Manifestações
Saúde Pública

Amadora. Cordão humano em escola contra o amianto

Professores, funcionários e alunos estiveram à porta da escola a distribuir folhetos informativos sobre o amianto e máscaras para nariz e boca em sinal de protesto.
Eleições em Angola

Angola. Polícia investiga agressão a manifestantes

Vários polícias terão agredido vários manifestantes que impediam a circulação junto a um hospital em Luanda. Das 28 pessoas que protestavam, duas foram hospitalizados, incluindo uma grávida.
Angola

Polícia angolana dispersa manifestantes ativistas

Os cerca de 20 ativistas angolanos tentaram chegar à Assembleia Nacional, onde o Presidente angolano, João Lourenço, discursa sobre o Estado da nação. A polícia dispersou à froça os manifestantes.
Londres

Protesto de ecologistas termina em Londres

A polícia comunicou na segunda-feira que os ativistas que se manifestassem na capital britânica após as 20h00 horas seriam detidos. Ativistas abandonaram a praça central de Londres esta terça-feira.
Inglaterra

Ativistas radicais pelo clima pagos para protestar

1341
Londres encheu-se de manifestantes pró-clima e 1300 pessoas foram detidas. O Daily Mail revela que pelo menos 168 ativistas do Extinction Rebellion recebem dinheiro para estar nos protestos.
Hong Kong

Hong Kong. Protestos continuam com menos adesão

Os protestos em Hong Kong, na China, continuam a decorrer, mas agora com uma menor adesão face às manifestações não autorizadas, que foram realizadas nas últimas semanas.
Revolução

Cuidado com o “palhaço”

119
No fim Joker, rendido perante a aclamação pública, viu como pessoas cansadas de serem exploradas não querem lógica nem princípios; e que também não querem a liberdade que a democracia liberal oferece.
Equador

Equador. Manifestantes obrigam Presidente a fugir

Os confrontos no Equador intensificaram-se nas últimas horas. O palácio presidencial foi evacuado. População manifesta-se contra o fim dos subsídios que mantinham os preços dos combustíveis baixos.
Professores

Professores saem à rua em dia de reflexão

Os sindicatos esperam milhares de professores a descer a Avenida da Liberdade até ao Rossio (em Lisboa) numa manifestação sem discursos e que pretende ser uma celebração do dia Mundial do Professor.
Habitação e Urbanismo

Políticas de habitação juntam centenas em protesto

631
Manifestantes marcharam pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, em protesto contra os despejos das casas e bairros, sobretudo lisboetas, por investidores que pretendem lucrar com o imobiliário.
País

Mil manifestam-se em Setúbal contra dragagens

314
"O que me traz aqui é a preocupação com as gerações futuras. Tenho duas filhas. É pela geração delas que estou aqui hoje", disse uma das manifestantes. Vereador do PSD em Setúbal esteve presente.
Alterações Climáticas

Porto saiu à rua pelo clima e ganhou à campanha

226
Poucos metros separaram a marcha da greve climática global e uma arruada do PS na rua de Santa Catarina, no Porto. Quem os viu passar não tem dúvidas de que o clima ganhou às eleições.
Faixa de Gaza

Gaza. Um morto e 30 feridos em protestos

Um jovem de 20 anos morreu depois de ser baleado no peito. São 32 as pessoas com ferimentos causados por disparos, às quais se somam outros 31 feridos.
Ambiente

As imagens de um protesto que pôs o mundo na rua

425
Trinta localidades portuguesas juntaram-se aos protestos pelo clima. Além de Portugal, 170 países tiveram multidões na rua, com cartazes, gritos e ruas cortadas. Os eventos reuniram sobretudo jovens.
Alterações Climáticas

Clima. Greve geral e manifestações esta sexta

Alunos e professores podem esta sexta-feira trocar aulas por outras atividades planeadas em dezenas de municípios e participar nas manifestações da tarde. Em Lisboa, concentração é no Cais do Sodré.
Indonésia

Indonésia. Dois mortos durante manifestações

Estudantes protestam contra nova lei na Indonésia que, segundo os críticos, prejudica a agência anticorrupção do país. As duas mortes aconteceram aquando do disparo pelo polícia de gás lacrimogénio.
Indonésia

Indonésia. Polícia dispara gás lacrimogéneo 

Mais de 300 pessoas foram hospitalizadas devido a ferimentos em protestos contra nova lei que reduz a ação da Comissão de Erradicação da Corrupção indonésia.
Manifestações

Lisboa. Centenas contra exploração do lítio

583
Manifestantes de diferentes movimentos independentes protestaram em Lisboa contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em Portugal. "Não à Mina, Sim à Vida!", gritaram.
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas pedem por pressão dos EUA

Jovens líderes do movimento pró-democracia de Hong Kong pediram aos EUA para pressionarem Pequim, alegando possível imposição da China dos seus "valores comunistas" noutras partes do mundo.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe manifestação de domingo

Polícia de Hong Kong proibiu a manifestação convocada para domingo pela Frente Cívica de Direitos Humanos (FCDH), que tem liderado os grandes protestos pró-democracia na antiga colónia britânica.
Relações Internacionais

China contra encontro de manifestantes e Alemanha

Governo chinês declarou ao embaixador alemão em Pequim o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong.
Catalunha

Catalunha. Manifestação independentista na quarta

Manifestação visa comemorar Dia da Catalunha e os separatistas catalães vão tentar mostrar que continuam unidos. Ao todo, são 12 os independentistas que estão a ser julgados.
Venezuela

Venezuela condena manifestações em Hong Kong

Venezuela classificou protestos como "acontecimentos abertamente promovidos por interesses estrangeiros, com o objetivo de lesar a ordem interna, a segurança pública e a integridade territorial".
Hong Kong

Hong Kong. Aeroporto pede que poupem passageiros

O aeroporto pediu aos manifestantes que poupem os milhares de passageiros nas manifestações previstas para o fim de semana, lembrando que há uma ordem judicial que proíbe protestos na zona envolvente.
África do sul

Polícia dispersa manifestação de mulheres

Nas últimas semanas, têm vindo a público relatos de morte de várias mulheres. Manifestantes criaram movimento #AmINext" e querem declarar a violência de género como uma situação de emergência.
Hong Kong

Hong Kong. Petição quer relatório enviado à ONU

Movimento quer que relatório seja alvo de uma atualização, no qual conste já a situação que se vive em Hong Kong há três meses, marcados por mais de um milhar de detenções e violentos confrontos.
Manifestações

Milhares em manifestação não autorizada em Moscovo

"A Rússia será livre!", "Putin, ladrão!" ou "Liberdade para os presos políticos!" foram alguns dos "slogans" gritados. Manifestantes pediram eleições livres e libertação de ativistas.
Hong Kong

Hong Kong. Líderes ativistas foram libertados

Os ativistas políticos Joshua Wong e Agnes Chow foram libertados e prometeram continuar a luta pela democracia em Hong Kong, depois de serem detidos e acusados de incitamento a protesto.
Manifestações

Cerca de 700 manifestam-se em Lisboa pela Amazónia

1877
Segundo as autoridades "no pico da manifestação estiveram cerca de 700 pessoas". O BE marcou presença e relembrou que o governo não pode tratar o governo brasileiro como se fosse "igual aos outros".
Hong Kong

A noite mais dura de protestos em Hong Kong

"Cercados, sob ataque e enfrentando perigo de vida, seis polícias retiraram as suas pistolas" para "proteger a própria segurança e de outros polícias", diz comunicado da força policial.
Brasil

Amazónia. Milhares protestam no Rio de Janeiro

826
Caetano Veloso, Maria Gadú, Sónia Braga, Glenn Greenwald e o ex-ministro do Ambiente, Carlos Minc, foram algumas das personalidades presentes nas manifestações que gritavam "Bolsonero", no Rio.
Argentina

Milhares de argentinos contra regresso de Kirchner

109
Milhares de argentinos manifestaram-se a favor da continuidade do atual Presidente Mauricio Macri. A ex-Presidente Cristina Kirchner, com possibilidade de voltar ao poder, é aliada de Maduro.
Ambiente

Porto. Manifestantes apelam à defesa da Amazónia

259
O protesto, destinado a "denunciar as queimadas criminosas na Amazónia que estão a acontecer há mais de 15 dias e que se alastraram pelos países da América Latina", juntou algumas dezenas de pessoas.
Hong Kong

Hong Kong. Movimento forma cordão humano

Milhares de manifestantes formaram um cordão humano que serpenteou através de Hong Kong, exatamente 30 anos depois de países bálticos terem organizado fila de pessoas para recuperar independência.
Relações Internacionais

Cimeira G7. Polícias e protestantes preparam-se

Mais de 13 mil polícias ocupam os seus postos para receberem encontro entre Donald Trump, Emmanuel Macron, e os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, Japão, Canadá e Itália, em Biarritz.
Rússia

Rússia cria comissão para "ingerência estrangeira"

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental.
Hong Kong

Polícia e militares chineses perto de Hong Kong

140
Comunicado da polícia chinesa informou que mais de 12 mil polícias estão reunidos em Shenzhen, parte dos preparativos de segurança para o 70.º aniversário da República Popular da China a 1 de outubro.
Manifestações

Hong Kong. Tribunal proíbe protestos no aeroporto

Um tribunal de Hong Kong proibiu a presença de manifestantes no aeroporto. Mais 5 pessoas foram detidas em novo protesto, e Ministério com nota apenas de “casos pontuais” de portugueses afetados.
País

Coletes amarelos anunciam fim do movimento

813
O movimento dos coletes amarelos em Portugal anunciou o seu fim. Através de uma publicação no Facebook o porta-voz do movimento escreve que "se fez história".
Hong Kong

Hong Kong. Polícia abandona aeroporto

Manifestantes tentaram bloquear sem êxito as entradas na zona central do aeroporto. Polícia entrou no edifício e manifestantes já começaram a dispersar. Mais de 200 voos tinham sido cancelados.
Hong Kong

Voos retomados no aeroporto de Hong Kong

Os procedimentos de 'check-in' já estão a decorrer normalmente, enquanto os ecrãs de informação indicam que as chegadas e as partidas de voos estam a ser gradualmente retomadas.
Hong Kong

Hong Kong. Interesse nos vistos gold cresce

Consultora chinesa observou um pico em pesquisas recentes em Hong Kong, com um aumento de 260% em junho em relação ao ano anterior na procura aos vistos decorrentes de compra de imóveis.
Hong Kong

Hong Kong cancela voos no quarto dia de protestos

Os manifestantes deviam ter deixado o aeroporto no domingo à noite, mas não abandonaram o local onde estão há três dias. Desde junho que os cidadãos se manifestam contra a lei da extradição.
Manifestações

Protesto em Lisboa. "Racismo é crime, não opinião"

2025
Perto de quinhentas, segundo a organização, juntaram-se no Largo Camões, em Lisboa, contra os discursos de ódio e para lembrar que racismo não é opinião, e sim um crime.
Manifestações

50 pessoas protestam em defesa dos povos indígenas

477
50 pessoas concentraram-se na Praça Luís de Camões, em Lisboa, numa iniciativa em defesa dos territórios e dos povos indígenas, por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Hong Kong

Hong Kong. Manifestantes concentram-no aeroporto

Os manifestantes sentaram-se no chão no espaço de desembarque, no aeroporto de Hong Kong, enquanto seguram cartazes, em inglês e chinês, alertando os estrangeiros para o seu protesto.
Manifestações

Poupanças. Lesados do BES manifestam-se em Lisboa

Grupo de manifestantes caminharam a dizerem: "Fomos Roubados e enganados pelo BES. Não atiramos a toalha ao chão", "Novo Banco ladrão das nossas poupanças" e "Novo Banco paga o que deves".
Greve

Coletes amarelos marcam marcha lenta na ponte

4005
O Movimento Coletes Amarelos Portugal quer realizar marchas lentas na A1 e A2 no dia 12 pra "reforçar a greve dos camionistas".
Manifestações

Índia. Manifestante perseguido pela polícia morre

Um polícia disse que um jovem manifestante perseguido pela polícia "pulou para o rio Jhelum e morreu". Os factos ocorreram em Srinagar, na Caxemira.
Hong Kong

Hong Kong: a pior crise desde 1997, admite China

Um representante do governo chinês em Hong Kong afirmou que o Governo central está "muito preocupado" com os protestos que há dois meses abalam Hong Kong e que está a considerar tomar medidas.
Brasil

São Paulo. Manifestações contra ditadura militar

Várias centenas de pessoas reuniram-se em São Paulo para expressar a sua rejeição ao regime militar, responsável por 443 assassínios ou desaparecimentos.
Hong Kong

Hong Kong: 20 detidos e milhares nas ruas

Os confrontos com a polícia e as mais de 20 pessoas que foram detidas não assustaram os milhares de manifestantes pró-democracia que voltaram a desfilar este domingo nas ruas de Hong Kong.
Rússia

Oposição russa convoca nova manifestação não autor

Oposição russa convoca uma nova manifestação não autorizada em Moscovo, uma semana após os protestos na capital terem sido assinalados cerca de 1.400 pessoas.
Hong Kong

Hong Kong. Detido ativista pró-independência

Para além de Andy Chan foram detidos no norte do território mais sete pessoas sob acusações de posse de armas e posse ilegal de explosivos. Centenas de manifestantes protestaram em frente à esquadra.
Hong Kong

China diz que ocidente "atiça chamas" em Hong Kong

O conselheiro de Estado da China acusou os ocidentais de se reunirem com altos funcionários e líderes dos protestos. China "exige que parem imediatamente de interferir nos assuntos de Hong Kong".
Hong Kong

Hong Kong. Protesto causa caos no metro

Manifestantes interromperam serviços do metropolitano de Hong Kong, bloqueando as portas e impedindo a saída dos passageiros durante a hora de ponta, provocando o caos.
Reino Unido

Milhares protestam em Londres contra Boris Johnson

241
Milhares de pessoas protestaram contra a chegada de Boris Johnson à liderança do governo. Acusam o novo primeiro-ministro de ser "racista" e "mentiroso". Dia 20 de setembro voltam às ruas.
Manifestações

Manifestações param a cidade de San Juan

As manifestações pararam uma das principais avenidas da cidade, fecharam universidades e obrigaram a polícia a utilizar gás lacrimogéneo. A população pede a renúncia de Ricardo Rossello.
Greve

Greve. Técnicos de diagnóstico com 85% de adesão

148
Dirigentes de quatro sindicatos deslocaram-se à Assembleia da República para "avisar" os partidos políticos que vão continuar a lutar por condições mais justas de exercício da profissão.
Protestos

Porto Rico na rua contra chat machista do governo

Um "chat" com comentários machistas e homofóbicos entre o governador de Porto Rico e membros do governo levou milhares à rua. Exigem a demissão do executivo. O cantor Ricky Martin foi um dos visados.
Manifestações

Utentes dos transportes públicos manifestaram-se

Manifestantes exigiam mais investimento e melhorias nos transportes públicos. Foi ainda entregue um documento com propostas para a melhoria dos transportes públicos dirigido ao primeiro ministro.
França

Coletes amarelos custaram 0,1% do PIB francês

Os danos provocados pelo movimento dos coletes amarelos tiveram um custo económico direto de 0,1% de toda a riqueza produzida pelo país. O turismo foi um dos setores mais prejudicados.
França

CAN. Um morto nos festejos em França

Incidente aconteceu durante os festejos pelo apuramento da seleção da Argélia. Adepto perdeu o controlo do carro que conduzia e atropelou uma família. Mãe morreu e duas filhas estão em estado crítico.
Manifestações

Marcha lenta no IC2 pede "Obras já"

Protestantes pedem “Obras no IC2 Já” e “'Stop' aos acidentes, mortes, feridos e danos nas viaturas” na “estrada da vergonha”. A marcha lenta faz-se agora nos dois sentidos.
Hong Kong

Novo grande protesto a 21 de julho em Hong Kong

“Como as nossas cinco reivindicações não foram ainda atendidas, acreditamos que é muito importante que continuemos os protestos", declarou a porta-voz do movimento que tem liderado os protestos.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
Manifestações

Ciência'19 marcada por protestos e Brexit

Cerca de 40 investigadores em situação precária protestaram contra a falta de condições laborais e contra a "sombra" da saída do Reino Unido da UE, na abertura do encontro Ciência'19, em Lisboa.
Hong Kong

Hong Kong. Policia deteve 6 pessoas em protesto

Seis manifestantes foram detidos no domingo à noite em Hong Kong, um por se recusar a ser identificado e os restantes por "obstrução e agressão de um agente no exercício das suas funções".
Cabo Verde

Cabo Verde. PR não quer ignorar manifestações

459
O chefe de Estado cabo-verdiano comentava a manifestação do movimento cívico Sokols 2017 reuniu mais de 12 mil pessoas, em protesto contra o "bloqueio governamental" e a "má gestão camarária".
Sudão

Sudão. Sete mortos e 181 feridos em manifestações

Manifestações massivas ocorreram no domingo para exigir a transição para um governo civil, noticiou a agência oficial Suna, citando o Ministério da Saúde.
Hong Kong

Hong Kong. Milhares mostram apoio à polícia 

Milhares de pessoas manifestaram-se em Hong Kong em apoio à polícia, que enfrenta críticas pelo uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha contra as manifestações das últimas semanas.
Clima

Centenas de jovens cercam parlamento alemão

Cerca de 900 manifestantes formaram um cordão humano em redor de uma parte da sede do parlamento alemão, em Berlim, para exigirem aos deputados ações a favor do clima.
Autoridade Tributária

Trabalhadores da AT querem melhores carreiras

O objetivo do protesto, que decorre em dia de greve nacional dos trabalhadores da AT, é mostrar ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que não aceitam a desvalorização das suas carreiras.
Manifestações

Membro do governo agride ativista em Londres

1232
Pertencem à Greenpeace e invadiram esta quinta-feira um jantar em Londres. Uma das ativistas foi agredida e há quem peça a demissão do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.
Hong Kong

Hong Kong. Governo cancela lei da extradição 

A chefe do executivo de Hong Kong já tinha lamentado a situação, mas através de um porta-voz. Esta terça-feira deu a cara e anunciou que a lei não será aplicada no seu mandato.
Manifestações

Polícia francesa dispersa coletes amarelos

Eram cerca de mil os manifestantes que se preparavam para mais um dia de protestos do movimento dos coletes amarelos. A polícia francesa impediu os manifestantes de percorrer as ruas de Toulouse.
Manifestações

UE pede a Hong Kong que se evite violência 

A União Europeia pediu às autoridades de Hong Kong que evitem "violência e respostas que agravem a situação" das manifestações contra a proposta de lei da extradição.
Hong Kong

Hong Kong. 5 respostas para perceber os protestos /premium

Um milhão de pessoas protestaram em Hong Kong no domingo. Esta quarta-feira, bloquearam o acesso ao parlamento. Querem impedir a aprovação da lei da extradição. 5 respostas sobre o que está em causa.
Haiti

Haiti. Dois mortos em protestos contra presidente 

Milhares de haitianos acusam o Presidente Moise de corrupção política e pedem que se demita. Os protestos tornaram-se violentos e pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.
Haiti

Haiti. Sete mortos e 100 feridos em manifestações

Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas este domingo no Haiti em manifestações para exigir a demissão do Presidente Jovenel Moise.
Lisboa

Manifestantes repudiam presença de Moro em Lisboa

Os protestos ocorreram devido à presença do ministro da Justiça brasileiro nas Conferências do Estoril. Os manifestantes dizem que Moro representa um retrocesso na sociedade brasileira.
Bruxelas

Bruxelas. Coletes amarelos causam estragos

A polícia teve de intervir na Estação do Norte de Bruxelas, capital da Bélgica, para conter a manifestação, convocada há algumas semanas através das redes sociais. Vários manifestantes foram detidos.
Manifestações

Guiné-Bissau. Partidos na rua pedem PM

É o terceiro protesto dos partidos que detêm 54 dos 102 deputados do Parlamento. Em causa está atraso do Presidente em nomear um primeiro-ministro para liderar o governo.
Bombeiros

Bombeiros em protesto pedem pré-reforma aos 55

Os bombeiros vão entregar um memorando ao presidente da Assembleia da República. Reclamam por uma pré-reforma aos 55 anos e acusam o Governo de só se lembrar dos profissionais nos incêndios.
Albânia

Albânia. Manifestações anti-governo continuam 

A oposição acusa os responsáveis oficiais de corrupção e fraude eleitoral. Exige um governo de transição e eleições antecipadas. Confrontos entre polícia e manifestantes fizeram vários feridos.
Índia

Índia. Protestos na rua contra violador de criança

O homem de 20 anos terá atacado uma menina na casa de banho de uma escola. O diretor do estabelecimento de ensino está também a ser acusado de proteger o agressor. A criança já está fora de perigo.
Frente Comum

Frente Comum. Manifestação terá "muitos milhares"

213
Ana Avoila considera a postura do Governo no caso "inqualificável". Os manifestantes deslocam-se rumo à residência do primeiro-ministro e exigem uma reunião para discutir os aumentos salariais.
Venezuela

Manhã tranquila em Caracas com aparato militar

O apelo do autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, para que os venezuelanos fossem para a rua não teve grande expressão de manhã. Regime de Maduro colocou aparato militar visível.
França

França. Violência dos coletes amarelos é "extrema"

Patrice Ribeiro, lusodescendente que é secretário-geral de um dos maiores sindicatos de polícia, fala daquilo que a forças de segurança gaulesas têm enfrentado todos os fins-de-semana
Venezuela

Guaidó pede manifestação pacífica no sábado

O autoproclamado Presidente da Venezuela apelou através do Twitter à mobilização pacífica do povo venezuelano: devem protestar no sábado diante das bases militares do país.
Clima

Quem são os ativistas que interromperam Costa? /premium

280
Em Portugal, atacaram no PS, CMTV e EDP. Em Londres, bloquearam estradas e pontes. Recusam ligações a partidos, mas têm os vídeos no jornal do BE e pessoas em comum. Dizem que querem salvar o planeta.
Manifestações

Londres: 700 detidos em protestos pelo clima

Os protestos conhecidos como "Rebelião contra a Extinção" começaram na segunda-feira e paralisaram, em alguns momentos, zonas de Londres, como a Ponte de Waterloo, Oxford Circus e outros locais.
Manifestações

Sudão. Oposição e militares reúnem-se

Movimentos políticos pela saída de Omar al-Bashir encontraram-se pela primeira vez com militares desde que estes tomaram o poder. Organizações apelaram a uma transição civil.
Manifestações

Milhares de pessoas protestaram na Sérvia

Números oficiais falam em 7.500 pessoas nas ruas de Belgrado. Presidente é acusado de tentar controlar todo o poder e de silenciar os críticos.
Legislação Laboral

CGTP espera milhares de manifestantes em Lisboa

A confederação sindical acredita que o protesto desta quinta-feira, que contesta a legislação laboral que está a ser preparada, encherá o largo junto à Assembleia da República.
Brasil

Brasil: manifestação contra a ditadura

557
"Ditadura nunca mais" foi um dos gritos ouvidos em Brasília, palco de uma manifestação que juntou cerca de 400 pessoas. Em causa a intenção de Bolsonaro de celebrar os 55 anos da ditadura militar.
Argélia

Milhares de argelinos protestam contra Presidente

As palavras de ordem indicam que as manifestações não vão parar "até que caia o regime", sendo que os manifestantes também se mostram contra o chefe do Exército.
Manifestações

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Frente à Assembleia da República, os jovens trabalhadores da CGTP aprovaram uma resolução na qual prometem marcar presença na manifestação nacional da intersindical agendada para dia 11 de abril.
Lisboa

Jovens protestam contra precariedade laboral 

Em causa está a proposta de alteração à legislação laboral que "agrava a precariedade, que aumenta o período experimental de três para seis meses, que generaliza os contratos de muita curta duração".
França

"Coletes". Governo satisfeito por evitar excessos

O governo francês congratulou-se por ter conseguido evitar "excessos" no 19.º dia de protestos dos "coletes amarelos", em Paris, ao contrário do que aconteceu há uma semana.
Professores

Professores ameaçam com greve às avaliações

1098
Mário Nogueira ameaçou com uma greve às avaliações caso, em Parlamento, os professores não recuperem a totalidade dos anos de serviço congelados. Manifestação terminou no Terreiro do Paço.
Protestos

Coletes amarelos proibidos nos Campos Elísios

Será ainda proibido transportar armas, lançar fogo de artifício, usar substâncias perigosas, ou conduzir na área. A multa por usar o carro na zona dos Campos Elísios aumentou de 38 para 135 euros.
Chile

Bolsonaro minimiza manifestações no Chile

Nos 3 dias de visita ao Chile estão previstas uma série de manifestações contra Bolsonaro por parte de partidos políticos de esquerda e de organizações sociais. Bolsonaro diz que não é "unânime".
Manifestações

Uma centena contra discriminação em Lisboa

430
Cerca de uma centena de pessoas concentraram-se em Lisboa para assinalar o Dia Nacional e Internacional Contra a Discriminação Racial
Educação

Alunos exigem melhores condições nas escolas

Os alunos de várias escolas da região de Lisboa estão a manifestar-se desde as 10h30, em direção à residência oficial do primeiro-ministro para pedirem melhores condições de ensino e obras nas escolas
Autarquias

Trabalhadores da administração local em protesto

Cerca de mil trabalhadores da administração local iniciaram uma marcha em Lisboa por melhores condições. Os trabalhadores exigem que a AR aprove "um suplemento de insalubridade, penosidade e risco".
Paris

Coletes amarelos: 11 feridos e 100 detidos

1999
Paris volta a arder no início do seu 18.º fim de semana de manifestações contra Emmanuel Macron. O histórico restaurante de luxo Fouquet's foi pilhado e incendiado.
Lisboa

Milhares de estudantes gritam "Não há planeta B"

4310
Em Lisboa, os estudantes estão desde as 11h em protesto até à Assembleia da República. Ao todo, são mais de 20 cidades portuguesas onda a manifestação em defesa do clima se realiza.
Manifestações

Pedreiras. Trabalhadores exigem reforma antecipada

Cerca de 70 trabalhadores e dirigentes sindicais participaram esta manhã, em Lisboa, numa marcha de protesto, reivindicando a publicação da portaria que permite a reforma antecipada sem penalização.
PSP

Polícias protestam em Lisboa

Os agentes da PSP exigem a recuperação dos 12 anos em que as carreiras estiveram congeladas, um regime de aposentação e pré-aposentação adequado à profissão policial e o subsídio de risco.
Polícia

Uso de uniforme em manifestação considerado ilegal

O uso de uniforme na manifestação convocada por vários sindicatos da PSP, que acontece já esta quarta-feira, foi considerado ilegal pelo Tribunal Administrativo do círculo de Lisboa.
Paris

Argelinos em Paris exigem renúncia de Bouteflika

Milhares de argelinos voltaram a sair às ruas de Paris em protesto contra a candidatura do seu Presidente, Abdelaziz Bouteflika, a um quinto mandato nas eleições presidenciais de 18 de abril.
França

Coletes amarelos: mais de 28 mil nas ruas

Estiveram pelo menos 28 mil manifestantes em novo protesto do grupo "coletes amarelos" em França, apontou o Ministério do Interior francês. Organização diz que foram mais. Macron continua a ser alvo.
Enfermeiros

Enfermeiros. Centenas entregam cartão em protesto

201
Entregar a velha cédula profissional parece vulgar, mas vários enfermeiros usaram o gesto como forma simbólica de protesto. Quem teve de as receber acabou engolido pela "marcha branca".
Cuidados de Saúde

Manifestação a favor dos cuidadores informais

Associação Nacional dos Cuidadores Informais diz que as propostas discutidas nesta quinta-feira adiam a aplicação de medidas concretas e não preveem a criação de uma carreira contributiva.
França

"Coletes amarelos" iniciam bloqueio de Paris

O movimento quer enviar uma mensagem direta ao governo e bloquear a cidade durante três dias. As manifestações devem começar junto à Torre Eiffel e estender-se a toda a capital.
Crime

Jamaica. Detidos em protesto conhecem a sentença

Os arguidos são acusados do arremesso de pedras sobre polícias, quando desciam a Avenida da Liberdade, durante a manifestação.
Paris

"Coletes amarelos" querem bloquear Paris 

A ideia foi, mais uma vez, lançada nas redes sociais pelo grupo "France en Colère". O grupo apela aos "coletes amarelos" de todo o país para ocuparem espaços públicos com acampamentos e manifestações.
Violência Doméstica

Portugal mobiliza-se contra a violência doméstica

173
Esta quinta-feira é dia de luto nacional pelas vítimas da violência doméstica. A medida antecede o Dia Internacional da Mulher para o qual estão agendadas uma greve e várias manisfestações.
Dia da Mulher

8 de março. Mulheres Socialistas nas manifestações

As Mulheres Socialistas apelaram à mobilização contra a violência e a desigualdade e saúdam a manifestação convocada pela Rede 8 de Março cuja base é o Manifesto Greve Feminista Internacional.
PSP

Polícias antecipam manifestação para dia anterior

A manifestação de polícias fardados vai, afinal, realizar-se dia 13 para evitar "tentativas de condicionamento" da participação no protesto, como o jogo do Benfica ou por outras ações da PSP.
Professores

Professores convocam manifestação para 23 de março

O penúltimo sábado do próximo mês de março será um dia de manifestação nacional de professores. As negociações entre o Ministério da Educação e os sindicatos do setor permanecem num impasse.
Feminismo

Rede 8 de Março convoca greve feminista

O coletivo feminista convoca as mulheres a levantarem-se em "defesa dos seus direitos" e a "mobilizarem-se contra a violência, a desigualdade e os preconceitos".
França

Menor adesão em manifestação de coletes amarelos

É o 14º sábado consecutivo de protestos contra Emmanuel Macron e as suas políticas a favor das empresas. Ação está a decorrer em Paris e noutras cidades francesas, mas a adesão é menor
Violência Doméstica

Dia dos namorados. Protestos contra a violência

Associação lembra que "uma parte significativa dos e das jovens não reconhece situações tipificadas como violência". Estão previstas manifestaçõe para o Porto, Braga, Coimbra, Aveiro e Lisboa.
Paris

Coletes amarelos. Marcha em Paris pede referendo

Grupos de coletes amarelos vão marchar até Paris por um referendo "sem restrições". Um manifestante perdeu a mão após a explosão de uma granada no sábado. Vídeo mostra batalha entre coletes em Lyon.
Guiné-Bissau

Guiné. Polícia deteve 20 jovens em manifestação

A polícia afirma que, pelo menos, dois agentes ficaram feridos quando tentavam dispersar os jovens que ocuparam ruas de Bissau. Os detidos estão a ser ouvidos para determinar as suas motivações.
Uruguai

Uruguai. Grupo de Contacto apoia Maduro

O porta-voz do protesto afirma que objetivo "não é impor processos ou soluções aos venezuelanos", mas porque "queremos oferecer a maior solidariedade ao povo e ao governo da Venezuela".
Paris

Coletes amarelos pedem fim da violência policial

Manifestação foi transformada em cortejo para apoiar os feridos pela polícia nos últimos meses. Lusodescendente ferido na semana passada teve de ser retirado do protesto por questões de segurança.
Manifestações

Cerca de 400 pessoas reúnem-se contra o fascismo

1144
A concentração começou por volta das 18h30 e prevê-se que termine ao início da noite. Promotores lamentam que a extrema-direita esteja a ganhar mais aceitação social e presença parlamentar.
Manifestações

Fiscais municipais protestaram em Lisboa

Fiscais dos municípios querem que carreira seja considerada especial, mas que contemple pelo menos três categorias. Trabalhadores discordam também da grelha salarial cujo vencimento é de 683,07 euros.
Venezuela

Venezuela. Guaidó pede mais sanções da UE

O autoproclamado Presidente considera que "deve haver pressão" da UE, dada a situação política do país e denunciou que 700 pessoas foram presas durante manifestações" nas últimas semanas.
Manifestações

"Coletes amarelos": Macron lamenta as 11 mortes

Desde meados de novembro que milhares de pessoas com coletes amarelos vestidos protestam contra políticas sociais e fiscais do Governo. Macron espera redefinição dos projetos francês e europeu.
Venezuela

Venezuela. Juan Guaidó convoca manifestação

O autoproclamado presidente publicou um vídeo no Twitter, no qual convoca os venezuelanos a realizarem ações de protesto. E pediu aos militares que deixem de agredir o "povo da Venezuela".
Manifestações

Apoiantes do PNR mostram o seu apoio às polícias

2264
Na sequência dos acontecimentos no bairro da Jamaica, no Seixal, a concentração dos apoiantes do PNR começou pelas 18h00, em frente ao MAI, onde entregaram uma carta de apoio às forças de segurança.
França

Coletes amarelos. Confrontos violentos em França

116
Manifestações dos "gilets jaunes" em França envolveram dezenas de milhares de pessoas, naquele que foi o décimo sábado consecutivo de protestos contra as políticas da administração francesa.
Professores

Manifestação de professores na quinta-feira 

107
Professores regressam à rua na próxima quinta-feira para protestar contra a falta de resposta do governo ao retomar das negociações. Em causa está a recuperação do tempo de serviço
Bombeiros

Bombeiros protestam contra proposta do Governo

A proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira", afirma o sindicato, que critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo.
Manifestações

Novas ações pela reposição das Scut na A23 e A25

A primeira manifestação está prevista para dia 16 de fevereiro, em Castelo Branco. Para o início de maio, a Plataforma pretende organizar uma grande iniciativa junto à fronteira com Espanha.
Manifestações

Justiça. Três mil funcionários em protesto

103
A manifestação dos funcionários judiciais visa protestar contra a falta de diálogo e negociação por parte do Ministério da Justiça. Sindicato quer que a ministra retome a revisão do estatuto.
Bombeiros

Sapadores em protesto tentam invadir ministério

Várias dezenas de bombeiros em protesto fecharam zona da Praça de Londres, em Lisboa, clamando por alterações na legislação. Contestam salários e idade de reforma.
Brexit

Trabalhistas e coletes amarelos juntos em Londres

A manifestação acabou em confrontos entre manifestantes que defendem o Brexit e os que estão contra a saída do Reino Unido da União Europeia.
Obras Públicas

Alunos desfilam à AR para exigir obras na escola

O Liceu Camões espera há anos por uma intervenção. Concurso para obras públicas foi lançado em meados do ano passado, envolvendo um investimento de 12,46 milhões de euros.
França

Mulheres "coletes amarelos" protestam em França

Querendo provar que as manifestações dos chamados "coletes amarelos" não têm de ser violentas, muitas mulheres saíram às ruas este domingo, em França. Também se viram bebés e preocupação com o futuro.
Manifestações

"Poucos" coletes amarelos voltam a Lisboa e Porto

147
No primeiro protesto de janeiro, a mobilização é pouca: "Não há cá ninguém", queixa-se um. Há quem esteja mais otimista: "A génese deste movimento insere-se numa política de crescimento".
Manifestações

A febre amarela /premium

1595
A que propósito os portugueses se envergonhariam do prof. Marcelo se se podem envergonhar do sr. Trump e do sr. Bolsonaro? A que propósito lamentariam os mortos do SNS se há inúmeros sobreviventes?
Manifestações

Coletes amarelos. Filme de um protesto sem relevo

356
Queriam "parar Portugal", acabaram por parar uma rotunda - e não por muito tempo. O protesto dos "coletes amarelos" fez-se de avanços, recuos, divisões e, sobretudo, de pouca adesão.
Protestos

"Coletes amarelos". A reportagem de um fiasco /premium

2553
Em Alverca, Ricardo foi o primeiro a chegar mas apenas vieram mais três manifestantes. Na ponte 25 de Abril, só houve coletes amarelos a mudar um pneu. No Marquês, foram poucas dezenas. Um flop.
Manifestações

À espera da “extrema-direita” /premium

845
O ideal era que houvesse nas europeias um qualquer fenómeno a que pudessem colar o rótulo de “populismo”, de modo a fazerem correr as legislativas em ambiente de pânico anti-fascista, à brasileira.
Manifestações

"Coletes amarelos": como se preparou o protesto /premium

234
Paletes a arder, pregos na estrada ou estradas bloqueadas foram algumas das ideias que se discutiram nos grupos de WhatsApp dos "coletes amarelos". Que força têm, afinal?
Protestos

Mentor de evento dos coletes amarelos sai do grupo

448
Filipe Ferreira, mentor de um dos protestos dos "coletes amarelos" em Portugal, abandonou o evento após ser acusado pelo grupo de estar a ser pago para passar informações à comunicação social.
Manifestações

Aqui vai andar a manifestação dos coletes amarelos

173
A PSP emitiu um comunicado onde aponta as áreas em que a manifestação dos coletes amarelos vai acontecer em todas as cidades do país. E deixa conselhos tanto a manifestantes como a cidadãos.
Manifestações

As exigências dos coletes amarelos fazem sentido? /premium

3399
Aumento do salário mínimo, do subsídio de desemprego e das pensões mínimas. Corte nas "mordomias dos políticos" e nos deputados. Análise a 5 medidas dos "coletes amarelos portugueses". São realistas?
Viktor Orbán

Húngaros gritam "não" a mais 400 horas de trabalho

Novas medidas do governo de Viktor Orbán estão a enfurecer a Hungria. Milhares estão nas ruas para dizer "Não!" a três anos de espera pelo salário e ao novo teto máximo de 400 horas extra de trabalho
Comissão Europeia

Bruxelas condena vandalismo contra o seu edifício

A Comissão Europeia defendeu que a violência e o vandalismo não têm lugar na sociedade europeia, na sequência do ataque de manifestantes ao edifício do executivo comunitário no domingo em Bruxelas.
França

France 3 acusada de censura para favorecer Macron

120
O canal France 3 está a ser acusado de ter apagado uma palavra do cartaz que um membro dos "coletes amarelos" segurava numa das suas concentrações, que pedia a "retirada" do Presidente francês.
Impostos

Sejamos todos Robin dos Bosques

252
O protesto é uma arma da democracia, mas deve estar ligado directamente ao voto e não à violência. Sejamos todos Robin dos Bosques contra o saque fiscal. Há uma diferença entre o imposto e o esbulho.
Internet

Manifestação contra artigo 13.º juntou 20 pessoas

Cerca de vinte pessoas manifestaram-se esta quarta-feira, em Lisboa, contra o artigo 13.º da proposta de Diretiva sobre o Direito de Autor no Mercado Único Digital.
Myanmar

Manifestantes exigem libertação de jornalistas

A condenação tem sido amplamente divulgada em todo o mundo e é lida como o resultado de um julgamento manipulado, destinado a impedir o trabalho de jornalistas.
Bombeiros

Bombeiros. Parlamento agenda várias audições

Conflito já levou o Presidente da República a pedir que todos os intervenientes evitem afirmações públicas que dificultem o diálogo neste "domínio muito sensível" da Proteção Civil.
A página está a demorar muito tempo.