Colômbia
Colômbia

Colômbia fecha fronteiras e decreta "lei seca"

Todas as fronteiras vão estar fechadas e será proibido vender e consumir bebidas alcoólicas durante o fim de semana de eleições regionais e municipais na Colômbia para garantir ordem pública.
Colômbia

Traficantes sobreviveram usando droga como bóia

1216
Três traficantes naufragaram no domingo na costa da Colômbia. Estavam agarrados a sacos de cocaína quando foram encontrados pelas autoridades. Ficaram três horas à deriva em alto mar.
Tráfico de Droga

Capturado narcotraficante procurado pela Interpol

O narcotraficante colombiano Guillermo Amaya Ñungo, um dos líderes do tráfico no seu país, na Nicarágua e procurado pelos EUA, foi capturado para fins de extradição na cidade brasileira de Fortaleza.
Nações Unidas

Venezuela. Colômbia aberta ao diálogo com Guaidó

O Presidente da Colômbia assegurou que o seu governo só irá dialogar com o líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, em resposta à ONU, que apelou ao diálogo para aliviar a tensão entre países.
Venezuela

Venezuela faz exercício militar perto da Colômbia

Mais de 150 mil militares das Forças Armadas Venezuelanas (FAV) iniciaram na terça-feira os exercícios militares "Venezuela, soberania e paz 2019", determinados por Nicolás Maduro.
Fact Check

Helicóptero colombiano abatido pela Venezuela?

Utilizadores do Facebook e outras redes sociais partilharam vídeo de helicóptero das forças armadas da Colômbia como se tivesse sido abatido pela Venezuela. As imagens são de 2017 e a história é falsa
Venezuela

Venezuela usará mísseis para defender fronteira

176
Sistema de mísseis é voltado para a defesa antiaérea nas fronteiras com a vizinha Colômbia, país que acusa a Venezuela de propiciar um "conflito armado" por supostamente abrigar grupo das FARC.
Colômbia

ONU. Colômbia denuncia Venezuela

O Presidente colombiano, Iván Duque, disse que vai denunciar na ONU e na Organização de Estados Americanos (OEA) o regime de Nicolás Maduro por apoiar e proteger terroristas.
Venezuela

Venezuela ameaça Colômbia por violação territorial

Ministro venezuelano da Defesa admite resposta militar caso Bogotá tente violar soberania. "Fá-lo-emos de maneira contundente, em legítima defesa. Não se equivoquem", escreveu ministro no Twitter.
Colômbia

Colômbia. Portugal apoia o processo de paz

O Ministério do Negócios Estrangeiros "exorta a população colombiana a manter-se unida no caminho para a prosperidade e a reconciliação nacional".
Futebol

Carlos Queiroz próximo de completar os 200 jogos

O treinador português de futebol, que atualmente comanda a seleção da Colômbia, será um dos 10 técnicos com 200 jogos no comando de seleções nacionais depois de defrontar o Brasil em 6 de setembro.
Colômbia

FARC regressam à luta, tribunal ordena captura

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram, em vídeo, "uma nova etapa da luta" armada, e o tribunal colombiano revogou a suspensão dos mandados de captura de cinco ex-líderes.
Futebol

Borja, Uribe e Diaz convocados para a Colômbia

A seleção orientada por Carlos Queiroz tem dois jogos particulares marcados nos Estados Unidos: com o Brasil, a 6 de setembro em Miami, e com a Venezuela, a 10 de setembro em Tampa.
Ambiente

Amazónia. Colômbia propõe pacto de conservação

O Presidente da Colômbia vai entregar à Assembleia-geral da ONU em setembro uma proposta de pacto ambiental de conservação da Amazónia. País está em estado de alarme sobre o avanço do fogo.
Conflitos

ONG denuncia abusos a colombianos e venezuelanos

Desaparecimentos, assassínios, violência sexual, recrutamento de crianças e deslocamento forçado são denunciados num relatório da Human Rights Watch.
Colômbia

Colômbia nacionaliza 24 mil crianças venezuelanas

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, assinou uma resolução que concede a nacionalidade colombiana a 24.000 crianças. São beneficiárias da medida as crianças nascidas desde 19 de agosto de 2015.
Colômbia

Bebé nasce com cauda na Colômbia

5908
Uma falha genética fez com que um bebé nascesse com cauda na Colômbia. Este é um caso raro que está a dar a volta ao mundo. As fotos da cauda com 13 cm tornaram-se virais. Criança já foi operada.
Ciclismo

Equipa de ciclismo acaba após casos de doping

Os vários casos de doping "condenaram" a única equipa profissional de ciclismo da Colômbia. Patrocinador Postobon já tinha anunciado o fim da parceria.
Venezuela

Maduro reforça segurança na fronteira com Colômbia

Maduro acusou o Presidente colombiano, Iván Duque, de "estar ao serviço" da Administração norte-americana de Donald Trump e de "estar a preparar uma agressão" contra a Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Vinda de soldados é "incursão militar"

Trujillo expressou, em nome da Colômbia, a "mais profunda preocupação e rejeição" à chegada das duas aeronaves militares russas num momento "em que o país atravessa uma grave crise multidimensional".
Futebol

Paulo Bento vence Carlos Queiroz no particular

O treinador português Paulo Bento derrotou o compatriota Carlos Queiroz, ao conduzir a seleção de futebol Coreia do Sul ao triunfo sobre a Colômbia, por 2-1, em encontro de preparação.
Futebol

Paulo Bento vence Carlos Queiroz

O treinador português Paulo Bento levou a melhor sobre o compatriota Carlos Queiroz, ao conduzir a seleção de futebol Coreia do Sul ao triunfo sobre a Colômbia, por 2-1, em encontro de preparação.
Sismo

Sismo de magnitude 6,1 registado na Colômbia

Um sismo de magnitude 6,1 abalou hoje o sudoeste da Colômbia, segundo a agência geológica norte-americana USGS, mas não foi de imediato assinalada a existência de vítimas.
Japão

Colômbia. Carlos Queiroz estreia-se a vencer 

O golo que deu a vitória ao português Carlos Queiroz foi marcado aos 64 minutos pelo avançado Falcao, antigo jogador do FC Porto.
Venezuela

Mil membros da polícia desertam para a Colômbia

Aos cerca de mil membros das forças policiais venezuelanas juntaram-se 400 familiares, para quem o governo colombiano estabeleceu um processo de "receção e atendimento". Todos procuram proteção.
Futebol

Ex-lateral do Sporting Arias processado por agente

Arieh Guberek, agente do lateral colombiano do Atl. Madrid na altura da transferência para Portugal, fala em incumprimento de contrato. Em causa estarão verbas provenientes da cessação de direitos.
Venezuela

Venezuela abriu corredor humanitário com Cúcuta

O corredor, aberto de repente, já permitiu a entrada na Colômbia de cerca de 300 pessoas, entre doentes que precisam de cuidados médicos e crianças venezuelanas que frequentam escolas colombianas.
Acidentes de Aviação

Pelo menos 12 mortos em queda de avião na Colômbia

Os destroços do avião foram encontrados próximo da cidade de Villavicencio. As causas do acidente são ainda desconhecidas, mas uma equipa de peritos deslocou-se ao local para investigar.
Colômbia

Imigrantes venezuelanos dormem debaixo da ponte

Sem trabalho fixo, imigrantes venezuelanos que chegam a Bogotá improvisam espaços para viver ao lado do terminal de autocarros Salitre, onde dormem sob uma ponte ou nos bancos de um parque.
Colômbia

O rio mais bonito do mundo fica na Colômbia

400
O rio mais bonito do mundo chama-se Caño Cristales, fica na Colômbia e é comparado a um arco-íris por causa dos minerais que lhe dão várias cores.
Venezuela

O "caminho tenebroso" para comprar mantimentos

Mais de 3 milhões de venezuelanos já deixaram o país desde o início da crise no país. Alguns que permanecem fazem travessias ilegais para comprar mantimentos em países vizinhos, como a Colômbia.
Venezuela

Guaidó conta estar em Caracas "nas próximas horas"

146
Fontes próximas de Juan Guaidó referiram que estão a "estudar várias rotas" para o presidente interino regressar à Venezuela e acrescentaram que o regresso "será muito em breve".
Venezuela

Mais de 300 militares venezuelanos desertaram

O novo balanço dos serviços de migração colombianos dá conta de que 326 elementos das forças armadas e de segurança da Venezuela desertaram e pediram refúgio na Colômbia desde sábado.
Colômbia

Antiga fortaleza de Escobar demolida. Veja o vídeo

172
A assistir à demolição do edifício de oito andares estiveram perto de 1.600 espectadores. O local será transformado num parque dedicado às vítimas do tráfico de droga.
Venezuela

Venezuela. Concertos pró e anti Maduro

O concerto Venezuela Aid Live está a decorrer, em Cucutá, na vizinha Colômbia, para apoiar a entrada de ajuda humanitária na Venezuela e o autoproclamado Presidente Juan Guaidó.
Colômbia

Guarda Nacional bloqueia caravana de deputados

Pelo menos três autocarros com deputados opositores do regime de Maduro estão a viajar de Caracas para a fronteira com a Colômbia para preparar a entrada de ajuda humanitária vinda dos EUA no país.
Venezuela

Maduro manda fechar fronteira com Brasil

528
A fronteira da Venezuela com Brasil vai encerrar a partir da meia noite desta sexta-feira (hora de Lisboa), até "nova ordem", anunciou Maduro. O presidente pondera fazer o mesmo com a da Colômbia.
Venezuela

Venezuela anuncia ajuda humanitária para  Cútua

120
O governo de Nicolás Maduro vai enviar "mais de 20 mil caixas" de alimentos subsidiados a 22 e 23 de fevereiro para a cidade de Cúcuta, Colômbia, onde estão milhares de venezuelanos refugiados.
Venezuela

Reunião via Instagram com Juan Guaidó e Iván Duque

A reunião "Encontro Binacional" foi convocada pelo autoproclamado Presidente interino da Venezuela com o Presidente colombiano, Iván Duque.
Colômbia

Colômbia aconselha China a apoiar Guaidó

O Presidente da Colômbia aconselhou "a China a tomar essa decisão" e instou a comunidade internacional a cooperar para que a ajuda humanitária possa ser levada ao país vizinho.
Carlos Queiroz

Carlos Queiroz é novo selecionador da Colômbia

O primeiro desafio do treinador português, de 65 anos, à frente da Colômbia será a participação na Copa América, que se disputa em junho, no Brasil.
Colômbia

Colômbia. Guerrilha quer negociar com o Governo

As negociações foram interrompidas após um ataque em Bogotá que causou 21 mortos. O negociador chefe do ELN espera que o "Governo dê garantias para o retorno".
Crise dos Refugiados

Papa pede orações por vítimas no Mediterrâneo

177
Francisco pediu uma oração por todos os que "procuravam um futuro para a sua vida" e que perderam a vida. O papa apelou também a "um caminho de paz na Colômbia" depois do ataque à escola de polícia.
Colômbia

Colômbia põe fim a diálogo de paz com guerrilha

Presidente colombiano reativou a ordem de captura dos negociadores da guerrilha após ataque com carro armadilhado atribuído ao Exército de Libertação Nacional
Nações Unidas

Guterres pede condenação de autores de ataque

António Guterres condenou veementemente o ataque e apresentou as suas condolências às famílias das vítimas, pedindo ainda às autoridades que levem a tribunal os responsáveis pelo crime.
Colômbia

Atentado na Colômbia. Suspeito foi detido

Com 39 anos, o homem foi capturado na madrugada desta sexta-feira no sul de Bogotá. Ministro da Defesa colombiano relaciona-o com os guerrilheiros do ELN.
Colômbia

Colômbia. Sobe para 21 o número de mortos

Um carro bomba explodiu na Escola Polícia Geral de Santander, em Bogotá. Governo Português expressa condolências às famílias das vítimas mortais e deseja a rápida recuperação dos feridos.
Colômbia

Colômbia. Governo quer negociar com guerrilheiros

Alto-Comissário para a Paz da Colômbia disse que o Exército de Libertação Nacional deve "tomar uma decisão ética e política urgente". Considerado o último grupo rebelde do país, o ELN tem 17 reféns.
Corrupção

Colômbia multa Odebrecht em 222 milhões

Um tribunal colombiano proibiu a brasileira Odebrecht de celebrar contratos com entidades oficiais durante dez anos devido aos atos de corrupção cometidos naquele país.
Nicolás Maduro

EUA e Colômbia vão continuar a pressionar Maduro

O EUA e a Colômbia consideram que é necessário manter as pressões sobre o presidente venezuelano para "restaurar o Governo democrático" e pretende encontrar estratégias para os migrantes do país.
Migrantes

Venezuelanos expulsos de campo na Colômbia

As autoridades colombianas anunciaram a expulsão de 16 migrantes venezuelanos de um campo humanitário em Bogotá, na sequência de um protesto por comida. Quinze vão ser deportados.
Colômbia

Colômbia ameaça cortar relações com Venezuela

523
Se Nicolás Maduro iniciar um novo mandato como Presidente, a Colômbia rompe relações diplomáticas. "Não vamos premiar um criminoso que sistematicamente massacra o seu povo", diz Iván Duque
Crimes Sexuais

Matou 186 rapazes, violou 200. Pode sair da prisão

3681
Chamam-lhe "A Besta". Luís Gavarito, um dos maiores assassinos em série do mundo, teve uma redução de pena em 2006, por revelar o paradeiro de alguns corpos. Agora, pode sair por bom comportamento.
Colômbia

Ex-guerrilha não entrega crianças recrutadas

A vice-Presidente da Colômbia acusou a ex-guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia de não entregar mais de 5.200 crianças recrutadas na época do conflito armado.
Colômbia

Colômbia dá estatuto de refugiado a Julio Borges

A Colômbia anunciou esta sexta que decidiu conceder o estatuto de refugiado ao político opositor venezuelano Julio Borges, líder do partido Vontade Popular e ex-presidente do parlamento da Venezuela.
Colômbia

Colômbia fecha museu dedicado a Pablo Escobar

O município de Medellín, na Colômbia, fechou as portas de um museu dedicado ao antigo traficante de droga Pablo Escobar, um espaço considerado como o centro do narcoturismo no país.
Venezuela

Maduro quer indemnização por colombianos no país

126
O presidente venezuelano exige uma indemnização pelos 5,6 milhões de colombianos que vivem no país. Anúncio será reação ao comentário do seu homólogo que o critica por uma "ditadura desprezível".
Futebol

Pekerman renuncia à seleção da Colômbia

A decisão de Pekerman tem razões "estritamente pessoais", desmentindo que a saída do técnico possa estar relacionada com divergências de ordem financeira, como a imprensa do país chegou a indicar.
Colômbia

Colômbia deixa a UNASUL

O Presidente da Colômbia anunciou que o seu país formalizou a saída da União de Nações da América do Sul porque aquele organismo tem "silenciado" as denúncias contra a situação na Venezuela.
Brasil

Brasil entra em reunião sobre êxodo venezuelano

O Brasil "confirmou a sua participação" na reunião, que decorrerá à porta-fechada a na qual os quatro países tentarão encontrar "estratégias conjuntas" para lidar com o êxodo venezuelano.
Colômbia

Colômbia. Referendo anticorrupção falha validação

O referendo anticorrupção obteve pouco mais de 11,5 milhões de votos quando estavam escrutinados 99,1% dos votos, tornando-se impossível alcançar os 12,1 milhões necessários para que fosse validado.
Colômbia

A ilha colombiana que está a ficar sem espaço

139
Em Santa Cruz del Islote não há polícia nem hotéis. A ilha ao largo da Colômbia é um paraíso no meio do oceano que tem vindo a ser descoberto por turistas. Só há um problema: está a ficar sem espaço.
Colômbia

Colômbia acusa ELN de recrutar menores

O Provedor de Justiça da Colômbia acusou este sábado os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) de terem recrutado 24 crianças, nos últimos seis meses, no oeste do país.
Nicolás Maduro

Maduro: atentado (bem sucedido) valia 43 milhões

Venezuela acusa opositor de Maduro, que vive em Bogotá, de fazer parte do ataque feito por drones. O Governo diz que os atacantes treinaram no país vizinho e que iriam receber 43 milhões pelo "golpe".
Venezuela

Maduro diz que vai apresentar provas contra Santos

O presidente da Venezuela diz que vai apresentar provas do envolvimento do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, no atentado de sábado.
Venezuela

Atentado a Maduro tem "conexões" internacionais

O Ministério Público venezuelano disse ter detido os autores materiais do atentado contra o Nicolás Maduro e que foram estabelecidas as "conexões" internacionais com Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia).
Colômbia

Colômbia. PR cessante destaca acordo com FARC

O Presidente colombiano, Nobel da Paz devido aos esforços para pôr fim à guerra civil no país, termina esta terça-feira um mandato de oito anos.
Colômbia

Iván Duque toma posse como Presidente da Colômbia

Iván Duque toma posse esta terça-feira num contexto que se anuncia difícil, desde as "correções" ao acordo de paz, uma das suas promessas eleitorais, até à relação agitada com a vizinha Venezuela.
Colômbia

Pacto para desenvolvimento prioritário na Colômbia

Iván Duque assume na terça-feira o cargo de presidente da Colômbia e quer construir um pacto com os vários setores da sociedade para impulsionar o desenvolvimento do país.
Drogas

Cartel de droga paga 6 mil euros por cão polícia

123
Cadela Sombra trabalha para a polícia colombiana e já farejou mais de nove toneladas de droga. Agora, é procurada pelo principal cartel do país, que oferece seis mil euros pela cabeça do animal.
Juan Carlos

Médico avisa Juan Carlos para não ir a Las Palmas

Por razões de saúde, o Rei emérito de Espanha já não vai à Colômbia nem à regata de Las Palmas. O filho, Rei Felipe VI, teria pedido para não ser fotografado com o pai durante o escândalo.
Colômbia

Colômbia detém sequestrador que matou equatorianos

O ministro da Defesa colombiano anunciou a captura de Gustavo Angulo Arboleda, implicado no sequestro dos três funcionários do jornal El Comercio do Equador, que foram assassinados.
FARC

Líder das FARC pede desculpa a vítimas em tribunal

O chefe da antiga guerrilha colombiana das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Rodrigo Londono, pediu desculpas em tribunal às vítimas dos abusos cometidos pelo seu movimento.
Colômbia

Colômbia. 200 quilos de explosivos detonam ponte 

A ponte Chirajara, que unia Bogotá, a capital da Colômbia, à cidade de Villavivencio foi detonada por 200 quilos de explosivos. Em janeiro, esta ponte tinha colapsado parcialmente.
Mundial 2018

A longa espera inglesa: os golos do jogo em 3D

Harry Kane pôs fim a 57 minutos de jogo a zeros e tudo apontava para a vitória inglesa. Mas, aos 93', a Colômbia marcou e adiou a decisão. Foram precisos longos 127 minutos para conhecer o vencedor.
Mundial 2018

Tangente japonesa e adeus do Senegal. Golos em 3D

Para cada um dos jogos, um golo. Foi desta forma que se resolveu o afastamento da Polónia e do Senegal e a qualificação da Colômbia. No último caso, os amarelos falaram mais alto. Veja os golos em 3D.
Colômbia

Drones no combate às plantações de cocaína

O Governo da Colômbia anunciou na terça-feira que autorizou a pulverização de herbicidas nas plantações de cocaína com recurso a drones para travar o aumento de produção que se registou no país.
Colômbia

Cheryshev iguala Ronaldo. E a desforra do Japão

Em 17 minutos, a Rússia conseguiu 3 golos. Um deles foi de Cheryshev, que igualou Ronaldo na lista de melhores marcadores. Um feito conseguido num dia de autogolos e de desforras.
Colômbia

Colômbia. Correções no acordo de paz com FARC

O novo presidente, eleito no domingo com 53,97%, anunciou que o seu governo vai fazer correções no acordo de paz feito com as FARC "para garantir a verdade, justiça e reparação".
Colômbia

Iván Duque eleito Presidente da Colômbia

O candidato da direita Iván Duque foi eleito Presidente da Colômbia. O novo chefe de Estado foi eleito na segunda volta das presidenciais desde a paz com a ex-guerrilha das FARC.
Colômbia

Secções de voto abrem na Colômbia

As secções de voto abriram hoje na Colômbia para a segunda volta das eleições presidenciais, um escrutínio em que, pela primeira vez, os candidatos de direita e de esquerda se defrontam.
FARC

Colômbia a votos. Acordos com as FARC discutidos

A posição quanto aos acordos de paz celebrados em 2016 com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) divide os dois candidatos presidenciais colombianos, que vão este domingo a votos.
Venezuela

Venezuela acusa Colômbia de "provocações"

O presidente venezuelano acusou o homólogo colombiano de "provocações" militares para arrastar os dois países para um conflito que justifique a intervenção americana.
Colômbia

Colômbia insiste em novo cessar-fogo bilateral 

O Governo colombiano anunciou que vai insistir num cessar-fogo bilateral com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional para chegar a um acordo de paz antes do fim do quinto ciclo de negociações.
Futebol

"O Papa e Di Stéfano jogaram juntos no bairro" /premium

Entrevista ao escritor colombiano César Mauricio Velásquez, que conversou com o Papa Francisco e seis lendas do futebol para escrever "Futebol com Alma", sobre a relação entre a fé e o desporto.
Colômbia

Duque vs Petro na segunda volta das presidenciais

A Colômbia foi às urnas este domingo. A divisão entre o candidato de direita e o ex-guerrilheiro era esperada e confirmou-se. Os colombianos decidem quem será o próximo Presidente no dia 17 de junho.
Colômbia

Colômbia dividida vota em novo Presidente

Cerca de 49 milhões de colombianos estão inscritos para votar nas eleições presidenciais, num ambiente de bipolarização entre a direita, com Iván Duque, e a esquerda, do ex-guerrilheiro Gustavo Petro.
Colômbia

Colômbia integra NATO e OCDE

No dia 31 de maio, a Colômbia vai oficializar a entrada na NATO tornando-se no primeiro país da América Latina a fazer parte da organização. Os países da OCDE também aprovaram a entrada da Colômbia.
Colômbia

40 ex-guerrilheiros assassinados na Colômbia

O Presidente colombiano afirmou que foram mortos 40 membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) desde a assinatura do acordo de paz, em 2016, entre o Governo e a antiga guerrilha.
Colômbia

Possível desmoronamento de barragem na Colômbia

Mais de 25 mil pessoas foram deslocadas na Colômbia devido à possibilidade de desmoronamento da maior barragem hidroelétrica em construção no país e que pode ameaçar cerca de 130 mil habitantes.
Colômbia

Colômbia. País "inundado em coca", diz procurador

O procurador-geral da Colômbia, Fernando Carrillo, disse esta quinta-feira que o país está "inundado em coca" e que é preciso repensar as políticas para acabar com os cultivos ilegais.
Colômbia

Cruz Vermelha preocupada com saúde de venezuelanos

A Cruz Vermelha está preocupada com o estado de saúde dos venezuelanos que fogem para a Colômbia devido aos elevados níveis de malnutrição, diarreia e aumento de casos de doenças transmissíveis.
Venezuela

Um milhão de venezuelanos fugiu para a Colômbia

Cidadãos venezuelanos cruzam a fronteira para tentar fugir à crise que afeta a Venezuela. O Norte de Santander e a Guajira são as regiões colombianas que têm maior número de venezuelanos registados.
Colômbia

Dois sismos sentidos no centro da Colômbia

Dois sismos de 6,2 e de 5,4 na escala de Richter, foram sentidos esta segunda-feira simultaneamente no distrito de Caldas, no centro da Colômbia, mas sem registo de vítimas ou danos materiais.
Mundo

Detido ex-líder da guerrilha colombiana

Suais Pausivas Hernández é suspeito de estar envolvido na exportação de dez toneladas de cocaína para os Estados Unidos. Ex-líder das FARC pode agora ser extraditado para os EUA.
Teatro

Mísia protagoniza peça de teatro em Bogotá

Mísia protagoniza "Giosefine", encenado por Guillermo Heras, que vai estar em cena de 27 a 30 de março, em Bogotá, na Colômbia, no âmbito do Festival Iberoamericano de Teatro.
Colômbia

'Uribismo' vence na Colômbia

O partido do Centro Democrático, fundado e liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), obteve uma grande vitória na consulta: 67,71% dos votos, de acordo com dados oficiais.
Colômbia

Boletins fotocopiados nas eleições colombianas

O governo colombiano autorizou o uso de fotocópias nas eleições deste domingo, na sequência de denúncias que davam conta da inexistência de boletins suficientes nas assembleias de voto.
Colômbia

Colombianos votam em eleições cruciais para a paz

Colombianos começa a votar nas legislativas, determinantes para pôr em prática o acordo de paz com a ex-guerrilha marxista. Partido herdeiro das FARC participa pela primeira vez nas eleições.
Colômbia

Colômbia. FARC desistem das eleições presidenciais

A ex-guerrilha FARC desistiu das eleições presidenciais colombianas, agendadas para maio deste ano. A decisão deve-se aos problemas de saúde do líder e candidato, Rodrigo Londoño.
Colômbia

'Escobar' do Equador é extraditado para os EUA

Washington Edison Prado alegou que era membro das FARC e elegível para amnistia, mas de nada lhe valeu: foi mesmo extraditado por gerir uma operação de exportação de cocaína para os EUA.
Colômbia

Coronel que matou Escobar foi detido

234
Foi da arma de Hugo Aguilar que saiu o tiro que matou Pablo Escobar em 1993. O antigo Coronel está agora a braços com a justiça: foi detido e é acusado de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.
Colômbia

Bogotá. Roubada parte de estátua de Simón Bolívar

A lâmina da espada da estátua de Simón Bolívar foi roubada na Praça de Bolívar, no centro da cidade de Bogotá, segundo a imprensa local, que cita autoridades policiais.
Venezuela

Colômbia, Venezuela e Brasil mobilizam tropas 

127
A Colômbia, a Venezuela e o Brasil mobilizaram tropas para as fronteiras comuns para cumprir funções de segurança fronteiriça. O objetivo é controlar a entrada de venezuelanos que fogem do país.
FARC

Mais de 50 ex-combatentes das FARC assassinados

O partido político FARC, surgido do desarmamento dessa guerrilha, denunciou que os membros do Clã do Golfo assassinaram mais um militante em Antioquia.
Colômbia

Colômbia com abrigo para refugiados venezuelanos

O Governo da Colômbia anunciou a abertura de um abrigo temporário destinado a acolher os venezuelanos que todos os dias cruzam a fronteira entre os dois países.
Acidentes e Desastres

Colômbia. Pelo menos três mortos em queda de ponte

A queda de uma ponte em construção entre Bogotá e Villavicencio matou três pessoas, segundo os bombeiros. Porém, fontes oficiosas elevam a contagem para quatro pessoas.
Colômbia

FARC. Guterres vê "compromisso total" na Colômbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou este domingo que constatou na Colômbia que há um "compromisso total" do Governo e da ex-guerrilha das FARC para "a construção da paz".
Venezuela

Colômbia enviou 50 toneladas de pernil à Venezuela

A Colômbia enviou 50 toneladas de pernil de porco para a Venezuela, onde tem escasseado este popular alimento de fim de ano, deixando irritados os venezuelanos com dificuldades.
Colômbia

Baixa recorde de homicídios na Colômbia em 2017

A Colômbia termina 2017 com a taxa de homicídios mais baixa dos últimos 40 anos. O país registou "um pouco menos de 11 mil homicídios em 2017", informou o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas.
Colômbia

Venezuelanos trocam bolívares por moedas de Bogotá

Devido à desvalorização do bolívar, a moeda da Venezuela, emigrantes desse país em Bogotá entregam notas a passageiros de autocarros em troca de qualquer colaboração em moedas de pesos colombianos.
FARC

FARC. Guerrilheira denuncia abusos e abortos 

147
Vanessa fugiu das FARC dois anos antes do acordo de paz com o governo colombiano. Enquanto lá esteve, engravidou três vezes, abortou outras três e foi violada repetidamente ao longo dos anos.
Relações Internacionais

Costa salienta relação intensa com Colômbia

O primeiro-ministro realçou o papel de Luís Amado e de Paulo Portas na construção de uma "relação intensa" com a Colômbia. Os dois países vão criar um Conselho Estratégico.
Diplomacia

Colômbia. Marcelo expressa apoio de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se esta segunda-feira ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, como "construtor da paz no mundo" e "exemplo de coragem", afirmando que Portugal o apoia.
Política

Presidente da Colômbia visita Portugal

A agenda de Juan Manuel Santos para esta segunda-feira inclui uma cerimónia de doutoramento 'honoris causa', um discurso no parlamento e um encontro com empresários.
Colômbia

Narcoturismo. A mansão de Escobar é um monumento

A casa onde viveu Pablo Escobar, em Medellín, na Colômbia, é hoje uma atração turística gerida pelo irmão do traficante, Roberto Escobar, e faz parte da rota do narcoturismo no país.
Colômbia

Colômbia apreende 12 toneladas de cocaína

106
O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou a apreensão de 12 toneladas de cocaína, um recorde histórico no país, primeiro produtor mundial desta droga ilegal, segundo a ONU.
FARC

Colômbia. Acordo com as FARC intocável até 2030

O Tribunal Constitucional da Colômbia validou uma lei defendida pelo governo que estabelece que o acordo de paz feito com as FARC não pode ser modificado até 2030.
Colômbia

Antigas FARC inscrevem-se como partido

Depois do acordo de paz assinado em 2016 e a consequente desmilitarização, as FARC apresentam-se agora como partido político. A Força Alternativa Revolucionária Comum vai às eleições de 2018.
FARC

ONU desativou 8.994 armas das FARC

A ONU terminou o processo de desativação do armamento que pertenceu aos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, na sequência do acordo de paz com o Governo colombiano.
Corrupção

Alto funcionário da Jerónimo Martins detido

436
O diretor de operações da ARA, empresa que pertence à Jerónimo Martins, foi detido pelas autoridades colombianas por suspeita de corrupção. O caso foi reportado pela própria empresa.
Media

A Netflix que tenha cuidado. Palavra de Escobar

231
Roberto Escobar Gaviria, irmão de Pablo Escobar, voltou a deixar avisos à Netflix por causa dos direitos da série Narcos. "A Colômbia é muito perigosa, sobretudo sem a minha bênção", destacou.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu: terrorismo do Irão na América Latina

O primeiro-ministro de Israel reafirmou que as ligações terroristas do Irão estão espalhadas pelo mundo inteiro, incluindo a América Latina. Benjamin Netanyahu está em visita oficial na Colômbia.
Papa Francisco

Colômbia. Papa apela ao fim da "cultura da morte"

140
O papa Francisco apelou, na Colômbia, ao fim da "cultura da morte" para consolidar a paz, após os acordos assinados com as últimas guerrilhas do país.
Papa Francisco

Papa corta-se no papamóvel na Colômbia

O papa Francisco, que termina este domingo a sua visita à Colômbia, sofreu um pequeno golpe na cara, ao cortar-se no vidro do papamóvel quando saudava uma criança em Cartagena.
Papa Francisco

Colômbia. Papa apela à reconciliação

O papa Francisco apelou às vítimas e aos ex-combatentes do prolongado conflito na Colômbia que se reconciliem para que o país possa avançar.
Papa Francisco

Papa inicia na Colômbia a sua 20ª visita oficial

Papa Francisco inicia hoje uma viagem à Colômbia, durante a qual fará um apelo para que o país consiga uma "verdadeira reconciliação" entre Governo e a guerrilha das FARC.
Colômbia

Guerrilha colombiana do ELN anuncia cessar-fogo

O Governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) concordaram num cessar-fogo bilateral. As duas partes estavam em conversações desde fevereiro.
Papa Francisco

Papa na Colômbia para apelar à paz

O Papa fará um apelo para que o país consiga uma "verdadeira reconciliação" na sequência dos acordos de paz entre o governo e a guerrilha das FARC. Viagem começa na quarta-feira.
Colômbia

Papa Francisco pode ajudar a Colômbia

O representante diplomático da Santa Sé na Colômbia, Ettore Balestrero, afirmou que a viagem que o papa Francisco vai realizar à Colômbia pode ajudar o país a "construir um futuro equilibrado".
Papa Francisco

Papa Francisco recebeu comitiva do Chapecoense

O Papa recebeu a comitiva do clube brasileiro Chapecoense, cujo plantel sofreu um acidente em novembro de 2016. Francisco abençoou o novo plantel e os familiares das vítimas da queda de um avião.
Venezuela

Sinal da televisão colombiana foi cortado

149
A rede de televisão colombiana Caracol acusou esta quinta-feira o governo venezuelano de ter cortado o sinal de trasmissão da cadeia naquele país.
Nações Unidas

Colômbia. ONU começa a retirar armas rebeldes

A ONU começou, na segunda-feira, a retirar contentores com mais de sete mil armas entregues pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Colômbia

Colômbia admite legalizar 200 mil venezuelanos

O Governo da Colômbia anunciou esta sexta-feira que vai conceder uma autorização especial que permitirá regularizar a situação migratória de cerca de 200.000 venezuelanos no país.
Fotogaleria

A casa de Escobar que virou hotel de luxo

104
Em tempos foi uma mansão do barão da droga Pablo Escobar mas em 2012 foi comprada e renovada para se tornar na Casa Malca, um hotel de luxo no caribe mexicano.
Venezuela

560 mil venezuelanos pedem cartão à Colômbia

As autoridades de imigração da Colômbia informaram que cerca de 560 mil cidadãos venezuelanos solicitaram um artão que permitirá a sua entrada em zonas de fronteira.
Agricultura

UE e Brasil limitam ajudas a exportações agrícolas

A União Europeia e o Brasil apresentaram à Organização Mundial do Comércio uma proposta conjunta para reduzir distorções no mercado, propondo uma reforma das regras de concorrência.
Colômbia

Colômbia concede amnistia a 7.696 ex-guerrilheiros

O Governo colombiano concedeu amnistias ou indultos a 7.696 ex-guerrilheiros. O decreto de amnistia ficou estabelecido no acordo de paz assinado entre o Governo e as FARC.
Nações Unidas

ONU. Missão na Colômbia vai reintegrar rebeldes

Foi aprovada esta segunda-feira uma nova missão política da ONU na Colômbia. Esta missão vai focar-se na reintegração dos rebeldes na sociedade.
Colômbia

Três homens colombianos casaram-se

605
Um casal masculino poliamoroso, constituído por três indivíduos, foi reconhecido como 'legalmente unido' na Colômbia.
FARC

Líder das FARC hospitalizado com AVC

O líder das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi hospitalizado no domingo. Foi vítima de um AVC e permanece nos cuidados intensivos.
Crime

Colômbia. Mais de 100 pessoas LGBT assassinadas

Mais de 100 lésbicas, 'gays', bissexuais e transgéneros (LGBT) foram assassinados em 2016 na Colômbia, indicou um relatório da organização não-governamental Colombia Diversa.
FARC

FARC da Colômbia terminam entrega de armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia terminaram a entrega das armas à missão da ONU no país. O Governo colombiano e as FARC puseram fim a um conflito armado com mais de meio século.
Colômbia

Os relatos do terceiro naufrágio do 'El Almirante'

Falta de coletes salva-vidas, pessoas que ficaram a flutuar por não saberem nadar, más condições, falta de segurança. O que dizem os sobreviventes do naufrágio da embarcação turística na Colômbia?
Colômbia

Naufrágio na Colômbia fez pelo menos nove vítimas

149
Nove pessoas morreram e cerca de 30 estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação turística na Colômbia. Presidente Juan Manuel Santos nega sobrelotação. Há vários vídeos do incidente.
Colômbia

FARC. Entrega de armas concluída na próxima semana

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou esta segunda-feira que o processo de entrega de armas por parte dos guerrilheiros das FARC vai ser concluído no próximo dia 27.
Museu Nacional De Arte Antiga

Custódia de Santo Inácio de Bogotá em Lisboa

A Custódia da Igreja de Santo Inácio de Bogotá, na Colômbia, uma "peça extraordinária" do século XVIII estará exposta ao público a partir de quarta-feira, em Lisboa.
Colômbia

Presidente da Colômbia cancela visita a Portugal

188
O Presidente da Colômbia cancelou a viagem que estava prevista a Portugal para as próximas terça e quarta-feira, para liderar a investigação a um atentado num centro comercial de Bogotá.
Colômbia

Três mortos num atentado no norte de Bogotá

Pelo menos três mulheres, uma delas francesa, de 23 anos, morreram após sofrerem ferimentos graves numa explosão num centro comercial no norte de Bogotá.
Colômbia

FARC. ONU entrega certificado de abandono de armas

A Missão da ONU entregou certificados de abandono de armas a 305 guerrilheiros das FARC, que lhes permite iniciarem o acesso aos benefícios acordados e o processo de reintegração.
Espanha

Espanha. Roubaram o bombo ao Manolo

Roubaram o bombo de Manolo, o emblemático adepto espanhol, esta quarta-feira antes do jogo entre a Espanha e a Colômbia, "Um grande desgosto", confessa.
FARC

Colômbia. FARC entregaram 30% das armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) já começaram a entregar as suas armas. Até agora, foi entregue 30% do armamento à ONU.
Colômbia

Cessar-fogo na Colômbia com violações graves

O Mecanismo de Monitorização e Verificação (composto por ONU, Governo e FARC) sinalizaram 10 incidentes desde fevereiro. O cessar-fogo histórico foi assinado no Verão passado.
FARC

FARC ameaça não entregar armas por "incumprimento"

O líder das FARC, Rodrigo Londoño, ou "Timochenko", pediu uma supervisão internacional da aplicação do acordo de paz na Colômbia devido a um "reiterado incumprimento" por parte do Governo.
Colômbia

FARC têm mais 20 dias para entregar armas

O Governo de Bogotá e as FARC vão prolongar em 20 dias o prazo para a entrega das armas por parte da guerrilha, que expirava esta semana, anunciou o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos.
Petróleo

Colombianos deixam produção de petróleo em Angola

A petrolífera colombiana Ecopetrol cedeu à Statoil, da Noruega, a participação que tinha em dois blocos de produção petrolífera no 'offshore' angolano.
Cartel

Escobar: "Agradeço aos meus inimigos a liberdade"

318
Juan Pablo Escobar só há pouco voltou a usar o apelido. Escreve livros que dão conta da violência, da solidão, do perigo que envolveu a sua infância. Luta agora contra a glorificação do narcotráfico.
Colômbia

Intempéries já causaram 360 mortos em 2017

O Presidente Juan Manuel Santos anunciou que as fortes chuvas que atingem o país desde o início do ano já causaram 360 mortos, cerca de 100 desaparecidos e afetaram mais de 10.300 casas.
Nicolás Maduro

Venezuela. Maduro acusa presidente colombiano

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou esta sexta-feira o Governo do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, de estar a preparar um atentado contra milícias colombianas.
Colômbia

Sete mortos em deslizamentos de terras na Colômbia

Pelo menos sete pessoas morreram e cerca de 20 estão desaparecidas na sequência de vários deslizamentos de terras provocados por chuvas intensas numa zona montanhosa da Colômbia.
A página está a demorar muito tempo.