O cantor britânico David Bowie, que morreu inesperadamente a 10 de janeiro de 2016, no mesmo dia em que foi lançado o seu último álbum, “Blackstar”, soube que o seu cancro se tinha tornado irreversível apenas três meses antes de morrer.

A notícia chegou-lhe na altura em que gravava o videoclip para a música Lazarus, o single que lançou poucas semanas antes de morrer, e que foi à altura interpretada como uma despedida de David Bowie. Naquele vídeo, cuja música começa com o verso “Look up here / I’m in Heaven” (“Olha cá para cima / Estou no Céu”), a última cena mostra o cantor britânico a fechar-se dentro de um armário de madeira. Antes disso, aparecia deitado numa cama, com os olhos vendados.

A revelação foi feita no documentário “David Bowie: The Last Five Years”, que estreou no passado sábado na BBC2. Ainda assim, insistiu o realizador do videoclip de Lazarus, Johan Renck, o vídeo não tinha sido feito a pensar na morte de David Bowie. Segundo Johan Renck, o videoclip foi todo planeado antes de o cantor britânico saber que estava perto de morrer.

“O David disse: ‘Eu quero fazer um vídeo com uma atuação simples'”, recordou Johan Renck no documentário. Nessa altura, o realizador disse-lhe: “A música chama-se Lazarus [em referência à personagem bíblica Lázaro], devias estar na cama”. “Para mim, isso tinha a ver com o aspeto bíblico daquilo tudo… Não tinha nada a ver com ele estar doente”, disse Johan Renck em “David Bowie: The Last Five Years”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR