Um castelo com 3 mil anos foi descoberto no fundo do Lago Van, na Turquia. A estrutura, que funcionava como fortaleza, foi construída na Idade do Ferro e terá sido connstruído durante a civilização Urartu.

O castelo foi descoberto esta semana por mergulhadores que participavam numa expedição organizada pela Universidade Van Yüzüncü Yıl. A National Geographic partilhou imagens daquilo que está a ser apelidado de “milagre” por alguns investigadores.

“É um milagre encontrar este castelo debaixo de água”, disse Tahsin Ceylan, o chefe da expedição, ao Hürriyet Daily News, e acrescentou que uma equipa de arqueólogos também vai visitar o local para completar a história. De acordo com o National Geographic, o nível das águas do Lago Van – o maior lago de água salgada da Turquia – durante a ocupação Urartu estava centenas de metros abaixo daquilo que está hoje, o que explica o facto de o castelo estar agora totalmente submerso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas esta não é a primeira vez que os investigadores fazem grandes descobertas no Lago Van. Em 2016, encontraram um conjunto de estalagmites que se estendia por dois quilómetros e chamaram-lhes “chaminés de fada debaixo de água”.

Van, a cidade onde fica este lago, era a capital do reino de Urartu, que dominava o território entre o mar Negro e o mar Cáspio e onde agora se cruzam Turquia, Arménia e Irão. As primeiras menções aos Urartu datam do século XIII antes de Cristo. A civilização acabou por ser conquistada pelo império de Medes e só depois pelos arménios. As ruínas dos Urartu começaram a ser encontradas no princípio do século XIX pelos franceses e desde aí as buscas nunca mais pararam.