Zé Pedro foi desafiado por Rolando Rebelo, autor do livro Aqui: Xutos & Pontapés, para escrever uma carta aos fãs. Escreveu na verdade duas. “Uma demasiado grande” e outra “à medida certa e à mão”, conta o autor do livro ao Observador.

O livro “Aqui: Xutos & Pontapés”, publicado em 2014, conta os bastidores da “maior banda de rock que Portugal conheceu e conhecerá”. Neste livro são publicados vários depoimentos de pessoas que lidaram direta ou indiretamente com os Xutos e também cartas de todos os elementos da banda dirigidas aos fãs, a pedido do autor, como forma de homenagear aqueles que os acompanham há décadas.

O autor, Rolando Rebelo, conta ao Observador como surgiu esta sua ideia e revela que o Zé Pedro escreveu duas cartas, foi o único: “Pedi a todos que escrevessem cartas dirigidas aos fãs, à mão, mas expliquei que tinha de ser curta, para caber numa folha A4, para ser digitalizada e colocada como fotografia no início do livro”.

Zé Pedro foi o único que escreveu duas cartas aos fãs: “Uma demasiado grande, com mais de duas páginas e a computador, e quando vi aquilo… ‘Zé tem de ser mais pequeno, muito mais pequeno, faz uma resumo disso que me mandaste'”. Foi aí que o Zé Pedro escreveu, “sob muito esforço” uma segunda carta, desta vez à mão, dirigida aos fãs, explica também o autor do livro em declarações ao Observador.

A carta na íntegra:

Aos nossos fãs agradeço porque:

São vocês que tomam os Xutos reais, e que nos fazem aguentar 35 anos de carreira neste Portugal que tanto amamos.

São vocês que nos aguentam em fases más, e são vocês que festejam connosco os triunfos que vamos conquistando.

Para todos um eterno obrigado,
porque vocês são realmente
os melhores fãs do mundo.

Zé Pedro
Xutos & Pontapés
2014

Carta do Zé Pedro aos fãs publicada, em exclusivo, no livro de Rolando Rebelo, “Aqui: Xutos e Pontapés”