Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Médio Oriente
Conflito na Síria

Alepo: Presidente sírio promete continuar ofensiva

O presidente sírio prometeu continuar a ofensiva no noroeste do país para "libertar" o último grande bastião dos insurgentes, um dia depois das suas forças terem reconquistado várias localidades.
Conflito na Síria

Síria. Confrontos fizeram 900 mil deslocados

Os confrontos no noroeste da Síria atingiram "um nível horrível" e provocaram a fuga de 900 mil pessoas desde o início da ofensiva do regime sírio e do aliado russo naquela região em dezembro.
Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unido vai ter 1.ª central nuclear

O representante permanente do país na Agência Internacional de Energia Atómica sublinhou que este é um "programa nuclear pacífico" que vai "atender às futuras necessidades de energia do país".
Irão

Irão acredita que EUA não quer guerra até eleições

O Presidente iraniano, Hassan Rouhani não acredita que os Estados Unidos entrem em guerra com o seu país, já que isso iria prejudicar a candidatura a reeleição de Trump, em novembro próximo.
Irão

Irão não deixa cair caso Soleimani

167
O responsável pelo poder judiciário no Irão diz que está a trabalhar com o Iraque para levar às instâncias internacionais o caso do assassínio do general iraniano Qassem Soleimani.
Irão

Irão pressionado por abate de avião ucraniano

Diplomatas de países que perderam cidadãos quando um avião ucraniano foi abatido por mísseis iranianos pressionaram o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão para mais cooperação na investigação.
Síria

EUA e Turquia condenam ataques sírios 

O Presidente turco, Recep Erdogan, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, condenaram os ataques do regime sírio, apoiado por Moscovo, na região de Idleb.
Irão

Irão diz que Trump está a ser "mal aconselhado"

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão diz que o Presidente norte-americano, Donald Trump, está enganado se pensa que a "pressão máxima" contra o seu país derrubará o regime de Teerão.
Índia

Índia pede a Erdogan que não interfira em Caxemira

A Índia pediu à Turquia para não interferir nos seus assuntos internos, nomeadamente na questão da Caxemira, depois de o Presidente Erdogan oferecer o seu apoio ao Paquistão.
Estados Unidos da América

Irão: Assassínio de general foi "erro de cálculo"

O ministro afirmou que "o mártir Soleimani é muito mais eficaz que o general Soleimani", uma vez que, desde a sua morte, decorrem inúmeros protestos no Iraque contra a presença dos EUA.
Turquia

Asli Erdogan absolvida das acusações de terrorismo

A escritora era acusada de "tentar minar a integridade do Estado" e de "pertencer a um grupo terrorista". Foi absolvida esta sexta-feira por um tribunal de Istambul de todas as acusações.
Irão

Irão nega a dimensão do seu programa militar

O ministro da Defesa iraniano refutou esta quarta-feira as acusações acerca da dimensão militar do programa espacial da República Islâmica, feita por Washington.
Egito

Egito atinge 100 milhões de habitantes

O Egito torna-se assim o 14.º país mais populoso do mundo, tendo uma média de 1,5 milhões de nascimento por ano. A superpopulação é um dos principais desafios das autoridades do país.
Síria

NATO exorta Assad e Moscovo a pararem ataques

Secretário-geral da NATO manifestou preocupação em relação à situação em Idlib, na Síria, lamentando os "ataques indiscriminados que incluem também alvos civis".
Palestina

Marroquinos protestam contra plano dos EUA

Agitando bandeiras palestinianas, os manifestantes marcharam pelo centro da capital, gritando "Viva a Palestina". "Não à normalização", "Não ao apoio à nação sionista", gritaram os manifestantes.
Irão

Irão revela míssil balístico de "nova geração"

Os Guardas da Revolução iranianos revelaram um míssil balístico de curto alcance, que pode, dizem, ser projetado por um reator de "nova geração" concebido para colocar satélites em órbita.
Conflito na Síria

Forças armadas sírias retomam cidade estratégica

As forças armadas sírias retomaram o controlo da cidade estratégica de Saraqeb, no noroeste da Síria, após semanas de bombardeamentos e combates contra os 'jihadistas' e os rebeldes.
Jerusalém

Jerusalém. Detido suspeito de atropelamento

Foi detido um suspeito do atropelamento intencional no centro de Jerusalém que causou 14 feridos. Ataque feriu 12 soldados israelitas e não foi reivindicado.
Síria

Ataques israelitas matam 12 combatentes na Síria

No ataque aéreo foram mortos sete combatentes estrangeiros no sudoeste de Damasco e cinco combatentes sírios de uma fação pró-iraniana em Ezra, na província de Deraa.
Israel

Hamas congratula-se por atropelar 14 israelitas

126
O grupo palestiniano afirmou que o ataque contra os soldados de Israel foi "uma resposta" contra o plano do presidente norte-americano, Donald Trump, para o Médio Oriente.
Acidentes de Aviação

Turquia. Avião derrapa na pista e parte-se

1593
Um avião com cerca de 177 passageiros perdeu o controlo ao aterrar no aeroporto de Istambul. Foi para uma estrada e partiu-se em vários bocados. Pelo menos 179 pessoas estão feridas. Três morreram.
Turquia

Turquia: Avalanches fazem pelo menos 38 mortos

Uma nova avalanche atingiu dezenas de socorristas enviados para uma missão de resgate. As vítimas encontravam-se no local para encontrar sobreviventes de uma primeira avalanche, que fez cinco mortos.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan ameaça retaliar em caso de ataque sírio

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, assegurou no decurso de uma conversa com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, que a Turquia vai retaliar "firmemente" em caso de novo ataque sírio.
Irão

Pena de morte confirmada para "espião da CIA"

O porta-voz da Autoridade Judicial declarou que Amir Rahimpur foi condenado pelo Supremo Tribunal por ter "tentado fornecer aos norte-americanos informações sobre o (programa) nuclear" do Irão.
Síria

Síria: mais de 500 mil deslocados desde dezembro

Os conflitos armados intensificaram-se no noroeste e, desde dezembro, já deslocaram milhares de vítimas. Sucedem-se as ofensivas entre o exército de Damasco e os extremistas islâmicos.
Irão

Irão sempre soube que avião tinha sido abatido

Ucrânia acusa Irão de saber tudo desde que o avião foi abatido. Como prova, o Presidente ucraniano possui registos áudio dos controladores de tráfego aéreo iranianos. Irão já reagiu.
Lifestyle

Conheça Doha e habilite-se a uma viagem até lá

998
É considerada a “pérola” do Médio Oriente. Neste artigo, não só lhe fazemos um guia à capital do Qatar, como ainda lhe damos a hipótese de ganhar uma viagem até Doha.
Irão

Chefe da diplomacia da UE vai visitar Teerão 

Josep Borrell é esperado esta segunda-feira na capital iraniana, neste que é um novo período de tensão entre o Irão e o Ocidente, e tem reuniões marcadas com o MNE e outros altos funcionários.
Turquia

Erdogan acusa países árabes de traição 

Erdogan acusa o plano de paz apresentado por Trump para tentar resolver o conflito israelo-palestiniano de tentar "aniquilar a Palestina" e diz que é "absolutamente inaceitável".
Iraque

EUA quer instalar sistemas antimíssil no Iraque

Em causa estão os 11 mísseis lançados pelo Irão sobre bases aéreas dos EUA no Iraque. Washington quer agora proteger melhor essas bases, instalando sistemas de defesa antiaérea Patriot.
Síria

Síria. Bombardeamentos fazem dez mortos

Os bombardeamentos atingiram uma clínica e uma padaria em Idleb, na Síria. Ataque terá sido levado a cabo pelas forças russas, segundo o Observatório Sírio para os Direitos do Homem. Rússia nega.
Israel

Exército israelita reforça presença na Cisjordânia

"Após uma avaliação da situação, foi decidido fortalecer as nossas unidades na Judeia e Samaria [Cisjordânia] e em Gaza com tropas de combate suplementares", anunciou o exército israelita.
Síria

ONU: população síria "está traumatizada"

A ONU referiu que a população síria "está traumatizada", frisando que nos dois últimos dias pelo menos 20.000 pessoas abandonaram a região. Contando desde dezembro, o número sobe para 390.000.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos manifestam-se contra Plano de Paz

Os palestinianos saíram à rua para se manifestarem contra o acordo anunciado por Trump e que propõe a paz entre Israel e a Palestina. A proposta já foi recusada pelo líder da Autoridade Palestiniana.
Recep Tayyip Erdogan

Presidente turco diz que Rússia não cumpre acordos

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou Moscovo de não respeitar os acordos feitos com Ancara no noroeste da Síria, onde aviões sírios e russos aumentaram os bombardeamentos.
Médio Oriente

Médio Oriente. Líderes reagem ao plano de Trump

Líder palestiniano considera que a estratégia está condenada ao fracasso. Irão denuncia "acordo de vergonha". Turquia fala em "nado-morto". EUA alerta para eventuais retaliações.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. O plano de Donald Trump para o conflito

129
Numa conferência de imprensa ao lado de Netanyahu, mas sem qualquer líder palestiniano, Donald Trump apresentou aquilo que diz ser uma "solução de dois estados realista" para resolver o conflito.
Síria

Regime sírio reconquista cidade estratégica

As forças governamentais sírias entraram na cidade estratégica de Maaret al-Noomane e prometeram reconquistar também Idlib. Turquia alertou que responderá a ataques aos seus postos de observação.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu pediu retirada de imunidade parlamentar 

O primeiro-ministro israelita pediu o levantamento de imunidade ao Parlamento, antes da sessão que devia debater a questão. Benjamin Netanyahu está envolvido em casos de corrupção.
Médio Oriente

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente

Donald Trump apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos palestinianos.
Estado Islâmico

Estado Islâmico elege Israel como alvo específico

137
Novo líder do grupo Estado Islâmico afirmou-se determinado em iniciar uma "nova fase que apenas será centrada em combater os judeus e em devolver aos muçulmanos o que eles roubaram".
Sismo

Turquia. Balanço de mortos no sismo subiu para 40

O terramoto destruiu 76 edifícios e pelo menos 45 pessoas foram retiradas vivas dos escombros. Os sobreviventes desalojados vão permanecer em ginásios, escolas e tendas que foram montadas na cidade.
Irão

Acordo Nuclear. Irão acusa países de "racismo" 

391
Irão considera que a recente ativação por Berlim, Londres e Paris do mecanismo de resolução de conflitos é prova do "racismo" europeu em relação ao Irão.
Líbia

Erdogan não vê solução militar na Líbia

Recep Tayyip Erdogan reafirmou que a crise na Líbia não pode ser resolvida por "meios militares", após um encontro com o presidente da Argélia, que quer assumir o papel de mediador do conflito.
Papa Francisco

Papa e Presidente do Iraque discutem Médio Oriente

O Papa Francisco recebeu o Presidente do Iraque, Barham Salih, com quem abordou os diferentes conflitos e "as graves crises humanitárias" que se vivem naquela região do Médio Oriente.
Médio Oriente

Netanyahu: plano de paz dos EUA será histórico

O plano de paz para o Médio Oriente sugerido pelo Governo dos Estados Unidos será "histórico", consideraram o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e o seu rival Benny Gantz.
Estados Unidos da América

EUA. 34 soldados com traumatismos após ataque

122
O Pentágono divulgou que 34 militares foram diagnosticados com traumatismos cranianos após os ataques do Irão contra duas bases dos Estados Unidos da América, ao contrário do que Trump tinha dito.
Sismo

Turquia. Sismo faz 14 mortos e mais de 300 feridos

Um sismo atingiu esta sexta-feira o leste da Turquia. De acordo com a AFP, o abalo fez 14 mortos. O sismo ocorreu a dez quilómetros de profundidade numa placa tectónica que está ligada a Portugal.
Divulgação de Ciência

Como uma múmia ganhou voz 3 mil anos depois

Foi um sacerdote durante o reinado do faraó Ramsés XI, dedicou a sua vida a recitar orações, e já múmia sobreviveu aos bombardeamentos nazis em Leeds. O som da sua voz foi agora reproduzido.
Síria

Síria. Mais de 38 mil deslocados em cinco dias

Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, o regime de Bashar al-Assad e o seu aliado russo têm bombardeado diariamente a zona oeste de Alepo.
Presidente Trump

Trump promete plano de paz israelo-palestiniano

Donald Trump vai revelar o seu plano para acabar com o conflito israelo-palestiniano antes da visita a Washington do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e do seu rival Benny Gantz.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recusa comentar candidatura de Ana Gomes

O Presidente da República recusou comentar uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes e reiterou que caso "Luanda Leaks" não é tratado pelo poder político.
Estados Unidos da América

EUA apelam a união contra a ameaça iraniana

Durante as comemorações dos 75 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, Mike Pence sublinhou a necessidade de impedir que o Irão desenvolva o seu programa nuclear.
Presidente da República

Marcelo não vai à Cidade Velha de Jerusalém

1562
Marcelo Rebelo de Sousa não irá à Cidade Velha durante a visita a Jerusalém. Enquanto Presidente da República estaria a conceder soberania a Israel, provocando um problema diplomático.
França

Emmanuel Macron grita com polícia israelita

115
Momento aconteceu na igreja de Saint Anne, considerada território francês, apesar de se encontrar em Jerusalém. Episódio com o atua Presidente francês é semelhante a outro com Jacques Chirac, em 1996.
Fact Check

Irão hasteou bandeira vermelha pela 1ª vez?

Várias publicações dizem que uma bandeira vermelha foi hasteada pela primeira vez numa mesquita iraniana, em Qom, após a morte de Qassem Soleimani. É falso: a bandeira já foi hasteada várias vezes.
Holocausto

Holocausto: Marcelo encontra-se com sobreviventes 

O Presidente considerou que "é um imperativo moral, um imperativo ético" estar presente no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, em que participam mais de 40 altos representantes de vários países.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo e Presidente de Israel acertam visitas 

169
O Presidente da República acertou uma troca de visitas de Estado com o seu homólogo israelita, Reuven Rivlin. Marcelo disse haver "uma aproximação" de posições entre os dois sobre a situação regional.
Irão

O melhor da entrevista ao embaixador do Irão

O embaixador do Irão em Lisboa falou com o Observador sobre o avião ucraniano abatido, o ataque dos EUA que matou o general Soleimani e a resposta iraniana, com um ataque a uma base norte-americana.
Irão

Três milhões de dólares para "quem matar Trump"

Segundo a agência do parlamento iraniano, Icana, Ahmad Hamzeh disse fazer a oferta em nome dos "três milhões de habitantes de (província de) Kerman", no sudeste do Irão e terra natal de Soleimani.
Irão

"EUA estão a esconder baixas do ataque iraniano" /premium

Em entrevista ao Observador, o diplomata diz que os Estados Unidos devem deixar de ter um comportamento arrogante para que haja novos entendimentos e nega o uso de balas reais nos protestos em Teerão.
Síria

12 civis mortos em ataques russos na Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos responsabiliza os russos pelos bombardeamentos dos últimos 3 dias. Rússia anunciou uma trégua há mais de uma semana e nega qualquer envolvimento nos ataques.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo reúne-se com Presidente de Israel

Marcelo Rebelo de Sousa chega esta terça-feira a Jerusalém para participar no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, que assinala o 75.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz
Irão

Avião ucraniano foi abatido por dois mísseis

O relatório de investigação à queda do avião ucraniano concluiu que foram disparados dois mísseis contra este. Queda aconteceu no mesmo dia em que duas bases no Iraque foram atacadas.
Irão

Irão ameaça abandonar tratado de não proliferação

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano criticou as medidas que estão a ser tomadas pela França, Alemanha e Reino Unido, ameaçando abandonar Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Ucrânia

Irão. Kiev insiste na entrega das caixas negras

Kiev espera poder "discutir problemas práticos, como a devolução das caixas negras" após chegada do ministro dos Transportes iraniano à Ucrânia
Ajuda Humanitária

UE mobiliza ajuda humanitária para 80 países 

A Comissão Europeia disponibilizou esta segunda-feira uma verba de 900 milhões de euros para ajuda humanitária em zonas de conflito em África e no Médio Oriente.
Irão

Irão cancela participação no Fórum de Davos

O Irão não vai enviar uma delegação diplomática ao Fórum Económico Mundial de Davos. Segundo o porta-voz do ministério, os planos "foram alterados" e o chefe da diplomacia cancelou a viagem.
União Europeia

Prospeção ilegal no Mediterrâneo: UE avisa Ancara

UE advertiu a Turquia contra a prospeção ilegal de hidrocarbonetos no Mediterrâneo oriental, especialmente nas águas de Chipre, enquanto Ancara anunciou a chegada de um navio de perfuração.
Israel

Israel tenta neutralizar túneis desde o Líbano

233
Israel começou a instalar um sistema que pretende neutralizar a escavação de túneis a partir do Líbano. Nos últimos anos foram descobertas infraestruturas transfronteiriças do Hezbolá.
Irão

Irão já não vai pedir ajuda no caso do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais.
Donald Trump

Soleimani. Trump conta a doadores como foi ataque

Donald Trump deu novos detalhes sobre o ataque aéreo que vitimou o general iraniano. E em conversa com doadores republicanos, revelou como foram últimos minutos de vida de Qassem Soleimani.
Irão

Teerão vai enviar caixa negra para a Ucrânia 

Análises adicionais vão ser feitas à caixa negra do avião abatido. O abate do aparelho, que cobria a rota Teerão-Kiev, matou 176 passageiros e tripulantes, 82 deles iranianos.
Geopolítica

Trump é um "palhaço", diz o aiatola Khameini

Na primeira oração aos fiéis que faz em Teerão desde 2012, o líder supremo do Irão não poupa o Presidente dos Estados Unidos, acusando-o de "apenas fingir que apoia o povo iraniano".
Geopolítica

Afinal, houve 11 feridos no ataque iraniano

Onze soldados dos EUA ficaram feridos no ataque iraniano à base militar de Ain al-Assad, no Iraque, na semana passada, o que contraria as declarações do Presidente.
Irão

As vozes iranianas contra Soleimani e o Regime /premium

Nas reacções da diáspora iraniana ficou claro o repúdio a uma certa hipocrisia no Ocidente que parece sobrepor o ódio a Trump a qualquer espirito crítico sobre a situação no Irão e o regime repressivo
Irão

EUA ameaçam Europa: novas tarifas sobre carros

Os países europeus poderão ter de pagar mais tarifas sobre automóveis, caso não de denunciem o Irão por incumprimento dos compromissos assumidos no acordo nuclear, diz ministra da Defesa alemã.
Irão

Irão produz cada vez mais urânio

Irão está a produzir mais urânio enriquecido do que antes da assinatura do tratado de 2015 que limita o país ao armazenamento de 300 quilogramas de urânio com um nível de enriquecimento de 3,67%.
Crise dos Refugiados

Síria: mais de 500 mortos no campo de Al-Hol

Mais de 500 pessoas morreram no campo Al-Hol, na Síria, devido à exposição a condições precárias. A ajuda da ONU não é suficiente e a situação tem tendência a piorar.
Egito

Detidos 4 funcionários de agência noticiosa turca

A polícia egípcia deteve três egípcios e um turco contratados pela agência de notícias estatal turca Anadolu, após revistar as instalações da agência de noite. Paradeiro dos detidos não é conhecido.
Amnistia Internacional

Irão. Denunciada violência contra manifestantes

Amnistia Internacional denunciou o uso "ilegal da força" e a repressão "violenta" por parte das forças policiais em "concentrações pacíficas", baseando-se em imagens autenticadas e relatos de vítimas.
Médio Oriente

Síria acusa Israel de ter atacado base aérea 

Agência de notícias diz que foram disparados quatro mísseis contra a base Tiyas, usada por iranianos. No mesmo dia uma base norte-americana foi também atacada no Iraque.
Donald Trump

Trump retweeta fotomontagem de Nancy Pelosi

A imagem começou por ser publicada numa conta anónima com a legenda "Os democratas corruptos a fazer todo o possível para o resgate do ayatollah". E foi republicada pelo presidente norte-americano.
Irão

Irão. Vídeo mostra dois mísseis a atingir avião

559
Imagens captadas por uma câmara de vigilância mostram como o avião em que morreram 176 tripulantes foi atingido por dois mísseis, tentou voltar ao aeroporto e depois explodiu. Governo anuncia detidos.
Rússia

Irão. Rússia critica decisão de europeus

A Rússia denunciou as "ações irrefletidas" e a decisão "profundamente dececionante" dos europeus. Em causa está a decisão de acionar o processo de resolução de disputas previsto no acordo de 2015.
Irão

UE quer forçar Teerão a cumprir acordo nuclear

França, Alemanha e Reino Unido acionaram um mecanismo para forçar o Irão a cumprir os compromissos assumidos no acordo nuclear assinado em 2015. O chefe da diplomacia europeia coordenará o processo.
Irão

"Perdoem-me 13 anos em que vos contei mentiras"

3013
Três pivots da emissora estatal iraniana demitiram-se por discordarem da cobertura da queda do avião. Os funcionários da IRIB "reconhecem que perderam credibilidade", diz associação de jornalistas.
Irão

Europa mais perto de impor sanções ao Irão

273
Ministros da Alemanha, França e Reino Unido emitiram comunicado conjunto: vão acionar o mecanismo de resolução de conflitos do acordo nuclear. "As ações do Irão não nos deixaram opção."
Irão

Queda de avião. Irão já deteve suspeitos

135
Depois de reconhecer que o avião ucraniano foi abatido acidentalmente, o governo iraniano voltou a garantir que "todos aqueles que têm de ser punidos vão ser castigados". Já houve detenções.
Irão

Irão. Países afetados por queda de avião reunem-se

Responsáveis de países cujos cidadãos morreram devido à queda do avião no Irão vão reunir-se na quinta-feira, em Londres, para coordenar esforços para manter pressão sobre Teerão.
Reino Unido

Reino Unido exige pedido de "desculpa" a Teerão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido exigiu um pedido de "desculpa" do governo iraniano devido à breve detenção do embaixador britânico em Teerão, que considerou "ilegal".
Irão

Trump, 2 aiatolas e Costa Ribas entram num bar

328
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. 
Teerão

Teerão diz que não mentiu sobre queda de avião

O governo iraniano negou ter tentado encobrir a responsabilidade no incidente com o avião ucraniano abatido. "Mentir é disfarçar a verdade, intencional e conscientemente", diz porta-voz.
Irão

Irão. Autoridades usam balas contra manifestantes

Vídeos enviados a ONGs e verificados pela Associated Press mostram multidões a fugir depois de ser lançado gás lacrimogéneo contra manifestantes e poças de sangue no chão.
Irão

Campeã olímpica arrasa o Irão e deserta do país

1520
"Levavam-me para onde queriam, vestia o que me diziam. Sempre que achavam bem, exploravam-me", escreveu nas redes sociais Kimia Alizadeh, a única vencedora de uma medalha Olímpica do Irão.
Estados Unidos da América

EUA/Irão: Pentágono contraria Donald Trump

198
Chefe do Departamento de Defesa admitiu, em entrevista à cadeia de televisão CBS, não ter visto provas de que o Irão estava a planear atacar embaixadas norte-americanas
Irão

Trump para Irão: "NÃO MATEM OS MANIFESTANTES"

"O mundo está a olhar. E, mais importante, os Estados Unidos estão a olhar", escreveu, em jeito de aviso, o presidente dos Estados Unidos da América na rede social Twitter.
Guerra

Rockets atingem base dos EUA no Iraque

580
Uma base com tropas americanas no Iraque foi atingida por oito rockets. Três soldados iraquianos feridos. Mike Pompeo já reagiu: ataques ao povo e soberania do Iraque "têm de acabar".
Líbia

Líbia decreta cessar-fogo

O Governo de Acordo Nacional líbio aceitou o apelo para um cessar-fogo no país algumas horas depois do rival, marechal Khalifa Haftar, ter anunciado o fim das hostilidades.
Irão

Irão. Companhias aérea avisadas para não sobrevoar

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação recomendou às companhias aéreas europeias que evitem sobrevoar o Irão "até novo aviso", após a queda de um avião civil ucraniano, abatido por engano.
Ucrânia

Irão admite ter abatido por engano avião ucraniano

1875
O avião que se despenhou no Teerão, matando as 176 pessoas a bordo, foi abatido inadvertidamente por militares. Responsável diz que preferia morrer a testemunhar este acidente. Há já protestos na rua.
Donald Trump

Trump diz que Irão tinha 4 embaixadas como alvo

151
O presidente dos Estados Unidos começou por dizer em entrevista à Fox News que o general Soleimani tinha a embaixada dos EUA em Bagdad como alvo. Pressionado, acrescentou: seriam 4 os alvos
Suécia

Suécia suspende voos do Irão

581
As autoridades suecas revogaram esta sexta-feira, temporariamente, a autorização para a Iran Air voar no espaço aéreo sueco invocando a segurança dos passageiros da companhia como prioridade.
Aviação

Irão deu acesso a caixas negras do avião que caiu

A Ucrânia enviou uma equipa de 45 peritos ao Irão para investigar as causas da queda do avião e já teve acesso às caixas negras. "Todas as informações vão agora ser analisadas", diz a Ucrânia.
Acidentes de Aviação

O que já se sabe da queda do Boeing no Irão

Pouco depois de levantar voo de Teerão, o Boeing 737 das linhas aéreas ucranianas caiu matando 176 pessoas. O que se passou? Que "erro humano" esteve na causa do acidente?
Iraque

Iraquianos protestam contra Washington e Teerão

Iraquianos manifestaram-se esta sexta-feira, acusando EUA e Irão de transformarem o Iraque "num lugar para acertarem contas entre si" e chamando "corruptos" aos políticos iraquianos.
Lufthansa

Lufthansa cancela voos de Frankfurt para Teerão

A companhia aérea alemã cancelou esta sexta-feira o seu voo diário entre Frankfurt e Teerão. Em causa está a insegurança do espaço aéreo em torno do aeroporto iraniano, após queda do avião ucraniano.
The New York Times

Como o New York Times verificou o vídeo do avião

O som da explosão, o flash e os vários prédios em redor foram alguns dos elementos que permitiram ao New York Times confirmar a veracidade do vídeo onde se vê o avião ucraniano que caiu no Irão.
Síria

Ataques visam milícias iranianas na Síria e Iraque

Vários ataques aéreos ao longo da fronteira entre a Síria e o Iraque atingiram diferentes alvos, incluindo depósitos de armas e viaturas pertencentes às milícias iranianas. Oito pessoas terão morrido.
Japão

Primeiro-ministro japonês visita o Médio Oriente

O primeiro-ministro japonês inicia este sábado uma visita a três países do Médio Oriente para discutir soluções para reduzir a tensão no Médio Oriente, depois de a deslocação ter sido questionada.
Acidentes de Aviação

Irão convida Boeing para investigar queda de avião

Convite feito após líderes ocidentais terem dito que avião terá sido atingido acidentalmente por míssil. Ucrânia diz que recebeu informação relevante dos EUA. Bruxelas exige investigação independente.
União Europeia

UE discute tensão no Médio Oriente

Ministros vão reunir-se esta quinta-feira para "discutir os recentes desenvolvimentos no Iraque e no Irão" e o contributo que a UE pode dar para ajudar a "inverter a escalada de tensões na região".
Donald Trump

Trump vangloria-se da morte do general iraniano

Presidente norte-americano declarou no primeiro comício eleitoral do ano, em Ohio, que ataque contra Soleimani foi feito em nome da "justiça americana", minimizando as críticas dos líderes democratas.
Médio Oriente

As linhas vermelhas /premium

O facto de Soleimani ter perdido a vida sem o ataque americano ter violado a soberania do Irão é relevante. O Irão ter informado antecipadamente quais os alvos da sua "retaliação proporcional" também
Estados Unidos da América

O Médio Oriente e fim das gentilezas liberais /premium

120
A forma de inverter a decadência do prestígio internacional norte-americano junto dos seus inimigos, pensa esta administração Trump, é usar a força militar antes de esgotar todos os outros recursos.
Presidente Trump

Câmara tenta limitar poder militar de Trump

126
Foi aprovada esta quinta-feira uma resolução para tentar impedir Donald Trump de tomar novas medidas militares contra o Irão. Eficácia legal é questionável, mas Pelosi defende peso da iniciativa.
Donald Trump

Trump: novas sanções contra Irão já estão em vigor

O Presidente norte-americano assegurou que as novas sanções económicas contra o Irão, anunciadas quarta-feira, já estão em vigor. Estas complementam uma longa série de rondas aplicadas desde 2018.
Médio Oriente

Rocket explode perto de base americana no Iraque

Desconhece-se a origem do engenho explosivo, que caiu na área de Fadhlan do distrito de Dujail, na província de Salahuddin, não muito longe da base Balad. A explosão não causou vítimas mortais.
Conversas à Quinta

Irão: será que podemos voltar a dormir sossegados?

O que levou Trump a ordenar uma acção tão radical como o assassinato de um general iraniano? E como explicar a contenção da reação de Teerão? Será que agora se vai poder voltar à mesa das negociações?
Armamento Nuclear

CNJP teme recuo no controlo de armas nucleares

A CNJP lamenta que, poucos dias depois de, em 1 de janeiro, Dia Mundial da Paz, o Papa ter chamado a atenção para a necessidade de “abandonar a espiral da vingança para construir um futuro de paz”.
Médio Oriente

Arábia Saudita condena "violação da soberania"

115
Em comunicado, a Arábia Saudita denunciou e condenou o ataque levado a cabo pelo Irão contra bases com forças norte-americanas, considerando-o uma "violação" da soberania do Iraque.
Médio Oriente

Irão promete "vingança mais dura" contra EUA

108
Depois de os EUA terem optado por não continuar o conflito armado no terreno, o Irão veio, pela voz de alguns generais de topo, ameaçar Trump: a vingança pela morte de Soleimani ainda não chegou.
Futebol

Jogador deixa estágio devido à tensão EUA-Irão

Sergino Dest, norte-americano do Ajax, deixou o estágio do clube no Qatar por recear consequências da tensão que se vive entre os dois países. A seleção dos EUA também mudou planos pelo mesmo motivo.
Irão

Queda de avião. Ucrânia decreta luto nacional

Zelensky decretou a descida das bandeiras a meia haste em luto pelas vítimas da queda do avião em Teerão e pediu aos cidadãos que evitem viagens ao Médio Oriente e não especulem sobre o que aconteceu.
Síria

Morre uma criança por dia no nordeste sírio

700
A organização não-governamental Save the Children alertou que "morre uma criança por dia" na província síria de Idlib o que, segundo Sónia Khush, da direção da ONG, "não é aceitável".
Irão

Irão. Autocarro cai numa ravina. Há 19 mortos

Os travões do autocarro, que circulava em zona montanhosa, terão falhado, provocando a queda do veículo numa ravina, a 150 quilómetros de Teerão. Há pelo menos 19 mortos e 24 feridos.
Médio Oriente

As 21h30 para preparar o discurso de Trump

215
Telefonemas aos líderes do Congresso, sandes na sala de crise e um discurso editado até ao último minuto. Depois do alerta para o ataque iraniano, as mais de 21 horas de como tudo aconteceu.
Presidente Trump

Por Trump /premium

196
O adversário, o Partido Democrático, começou a evoluir, já desde Obama, em direcção a um neo-socialismo e a uma fixação em políticas identitárias e num ambientalismo radical que beneficiam Trump.
Médio Oriente

Vem aí uma guerra EUA-Irão? /premium

Ao decidir não responder militarmente ao ataque iraniano, Trump acalmou o conflito no terreno e focou-se na negociação do acordo nuclear. Mas os especialistas avisam que o confronto ainda não acabou.
Guerra

De Heydrich a Soleimani: verdades e consequências

É certo que o assassinato de Heydrich em pouco ou nada influiu o curso da II Guerra mas suscitou tremendas represálias. Costuma dizer-se que quem ignora os erros do passado está condenado a repeti-los
Canadá

Irão. Canadá investiga queda de avião

O primeiro-ministro do Canadá garantiu que continuará "a trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros internacionais" para que sejam encontradas respostas em relação à queda do avião.
Médio Oriente

"É mais positivo falar do que combater"

O ministro da defesa, João Gomes Cravinho, reagiu ao discurso de Donald Trump dizendo que "é mais positivo falar do que combater".
Mundo

Iraniana em Portugal: "A guerra já começou"

374
Sépideh Radfar nasceu no Irão e vive em Portugal. A professora universitária conta como está a sentir a crescente tensão com os EUA e dá pistas sobre como Teerão vê este conflito no país.
Estados Unidos da América

As 5 ideias-chave do discurso de Trump

Trump diz que o Irão parece estar a recuar e que o país nunca terá uma arma nuclear enquanto ele for presidente. Anuncia novas sanções económicas e lembra que os ataques não fizeram vítimas mortais.
Donald Trump

Trump. O essencial do discurso de alerta ao Irão

273
Em 10 minutos, Trump fez um discurso de resposta ao ataque iraniano desta quarta-feira. O presidente dos EUA anunciou sanções contra o Irão e alertou: é altura de acabar com o apoio ao terrorismo.
Fact Check

EUA não pediram desculpa ao Irão em 1988?

Publicação diz que os EUA não pediram desculpa quando abateram um avião da Iran Air. George H. W. Bush disse que nunca o faria, mas o então Presidente, Ronald Reagan, pediu perdão em nome do país.
Irão

Irão diz que ataque contra EUA "não é suficiente"

217
Para o ayatollah do Irão, os 22 mísseis contra bases norte-americanas não bastaram. Num discurso na TV estatal iraniana Ali Khamenei defendeu o fim da presença dos EUA na região.
Irão

As imagens da queda do avião ucraniano no Irão

526
A embaixada da Ucrânia em Teerão chegou a apontar uma falha mecânica como causa do acidente que vitimou 176 pessoas. A mesma entidade recuou entretanto, afirmando que as causas ainda não são claras.
Irão

O que se sabe sobre o ataque do Irão

O Irão lançou dezenas de mísseis a bases dos EUA em solo iraquiano, ataque que foi confirmado pelos dois países. Hora do embate foi escolhida para coincidir com a hora da morte do general Soleimani.
Irão

Irão. Ucranianos recuam na causa do acidente aéreo

287
Um avião ucraniano despenhou-se com 176 pessoas a bordo. Ucranianos recuam nas garantias iniciais de que se deveu a falha no motor. Irão recusa entregar à Boeing caixas negras do aparelho.
Ministério da Defesa

34 portugueses no Iraque nunca tiram o colete

152
O ministro da Defesa garantiu horas antes do ataque que os militares portugueses no Iraque estão “em segurança”. Não podem despir o colete, tirar os óculos ou largar a arma. Costa deu-lhes relógios.
Estados Unidos da América

"Agora os EUA vão ter de responder"

Tiago Moreira de Sá, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais e especialista em política americana, comenta a retaliação do Irão e os cenários para a reação de Donald Trump.
Guerra

Rockets caem junto à embaixada dos EUA no Iraque - como aconteceu

4334
Rockets lançados contra bases do EUA no Iraque não fizeram vítimas. Trump diz que o Irão parece estar a recuar, mas avança com novas sanções económicas. Rouhani diz que reagirá perante novo crime.
França

França sem planos para retirar tropas do Iraque

França "não tem intenção" de retirar os militares destacados no Iraque. Ministra da Defesa garante que "nível de proteção" foi reforçado. Macron pede a Rohani que não contribua para violência.
Iraque

Iraque desmente versão do Pentágono sobre carta

O primeiro-ministro iraquiano desmentiu a versão do Pentágono e assegura que recebeu uma carta "assinada" anunciando o plano de saída. Trump garante que momento de saída ainda não chegou.
Estados Unidos da América

Bagdade. Pompeo defende legalidade de ação militar

O chefe da diplomacia norte-americana defendeu a legalidade do ataque que matou o general iraniano Qassem Soleimani, declarando que este estava em Bagdade a preparar ações militares contra os EUA.
Síria

Síria. Libertados militantes do Estado Islâmico

Cerca de 30 militantes sírios do grupo extremista foram libertados pelas autoridades curdas na Síria. Libertações ocorrem após um pedido e "garantias" dadas por chefes tribais sírios.
Iraque

NATO anuncia retirada de forças do Iraque

Depois de ter suspendido a sua missão de treino de militares iraquianos, a NATO anunciou a retirada temporária de parte da sua força do Iraque. Em causa está a segurança dos seus funcionários.
Irão

Irão. Mais de 50 mortos no funeral de Soleimani

649
Mais de 50 pessoas morreram e outras 212 ficaram feridas esta terça-feira de manhã em Kerman, no Irão. Cerimónias fúnebres do general Qassem Soleimani foram entretanto adiadas.
Irão

Ameaça ao património do Irão. Trump recua. É a lei

789
Depois da ameaça ao património cultural do Irão, Trump recua. "Eles mandam nos nossos pelos ares, mas nós temos de ser cuidadosos com as instituições culturais deles. É a lei e quero obedecer".
Médio Oriente

É desta vez que o mundo vai acabar? /premium

263
O alvoroço apocalíptico à volta da guerra do Iraque, da crise de 2008 ou da eleição de Trump tem servido aos inimigos da democracia e da economia de mercado para voltarem a atacar o “capitalismo”.
Geopolítica

Cidade natal de Soleimani enterra general morto

O enterro do general Qassem Soleimani, general iraniano morto pelos EUA, realiza-se esta terça-feira na sua cidade natal, Kerman, no sul do Irão.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Aliados são aliados mesmo quando agem sozinhos"

Presidente da República defendeu reforço da aliança transatlântica. Comentário surge durante escalada de tensão entre EUA e Irão, devido ao ataque norte-americano contra um general iraniano.
União Europeia

EUA e Irão. UE quer evitar "ações irreversíveis"

O presidente do Conselho Europeu afirmou, numa publicação no Twitter, querer reduzir as tensões e garantiu que continuará a usar "todos os contactos ao nível da UE e mais além" para o conseguir.
União Europeia

EUA/Irão. MNE´s da UE discutem escalada de tensão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão discutir a escalada de tensão entre Estados Unidos e Irão, num conselho extraordinário convocado pelo chefe da diplomacia europeu.
Irão

Rohani. "Jamais ameacem a nação iraniana".

269
O Presidente iraniano utilizou o Twitter para alertar os Estados Unidos para "jamais ameaçarem a nação iraniana", em resposta às ameaças de Trump, relembrando o ataque dos EUA a um avião em 1988.
Iraque

Ministro: militares no Iraque estão salvaguardados

O ministro da Defesa Nacional garante que os 35 militares portugueses destacados no Iraque estão salvaguardados e espera que a formação possa ser retomada "dentro das próximas semanas".
Médio Oriente

EUA. Anúncio de retirada do Iraque foi "engano"

388
EUA enviaram carta às autoridades iraquianas a anunciar retirada mas, a seguir, o Pentágono negou. No fim, confirmou a veracidade do texto, que terá sido enviado "por engano". Será?
NATO

NATO: "Irão deve evitar mais violência"

Os membros da Aliança Atlântica apelaram à contenção por parte do Irão, manifestando preocupação com "as atividades de desestabilização" e considerando que "um conflito não é do interesse de ninguém".
Estados Unidos da América

Trump: “O Irão nunca terá uma arma nuclear!”

206
O Presidente dos EUA utilizou mais uma vez a rede social Twitter para garantir que o Irão nunca irá ter armas nucleares, depois de ter escrito outras ameaças contra a república islâmica.
Irão

Santos Silva preocupado com tensão entre EUA/Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros pede aos portugueses que estejam na região para cumprirem as medidas de cuidado e segurança.
Mercados Financeiros

Ouro negoceia em máximos de seis anos

Na manhã desta segunda-feira, o ouro subiu para os 1.574,84 dólares por onça depois das tensões vividas no Médio Oriente.
Irão

"Hackers" pirateiam página governamental americana

134
Um grupo de "hackers" apoiantes do governo iraniano pirateou a página de uma agência governamental do Estados Unidos, deixando mensagens de ódio e promessas de vingança pela morte de Soleimani.
Irão

Vem aí "um dia negro", diz filha de Soleimani

279
"Trump maluco, não penses que tudo acabou com o martírio do meu pai", disse Zeinab Soleimani. Durante as cerimónias fúnebres, o Líder Supremo iraniano, o aiatola Ali Khamenei, foi visto a chorar.
NATO

NATO discute crise entre EUA e Irão

A NATO vai reunir extraordinariamente esta segunda-feira em Bruxelas. Na ordem do dia estará a questão entre Irão e Estados Unidos da América.
Irão

Trump ameaça atacar locais culturais no Irão

205
De volta das férias, Donald Trump prometeu "enormes represálias" caso o Irão decida responder ao ataque aéreo norte-americano e aponta como eventuais alvos os locais culturais.
A página está a demorar muito tempo.