A IFA (Internationale Funkausstellung Berlin) é a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. Realiza-se todos os anos, no final do verão em Berlim e rivaliza em importância com a CES de Las Vegas. A edição deste ano decorre entre 1 e 6 de setembro, mas nos dias anteriores — 30 e 31 de agosto — as principais marcas, como LG, Samsung e Sony, já vão promover eventos de apresentação dos novos produtos.
As apresentações da Samsung, Acer e ASUS decorreram esta quarta-feira. Além destes, sublinhamos algumas das novidades que é possível antecipar para os próximos dias.
A sul-coreana LG já confirmou que vai lançar o novo smartphone da sua gama mais alta, a série V — que se irá chamar V30. A publicação especializada DigitalTrends diz que, pelo que já se adivinha sobre este aparelho, será “um dos maiores lançamentos deste ano na área de tecnologia”. Para aqueles que não são amigos da maçã — basicamente, os fãs do sistema operativo Android – este smartphone deverá afirmar-se como um dos mais completos no mercado.
O ponto (mais) forte do smartphone deverá ser o processador: o Qualcomm Snapdragon 835. Mas a marca vai continuar a apostar na qualidade do som e das colunas internas, ao mesmo tempo que inclui as já standard câmaras duplas na traseira metálica, acima do sensor de impressões digitais.
O @evleaks divulgou, recentemente, uma imagem com aspeto comercial que mostra a aparência provável do telemóvel.
A LG deverá, também, apresentar as novas gamas de monitores para videojogos e os televisores gigantes, com tecnologia 4K e, claro, 8K. E a marca tem vindo a apostar, cada vez mais, nos eletrodomésticos, pelo que também daí virão novidades.
Outra marca sul-coreana, a Samsung, já apresentou o Galaxy Note 8, um smartphone grande em tudo (já não se fala em phablets, pois não?) com que quer apagar a imagem deixada pelos problemas que houve com a versão anterior, o Note 7. Estando o novo topo de gama da Samsung fora dos anúncios da IFA, o destaque vai para os wearables.
Esta quarta-feira, a Samsung deu a conhecer o Gear Sport, um smartwatch resistente à água e com os olhos postos no desporto, o Gear Fit2 Pro, uma pulseira desportiva com GPS, e o Gear IconX, a segunda geração dos auriculares sem fios da marca. O Gear Sport e o Gear Fit2 Pro incorporam uma aplicação da marca desportiva Speedo, para monitorizar a atividade durante a natação.
A Samsung também já tinha anunciado, noutra feira mais focada nos videojogos (a Gamescom, em Colónia), que iria lançar o maior monitor de jogos do mundo, com tecnologia QLED. É neste sentido que está a mover-se o mercado: monitores cada vez maiores, tendencialmente curvos e ultra-wide — jogar jogos em ecrãs de vinte e poucas polegadas será, dentro de pouco tempo, uma memória distante.
Esse novo monitor foi conhecido esta quarta-feira, em Berlim. O modelo CHG90 mede 49 polegadas e possui um ângulo de visão ultra largo de 178 graus. Segundo a marca, jogar neste monitor vai oferecer uma “experiência de visualização cinematografia de estilo IMAX”.
A Samsung anunciou, também, que celebrou uma parceria com a 20th Century Fox e a Panasonic para desenvolver uma plataforma de metadados aberta, dinâmica e isenta de royalties para o High Dynamic Range (HDR). O objetivo é desenvolver a melhor experiência de visualização possível com tecnologia HDR10+, acessível a todas as empresas de conteúdos, TV de alta definição, gravadores e leitores de discos Blu-ray e fabricantes de set-top boxes.
Outra marca que vai aproveitar a IFA para refrescar a linha de produtos é a japonesa Sony, que deverá apresentar os novos smartphones Xperia XZ1 e Xperia Xz1 Compact. A expectativa é que a Sony continue a tentar conquistar relevância neste mercado ultra-competitivo, carregando os aparelhos de especificações técnicas de topo.
Tal como a LG, também a Sony, como não podia deixar de ser, vai apresentar as novas televisões com tecnologia 4K e 8K. A marca promove uma conferência de imprensa pela hora de almoço deste dia 31, antes da abertura oficial da IFA (dia 1 de setembro).
A Acer deu a conhecer esta quarta-feira três novos portáteis: o ultrafino Swift 5 (com menos de 1 kg), o convertível Spin 5 (tablet/PC) e o Switch 7 Black Edition, um portátil destacável 2-em-1 que é o primeiro do mundo que não usa ventoinhas para refrigeração.
A empresa taiwanesa anunciou também um novo desktop “all-in- one” com um ecrã com 23,8 polegadas, e novas máquinas dedicadas aos videojogos, com destaque para um PC da linha Predator e para um monitor HDR com 35 polegadas, além de outros acessórios (rato e auscultadores).
A ASUS apresentou, também esta quarta-feira, o ASUS Windows Mixed Reality, o novo headset de realidade mista (aumentada e virtual) que corre o Windows 10, a prometer concorrência aos principais players do mercado (Oculus Rift, Playstation VR, HTC).
No capítulo dos computadores, a marca de Taiwan aposta em duas vertentes. Por um lado, no desempenho em detrimento do peso, com duas máquinas viradas para os videojogos, dois novos modelos ROG Strix. Por outro, três novidades da linha elegante: ZenBook Flip 14, ZenBook 15 e Zenbook S.
A iluminação conectada vai continuar a ser uma das bandeiras da Philips, que nesta feira poderá apresentar mais alguns modelos da gama Hue. Entre as novidades da marca deverá estar, também, a evolução de uma escova de dentes que se liga ao smartphone.
Será, seguramente, mais um parágrafo no capítulo interminável da Internet das Coisas, no seguimento daquilo que vimos na edição do ano passado e que ficou ilustrado neste filme. Sobretudo porque a grande força da IFA é a surpresa que encontramos nas pequenas coisas, algumas delas ainda ideias ou protótipos, muitas nunca chegarão a entrar no circuito comercial.
A IFA realizou-se pela primeira vez em 1924, altura em que se chamava “Berlin Radio Show”, e tornou-se a mais importante feira de tecnologia e eletrónica de consumo — desde gadgets até grandes eletrodomésticos — na Europa. Vamos trazer-lhe, nos próximos dias, a partir de Berlim, as principais novidades.
O Observador viajou a Berlim a convite da LG Portugal.