Médio Oriente
Futebol

"O Qatar deu-me tudo". Xavi, príncipe das Arábias

207
Em setembro disse que o sistema do Qatar "funciona melhor" do que o espanhol. Agora diz que o Qatar lhe "deu tudo". Como Xavi se tornou o novo príncipe das Arábias: e as críticas que isso lhe traz.
Israel

Israel: terceiro ato eleitoral consecutivo

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político. Netanyahu e Gantz voltaram a acusar-se mutuamente pelo bloqueio político que vivem desde abril.
Irão

EUA impõem novas sanções económicas contra o Irão

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções económicas contra o Irão no setor dos transportes como "um sinal para o mundo" da sua "campanha de pressão máxima" contra Teerão.
Israel

Israel: caminho aberto para novas eleições

Os deputados israelitas aprovaram um projeto-lei que abre caminho a novas eleições. Caso não haja acordo, sufrágio será a 2 de março de 2020. Este é o terceiro ato eleitoral em menos de um ano.
Síria

Síria. 20 mortos em ataques a última zona rebelde

Pelo menos 20 civis, incluindo oito crianças, morreram em ataques do exército sírio e do principal aliado, a Rússia, contra as populações da província de Idlib.
Irão

Irão. Mais de 7.000 detidos em protestos

A ONU recebeu informações "que sugerem que pelo menos 208 pessoas foram mortas, incluindo 13 mulheres e 12 crianças", embora outros dados recebidos dupliquem esse número de mortes.
Conflito Israelo-palestiniano

Livre e Israel: Viés ideológico às vezes corre mal /premium

Querem condenar, condenem, querem votar a favor, votem, querem troçar e mostrar perplexidade sobre a abstenção num voto destes, por favor façam-no. Só se pede que saibam porque é que o estão a fazer.
Irão

Russia suspende projeto de investigação com o Irão

Um projeto de investigação mantido entre a Rússia e o Irão é incompatível com a decisão de Teerão de retomar o enriquecimento de urânio. Por isso mesmo, aTVEL suspendeu a colaboração.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Já aconteceu no tempo da ditadura"

Enquanto Netanyahu e Pompeo se reúnem em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa recorda que esta não é a primeira vez que dois estados escolhem Portugal para discutir assuntos alheios ao país.
Irão

Irão. Aprovadas medidas para pacificar protestos

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial que propunha que pessoas que tenham morrido sem ter "qualquer papel" nos distúrbios sejam reconhecidos como "mártires".
Emirados Árabes Unidos

Treinador holandês deixa seleção dos Emirados

O treinador holandês Bert van Marwijk deixou o cargo de selecionador dos Emirados Árabes Unidos, após cerca de nove meses no cargo e dois dias depois da derrota da seleção dos Emirados Árabes Unidos.
António Costa

Costa reúne-se com Pompeo e Netanyahu, em separado

António Costa recebe esta quinta-feira Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, e Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano. Pompeo e Netanyahu chegaram esta quarta-feira a Lisboa.
Emmanuel Macron

Macron não vê consenso possível com Erdogan

Emmanuel Macron não está de acordo com o presidente turco em relação à condenação das milícias YPG e PYD como terroristas. O PKK já é considerado por várias nações como terrorista.
NATO

NATO. Aliados acordaram manter unidade

O secretário-geral da NATO afirmou que as divergências atraem sempre mais atenções, mas ainda assim houve decisões. Na cimeira falou-se da contribuição para a defesa, da ameaça russa e da Síria.
Estados Unidos da América

Netanyahu quer novas pressões sobre o Irão

O primeiro-ministro israelita reuniu-se esta quarta-feira com o secretário de estado norte-americano. Para Netanyahu o importante é contrariar a agressividade crescente no Irão.
Estados Unidos da América

Influência do Irão na reunião Pompeo-Netanyahu

O secretário de estado norte-americano disse aos jornalistas que esta foi uma reunião produtiva sobre a influência destabilizadora do Irão e a segurança em Israel, onde já morreram 200 pessoas.
NATO

Costa reconhece divergência entre Turquia e NATO

A Turquia, que pede a condenação da milícia curda PKK como organização terrorista, e o resto da organização estão em desacordo. Boris Johnson está do lado de Erdogan
Diplomacia

Netanyahu em Lisboa põe Costa em segundo plano

186
Em clima de pré-campanha, o primeiro-ministro de Israel reúne-se com Pompeo em Lisboa esta 4ª-feira. Netanyahu diz que "principal objetivo" é reunir com Pompeo e atira Costa para segundo plano.
Irão

Irão não fecha portas a negociação com os EUA

O Presidente iraniano disse que "assim que os Estados Unidos suspendam as sanções injustas, os chefes das nações 5+1 podem encontrar-se imediatamente", não havendo "barreiras do lado iraniano".
António Costa

Costa recebe Netanyahu na quinta-feira

António Costa vai receber o primeiro-ministro israelita na sua residência oficial, na quinta-feira. Mike Pompeo, secretário de Estado americano, também se vai reunir com Augusto Santos Silva.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu e Pompeo encontram-se esta 4.ª em Lisboa

O primeiro-ministro de Israel encontra-se esta quarta-feira com o secretário de Estado dos EUA em Lisboa. “Será uma visita não oficial”, revelou fonte da embaixada de Israel em Portugal.
Irão

Irão. Televisão estatal admite mortes

A televisão estatal iraniana admitiu esta terça-feira que as forças de segurança mataram manifestantes em várias cidades do país, atribuindo quatro categorias aos homicídios.
Irão

Pelo menos 208 mortos em manifestações no Irão

A Amnistia Internacional reviu em alta a anterior revisão de 143 mortes desde meados de novembro. Este novo cálculo tem "fontes credíveis" obtidas pela ONG junto das suas fontes.
Iraque

Iraque. Consulado do Irão incendiado pela 2.ª vez

Um grupo de pessoas não identificadas incendiou o consulado depois de, esta semana, manifestantes em protesto terem também tentado destruir aquele edifício, provocando mais de 30 feridos.
Grécia

Grécia pede apoio à NATO em disputa com a Turquia

O primeiro-ministro grego disse que vai solicitar a outros membros da NATO, durante a cimeira de Londres, que apoiem a Grécia a enfrentar a Turquia nas tentativas interferir na soberania do país.
Israel

Milhares de israelitas pedem demissão de Netanyahu

Milhares de israelitas manifestarem-se em Telavive pele segundo sábado consecutivo para exigir a demissão do primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, indiciado de corrupção.
Médio Oriente

Israel, o compasso e a esquerda Beluga

118
É difícil entender que Israel, que é único país naquela zona que tem um regime democrático seja considerado como “a direita” na zona. A esquerda será o Irão, a Arábia Saudita, a Turquia e o Qatar?
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan diz que Macron está em "morte cerebral"

O Presidente turco acusou o Presidente francês de estar "em estado de morte cerebral". Macron tinha usado a mesma expressão em relação à NATO após a ofensiva militar contra a milícia curda na Síria.
Teatro

"Perfil Perdido" estreia-se na Turquia

A peça de Marco Martins tem estreia no Festival de Teatro de Istambul e será exibido em Portugal apenas no final de 2020. O espetáculo é protagonizado por Beatriz Batarda e Romeu Rua.
Estados Unidos da América

Pompeo: Testes da Turquia são "inquietantes"

Mike Pompeo considerou "inquietante" que a Turquia tenha iniciado testes dos sistemas russos de defesa antiaérea, apesar dos apelos em sentido contrário e da ameaça de sanções.
Irão

Milhares manifestam-se em Teerão após tumultos

Milhares de iranianos manifestaram-se após a vaga de contestação e violência da semana passada. As autoridades referem-se à contestação como uma “conspiração” urdida a partir do estrangeiro.
Turquia

Turquia ignora EUA e testa sistema de defesa

A Turquia comprou mais de 100 dispositivos antiaéreos S-400 à Rússia. País arrisca sanções por parte dos Estados Unidos da América caso decida ativar a tecnologia. Ankara já disse que é para avançar.
Egito

Libertados quatro jornalistas egípcios

Quatro jornalistas do único meio de comunicação social independente do Egito foram detidos após publicação de um artigo polémico envolvendo o filho do Presidente. Foram entretanto libertados.
Conflito na Síria

Síria. Coligação internacional retoma operações

A coligação internacional que luta contra o Estado Islâmico na Síria, liderada pelos Estados Unidos, retomou as operações contra o grupo 'jihadista' na província de Deir al Zur, nordeste.
Israel

Netanyahu formalmente acusado de corrupção

Primeiro-ministro israelita em funções irá ser julgado pelos crimes de suborno, fraude e quebra de confiança. Informação foi confirmada pelo procurador-geral. Netanyahu fala em "tentativa de golpe".
Irão

UE exige "diálogo inclusivo" no Irão 

A porta-voz da diplomacia europeia, Maja Kocijancic, exigiu que as autoridades iranianas optem pelo "diálogo inclusivo" em vez do uso da violência nos protestos no país.
União Europeia

UE exige "diálogo inclusivo" no Irão

A União Europeia apelou ao diálogo inclusivo ao invés da violência que tem levado a mortes e vários feridos. No mesmo apelo, a UE defende o acesso e livre fluxo de informação na internet.
Turquia

Turquia. Ataque sírio provoca pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram na esta quarta-feira na sequência de um ataque sírio. As equipas de socorro estão a tentar resgatar as vítimas. O número de mortos pode ainda aumentar.
Israel

Benny Gantz incapaz de formar governo em Israel

Benny Gantz, rival do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, informou Presidente de que não é capaz de formar um governo de unidade. Israel mais perto de ir novamente a votos.
Israel

Israel. Gantz pode formar Governo até esta quarta

O Presidente israelita confiou a Benny Gantz um prazo de 28 dias que termina esta quarta-feira para formar governo. Gantz não conseguiu os 61 deputados necessários para uma maioria absoluta.
Irão

Irão. Mais de 100 manifestantes terão sido mortos

"Pelo menos 106 manifestantes foram mortos em 21 cidades", desde o inicio dos protestos, anunciou a Amnistia Internacional, adiantando que "o verdadeiro balanço pode ser bem mais elevado".
Conflito na Síria

Síria. "Erdoğan abriu as portas a jihadistas" /premium

168
Nazira Goreya é síria, cristã e defensora feroz da região autónoma do nordeste do país, controlada pelos curdos, agora sob ataque. "Enfrentamos as mesmas atrocidades que já enfrentámos com o Daesh."
Mundo

ONU. Posição dos EUA não muda ilegalidade

A ONU sublinhou a ilegalidade dos colonatos israelitas na Palestina e afirma que a mudança de posição dos Estados Unidos não muda esse facto perante os olhos da lei internacional.
Mundo

EUA vão retirar isenção a central nuclear iraniana

Mike Pompeo anunciou a retirada da isenção de sanções à central nuclear de Fordow afirmando que não existe razão legítima para o Irão retomar o enriquecimento de urânio.
Estados Unidos da América

EUA: colonatos na Cisjordânia não são ilegais

202
O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo secretário de Estado Mike Pompeo, revertendo assim uma política com 41 anos, que considerava os colonatos "inconsistentes com a lei internacional".
China

Documentos do governo chinês revelam repressão

Xi Jinping aconselhou recurso a "armas da ditadura democrática popular" para conter minoria muçulmana na região autónoma de Xinjiang. Fuga de informação inédita revela diretivas repressivas.
Mundo

Alemanha e França defendem manifestações no Irão

Alemanha e França dizem-se atentos à situação no Irão e apelaram ao governo iraniano "para que respeite a liberdade de reunião e de expressão". Estados Unidos tomaram uma posição semelhante.
Irão

Irão corta internet. Manifestantes bloqueiam ruas

209
O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os fortes protestos da população contra o aumento do preço da gasolina. Ayatollah Khamenei apelida os manifestantes de "hooligans"
Irão

Iranianos protestam contra aumentos da gasolina

Quarenta pessoas foram presas na cidade de Yazd, no centro do Irão, na sequência de confrontos com a polícia, durante manifestações contra o aumento dos preços da gasolina.
Irão

Protestos no Irão contra subida dos combustíveis

Vários protestos contra o aumento do preço da gasolina foram registados na noite de sexta-feira no Irão, informou a agência de notícias oficial Irna.
Conflito Israelo-palestiniano

Irão: Destruição de Israel não visa os judeus

"Não somos antissemitas. Judeus vivem na maior segurança no nosso país. Apenas apoiamos o povo palestiniano e a sua independência", declarou o supremo líder do Irão.
Israel

Israel investiga vítimas civis em ataque a Gaza

As forças israelitas bombardearam acidentalmente a casa da família Abou Malhous com intenção de atingir o patriarca, Rasmi Abou Malhous, alegado comandante de um grupo armado jihadista.
Jordânia

Parlamento felicita equipa de missão cirúrgica

A Assembleia da República saudou a equipa liderada pelo cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes pelo sucesso das intervenções, através dos dois votos.
Israel

Israel completou série de ataques a jihadistas

Depois do ataque a vários alvos da Jihad na Faixa de Gaza, Israel anunciou que manterá o cessar-fogo enquanto militantes islâmicos também o fizerem.
Canal do Suez

Canal do Suez tem 150 ano e é “essencial” ao Egito

Inaugurado a 17 de novembro de 1869, o canal que liga o Mediterrâneo ao mar Vermelho é hoje passagem de navios que podem ter até 240.000 toneladas e 66 pés de calado.
Turquia

"Capacetes Brancos". Mulher de fundador retida

As autoridades turcas impuseram a proibição de viajar à mulher de Le Mesurier, o ex-oficial do exército britânico que fundou os "Capacetes Brancos" da Síria e foi encontrado morto na segunda-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Islamitas atacam Israel após cessar-fogo

Os foguetes foram lançados horas depois de um cessar-fogo ter sido acordado entre Israel e o grupo palestiniano Jihad Islâmica para pôr fim ao mais violento confronto na fronteira em meses.
Faixa de Gaza

Cessar-fogo entre Israel e Jihad Islâmica

Este "acordo de cessar-fogo é resultado dos esforços do Egito", indicou um representante egípcio. Já segundo a Jihad Islâmica, o cessar-fogo baseou-se numa lista de exigências do grupo.
Faixa de Gaza

Ataques israelitas já causaram 22 mortos em Gaza

Bombardeamentos israelitas fizeram 4 mortos esta quarta-feira na Faixa de Gaza, fazendo subir para 22 o número de palestinianos mortos desde o início dos ataques na terça-feira.
Israel

Israel preparado para continuar a atacar Jihad

O primeiro-ministro avisou que Israel está preparado para continuar a atacar militantes da Jihad Islâmica. Os ataques aéreos israelitas mataram 18 palestinianos desde terça-feira.
Donald Trump

Trump recebe Erdogan após ofensiva na Síria

O encontro entre os dois chefes de Estado ocorre logo depois do encerramento de um novo capítulo de tensões entre Ancara e Washington, sendo o primeiro encontro após a ofensiva turca na Síria.
Israel

Israel e Palestina. UE apela a fim da escalada

"Tal como a UE tem vindo consistentemente a reiterar, apenas uma solução política pode por fim aos sucessivos ciclos de violência" na região, pode ler-se no comunicado da União Europeia.
Conflito na Síria

Turquia: EUA não cumpriram compromissos na Síria

Recep Tayyip Erdogan acusou os Estados Unidos de não respeitarem totalmente o compromisso de retirar as forças curdas do nordeste da Síria e diz que vai apresentar provas documentais a Trump.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ordena à população que se mantenha em casa

As forças armadas de Israel tomaram a medida de segurança na sequência dos ataques que se seguiram à morte de um comandante do grupo extremista palestiniano.
Faixa de Gaza

Gaza. Comandante de grupo extremista morto

"Um edifício na faixa de Gaza, onde o comandante da Jihad Islâmica Baha Abu al-Ata residia, foi atacado", anunciaram as autoridades israelitas. A morte já foi confirmada pelo grupo extremista.
Irão

ONU reconhece provas de programa nuclear iraniano

244
As Nações Unidas encontraram urânio produzido artificialmente no Irão e acreditam agora nas preocupações dos Estados Unidos. O Irão diz que o urânio está destinado a fins pacíficos.
Jordânia

Jordânia retoma terras cedidas a Israel há 25 anos

O rei da Jordânia anunciou este domingo a "soberania total" sobre duas zonas arrendadas a Israel, pondo fim a uma cedência de 25 anos estabelecida no acordo de paz de 1994.
Irão

Irão descobre novo campo de petróleo

456
O Presidente do Irão, Hassan Rouhani, anunciou este sábado a descoberta de um novo campo de petróleo, no sul do país, com capacidade para mais de 50 mil milhões de barris.
Turquia

Turquia deporta membros estrangeiros do Daesh

O governante turco não especificou quais as nacionalidades abrangidas, mas confirmou que se refere aos mais de 1.150 membros do Estado Islâmico que ainda estão detidos em prisões turcas.
Irão

Sismo no Irão causou cinco mortos e 300 feridos

O Irão registou na madrugada desta sexta-feira um sismo de magnitude 5,9 que se traduziu em cinco mortos e 300 feridos. O sismo foi seguido de 40 réplicas de menor intensidade.
NATO

NATO. Merkel discorda de visão "radical" de Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que a NATO está em "morte cerebral". A chanceler alemã, Angela Merkel, diz discordar desta visão "radical".
Petróleo

EAU querem investir no petróleo angolano

Os Emirados Árabes Unidos estão a estudar várias oportunidades e investimentos, nomeadamente nos campos petrolíferos e de gás angolanos.
Irão

Irão inicia enriquecimento de urânio

"Nos primeiros minutos do dia procedeu-se à injeção de gás [de urânio nas cadeias de centrifugadoras e ao início] da produção e recolha de urânio enriquecido", anunciou a organização iraniana.
Estado Islâmico

Turquia captura a mulher do ex-líder do EI

"Quanto a nós, detivemos a mulher dele. Digo isso esta quarta-feira pela primeira vez, mas não nos gabamos", disse o Presidente turco, referindo-se à mulher do líder do grupo do Estado Islâmico.
FIFA

FIFA quer Iraque a jogar em terreno neutro

A Federação Internacional de Futebol aponta razões relacionadas com a segurança face às manifestações que se têm concretizado no país e que resultaram já em dezenas de mortos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo deve ir ao Egito para Fórum da Juventude

Realiza-se em dezembro, em Sharm el-Sheikh, o Fórum Internacional da Juventude. O Presidente da República diz que já teve de recusar o convite por duas vezes e que este ano pensa ir.
Egito

Ópera sobre Tutankhamon na abertura do novo museu

A ópera foi escrita por Zahi Hawass em colaboração com Francesco Santocono e a música composta pelo italiano Lino Zimbone. O Grande Museu Egípcio, no Cairo, deverá abrir portas em 2020.
Estado Islâmico

Turquia anuncia captura de irmã de Al-Baghdadi

A Turquia capturou esta segunda-feira a irmã mais velha do líder do grupo extremista Estado Islâmico, morto em 26 de outubro, que é suspeita de pertencer ao grupo jihadista.
Estados Unidos da América

"Ataram-me, vendaram-me e apontaram-me uma arma" /premium

John Limbert é um dos 52 americanos que estiveram 444 dias sequestrados na Embaixada dos EUA em Teerão. 40 anos depois, recorda tudo sem rancor. "É bom poder olhar para trás", diz ao Observador.
Acordo Nuclear

Irão anuncia novas violações do acordo nuclear

Irão volta a violar o acordo nuclear assinado em 2015 pelas grandes potências do mundo, reduzindo ainda mais o prazo estimado pelos especialistas para Teerão construir uma arma nuclear.
Teatro

"Perfil Perdido" estreia-se em Istambul

A peça de Marco Martins está a ser trabalhada há um ano, engloba literatura, dança, performance e ilusionismo e foi baseada em obras de autores como Shakespeare, Sófocles, Franz Kafka ou Sophie Calle.
Irão

Irão: "Morte à América, Morte a Israel"

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se no início da manhã desta segunda-feira em frente à antiga embaixada nos Estados Unidos para um protesto antiamericano.
Volkswagen

Sindicatos alemães querem tirar a Turquia da Síria

145
Os turcos podem ver esfumar-se um dos maiores projectos de investimento dos últimos tempos, pois o sindicato alemão da metalomecânica está decidido a bloquear a nova fábrica da Volkswagen na Turquia.
Hezbollah

Hezbollah acusa Twitter de "pressão política"

O canal de televisão do movimento xiita libanês Hezbollah acusou Twitter de ter suspendido "a maioria" das suas contas. A rede social parece ter "cedido às pressões políticas", considerou.
Terrorismo

Turquia diz que não é hotel para terroristas 

Depois de esta semana a Holanda ter retirado a cidadania a uma mulher de um membro do EI detida na Turquia, país pediu aos Estados europeus que se responsabilizem pelos seus terroristas.
Mundo

Erdogan rejeita acusações de genocidio a arménios

Os Estados Unidos consideraram esta quarta-feira como genocídio as mortes de arménios por parte do Império Otomano, I Guerra Mundial. Erdogan já reagiu e considera a tomada de posição "sem valor".
País

Mecenato facilita acesso a Arquivo da Inquisição

214
É um protocolo de cooperação assinado entre Portugal e o embaixador de Israel em Lisboa, que permite digitalizar e recuperar aquivos históricos sobre o judaísmo e os chamados "Arquivos da Inquisição".
Estados Unidos da América

Estados Unidos condenam massacre turco a arménios

A Câmara dos Representantes dos EUA reconheceu o mais de um milhão de arménios mortos pelo Império Otomano, durante a I Guerra Mundial, como um massacre. A Turquia já reagiu.
Estado Islâmico

Espião curdo roubou roupa interior de al-Baghdadi 

223
O espião, que conseguiu entrar no círculo interno do líder do Estado Islâmico, terá roubado as cuecas de al-Baghdadi para permitir a sua identificação, através de um teste de ADN.
Estado Islâmico

Líderes dividem-se na reação a morte de Baghdadi

França e Reino Unido saúdam o anúncio de Trump mas dizem que a luta ainda não acabou. Rússia duvida da notícia e Irão diz: "Simplesmente mataram a vossa criatura".
Viral

"Zombie" Jolie culpa seguidores nas redes sociais

Sahar Tabar foi presa por blasfémia no início de outubro e, agora, falou em entrevista a um canal televisivo iraniano. Afirmou não querer ser igual a Angelina Jolie mas sim a personagem de Tim Burton.
Turquia

Erdogan ameaça capturar "terroristas" na fronteira

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaça "capturar os terroristas" junto à fronteira com a Síria se a milícias curdo-sírias não saírem da zona no prazo do acordo entre Ancara e Moscovo.
NATO

NATO: Turquia isolada na discussão sobre a Síria

Aliados tentaram fazer ver à Turquia que a intervenção na Síria "não está a contribuir para a estabilidade do país" nem para "o combate contra o terrorismo", adiantou o ministro João Gomes Cravinho.
Turquia

Turquia deportou refugiados sírios 

A Amnistia Internacional denunciou que a Turquia deportou à força centenas de refugiados sírios. A Turquia afirma que um total de 315.000 pessoas partiram para a Síria de forma totalmente voluntária.
Judo

Judo. Catarina Costa conquista bronze em Abu Dhabi

Catarina Costa, judoca portuguesa, conquistou a medalha de bronze na categoria de -48kg no Grand Slam de Abu Dhabi. Catarina Costa tinha já arrecadado o Grand Slam de Brasília.
Síria

EUA criticam ofensiva turca na Síria

Mark Esper, secretário da Defesa dos Estados Unidos censurou a ofensiva da Turquia na Síria, acrescentando que aquele país está a seguir "por um caminho errado" ao aproximar-se da Rússia.
Mundo

Israel. Benny Gantz encarregado de formar governo

O mais longo impasse político da história de Israel vai chegar ao fim. Benny Gantz vai tentar formar um governo de união liberal, mas em caso de falhanço Israel deverá convocar novas eleições.
Síria

Pelo menos 100 'jihadistas' escaparam de prisões

É uma das repercussões da ofensiva turca na Síria e foi divulgada esta quarta-feira por James-Jeffrey, enviado especial de Trump na Síria. A ofensiva vai parar agora que os curdos acordaram retirar.
Egito

Chuva no Cairo mata sete pessoas

As fortes chuvadas de terça-feira mataram pelo menos três crianças e quatro adultos no Cairo. As cheias forçaram o fecho da maioria das escolas e das universidades.
Conflito na Síria

NATO pede solução para conflito na Síria

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu esta quarta-feira numa conferência de imprensa, em Bruxelas, que "é importante garantir a derrota dos extremistas"
Donald Trump

Trump levanta sanções à Turquia após cessar-fogo 

Numa conferência de imprensa feita a partir da Casa Branca, o Presidente dos EUA falou do "grande sucesso" das negociações e reforça que Estado Islâmico continua "100% derrotado"
Síria

Curdos nas zonas turcas da Síria "neutralizados"

Forças de Ancara dizem que vão "neutralizar" combatentes curdos que entrem nas zonas controladas pela Turquia. Acordo com a Rússia mantém-se de pé até haver uma solução para a Síria.
Conflito na Síria

Ofensiva turca já deslocou 180 mil pessoas

A ofensiva turca ordenada por Erdogan aquando do anúncio da retirada das tropas americanas já fez com que 180 mil pessoas se retirassem no nordeste da Síria.
Conflito na Síria

Russia e Síria partilham nordeste sírio

Erdogan e Putin chegaram a um "acordo histórico". As forças curdas têm 150 horas para recuar as suas linhas cerca de 30 quilómetros. As fortificações serão depois destruídas por patrulhas.
Conflito na Síria

Curdos cumprem totalmente as tréguas

Mike Pence e Mike Pompeo, vice-presidente e secretário de estado respetivamente, reuniram-se com o presidente turco para negociar umas tréguas na ofensiva aos curdos.
Mundo

Etiópia admite guerra com o Egito por barragem

O primeiro-ministro etíope fez a primeira aparição pública desde que ganhou o prémio da paz. Em declarações sobre a Grande Barragem do Renascimento Etíope, admitiu guerra caso o Egito recorra à força.
Síria

Ofensiva turca faz mais de 7 mil refugiados sírios

A maioria destas pessoas encontra-se neste momento no campo de refugiados de Bardarash, a cerca de 140 quilómetros a leste da fronteira sírio-iraquiana.
Síria

Síria: Putin e Erdogan iniciam negociações

"A situação na região é muito tensa. Todos o entendemos. Creio que o nosso encontro de hoje e as nossas consultas são necessárias", disse Putin ao receber o Presidente da Turquia.
Síria

Termina esta terça-feira cessar-fogo na Síria 

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos para permitir às milícias curdas a saída do nordeste da Síria termina esta terça-feira.
Conflito na Síria

MSF prestam cuidados médicos a refugiados sírios

Os Médicos Sem Fronteiras estão desde sábado a prestar cuidados aos refugiados sírios que fogem para o Iraque, resultado da ofensiva turca sobre os curdos no Norte da Síria.
Síria

Síria. EUA podem deixar efetivos no terreno

Apesar da decisão de Donald Trump, os EUA poderão deixar alguns efetivos no norte da Síria para protegerem poços petrolíferos e combater um possível ressurgimento do Estado Islâmico.
Israel

Netanyahu não consegue formar Governo em Israel

Líder do Likud anunciou ao Presidente israelita que não consegue formar Governo e que dá a vez ao rival político, Benny Gantz, líder da coligação Azul e Branca. "É isto que o povo quer", afirmou.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Conflito na Síria

Comboio humanitário abandona cidade sitiada

Um comboio que transportava feridos e combatentes das Forças Democráticas da Síria, dominada pelos curdos, deixou a cidade sitiada de Ras al-Ain, no norte da Síria.
Conflito na Síria

EUA desloca tropas da Síria para Iraque

O secretário da Defesa disse que as tropas norte-americanas vão para o oeste do Iraque quando saírem da Síria. Estados Unidos vão continuar a realizar operações contra o Estado Islâmico.
Conflito na Síria

Boris Johnson fala com Erdogan sobre a Síria

O primeiro-ministro britânico e o Presidente turco querem marcar uma reunião com os líderes de França e da Alemanha para discutir a operação militar da Turquia na Síria.
Conflito na Síria

Tropas curdas abandonaram região de Ras al-Ain

As Forças Democráticas da Síria, dominadas por combatentes curdos, retiraram-se da cidade Ras al-Ain, no norte da Síria, sitiada por forças turcas e auxiliares sírios.
Síria

Trump está a fazer o que a esquerda sempre quis /premium

211
Para a Europa, só há uma coisa pior do que o intervencionismo americano: o isolacionismo dos Estados Unidos. A verdade é cruel: sem os EUA, a Europa não serve para muito no Médio Oriente ou no Golfo.
Médio Oriente

Os curdos, Trump e a traição ocidental /premium

257
É triste ver o ditador turco calar a Europa, ameaçando lançar-lhe mais três milhões de refugiados em cima. Se o Ocidente está assim, então o melhor é mesmo não começar nada, e não enganar mais ninguém
DocLisboa

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Turquia

Turquia suspende temporariamente ofensiva na Síria

384
O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. Operações suspensas por 120 horas para facilitar "retirada ordenada" das tropas lideradas pelos curdos da fronteira turca.
Parlamento Europeu

Turquia. Sassoli "muito zangado" e pede sanções 

David Sassoli disse estar "muito zangado" com a intervenção militar turca no nordeste da Síria e pediu aos líderes da União Europeia "sanções severas" contra a Turquia.
Conflito na Síria

Síria. Assad promete enfrentar ofensiva turca

Denunciando a "agressão criminosa" da Turquia, o Presidente sírio prometeu esta quinta-feira dar resposta à ofensiva turca "por todos os meios legítimos".
Síria

Síria. Curdos exigem "corredor humanitário"

As autoridades curdas na Síria exigiram esta quinta-feira um "corredor humanitário" para retirar civis e "feridos" que se encontram cercados pelas força turcas na cidade de Ras al-Ayn.
Conflito na Síria

Turquia: Rússia prometeu retirar milícias curdas

"A Rússia prometeu que as Unidades de Proteção do Povo [YPG, as milícias curdas sírias] não estarão do outro lado da fronteira", referiu Mevlüt Çavusoglu o chefe da diplomacia turca.
Conflito na Síria

Ofensiva turca causa 300 mil civis deslocados

A operação turca foi iniciada depois de Trump ter anunciado a retirada das tropas americanas do terreno. Em oito dias fizeram-se 300 mil pessoas deslocadas que dormem em escolas ou a céu aberto.
Donald Trump

Erdogan mandou para o lixo carta de Trump

127
Donald Trump escreveu uma carta ao homólogo turco numa linguagem e tom que fizeram os jornalistas ligarem para a Casa Branca a questionar a autenticidade da carta. Erdogan mandou-a para o lixo.
Conflito na Síria

Erdogan reúne-se com Mike Pence e Mike Pompeo 

O vice-presidente norte-americano Mike Pence e o secretário de estado Mike Pompeo vão encontrar-se com o presidente turco para discutir a ofensiva sobre os curdos. Donald Trump não estará presente.
Egito

20 sarcófagos intactos encontrados no Egipto

1902
Os 20 caixões foram enterrados entre 1994 a.C. e 332 a.C.. Têm inscrições intactas e coloridas dos tempos faraónicos. É "uma das maiores e mais importantes descobertas dos últimos anos".
Donald Trump

Trump: PKK é "maior ameaça" que Estado Islâmico

344
"O PKK, que faz parte dos curdos, é provavelmente pior em termos de terrorismo e uma maior ameaça terrorista em muitos aspetos do que o [grupo jihadista Estado Islâmico] EI", declarou Donald Trump.
Acordo Nuclear

Irão diz que "esgotou a paciência" com a Europa

108
O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros diz que se esgotou a paciência do Irão com os países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015, por incumprimento dos compromissos.
Conflito na Síria

Síria. Erdogan exclui negociações com os Curdos

O presidente Recep Tayyip Erdogan respondeu aos países que condenam as ofensivas da Turquia em solo sírio dizendo que nunca na história da Turquia se sentaram à mesa com terroristas.
Futebol

UEFA investiga jogadores por "provocação política"

A UEFA vai levar a cabo uma investigação e correspondente inquérito disciplinar sobre "um potencial comportamento provocatório de natureza política" dos jogadores da seleção turca.
Síria

ONU discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne à porta fechada na quarta-feira para discutir ofensiva turca na Síria. A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.
Alemanha

Alemanha pede moderação após confrontos

Um protesto contra a ofensiva militar turca na Síria originou confrontos entre curdos e turcos na segunda-feira em Herne, no oeste da Alemanha. O governo alemão pediu moderação.
Síria

Tropas russas patrulham território sírio

109
A Rússia anunciou esta terça-feira que as suas tropas estão a patrulhar o território sírio após a saída dos EUA. Vídeos a circular na internet mostram um homem a andar na antiga base militar dos EUA.
Conflito na Síria

Reino Unido suspende venda de armas à Turquia

O ministro dos negócios estrangeiros do Reino Unido confirmou esta terça-feira ter suspendido o abastecimento de armas à Turquia, que poderiam ser utilizadas contra os curdos na Síria.
Síria

EUA retiram-se da Síria e impõem sanções à Turquia

O Presidente americano Donald Trump anunciou a aplicação de sanções à Turquia e que ele próprio se deslocaria ao país se Erdogan não interromper a invasão. Oposição americana quer repor as tropas.
Turquia

Trump vai emitir ordem de sanção à Turquia

613
Donald Trump ameaçou e cumpriu. O presidente norte-americano suspendeu as negociações comerciais com a Turquia e anunciou que "emitirá em breve" uma ordem para sancionar as autoridades turcas.
Acordo Nuclear

Irão disponível para renegociar acordo nuclear

O Presidente iraniano disse estar disponível para renegociar o acordo nuclear, desde que não contribua para a campanha presidencial de Donald Trump.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
Síria

UE condena ofensiva turca na Síria

Os chefes da diplomacia europeia alertam para a necessidade de esforços da comunidade internacional para parar esta ação militar unilateral, apelando ao cessar imediato por parte da Turquia.
União Europeia

Ministros da UE discutem ofensiva turca na Síria

Os ministros dos negócios estrangeiros discutem esta segunda-feira a ofensiva turca na Síria contra millícias curdas, em reunião no Luxemburgo.
Médio Oriente

Turquia: o elefante na sala

A atitude de Pôncio Pilatos de Donald Trump tem, pois, muito relevantes antecessores históricos. Ele é apenas mais um líder ocidental a trair os curdos, na boa tradição europeia.
Conflito na Síria

Curdos e governo aliam-se na fronteira com Turquia

363
Curdos chegam a acordo com governo sírio e enviam tropas para combater turcos na fronteira norte. Morreram 26 civis num só dia. Familiares de membros do EI fogem da prisão. EUA retiram-se.
Volkswagen

Turquia quer que ministros conduzam VW Passat

A VW decidiu construir uma nova fábrica na Turquia. O Presidente do país determinou que os elementos do seu Governo iriam passar a conduzir modelos da marca, especificamente os Passat, ali produzidos.
Síria

Síria. Mais de 130 mil deixam as suas casas

Cerca de 400.000 pessoas na área podem precisar de assistência e proteção nos próximos dias, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.
Conflito na Síria

Liga Árabe adota "medidas urgentes" contra Turquia

Estados árabes decidiram aplicar medidas de represália àquilo que consideram uma "agressão" da Turquia ao norte da Síria, a fim de atingir as milícias curdas.
Conflito na Síria

Ofensiva aos curdos. Pelo menos 9 civis executados

271
ONG síria garante que pelo menos nove civis curdos foram executados este sábado por milícias pró-turcas. Entre as vítimas estará o líder de um partido político.
Conflito na Síria

Curdos pedem aos EUA: assumam "responsabilidades"

166
Forças curdas na Síria, alvos de ataque por parte do Exército turco, deixaram apelo aos norte-americanos. Responsável dos Médicos Sem Fronteiras diz ao Observador que situação no terreno é "frágil".
Armamento

Alemanha. Embargo à venda de armas à Turquia

311
Berlim decidiu suspender venda de armas à Turquia por temer que possam ser usadas na ofensiva militar na Síria contra os curdos. Medida foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Irão

Irão promete "resposta adequada" a ataque

O Governo do Irão prometeu este sábado uma "resposta apropriada" aos autores do ataque contra o petroleiro iraniano no Mar vermelho, depois de concluídas as investigações sobre este caso.
Guerra

Forças turcas avançam na Síria

114
As forças turcas estão a avançar este sábado para controlar auto-estradas estratégicas no nordeste da Síria. Já é o quarto dia do ataque contra sírios curdos.
Conflito na Síria

Síria. Posto norte-americano atingido por turcos

Ancara assegurou que as suas forças estavam a responder ao fogo de combatentes curdos a cerca de 800 metros do posto avançado dos EUA.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan não vai parar operação militar na Síria

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou esta sexta-feira "ameaças" e diz que não vai parar com os ataques contra as milícias curdas no nordeste da Síria.
NATO

NATO preocupada com ofensiva turca na Síria

Jeans Stolberg, secretário-geral da NATO mostra preocupação "pelos riscos que [ofensiva] pode provocar na região e pela forma como afeta os civis”.
Conflito na Síria

Síria. EUA podem impor sanções à Turquia

O governo dos EUA estabeleceu linhas vermelhas, como o uso de armas de fogo contra civis, para impor sanções à Turquia. O regime de Erdoğan iniciou esta semana uma ofensiva contra a Síria.
Turquia

Conselho Europeu vai debater sanções à Turquia

Ofensiva turca contra as forças curdas na Síria vai ser um dos tópicos quentes do Conselho Europeu da próxima semana, disse o governo francês.
Irão

Explosão em petroleiro iraniano 

Petroleiro terá sido atingido por mísseis, a cerca de 96 km da costa saudita. incidente acontece depois de os EUA alegarem que o Irão atacou petroleiros perto do Estreito de Ormuz.
Noruega

Noruega suspende armamento para a Turquia

199
A Noruega "não vai aceitar novos pedidos de licenças de exportação de materiais de defesa e de materiais de múltiplos usos para a Turquia", disse a chefe da diplomacia norueguesa, Ine Eriksen Soreide.
Síria

A ofensiva turca segundo os que vivem na fronteira

A operação militar turca no nordeste da Síria já fez pelos menos 19 mortos. Os curdos acusam os EUA de falhar promessas de apoio. Os turcos que vivem na zona de fronteira querem ver "a zona limpa".
Irão

40 anos depois, Irão abre estádios a mulheres

1411
A abertura dos estádios a mulheres surge depois de uma jovem iraniana se ter suicidado, uma vez condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. Veja as imagens deste encontro histórico.
Rússia

Putin visita Arábia Saudita e Emirados

O Presidente russo visitará a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, nos dias 14 e 15 de outubro, para abordar questões como o conflito no Médio Oriente e a cooperação económica e comercial.
Síria

Ofensiva turca faz milhares de deslocados na Síria

Milhares terão abandonado as suas casas após a ofensiva turca. A ONG Save The Children chama a atenção para a possibilidade de "um desastre humanitário iminente". Marcelo garante que UE está atenta.
Síria

Erdogan anuncia a morte de 109 combatentes curdos

Presidente da Turquia afirmou que desde que começou a operação militar no nordeste da Síria as tropas turcas mataram 109 "terroristas" (combatentes curdo-sírios). Donald Trump deixa aviso.
A página está a demorar muito tempo.