se perto do aeroporto internacional de Medellín, com a equipa do Chapecoense, clube do estado de Santa Catarina, que ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional.

    O aeroporto de Medellín informou que o avião declarou-se “em emergência” às 22h00 locais (03h00 de hoje em Lisboa) “por falhas técnicas”.

    O avião tinha saído do aeroporto Viru Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde aparentemente tinha realizado uma escala técnica.

    Lusa

  • Números Oficiais: 75 mortos, 72 corpos recuperados e 6 sobreviventes

    A Unidade Administrativa Especial Aeronáutica Civil indica 75 mortos, dos quais 72 corpos já recuperados, e seis sobreviventes.

  • O que aconteceu ao avião? As teorias

    Só agora é que as caixas negras do avião onde seguia a equipa do Chapecoense foram recuperadas, por isso é impossível ter certezas sobre o que está na origem do acidente que vitimou 75 pessoas em Medellín, Colômbia. As primeiras notícias davam conta de um problema no sistema elétrico do avião, mas não houve confirmação dessa teoria. Uma outra, no entanto, tem surgido nas últimas horas: o avião podia estar sem combustível.

    Em entrevista ao canal de televisão colombiano “Caracol”, Jaime Alberto Sierra (presidente Associação de Aviadores Civis da Colômbia) explicou que o piloto do avião Lamia Bolívia pediu autorização à torre de controlo para aterrar com urgência no aeroporto. Ao mesmo tempo, um outro avião da Viva Colombia também pediu autorização para aterrar porque tinha pouco combustível. Como esse avião informou a torre de controlo da emergência em que estava – e como a falta de combustível é uma das mais importantes – teve prioridade em relação ao avião da Lamia Bolívia.

    “Lamentavelmente, se não sei qual a emergência, (esse avião) não vai ter a prioridade que necessita. Então entramos na hipótese do que aconteceu e cremos que seja problema de falta de combustível”, explicou Jaime Sierra.

  • Condições meteorológicas dificultam resgate dos corpos

    As condições meteorológicas estão a prejudicar o trabalho da Força Aérea Colombiana para remover os corpos das vítimas do acidente de avião de segunda-feira à noite perto de Medellín, no qual 75 pessoas terão morrido.

    “Devido às difíceis condições meteorológicas, os corpos evacuados por via aérea, numa operação arriscada e titânica, foram levados para a Unidade Aérea localizada em Rionegro, de onde serão transportados para Medellín”, informou a Força Aérea, em comunicado.

    O Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais da Colômbia (IDEAM) informou que o tempo está nublado e chuvoso na área de Rionegro, a cerca de 60 quilómetros de Medellín.

    A Cruz Vermelha colombiana indicou que até ao momento foram resgatados 60 corpos, enquanto a autoridade da Aeronáutica Civil da Colômbia deu conta de que já foram retirados do local 72 corpos.

    A equipa de resgate da Força Aérea trabalha na transladação de corpos, com 25 elementos da Unidade de Operações Especiais em Emergências e Desastres da Polícia Nacional e elementos de entidades de socorro em terra.

    Além disso, a polícia de Medellín mobilizou 300 agentes para o local do acidente.

    O diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia, o general Jorge Nieto, disse que já foram transladados 30 corpos para o aeroporto de Medellín, onde está outra equipa da Polícia Judicial para fazer a inspeção de cadáveres, com vista a transladá-los para a medicina legal.

    A mesma fonte acrescentou que esse trabalho está a ser feito com uma coordenação internacional, “através da Interpol [Organização Internacional de Polícia Criminal] para identificar cada um dos corpos”.

    (Lusa)

  • De acordo com as autoridades de Antióquia-COL, faltam recuperar apenas onze corpos do local do acidente. Durante uma conferência de imprensa dada pelo vice-presidente do clube – Ivan Tozzo – e pelo vice-presidente do conselho deliberativo – Gelson Dalla Costa – o reconhecimento dos corpos pelos familiares deve ser feito em São Paulo e haverá um velório coletivo no estádio do clube, o Arena Condá.

  • Autoridades britânicos enviam investigadores para o local do acidente

    As autoridades britânicas enviaram três investigadores para o local do acidente, em Medellín (Colômbia), a fim de apurar o que está na origem da queda do avião. Esta aeronave pertence à companhia boliviana Lamia, mas foi fabricado pela British Aerospace – hoje BAE Systems – durante os anos 80. Com os investigadores estarão também representantes do fabricante. A informação foi dada pela Air Accident Investigation Branch, entidade responsável pela análise aos acidentes de aviação protagonizados por aeronaves britânicas, à agência AFP.

  • Marcos Danilo terá ligado à mulher pouco tempo antes de morrer, quando já estava a ser assistido num hospital em Medellín, Colômbia, conta o New York Post. O jogador de 31 anos conseguiu ser resgatado com vida do local do acidente, mas não conseguiu resistir aos ferimentos e morreu já no hospital.

  • Caixas negras do avião que se despenhou na Colômbia já foram encontradas

    Caixas negras do avião que se despenhou na Colômbia já foram encontradas.

    A Aeronáutica Civil da Colômbia confirmou que as duas caixas negras do avião em que seguia e equipa brasileira do Chapecoense e que caiu na segunda-feira à noite perto da cidade de Medellín. Na conta da Aeronáutica Civil da Colômbia na rede social Twitter, lê-se que as caixas negras foram encontradas “em perfeito estado”.

    A mesma entidade informou que já foram retirados do local 72 corpos e deu conta de seis sobreviventes.

    O aeroporto de Medellín informou que o avião declarou-se em emergência” às 22h00 locais (03h00 em Lisboa) “por falhas técnicas”. Não são claras, porém, as causar do acidente.

  • Cristiano Ronaldo "chocado" e "solidário"

    O capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, mostrou-se hoje “chocado” com o acidente de aviação que aconteceu em Medellín, na Colômbia, e que vitimou grande parte da equipa dos brasileiros da Chapecoense.

    “Chocado com a tragédia que aconteceu ao Chapecoense. Solidário com as famílias e amigos de todas as vítimas. Um abraço para o clube e para todo o futebol brasileiro”, escreveu o avançado do Real Madrid na sua conta oficial da rede social Facebook.

  • No estádio do Chapecoense, no estado brasileiro de Santa Catarina, o ambiente é de tristeza e consternação.

    A boy sits alone on the stands during a tribute to the players of Brazilian team Chapecoense Real who were killed in a plane accident in the Colombian mountains, at the club's Arena Conda stadium in Chapeco, in the southern Brazilian state of Santa Catarina, on November 29, 2016. Players of the Chapecoense were among 81 people on board the doomed flight that crashed into mountains in northwestern Colombia, in which officials said just six people were thought to have survived, including three of the players. Chapecoense had risen from obscurity to make it to the Copa Sudamericana finals scheduled for Wednesday against Atletico Nacional of Colombia.  / AFP / Nelson ALMEIDA        (Photo credit should read NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)

    AFP / Nelson ALMEIDA

  • Confirmação oficial: 6 sobreviventes

    Balanço das autoridades colombianas: seis pessoas sobreviveram.

    Em comunicado, a Aeronáutica Civil Colombiana confirmou que os seis sobreviventes são três jogadores, um jornalista, um técnico da aeronave e uma comissária de bordo.

    Na lista anterior, não constava o jogador Zampier Neto, que foi entretanto encontrado com vida, mas incluía Marcos Danilo Padilha que foi resgatado, embora não tenha sobrevivido aos ferimentos, segundo a imprensa brasileira.

    Até ao momento, foram resgatados 60 corpos, de acordo com a a Cruz Vermelha colombiana. O avião transportava 81 pessoas quando se despenhou esta terça-feira perto do aeroporto internacional de Medellín, Colômbia.

  • Palmeiras quer usar equipamento da Chapecoense na última jornada

    O Palmeiras, clube brasileiro que assegurou no domingo a vitória no campeonato, vai pedir à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para disputar a última jornada do ‘Brasileirão’ com a camisola da Chapecoense, noticiou hoje a ESPN.

    “O Palmeiras vai pedir à CBF para jogar com a camisola da Chapecoense na última jornada do campeonato”, refere o clube paulista, em comunicado citado pela ESPN.

    Em outra nota, os patrocinadores do clube, Crefisa e FAM, dizem “apoiar a decisão da direção do Palmeiras”, faltando apenas o aval da marca desportiva que representa o clube, a Adidas, para a equipa alinhar contra o Vitória, a 11 de dezembro, com a camisola da formação de Chapecó.

    Palmeiras e Chapecoense, clubes que alinham habitualmente de verde, defrontaram-se no último domingo, com vitória (1-0) para a equipa da casa, que se sagrou campeã brasileira com uma jornada por disputar. O Palmeiras faz parte de um grupo de clubes brasileiros que hoje anunciaram ter proposto à CBF que a Chapecoense não possa descer nas próximas três temporadas, além de empréstimos gratuitos ao clube em 2017 para o apoiar num “momento de solidariedade e união”.

    Lusa

  • Selecionador brasileiro diz que "é um momento de muita dor e de profunda tristeza"

    O selecionador brasileiro de futebol, Tite, expressou as “mais sinceras condolências” aos familiares dos jogadores da Chapecoense, que perderam a vida num acidente de aviação em Medellín, na Colômbia, num “momento de muita dor e profunda tristeza”.

    “Envio as mais sinceras condolências aos familiares das vítimas do acidente ocorrido na Colômbia. É um momento de muita dor e de profunda tristeza. Muitos colegas de profissão viram subitamente os seus sonhos interrompidos”, afirmou Tite numa declaração publicada no site oficial da federação brasileira (CBF).

  • Atlético Nacional quer entregar Taça Sul-Americana à Chapecoense

    O Atlético Nacional anunciou hoje que convidou a CONMEBOL a entregar o troféu da Taça Sul-Americana de futebol à Chapecoense, acedendo ao pedido dos seus jogadores, após o acidente de avião em que viajava a equipa brasileira.

    “O Atlético Nacional convida a CONMEBOL [Confederação Sul Americana de futebol] a entregar o título da Taça Sul-Americana à Associação Chapecoense de Futebol como prémio honorário e em homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal. Da nossa parte, e para sempre, a Chapecoence é campeã da Taça Sul-Americana 2016”, informou o clube colombiano no seu sítio da Internet.

    Gilberto García, lateral-direto dos colombianos, falou também à imprensa colombiana, referindo que se trata de uma iniciativa dos jogadores do Atlético Nacional.

    “Queremos que os declarem campeões. A iniciativa é nossa. Esperamos que a CONMEBOL tome essa decisão. Vamos dar todo o apoio aos familiares”, disse.

    A equipa da Chapecoense, que sofreu um acidente de avião na Colômbia, iria jogar a primeira mão da final da Taça Sul Americana com os colombianos do Atlético Nacional, em Medellín, na quarta-feira.

    No avião seguiam nove tripulantes e 72 passageiros, entre os quais a equipa de futebol, técnicos e dirigentes, bem como um grupo de jornalistas, numa viagem em que o avião fez escala na Bolívia e despenhou-se antes de chegar a Medellín, na Colômbia.

    A aeronave transportava a delegação da equipa brasileira, que iria jogar a primeira mão da final da Taça Sul Americana com os colombianos do Atlético Nacional, em Medellín.

    O guarda-redes Jackson Follmann, o lateral Alan Ruschel, o defesa central Helio Zampier Neto, o jornalista Rafael Henzel e dois membros da tripulação foram retirados com vida dos destroços do avião que caiu a cerca de 50 quilómetros de Medellín.

    Lusa

  • Caio Júnior. "Se hoje morresse, morria feliz"

    O técnico do Chapecoense, Caio Júnior, que morreu esta terça-feira na sequência da queda do avião, tinha dito manifestado a sua alegria por ter passado à final da Copa Sul-América dizendo: “Se morresse hoje, morria feliz”. Foi apenas há seis dias.

  • Marcelo Rebelo de Sousa expressa pesar pelas vítimas do acidente

    O Presidente português lamentou as mortes provocadas pela queda de um avião na Colômbia, no qual seguia a equipa brasileira de futebol do Chapecoense, e expressou em particular condolências ao Presidente do Brasil e ao povo brasileiro.

    Numa nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a “morte de dezenas de pessoas no trágico acidente aéreo ocorrido esta madrugada na Colômbia, em que se perdeu também a grande maioria dos jogadores do Chapecoense”.

    “Quero expressar as minhas sinceras condolências ao Presidente Michel Temer, ao povo brasileiro, e de outras nacionalidades, e a todos os familiares por esta perda inestimável”, acrescenta o chefe de Estado português.

    (Lusa)

  • Quatro passageiros não chegaram a embarcar

    Quatro das pessoas que faziam parte da lista de passageiros nunca chegaram a embarcar, avança o site brasileiro G1. Trata-se do autarca de Chapecó, no Brasil, Luciano Buligon; o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio; o dirigente do clube Plínio David de Nes Filho, e o jornalista Ivan Carlos Agnoletto.

    Não se sabe, contudo, se alguém embarcou no lugar destas quatro pessoas, visto que a contabilização final das vítimas ainda não está fechada.

1 de 6