436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Médio Oriente

Guerra na Ucrânia

Alargamento da NATO. O jogo perigoso de Erdoğan

Presidente turco tem mantido um equilíbrio precário entre Rússia e Ucrânia, com vista ao longo-prazo. Agora, ameaça vetar adesão de Finlândia e Suécia à NATO. Será para levar a sério ou é tudo bluff?
Guerra na Ucrânia

Turquia bloqueia Suécia e Finlândia na NATO

A Turquia bloqueou o início do processo da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO. Erdogan explicou posição relativa aos dois países: “Não nos devolvem terroristas”.
NATO

NATO. EUA otimistas sobre fim de veto turco

Estados Unidos acreditam que a Suécia e a Finlândia terão um "procedimento de adesão à NATO eficaz" e que será possível "responder às preocupações manifestadas pela Turquia".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE de Israel deseja sucesso a Cravinho

Salientando o desejo da construção de boas relações entre Portugal e Israel, o Ministro israelita dos Negócios Estrangeiros desejou sorte ao seu homólogo português, João Cravinho.
Turquia

NATO. Erdogan ameaça vetar Finlândia e Suécia

Chefe de Estado turco já tinha dito que não via com bons olhos intenção dos dois países nórdicos de ingressar na NATO e acusa-os de política de "acolhimento de guerrilheiros curdos".
Israel

Israel "desrespeitou" funeral de jornalista 

À saída do caixão do hospital São José em Jerusalém Leste, a polícia invadiu o recinto do estabelecimento e carregou sobre a multidão que agitava bandeiras palestinianas.
Israel

Abu Akleh terá sido atingida por fogo israelita

Reconhece-se que a análise pode não ser 100% certa, mas salientou que o aparecimento de provas adicionais normalmente reforça as conclusões preliminares dos investigadores.
Egito

Exército egípcio diz que matou quatro terroristas

O Exército egípcio intensificou a sua campanha contra extremistas no Sinai, após confirmar a morte de pelo menos 16 soldados desde 7 de maio.
Emirados Árabes Unidos

Macron reúne-se com o novo presidente dos EAU

Emmanuel Macron reafirmou a "determinação em continuar e desenvolver" todos os projetos que França e os emirados "empreenderam em conjunto nos últimos cinco anos".
Conflito Israelo-palestiniano

EUA oferecem apoio à família de Shireen Abu Akleh

Antony Blinken já tinha dito que estava "profundamente perturbado" com o comportamento de "alguns polícias israelitas" no funeral da jornalista Shireen Abu Akleh.
Israel

Israel reabre passagem para trabalhadores de Gaza

Israel reabriu passagem de Erez, que estava encerrada desde o dia 3 de maio, naquele que é o único ponto de circulação de pessoas entre a Faixa de Gaza e o território israelita.
Emirados Árabes Unidos

Operadora dos Emirados compra parte da Vodafone

A operadora de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos Etisalat anunciou a compra de 9,8% das ações da britânica Vodafone por cerca de 4.220 milhões de euros.
Emirados Árabes Unidos

Mohammed bin Zayed eleito Presidente dos EAU

O novo Presidente, que acompanhou a passagem da pobreza à prosperidade dos EAU, tem procurado transformar o país numa das maiores potências regionais, a nível militar, económico e político.
Nações Unidas

ONU condena assassínio de jornalista palestiniana

A declaração da ONU exige "um inquérito imediato, aprofundado, transparente e imparcial" sobre o homicídio e sublinha "a necessidade de garantir a responsabilização" do ou dos autores.
Palestina

Jerusálem. Confrontos no funeral de jornalista 

Imagens de momento em que forças de segurança israelitas reprimem o cortejo fúnebre foram publicadas pela Al Jazeera. Caixão de Shireen Abu Akleh quase caiu ao chão.
FIFA

Hotéis no Qatar não aceitam casais homossexuais

Investigação de três televisões escandinavas mostra que três hotéis da lista de 69 que a FIFA recomenda para a estadia de adeptos no Mundial de 2022 recusam receber homossexuais.
Guerra na Ucrânia

NATO. Erdogan contra entrada da Finlândia e Suécia

O Presidente da Turquia manifestou esta sexta-feira o seu parecer desfavorável à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO. A reação da Turquia é a primeira voz discordante no seio da NATO.
Israel

Um ferido em confrontos entre Palestina e Israel

Confrontos violentos eclodiram no campo de refugiados de Jenin, com uma troca de tiros entre soldados israelitas e palestinianos. Um jovem foi atingido por um tiro.
Emirados Árabes Unidos

Morreu Presidente dos Emirados Árabes Unidos

Xeque tinha-se retirado da vida pública ao sofrer um enfarte, em 2014, e o país era governado sobretudo pelo seu irmão. Governo decretou luto de 40 dias.
União Europeia

Irão. Retomadas negociações sobre energia nuclear

Josep Borrell anunciou esta sexta-feira a retoma das negociações sobre a energia nuclear iraniana. O chefe da diplomacia da UE avaliou a "reunião no Irão de forma muito positiva".
Fact Check

Macron prometeu receber 60 milhões de refugiados?

Está a ser partilhada nas redes sociais uma suposta notícia sobre Macron dizer que "a Europa deve estar preparada para aceitar 60 milhões de refugiados da África e Médio Oriente nos próximos 20 anos".
Noticiário

2h. MNE condena morte de jornalista palestiniana

Governo pede ainda investigação rigorosa ao incidente. E bastonário da Ordem dos Médicos saúda decisão de retirar o aborto dos critérios de avaliação dos médicos familiares.
Conflito Israelo-palestiniano

Jornalista da Al Jazeera morre na Palestina

Jornalista estava a cobrir uma operação das forças israelitas na Cisjordânia e terá sido baleada na cabeça. Palestina e Israel têm versões diferentes sobre o que aconteceu.
Síria

UE concede 1,56 mil milhões de ajuda à Síria

A União Europeia revelou esta terça-feira que ajudará a Síria e os seus refugiados com 1,56 mil milhões de euros. País vive há onze anos em guerra civil.
Turquia

Turquia. Erdogan critica União Europeia

Presidente da Turquia aproveitou o Dia da Europa para propor que a UE "escreva uma nova história para si mesma", dizendo que o bloco se afasta cada vez se afasta mais dos seus valores.
Síria

Síria: Seis milhões de crianças precisam de ajuda

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) advertiu hoje que mais de 6,5 milhões de crianças na Síria precisam de assistência, o número mais elevado desde o início do conflito no país.
Canal do Suez

Militares egípcios mortos a leste do canal do Suez

Ataque a uma estação de bombeamento resultou na morte de um oficial de cinco outros militares. Cinco outras pessoas ficaram feridas.
Israel

Três mortos e quatro feridos em ataque em Israel

Aagressor colocou-se em fuga num veículo e as forças de segurança montaram barreiras ao redor da da cidade de Elad para o conseguir capturar.
Noticiário

19h. Putin pede desculpa a Israel

Depois da polémica em torno das declarações do ministro russo Sergei Lavrov, o presidente russo falou ao telefone com primeiro-ministro israelita. Zaporíjia vai estar sob recolher obrigatório.
Guerra na Ucrânia

Putin pede desculpa a Israel

Após as palavras do MNE russo que disse que Hitler tinha origens judaicas, Vladimir Putin pediu desculpa ao primeiro-ministro de Israel e afirmou que quer manter boas relações com o país.
Qatar

Humans Rights Watch: FIFA insulta migrantes

A ONG defende que é preciso mostrar ao mundo que as mortes e os abusos sobre os trabalhadores migrantes no Qatar são "uma mancha histórica que precisa de ser reparada".
Guerra na Ucrânia

Rússia: há mercenários israelitas a lutar no Azov

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo denunciou que há a mercenários israelitas a lutar junto à unidade Azov, que a Rússia tem caracterizado como "fascista" e "nazi".
Israel

Israel acusado de apoiar "regime neonazi" em Kiev

Após a polémica comparação entre Hitler e Zelensky, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, reagiu a críticas acusando Israel de apoiar o "regime neonazi" ucraniano.
Guerra na Ucrânia

MNE russo acusa Israel de apoiar "regime neonazi"

Ministério dos Negócios Estrangeiros russo difunde comunicado onde explica em vários pontos a "nazificação ucraniana" e aponta o dedo também à Letónia.
1 de maio

1.º Maio. Dezenas de pessoas detidas em Istambul

Em Istambul foram detidas 164 pessoas "por proibição de reunião e recusa em dispersar", ao aglomerarem-se junto à praça Taksim, centro dos grandes protestos antigovernamentais de 2013.
Irão

Irão dá indultos a reclusos pelo fim do Ramadão

O líder supremo do Irão, Ali Khamenei, vai conceder indultos a mais de um milhar de reclusos, no âmbito das celebrações do Eid al-Fitr, que assinalam o fim do Ramadão.
Eleições

Erdogan considera derrota de Le Pen "uma vitória"

"A eliminação e derrota das visões extremistas nas eleições francesas é, parece-me, uma vitória, porque tudo o que sofremos é causado pelo extremismo", disse o Presidente da Turquia.
Irão

Manifestações pró-palestinianas no Irão

"Morte à América e Israel", gritavam os manifestantes, acenando com bandeiras palestinianas e iranianas. Houve confrontos entre os protestantes palestinianos e a polícia, que provocaram 42 feridos.
Turquia

PR turco diz que caso Kavala está "encerrado"

A condenação a prisão perpétua do ativista e empresário turco Osman Kavala "encerrou o caso" de maneira definitiva, garante o Presidente da Turquia.
Israel

Israel. Família de PM recebe ameaça de morte

Primeiro-ministro de Israel Naftali Bennett anunciou que o seu filho Yoni, de 17 anos, recebeu uma ameaça de morte e um bala por correio. Esta não foi a primeira vez que a família foi ameaçada.
Grécia

Grécia acusa Turquia de violações do espaço aéreo

O primeiro-ministro grego considerou "inaceitáveis" as operações turcas no espaço aéreo da Grécia, acrescentando que este comportamento "mina a segurança europeia".
Israel

Israel assinala genocídio de 6 milhões de judeus

O primeiro-ministro israelita considera que o mundo tem de deixar de comparar o Holocausto a outros acontecimentos históricos: "nenhum outro acontecimento na História foi mais cruel”, afirma.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.