Manifestações

Manifestações

Manifestações param a cidade de San Juan

As manifestações pararam uma das principais avenidas da cidade, fecharam universidades e obrigaram a polícia a utilizar gás lacrimogéneo. A população pede a renúncia de Ricardo Rossello.
Greve

Greve. Técnicos de diagnóstico com 85% de adesão

148
Dirigentes de quatro sindicatos deslocaram-se à Assembleia da República para "avisar" os partidos políticos que vão continuar a lutar por condições mais justas de exercício da profissão.
Protestos

Porto Rico na rua contra chat machista do governo

Um "chat" com comentários machistas e homofóbicos entre o governador de Porto Rico e membros do governo levou milhares à rua. Exigem a demissão do executivo. O cantor Ricky Martin foi um dos visados.
Manifestações

Utentes dos transportes públicos manifestaram-se

Manifestantes exigiam mais investimento e melhorias nos transportes públicos. Foi ainda entregue um documento com propostas para a melhoria dos transportes públicos dirigido ao primeiro ministro.
França

Coletes amarelos custaram 0,1% do PIB francês

Os danos provocados pelo movimento dos coletes amarelos tiveram um custo económico direto de 0,1% de toda a riqueza produzida pelo país. O turismo foi um dos setores mais prejudicados.
França

CAN. Um morto nos festejos em França

Incidente aconteceu durante os festejos pelo apuramento da seleção da Argélia. Adepto perdeu o controlo do carro que conduzia e atropelou uma família. Mãe morreu e duas filhas estão em estado crítico.
Manifestações

Marcha lenta no IC2 pede "Obras já"

Protestantes pedem “Obras no IC2 Já” e “'Stop' aos acidentes, mortes, feridos e danos nas viaturas” na “estrada da vergonha”. A marcha lenta faz-se agora nos dois sentidos.
Hong Kong

Novo grande protesto a 21 de julho em Hong Kong

“Como as nossas cinco reivindicações não foram ainda atendidas, acreditamos que é muito importante que continuemos os protestos", declarou a porta-voz do movimento que tem liderado os protestos.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
Manifestações

Ciência'19 marcada por protestos e Brexit

Cerca de 40 investigadores em situação precária protestaram contra a falta de condições laborais e contra a "sombra" da saída do Reino Unido da UE, na abertura do encontro Ciência'19, em Lisboa.
Hong Kong

Hong Kong. Policia deteve 6 pessoas em protesto

Seis manifestantes foram detidos no domingo à noite em Hong Kong, um por se recusar a ser identificado e os restantes por "obstrução e agressão de um agente no exercício das suas funções".
Cabo Verde

Cabo Verde. PR não quer ignorar manifestações

459
O chefe de Estado cabo-verdiano comentava a manifestação do movimento cívico Sokols 2017 reuniu mais de 12 mil pessoas, em protesto contra o "bloqueio governamental" e a "má gestão camarária".
Sudão

Sudão. Sete mortos e 181 feridos em manifestações

Manifestações massivas ocorreram no domingo para exigir a transição para um governo civil, noticiou a agência oficial Suna, citando o Ministério da Saúde.
Hong Kong

Hong Kong. Milhares mostram apoio à polícia 

Milhares de pessoas manifestaram-se em Hong Kong em apoio à polícia, que enfrenta críticas pelo uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha contra as manifestações das últimas semanas.
Clima

Centenas de jovens cercam parlamento alemão

Cerca de 900 manifestantes formaram um cordão humano em redor de uma parte da sede do parlamento alemão, em Berlim, para exigirem aos deputados ações a favor do clima.
Autoridade Tributária

Trabalhadores da AT querem melhores carreiras

O objetivo do protesto, que decorre em dia de greve nacional dos trabalhadores da AT, é mostrar ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que não aceitam a desvalorização das suas carreiras.
Manifestações

Membro do governo agride ativista em Londres

1.232
Pertencem à Greenpeace e invadiram esta quinta-feira um jantar em Londres. Uma das ativistas foi agredida e há quem peça a demissão do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.
Hong Kong

Hong Kong. Governo cancela lei da extradição 

A chefe do executivo de Hong Kong já tinha lamentado a situação, mas através de um porta-voz. Esta terça-feira deu a cara e anunciou que a lei não será aplicada no seu mandato.
Manifestações

Polícia francesa dispersa coletes amarelos

Eram cerca de mil os manifestantes que se preparavam para mais um dia de protestos do movimento dos coletes amarelos. A polícia francesa impediu os manifestantes de percorrer as ruas de Toulouse.
Manifestações

UE pede a Hong Kong que se evite violência 

A União Europeia pediu às autoridades de Hong Kong que evitem "violência e respostas que agravem a situação" das manifestações contra a proposta de lei da extradição.
Hong Kong

Hong Kong. 5 respostas para perceber os protestos /premium

Um milhão de pessoas protestaram em Hong Kong no domingo. Esta quarta-feira, bloquearam o acesso ao parlamento. Querem impedir a aprovação da lei da extradição. 5 respostas sobre o que está em causa.
Haiti

Haiti. Dois mortos em protestos contra presidente 

Milhares de haitianos acusam o Presidente Moise de corrupção política e pedem que se demita. Os protestos tornaram-se violentos e pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.
Haiti

Haiti. Sete mortos e 100 feridos em manifestações

Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas este domingo no Haiti em manifestações para exigir a demissão do Presidente Jovenel Moise.
Lisboa

Manifestantes repudiam presença de Moro em Lisboa

Os protestos ocorreram devido à presença do ministro da Justiça brasileiro nas Conferências do Estoril. Os manifestantes dizem que Moro representa um retrocesso na sociedade brasileira.
Bruxelas

Bruxelas. Coletes amarelos causam estragos

A polícia teve de intervir na Estação do Norte de Bruxelas, capital da Bélgica, para conter a manifestação, convocada há algumas semanas através das redes sociais. Vários manifestantes foram detidos.
Manifestações

Guiné-Bissau. Partidos na rua pedem PM

É o terceiro protesto dos partidos que detêm 54 dos 102 deputados do Parlamento. Em causa está atraso do Presidente em nomear um primeiro-ministro para liderar o governo.
Bombeiros

Bombeiros em protesto pedem pré-reforma aos 55

Os bombeiros vão entregar um memorando ao presidente da Assembleia da República. Reclamam por uma pré-reforma aos 55 anos e acusam o Governo de só se lembrar dos profissionais nos incêndios.
Albânia

Albânia. Manifestações anti-governo continuam 

A oposição acusa os responsáveis oficiais de corrupção e fraude eleitoral. Exige um governo de transição e eleições antecipadas. Confrontos entre polícia e manifestantes fizeram vários feridos.
Índia

Índia. Protestos na rua contra violador de criança

O homem de 20 anos terá atacado uma menina na casa de banho de uma escola. O diretor do estabelecimento de ensino está também a ser acusado de proteger o agressor. A criança já está fora de perigo.
Frente Comum

Frente Comum. Manifestação terá "muitos milhares"

213
Ana Avoila considera a postura do Governo no caso "inqualificável". Os manifestantes deslocam-se rumo à residência do primeiro-ministro e exigem uma reunião para discutir os aumentos salariais.
Venezuela

Manhã tranquila em Caracas com aparato militar

O apelo do autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, para que os venezuelanos fossem para a rua não teve grande expressão de manhã. Regime de Maduro colocou aparato militar visível.
França

França. Violência dos coletes amarelos é "extrema"

Patrice Ribeiro, lusodescendente que é secretário-geral de um dos maiores sindicatos de polícia, fala daquilo que a forças de segurança gaulesas têm enfrentado todos os fins-de-semana
Venezuela

Guaidó pede manifestação pacífica no sábado

O autoproclamado Presidente da Venezuela apelou através do Twitter à mobilização pacífica do povo venezuelano: devem protestar no sábado diante das bases militares do país.
Clima

Quem são os ativistas que interromperam Costa? /premium

280
Em Portugal, atacaram no PS, CMTV e EDP. Em Londres, bloquearam estradas e pontes. Recusam ligações a partidos, mas têm os vídeos no jornal do BE e pessoas em comum. Dizem que querem salvar o planeta.
Manifestações

Londres: 700 detidos em protestos pelo clima

Os protestos conhecidos como "Rebelião contra a Extinção" começaram na segunda-feira e paralisaram, em alguns momentos, zonas de Londres, como a Ponte de Waterloo, Oxford Circus e outros locais.
Manifestações

Sudão. Oposição e militares reúnem-se

Movimentos políticos pela saída de Omar al-Bashir encontraram-se pela primeira vez com militares desde que estes tomaram o poder. Organizações apelaram a uma transição civil.
Manifestações

Milhares de pessoas protestaram na Sérvia

Números oficiais falam em 7.500 pessoas nas ruas de Belgrado. Presidente é acusado de tentar controlar todo o poder e de silenciar os críticos.
Legislação Laboral

CGTP espera milhares de manifestantes em Lisboa

A confederação sindical acredita que o protesto desta quinta-feira, que contesta a legislação laboral que está a ser preparada, encherá o largo junto à Assembleia da República.
Brasil

Brasil: manifestação contra a ditadura

557
"Ditadura nunca mais" foi um dos gritos ouvidos em Brasília, palco de uma manifestação que juntou cerca de 400 pessoas. Em causa a intenção de Bolsonaro de celebrar os 55 anos da ditadura militar.
Argélia

Milhares de argelinos protestam contra Presidente

As palavras de ordem indicam que as manifestações não vão parar "até que caia o regime", sendo que os manifestantes também se mostram contra o chefe do Exército.
Manifestações

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Frente à Assembleia da República, os jovens trabalhadores da CGTP aprovaram uma resolução na qual prometem marcar presença na manifestação nacional da intersindical agendada para dia 11 de abril.
Lisboa

Jovens protestam contra precariedade laboral 

Em causa está a proposta de alteração à legislação laboral que "agrava a precariedade, que aumenta o período experimental de três para seis meses, que generaliza os contratos de muita curta duração".
França

"Coletes". Governo satisfeito por evitar excessos

O governo francês congratulou-se por ter conseguido evitar "excessos" no 19.º dia de protestos dos "coletes amarelos", em Paris, ao contrário do que aconteceu há uma semana.
Professores

Professores ameaçam com greve às avaliações

1.098
Mário Nogueira ameaçou com uma greve às avaliações caso, em Parlamento, os professores não recuperem a totalidade dos anos de serviço congelados. Manifestação terminou no Terreiro do Paço.
Protestos

Coletes amarelos proibidos nos Campos Elísios

Será ainda proibido transportar armas, lançar fogo de artifício, usar substâncias perigosas, ou conduzir na área. A multa por usar o carro na zona dos Campos Elísios aumentou de 38 para 135 euros.
Chile

Bolsonaro minimiza manifestações no Chile

Nos 3 dias de visita ao Chile estão previstas uma série de manifestações contra Bolsonaro por parte de partidos políticos de esquerda e de organizações sociais. Bolsonaro diz que não é "unânime".
Manifestações

Uma centena contra discriminação em Lisboa

430
Cerca de uma centena de pessoas concentraram-se em Lisboa para assinalar o Dia Nacional e Internacional Contra a Discriminação Racial
Educação

Alunos exigem melhores condições nas escolas

Os alunos de várias escolas da região de Lisboa estão a manifestar-se desde as 10h30, em direção à residência oficial do primeiro-ministro para pedirem melhores condições de ensino e obras nas escolas
Autarquias

Trabalhadores da administração local em protesto

Cerca de mil trabalhadores da administração local iniciaram uma marcha em Lisboa por melhores condições. Os trabalhadores exigem que a AR aprove "um suplemento de insalubridade, penosidade e risco".
Paris

Coletes amarelos: 11 feridos e 100 detidos

1.999
Paris volta a arder no início do seu 18.º fim de semana de manifestações contra Emmanuel Macron. O histórico restaurante de luxo Fouquet's foi pilhado e incendiado.
Lisboa

Milhares de estudantes gritam "Não há planeta B"

4.310
Em Lisboa, os estudantes estão desde as 11h em protesto até à Assembleia da República. Ao todo, são mais de 20 cidades portuguesas onda a manifestação em defesa do clima se realiza.
Manifestações

Pedreiras. Trabalhadores exigem reforma antecipada

Cerca de 70 trabalhadores e dirigentes sindicais participaram esta manhã, em Lisboa, numa marcha de protesto, reivindicando a publicação da portaria que permite a reforma antecipada sem penalização.
PSP

Polícias protestam em Lisboa

Os agentes da PSP exigem a recuperação dos 12 anos em que as carreiras estiveram congeladas, um regime de aposentação e pré-aposentação adequado à profissão policial e o subsídio de risco.
Polícia

Uso de uniforme em manifestação considerado ilegal

O uso de uniforme na manifestação convocada por vários sindicatos da PSP, que acontece já esta quarta-feira, foi considerado ilegal pelo Tribunal Administrativo do círculo de Lisboa.
Paris

Argelinos em Paris exigem renúncia de Bouteflika

Milhares de argelinos voltaram a sair às ruas de Paris em protesto contra a candidatura do seu Presidente, Abdelaziz Bouteflika, a um quinto mandato nas eleições presidenciais de 18 de abril.
França

Coletes amarelos: mais de 28 mil nas ruas

Estiveram pelo menos 28 mil manifestantes em novo protesto do grupo "coletes amarelos" em França, apontou o Ministério do Interior francês. Organização diz que foram mais. Macron continua a ser alvo.
Enfermeiros

Enfermeiros. Centenas entregam cartão em protesto

201
Entregar a velha cédula profissional parece vulgar, mas vários enfermeiros usaram o gesto como forma simbólica de protesto. Quem teve de as receber acabou engolido pela "marcha branca".
Cuidados de Saúde

Manifestação a favor dos cuidadores informais

Associação Nacional dos Cuidadores Informais diz que as propostas discutidas nesta quinta-feira adiam a aplicação de medidas concretas e não preveem a criação de uma carreira contributiva.
França

"Coletes amarelos" iniciam bloqueio de Paris

O movimento quer enviar uma mensagem direta ao governo e bloquear a cidade durante três dias. As manifestações devem começar junto à Torre Eiffel e estender-se a toda a capital.
Crime

Jamaica. Detidos em protesto conhecem a sentença

Os arguidos são acusados do arremesso de pedras sobre polícias, quando desciam a Avenida da Liberdade, durante a manifestação.
Paris

"Coletes amarelos" querem bloquear Paris 

A ideia foi, mais uma vez, lançada nas redes sociais pelo grupo "France en Colère". O grupo apela aos "coletes amarelos" de todo o país para ocuparem espaços públicos com acampamentos e manifestações.
Violência Doméstica

Portugal mobiliza-se contra a violência doméstica

173
Esta quinta-feira é dia de luto nacional pelas vítimas da violência doméstica. A medida antecede o Dia Internacional da Mulher para o qual estão agendadas uma greve e várias manisfestações.
Dia da Mulher

8 de março. Mulheres Socialistas nas manifestações

As Mulheres Socialistas apelaram à mobilização contra a violência e a desigualdade e saúdam a manifestação convocada pela Rede 8 de Março cuja base é o Manifesto Greve Feminista Internacional.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)