Médio Oriente

Benjamin Netanyahu

Israel lança campanha de purificação feminina

283
O objetivo é fomentar o micvê, o banho pós-menstrual, após o qual as mulheres podem voltar a ter contacto com os maridos. O governo de Israel começou uma campanha para "tornar o ritual mais atrativo".
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Turquia

Turquia. Cidade com 12 mil anos vai ficar submersa

140
Hasankeyf foi edificada há 12 mil anos nas margens do Tigre. Apesar dos protestos e das organizações de defesa do património, a construção da barragem avançou. Cidade pode ficar submersa em breve.
Geopolítica

EUA emitem mandado de captura a petroleiro do Irão

Os EUA anunciaram que emitiram um mandado de captura do petroleiro iraniano arrestado em Gibraltar, um dia depois do território britânico ter autorizado o navio a deixar as suas águas territoriais.
Petróleo

Irão. Produção de petróleo cai 2% em julho

A produção do Irão caiu em julho, para 2,213 milhões de barris por dia, face ao mês anterior, o que corresponde a menos 47 mil barris diários que no mês de junho.
África do sul

África do Sul. Isenção de vistos para 4 países

O ministro do Interior anunciou que a medida foi tomada "unilateralmente" e contempla um total de sete países. O objetivo é incrementar o turismo para o país.
Irão

Petroleiro iraniano vai para o Mediterrâneo

Teerão diz que o navio mudou de pavilhão panamiano para iraniano. Navio foi arrestado em julho por transportar petróleo para a Síria. Destino final ainda é incerto.
Estados Unidos da América

EUA. Congressistas impedidas de entrar em Israel

331
Trump pediu publicamente que congressistas conhecidas por posições críticas de Israel fossem proibidas de lá entrar. Israel acedeu, mas acabou por permitir a Tlaib que vá visitar a avó — ela recusa.
Banca

Principal banco turco corta relações com Caracas

Decisão surge depois de a Venezuela ter descoberto que o banco turco era usado para "mobilizar dinheiro e importar produtos em liras turcas". Objetivo é ainda evitar sanções dos EUA.
Geopolítica

Gibraltar. EUA pedem arresto de petroleiro do Irão

O Departamento de Justiça norte-americano pediu a Gibraltar, ao abrigo da cooperação judiciária, para arrestar o petroleiro iraniano ali retido há um mês.
Crime

Cabeça encontrada em Leça. Suspeito em fuga detido

207
O homem de 32 anos e de nacionalidade paquistanesa estava em em fuga desde março deste ano — altura em que a cabeça da vítima foi encontrada, na praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos.
Arqueologia

Encontradas peças que provam história bíblica

752
Uma missão arqueológica em Jerusalém encontrou pontas de lanças, joias, cestos e lâmpadas da invasão feita pelo Império da Babilónia, de Nabucodonosor, durante o ano de 586 a.C.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Relações Internacionais

Chipre e comunidade turca de novo em diálogo

O Presidente do Chipre e o líder da comunidade turca vão tentar dar um novo impulso a um processo negocial bloqueado e destinado a terminar com a partilha da ilha, imposta desde 1974.
Síria

Síria. Recomeço dos combates lança pânico

Há uma semana, Damasco anunciou uma trégua na região depois de mais de três meses de bombardeamentos quase diários, juntamente com o seu aliado russo, que mataram mais de 790 civis.
Sismo

Turquia. Sismo de 6.0 atinge cidade de Bozkurt

Terramoto teve origem a cerca de oito quilómetros de profundidade. Há registo de vários feridos e duas casas colapsaram. O sismo também foi sentido noutras províncias.
Literatura

Israel recupera arquivos de Kafka 10 anos depois

Quando lutava contra a tuberculose, o escritor judeu checo Franz Kafka, autor de "O Processo" e "A Metamorfose", pediu ao seu amigo Max Brod para destruir todas as suas cartas e escritos.
Egito

Egipto. Acidente que matou 20 foi "ato terrorista"

Quatro carros colidiram no domingo à noite, seguido-se uma explosão. 20 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas. O ataque obrigou ainda à evacuação do principal hospital oncológico do país.
Conflito na Síria

Regime sírio volta a combater Idlib

O exército sírio vai retomar as operações militares contra a região de Idlib, dominada pelos 'jihadistas', quatro dias após o anúncio por Damasco de tréguas na região do noroeste.
Egito

Egito. 19 mortos em explosão depois de acidente

Há ainda registo de 30 feridos. Explosão aconteceu depois de um acidente rodoviário com quatro carros. O Instituto Nacional do Cancro, perto do local do acidente, teve de ser evacuado.
Turquia

Presidente turco anuncia nova intervenção militar

A Turquia vai lançar em breve mais uma operação no nordeste da Síria, anunciou este domingo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Síria

Conversações sobre Síria terminam sem avanços

Mesmo sem acordo para um cessar-fogo, os participantes destacam o progresso no processo de formação da comissão constitucional síria.
Universidade de Coimbra

Iraniano pedala 8.000 quilómetros até Coimbra

116
Sadegh Alizadeh, de 33 anos, pedalou durante 100 dias, passando por 14 países. Deixou a sua terra natal, Tabriz, a 24 de abril e, ao fim de cerca de 80 quilómetros por dia, chegou a Coimbra.
Universidades

Porto. Alojamento de luxo procurado por estudantes

Vários investidores privados olham para o alojamento de luxo como um mercado aliciante, devido à falta de oferta pública. Solução "é principalmente para estudantes internacionais".
Emirados Árabes Unidos

Princesa Haya pede proteção à justiça britânica 

A princesa também pediu para ser colocada sob proteção contra violência e reivindicou a custódia dos seus dois filhos. Haya fugiu porque o Emir suspeitava que tivesse um caso com o guarda-costas.
Animais

Turquia. Escamas de pangolim confiscadas 

Valor das escamas podia chegar aos 1,3 milhões de euros no mercado turco. Destino provável era a Ásia. O pangolim está em perigo e é o animal mais traficado do mundo.
Reino Unido

Golfo: Reino Unido envia mais um navio de guerra

114
Um segundo navio de guerra britânico chegou ao Golfo para garantir "a segurança" das embarcações britânicas que utilizam o estreito de Ormuz, anunciou o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Acordo Nuclear

Reunião em Viena para tentar salvar acordo nuclear

A comissão conjunta do acordo nuclear reúne-se para tentar salvar o compromisso alcançado em 2015 -- agora num contexto de tensão acrescida entre dois dos signatários, o Irão e o Reino Unido.
Mundo

Síria. Em três meses, mais de 400 mil deslocados

Em três meses de violência no noroeste da Síria já deslocou mais de 400 mil pessoas, em três meses. A província de Idlib, ocupada por 'jihadistas', é a mais afetada.
Israel

Israelita. Esquerda unida para fazer cair PM 

O conservador Benjamin Netanyahu falhou na formação de governo e apenas conseguiu eleger 35 deputados. Partidos de esquerda formam coligação com vista à formação do Campo Democrático.
Síria

90 crianças morreram só em junho na Síria

As organizações Save The Children e Red Hurras disseram que, após o regime de Bachar Al Asad iniciar uma ofensiva declarada na zona, morreram pelo menos 400 pessoas, das quais 90 eram crianças.
Turquia

Turquia ameaça EUA com nova ofensiva

Chefe da diplomacia turca manifestou-se descontente com a proposta dos EUA sobre a criação de uma "zona de segurança" no norte da Síria e ameaçou com uma nova ofensiva se não for alcançado um acordo.
Irão

Golfo Pérsico. Marinha "escolta" navio britânico

Cargueiro "BW Elm" é o primeiro navio do Reino Unido a navegar no Estreito de Ormuz depois de um petroleiro britânico ter sido apresado pelo Irão. Marinha de Guerra britânica acompanhou o trajeto.
Diplomacia

Missão em Ormuz? Nada resolve, diz embaixador

Morteza Jami diz que a situação já é delicada o suficiente e que missão nada vai resolver. Defende que apreensão de petroleiro iraniano em Gibraltar foi "pirataria estatal" e um pedido dos EUA.
Diplomacia

Embaixador do Irão desvaloriza questão dos vistos

Morteza Damanpak Jami não deu importância à suspensão de vistos iranianos em Portugal. Afirma que não está relacionada com a segurança da embaixada.
Irão

Irão anuncia reunião para salvar acordo de Viena

Os países que compõe o acordo de Viena vão reunir no domingo. Irão diz que os progressos para amenizar as sanções norte-americanas são até agora "insuficientes".
Irão

Irão descarrega petróleo em portos chineses

314
EUA afirmam que qualquer país que comprar petróleo ao Irão será punido. Mas desde janeiro, a China recebeu cerca de 12 milhões de toneladas de petróleo iraniano. Barris ainda aparecem na alfândega.
Reino Unido

Irão. Reino Unido quer proteção marítima europeia

142
Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já.
Palestina

Israel inicia demolição de casas palestinianas

167
Sur Baher acordou com centenas de soldados israelitas à porta. A vila palestiniana enfrenta uma série de demolições, depois de 7 anos numa batalha legal contra Israel, que não quer casas junto ao muro
Presidente Trump

Trump desmente Irão sobre os 17 agentes da CIA

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns já foram condenados à morte. Trump diz que relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". "Zero verdade", afirma.
Irão

Irão condena à morte alegados espiões da CIA

É o mais recente desenvolvimento na escalada de tensão entre Teerão e Washington. Governo iraniano diz ter desmantelado rede de 17 iranianos que trabalhavam para a agência norte-americana CIA.
Irão

Irão. Parlamento apoia captura de barco britânico

Os representantes políticos aprovaram a iniciativa da Guarda Revolucionária: "Os britânicos cometeram pirataria e nós respondemos", disse Ali Larijani, o presidente do parlamento
Irão

Irão ao Reino Unido: que não seja cúmplice dos EUA

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohamad Yavad Zarif, exigiu ao Reino Unido que deixe de ser "cúmplice" das sanções dos Estados Unidos contra o Irão.
Reino Unido

Reino Unido. Navios devem evitar estreito de Ormuz

O aviso foi feito pelo Governo britânico e surge depois de dois petroleiros terem sido apreendidos pela Guarda Revolucionária iraniana. Medida é de cariz provisório.
Irão

Irão "prova" que 'drone' não foi abatido pelos EUA

108
Depois de Donald Trump ter anunciado que os Estados Unidos abateram um drone iraniano, a potência do médio oriente apresentou um vídeo onde desmente o líder dos EUA.
Irão

Petroleiros britânicos apreendidos pelo Irão

149
A notícia é dada pela BBC, que cita os média locais. A apreensão deu-se perto do Estreito de Ormuz e os donos do barco afirmam que ele foi abordado "por pequenas embarcações não identificadas."
Reino Unido

Gibraltar prolonga arresto de petroleiro iraniano

O Irão tem exigido que a marinha britânica liberte o petroleiro que está detido em Gibraltar num clima de tensão por causa do acordo nuclear.
Donald Trump

Irão nega ataque dos EUA a drone

166
Donald Trump afirmou na quinta-feira que o USS Boxer abateu um drone iraniano para prevenir uma ameaça. Esta sexta-feira, o Governo iraniano nega o ataque e diz que o drone abatido deve ser dos EUA.
Acordo Nuclear

Rússia e França tentam salvar acordo nuclear

O acordo de 2015, concluído após vários anos de esforços diplomáticos, prevê uma limitação do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais contra o país.
Irão

Irão apreende petroleiro por contrabando 

Origem do navio é desconhecida, mas apreensão surge no meio de tensão entre Londres e Teerão. Irão fala em "embarcação estrangeira" que estava a fazer contrabando de petróleo.
Relações Internacionais

Casa Branca cancela venda de caças F-35 à Turquia

123
Cancelamento da venda surge devido à compra de mísseis russos S-400 por parte da Turquia. Washington continuará a cooperar com Ancara, garante um comunicado da Casa Branca.
Terrorismo

Iraque. Diplomata turco morto em ataque

Conflito entre turcos e curdos causam pelo menos mais três mortes, incluindo a de um diplomata turco, depois de um ataque a restaurante nesta quarta-feira, revelam oficiais de segurança.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Irão. Vistos suspensos após ataque a funcionário

O ataque a um funcionário da embaixada portuguesa em Teerão, em março, parece ter justificado as preocupações com a quebra de segurança, noticia o Público.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Suspensão de vistos deve-se a secção consular

312
Santos Silva emitiu um comunicado em que explicou a suspensão de vistos a iranianos. "As razões de segurança prendem-se com as condições de funcionamento da secção consular” em Teerão, disse.
Acordo Nuclear

Irão pede à Europa a adoção de medidas "eficazes"

O porta-voz dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Moussavi pede aos europeus que "demonstrem a sua vontade política e a sua capacidade" para permitir que o Irão "beneficie na prática" do acordo.
Acordo Nuclear

Acordo com Irão: fracasso será ameaça existencial

Jeremy Hunt deixou o aviso antes de se reunir esta segunda-feira com os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Bruxelas. A ideia é atenuar a crispação existente com o Irão-
Irão

Irão pronto a negociar se EUA levantarem sanções

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, diz que o país está pronto a negociar acordo nuclear com os Estados Unidos se e quando "pararem com as sanções e o assédio".
Benjamin Netanyahu

Israel ameaça Hezbollah com "resposta devastadora"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reagiu à entrevista de sexta-feira do líder do Hezbollah, Hassan Nasralla, que disse que o seu grupo é capaz de atacar qualquer ponto de Israel.
União Europeia

UE abre delegação diplomática no Kuwait

A União Europeia (UE) inaugurou uma delegação diplomática no Kuwait, a terceira na região do Golfo, reforçando sua prese-uma altura de intensa tensão no Oriente Médio.
Reino Unido

Navio do Irão retido poderia ir para a Síria 

Petroleiro iraniano Grace 1 foi retido a 4 de julho pelo Reino Unido, ao largo de Gibraltar, por suspeitas de violar as sanções da União Europeia contra o regime de Bashar al-Assad na Síria.
Hezbollah

Chefe do Hezbollah diz que Irão pode atacar Israel

129
O chefe do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, garantiu em entrevista que Irão pode atacar Israel se ocorrer um conflito com os EUA. Número dos combatentes mobilizados foi reduzido.
Irão

Reino Unido reforça presença militar no Golfo 

182
Um navio HMS Duncan, Type 45 Destroyer será enviado nos próximos dias para o Golfo Pérsico. Reforço militar surge depois de Teerão exigir a libertação do petroleiro apreendido pelos britânicos.
Irão

Cresce tensão no Estreito de Ormuz

329
Reino Unido diz que barcos iranianos tentaram deter petroleiro britânico depois de detido navio iraniano que levaria petróleo para a Síria. Foram impedidos por um navio de guerra britânico. Irão nega.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)