Médio Oriente

Arábia Saudita

Organizações pedem que ONU apure caso Khashoggi

Organizações pediram à Turquia que solicite à ONU uma investigação ao desaparecimento de Jamal Khashoggi. Comunicado diz que só assim pode ser confirmado (ou despistado) envolvimento saudita.
Turquia

Buscas à residência do cônsul saudita terminaram

A polícia turca terminou esta madrugada as buscas à residência do cônsul saudita em Istambul no quadro das investigações sobre o desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi, no passado dia 2.
Turquia

EUA pede à Turquia gravação da morte de Khashoggi

Donald Trump pediu à Turquia a gravação com a morte do jornalista Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul. Novos detalhes sobre o crime foram revelados nos media turcos.
Arábia Saudita

Há novos detalhes sobre a morte de Khashoggi

Depois de ter sido levado para o escritório da embaixada, os agentes prenderam Jamal Khashoggi e, quase imediatamente a seguir, terão começado a espancar e a torturar o jornalista.
Alemanha

Chefe da diplomacia alemã cancela viagem à Arábia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, anunciou o cancelamento da viagem que tinha previsto à Arábia Saudita por causa do caso do jornalista Jamal Khashoggi desaparecido.
Arábia Saudita

Suspeitos de matar jornalista ligados a príncipe

O The New York Times revelou a identidade de alguns suspeitos do desaparecimento do jornalista Kashoggi, crítico do regime do seu país. Vários terão feito parte da equipa de segurança do príncipe.
Turquia

Corpo de Khashoggi cortado no consulado saudita

226
Buscas dentro do edifício terão levado a concluir que o corpo foi cortado ainda dentro do consulado. Trump diz que o príncipe saudita prometeu-lhe uma investigação completa e cabal.
Austrália

Austrália considera mudar embaixada para Jerusalém

O primeiro-ministro israelita disse na passada segunda-feira que a Austrália está a estudar o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e transferir para esta cidade a sua embaixada.
Turquia

5 detidos na Turquia após morte de 22 migrantes

Cinco pessoas foram detidas em Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu.
Síria

Síria. Mais de 100 ataques químicos desde 2013

Investigação da BBC conclui que Governo sírio usa armas químicas como "estratégia" para vencer a guerra. Levantamento de 106 ataques é um dos maiores já contabilizados por organizações independentes.
Síria

Fronteira entre Jordânia e Síria reabre

A fronteira entre Síria e a Jordânia, que no passado foi um ponto importante para o trânsito de mercadorias no Médio Oriente, reabre esta segunda-feira depois de ter sido encerrado durante três anos.
Turquia

Turquia: pelo menos 15 migrantes mortos

Pelo menos 15 migrantes morreram este domingo num acidente de viação na Turquia, depois de o camião em que seguiam se ter despistado, noticiou a agência turca Anadolu.
Estados Unidos da América

Trump diz que relação com Turquia vai melhorar

A libertação pela justiça turca do pastor evangélico norte-americano Andrew Brunson "vai levar a boas relações, talvez excelentes, entre os Estados Unidos e a Turquia", afirmou o Presidente dos EUA.
Arábia Saudita

Apple Watch de jornalista pode resolver mistério

Jamal Khashoggi, jornalista crítico do governo saudita, está desaparecido desde dia 2 de outubro. Acredita-se que foi assassinado e o Apple Watch que usava pode ser a chave para o caso.
Liberdade Religiosa

Israel. União entre muçulmana e ator cria polémica

224
O casamento entre a conhecida jornalista Lucy Aharish, muçulmana, e o ator Tsahi Halevi, judeu, foi feito em segredo para evitar que fosse boicotado. Um rabi condenou publicamente a cerimónia.
Arábia Saudita

Gravações provam tortura e morte de jornalista

407
"Washington Post" avança que autoridades turcas informaram os EUA de que existem gravações – imagem e som – que mostram que Jamal Khashoggi foi torturado e o seu corpo desmembrado.
Turquia

Pastor Andrew Brunson ouvido esta sexta na Turquia

Nova audiência no processo do pastor norte-americano Andrew Brunson, num caso que tem originado fortes tensões entre Ancara e Washington, realiza-se esta sexta-feira em Esmirna, oeste da Turquia.
Israel

Divisões no governo podem antecipar legislativas

Divisões entre os ministros do chefe do Governo de Israel, Benjamin Netanyahu, podem provocar a antecipação das eleições legislativas.
Conflito na Síria

EUA querem que tropas iranianas deixem Síria

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira que não vão financiar a reconstrução da Síria, em guerra desde 2011, enquanto as forças iranianas e os soldados apoiados por Teerão não abandonarem o país.
Diplomacia

Netanyahu diz que vai encontrar-se com Putin

Presidente israelita disse ter conversado com Putin e que ambos concordaram em "encontrar-se em breve a fim de prosseguirem com a importante coordenação" entre os dois exércitos.
Turquia

Jornalista terá sido morto no consulado saudita

Jamal Khashoggi está exilado nos Estados Unidos desde 2017 por recear ser detido na Arábia Saudita, depois de ter criticado algumas decisões do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.
Vistos Gold

Investimento chinês dos vistos 'gold' cai

Investimento em vistos 'gold' vindo da China caiu 24%. Em contrapartida, turcos passaram a recorrer muito mais a este instrumento, tendo investimento turco em Portugal duplicado.
Faixa de Gaza

Gaza. Israel mata três palestinianos nos protestos

Forças israelitas mataram a tiro três palestinianos, incluindo um rapaz de 13 anos, quando milhares de pessoas protestavam ao longo da barreira que divide a Faixa de Gaza de Israel.
Turquia

Turquia só sai da Síria depois de haver eleições

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, diz que a Turquia não vai abandonar as zonas que controla na Síria até que os seus habitantes participem em eleições.
Holocausto

Merkel reafirma responsabilidade do Holocausto

108
Angela Merkel, afirmou a "responsabilidade perpétua" do seu país face ao antissemitismo e a xenofobia, durante uma visita ao Memorial do Holocausto (Yad Vashem) em Jerusalém.
Museus

Síria. Peças encontradas durante a guerra em museu

A Direção-Geral das Antiguidades e dos Museus da Síria expôs na quarta-feira, numa exposição em Damasco, capital do país, centenas de peças encontradas em todo o território, desde o início da guerra.
Liberdade de Imprensa

Jornalista desaparecido em Istambul

A Arábia Saudita declarou esta quinta-feira que Jamal Khashoggi, jornalista saudita crítico do poder em Riade, desapareceu depois de ter saído do consulado do país em Istambul.
Irão

Irão considera EUA "regime fora da lei" 

O anúncio da saída do Tratado de Amizade, Relações Económicas e Direitos Consulares, que estabelecia relações económicas e direitos consulares entre Washington e Teerão, foi emitido por Mike Pompeo.
Turquia

Turquia. Renovada autorização para ações militares

A proposta, que todos os anos é submetida à votação para renovar a autorização anual que termina a 30 de outubro, foi aprovada com os votos de quatro dos cinco partidos representados no hemiciclo.
Estados Unidos da América

EUA anunciam fim de tratado de amizade com Irão

O anúncio da saída do Tratado de Amizade, Relações Económicas e Direitos Consulares foi feito pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.
Diplomacia

Irão saúda fim das sanções impostas pelos EUA

O Irão saudou como "uma vitória do Direito" a decisão do Tribunal Internacional de Justiça de ordenar aos Estados Unidos o fim das sanções que impedem o país de importar determinados bens essenciais.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan pede para agir face a aumento dos preços

O Presidente turco não especificou que medidas podem tomar os agentes contra os supermercados ou mercearias que sigam a tendência da alta dos preços, em grande medida relacionada com a queda da lira.
Turquia

Turquia. Parlamento Europeu anula ajudas de adesão

Os eurodeputados decidiram que os 70 milhões de euros que se destinavam à Turquia irão agora ser canalizados para programas direcionados para os países vizinhos, nomeadamente para ajuda humanitária.
Nações Unidas

Agência da ONU retira nove funcionários de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos afirmou que a retirada dos funcionários é temporária e foi decidida por razões de segurança, na sequência de "incidentes alarmantes".
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan quer ultrapassar "problemas" com a Europa

O Presidente turco sublinhou que a UE é o maior parceiro comercial da Turquia e acolhe 5 milhões de pessoas com raízes turcas. "Não podemos, de nenhuma forma, virar as costas a uma região assim".
Egito

Denunciou assédio e foi condenada a pena de prisão

Atriz e ativista egípcia publicou um vídeo no Facebook a denunciar episódio em que foi vítima de assédio sexual. Acabou condenada a dois anos de prisão por "notícias falsas" que prejudicam o Estado.
Síria

Cimeira de discussão sobre o futuro da Síria.

Alemanha, França, Rússia e Turquia estão a preparar para outubro uma cimeira para discutir o conflito na Síria, anunciou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel.
Israel

Israel acusa Irão de ter armazém nuclear secreto

O chefe da diplomacia iraniana Mohammad Javad Zarif rejeitou hoje as acusações do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre a existência de "um armazém nuclear secreto" no Irão.
Livros

Jornalista israelita que revela segredos da Mossad

O livro de Ronen Bergman sobre os serviços secretos israelitas é um raro exemplo em que uma longa investigação revela segredos com mais de 50 anos, enfrentando pressões políticas diretas e a censura.
Emmanuel Macron

Macron quer uma estratégia de longo prazo no Irão

"Devemos construir em conjunto uma estratégia de longo prazo para a gestão desta crise, que não pode reduzir-se a uma política de sanções e de confinamento" do Irão, disse Emmanuel Macron.
Relações Internacionais

Irão "pagará com o inferno" se prejudicar os EUA

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca disse na terça-feira que o Irão "pagará com o inferno" se aquele país prejudicar cidadãos norte-americanos, os Estados Unidos ou os seus aliados.
Estados Unidos da América

EUA acusados de quererem derrubar regime iraniano

Nas Nações Unidas, Hassan Rohani considerou "absurda" a posição do Presidente norte-americano, Donald Trump, que tinha apelado, da mesma tribuna, para um "isolamento" do "regime iraniano corrupto".
Mundo

Rússia envia material de guerra para a Síria

O incidente com o avião russo na semana passada, cuja culpa Moscovo imputa a Israel, é o motivo da decisão de enviar para a Síria material bélico mais moderno e eficaz.
Síria

Rússia fornecerá mísseis ao Governo sírio

A Rússia anunciou hoje que fornecerá dentro de duas semanas um sistema com mísseis antiaéreos S-300 à Síria, para permitir que as forças do Governo sírio possam defender-se contra ataques aéreos como o lançado na semana passada por Israel.
Egito

Egito. 65 islamistas condenados a prisão perpétua

65 membros do grupo Irmandade Muçulmana foram condenados a prisão perpétua pelos ataques violentos em 2013 no sul do Egito contra instalações públicas.
Israel

Habitantes de aldeia beduína têm de sair das casas

As forças de segurança israelitas ordenaram aos habitantes da aldeia beduína de Jan al-Ahmar, no território palestiniano ocupado da Cisjordânia, que deixem a zona antes do mês de outubro.
Irão

Irão faz acusações indiretas aos separatistas

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, acusou separatistas árabes apoiados por um país "da margem sul do Golfo Pérsico" de estarem por detrás do atentado.
Diplomacia

Irão convoca diplomatas europeus após ataque

O Irão convocou diplomatas da Dinamarca, Grã-Bretanha e a Holanda porque, segundo Teerão, estes países abrigam membros dos grupos terroristas que reivindicaram o atentado numa parada militar.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque no Irão

O movimento radical Estado Islâmico reivindicou o ataque a uma parada militar no sudoeste do Irão que, de acordo com último balanço causou a morte de 24 pessoas e feriu 53.
Iraque

“O Estado Islâmico queria eliminar o Cristianismo"

635
Cerca de 150 mil cristãos foram forçados a fugir do Estado Islâmico no Iraque. Agora, voltaram e estão a reconstruir as comunidades. Apesar de perseguidos durante séculos, mantêm uma fé inabalável.
Irão

Irão vai continuar a reforçar a defesa

O Presidente iraniano afirmou que o país vai continuar a aumentar as suas capacidades defensivas, declarando ainda que os mísseis que está a desenvolver preocupam os ocidentais.
Irão

Ataque durante desfile militar no Irão faz mortos

Homens armadas atacaram hoje um desfile militar na cidade iraniana de de Ahvaz (oeste), matando e ferindo um número indeterminado de pessoas, noticiou a televisão estatal iraniana.
Egito

Egito. Filhos de Hosni Mubarak vão ser libertados

Um tribunal do Egito ordenou a libertação dos dois filhos do antigo Presidente Hosni Mubarak, que estão a ser julgados por "manipulação do mercado bolsista".
Síria

Hezbollah vai ficar na Síria "até nova ordem"

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime de Damasco, assegurou que a sua organização se vai manter na Síria "até nova ordem".
Rússia

"Uso de armas químicas na Síria foi encenado" /premium

174
Em entrevista ao Observador, Hilarion, número dois da hierarquia ortodoxa, diz que a Igreja não pode alinhar-se com o poder, mas "tem o direito de fazer uma avaliação positiva de alguns políticos".
Israel

Israel diz que vai continuar a agir contra o Irão

O primeiro-ministro israelita assegurou que o seu país vai continuar a agir contra a presença iraniana na Síria em guerra, onde um avião russo foi abatido acidentalmente durante um 'raide' israelita.
Rússia

Rússia culpa Israel por abate de avião militar

Um avião russo com 15 militares russos a bordo ter desaparecido na síria e Moscovo atirou as culpas a Israel — mas os disparos letais terão sido fogo amigo da Síria, que agiu por engano.
Irão

Irão. Saudação do acordo russo-turco para Idlib 

As autoridades de Damasco saudaram esta terça-feira o acordo russo-turco divulgado na véspera sobre a criação de uma “zona desmilitarizada” na província síria de Idleb.
Conflito na Síria

Síria. Putin e Erdogan criam zona desmilitarizada

Zona desmilitarizada acordada entre os presidentes da Rússia e da Turquia deve ser criada antes de 15 de outubro e vai separar as posições das forças governamentais e das milícias da oposição
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan anuncia reforço militar no Chipre

"Não vamos reduzir o número dos nossos soldados aí, mas pelo contrário, vamos aumentá-lo", declarou Erdogan aos jornalistas a bordo do avião no regresso de uma vista ao Azerbaijão.
Acordo Nuclear

Irão exige medidas para salvar acordo nuclear

Ali Akbar Salehi disse que as propostas europeias para manter o acordo após a saída norte-americana são "encorajadoras", mas "devem ser complementadas por medidas mais sólidas e concretas".
Ralis

Ott Tanak segue à frente no rali da Turquia

Ott Tanak é o novo líder do rali da Turquia, depois de Thierry Neuville e Sébastien Ogier terem sido afastados da competição por causa de despistes. No domingo, disputa-se o derradeiro dia do rali.
Ralis

Neuville lidera 2º dia do rali da Turquia

O belga Thierry Neuville, num Hyundai i20 WRC, chegou ao final do segundo dia do rali da Turquia na liderança, mas com apenas três décimos de segundo de vantagem.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)