266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Manifestações

Manifestações

Manifestações. Porto e Faro só comunicam à polícia

No município do Porto "todos os avisos de realizações" de manifestações "são encaminhados para a Polícia Municipal", que solicita parecer à PSP. Em Coimbra e Faro apenas são informadas a PSP ou GNR.
Câmara Municipal Lisboa

Venezuelanos vão pedir esclarecimentos a Medina /premium

422
Pedido de autorização para protesto contra Maduro, em 2017, foi assinado por ativistas que têm família na Venezuela e estão preocupados. Ativistas pelo Tibete já pediram esclarecimentos à autarquia.
Resposta Pronta

Partilha de dados. "A situação não é corrigível"

Líder do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo diz que agora é tempo de "dar apoio" aos três ativistas russos e assegura que em solo português "não estão em perigo".
Câmara Municipal Lisboa

Bastonário pede nova lei das manifestações

Menezes Leitão refere que a lei seguida pela Câmara é o decreto-lei 406 de 1974, um diploma do governo de Vasco Gonçalves, que prevê a identificação de três organizadores de qualquer manifestação.
Câmara Municipal Lisboa

Embaixada diz que não enviou dados para a Rússia

528
"Se fôssemos conservar esses dados, iríamos ter uma biblioteca de dados. Por isso repito: não conservámos, porque isso não interessa, são umas coisas minúsculas que passam", declara o embaixador.
Câmara Municipal Lisboa

Ex-Governador Civil: "impensável" divulgar dados

261
António Galamba afirma que a função desta entidade passava por informar diversas instituições, nomeadamente as forças de segurança, mas numa lógica de assegurar a ordem pública.
Câmara Municipal Lisboa

A culpa não é o Medina! /premium

256
Como sabemos, em Portugal não há «opinião pública». Se houvesse, Medina já se tinha demitido, como outros dos seus colegas do PS que continuam a agarrar-se como lapas ao governo de António Costa.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa deu detalhes de manifestações a Israel /premium

877
Em 2019, a propósito de um protesto pró-Palestina, a autarquia assumiu que a prática era habitual e já ocorrera com a China e com a Venezuela — mesmo que os protestos não fossem perto das embaixadas.
Emissão Especial

Marcelo sobre cedência de dados: "Lamentável"

"O reconhecimento de que isso ocorreu é efetivamente lamentável por estarem em causa direitos fundamentais das pessoas", diz o Presidente da República no Funchal, Madeira
Resposta Pronta

João Ferreira: "Quem aplicou o procedimento?"

175
"Depois deste esclarecimento de Medina, impõe-se outro: Qual é a origem do procedimento" que levou ao envio de dados para as autoridades russas?, pergunta o candidato do PCP a Lisboa
Resposta Pronta

Moedas: "Medina está desesperado. É inaceitável"

114
Presidente da Câmara de Lisboa "tem que assumir a responsabilidade política" no caso do envio de dados de manifestantes anti-Putin para Moscovo. "Esta situação é gravíssima" 
Bielorrússia

Regime endurece legislação contra manifestantes 

Com a nova legislação, um manifestante que participe em mais de dois protestos não autorizados corre, a partir de agora, o risco de uma sentença de até três anos de prisão.
Manifestações

Porto. Assédio sexual e perseguições aumentaram 

Sob o lema "As ruas são nossas" cerca de 100 pessoas manifestaram-se no Porto contra "violência machista". Liga Feminista denunciou aumento de assédio e perseguições no Porto e Matosinhos desde abril.
Manifestações

Mundo rural promete falar a “uma só voz"

135
Protesto “Juntos pelo Mundo Rural”, que este sábado reuniu algumas centenas de pessoas em Lisboa, demonstrou que o setor fala a “uma só voz a partir de agora”, realçou um dos organizadores.
Ministério Administração Interna

MAI. Protestos contra "vergonha" de pré-aposentos

Em causa estão os polícias que já atingiram o limite de idade para estarem ao serviço na PSP (60 anos) e o incumprimento dos estatuto profissional, explica o presidente da Associação Sindical.
Venezuela

Lojas saqueadas na Venezuela por causa de notas

Os incidentes ocorreram uma semana depois de a população de San Félix e Puerto Ordáz ter protestado por os comerciantes e condutores de autocarros deixarem de aceitar as notas de 50.000 bolívares.
Nigéria

Nigéria. Protestos contra aumento de raptos

Grupos de jovens montaram barricadas na autoestrada e incendiaram uma esquadra. Enquanto se manifestavam, os jovens cantaram e gritaram que "os raptos têm de parar", num movimento de rebuliço e raiva.
Protestos

Trabalhadores em greve por melhores salários 

Trabalhadores da Misericórdia de Guimarães que há 10 anos recebiam mais 100 euros em relação ao salário mínimo nacional, hoje recebem o salário mínimo, explica a dirigente nacional do Sindicato.
Coronavírus

Centenas exigem respostas para a função pública

Centenas de pessoas concentraram-se em frente ao Palácio Nacional da Ajuda a exigirem respostas às reivindicações dos trabalhadores da função pública. Entre elas está o aumento salarial de 90 euros.
Manifestações

Populares protestam contra Mina do Barroso 

535
"Nós temos que lutar e defender o que é nosso. Não queremos que ninguém venha matar o nosso modo de vida", afirma um agricultor na manifestação contra Mina do Barroso.
Greve

Trabalhadores de cantinas e refeitórios em greve

Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021, na defesa dos direitos e pela negociação do contrato coletivo de trabalho", de acordo com um comunicado divulgado pela CGTP.
Coronavírus

Centenas de enfermeiros em manifestação em Lisboa

"Resolver é o que interessa, estamos fartos de conversa" ou "com a pandemia a contratação já é tardia" são algumas das palavras que se ouvem na manifestação de enfermeiros, que exigem mais direitos.
Santander

Bancários protestam em lisboa contra despedimentos

Os manifestantes exigem o fim do processo de despedimentos e um programa "digno" de rescisões voluntárias em que os trabalhadores possam decidir, sem pressões, se aceitam sair.
Atualidade

Colômbia. Violentos protestos já fizeram 24 mortos

Milhares de colombianos enchem as ruas em protesto contra o governo e a violência policial. As manifestações duram há uma semana. Já mais de 20 mortos e de 900 feridos.
Coronavírus

Empresários da diversão móvel ameaçam protestar

"Durante este fim de semana, muito provavelmente vamos para o Porto, onde vai ocorrer a Cimeira Europeia", afirmou o presidente da associação dos empresários da diversão itinerante.
Coronavírus

Comissão realiza ação de luta em defesa do SNS

Na manifestação em defesa do SNS, os utentes exigem, entre outras reivindicações, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Grândola.
CGTP

CGTP prevê "grande manifestação" no sábado

"Estamos convictos de que vamos ter uma grande manifestação nacional no Porto, com trabalhadores vindos de todo o país, para reafirmar as nossas reivindicações", disse a secretária-geral da CGTP.
Coronavírus

Empresários da diversão itinerante manifestam-se

164
Presidente da APIC explica que os empresários "só querem voltar a trabalhar", depois da paragem motivada pela pandemia de Covid-19, e frisa que o Governo não pode "discriminar" o setor.
Colômbia

Colômbia. 5 dias de protestos provocam 17 mortes

16 civis e um polícia morreram ao longo dos protestos, surgidos na sequência da mobilização social iniciada em todo o país a 28 de abril contra um projeto de reforma fiscal proposto pelo Governo.
Resposta Pronta

CGTP. Aumentos em crise? "É possível e necessário"

210
Líder da CGTP diz que "serão garantidas todas as medidas de proteção da saúde" na manifestação da Alameda. "Para haver recuperação económica aumento dos salários é fundamental
Noticiário

11h. No 1º de maio "podem participar todos"

Na manifestação da Alameda, em Lisboa, líder da CGTP assegura: "Vamos garantir o distanciamento, o uso de máscara e desinfeção dos transportes para a ação". "É possível e necessário exigir aumentos"
Ensino Superior

Estudantes manifestam-se pelo fim de propinas

"Isto já era um problema antigo, mas com a atual crise os estudantes e as famílias perdem rendimentos e torna-se difícil continuarem a suportar os custos do ensino superior", disse um estudante.
Reportagem Observador

“Propina é pr’acabar”

As ruas ecoaram com os gritos dos estudantes que querem o fim das propinas. Em Lisboa, Inês lembra os amigos que não conseguem sair de Évora e Gonçalo diz-se ignorado pelo Governo.
Iniciativa Liberal

Como os liberais desceram a Avenida sozinhos /premium

1020
Iniciativa Liberal junta várias centenas em desfile alternativo para assinalar 25 de abril. "Foi um remendo mal feito, mas nós só temos que agradecer a esse senhor capitão porque deu-nos visibilidade"
Rússia

Alexei Navalny acaba com greve de fome 

A decisão veio depois da pressão imposta por vários médicos que o estavam a supervisionar e que pediram a Navalny que parasse "imediatamente". Navalny estava em greve de fome desde 31 de março.
Manifestações

Polícia russa deteve 1.784 apoiantes de Navalny

Milhares de manifestantes apelaram à libertação de Navalny, em greve de fome há mais de três semanas. O estado de saúde do oposicionista é considerado grave, o que preocupa os seus apoiantes.
Atualidade

60 detidos em manifestação contra nova lei alemã

Perto de 8 mil pessoas manifestaram-se em Berlim contra uma nova lei que que dá mais poder ao governo para impor medidas restritivas, face ao aumento de casos de Covid-19. Polícia teve de intervir.
Estados Unidos da América

Floyd. EUA preparam-se para manifestações

Depois de ser conhecida a sentença do antigo polícia que está a ser julgado pelo homicídio de George Floyd, as autoridades dos Estados Unidos da América preparam-se para uma onda de manifestações.
Saúde

Técnicos de emergência convocam manifestação

O sindicato reivindica a revisão da carreira especial de técnico de emergência médica pré-hospitalar, o melhoramento do equipamento de ambulâncias e a formação de técnicos de emergência, entre outros.
Atualidade

"As ruas são nossas". Confrontos há 4 dias nos EUA

189
Continuam os confrontos entre manifestantes e autoridades, no Minnesota. Há dezenas de detidos. O motivo é a morte do afro-americano Daunte Wright às mãos da polícia. Agente terá disparado por engano.
Armamento Nuclear

CPPC quer assinatura de tratado de armas nucleares

O Conselho Português para a Paz e Cooperação "exige" uma assinatura e ratificação do tratado de proibição das armas nucleares. Mais de 50 países já o fizeram e em alguns casos até já entrou e vigor.
Estados Unidos da América

Protestos nos EUA por morte de cidadão negro

324
Daunte Wright, de 20 anos, tentou escapar a uma detenção da polícia este domingo e foi alvejado a poucos quilómetros de Minneapolis. Acabou por morrer. Houve protestos nas ruas e tensão com a polícia.
Coronavírus

CGTP marca protesto para 8 de maio

A Cimeira Social, marcada para 7 e 8 de maio no Porto, é considerada pelo Governo português "o coração" e "momento alto" da presidência portuguesa do Conselho da UE.
Atualidade

Comício do Vox acabou em confrontos com a polícia

502
Cerca de 2 mil pessoas protestaram contra um comício do Vox em Madrid. Houve arremesso de pedras e a polícia carregou sobre os manifestantes. 35 pessoas ficaram feridas, incluindo 21 polícias.
França

Coletes. Tribunal de Paris iliba luso-francês

212
Depois de ter perdido um olho nas manifestações dos "coletes amarelos", Jérôme tornou-se figura de proa do movimento. Tinha sido acusado de insultos públicos por dizer que a polícia era "nazi".
Sindicatos

Frente Comum marca ação nacional de luta para maio

Ações de luta são para exigir aumentos salariais para a função pública, a valorização das carreiras e a revogação do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração (SIADAP).
Irlanda do Norte

Irlanda do Norte. Protestos violentos com crianças

Devido a uma decisão judicial e ao Brexit, as ruas da Irlanda do Norte têm sido palco de violentos protestos. 30 polícias já ficaram feridos. Idade dos manifestantes surpreendem autoridades.
Bombeiros

Bombeiros Sapadores de Santarém em greve

Os Bombeiros Sapadores de Santarém "estão revoltados" e encontram-se em greve para que seja "reposta a legalidade do pagamento dos vencimentos" por parte da Câmara Municipal.
Habitação e Urbanismo

Lisboa. Associações defendem direito à habitação

Várias associações vão promover, em Lisboa, uma assembleia pública pelo direito à habitação. A ação, que decorrerá no sábado, acontece em simultâneo em cerca de 70 cidades europeias.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF em protesto contra "extinção" do serviço

123
Ao longo da manhã os cerca de 200 inspetores estiveram concentrados em frente à Assembleia da República, onde exibiam faixas a manifestaram o descontentamento.
Bielorrússia

Bielorrússia. Polícia detém dezenas de pessoas 

A polícia deteve esta quarta-feira pelo menos 42 pessoas em 10 cidades bielorrussas, na véspera de um protesto convocado a nível nacional. As autoridades estão a proibir qualquer manifestação.
Coronavírus

PSP não multou mais por causa da "ordem pública"

699
Manifestação juntou mais de 3 mil pessoas, muitas sem máscara, mas a PSP só levantou 3 autos por consumo de álcool na via pública. Agora vai avançar com uma participação contra os organizadores.
Trabalhadores

Lactogal. Denúncias de diferenças salariais

A manifestação juntou cerca de duas dezenas de pessoas, que denunciaram que a empresa "não cumpriu" um acordo para o aumento dos salários e querem também uma atualização dos vencimentos.
Inglaterra

7 detidos e 20 polícias feridos em Inglaterra 

Uma minoria recorreu à violência e pegou fogo a várias carros das forças de segurança, ferindo 20 agentes destacados. 7 pessoas foram detidas, mas a polícia admite que pode não ficar por aqui.
Myanmar

Myanmar: pelo menos oito manifestantes abatidos

Por volta das 16h30 de domingo foram ouvidos disparos de armas automáticas em Mandalay, tendo oito pessoas sido abatidas e mais de 50 ficado feridas, disse à France-Presse uma fonte hospitalar.
Racismo

Cem manifestantes protestam contra racismo

1150
Manifestação decorreu no Largo de São Domingos, junto ao Rossio, em Lisboa, com intervenientes a dizerem que crescimento da extrema-direita "torna mais descarados" os atos discriminatórios.
Coronavírus

Suíça. Milhares manifestam-se contra as restrições

123
Dezenas de milhares de pessoas protestaram este sábado na cidade suíça de Liestal, exigindo o fim das medidas de restrição impostas para conter a pandemia de covid-19.
Coronavírus

Restrições. Confrontos com a polícia na Alemanha

Polícia e manifestantes contra as medidas tomadas no âmbito do combate à covid-19 entraram em violentos confrontos em Cassel, na Alemanha. Foi um dos maiores protestos deste ano no país.
Jair Bolsonaro

Detidos manifestantes com faixa contra Bolsonaro 

Parte dos manifestantes detidos são militantes do Partido dos Trabalhadores, a principal oposição do Presidente do Brasil. Os manifestantes associaram a Jair Bolsonaro a cruz suástica.
Manifestações

Professores manifestaram-se na AR contra concurso 

A concentração ficou marcada por desabafos e queixas de professores, na sua maioria com contratos temporários. O sindicato vai avançar com uma providência cautelar.
Sindicatos

Sindicalistas exigem aumentos salariais ao Governo

A estrutura sindical exige o aumento de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo de 850 euros "no curto prazo", bem como a correção da tabela remuneratória única.
Síria

Manifestantes na Síria assinalam revolução 

Manifestantes assinalaram o aniversário da revolta popular contra o regime de Bashar al-Assad, que culminou numa guerra que provocou o maior deslocamento de refugiados desde a II Guerra Mundial.
Reportagem Observador

10 anos depois, nova "Geração à Rasca"?

249
A 12 de março de 2011, milhares de pessoas saíram à rua contra a precariedade em Portugal. Década depois, o que mudou em matéria de legislação laboral? E como estão hoje os organizadores do protesto?
Fact Check

Hospitais recebem bónus por mortes Covid-19?

Na manifestação do movimento "A Pão e Água", um dos participantes garantiu a existência destes pagamentos aos hospitais. E enfermeiros recebem 3 mil euros por dia para "fazer testes". Tudo falso.
Groundforce

Groundforce: situação é "extremamente grave"

Os cerca de 2.400 trabalhadores da Groundforce aguardam ainda pelo pagamento dos salários de fevereiro, e voltaram a manifestar-se esta terça-feira, agora no Aeroporto do Porto.
Coronavírus

Empresários pedem abertura da economia no Porto 

Centenas de manifestantes ligados ao Movimento "A Pão e Água" protestaram esta sexta-feira em frente à Câmara do Porto, a favor da abertura imediata do pequeno comércio de rua e de medidas de apoio.
Myanmar

Pelo menos 33 manifestantes mortos em Myanmar

As manifestações de repúdio ao golpe militar continuaram esta quarta-feira em todo o país, apesar da brutal repressão policial, e o número de mortes subiu para pelo menos 33.
Myanmar

Myanmar. Três manifestantes mortos a tiro

Um adolescente morreu após ter sido baleado na cabeça em MyanGyan, enquanto um homem e uma mulher, morreram de ferimentos de bala em Mandalay. A agência AFP dá mesmo conta de 6 mortos.
Papa Francisco

Iraque. Papa não desiste da visita após "rockets" 

"Rockets", manifestações, um novo confinamento e o coronavírus. Nada demove Francisco de honrar a promessa do Papa João Paulo II e de se tornar o primeiro sumo pontífice a visitar o destruído Iraque.
Groundforce

Groundforce. Protesto contra salários em atraso

A manifestação acontece após a administração afirmar que a empresa não está em condições de pagar os salários de fevereiro sem que esteja concluído o processo de empréstimo bancário em curso.
Aviação

Trabalhadores da Groundforce vão manifestar-se

Os trabalhadores da Groundforce manifestam-se na terça e na quarta-feira, em Lisboa, para denunciar o atraso no pagamento de salários e a "situação de rutura" na empresa, culpando o Governo.
Espanha

Hasél. MP pede 5 anos de prisão em novo processos

390
O Ministério Público pede a condenação do rapper Pablo Hasél por incitar e participar num ataque contra a subdelegação do Governo em Lérida, durante o qual quatro polícias ficaram feridos.
Manifestações

Pablo Hasél. Concentrações em Lisboa e Porto

5396
Mais de 100 pessoas concentraram-se à frente do Consulado de Espanha, em Lisboa, para apoiar o rapper catalão Pablo Hasél. No Porto, meia centena de pessoas protestaram na Praça D. João I.
Myanmar

Polícia dispara balas reais contra manifestantes

A polícia disparou com munições reais contra um grupo de cem manifestantes do movimento de desobediência civil, em Rangum. Um jornalista chegou a ser preso.
Myanmar

Myanmar. Pelo menos 8 mortos após golpe de Estado

Contrariando os números oficiais (3), uma associação denuncia que o número de pessoas mortas nos protestos foi de 8 e ocorreram entre 9 e 24 de fevereiro, espelhando a repressão do regime.
CGTP

CGTP volta à rua com greves e concentrações

A valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos são os motivos que levam a CGTP a voltar à rua. Estão marcadas concentrações em 15 distritos.
Atualidade

Confrontos na Bolivia. Médicos continuam em greve

Ao quarto dia de manifestações na Bolívia, houve confronto com as forças policiais. Trabalhadores da saúde estão em greve contra nova lei de emergência sanitária, que consideram inconstitucional.
Manifestações

Protestos contra detenção de líder da oposição

Na Geórgia foram vários os manifestantes que protestaram contra a detenção, desta terça-feira de manhã, do líder do principal partido de oposição. Dezenas de apoiantes também foram presos.
Cabo Verde

Cabo Verde. Manifestantes contra estado da justiça

Centenas de manifestantes demonstraram esta segunda-feira na ilha cabo-verdiana de São Vicente, a sua indignação perante a detenção do advogado e ativista Amadeu Fortes Oliveira.
Enfermeiros

Barreiro. Enfermeiros ameaçam endurecer a luta

Cerca de vinte enfermeiros manifestaram-se pela integração de precários no SNS, culpando o Governo e os partidos de direita pela situação. Se o Governo não retomar o diálogo, ameaçam endurecer a luta.
Myanmar

Myanmar. O dia do maior protesto contra o golpe

Milhares de pessoas saíram para a rua em todo o Myanmar naquele que é o maior protesto contra o golpe militar. Os manifestantes exigem o estabelecimento da democracia.
Manifestações

Manifesto português exige libertação de rapper 

130
Divulgado esta sexta-feira, o manifesto é lançado por uma "recém-criada plataforma que exige a libertação do rapper catalão Pablo Hasél". A petição pública já conta com mais de cem assinaturas.
Espanha

Espanha: 80 detidos. Podemos apoia "antifascistas"

232
Os protestos pela prisão de um rapper em Espanha continuam a alastar e a provocar distúrbios. Nos últimos 2 dias, foram detidas 80 pessoas. Porta-voz do Podemos apoia "antifascistas" nas ruas.
Rússia

Centenas de mulheres apoiam Navalny em Moscovo

Cerca de 300 mulheres formaram corrente de solidariedade em Moscovo para apoiar Yulia Navalnaya, esposa do líder da oposição russa, Alexei Navalny. Também exigiram a libertação de presos políticos.
Irão

Irão celebra de carro aniversário da revolução

Milhares de iranianos desfilaram por todo o país para celebrarem o 42º aniversário da Revolução Islâmica. Devido à pandemia, a forma da marcha mudou para uma fila de automóveis.
NATO

Nato condena "violenta opressão" na Rússia 

O secretário-geral da NATO condenou "fortemente" a "violenta opressão e as detenções arbitrárias" de manifestantes na Rússia: "A detenção de Navalny é uma perversão da justiça."
Myanmar

Myanmar. ONU condena violência com manifestantes 

A ONU condenou o uso "desproporcionado" da força contra os manifestantes que contestam o recente golpe militar em Myanmar, denunciando a existência de "feridos graves".
Nepal

Nepal: luta entre comunistas aumenta protestos

O primeiro-ministro juntou dezenas de milhares de apoiantes numa marcha na capital do país, um dia após uma greve geral da oposição. "Oli para primeiro-ministro durante os próximos dez anos."
Myanmar

Protestos em Myanmar contra golpe de Estado 

Várias centenas de manifestantes reuniram-se em Rangum, numa grande manifestação contra o golpe que derrubou o governo de Aung San Suu Kyi.
Angola

Dezenas de manifestantes detidos em Luanda

Manifestantes acusam a polícia de ter detido dezenas de pessoas e de ter alvejado duas. Os cerca de 30 ativistas protestavam contra a violência policial em Cafunfo quando a polícia, armada, interveio.
Angola

Polícia angolana impede manifestação de jovens 

A polícia angolana impediu uma manifestação de jovens ativistas que pretendiam "exigir alternância política" em Angola, no Cemitério Santana, em Luanda.
Manifestações

Navalny. Mais de 10 mil detidos nas manifestações

As manifestações contra a prisão do opositor russo Alex Navalny já originaram mais de 10 mil detenções sendo que até 31 de janeiro cerca de 5.700 pessoas foram presas.
Twitter

Twitter alerta para mensagem de ministro turco

Ministro do Interior apelidou estudantes universitários de "pervertidos LGBT". Em causa centenas de detenções de estudantes após manifestações contra um novo reitor e a exposição de uma obra de arte.
Manifestações

Fecho da refinaria de Matosinhos gera manifestação

A refinaria de Matosinhos deve encerrar durante este ano e os trabalhadores manifestam-se em frente à sede da Petrogal e ao Palácio de Belém. Os trabalhadores falam em "destruição da zona do Porto".
Morte

Angola. Pelo menos 10 mortes na manifestação

Está confirmada a morte de pelo menos 10 pessoas pelas forças de segurança angolanas, durante a repressão de uma manifestação na localidade de Cafunfo na província da Lunda Norte.
Detenções

Moscovo. Várias pessoas detidas junto a tribunal 

Poucos minutos antes do início da audiência de Navalny, a polícia deteve várias pessoas depois de a equipa do opositor russo ter convocado um protesto junto ao tribunal.
Rússia

Navalny vai a tribunal esta terça-feira

Alexei Navalny comparece esta terça-feira em tribunal, e receiam-se novos protestos depois de dois fins de semana de manifestações e com milhares de detenções, inclusive a mulher do opositor russo.
Cultura

Cultura. O que está em causa no protesto virtual?

Ministério está sob pressão para ter apoios prontos na próxima semana. Artistas e técnicos não sabem como funcionam novas medidas e acreditam que muitos vão ficar de fora. Sábado há protesto online.
Líbano

Mais de 80 feridos em confrontos no Líbano 

122
Um dos confinamentos mais rígidos do mundo afetou duramente os habitantes da cidade de Trípoli, uma das mais pobres do Líbano. Nos últimos 3 dias de protesto, mais 150 pessoas ficaram feridas.
Polónia

Polónia. Protestos ante acórdão que limita aborto

Milhares de polacos desafiaram a proibição de manifestações no país para protestar contra as limitações impostas ao aborto. Tribunal considerou inconstitucional aborto em caso de malformações do feto.
Atualidade

Holanda. Manifestações violentas duram há 3 dias

Milhares de holandeses manifestam-se, desde sábado, contra as medidas de recolher obrigatório. Há relatos de carros em chamas e lojas vandalizadas. Pelo menos 300 pessoas já foram detidas.
Autoridades Locais

Confinamento. Holanda e Dinamarca em protestos

525
A quarta noite de protestos nos Países Baixos ficou marcada por uma explosão nos arredores de Amesterdão. No país nórdico, várias pessoas saíram à rua em protesto contra o recolher obrigatório.
Rússia

Navalny. mais de 3.400 detidos em protestos

Mais de 3.400 pessoas foram presas nas manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação de Alexei Navalny, que está em prisão preventiva. Uma das detidas é a mulher do opositor de Putin.
Rússia

Autoridades russas detêm mais apoiantes de Navalny

Apoiantes de Alexei Navalny convocaram protestos na Rússia exigindo a sua libertação imediata. Não obstante, as autoridades russas já anunciaram que preparam uma dispersão brutal dos manifestantes.
Coronavírus

Covid. 100 detidos em manifestação em Amesterdão

Cerca de 100 manifestantes foram presos durante uma manifestação em Amesterdão, onde perto de duas mil pessoas protestavam contra as restrições ligadas à pandemia de covid-19.
Coronavírus

Cem pessoas sem máscara em manifestação em Lisboa

1491
Cerca de 100 pessoas manifestaram-se, sem máscaras ou distanciamento físico, em frente ao parlamento, para contestar as medidas de contenção da pandemia. PSP só vai autuar crimes mais tarde.
Manifestações

Mais de 200 na rua contra Le Pen em Portugal

2175
O protesto convocado pela Rede Unitária Antifascista (RUA) juntou organizações antifascistas, antirracistas, de defesa dos direitos laborais, ecologistas, feministas e pelos direitos LGBTQIA+.
Manifestações

Manifestação do setor da Cultura no final do mês

Denominado "Na Rua Pelo Futuro da Cultura", esta será uma manifestação que terá como objetivo a reivindicação de medidas de emergência efetivas. Prevê abranger todo o setor da cultura.
Eleições EUA

Guarda Nacional convocada para defender Washington

Pelo menos 340 soldados da Guarda Nacional norte-americana foram convocados face à manifestação de apoio a Donald Trump. Há informações sobre grupos armados e poderá haver recolher obrigatório
Hong Kong

12 manifestantes acusados, um é luso-chinês

Os 12 jovens são acusados de "travessia ilegal" das águas da China. A campanha #save12hkyouths revelou que só a família de um dos detidos tinha sido informada da acusação formal.
Coronavírus

Ucrânia. Dezenas de feridos em manifestação

Milhares de pessoas reuniram-se junto à sede do parlamento para protestar contra as medidas do governo. O tumulto começou quando os militares antidistúrbios usaram cassetetes e gás lacrimogénio.
Manifestações

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia

Os manifestantes pediam a saída do presidente Lukashenko. A opositora e ativista Svetlana Tikhanovskaya posicionou-se: "O povo da Bielorrússia quer viver num país democrático e livre", escreveu.
Polónia

Varsóvia. Milhares protestam contra lei do aborto

A capital polaca voltou a encher-se de manifestantes que se opõem às leis restritivas anti-aborto do Governo conservador polaco. A nova lei proíbe o aborto até em casos de malformação grave do feto.
Manifestações

Greve Climática Estudantil entra em protesto

Os protestos inserem-se no movimento internacional Fridays for Future, cujo objetivo principal é lutar por 1,5 graus Celsius, o limite para o aquecimento global estabelecido no Acordo de Paris.
Educação

150 mil professores convocados para manifestação

Há quase 150 mil docentes desde o pré-escolar até ao ensino secundário e são estes profissionais do ensino que estão abrangidos pelo protesto convocado pela Federação Nacional dos Professores.
Economia

Restauração. Trabalhadores manifestam-se em Lisboa

A iniciativa foi convocada pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), afeta à CGTP-IN, e juntou pessoas de vários pontos do país.
Coronavírus

Trabalhadores do turismo concentrados em Lisboa

O movimento, mobilizado através das redes sociais, divulgou há alguns dias um manifesto com as suas reivindicações. Medidas do Apoiar.pt não abarcam muitos empresários do subsetor do turismo.
Manifestações

Restauração e hotelaria em protesto no dia 10

A Fesaht acredita que é "tempo de o Governo apoiar os trabalhadores diretamente". Restrições de horários põem em causa os direitos dos trabalhadores, que segundo a Fesaht são os mais prejudicados.
Manifestações

Global Media. "Isto não pode ser assim"

110
Cerca de uma dezena de trabalhadores da Global Media, dona do DN, JN e TSF, entre outros, concentrou-se no Porto em protesto contra a intenção de um despedimento coletivo de 81 pessoas.
Hong Kong

Ativistas de Hong Kong condenados a prisão

Os três ativistas pró-democracia deram-se como culpados de organizar e participar no protesto junto à sede da Polícia de Hong Kong, em junho de 2019.
Manifestações

Sindicato manifesta-se contra despedimentos na GMG

A Site-Norte entende que a decisão da Global Media de despedir 81 funcionários, 17 dos quais jornalistas, "é inaceitável e acarreta graves custos sociais e económicos para estes trabalhadores".
Governo

Motoristas de TVDE em protesto em Lisboa

401
Os motoristas de TVDE chegaram à Assembleia da República a evocar palavras de ordem como "queremos revisão, tarifas baixas" e "estamos a morrer, ninguém nos quer ver".
Governo

João Lourenço apela ao fim da violência

O líder angolano falou com representantes da juventude afirmando que "nos últimos dias, os jovens têm feito uso de várias formas de fazer chegar ao poder as suas preocupações".
Violência Doméstica

Vítimas de violência doméstica homenageadas

100
A situação de pandemia propiciou aos agressores maior controlo sobre as vítimas, o que pode contribuir para menos queixas apresentadas. Organização lembra que já morreram 30 mulheres este ano.
Coronavírus

As imagens da manifestação "A Pão e Água"

527
O movimento "Sobreviver A Pão e Água" reuniu centenas de empresários junto ao Parlamento para reivindicarem mais apoios do Governo. Caso não sejam ouvidos, admitem avançar com uma greve de fome.
Tailândia

Banguecoque. Oposição protesta contra a monarquia

Polícia emitiu intimações a 12 líderes da oposição, o que não impediu a concentração de vários outros manifestantes em frente ao banco Siam Commercial Bank, esta quarta-feira.
Atualidade

Manifestações anti-racistas pelo Brasil 

331
João Alberto foi mortalmente agredido pelos seguranças de um supermercado Carrefour em Porto Alegre e nos últimos quatro dias várias pessoas saíram à rua para denunciar o racismo estrutural no país.
Transportes

Interior protesta contra as portagens na A23 e A25

A manifestação é organizada pela Plataforma P'la Reposição das Scut na A23 e na A25 e contará com partidas das cidades da Guarda, da Covilhã e de Castelo Branco em direção à entrada norte da A23.
Ensino Superior

Cerca de 100 jovens pediram fim das propinas

A frente do parlamento encheu-se de estudantes universitários que, de máscaras na cara e cartazes na mão, pediram mais condições ao Governo.
Tailândia

Tailandeses protestam contra violência policial

Milhares de manifestantes reuniram-se na capital tailandesa para protestar contra o uso desproporcional da força pela polícia, depois de agentes terem ferido 55 pessoas em outro protesto.
Coronavírus

PCP manifesta-se em defesa do SNS

1249
Cerca de 100 manifestantes, liderados por Jerónimo de Sousa, juntaram-se em frente ao Ministério da Saúde para acusar o PS, PSD e CDS de parasitarem o Serviço Nacional de Saúde.
Coronavírus

Alemanha proíbe alguns protestos anti-medidas

O Ministério do Interior indicou ter rejeitado pelo menos 12 pedidos de autorização para manifestações contra as medidas por receio que os grupos extremistas possam aproveitar-se dos protestos.
Coronavírus

Vila Real. Restauração fala em "funeral" do setor

Empresários e trabalhadores das áreas da restauração, eventos, bares e discotecas fizeram uma manifestação para alertar para o "funeral" dos setores e denunciam a falta de apoio estatal.
Atualidade

Grupo ameaça jornalistas em protesto do Rossio

739
Centenas de pessoas juntaram-se no Rossio, em Lisboa, num protesto contra as medidas de restrição. Pequeno grupo de manifestantes atacou jornalistas de vários órgãos, incluindo do Observador.
Angola

UNITA: polícia manipulou corpo de manifestante 

Em causa está a morte de um manifestante alvejado pela polícia nas manifestações, que segundo a UNITA morreu no local, mas que os agentes alegam ter ficado apenas ferido.
Atualidade

Arménios invadem parlamento, Azerbaijão festeja

Manifestantes invadiram o parlamento arménio após a comunicação da assinatura do acordo de paz com o Azerbaijão. Do outro lado, multidões saíram à rua para cantar vitória e agradecer aos turcos.
Arménia

Fotos. Manifestantes invadem Parlamento arménio

Centenas de manifestantes invadiram o Parlamento da Arménia, depois de o primeiro-ministro ter anunciado cessar-fogo no conflito de Nagorno-Karabakh. Vários arménios não concordaram com o desfecho.
Manifestações

México. Polícia dispara contra manifestantes

Num protesto contra o homicídio de duas mulheres, as forças de segurança dispararam contra os manifestantes e feriram três pessoas. Várias vozes já se insurgiram contra as atitudes da polícia.
Atualidade

Restauração e comércio protestam em Lisboa e Porto

Representantes do pequeno comércio, da hotelaria e de restauração estão indignados com o recolher obrigatório imposto pelo governo em 121 conselhos. Normas prolongam-se até 23 de novembro.
Justiça

Oficiais de justiça pedem ao Governo medidas 

133
O sindicato organizou uma vigília "para lembrar que estão por cumprir alguns compromissos, um deles com mais de 20 anos que é a integração do suplemento de vencimento".
Tailândia

Tailândia. Canhões de água nos protestos

Pela segunda vez desde que começaram os protestos pacíficos na Tailândia, as autoridades usaram canhões de água sobre os manifestantes, desta vez para impedir que chegassem perto do Palácio Real.
Ensino Superior

Estudantes exigem fim das propinas e desigualdades

Da promessa de que as propinas ajudariam a melhorar a qualidade do ensino, ficou apenas "mais um instrumento de triagem social dos estudantes". Estudantes convocam manifestação para 17 de novembro.
Rússia

Rússia trava protesto e detém 30 nacionalistas

A polícia moscovita deteve mais de 30 manifestantes, que tentaram participar na "Marcha Russa", um protesto que visa protestar contra as políticas migratórias do governo russo.
Atualidade

Regresso de restrições motiva protestos

Em Itália, Espanha e França regressaram medidas mais restritas para fazer face ao aumento de infetados. A reação foi menos pacífica do que na primeira vaga. Portugal decide novas medidas este sábado.
Manifestações

Tanzânia. Oposição denuncia mais de dez mortes

Esta manhã, véspera de eleições, Zanzibar acordou sob uma forte presença policial e militar, com a polícia a utilizar gás lacrimogéneo contra cidadãos que desafiaram uma ordem para permanecer em casa.
Luanda

Luanda. "Cenário de tortura" em manifestações

Um advogado que representa os manifestantes que saíram às ruas de Luanda no sábado, afirmou que mais de cem pessoas estão detidas sem acusação e que alguns apresentavam sinais de agressões.
Manifestações

Administração local exige suplemento à AR

Se o BE e o PCP têm sido constantes no apoio a esta reivindicação, o que o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local queria mesmo era o apoio do Governo.
Coronavírus

Manifestantes contra uso obrigatório de máscara

779
Cerca de três dezenas de manifestantes juntaram-se esta manhã junto à Assembleia da República para contestar a obrigatoriedade das máscaras, apelando ao cumprimento da Constituição.
Estados Unidos da América

Amnistia critica falta de proteção a manifestantes

Para a Amnistia Internacional, as práticas da administração Trump "parecem encorajar a prevalência de grupos armados". Foram registados confrontos violentos em 75% das manifestações nos EUA.
Tailândia

Tailândia censura cobertura de manifestações

As autoridades recorreram ao "decreto de emergência severo" com o argumento de que os conteúdos representam uma ameaça para a segurança do país. Foram afetados quatro órgãos de comunicação social.
Israel

Manifestantes exigem demissão de Netanyahu 

Depois do levantamento das restrições para protestos, milhares de israelitas manifestaram-se para exigir a demissão do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que enfrenta acusações de corrupção.
Tailândia

Tailândia. Manifestações em estado de emergêcia

Centenas de manifestantes estão a juntar-se no centro de Banguecoque, desafiando um decreto esta quinta-feira adotado que instaurou o estado de emergência.
Alterações Climáticas

Clima. Manifestantes cortaram rotunda do Marquês 

1086
Várias dezenas de manifestantes pela defesa do clima bloquearam a rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, durante cerca de uma hora. Foram removidos pelas equipas especiais da PSP.
Angola

Ativistas pedem demissão de Edeltrudes Costa

Em causa está um negócio da empresa do chefe de gabinete do Presidente da República de Angola, que terá rendido vários milhões de euros em contratos públicos.
CGTP

Centenas pedem melhores salários em manifestação

279
Manifestantes exigem a subida do salário mínimo para os 850 euros numa semana em que o líder da oposição criticou a opção pela subida do valor em 2021 devido à pandemia.
Noticiário

8h. Madrid. "Sangue no chão e ligaduras na cabeça"

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Sociedade

Politicamente correcto

O mundo está rapidamente a transformar todo o passado e tradições num amontoar de actos criminosos perpetrados por vilões da pior espécie. A velocidade e ódio colocados nesta expurga são avassaladores
Coronavírus

Madrid. Centenas protestam contra restrições

165
Centenas de pessoas em Madrid protestaram contra restrições consideradas "discriminatórias e ineficazes". Polícia fará controlos aleatórios a partir de segunda-feira, mas sem multas nas primeiras 48h.
Bielorrússia

Bielorrússia. Mais de 630 detidos em manifestação

Um total de 633 pessoas foram detidas durante uma manifestação realizada no domingo em Minsk, na Bielorrússia, para contestar a reeleição do Presidente, Alexander Lukashenko.
Cultura

Cultura fez "brinde à ignorância da ministra"

278
Cerca de uma centena de agentes culturais concentraram-se junto ao Palácio Nacional da Ajuda para "um 'drink' de copo vazio", em alusão à ausência de respostas do Governo.
Bielorrússia

Bielorrússia. Estudantes protestam em Minsk

Algumas centenas de estudantes bielorrussos manifestaram-se em Minsk no dia da abertura do ano letivo, denunciando o autoritarismo de Lukashenko, que voltou a minimizar os movimentos de contestação.
A página está a demorar muito tempo.