Segundo o The Wall Street Journal, o iPhone 8 está em desenvolvimento e a marca encontra-se em fase de testes com mais de 10 protótipos. Especula-se que possa ser lançado um dispositivo com ecrã OLED curvo – capaz de obter melhores cores, pretos mais reais e maior resolução.

Sendo 2017 o ano em que o smarphone da Apple celebra o décimo aniversário, espera-se uma grande mudança no iPhone que será lançado (em princípio) no mês de setembro. Estas mudanças podem incluir um ecrã OLED curvo se os fornecedores, em especial a Samsung (uma das principais), não conseguirem aguentar o aumento necessário na produção, como já tinha avançado a Bloomberg. A introdução destes novos ecrãs pode ainda fazer aumentar o preço dos novos modelos.

Para contrariar os problemas com os fornecedores e os aumentos de preço, a Apple pode considerar o fabrico de apenas um modelo com estes ecrãs ou adiar a introdução desta tecnologia. Uma vez que existe concorrência direta entre a Apple e a Samsung, a empresa de Cupertino tem recorrido a outros fornecedores como a LG, a Japan Display e a Sharp, no entanto estas empresas têm um nível de produção de ecrãs OLED muito inferior ao da Samsung.

A vantagem dos ecrãs OLED prende-se no facto de estes não precisarem de uma luz de fundo para iluminar o ecrã, daí conseguirem melhores consumos de energia e cores mais vibrantes. A incorporação dos novos ecrãs seria algo esperado devido à pressão que a Apple está a sofrer, devido ao marco importante na história da empresa – o décimo aniversário do iPhone.

Segundo o jornal El Mundo, as duas gigantes rivais (Apple e Samsung) patentearam recentemente novas tecnologias de telemóveis que se dobram, assim como ecrãs flexíveis. Esta tecnologia não é esperada para já, mas dá a entender que as empresas podem estar a caminhar para a construção de smartphones que consigam dobrar-se por completo para ficarem fechados, como acontecia no início dos anos 2000 com os telemóveis “em concha”.

Desenho da patente de smartphone dobrável.

Desenho da patente de smartphone dobrável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR