Saiba tudo o que se passou na noite dos Grammy:

Beyoncé não conseguiu destronar Adele na edição número 59 dos Grammy, os prémios mais importantes da música. Embora Beyoncé tenha ganho o galardão de Melhor Álbum Urban Contemporâneo com o badalado “Lemonade”, Adele arrecadou as estatuetas nas três categorias mais importantes: Disco, Álbum e Canção do ano. Ao todo, a artista britânica de 28 anos levou para casa cinco prémios, nas cinco categorias para que estava nomeada, só com o mais recente projeto, “25”, e a famosa canção “Hello”.

Isso não impediu Adele de protagonizar um dos momentos mais insólitos da noite. Convicta de que deveria ser Beyoncé a ganhar o prémio de Álbum do ano, a artista britânica decidiu partir o troféu em dois e entregar metade à cantora norte-americana. “Não posso de todo aceitar este prémio”, disse no discurso de aceitação do prémio. “O álbum ‘Lemonade’ é tão monumental, Beyoncé. Tão monumental e tão bem pensado e com músicas tão boas… nós agradecemos isso. Todos nós, artistas, te adoramos. És a nossa luz”.

Se Adele foi a rainha dos Grammy, o rei foi David Bowie: também ele venceu cinco Grammy em todas as categorias para que estava nomeado. São prémios póstumos que servem de homenagem ao cantor que morreu logo a seguir a deixar a obra “Blackstar” eternizada na recordação dos apaixonados por música. Também outros artistas, como Prince e George Michael, foram recordados ao longo da cerimónia e nas vozes dos artistas mais proeminentes da atualidade.

A ‘realeza’ termina com Chance the Rapper no papel de príncipe: além de ser um dos autores do tema “No Problem”, que venceu a categoria de Melhor Performance Rap, o jovem artista ganhou também o prémio de Melhor Novo Artista, que recebeu com especial efusão. Ao palco subiram ainda nomes tão sonantes como Maren Morris, Twenty One Pilots (em cuecas e tudo) e André Allen Anjos, o primeiro português a levar um Grammy nas mãos.

O Observador acompanhou a cerimónia dos Grammy e apontou os nomes de todos os que conquistaram o júri do prémio mais notável do mundo da música. Conheça todos os vencedores na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR