Médio Oriente
Conflito na Síria

MSF prestam cuidados médicos a refugiados sírios

Os Médicos Sem Fronteiras estão desde sábado a prestar cuidados aos refugiados sírios que fogem para o Iraque, resultado da ofensiva turca sobre os curdos no Norte da Síria.
Síria

Síria. EUA podem deixar efetivos no terreno

Apesar da decisão de Donald Trump, os EUA poderão deixar alguns efetivos no norte da Síria para protegerem poços petrolíferos e combater um possível ressurgimento do Estado Islâmico.
Israel

Netanyahu não consegue formar Governo em Israel

Líder do Likud anunciou ao Presidente israelita que não consegue formar Governo e que dá a vez ao rival político, Benny Gantz, líder da coligação Azul e Branca. "É isto que o povo quer", afirmou.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Conflito na Síria

Comboio humanitário abandona cidade sitiada

Um comboio que transportava feridos e combatentes das Forças Democráticas da Síria, dominada pelos curdos, deixou a cidade sitiada de Ras al-Ain, no norte da Síria.
Conflito na Síria

EUA desloca tropas da Síria para Iraque

O secretário da Defesa disse que as tropas norte-americanas vão para o oeste do Iraque quando saírem da Síria. Estados Unidos vão continuar a realizar operações contra o Estado Islâmico.
Conflito na Síria

Boris Johnson fala com Erdogan sobre a Síria

O primeiro-ministro britânico e o Presidente turco querem marcar uma reunião com os líderes de França e da Alemanha para discutir a operação militar da Turquia na Síria.
Conflito na Síria

Tropas curdas abandonaram região de Ras al-Ain

As Forças Democráticas da Síria, dominadas por combatentes curdos, retiraram-se da cidade Ras al-Ain, no norte da Síria, sitiada por forças turcas e auxiliares sírios.
Síria

Trump está a fazer o que a esquerda sempre quis /premium

205
Para a Europa, só há uma coisa pior do que o intervencionismo americano: o isolacionismo dos Estados Unidos. A verdade é cruel: sem os EUA, a Europa não serve para muito no Médio Oriente ou no Golfo.
Médio Oriente

Os curdos, Trump e a traição ocidental /premium

256
É triste ver o ditador turco calar a Europa, ameaçando lançar-lhe mais três milhões de refugiados em cima. Se o Ocidente está assim, então o melhor é mesmo não começar nada, e não enganar mais ninguém
DocLisboa

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Turquia

Turquia suspende temporariamente ofensiva na Síria

384
O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. Operações suspensas por 120 horas para facilitar "retirada ordenada" das tropas lideradas pelos curdos da fronteira turca.
Parlamento Europeu

Turquia. Sassoli "muito zangado" e pede sanções 

David Sassoli disse estar "muito zangado" com a intervenção militar turca no nordeste da Síria e pediu aos líderes da União Europeia "sanções severas" contra a Turquia.
Conflito na Síria

Síria. Assad promete enfrentar ofensiva turca

Denunciando a "agressão criminosa" da Turquia, o Presidente sírio prometeu esta quinta-feira dar resposta à ofensiva turca "por todos os meios legítimos".
Síria

Síria. Curdos exigem "corredor humanitário"

As autoridades curdas na Síria exigiram esta quinta-feira um "corredor humanitário" para retirar civis e "feridos" que se encontram cercados pelas força turcas na cidade de Ras al-Ayn.
Conflito na Síria

Turquia: Rússia prometeu retirar milícias curdas

"A Rússia prometeu que as Unidades de Proteção do Povo [YPG, as milícias curdas sírias] não estarão do outro lado da fronteira", referiu Mevlüt Çavusoglu o chefe da diplomacia turca.
Conflito na Síria

Ofensiva turca causa 300 mil civis deslocados

A operação turca foi iniciada depois de Trump ter anunciado a retirada das tropas americanas do terreno. Em oito dias fizeram-se 300 mil pessoas deslocadas que dormem em escolas ou a céu aberto.
Donald Trump

Erdogan mandou para o lixo carta de Trump

127
Donald Trump escreveu uma carta ao homólogo turco numa linguagem e tom que fizeram os jornalistas ligarem para a Casa Branca a questionar a autenticidade da carta. Erdogan mandou-a para o lixo.
Conflito na Síria

Erdogan reúne-se com Mike Pence e Mike Pompeo 

O vice-presidente norte-americano Mike Pence e o secretário de estado Mike Pompeo vão encontrar-se com o presidente turco para discutir a ofensiva sobre os curdos. Donald Trump não estará presente.
Egito

20 sarcófagos intactos encontrados no Egipto

1902
Os 20 caixões foram enterrados entre 1994 a.C. e 332 a.C.. Têm inscrições intactas e coloridas dos tempos faraónicos. É "uma das maiores e mais importantes descobertas dos últimos anos".
Donald Trump

Trump: PKK é "maior ameaça" que Estado Islâmico

344
"O PKK, que faz parte dos curdos, é provavelmente pior em termos de terrorismo e uma maior ameaça terrorista em muitos aspetos do que o [grupo jihadista Estado Islâmico] EI", declarou Donald Trump.
Acordo Nuclear

Irão diz que "esgotou a paciência" com a Europa

108
O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros diz que se esgotou a paciência do Irão com os países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015, por incumprimento dos compromissos.
Conflito na Síria

Síria. Erdogan exclui negociações com os Curdos

O presidente Recep Tayyip Erdogan respondeu aos países que condenam as ofensivas da Turquia em solo sírio dizendo que nunca na história da Turquia se sentaram à mesa com terroristas.
Futebol

UEFA investiga jogadores por "provocação política"

A UEFA vai levar a cabo uma investigação e correspondente inquérito disciplinar sobre "um potencial comportamento provocatório de natureza política" dos jogadores da seleção turca.
Síria

ONU discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne à porta fechada na quarta-feira para discutir ofensiva turca na Síria. A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.
Alemanha

Alemanha pede moderação após confrontos

Um protesto contra a ofensiva militar turca na Síria originou confrontos entre curdos e turcos na segunda-feira em Herne, no oeste da Alemanha. O governo alemão pediu moderação.
Síria

Tropas russas patrulham território sírio

109
A Rússia anunciou esta terça-feira que as suas tropas estão a patrulhar o território sírio após a saída dos EUA. Vídeos a circular na internet mostram um homem a andar na antiga base militar dos EUA.
Conflito na Síria

Reino Unido suspende venda de armas à Turquia

O ministro dos negócios estrangeiros do Reino Unido confirmou esta terça-feira ter suspendido o abastecimento de armas à Turquia, que poderiam ser utilizadas contra os curdos na Síria.
Síria

EUA retiram-se da Síria e impõem sanções à Turquia

O Presidente americano Donald Trump anunciou a aplicação de sanções à Turquia e que ele próprio se deslocaria ao país se Erdogan não interromper a invasão. Oposição americana quer repor as tropas.
Turquia

Trump vai emitir ordem de sanção à Turquia

613
Donald Trump ameaçou e cumpriu. O presidente norte-americano suspendeu as negociações comerciais com a Turquia e anunciou que "emitirá em breve" uma ordem para sancionar as autoridades turcas.
Acordo Nuclear

Irão disponível para renegociar acordo nuclear

O Presidente iraniano disse estar disponível para renegociar o acordo nuclear, desde que não contribua para a campanha presidencial de Donald Trump.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
Síria

UE condena ofensiva turca na Síria

Os chefes da diplomacia europeia alertam para a necessidade de esforços da comunidade internacional para parar esta ação militar unilateral, apelando ao cessar imediato por parte da Turquia.
União Europeia

Ministros da UE discutem ofensiva turca na Síria

Os ministros dos negócios estrangeiros discutem esta segunda-feira a ofensiva turca na Síria contra millícias curdas, em reunião no Luxemburgo.
Médio Oriente

Turquia: o elefante na sala

A atitude de Pôncio Pilatos de Donald Trump tem, pois, muito relevantes antecessores históricos. Ele é apenas mais um líder ocidental a trair os curdos, na boa tradição europeia.
Conflito na Síria

Curdos e governo aliam-se na fronteira com Turquia

363
Curdos chegam a acordo com governo sírio e enviam tropas para combater turcos na fronteira norte. Morreram 26 civis num só dia. Familiares de membros do EI fogem da prisão. EUA retiram-se.
Volkswagen

Turquia quer que ministros conduzam VW Passat

A VW decidiu construir uma nova fábrica na Turquia. O Presidente do país determinou que os elementos do seu Governo iriam passar a conduzir modelos da marca, especificamente os Passat, ali produzidos.
Síria

Síria. Mais de 130 mil deixam as suas casas

Cerca de 400.000 pessoas na área podem precisar de assistência e proteção nos próximos dias, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.
Conflito na Síria

Liga Árabe adota "medidas urgentes" contra Turquia

Estados árabes decidiram aplicar medidas de represália àquilo que consideram uma "agressão" da Turquia ao norte da Síria, a fim de atingir as milícias curdas.
Conflito na Síria

Ofensiva aos curdos. Pelo menos 9 civis executados

271
ONG síria garante que pelo menos nove civis curdos foram executados este sábado por milícias pró-turcas. Entre as vítimas estará o líder de um partido político.
Conflito na Síria

Curdos pedem aos EUA: assumam "responsabilidades"

166
Forças curdas na Síria, alvos de ataque por parte do Exército turco, deixaram apelo aos norte-americanos. Responsável dos Médicos Sem Fronteiras diz ao Observador que situação no terreno é "frágil".
Armamento

Alemanha. Embargo à venda de armas à Turquia

311
Berlim decidiu suspender venda de armas à Turquia por temer que possam ser usadas na ofensiva militar na Síria contra os curdos. Medida foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Irão

Irão promete "resposta adequada" a ataque

O Governo do Irão prometeu este sábado uma "resposta apropriada" aos autores do ataque contra o petroleiro iraniano no Mar vermelho, depois de concluídas as investigações sobre este caso.
Guerra

Forças turcas avançam na Síria

114
As forças turcas estão a avançar este sábado para controlar auto-estradas estratégicas no nordeste da Síria. Já é o quarto dia do ataque contra sírios curdos.
Conflito na Síria

Síria. Posto norte-americano atingido por turcos

Ancara assegurou que as suas forças estavam a responder ao fogo de combatentes curdos a cerca de 800 metros do posto avançado dos EUA.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan não vai parar operação militar na Síria

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou esta sexta-feira "ameaças" e diz que não vai parar com os ataques contra as milícias curdas no nordeste da Síria.
NATO

NATO preocupada com ofensiva turca na Síria

Jeans Stolberg, secretário-geral da NATO mostra preocupação "pelos riscos que [ofensiva] pode provocar na região e pela forma como afeta os civis”.
Conflito na Síria

Síria. EUA podem impor sanções à Turquia

O governo dos EUA estabeleceu linhas vermelhas, como o uso de armas de fogo contra civis, para impor sanções à Turquia. O regime de Erdoğan iniciou esta semana uma ofensiva contra a Síria.
Turquia

Conselho Europeu vai debater sanções à Turquia

Ofensiva turca contra as forças curdas na Síria vai ser um dos tópicos quentes do Conselho Europeu da próxima semana, disse o governo francês.
Irão

Explosão em petroleiro iraniano 

Petroleiro terá sido atingido por mísseis, a cerca de 96 km da costa saudita. incidente acontece depois de os EUA alegarem que o Irão atacou petroleiros perto do Estreito de Ormuz.
Noruega

Noruega suspende armamento para a Turquia

199
A Noruega "não vai aceitar novos pedidos de licenças de exportação de materiais de defesa e de materiais de múltiplos usos para a Turquia", disse a chefe da diplomacia norueguesa, Ine Eriksen Soreide.
Síria

A ofensiva turca segundo os que vivem na fronteira

A operação militar turca no nordeste da Síria já fez pelos menos 19 mortos. Os curdos acusam os EUA de falhar promessas de apoio. Os turcos que vivem na zona de fronteira querem ver "a zona limpa".
Irão

40 anos depois, Irão abre estádios a mulheres

1411
A abertura dos estádios a mulheres surge depois de uma jovem iraniana se ter suicidado, uma vez condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. Veja as imagens deste encontro histórico.
Rússia

Putin visita Arábia Saudita e Emirados

O Presidente russo visitará a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, nos dias 14 e 15 de outubro, para abordar questões como o conflito no Médio Oriente e a cooperação económica e comercial.
Síria

Ofensiva turca faz milhares de deslocados na Síria

Milhares terão abandonado as suas casas após a ofensiva turca. A ONG Save The Children chama a atenção para a possibilidade de "um desastre humanitário iminente". Marcelo garante que UE está atenta.
Síria

Erdogan anuncia a morte de 109 combatentes curdos

Presidente da Turquia afirmou que desde que começou a operação militar no nordeste da Síria as tropas turcas mataram 109 "terroristas" (combatentes curdo-sírios). Donald Trump deixa aviso.
Síria

Turquia inicia ofensiva contra os curdos na Síria

301
A ofensiva da Síria avançou depois de os EUA terem retirado tropas do Norte da Síria e rompido a sua aliança com os curdos do YPG. Pelo menos 15 pessoas, incluindo 8 civis, morreram.
Irão

Irão. Mulheres já podem ir a jogos de futebol

131
Proibição imposta em 1979 que negava às mulheres o acesso a jogos de futebol chega ao fim. No jogo entre Irão e Camboja de quinta-feira, em Teerão, são esperadas cerca de 3.500 mulheres.
Conflito na Síria

Saída de tropas "pode pegar" fogo à Síria

Os curdos do noroeste da Síria, junto da fronteira com a Turquia, ficaram "muito inquietos" depois do anúncio norte-americano sobre a retirada das tropas dos Estados Unidos, disse Lavrov.
Médio Oriente

Estados Unidos condenam violência no Iraque

Os Estados Unidos condenaram esta terça-feira a violência no Iraque, após protestos que causaram mais de 100 mortos em apenas uma semana, e pediram contenção ao Governo iraquiano.
Rússia

Guerra síria. Rússia apela à "resolução pacífica"

Rússia apelou para que "não seja sabotada a resolução pacífica" do conflito na Síria, onde curdos estão sob ameaça de uma ofensiva da Turquia após anúncio da retirada militar norte-americana.
Estados Unidos da América

Síria. Republicanos contra retirada "precipitada"

O líder republicano no Senado diz que a saída das tropas dos EUA da Síria só beneficia "a Rússia, o Irão e o regime de Al-Assad". Trump diz que cabe aos protagonistas regionais "resolver situação".
Presidente Trump

Trump ameaça "destruir" economia turca

444
"Caso a Turquia faça algo que eu, na minha grande e inigualável sabedoria, considere que está fora dos limites, destruirei e aniquilarei totalmente a economia da Turquia", garantiu Donald Trump.
Presidente Trump

EUA deixa turcos e curdos a "resolver a situação"

“Turquia, Europa, Síria, Irão, Iraque, Rússia e curdos terão agora de resolver a situação”, disse esta segunda-feira Donald Trump, na sua conta pessoal da rede social Twitter.
Médio Oriente

Turquia ameaça com ofensiva imediata na Síria

O Presidente turco, Erdogan, disse que uma ofensiva pode ser lançada a qualquer momento no norte da Síria, depois de Washington anunciar que não se envolveria numa operação contra os curdos.
Irão

Iraniana "Angelina Zombie" detida por blasfémia

A jovem conhecida pelas suas fotografias no Instagram em que se parece com a estrela de Hollywood, mas em "versão zombie", está acusada de blasfémia e de encorajar os jovens a cometer corrupção.
Estados Unidos da América

Forças dos EUA retiram-se do norte da Síria 

As forças norte-americanas estão a retirar-se das áreas de fronteira com a Turquia, no norte da Síria, na iminência de uma ofensiva turca contra as milícias curdas YPG e PYD.
Arqueologia

Arqueólogos descobrem cidade com 5.000 anos

603
Os investigadores dizem ter descoberto um templo ritual incomum, com ossos de animais queimados — prova de ofertas sacrificiais — e uma estatueta de uma cabeça humana.
Médio Oriente

Erdogan diz estar iminente ação militar na Síria

"Fomos pacientes o suficiente", disse Erdogan, dando a entender que Washington não respondeu como Ancara esperava para imporem juntos a chamada "zona segura".
Diplomacia

Turquia rejeita culpa por crise na Grécia

Emmanuel Macron criticou esta semana a gestão da situação por parte da Turquia. Chefe da diplomacia turca considera declarações do Presidente francês "inaceitáveis" e pede colaboração da Europa.
Atletismo

Irina Rodrigues e Liliana Cá eliminadas em Doha

Irina Rodrigues e Liliana Cá foram eliminadas no lançamento do disco dos Mundiais de atletismo de Doha. As duas atletas portuguesas ficaram a vários metros do apuramento para a final.
Egito

Egito. Adolescente mata violador e enfrenta prisão

774
Rapariga terá sido raptado por um condutor de autocarro que a tentou violar numa zona remota. Rapariga matou agressor com uma faca e entregou-se à polícia. Movimentos feministas pedem liberdade.
Atletismo

Atletismo. Qatar tem 1.ª medalha nos Mundiais

O Qatar, país anfitrião dos Mundiais de atletismo, conseguiu esta segunda-feira uma medalha ao quarto dia de Doha2019, numa jornada em que despontou uma nova estrela, a ucraniana Yaroslava Mahuchikh.
Migrações

Grécia quer reenviar 10 mil migrantes à Turquia

O Governo grego anunciou o reenvio de cerca de 10 mil migrantes para a Turquia até final de 2020, após o registo de um incêndio e de tumultos num campo de refugiados sobrelotado na ilha de Lesbos.
Conflitos

Irão. Militares ameaçam destruição de Israel

O comandante em chefe do exército ideológico da República islâmica do Irão, disse que a destruição de Israel "deixou de ser um sonho, mas antes um objetivo ao alcance da mão".
Síria

8.289 civis foram mortos pela Rússia na Síria

Nos últimos dois anos, cerca de 19.018 pessoas morreram em ataques russos e, desse total, 43,6% eram civis: 1.997 destes foram menores de idade.
Entrevista

Europa no Médio Oriente? "Impossível até existir" /premium

Deixou a vida confortável na Califórnia e voltou ao sul do Iraque para recuperar os pântanos onde cresceu, destruídos a mando de Saddam Hussein. Prémio Goldman, Azzam pede cooperação no Médio Oriente.
Egito

Ativista egípcio Alaa Abdelfatah novamente detido

As autoridades egípcias voltaram a deter o conhecido ativista Alaa Abdelfatah, até aqui em liberdade condicional, mas com obrigação de dormir numa esquadra desde março.
Iémen

Huthis dizem ter capturado militares sauditas 

Os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão na guerra do Iémen, afirmaram ter capturado um "grande número" de militares sauditas durante uma operação em Nayrán, no sul da Arábia Saudita.
Egito

Em dois dias, mais de mil pessoas detidas no Egito

Os protestos do passado fim-de-semana contra o Presidente do Egito, Abdelfatah al Sisi, terão ainda resultado no desaparecimento de outras mil pessoas, presumivelmente detidas, avança uma ONG local.
Faixa de Gaza

Gaza. Um morto e 30 feridos em protestos

Um jovem de 20 anos morreu depois de ser baleado no peito. São 32 as pessoas com ferimentos causados por disparos, às quais se somam outros 31 feridos.
Egito

Polícia egípcia encerra Praça Tahrir

A polícia antimotim colocou barreiras nas ruas e nas pontes que dão acesso à praça antevendo protestos no local central da "Primavera Árabe".
Irão

Petroleiro sueco apresado vai sair do Irão 

O petroleiro sueco Stena Impero, apresado pelo Irão em julho no estreito de Ormuz, está a preparar-se para deixar esta sexta-feira o porto de Bandar Abbas, após autorização final das autoridades.
Arábia Saudita

Arábia Saudita pede "pressão máxima" contra Irão

Ministro de Relações Exteriores saudita insiste que o Irão é responsável pelos ataques às suas instalações de petróleo. "Meias ações" ou "acordos parciais" com o Irão já não resultam, afirma al Asaf.
Irão

Acordo. Rohani diz que Europa não cumpriu promessa

O Presidente do Irão questionou a vontade UE em salvar o acordo nuclear de 2015 e assegurou que o país vai continuar a reduzir os compromissos sobre o pacto, caso a situação não mude.
Irão

Irão. Cinco mortos em descarrilamento de comboio

Cinco pessoas morreram e pelo menos 87 ficaram feridas num descarrilamento de um comboio no sudeste do Irão, perto da fronteira com o Paquistão. O comboio viajava de Zaedã ao Teerão.
Israel

Israel. Netanyahu tem 28 dias para formar governo

O Presidente israelita pediu ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para formar um governo de coligação, depois do empate técnico com Benny Gantz nas eleições do dia 17.
Israel

Israel. Likud com mais um deputado no parlamento

Os resultados finais dão mais um lugar no Knesset ao Likud e mantêm o cenário de um governo de coligação com os centristas. Partido de Netanyahu fica com 32 lugares contra os 33 de Gantz.
Egito

ONU. Presidente do Egito ignorou protestos

O Presidente do Egito apelou ao fim dos conflitos na Líbia, na Síria e no Iémen e ignorou os protestos de sexta-feira no seu país, num discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Emmanuel Macron

Irão. Macron quer avanços "nas próximas horas"

Macron quer urgência nas negociações com o Irão e alertou para “o risco de uma escalada sem controlo” após os ataques de 14 de setembro contra a Arábia Saudita.
Irão

Guerra ou paz: afinal, o que é que o Irão quer? /premium

O ataque a duas refinarias sauditas atrapalhou um eventual entendimento com os EUA, que estavam disponíveis para ceder. O que é que o Irão quer? Ser uma espécie de Coreia do Norte — mas a sério.
Conflito na Síria

Guterres anuncia Comité para a Síria

Guterres aponta o lançamento deste comité como "o início de um caminho político para tirar a Síria de uma situação de tragédia e direcioná-la para uma solução". O país está em guerra desde 2011.
Estados Unidos da América

EUA encobriram teste nuclear israelita em 1979?

Em 1979, um satélite detetou um flash de luz nas ilhas Príncipe Eduardo. Agora, 40 anos depois, Foreign Policy reúne documentos que apontam na direção de Israel e do encobrimento do governo americano.
Boris Johnson

Boris responsabiliza Irão por ataque à petrolífera

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável pelos ataques às duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita.
Israel

Partidos árabes apoiam Gantz contra Netanyahu

Lista Conjunta toma decisão de apoiar Gantz para ser nomeado como primeiro-ministro, mas quer ficar fora do governo. É a primeira vez desde 1992 que partidos árabes apoiam um político sionista.
Irão

Irão vai apresentar plano de segurança na ONU

O plano de segurança foi delineado em cooperação com outros países do Golfo Pérsico e surge na sequência de tensões na região depois do ataque às refinarias sauditas neste mês de setembro.
Irão

FIFA: Irão vai deixar mulheres ver futebol

FIFA diz que o Irão deu garantias de que as mulheres vão poder assistir a partidas de futebol a partir de outubro. Há dias, uma mulher matou-se depois de ter sido condenada por tentar ir a um jogo.
Arábia Saudita

Arábia Saudita vai tomar "medidas apropriadas"

Sauditas estão em contacto com os seus aliados para tomarem os "passos necessários" assim que a investigação aos ataques às suas refinarias estiver concluído. País defende responsabilidade iraniana.
Irão

Irão ameaça: guerra não será no território 

108
O chefe dos Guardiões da Revolução, corpo de elite das forças armadas iranianas, avisou que qualquer país que ataque o Irão verá o seu território tornar-se "o principal campo de batalha" do conflito.
Donald Trump

"Sanções mais severas jamais aplicadas a um país"

Donald Trump anunciou novas sanções contra o sistema bancário iraniano, assegurando tratar-se das "mais severas jamais impostas a um país", na sequência do ataque com drones a um campo petrolífero.
Israel

Gantz recusa proposta para formar governo conjunto

Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Ainda não existem resultados finais das eleições de terça-feira.
Israel

As eleições para clarificar baralharam ainda mais /premium

PM israelita quis voltar às urnas para sair reforçado, mas acabou pior. O empate com Benny Gantz torna provável um Governo de unidade nacional, mas não é certo que Bibi venha a fazer parte dele.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Arábia Saudita

Arábia Saudita: "inegável" que ataque foi iraniano

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita mostrou destroços e imagens dos drones, que diz serem iranianos. Narrativa de que rebeldes no Iémen lançaram o ataque é "falsa".
Irão

Irão avisa EUA. E Trump responde com mais sanções

163
"O alcance da resposta não se vai limitar a uma ameaça", avisa Teerão. EUA responde de imediato e diz que já deu instruções para aumentar sanções ao Irão.
Israel

Eleições em Israel. Netanyahu e Gantz empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Resultados dos pequenos partidos poderão marcar a diferença.
Brasil

Frutos.Brasil anuncia exportação na Arábia Saudita

Governo brasileiro fechou acordos com a Arábia Saudita para exportação de castanhas, derivados de ovos e para ampliação de vendas de frutas, num mercado potencial superior a 2 mil milhões de dólares.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Irão

Irão desmente negociações com os Estados Unidos

"Não vão realizar-se conversações com os Estados Unidos", disse o líder supremo do Irão. Várias notícias têm especulado sobre um encontro entre o presidente Trump e e o líder iraniano Hassan Rouhanid.
Israel

Netanyahu com novo teste à sobrevivência política

Os cerca de 6,4 milhões de eleitores israelitas são esta terça-feira chamados a votar para escolherem os seus 120 deputados, depois de terem feito o mesmo há cerca de cinco meses.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. O que significa a ameaça de Netanyahu? /premium

137
O primeiro-ministro israelita promete anexar o Vale do Jordão caso ganhe as eleições desta terça-feira. Porque é que o território é tão importante e qual o impacto no processo de paz com a Palestina?
Petróleo

Petróleo. Corte de fornecimento é de "curto prazo"

O ministro da Economia garantiu que "não há razões para preocupação" sobre o corte de fornecimento de petróleo da Arábia Saudita, 5% da oferta mundial, e que deve ser um tema de "muito curto prazo".
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Conflitos

Arábia Saudita. Rebeldes iemenitas ameaçam ataques

Os rebeldes Houthis reivindicaram atentados de sábado contra instalações petrolíferas sauditas. Pompeo, secretário de Estado dos EUA, considera não existir qualquer ataque proveniente do Iémen.
Petróleo

ENSE pronta para mobilizar reservas de petróleo 

ENSE afirma que "dispõe de reservas estratégicas que podem ser mobilizadas para suprir uma falta eventual". Restabelecimento do fornecimento de petróleo levará semanas, garantiu a petrolífera Aramco.
Israel

PM quer "todos os colonatos" da Cisjordânia

Benjamin Netanyahu afirma que quer "estender a soberania a todos os colonatos", incluindo alguns que sejam importantes para a herança de Israel. Eleições são esta terça-feira.
Estados Unidos da América

EUA "prontos" a responder a ataque às refinarias

164
Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita foram reivindicados pelos Huthis. Governo iraniano já negou envolvimento. EUA aguardam por uma confirmação sobre quem é culpado.
Israel

Vandalizadas instalações da UE em Israel

"O dinheiro alemão mata judeus" e "UE fora" foram as mensagens escritas a vermelho nas paredes da delegação da União Europeia localizada em Ramat Gan, na região metropolitana de Tel Aviv.
Israel

Israel legaliza colonato selvagem na Cisjordânia

O governo israelita aprovou a legalização de um colonato selvagem na Cisjordânia, a dois dias das eleições legislativas cruciais para o futuro político do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Petróleo

Ataque a coração do setor petrolífero ameaça preço

206
O mais bem sucedido ataque ao "coração" da indústria petrolífera saudita retira do mercado 5% do abastecimento mundial. Preços podem subir, se produção não for regularizada. Irão nega envolvimento.
Irão

Ataques a refinarias sauditas. Irão rejeita culpa

Irão considerou "insensatas" acusações do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, que responsabilizou a República Islâmica por ataque de drones contra instalações petrolíferas sauditas.
Israel

Netanyahu em novo teste à sobrevivência política

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro há mais tempo em funções em Israel, enfrenta novo teste à sua capacidade de sobrevivência nas legislativas de terça-feira.
Donald Trump

EUA e Israel estão a negociar tratado de defesa

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou este sábado que está a negociar com o primeiro-ministro israelita um tratado de defesa mútua.
Irão

Três estrangeiros detidos no Irão sem explicação 

Foi revelada identidade da terceira estrangeira detida no Irão. Caso não estará relacionado com prisão de dois turistas também britânicos e australianos. Austrália afasta tese de "guerra diplomática".
Turquia

Explosão na Turquia faz sete mortos e dez feridos

A bomba explodiu no distrito de Kulp, junto à província de Diyarbakir. As autoridades turcas culparam os “membros de uma organização terrorista separatista”, referindo-se ao PKK.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Infância

Milhões de crianças precisam de apoio psicológico

Save The Children anunciou que desde 2010 o número de crianças vítimas, nomeadamente assassínios e mutilações, recrutamento para integrar forças armadas e violência sexual, aumentou em 174%.
Israel

Mundo árabe critica plano de Netanyahu 

Benjamin Netanyahu prometeu anexar parte da Cisjordânia se for reeleito. Mundo árabe não gostou: nações do Médio Oriente dizem que violência vai aumentar e pedem reunião de urgência.
Síria

Ataques de aviões russos na Síria após cessar-fogo

Os ataques aéreos visavam atingir os grupos "jihadistas" na região de Kabani, na Síria. Moscovo anunciou um cessar-fogo há dez dias, após quatro meses de bombardeamentos que mataram 960 civis.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu vai anexar Cisjordânia se for reeleito

O primeiro-ministro foi retirado de uma ação de campanha devido a alerta de ataque aéreo, após declarações sobre a anexação da Cisjordânia.
Assassinato

"Tenho asma. Não façam isso, vão sufocar-me"

Um jornal turco divulgou as últimas palavras do jornalista saudita Jamal Khashoggi e as conversas mantidas antes e durante o seu assassinato no consulado da Arábia Saudita em Istambul.
Armamento Nuclear

Irão acusado de ocultar testes com armas nucleares

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu revelou hoje imagens de satélite da pequena cidade de Abadeh para provar que o Irão destruiu uma instalação militar onde realizava testes nucleares.
Hezbollah

Hezbollah abateu drone israelita no Líbano

Drone não identificado foi destruído com "as armas apropriadas", assegura o movimento xiita em comunicado. Israel confirma que perdeu um drone, mas diz que aparelho simplesmente "caiu no Líbano".
Relações Internacionais

PM de Israel chama Boris Yeltsin a Boris Johnson

484
Durante conferência de imprensa semanal do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu confundiu-se e chamou o homólogo britânico de Boris Yeltsin, ex-presidente russo morto em 2007. Veja o vídeo.
Irão

"Resta pouco tempo" para salvar acordo nuclear

O Irão anunciou que mantém o mesmo grau de transparência para com a Agência Internacional de Energia Atómica desde o acordo nuclear em 2015, mas alerta que resta pouco tempo para o salvar.
Turquia

Turquia. Líder da oposição com pena de 10 anos

Canan Kaftancioglu, responsável do Partido Republicano do Povo, foi condenada por "propaganda terrorista" e "insulto ao chefe de Estado". A política arriscava até 17 anos de prisão.
Estados Unidos da América

EUA. Enviado especial no Médio Oriente demite-se

O enviado especial do Presidente norte-americano para o Médio Oriente Jason Greenblatt esteve envolvido no plano de paz para acabar com décadas de conflito entre israelitas e palestinianos.
Irão

Irão acaba com limites ao desenvolvimento nuclear

Presidente iraniano quer fornecer ao país tudo o que precisa para o enriquecimento de urânio. Trump admite encontra-se com Rohani, mas diz que Estados Unidos não "precisam de ninguém" para negociar.
Irão

Irão. Casamento com menina de 9 anos indigna

779
As imagens de um casamento entre uma menor e um homem mais velho chocaram o Irão. O matrimónio foi anulado. Caso vai ser levado a tribunal. No Irão, a menina devia ter pelo menos 13 anos para casar.
Israel

Netanyahu em visita rara à Cisjordânia

Benjamin Netanyahu visitou a Cisjordânia pela primeira vez desde 1988. A viagem pode servir para o primeiro-ministro israelita granjear apoio do eleitorado da direita nacionalista.
Crise dos Refugiados

O Open Arms e o choque da Europa fechada

323
Fugiu da Síria, tropeçou no caos do Sudão, acabou vítima de tráfico humano na Líbia e passou 15 dias no Open Arms, à espera que a Europa abrisse a porta. Falou com o Observador a partir de Lampedusa.
Síria

Síria. Mais de mil civis mortos em quatro meses

A ONU declarou que 1.089 civis foram mortos no país entre 29 de abril e 29 de agosto, incluindo 304 crianças. 1.031 mortes foram atribuídas às forças do governo sírio e dos seus aliados.
Crise dos Refugiados

A saga do Open Arms quase matou "o sonho" de Ali /premium

Ali esteve 15 dias a bordo do Open Arms à espera que algum país europeu deixasse o navio voltar a terra. “Senti que aquelas organizações de direitos humanos eram mentirosas”, confessa ao Observador.
Médio Oriente

Hezbollah ameaça atingir Israel "em profundidade"

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, assegurou que o seu movimento é capaz de atingir "em profundidade" o território de Israel em caso de ataque do Estado hebreu.
Irão

Irão. Explosão de "rocket" foi falha técnica

A explosão de um 'rocket' no centro espacial Íman Khomeini, que ocorreu na passada semana devido a uma falha técnica, não causou mortos e o governo iraniano descartou possibilidade de "sabotagem".
Hezbollah

Israel e Hezbollah envolvem-se em troca de mísseis

Movimento xiita libanês atingiu alvos militares, mas não há registo de vítimas. Israel retaliou e também disparou mísseis. Confrontos surgem depois de ataque com drones enviados por Tel Aviv.
Hezbollah

Hezbollah ameaça retaliação a ataque a Israel

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que o seu movimento irá retaliar contra o ataque de drones a alvos civis em que atribui a Israel.
Síria

Civil foi morto horas após do cessar-fogo na Síria

Uma pessoa morreu num ataque militar na província síria de Idlib, tornando-se a primeira pessoa a perder a vida no primeiro dia de cessar-fogo unilateral por parte da Síria e dos aliados russos.
Acordo Nuclear

Irão. UE estuda acordo "complementar" no nuclear

A chefe da diplomacia europeia admitiu que a UE está a analisar novas formas de conseguir consenso com o Irão relativamente ao programa de mísseis e que "novos canais de diálogo" são "bem-vindos".
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Ativismo

Iraniana vai ser presa por protestar contra véu

16087
A jovem é acusada de "difundir a corrupção e a prostituição ao retirar o hijab e caminhar sem o véu", bem como de "difundir propaganda contra o Estado". Terá de cumprir pelo menos 12 anos de prisão.
Conflitos

Israel. Hezbollah e Líbano têm de ter cuidado

O movimento xiita libanês pró-iraniano acusou o Estado hebreu de um ataque com drones no domingo contra o seu bastião no sul de Beirute, interpretado como "declaração de guerra" pelo Líbano.
Irão

Funcionária iraniana do British Council condenada

Detida em maio de 2018 quando visitava a família no Irão, Aras Amiri foi condenada a 10 anos de prisão por espionagem. Anousheh Ashouri, britânico-iraniana, recebeu a mesma sentença.
Conflitos

G7 quer discutir Líbia e Síria com países vizinhos

Os membros do G7 acordaram pedir à ONU e aos países da região para participarem em reuniões internacionais que conduzam a solução para as crises na Líbia e na Síria.
Hezbollah

Líder do Hezbollah critica ataque israelita

O líder do Hezbollah libanês, Hassan Nasrallah, criticou este domingo um ataque com 'drones' israelitas a um "alvo" no feudo do movimento xiita em Beirute.
G7

Amazónia. Países do G7 vão ajudar

Macron disse que os países do G7 concordaram em dar apoio aos Estados afetados com os incêndios. Na reunião decidiu-se também que França irá fala com Irão sobre a escalada de violência.
Líbano

Hezbollah: drones israelitas caíram em Beirute

Porta-voz diz que um pequeno avião não tripulado de reconhecimento caiu no telhado de um prédio que abriga o gabinete de comunicação do Hezbollah. O outro explodiu no ar menos de 45 minutos depois.
G7

G7. Macron e Trump discutem situação na Amazónia

Os dois presidentes encontraram este sábado para almoçar e para discutir "elementos de convergência" relativos aos fogos na Amazónia e outros temas. Macron diz que não quer "política anti-Bolsonaro".
Conflitos

Navio de guerra britânico mobilizado para o Golfo

Um novo navio de guerra britânico, o HMS Defender, foi mobilizado para proteger as embarcações comerciais no estreito de Ormuz, no Golfo, região no centro de tensões com o Irão.
Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma de saída do Besiktas

236
Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro".
A página está a demorar muito tempo.