456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Colômbia

Colômbia

Quase 50 reclusos morrem em tentativa de fuga

Em atualização
O edifício em que decorreu a rebelião, com tentativa de fuga, tem 200 reclusos. Até ao momento estão confirmados quase 50 mortos e vários prisioneiros tiveram de ser assistidos devido a ferimentos.
Noticiário

23h. Zelensky acusa Moscovo de terrorismo

O presidente ucraniano considera que o ataque contra um centro comercial em Krementchuk, foi deliberado e revela uma intenção própria de um estado terrorista
NATO

Colômbia empenha-se na relação com NATO

Iván Duque considera Colômbia " um exemplo para os outros estados" como único país da América Latina com parceria global da NATO.
Noticiário

22h. Morreu o jornalista António Ribeiro Ferreira

O ex-diretor adjunto do Diário de Notícias e chefe de redação do semanário "O Independente", tinha 73 anos. Ainda, em Kremenchuk, ainda se contam as vítimas do ataque contra um centro comercial.
Noticiário

3h. Sobe para cinco o número de mortes em tourada

Autoridades colombianas adiantam que outras 70 pessoas tiveram de ser hospitalizadas. Ainda neste jornal, Marcelo Rebelo de Sousa desvaloriza saída da embaixadora ucraniana em Portugal.
Noticiário

00h. Colômbia. 4 mortos depois de queda de bancada

Acidente aconteceu em El Espinal. Presidente colombiano pede fim de touradas. Ainda neste jornal, António Guterres não acredita numa negociação de paz entre Rússia e Ucrânia nos próximos tempos.
Colômbia

Bancada colapsa em praça de touros na Colômbia

Pelo menos quatro pessoas morreram e 60 ficaram feridas após a queda de uma bancada de uma praça de touros em El Espinal, na Colômbia. Presidente colombiano pede fim de touradas.
Eleições

França, Colômbia e Andaluzia – sinais dos tempos

Ficou claro, na Colômbia e em França, que o centro e os partidos sistémicos continuam a perder terreno e que o chamado “populismo” está em marcha. A Andaluzia é a ambígua excepção que confirma a regra
Colômbia

Colômbia. Quem é o novo Presidente "progressista"?

Identifica-se como "progressista", mas diz que a ideia de esquerda "anacrónica". O ex-guerrilheiro Gustavo Petro foi eleito Presidente da Colômbia no domingo e abre novo capítulo na política do país.
Colômbia

Lula: Gustavo Petro "fortalece a democracia" 

Lula da Silva disse no domingo que a vitória de Gustavo Petro nas presidenciais colombianas fortalece as forças de esquerda na América Latina. Petro obteve 50,47% dos votos na segunda volta.
Colômbia

Colômbia. Novo Presidente propõe diálogo com EUA

O Presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, propôs diálogo entre a América Latina e os Estados Unidos sobre o ambiente, e lançar as bases para uma "transição energética".
Colômbia

Colômbia elegeu o primeiro Presidente de esquerda

Gustavo Petro fez história na Colômbia ao ser eleito o primeiro Presidente de esquerda, com 50,47% dos votos na segunda volta, quase mais 700 mil votos do adversário Rodolfo Hernandez.
Colômbia

Colômbia. Presidente pede confiança nos resultados

O Presidente cessante da Colômbia, Iván Duque, apelou, depois de votar na segunda volta das eleições presidenciais, à confiança nas instituições e no veredicto do povo colombiano.
Fact Check

Candidato a presidente da Colômbia com Escobar?

Circula nas redes sociais uma foto do candidato à presidência da Colômbia ao lado do narcotraficante Pablo Escobar. Mas a imagem é montagem: cara de Gustavo Petro foi colada no corpo de outro homem.
Colômbia

Colômbia: o fim da “ditadura perfeita”?

Quase todo o século XX colombiano se passou entre liberais e conservadores. Mas aquilo a que chamaram “a ditadura perfeita”, assente numa oligarquia de quase 100 anos, pode ter sucumbido nas eleições.
Tráfico de Droga

EUA. Maior rival de Pablo Escobar morre na prisão

Em conjunto com o seu irmão mais novo, Gilberto Orejuela fundou e liderou o cartel de Cali. Assim tornou-se o maior rival de Pablo Escobar.
Colômbia

A estrela do TikTok das eleições colombianas

Enquanto os restantes candidatos discutiam programas de governo em debates, o milionário preferiu usar aquela que revelou ser a arma mais preciosa: o TikTok.
Colômbia

Gustavo Petro vence 1.ª volta das presidenciais

Rodolfo Hernández, aquele que é conhecido como o "Trump colombiano", obteve um segundo lugar. Segunda volta está marcada para o dia 19 de junho.
Crime

Procurador do Paraguai assassinado na lua de mel

Atirador disparou duas vezes sobre Marcelo Pecci, "uma na cara e outra nas costas", segundo o relato da mulher do magistrado que assistiu ao assasinato. Casal anunciou gravidez recentemente.
Narcotráfico

Narcotraficante colombiano extraditado para os EUA

É o "traficante de droga mais perigoso do mundo", afirmou o Presidente colombiano, que anunciou a extradição no Twitter. Otoniel tinha a cabeça a prémio nos Estados Unidos por 4,7 milhões de euros.
Colômbia

Bogotá. Espuma poluente e malcheirosa assusta

As autoridades de Mosquera revelaram que esta espuma poluente tem aumentado devido aos resíduos, aos químicos e aos detergentes despejados no rio Bojaca.
Colômbia

Colômbia. Pelo menos 12 mortos após chuvas fortes

Desastre foi causado por uma enchente repentina de um rio na região montanhosa. Torrente de lama surpreendeu os mineiros, que estavam a jantar já no fim do trabalho, alguns preparavam-se para dormir.
Aborto

Colômbia descriminaliza o aborto 

A Colômbia foi o mais recente país da América Latina a descriminalizar o aborto durante as primeiras 24 semanas. Decisão é tida como "histórica" por ativistas a favor da legalização do procedimento.
Colômbia

Colômbia: 163 vítimas de violência política

A Colômbia registou 163 vítimas de violência política no último ano, incluindo 19 candidatos e políticos que foram assassinados, anunciou a Fundação Paz e Reconciliação, a um mês das eleições.
Futebol

Jürgen Klopp volta a elogiar Luis Díaz

"Ele divertiu-se muito durante a sessão de treino. Não tenho a certeza se alguma vez vi um jogador a sorrir tão constantemente como ele durante as trocas de bola numa roda de jogadores", revelou.
Desastres Naturais

Pelo menos 14 mortos em aluimento de terras 

Um testemunha descreve "um barulho assustador, como um estrondo alto" no momento do aluimento de terras. Para além dos 14 mortes e 34 feridos, há a registar inúmeras casas destruídas.
Noticiário

6h. Colômbia. 14 mortos devido a deslize de terra

Várias famílias tiveram de ser retiradas do local, equipas de resgate continuam as operações de salvamento. E Juan Carlos I escondeu ter ficado infetado com covid-19.
Estados Unidos da América

Ex- FARC paga pelo sequestro de Ingrid Betancourt

O filho de Ingrid Betancourt, Lawrence Delloye, tem direito a uma indemnização de 12 milhões de dólares e que será triplicada com os custos do processo e dos advogados.
Colômbia

Colômbia. Eutanásia de homem sem doença terminal

Com uma doença pulmonar obstrutiva crónica, lutou dois anos em tribunais. Nas suas últimas palavras, Escobar disse que se abrem as portas da "batalha" para os pacientes "que querem uma morte digna".
Colômbia

Cali. Ataque com explosivos a camião da polícia

O Secretário de Segurança e Justiça de Cali, Carlos Soler, explicou que 10 polícias do Esquadrão Móvel Anti-Riot (Esmad) tinham ficado feridos, pelo menos dois deles gravemente.
Estados Unidos da América

FARC. Ex-rebeldes retirados da lista negra dos EUA

A retirada das FARC da lista negra não modifica a posição dos Estados Unidos em relação aos procedimentos legais iniciados ou planeados contra ex-funcionários daquela organização.
Fact Check

Presidente da Colômbia recusou ser vacinado?

Publicação no Facebook alega que Iván Duque não quis ser vacinado contra a Covid-19 e que ainda assim continua a apelar à vacinação. É falso, o presidente colombiano foi vacinado em junho.
António Guterres

Guterres: paz na Colômbia é "obrigação moral"

Para o secretário-geral da ONU, acordo do governo com as FARC tem de ser concluído. "Está na altura de investir na paz", diz Guterres.
FARC

EUA retiram FARC da lista negra do terrorismo

O porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price, tinha apenas adiantado anteriormente que seria divulgada uma "nota sobre os próximos passos" dados por Washington relativamente às FARC.
Cinema

Filme Disney inspirado no realismo mágico latino

A correalizadora do filme "Encanto", da Disney, diz que uma das canções de Lin-Manuel Miranda escritas para o filme, é "absolutamente uma homenagem" ao escritor colombiano Gárcia Márquez.
Arqueologia

El Dorado. Novos artefactos podem dar respostas

Além das esmeraldas, os vasos de cerâmica continham figuras de ouro com acessórios como armas e cetros, e estavam ainda nos recipientes amuletos em forma de serpente e outros semelhantes a agulhas.
Fact Check

Vídeo mostra ruas destruídas na Venezuela de 2021?

Vídeo mostra ruas destruídas e entulho na rua — e legenda atribui imagens à "Venezuela de 2021". Porém, o vídeo foi filmado na Colômbia, na sequência de uma manifestação violenta.
Colômbia

Colômbia. Quem é o famoso narcotraficante detido?

Era um jovem tímido que deixou uma organização maoísta para juntar-se a um grupo paramilitar de extrema-direita e aí começou a construir o seu império no narcotráfico. Quem é ‘Otoniel’?
Narcotráfico

Detido Otoniel, líder do narcotráfico da Colômbia

"Otoniel" era o chefe de um "clã" considerado o mais poderoso no tráfico de droga na Colômbia. O Presidente Iván Duque já reagiu: "Este é um golpe... apenas comparável com a captura de Pablo Escobar”.
Colômbia

Dirigente de guerrilha colombiana detido no México

Rodrigo Granda, conhecido como principal diplomata das ex-FARC, foi detido na Cidade do México, com base num alegado "aviso vermelho" da Interpol pedido pelo governo colombiano.
Brasil

Brasil e Colômbia prometem proteger Amazónia

"A Amazónia para nós é um território muito valioso e a cuidamos dentro da nossa soberania. É também muito importante que esta defesa traga consigo uma luta eficaz contra crimes ambientais."
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.