A Fundação Jupiter Artland acolhe a partir de sábado “Gateway”, uma exposição a solo de Joana Vasconcelos, que está também a trabalhar numa piscina decorada com azulejos portugueses para ser inaugurada em julho na instituição cultural escocesa.

A exposição no interior da Bonnington House, uma mansão do século XVII nos arredores de Edimburgo, inclui Valquíria #3 (2004), uma das primeiras da série de peças de formas tentaculares, produzidas a partir de têxteis coloridos, bordados e outras aplicações, e Coração Independente Vermelho #3 (2008), obra icónica de Vasconcelos feita de talheres de plástico translúcidos que reproduz um Coração de Viana em tamanho grande.

No espaço da galeria da Jupiter Artland vai ser também apresentada uma seleção de obras da série ‘Rafael Bordalo Pinheiro’, composta por animais de cerâmica envoltos em rendas.

Nos jardins exteriores serão colocadas duas peças: Carmen Miranda (2008), da série ‘Sapato’, uma escultura de 2,7 metros de altura e 4,3 metros de comprimento feita de tachos e panelas de aço inoxidável em forma de sapato alto, adquirida em leilão em Londres pela Selfridges Art Collection em 2010 por 260 mil euros. A outra peça, produzida este ano, é “Tè Danzante”, uma adição à série de bules de chá de grande dimensão em ferro forjado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Jupiter Artland tem uma coleção de esculturas de artistas contemporâneos, a maioria criada especificamente para a propriedade de 40 hectares adquirida em 1999 por Robert e Nicky Wilson, e inicia este ano uma série de eventos para celebrar o 10.º aniversário.

O programa deste verão inclui uma nova instalação de Ollie Dook, que trabalha sobretudo com vídeo e som, e uma escultura permanente de Phyllida Barlow, ambas encomendadas para o amplo jardim.

Para marcar a exposição de Joana Vasconcelos, que vai estar aberta entre 12 de maio e 30 de setembro, a Fundação escocesa vai promover uma noite de fado no dia 20 de setembro, acompanhando a música com gastronomia portuguesa.

A artista portuguesa está, entretanto, a trabalhar numa obra original e permanente para a coleção da Jupiter Artland, que inclui trabalhos de, entre outros, Anish Kapoor, Antony Gormley, Cornelia Parker ou Helen Chadwick. Joana Vasconcelos idealizou uma piscina de nove metros de comprimento decorada por azulejos portugueses pintados à mão que poderá ser usada pelos visitantes e cuja inauguração está prevista para julho.