É feita com ouro de 14 quilates, cabe na palma da mão (mede 2×4) e estima-se que só existam dez peças assim em todo mundo. A peça é da Lego e acabou de ser vendida por 18.498 euros na plataforma de leilões Catawiki. O invulgar artigo, que imita as tradicionais peças de encaixe e construção da marca dinamarquesa, já é a peça de Lego mais cara do mund0.

O pequeno objeto dourado foi oferecido em 1980 a um parceiro de negócio italiano da Lego como forma de reconhecimento pela sua contribuição no desenvolvimento da marca em Itália. “Esta peça original da Lego foi oferecida pela marca, entre os anos 1979 e 1981, a um número restrito de parceiros de negócio e funcionários que celebravam 25 anos na empresa”, explica Alejandro Sanchez, diretor-geral da Catawiki em Portugal. “Para os colecionadores, este objeto é uma espécie de Santo Graal entre as peças de Lego, por ser tão rara e valiosa”, reforçou no mesmo comunicado.

A raridade destas peças tornou assim o leilão num centro de atenções de fãs e colecionadores. A última vez que um artigo destes esteve no mercado foi há cinco anos, tendo sido vendida por 14 mil dólares. “A peça que foi hoje leiloada na plataforma da Catawiki pertencia a um membro da família de um parceiro de negócios italiano que ganhou a peça em 1980 pela sua contribuição no desenvolvimento do mercado da Lego em Itália”, explica o mesmo responsável da Catawiki. A peça foi leiloada em conjunto com a caixa de exposição original, com o logótipo que a Lego utilizava nessa época.

O leilão pode ser consultado na Catawiki.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR