Tecnologia

Apple testa mais de 10 protótipos do próximo iPhone. Poderá estar a chegar o iPhone com ecrã curvo OLED

A Apple está a testar mais de 10 protótipos do novo iPhone. Na mira estará um ecrã curvo com tecnologia OLED, mas pode ser um problema para a produção por falta de recursos dos fornecedores.

O iPhone 7 (na imagem) saiu no passado mês de setembro. Daí a um ano deverá ser apresentado o iPhone 8

JOSH EDELSON/AFP/Getty Images

Autor
  • Miguel Videira Rodrigues

Segundo o The Wall Street Journal, o iPhone 8 está em desenvolvimento e a marca encontra-se em fase de testes com mais de 10 protótipos. Especula-se que possa ser lançado um dispositivo com ecrã OLED curvo – capaz de obter melhores cores, pretos mais reais e maior resolução.

Sendo 2017 o ano em que o smarphone da Apple celebra o décimo aniversário, espera-se uma grande mudança no iPhone que será lançado (em princípio) no mês de setembro. Estas mudanças podem incluir um ecrã OLED curvo se os fornecedores, em especial a Samsung (uma das principais), não conseguirem aguentar o aumento necessário na produção, como já tinha avançado a Bloomberg. A introdução destes novos ecrãs pode ainda fazer aumentar o preço dos novos modelos.

Para contrariar os problemas com os fornecedores e os aumentos de preço, a Apple pode considerar o fabrico de apenas um modelo com estes ecrãs ou adiar a introdução desta tecnologia. Uma vez que existe concorrência direta entre a Apple e a Samsung, a empresa de Cupertino tem recorrido a outros fornecedores como a LG, a Japan Display e a Sharp, no entanto estas empresas têm um nível de produção de ecrãs OLED muito inferior ao da Samsung.

A vantagem dos ecrãs OLED prende-se no facto de estes não precisarem de uma luz de fundo para iluminar o ecrã, daí conseguirem melhores consumos de energia e cores mais vibrantes. A incorporação dos novos ecrãs seria algo esperado devido à pressão que a Apple está a sofrer, devido ao marco importante na história da empresa – o décimo aniversário do iPhone.

Segundo o jornal El Mundo, as duas gigantes rivais (Apple e Samsung) patentearam recentemente novas tecnologias de telemóveis que se dobram, assim como ecrãs flexíveis. Esta tecnologia não é esperada para já, mas dá a entender que as empresas podem estar a caminhar para a construção de smartphones que consigam dobrar-se por completo para ficarem fechados, como acontecia no início dos anos 2000 com os telemóveis “em concha”.

Desenho da patente de smartphone dobrável.

Desenho da patente de smartphone dobrável.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)