Carlos do Carmo

Culturgest, Lisboa

Escreve Miguel Lobo Antunes (administrador da Culturgest), no texto de apresentação do concerto deste sábado, que ainda não tinha convidado Carlos do Carmo um concerto “por acanhamento”: “É uma sala pequena. Achava que ele era grande demais para ela”. Não é mentira mas tomemos nota da verdade: sorte a de quem seguir a voz do fadista num espaço onde tudo fica mais claro, próximo e a caminho do inesquecível.

É provável que tudo isto aconteça este sábado, dia 25, quando Carlos do Carmo fizer o que dele se espera, sempre com algo de surpreendente pelo meio. Os fados que lhe fizeram a carreira e aos quais o fadista deu corpo. Ou como escreve (outra vez) Miguel Lobo Antunes: “O formato é o que eu mais gosto e o que julgo mais adequado a esta sala. O Carlos do Carmo, com os seus acompanhantes habituais, vem cantar fado tradicional. Tão simples e tão novo”. Com José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença na viola e Marino de Freitas no baixo.

Concerto na Culturgest, em Lisboa, este sábado, 25, às 21h30. Bilhetes a 25 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

For Erica

Musicbox, Lisboa

Não é um concerto de Erica Buettner, é antes um concerto por Erica, a cantora e compositora americana, que desde 2010 segue heranças folk a partir de Portugal, país que escolheu para estabelecer morada. Estreou-se com True Love and Water e tinha agora um novo álbum para apresentar, Book of Waves. Mas entre mais um disco e o regresso aos EUA, Erica, de 32 anos, descobriu que tem cancro.

A noite deste sábado é uma iniciativa que junta músicos portugueses — Frankie Chavez & Selma Uamusse, Beautify Junkyards e Nice Weather For Ducks — num concerto solidário. A receita da bilheteira reverte totalmente a favor de Erica Buettner, que enfrenta dificuldades para suportar os custos dos tratamentos médicos. Aos primeiros 100 no Musicbox, serão oferecidos discos de Frankie Chavez ou dos Nice Weather for Ducks.

Concerto For Erica no Musicbox Lisboa, este sábado às 22h30. Bilhetes a 10 euros.

Bloom

Plano B, Porto

É ele, claro que é, mas ao mesmo tempo não é bem ele. O costume, JP Simões, o costume. O homem que já foi ele próprio e já bailou com o Quinteto Tati. O artista há muito conhecido como guitarrista que passou pelos Pop Dell’Arte ou o carismático vocalista-líder-malabarista-poliglota dos Belle Chase Hotel.

Bloom. Agora sim, JP Simões é um homem feliz

Bloom é a nova etapa, outra fase, mais um degrau, etc. A mesma voz, o mesmo bom gosto na composição, aquele vício de contar histórias dele, dos outros ou de ninguém porque ainda não houve quem as agarrasse. Está tudo no álbum de estreia desta nova assinatura, Tremble Like a Flower. O próprio Bloom na voz e na guitarra, mais Miguel Nicolau (guitarra), Marco Franco (bateria), Francesco Valente (contrabaixo), Sérgio Costa (sax e flauta) e João Gomes (teclas).

Concerto no Plano B, no Porto, este sábado às 23h. Bilhetes entre 8 e 15 euros.

Noiserv

Sala Cinema Teixeira de Pascoaes, Amarante

Noiserv tinha um concerto marcado para Amarante no sábado. Mas o concerto esgotou. Vai daí, Noiserv fez o que tinha a fazer: marcou uma data extra no dia seguinte, domingo, dia 26. Conclusão: o fim de semana em Amarante é todo de Noiserv, nada mais simples.

E isto na semana em que David Santos, o nome verdadeiro do homem que faz toda esta arte, comemora 12 anos de música com o lançamento de pen drives especiais, em forma de “flight case” — as malas habitualmente usadas para transportar instrumentos em viagem. Toda a info aqui.

Concerto na Sala Cinema Teixeira de Pascoaes, em Amarante. Domingo, 26, às 16h. Bilhetes a 10 euros.

Riding Pânico

Café Avenida, Viana do Castelo

Não é gente a mais, nada disso. São mesmo precisos seis para fazer isto: Rabo de Cavalo, o novo álbum dos Riding Pânico, o hardcore que já não é, o pós-rock que já está bem longe disso, guitarras e bateria em luta, todos contra todos a ver quem se safa.

Os Riding Pânico sempre tiveram esta ótima mania de fazer a banda sonora para lutas de praceta, para garotada com “street cred”, que mesmo depois de crescidos não desistem de calçar as sapatilhas certas. Não têm data agendada para novos regressos ao estúdio, têm muito que fazer, mas quando acontece vale a pena dar-lhes (pelo menos) um pouco de atenção.

Concerto no Café Avenida em Viana do Castelo, este sábado, 25, às 22h30. Bilhetes a 5 euros.