Colômbia

Colômbia

Colômbia dá estatuto de refugiado a Julio Borges

A Colômbia anunciou esta sexta que decidiu conceder o estatuto de refugiado ao político opositor venezuelano Julio Borges, líder do partido Vontade Popular e ex-presidente do parlamento da Venezuela.
Colômbia

Colômbia fecha museu dedicado a Pablo Escobar

O município de Medellín, na Colômbia, fechou as portas de um museu dedicado ao antigo traficante de droga Pablo Escobar, um espaço considerado como o centro do narcoturismo no país.
Venezuela

Maduro quer indemnização por colombianos no país

126
O presidente venezuelano exige uma indemnização pelos 5,6 milhões de colombianos que vivem no país. Anúncio será reação ao comentário do seu homólogo que o critica por uma "ditadura desprezível".
Futebol

Pekerman renuncia à seleção da Colômbia

A decisão de Pekerman tem razões "estritamente pessoais", desmentindo que a saída do técnico possa estar relacionada com divergências de ordem financeira, como a imprensa do país chegou a indicar.
Colômbia

Colômbia deixa a UNASUL

O Presidente da Colômbia anunciou que o seu país formalizou a saída da União de Nações da América do Sul porque aquele organismo tem "silenciado" as denúncias contra a situação na Venezuela.
Brasil

Brasil entra em reunião sobre êxodo venezuelano

O Brasil "confirmou a sua participação" na reunião, que decorrerá à porta-fechada a na qual os quatro países tentarão encontrar "estratégias conjuntas" para lidar com o êxodo venezuelano.
Colômbia

Colômbia. Referendo anticorrupção falha validação

O referendo anticorrupção obteve pouco mais de 11,5 milhões de votos quando estavam escrutinados 99,1% dos votos, tornando-se impossível alcançar os 12,1 milhões necessários para que fosse validado.
Colômbia

A ilha colombiana que está a ficar sem espaço

139
Em Santa Cruz del Islote não há polícia nem hotéis. A ilha ao largo da Colômbia é um paraíso no meio do oceano que tem vindo a ser descoberto por turistas. Só há um problema: está a ficar sem espaço.
Colômbia

Colômbia acusa ELN de recrutar menores

O Provedor de Justiça da Colômbia acusou este sábado os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) de terem recrutado 24 crianças, nos últimos seis meses, no oeste do país.
Nicolás Maduro

Maduro: atentado (bem sucedido) valia 43 milhões

Venezuela acusa opositor de Maduro, que vive em Bogotá, de fazer parte do ataque feito por drones. O Governo diz que os atacantes treinaram no país vizinho e que iriam receber 43 milhões pelo "golpe".
Venezuela

Maduro diz que vai apresentar provas contra Santos

O presidente da Venezuela diz que vai apresentar provas do envolvimento do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, no atentado de sábado.
Venezuela

Atentado a Maduro tem "conexões" internacionais

O Ministério Público venezuelano disse ter detido os autores materiais do atentado contra o Nicolás Maduro e que foram estabelecidas as "conexões" internacionais com Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia).
Colômbia

Colômbia. PR cessante destaca acordo com FARC

O Presidente colombiano, Nobel da Paz devido aos esforços para pôr fim à guerra civil no país, termina esta terça-feira um mandato de oito anos.
Colômbia

Iván Duque toma posse como Presidente da Colômbia

Iván Duque toma posse esta terça-feira num contexto que se anuncia difícil, desde as "correções" ao acordo de paz, uma das suas promessas eleitorais, até à relação agitada com a vizinha Venezuela.
Colômbia

Pacto para desenvolvimento prioritário na Colômbia

Iván Duque assume na terça-feira o cargo de presidente da Colômbia e quer construir um pacto com os vários setores da sociedade para impulsionar o desenvolvimento do país.
Drogas

Cartel de droga paga 6 mil euros por cão polícia

123
Cadela Sombra trabalha para a polícia colombiana e já farejou mais de nove toneladas de droga. Agora, é procurada pelo principal cartel do país, que oferece seis mil euros pela cabeça do animal.
Juan Carlos

Médico avisa Juan Carlos para não ir a Las Palmas

Por razões de saúde, o Rei emérito de Espanha já não vai à Colômbia nem à regata de Las Palmas. O filho, Rei Felipe VI, teria pedido para não ser fotografado com o pai durante o escândalo.
Colômbia

Colômbia detém sequestrador que matou equatorianos

O ministro da Defesa colombiano anunciou a captura de Gustavo Angulo Arboleda, implicado no sequestro dos três funcionários do jornal El Comercio do Equador, que foram assassinados.
FARC

Líder das FARC pede desculpa a vítimas em tribunal

O chefe da antiga guerrilha colombiana das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Rodrigo Londono, pediu desculpas em tribunal às vítimas dos abusos cometidos pelo seu movimento.
Colômbia

Colômbia. 200 quilos de explosivos detonam ponte 

A ponte Chirajara, que unia Bogotá, a capital da Colômbia, à cidade de Villavivencio foi detonada por 200 quilos de explosivos. Em janeiro, esta ponte tinha colapsado parcialmente.
Mundial 2018

A longa espera inglesa: os golos do jogo em 3D

Harry Kane pôs fim a 57 minutos de jogo a zeros e tudo apontava para a vitória inglesa. Mas, aos 93', a Colômbia marcou e adiou a decisão. Foram precisos longos 127 minutos para conhecer o vencedor.
Mundial 2018

Tangente japonesa e adeus do Senegal. Golos em 3D

Para cada um dos jogos, um golo. Foi desta forma que se resolveu o afastamento da Polónia e do Senegal e a qualificação da Colômbia. No último caso, os amarelos falaram mais alto. Veja os golos em 3D.
Colômbia

Drones no combate às plantações de cocaína

O Governo da Colômbia anunciou na terça-feira que autorizou a pulverização de herbicidas nas plantações de cocaína com recurso a drones para travar o aumento de produção que se registou no país.
Colômbia

Cheryshev iguala Ronaldo. E a desforra do Japão

Em 17 minutos, a Rússia conseguiu 3 golos. Um deles foi de Cheryshev, que igualou Ronaldo na lista de melhores marcadores. Um feito conseguido num dia de autogolos e de desforras.
Colômbia

Colômbia. Correções no acordo de paz com FARC

O novo presidente, eleito no domingo com 53,97%, anunciou que o seu governo vai fazer correções no acordo de paz feito com as FARC "para garantir a verdade, justiça e reparação".
Colômbia

Iván Duque eleito Presidente da Colômbia

O candidato da direita Iván Duque foi eleito Presidente da Colômbia. O novo chefe de Estado foi eleito na segunda volta das presidenciais desde a paz com a ex-guerrilha das FARC.
Colômbia

Secções de voto abrem na Colômbia

As secções de voto abriram hoje na Colômbia para a segunda volta das eleições presidenciais, um escrutínio em que, pela primeira vez, os candidatos de direita e de esquerda se defrontam.
FARC

Colômbia a votos. Acordos com as FARC discutidos

A posição quanto aos acordos de paz celebrados em 2016 com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) divide os dois candidatos presidenciais colombianos, que vão este domingo a votos.
Venezuela

Venezuela acusa Colômbia de "provocações"

O presidente venezuelano acusou o homólogo colombiano de "provocações" militares para arrastar os dois países para um conflito que justifique a intervenção americana.
Colômbia

Colômbia insiste em novo cessar-fogo bilateral 

O Governo colombiano anunciou que vai insistir num cessar-fogo bilateral com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional para chegar a um acordo de paz antes do fim do quinto ciclo de negociações.
Futebol

"O Papa e Di Stéfano jogaram juntos no bairro" /premium

Entrevista ao escritor colombiano César Mauricio Velásquez, que conversou com o Papa Francisco e seis lendas do futebol para escrever "Futebol com Alma", sobre a relação entre a fé e o desporto.
Colômbia

Duque vs Petro na segunda volta das presidenciais

A Colômbia foi às urnas este domingo. A divisão entre o candidato de direita e o ex-guerrilheiro era esperada e confirmou-se. Os colombianos decidem quem será o próximo Presidente no dia 17 de junho.
Colômbia

Colômbia dividida vota em novo Presidente

Cerca de 49 milhões de colombianos estão inscritos para votar nas eleições presidenciais, num ambiente de bipolarização entre a direita, com Iván Duque, e a esquerda, do ex-guerrilheiro Gustavo Petro.
Colômbia

Colômbia integra NATO e OCDE

No dia 31 de maio, a Colômbia vai oficializar a entrada na NATO tornando-se no primeiro país da América Latina a fazer parte da organização. Os países da OCDE também aprovaram a entrada da Colômbia.
Colômbia

40 ex-guerrilheiros assassinados na Colômbia

O Presidente colombiano afirmou que foram mortos 40 membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) desde a assinatura do acordo de paz, em 2016, entre o Governo e a antiga guerrilha.
Colômbia

Possível desmoronamento de barragem na Colômbia

Mais de 25 mil pessoas foram deslocadas na Colômbia devido à possibilidade de desmoronamento da maior barragem hidroelétrica em construção no país e que pode ameaçar cerca de 130 mil habitantes.
Colômbia

Colômbia. País "inundado em coca", diz procurador

O procurador-geral da Colômbia, Fernando Carrillo, disse esta quinta-feira que o país está "inundado em coca" e que é preciso repensar as políticas para acabar com os cultivos ilegais.
Colômbia

Cruz Vermelha preocupada com saúde de venezuelanos

A Cruz Vermelha está preocupada com o estado de saúde dos venezuelanos que fogem para a Colômbia devido aos elevados níveis de malnutrição, diarreia e aumento de casos de doenças transmissíveis.
Venezuela

Um milhão de venezuelanos fugiu para a Colômbia

Cidadãos venezuelanos cruzam a fronteira para tentar fugir à crise que afeta a Venezuela. O Norte de Santander e a Guajira são as regiões colombianas que têm maior número de venezuelanos registados.
Colômbia

Dois sismos sentidos no centro da Colômbia

Dois sismos de 6,2 e de 5,4 na escala de Richter, foram sentidos esta segunda-feira simultaneamente no distrito de Caldas, no centro da Colômbia, mas sem registo de vítimas ou danos materiais.
Mundo

Detido ex-líder da guerrilha colombiana

Suais Pausivas Hernández é suspeito de estar envolvido na exportação de dez toneladas de cocaína para os Estados Unidos. Ex-líder das FARC pode agora ser extraditado para os EUA.
Teatro

Mísia protagoniza peça de teatro em Bogotá

Mísia protagoniza "Giosefine", encenado por Guillermo Heras, que vai estar em cena de 27 a 30 de março, em Bogotá, na Colômbia, no âmbito do Festival Iberoamericano de Teatro.
Colômbia

'Uribismo' vence na Colômbia

O partido do Centro Democrático, fundado e liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), obteve uma grande vitória na consulta: 67,71% dos votos, de acordo com dados oficiais.
Colômbia

Boletins fotocopiados nas eleições colombianas

O governo colombiano autorizou o uso de fotocópias nas eleições deste domingo, na sequência de denúncias que davam conta da inexistência de boletins suficientes nas assembleias de voto.
Colômbia

Colombianos votam em eleições cruciais para a paz

Colombianos começa a votar nas legislativas, determinantes para pôr em prática o acordo de paz com a ex-guerrilha marxista. Partido herdeiro das FARC participa pela primeira vez nas eleições.
Colômbia

Colômbia. FARC desistem das eleições presidenciais

A ex-guerrilha FARC desistiu das eleições presidenciais colombianas, agendadas para maio deste ano. A decisão deve-se aos problemas de saúde do líder e candidato, Rodrigo Londoño.
Colômbia

'Escobar' do Equador é extraditado para os EUA

Washington Edison Prado alegou que era membro das FARC e elegível para amnistia, mas de nada lhe valeu: foi mesmo extraditado por gerir uma operação de exportação de cocaína para os EUA.
Colômbia

Coronel que matou Escobar foi detido

234
Foi da arma de Hugo Aguilar que saiu o tiro que matou Pablo Escobar em 1993. O antigo Coronel está agora a braços com a justiça: foi detido e é acusado de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.
Colômbia

Bogotá. Roubada parte de estátua de Simón Bolívar

A lâmina da espada da estátua de Simón Bolívar foi roubada na Praça de Bolívar, no centro da cidade de Bogotá, segundo a imprensa local, que cita autoridades policiais.
Venezuela

Colômbia, Venezuela e Brasil mobilizam tropas 

127
A Colômbia, a Venezuela e o Brasil mobilizaram tropas para as fronteiras comuns para cumprir funções de segurança fronteiriça. O objetivo é controlar a entrada de venezuelanos que fogem do país.
FARC

Mais de 50 ex-combatentes das FARC assassinados

O partido político FARC, surgido do desarmamento dessa guerrilha, denunciou que os membros do Clã do Golfo assassinaram mais um militante em Antioquia.
Colômbia

Colômbia com abrigo para refugiados venezuelanos

O Governo da Colômbia anunciou a abertura de um abrigo temporário destinado a acolher os venezuelanos que todos os dias cruzam a fronteira entre os dois países.
Acidentes e Desastres

Colômbia. Pelo menos três mortos em queda de ponte

A queda de uma ponte em construção entre Bogotá e Villavicencio matou três pessoas, segundo os bombeiros. Porém, fontes oficiosas elevam a contagem para quatro pessoas.
Colômbia

FARC. Guterres vê "compromisso total" na Colômbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou este domingo que constatou na Colômbia que há um "compromisso total" do Governo e da ex-guerrilha das FARC para "a construção da paz".
Venezuela

Colômbia enviou 50 toneladas de pernil à Venezuela

A Colômbia enviou 50 toneladas de pernil de porco para a Venezuela, onde tem escasseado este popular alimento de fim de ano, deixando irritados os venezuelanos com dificuldades.
Colômbia

Baixa recorde de homicídios na Colômbia em 2017

A Colômbia termina 2017 com a taxa de homicídios mais baixa dos últimos 40 anos. O país registou "um pouco menos de 11 mil homicídios em 2017", informou o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas.
Colômbia

Venezuelanos trocam bolívares por moedas de Bogotá

Devido à desvalorização do bolívar, a moeda da Venezuela, emigrantes desse país em Bogotá entregam notas a passageiros de autocarros em troca de qualquer colaboração em moedas de pesos colombianos.
FARC

FARC. Guerrilheira denuncia abusos e abortos 

147
Vanessa fugiu das FARC dois anos antes do acordo de paz com o governo colombiano. Enquanto lá esteve, engravidou três vezes, abortou outras três e foi violada repetidamente ao longo dos anos.
Relações Internacionais

Costa salienta relação intensa com Colômbia

O primeiro-ministro realçou o papel de Luís Amado e de Paulo Portas na construção de uma "relação intensa" com a Colômbia. Os dois países vão criar um Conselho Estratégico.
Diplomacia

Colômbia. Marcelo expressa apoio de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se esta segunda-feira ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, como "construtor da paz no mundo" e "exemplo de coragem", afirmando que Portugal o apoia.
Política

Presidente da Colômbia visita Portugal

A agenda de Juan Manuel Santos para esta segunda-feira inclui uma cerimónia de doutoramento 'honoris causa', um discurso no parlamento e um encontro com empresários.
Colômbia

Narcoturismo. A mansão de Escobar é um monumento

A casa onde viveu Pablo Escobar, em Medellín, na Colômbia, é hoje uma atração turística gerida pelo irmão do traficante, Roberto Escobar, e faz parte da rota do narcoturismo no país.
Colômbia

Colômbia apreende 12 toneladas de cocaína

106
O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou a apreensão de 12 toneladas de cocaína, um recorde histórico no país, primeiro produtor mundial desta droga ilegal, segundo a ONU.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)