249kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Médio Oriente

Israel

Israel avisa que não permitirá protestos violentos

Benjamin Netanyahu avisa que não permitirá protestos violentos em Jerusalém, após duas noites de fortes confrontos entre a polícia e manifestantes palestinos na Cidade Santa.
Jerusalém

Erdogan exorta mundo islâmico a proteger Jerusalém

255
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apelou especialmente aos países islâmicos a que atuem para pôr fim aos "ataques de Israel" contra os palestinianos em Jerusalém Oriental.
Irão

Irão anuncia acordo com negociadores de Viena

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou que os negociadores em Viena, do acordo nuclear internacional de 2015, concordaram em eliminar todas as sanções contra o Irão.
Israel

Jerusalém. Sobe para 181 o número de feridos

Há uma semana que estão a acontecer diariamente manifestações, marcadas por confrontos com a polícia israelita, no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Leste. UE pede ação "com urgência".
Liga dos Campeões

Champions.Inglaterra disponível para receber final

Com a inclusão da Turquia na lista vermelha para viajantes, Reino Unido diz que está disponível para receber a final, mas decisão final depende da UEFA.
Israel

EUA pedem a Israel para evitar maior violência

103
Preocupação de Washington está sobretudo relacionada com os eventuais despejos das famílias palestinianas dos bairros de Jerusalém Oriental, "muitas das quais lá vivem há gerações".
Israel

Confrontos entre polícia israelita e palestinianos

Dois palestinianos ficaram feridos nuns confrontos que o porta-voz da polícia israelita disse terem sido "violentos", na Esplanada das Mesquitas, o terceiro local mais sagrado do Islão em Jerusalém.
Futebol

Sá Pinto demite-se do Gaziantep

Após mexidas na direção do clube, Ricardo Sá Pinto demitiu-se do cargo de treinador do Gaziantep, oitavo classificado do campeonato turco. É um "clube fantástico com adeptos apaixonados", descreveu.
Teerão

Teerão. Diplomata suíça cai de prédio e morre

A mulher, na casa dos 50 anos, caiu dos andares superiores de um prédio de 20 andares do norte de Teerão, onde vivia. O alerta às autoridades foi dado na manhã desta terça-feira por um trabalhador.
União Europeia

MNE sugere que português daria cadeira a Ursula

136
Santos Silva diz que não vale a pena "estar a pôr sal na ferida", mas sugere que a postura de um português teria sido diferente da que teve o presidente do Conselho Europeu no episódio do "sofagate".
Mundo

Xadrez, damas e wei qi no Golfo Pérsico

A coerção económica por parte da República Popular da China tem correspondido ao estado de arte da sua política externa.
Irão

Irão. Ministro pede desculpa depois de polémica

"Espero que o grande povo do Irão e todos os amantes do general e especialmente a grande família de Soleimani me perdoem", manifestou Zarif.
Israel

Festival. Dez menores entre os 45 mortos

Festival religioso termina em 45 mortos por esmagamento em multidão que tentava abandonar o recinto. Lista provisórias dá conta de dez menores entre as vitimas. Investigam-se falhas de segurança.
Israel

45 mortos em peregrinação judaica em Israel

102
A debandada provocou pelo menos uma centena de feridos. As circunstâncias exatas que levaram ao acidente não são para já conhecidas. Netanyahu decretou luto nacional no domingo em memória das vitimas.
Palestina

Só há eleições palestinianas se Israel permitir

Os rumores sobre a realização ou não das eleições surgiram há várias semanas. "Se dentro de uma semana Israel aceitar a realização de eleições em Jerusalém como em 2006, haverá eleições", disse Abbas.
café europa

O caso do sofá /premium

A aventura de uma Comissão Europeia que participa sozinha na política internacional não funcionou e prejudicou a imagem de competência da União.
Irão

Irão. Fuga de gravação quer "criar discórdia"

Os comentários polémicos do ministro Zarif vieram à tona enquanto o Irão e as principais potências estavam a negociar em Viena para trazer os Estados Unidos de volta ao acordo nuclear iraniano.
Coronavírus

Cientista de Israel explica sucesso do país

O sistema de comunicação e informação permitiu prever quando os serviços de saúde iriam atingir o limite e ainda aconselhar o Governo quando foi preciso um confinamento imediato.
Irão

Irão não desiste de programa nuclear

Embaixador iraniano em Lisboa assegura que o ataque ao complexo nuclear iraniano de Natanz destinava-se a sabotar as negociações em curso com os Estados Unidos e outros países
Comissão Europeia

Sofagate. Von der Leyen sentiu-se "magoada"

216
A presidente da Comissão Europeia afirma que se sentiu "magoada, sozinha, como mulher e como europeia" na deslocação à Turquia e questiona "o que teria acontecido se usasse fato e gravata".
Futebol

Gaziantep de Sá Pinto soma quarto jogo sem vencer

O Gaziantep, liderado por Sá Pinto, voltou a perder este domingo. É o quarto jogo consecutivo em que a equipa, agora em oitavo e a 24 pontos do primeiro classificado no campeonato turco, não ganha.
Israel

Tráfico humano. Israel adere à Convenção Europeia

Israel aderiu à Convenção do Conselho da Europa sobre o Combate ao Tráfico de Seres Humanos, tornando-se o primeiro país não europeu a assinar aquele acordo.
Turquia

Turquia "não tem nenhuma lição a receber"

152
O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, reagiu este sábado ao reconhecimento por parte dos Estados Unidos do genocídio arménio, criticando o "oportunismo político".
Israel

Netanyahu apela à calma após confrontos

Numa reunião de urgência dos responsáveis pela segurança, evocou o agravamento da violência, após terem sido lançados na noite de sexta-feira para sábado cerca de 30 'rockets' a partir de Gaza.
Violência

Jerusalém. Confrontos com 105 feridos e 44 detidos

Tratam-se dos confrontos mais violentos em Jerusalém nos últimos anos e eclodiram na sequência de uma marcha do movimento judeu de extrema-direita Lahava, um grupo hostil aos palestinianos.
Irão

Nomeação do Irão na ONU gera indignação 

3415
“Eleger a República Islâmica do Irão para proteger os direitos das mulheres é como escolher um incendiário para chefe dos bombeiros”, diz Hilel Neuers, da UN Watch. Paquistão também está na comissão.
Israel

Míssil lançado da Síria atinge Israel

149
O exército israelita disse que o míssil atingiu a região de Negev e as sirenes de ataque aéreo soaram perto de Dimona, onde se encontra o reator nuclear. Israel retaliou e atacou posições sírias.
Síria

Primeira mulher candidata a presidente na Síria

As eleições presidenciais, as segundas desde o início da guerra civil no país há dez anos, são vistas como uma votação simbólica para a reeleição do Presidente, Bashar al-Assad.
Síria

Regime sírio acusado de crimes contra humanidade

A denúncia tem centenas de elementos de prova, incluindo fotografias e filmes, sobre o tipo de armamento utilizado e referenciando os alegados responsáveis pelos ataques com armas químicas na Síria.
Conflitos

Livro revela recente operação israelita em Teerão

O investigador e jornalista Eric Frattini escreveu um livro, em que revela os detalhes de uma das últimas operações da Mossad, que teve como alvo Moshen Fakhrizadeh, físico e cientista iraniano.
Egito

Acidente ferroviário causa pelo menos 11 mortos

As autoridades egípcias anunciaram que um acidente de comboio, a norte do Cairo, matou pelo menos 11 pessoas.
Egito

Egito. Descarrilamento provoca 100 feridos

Quatro carruagens de um comboio de passageiros saíram da ferrovia na cidade de Banha, na província de Qalyubia, no norte do Cairo. Pelo menos 97 pessoas ficaram feridas.
Coronavírus

Máscara na rua deixa de ser obrigatória em Israel

132
Apesar do levantamento de restrições, máscara continua a ter de ser usada em espaços fechados e é recomenada na rua quando há muita gente reunida. Escolas secundárias reabrem.
Síria

Parlamento da Síria anuncia presidenciais

As últimas eleições presidenciais na Síria aconteceram em 2014, com a reeleição de Bashar al-Assad, apesar da oposição fora dos países árabes insistir em não o reconhecer como presidente legítimo.
Sismo

Sismo de magnitude 5,9 atinge o sudoeste do Irão

Abalo localizado na cidade portuária de Bandar Genaveh, a uma profundidade em 10 quilómetros (6,2 milhas), a cerca de 100 quilómetros da central nuclear de Bushehr.
Irão

Progressos nas negociações sobre nuclear

Delegações do Irão, Alemanha, Reino Unido, França, China e Rússia decidiram que os dois grupos de especialistas vão continuar o trabalho iniciado na semana passada.
Crise dos Refugiados

Dinamarca nega residência a 189 refugiados sírios

2820
É o primeiro país europeu a tomar esta decisão: autoridades consideram haver uma significativa melhoria da segurança na Síria, pelo que se afigura expectável o retorno destes deslocados.
Síria

Armas químicas. Síria rejeita relatório da OIAC

O relatório determinou que "existem motivos razoáveis para acreditar" que um helicóptero militar da Força Aérea "atacou o leste de Saraqeb deixando cair pelo menos um cilindro". Síria nega.
Turquia

Tribunal turco ordena libertação de jornalista 

O jornalista e escritor Ahmet Altan foi detido pela ligação com a tentativa de golpe de 2016, justificação que tem sido fortemente criticada. O Tribunal de Cassação ordenou a sua libertação.
União Europeia

Irão. UE regista protesto, mas mantém posição 

O Irão condenou as novas sanções impostas e anunciou a suspensão da cooperação dos direitos humanos com o Estados-membros. A União Europeia regista o protesto, mas mantém a sua posição.
Irão

Produção de urânio a 60% por "maldade" israelita

O Irão justificou a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao "terrorismo nuclear" e à "maldade" israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo.  
Armamento Nuclear

Irão vai enriquecer urânio até 60% em breve

"Planeamos acumular o produto na próxima semana", indicou embaixador iraniano. decisão anunciada é a "resposta" da República Islâmica ao "terrorismo nuclear" de Israel.
Canal do Suez

Suez. Exigidos 767 milhões a armador do Ever Given

De acordo com a seguradora britânica UK P&I Club, a Autoridade do Canal do Suez está a exigir ao armador do Ever Given uma indemnização de mais de 700 milhões de euros para libertar o navio.
Irão

Irão vai começar a enriquecer urânio a 60%

Atualmente o Irão enriquece urânio a 20%, muito além do limite de 3,67% que lhe é imposto pelo acordo nuclear com as grandes potências assinado em Viena em 2015.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo envia saudação aos muçulmanos em Portugal 

Com o início do Ramadão, o Presidente da República saúda "muito calorosamente" as comunidades islâmicas que se encontram em Portugal e todos os seus participantes.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ramadão sem apoio do governo 

A comunidade muçulmana da Guiné-Bissau não vai ver nenhum apoio por parte do governo durante o Ramadão. O governo costumava distribuir arroz e açúcar.
Estados Unidos da América

EUA dizem não ter atacado central nuclear no Irão

A porta-voz da Casa Branca assegurou que os EUA não estiveram envolvidos no ataque à central nuclear iraniana. Envolvimento do país colocaria em risco o regresso ao acordo nuclear internacional.
Líbia

Dbeibah encontrou-se com Erdogan em Ancara

A reunião entre primeiro-ministro líbio e o presidente turco tem por objetivo reforçar a diplomacia entre os dois países, com especial foco nos setores de energia e saúde.
Sanções

Renovadas sanções ao Irão com mais visados

O Conselho da UE decidiu prolongar até 13 de abril de 2022 as medidas restritivas impostas adotadas contra o Irão "em resposta às graves violações dos direitos humanos".
Armamento Nuclear

Irão acusa Israel de "terrorismo nuclear"

Uma unidade de produção de urânio enriquecido — material necessário à produção de armas nucleares — foi alvo de ataque no Irão. Israelitas terão tido um papel na ofensiva.
Jordânia

Príncipe da Jordânia aparece em público

O príncipe Hamzah, da Jordânia, apareceu em público pela primeira vez desde que foi colocado em prisão domiciliária, acusado de "conspiração" contra o rei Abdullah II, seu meio-irmão.
Estados Unidos da América

Pentágono. Compromisso blindado com Israel

Chefe do Pentágono, general Lloyd Austin, chegou a Israel na primeira visita oficial de um alto funcionário da nova administração e diz que os EUA mantém o compromisso "blindado" com o estado judeu.
Irão

Instalações nucleares de Natanz registam incidente

O porta-voz do programa nuclear civil do Irão não forneceu mais detalhes, mas assegurou que não houve feridos. Deputado iraniano aponta para sabotagem.
Turquia

Turquia e Ucrânia discutem "parceria estratégica"

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está este sábado de visita a Istambul, onde se encontrará com o seu homólogo turco, Recep Erdogan, para discutirem uma "parceria estratégica".
Acordo Nuclear

Irão lança novos reatores com maior capacidade

Irão anunciou a entrada em funcionamento de novos reatores em centrais modernizadas que permitem enriquecer urânio mais rapidamente e cuja utilização lhe está interdita ao abrigo do acordo de 2015.
Egito

Descoberta Cidade de Ouro Perdida em Luxor

13147
A cidade situa-se entre o templo de Amenhotep III e o templo de Ramses III. É "a maior cidade do antigo Egito" e já tem 3.000 anos. Foi ainda descoberto um túmulo.
Mario Draghi

Draghi chama "ditador" a Erdogan 

110
O chefe do governo italiano adjetivou o presidente turco de "ditador" e afirma que ficou "incomodado pela humilhação" que a presidente da Comissão Europeia sofreu na Turquia.
Turquia

Sofagate. Turquia culpa equipa da UE

Ancara tem sido criticada por desrespeitar Ursula Von der Leyen, mas atira as culpas para a UE. Internet também já reagiu — com Bernie Sanders, o Ever Given e a cadeira portátil "Erdogan".
Israel

Israel. Homenagem a vítimas do Holocausto

Os transportes públicos e os automóveis particulares pararam nas ruas e nas autoestradas e as pessoas que se encontravam nas ruas ficaram paradas rendendo homenagem às vítimas do regime nazi.
Jordânia

Jordânia. Rei quebra silêncio: desavença terminou

Rei Abdullah II fala no desafio "mais doloroso" que já enfrentou e em "choque, dor e raiva". Declaração oficial do rei foi lida em direto na televisão.
Turquia

Erdogan deixa Von der Leyen em sofá lateral

1779
Presidentes da Turquia e do Conselho Europeu tiveram direito a cadeiras e a líder da Comissão Europeia ficou sentada num sofá lateral. UE já criticou a situação que decorreu durante reunião em Ancara.
Coronavírus

Apesar das vacinas, o Chile volta a confinar

Excesso de confiança em relação às vacinas e desconfinamento precipitado levou Chile a entrar na pior fase da pandemia apesar de ter uma das campanhas de vacinação mais bem sucedidas do mundo.
Irão

Navio iraniano atacado no Mar Vermelho

Ataque não causou vítimas. Irão diz que o MV Saviz serve para combater a pirataria, mas adversários dizem que é usado para enviar armas para o Iémen. Ataque coincidiu com reunião sobre acordo nuclear.
Jordânia

As intrigas na família real da Jordânia  /premium

Hamzah bin Hussein era a "delícia dos olhos" do rei Hussein e apontado como futuro herdeiro do trono. Conhecido pelas suas críticas ao poder, acabou acusado de conspirar contra o rei Abdullah II.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu promete Governo "forte" em Israel

"Tudo farei para que Israel saia da espiral das eleições", afirmou Netanyahu, após as quartas eleições em menos de dois anos e que não garantiram um vencedor claro.
Israel

Israel. Netanyahu designado para formar governo

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, foi novamente designado pelo presidente Rivlin para formar governo, depois de ter vencido as eleições de 23 de março com 30 lugares no parlamento.
Irão

Irão acusa dez oficiais de abater avião ucraniano

No dia em que os EUA mostraram disponibilidade em retomar conversações sobre o acordo nuclear iraniano e após várias críticas, o Irão acusou dez oficiais no envolvimento da queda do avião ucraniano.
Atualidade

Cruzes em capela de Jerusalém não são "graffiti"

Antes da pandemia, não se tinha conseguido estudar em profundidade a capela de Santa Helena, em Jerusalém. Durante séculos pensou-se que as cruzes nas paredes eram graffiti, mas foram obra de artesãos.
Israel

Netanyahu acusa procuradores de golpe

Netanyahu disse que o processo contra ele ameaça minar a vontade dos eleitores do país, e diz que "uma tentativa de golpe é parecida com isto".
Direitos das Mulheres

Convenção de Istambul. "Falta o essencial"

"Não se trata apenas de a erradicar 'tout court', trata-se de a prevenir, para a poder erradicar de uma forma mais consequente", explicita a juíza-conselheira Teresa Féria.
Mundo

Príncipe da Jordânia promete desafiar autoridades

Ex-príncipe herdeiro é acusado de ajudar a planear um golpe contra o rei, seu meio-irmão. Hamzah nega acusações e promete não ficar quieto.
Barragens

Negocições sobre barragem do Nilo Azul retomada

O acordo deverá permitir o avanço da segunda fase de enchimento da Grande Barragem Etíope do Renascimento nos próximos meses e antes da próxima estação das chuvas.
Jordânia

Jordânia. Médio Oriente expressa apoio ao rei

Os países do Médio Oriente dão apoio ao rei Abdullah II após as Forças Armadas terem pedido ao ex-príncipe herdeiro Hamzah bin Hussein para parar atividades "contra a segurança e estabilidade".
Refugiados

UE e Turquia: os direitos dos requerentes de asilo

Negociar com uma Turquia é um desafio enorme, obrigando a UE a uma vigilância apertada às violações do acordo. E uma vigilância nunca poderá ser substituída pelo mero envio de ajuda financeira.
Jordânia

Príncipe planeava golpe de Estado ao meio-irmão

126
Fonte dos serviços de inteligência do Médio Oriente disse que o plano para destituir rei estava "bem organizado". Príncipe Hamzah bin Hussein está agora em prisão domiciliária no seu palácio.
Canal do Suez

Canal do Suez. Navios em espera fizeram travessia

O Ever Given esteve quase uma semana atravessado no Canal do Suez, impedindo a circulação na via, tendo sido desencalhado na segunda-feira.
França

Paris pede a Teerão negociações construtivas

As discussões vão ocorrer na próxima semana em Viena. O ministro francês das Relações Exteriores saudou a retoma das negociações e pediu que fossem construtivas.
Banco Mundial

Economias do Médio Oriente e Norte de África caem

O Banco Mundial assinala que a pandemia de Covid-19 deixou um "substancial endividamento" que provoca na região "um aumento da pobreza, uma deterioração das finanças públicas", entre outros.
Estado Islâmico

Detidos 125 membros do Estado Islâmico na Síria 

As forças curdas na Síria anunciaram a detenção de 125 supostos membros do Estado Islâmico, após operação no campo de refugiados de Al-Hol, que tem sido alvo de uma série de assassínios e incidentes.
Irão

EUA nas conversações de acordo nuclear com Irão

Os EUA vão participar nas conversações com as principais potências que assinaram acordo nuclear iraniano, e continuam abertos a discussões diretas com o Irão, anunciou porta-voz diplomático americano.
Acordo Nuclear

EUA saúdam reunião sobre nuclear iraniano

Vai estar em discussão a perspetiva de um eventual regresso dos EUA ao acordo sobre o nuclear iraniano, e uma forma de assegurar a aplicação completa e eficaz do acordo por todas as partes.
Economia

Suez, Portugal e periferia

Os portos portugueses estão cada vez mais excêntricos face às alternativas e Portugal cada vez mais periférico, seja com que infraestruturas for, para fazer ligação ao centro da Europa.
Egito

Egito quer mais de mil milhões de indemnização

2748
Depois de um porta-contentores ter bloqueado o Canal do Suez durante quase uma semana, o Egito espera receber uma compensação superior a mil milhões de euros, devido aos prejuízos causados.
Coronavírus

Turquia espera ter vacina própria no verão 

Sem nomear a entidade produtora, o ministro da Saúde turco disse que espera ter uma vacina de produção própria no verão e que entrará na fase final de testes clínicos dentro de um mês.
Egito

Cairo prepara cortejo inédito de múmias reais

22 múmias de reis e rainhas do Egito antigo vão ser transferidas do museu do Cairo para o Museu Nacional da Civilização Egípcia, num cortejo inédito que será transmitido em direto na televisão egípcia.
Joe Biden

EUA. Cisjordânia está "ocupada" por Israel 

É um facto histórico que Israel ocupou a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e os montes Golã depois da guerra de 1967", disse esta quarta-feira o porta-voz da diplomacia americana Ned Price.
Canal do Suez

Superlua ajudou Ever Given a desencalhar

290
O fenómeno da superlua, que ocorre entre seis a oito vezes por ano, ajudou o porta-contentores Ever Given a ser desencalhado. A força da maré, que subiu cerca de 46 centímetros, foi determinante.
Turquia

Turquia com restrições após aumento de infeções

Os casos de infeção por Covid-19 na Turquia voltaram a aumentar e as medidas de prevenção serão reforçadas, incluindo no decurso do mês sagrado do Ramadão.
Atualidade

Como a internet se está a despedir do Ever Given

269
A internet adorou o Ever Given e, mesmo depois de resolvido o incidente no Canal do Suez, não resiste a prolongar as piadas. Até já há um site para "encalhar" o cargueiro em qualquer ponto do mundo.
Canal do Suez

Egipto quer evitar novo de bloqueio no Suez

Abdel Fattah al-Sissi reconheceu a importância do canal para o mundo. No total, 422 navios ficaram bloqueados e serão precisos 3 a 4 dias para o engarrafamento ficar resolvido.
Atualidade

Sósia de Messi joga com crianças órfãs no Egipto

Os amigos aconselharam-no a procurar fama nas redes sociais por causa das semelhanças com Leonel Messi. Islam Battah prefere jogar à bola com orfãos e fingir por umas horas que é o ícone do Barcelona.
Fact Check

Só Israel obriga mulheres a fazer serviço militar?

São poucos, mas há mais Estados com serviço militar obrigatória para mulheres. A Coreia do Norte e a Eritreia também também o têm, para homens e para mulheres.
Canal do Suez

Com ovelhas e móveis do Ikea, navios passam Suez

Tráfego marítimo foi retomado na segunda-feira mas pode levar vários dias até que os mais de 400 navios que aguardam na fila sigam viagem. Nas embarcações, há desde petróleo e gás a carvalho francês.
Síria

Síria. Rússia e Turquia fecham postos de controlo

O encerramento ocorre apenas uma semana depois de Moscovo e Ancara terem anunciado a abertura dos três postos de controlo "para acabar com o isolamento e face ao bloqueio interno de civis".
Canal do Suez

Mais de 100 navios atravessaram o Canal do Suez

Depois do bloqueio criado pelo encalhe do porta-contentores da Ever Given, o Canal do Suez volta a estar circulável e mais de 100 navios atravessaram o canal esta noite.
Atualidade

Imagens de satélite mostram como navio desencalhou

1829
Cargueiro gigante que desde terça-feira interrompia o tráfego no Canal do Suez foi desencalhado e já circula, rebocado por várias embarcações. Imagens de satélite mostram como decorreram as operações.
Noticiário

7h. Desencalhou o navio no Canal do Suez

Quase uma semana depois, o navio começou a flutuar esta madrugada. Ainda é preciso esperar para saber quando é que consegue ser removido, mas há progressos.
Canal do Suez

Tráfego retomado após navio desencalhar no Suez

325
Navio do tamanho de um arranha-céus voltou a flutuar. Tráfego no canal fundamental para o comércio internacional pode demorar pelo menos três dias e meio a voltar ao normal.
Canal do Suez

Porto na Jordânia prepara-se para congestionamento

177
Aqaba é o único porto da Jordânia e é o principal no norte do Mar Vermelho, depois do porto do Suez, no Egito, que fica na entrada do canal agora bloqueado.
Canal do Suez

Hélices e leme do navio preso no Suez libertados

Trabalhos para a remoção do navio Ever Given permitiram soltar as hélices do navio, mas a proa continua presa na margem.
Canal do Suez

Suez. Falha nova tentativa de desencalhar navio 

134
Esperava-se que a operação fosse bem-sucedida com a lua cheia e a grande maré alta, esperadas para esta noite, mas o estado da maré não ajudou a levantar o navio Ever Given.
Canal do Suez

O plano para desencalhar o Ever Given este sábado /premium

O esforço conjunto de rebocadores e equipas de dragagem, juntamente com a maré alta esperada para a noite de sábado, pode resolver o impasse. Se não correr bem, talvez só para a semana.
Egito

Choque de comboios no Egito fez 19 mortos 

Hala Sayed, apresentou hoje uma nova contagem das vítimas mortais da colisão que ocorreu na passada sexta-feira, a 500km do Cairo. Em vez dos 32 mortos inicialmente anunciados, registam-se apenas 19.
Canal do Suez

Suez. Responsável sem data para desbloqueio

Resposta do navio às marés das próximas horas é essencial para tentar desbloquear o Canal do Suez. Erro humano ou técnico podem ter causado problema. A operação envolve 14 rebocadores.
Canal do Suez

Canal do Suez. As implicações do navio encalhado /premium

201
O porta-contentores MV Ever Given encalhou na quarta-feira no Canal do Suez, que liga a Europa à Ásia, dois dos principais mercados mundiais. Efeitos já se fazem sentir e petróleo já está mais caro.
Atualidade

Um vídeo para perceber o bloqueio no Suez

514
O navio MV Ever Given ficou encalhado no meio do Canal do Suez, impedindo a passagem de outras embarcações. Cerca de 10% do comércio mundial passa por ali e as implicações económicas já se sentem.
Egito

32 mortos em colisão de comboios no Egipto 

Pelo menos 32 pessoas morreram e 66 outras ficaram feridas hoje na colisão de dois comboios de passageiros em Sohag, no sul do Egito, anunciou o Ministério da Saúde.
Zoom

Canal do Suez: "Compensa dar a volta pelo Cabo"

Especialista em logística e transporte marítimo explica o "drama" que o Ever Given está a provocar no comércio mundial. O Canal do Suez está trancado por um navio encalhado.
Fact Check

Primeira egípcia capitã de navios bloqueou Suez?

Imagem de Marwa El Selehdar começou a circular numa imagem manipulada de um artigo do Arab News. Acusação não corresponde à verdade.
Atualidade

O lago "paradisíaco" que é um problema ambiental

Em Yatagan, no sudoeste da Turquia, há um lago azul turquesa, luzidio, que parece compor um cenário de sonho. Mas é um repositório de águas residuais e cinzas geradas por uma central termoelétrica.
Turquia

Uigures na Turquia contra visita de MNE chinês

A Turquia, que alberga 50 mil refugiados uigures, foi palco de manifestações contra a visita de Wang Yi ao país. Manifestantes temem que Ancara ratifique um acordo de extradição em troca de vacinas.
Coronavírus

Mais de metade da população em Israel vacinada

Israel, país com 9,2 milhões de habitantes que realiza desde final de dezembro a mais intensa campanha de vacinação no mundo, saiu progressivamente do seu terceiro confinamento no início de fevereiro.
Canal do Suez

Fotos. Navegação no Canal do Suez suspensa

714
Por cada dia que o Canal do Suez estiver fechado perde-se 8.100 milhões de euros. Autoridades egípcias reabriram passagem antiga do canal para onde estão a desviar alguns navios.
Turquia

Saída da Turquia de Convenção é "lamentável" 

Após a saída da Turquia da Convenção, alegando que tinha sido "sequestrada para normalizar a homossexualidade", a UE classificou-a de "grande passo para trás" que envia "uma mensagem muito perigosa".
Síria

Síria. Rússia e Turquia abrem postos de controlo

A decisão da abertura de postos de controlo na zona de distensão de Idlib e na província de Alepo serve para acabar com o isolamento e o bloqueio interno de civis.
Israel

Sucesso na vacinação não bastou para Netanyahu /premium

Netanyahu esperava que imagens de um país a regressar ao normal fossem suficientes para chegar à maioria, mas eleitores não ficaram convencidos. Impasse político pode continuar em Israel.
Canal do Suez

Navio fica encalhado no Suez e cria engarrafamento

205
Rajadas de vento levaram um navio porta-contentores para a margem do Canal do Suez, paralisando a circulação marítima numa das rotas mais utilizadas do mundo.
Resposta Pronta

Eleições em Israel: "Algo está podre"

Israel realiza as quartas eleições legislativas em dois anos. Marta Silva, investigadora sobre Israel, alerta para "a falta de alternativas políticas". Novas eleições? "São muito prováveis"
Turquia

Turquia quer deter 184 soldados do golpe de 2016

O governo turco anunciou uma operação, que se estende a 53 das 81 províncias do país e ao território da República Turca de Chipre do Norte, para deter soldados afetos ao golpe de estado fracassado.
Líbano

Amnistia acusa Líbano de abusos contra refugiados

Amnistia denunciou o tratamento dado pelo Líbano aos refugiados sírios, como prisões injustas, métodos de tortura com recurso a choques elétricos, detenções arbitrárias e deportações ilegais.
Israel

Impasse político ganha força em Israel 

Netanyahu diz que os israelitas querem um “governo de direita estável e forte”, mas maioria no Knesset pode escapar. Até que sejam divulgados resultados finais, todos os cenários estão em aberto.
Bolsa

Bolsas europeias abrem em baixa 

As bolsas de Londres, Paris, Milão e Frankfurt abriram em baixa com a queda da lira turca e com a apreensão sobre a recuperação económica, em particular na Alemanha onde haverá novo confinamento.
Israel

Israel revoga viagem de ministro palestiniano

Decisão interpretada como represália contra ministro pelo seu envolvimento na investigação do Tribunal Penal Internacional por alegados crimes de guerra de Israel e de grupos armados palestiniano.
Coronavírus

Bares e abraços. A vida dos vacinados em Israel /premium

1729
Um português, dois brasileiros e vários israelitas contam ao Observador como voltaram à vida normal em Israel depois de serem vacinados. Há muita euforia, mas nem tudo é perfeito.
Jordânia

Jordânia assina acordo de defesa com EUA

Ministro dos Negócios Estrangeiros jordano anunciou que acordo de defesa "foi o resultado de longas negociações". EUA vão fornecer ajuda militar anual de 425 milhões de dólares.
Acordo Nuclear

Irão só volta a acordo nuclear com fim de sanções 

Acordo de Viena prevê um alívio nas sanções internacionais ao Irão por troca de restrições no respetivo programa nuclear. Biden voltou ao Acordo, mas esforços enfrentam impasse.
Estados Unidos da América

EUA revelam que Irão ameaçou base do exército

As ameaças de janeiro são uma das razões pelas quais o Exército tem pressionado por mais segurança à volta do Fort McNair, que fica ao lado do movimentado distrito de Waterfront, em Washington.
Turquia

Turquia deportou 150 candidatos a lutar na Síria 

Ministério dos Negócios Estrangeiros turco assinala que todos os que acabaram por ser deportados tinham-se já filiado em "organizações terroristas, como o Estado Islâmico ou o PKK/PYD".
Direitos das Mulheres

Biden lamenta saída da Turquia de convenção 

Convenção de Istambul, assinada em 2011, obriga os Estados a aprovar legislação que pune a violência doméstica e abusos semelhantes.
Coronavírus

Israel. Impedida de dar aulas por recusar vacina

858
Uma professora foi impedida de continuar a dar aulas por ter recusado apresentar prova de vacinação. Queixa-se de ser pressionada para ser vacinada contra as suas crenças. Tribunal deu razão à escola.
Israel

Israel. Milhares manifestam-se contra Netanyahu

Milhares de israelitas manifestaram-se em Jerusalém para exigir a demissão de Benjamin Netanyahu, frente à residência oficial do primeiro-ministro cessante.
Turquia

Erdogan demite governador do banco central

Não foi dada nenhuma razão oficial. Substituição abrupta surge dois dias depois de o banco central de Agbal ter aumentado a principal taxa de referência em 200 pontos base para 19%.
Universidade de Coimbra

Investigador de Coimbra vai estudar na Síria

Depois de ter ganho uma bolsa da Universidade de Harvard (EUA), André Tomé, investigador da Universidade de Coimbra, vai rumar à Síria para estudar o período helenísitico no nordeste do país.
União Europeia

UE. Erdogan reúne-se com líderes das instituições

Encontro visa fazer o ponto da situação das relações entre a UE e a Turquia antes da cimeira da próxima semana. De acordo com um embaixador europeu, a situação é "difícil" e preocupante.
Irão

Irão enforca quatro homens por violação de mulher 

9553
Um grupo de quatro homens, conhecido por "hienas de Fariman", raptaram um casal, violando a mulher de 20 anos e obrigando o marido a ver. Foram condenados à morte por enforcamento.
Irão

Irão responsabiliza operador por queda de avião

O relatório diz que "o avião foi identificado como um objetivo hostil devido a um erro do operador do sistema defensivo aéreo", que resultou no disparo de dois mísseis.
Síria

Síria. Governo português defende solução política 

O Governo português junta-se a todos os que "continuam empenhados em alcançar uma solução política, inclusiva e duradoura para o conflito sírio". A próxima década tem de ser de "esperança".
Cristianismo

Israelitas encontram fragmentos de textos bíblicos

1268
As dezenas de novos manuscritos do Mar Morto foram encontrados durante as investigações da Autoridade Israelita de Antiguidades na Judeia e datam do período entre o século III A.C. e o século I D.C..
Síria

Guerra na Síria. Dez anos de um país devastado /premium

Uma década de violência deixou um rasto de 500 mil mortos e mais de 12 milhões de refugiados. Assad consolidou o poder, mas a paz e a estabilidade ainda são uma miragem.
Síria

Manifestantes na Síria assinalam revolução 

Manifestantes assinalaram o aniversário da revolta popular contra o regime de Bashar al-Assad, que culminou numa guerra que provocou o maior deslocamento de refugiados desde a II Guerra Mundial.
Síria

Macron pede solução para acabar guerra na Síria

Através da rede social Twitter, Macron assinalou o começo da guerra na Síria, há uma década, com uma mensagem de apoio à sua população e disse que lutará para conseguir "uma solução política".
Coronavírus

Em Israel, faz-se a festa e brinda-se "à Pfizer"

5059
Reportagem do Financial Times em Tel Aviv relata a vida "de volta ao normal" em Israel, com restaurantes e bares cheios de pessoas que erguem os copos para brindar "à Pfizer".
Refugiados

Declaração UE-Turquia: 5 anos de crise humanitária

Nenhum dos problemas gerados pela crise dos refugiados foi resolvido, os planos de recolocação continuam suspensos, assim como suspensas estão as missões de salvamento no Mediterrâneo.
Síria

Síria. Dez anos depois, a paz continua distante

Quase 390.000 mortos, metade da população do país de 22 milhões de habitantes obrigada a fugir, e uma situação que continua a ser um "pesadelo vivo", nas palavras do secretário-geral da ONU.
Coronavírus

Tunísia lança de campanha de vacinação

A Tunísia recebeu na terça-feira 30 mil doses da vacina russa Sputnik V, dando este sábado início à vacinação com um mês de atraso. Profissionais de saúde vão ser os primeiros a ser imunizados.
País

Portugal acolheu 23 refugiados da Turquia

Com a chegada destes cidadãos aumenta para 2.674 o total de requerentes e beneficiários de proteção internacional acolhidos por Portugal ao abrigo dos vários programas em que o país participa.
Ténis

Federer desiste do torneio do Dubai para treinar 

O atual 6º classificado regressou à competição esta semana depois de uma ausência de 405 dias mas revelou não estar ainda preparado. Também Nadal rejeitou participar depois da lesão de janeiro.
Direitos Humanos

Irano-britânica "vítima de tortura" 

A mulher de 42 anos sofre de stress pós-traumático "severo e crónico", de depressão grave e de transtorno obsessivo-compulsivo. Tem ainda problemas físicos, como nódulos no peito e dores.
Diplomacia

Turquia anuncia retoma das ligações com o Egipto 

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, anunciou que os contactos foram retomados entre Ancara e o Cairo. Ligações estavam suspensas desde 2013, quando o presidente egípcio Morsi foi deposto.
MotoGP

Qatar vai vacinar toda a caravana de MotoGP

As vacinas da Covid-19 são oferecidas pelo governo do Estado do Qatar. O país recebe duas rondas do campeonato mais os treinos de pré-temporada.
Coronavírus

Israel. Crianças vacinadas sem efeitos secundários

No país com a maior cobertura vacinal do mundo já começam a surgir relatórios sobre a aplicação da vacina também em menores de idade. Crianças entre os 12 e os 16 com doenças graves foram vacinadas.
Síria

Síria. 10 anos de guerra vitima 10.000 crianças

332
O conflito na Síria teve início a 15 de março de 2011. Há seis milhões de crianças a precisar de ajuda, revela a UNICEF. Muitas nasceram e cresceram em contexto de guerra.
Síria

Síria: quase metade dos jovens perdeu alguém

Para além da perda de familiares ou amigos na guerra, 54% dos jovens tiveram distúrbios do sono, 73% ansiedade e 58% depressão, enquanto 46% sentiram solidão por causa do conflito.
União Europeia

UE apoiará Síria se houver uma transição política

Para a União Europeia ajudar Síria é necessário que o país tenha primeiro uma "transição política". UE culpa regime de Bashar al-Assad de "bloquear qualquer discussão séria".
Nações Unidas

ONU: proibir burca aumentará marginalização

3281
A decisão de os suíços proibirem o uso da burca foi contestada pela ONU. "A utilização de leis para ditar o que as mulheres devem ou não usar é problemática numa perspetiva de direitos humanos".
Coronavírus

Presidente da Síria e a mulher estão infetados 

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, e a mulher, Asma, estão infetados com a Covid-19, mas encontram-se estáveis. A campanha de vacinação começou no país na semana passada.
Igualdade de Género

Israel. Violência contra mulheres aumentou 250% 

As queixas mensais de violência contra mulheres em Israel aumentaram 250% em 2020, num contexto de restrições devido à pandemia do novo coronavírus. A desigualdade de género também aumentou.
Coronavírus

Israel reabre restaurantes. Prioridade a vacinados

918
Israel deu hoje o passo mais importante da sua desaceleração pós-vacinação com a reabertura de cafés, bares e restaurantes, relaxando as restrições. Medidas dão prioridade aos cidadãos vacinados
Egito

Barragem no Nilo Azul. Egito acusa Etiópia

O Presidente egípcio rejeitou a intenção da Etiópia de prosseguir com a segunda fase de enchimento da barragem no Nilo Azul.
Casas Reais

ONU ainda não recebeu provas de vida de Latifa 

"Não, ainda não". Porta-voz revela que ocorreram contactos entre o Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e representantes dos Emirados Árabes Unidos mas sem resultados à vista.
Nações Unidas

EUA acusam Rússia de proteger Damasco 

A embaixadora dos EUA na ONU acusa a Rússia de "bloquear todos os esforços" para responsabilizar a Síria no recurso às armas químicas, incluindo o ataque "ao trabalho profissional da OPAQ".
A página está a demorar muito tempo.