Manifestações

País

Imigração. Marcados protestos em Lisboa e Porto

A manifestação "Famílias Unidas, Não Divididas" está marcada para esta quinta-feira em Lisboa (Largo Camões) e no Porto (Praça Carlos Alberto) e vai contar com a presença de várias personalidades.
Migrantes

Manifestação em Paris de apoio a migrantes

Milhares de pessoas desfilaram este domingo em Paris para receber uma "marcha solidária" que partiu de Itália para apoiar os migrantes e protestar contra o bloqueio de fronteiras.
Estados Unidos da América

Milhares contestam política que separa famílias

Milhares de pessoas protestaram em mais de 80 cidades nos EUA contra a política que separa famílias na fronteira. "É desumano o que estamos a fazer a estas crianças e a estas mães", dizem.
Hong Kong

Ativista condenado a seis anos de prisão

O ativista pró-independência Edward Leung foi condenado esta segunda-feira a seis anos de prisão. Em causa está o facto de ser considerado culpado pela participação num 'motim' em 2016.
Angola

Luanda marcha contra violência em Angola

O Observatório para Coesão Social e Justiça convocou para 16 de junho, em Luanda, uma marcha silenciosa contra o "insustentável e alarmante nível de violência" e a banalização da criminalidade.
Manifestações

Profissionais de terapias tradicionais em protesto

189
Profissionais de terapias não convencionais concentram-se em frente ao Parlamento e exigem direitos iguais no acesso às cédulas profissionais para os diplomados após 2013.
Manifestações

Brasil. Governo não pode satisfazer camionistas

O Presidente do Brasil afirmou na terça-feira que o governo esgotou todos os recursos para atender às exigências dos camionistas e espera uma "situação normalizada" nos próximos dias.
Angola

Polícia travou manifestação para lembrar massacre

Um grupo de manifestantes tentou lembrar o dia do massacre de milhares de manifestantes em 1977 e apelou à criação de um memorial às vítimas. A polícia dissipou rapidamente a esta manifestação.
País

Técnicos de diagnóstico manifestam-se na AR

416
Mais de 1.500 técnicos de diagnóstico e terapêutica estão concentrados desde cerca das 16h00 em frente à Assembleia da República, em Lisboa, para exigir uma carreira equiparada à da função pública.
Soares da Costa

Trabalhadores da Soares da Costa exigem salários

Um grupo de trabalhadores da Soares da Costa concentrou-se junto aos estaleiros da construtora em São Félix da Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia, para exigir o pagamento dos salários em atraso.
Professores

Milhares de professores manifestam-se em Lisboa

125
Milhares de professores de todo o país estão concentrados na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, reivindicando direitos laborais. Exigem respeito e pedem a demissão dos responsáveis pela Educação.
Enfermeiros

Centenas de enfermeiros pedem ajuda a Marcelo

244
Algumas centenas de enfermeiros concentraram-se este sábado junto ao Palácio de Belém para pedir ao Presidente da República que interceda junto do Governo para que haja investimentos na Saúde.
Escolas

7 motivos por que os professores saem amanhã à rua

950
Salas de aulas com professores com 60 anos, alunos a mais para cada docente e sem direito a atenção personalizada, horas a mais a trabalhar. Há vários motivos para a manifestação de amanhã.
Manifestações

Pedido de aumentos na Infraestruturas de Portugal

Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, que têm greve marcada para quinta-feira, manifestaram-se esta terça-feira em Lisboa para exigirem aumentos salariais.
Rússia

Mil pessoas detidas em manifestações anti-Putin

149
Mais de mil pessoas foram detidas na Rússia em dia de protestos contra a investidura de Vladimir Putin para um quarto mandato presidencial na segunda-feira, segundo a Associated Press.
Deficiência

Vigília para pedir apoio à vida independente

Um reforço do orçamento para a constituição de Centros de Apoio à Vida Independente é a principal reivindicação da vigília , que começa esta quarta-feira e se prolonga até sexta-feira.
Brasil

Segurança reforçada na vigília de apoio a Lula

A polícia brasileira reforçou a segurança junto à vigília de apoio ao ex-Presidente brasileiro, detido em Curitiba, após um ataque de tiros que fez pelo menos dois feridos na madrugada de sábado.
Arménia

Primeiro-ministro da Arménia demite-se

Serge Sarkissian, primeiro-ministro da Arménia, demitiu-se esta segunda-feira. A decisão de Sarkissian ocorreu pouco após a libertação do líder da contestação antigovernamental na Arménia.
Manifestações

Nicarágua. Presidente recua face a protestos

O presidente da Nicarágua renunciou à controversa reforma na segurança social que esteve na origem de uma vaga de manifestações nos últimos cinco dias e que provocaram pelo menos 24 mortos.
Lisboa

Jerónimo em manifestação "pela paz" na Síria

Cerca de uma centena de pessoas manifestou-se esta quinta-feira em Lisboa "pela paz" e "fim à agressão", apelando ao cessar da violência na Síria, com Jerónimo de Sousa a associar-se à iniciativa.
Professores

Professores exigem horário de 35 horas

275
Professores dizem que, muitos deles, trabalham em média 46 horas semanais. Mário Nogueira diz que as longas horas de trabalho nas escolas e em casa é "um dos principais fatores de desgaste".
Comércio

Pingo Doce. Trabalhadores pedem contrato coletivo

Trabalhadores protestaram esta manhã junto à sede da empresa, em Lisboa. Responsável sindical acusou o Pingo Doce de estar a dar "um péssimo exemplo" ao não dialogar com os trabalhadores.
Manifestações

Polícias e militares marcam vigília em Belém

334
Protesto contra o congelamento das carreiras profissionais começa dia 2 de maio junto ao Palácio de Belém. Presença na manifestação do dia 25 de Abril também foi confirmada.
Conflito na Síria

Sírios apoiam al-Assad em Damasco

Manifestantes sírios estão concentrados na Praça Omayyad em apoio a Bashar al-Assad, na sequência dos ataques de EUA, Reino Unido e França. "Alá, Síria e apenas Bashar" são as palavras de ordem.
Segurança

Polícias e militares juntam-se para manifestação

102
Polícias e militares vão juntar-se pela primeira vez na história para uma mega manifestação na primeira quinzena de maio. Assembleia da República e Belém deverão ser os locais escolhidos.
País

Trabalhadores da distribuição 15 dias em luta

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) inicia esta segunda-feira uma quinzena de luta nas empresas de distribuição, reivindicando aumentos salariais.
Cultura

Coimbra. Agentes culturais sentem-se "humilhados"

Cerca de 200 pessoas manifestaram-se esta sexta-feira à frente da Direção Regional de Cultura do Centro, em Coimbra, contra a política cultural do Governo. Dirigentes dizem-se "humilhados".
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
CP

CP. Trabalhadores da EMEF protestam

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário querem ser tratados de maneira semelhante aos da CP, detentora da empresa. Protestam por aumento dos salários esta quarta-feira.
Catalunha

Protesto em Lisboa pela libertação de Puigdemont

321
Várias dezenas de pessoas concentraram-se junto em Lisboa para exigir a "libertação dos presos políticos" da Catalunha, considerando que existe uma "judicialização" dos acontecimentos.
Catalunha

Fotogaleria. Protestos invadem Barcelona

Milhares de pessoas saíram em protesto nas ruas de Barcelona contra a detenção de Carles Puigdemont, o que já levou à intervenção da polícia e à detenção de nove pessoas.
Educação

Universitários contra valor das propinas 

Alunos do ensino superior manifestaram-se em Lisboa contra o valor das propinas, ao qual acresce outros custos como habitação, alimentação e transportes. Estudantes pedem financiamento para o ensino.
Paris

Distúrbios em manifestação contra reformas Macron

Uma das 180 marchas organizadas em França contra as reformas de Emmanuel Macron ficou marcada por distúrbios. Manifestantes lançaram pedras à polícia que respondeu com gás lacrimogéneo e bastões.
Conflito Israelo-palestiniano

Ahed Tamimi "declarou-se culpada" por agressões

Ahed Tamimi, referência contra a ocupação dos territórios palestinianos por Israel, declarou-se culpada pela agressão a dois militares. O acordo de Tamimi com o MP terá de ser ratificado com tribunal.
Lisboa

Centenas protestam contra morte de Marielle

169
"Marielle presente" foi o mote da manifestação de cerca de 500 pessoas que se juntaram em Lisboa contra o assassínio de Marielle Franco. A vereadora brasileira morreu com quatro tiros na cabeça.
CGTP

CGTP contra postura "lamentável" do Governo

116
O líder da CGTP criticou a postura "lamentável" do Governo que, durante a manifestação da função pública, mandou colocar grades policiais a vários metros da porta do Ministério das Finanças.
Função Pública

Função pública protesta por aumentos salariais

199
Milhares de funcionários públicos desfilam rumo ao Ministério das Finanças, em Lisboa, para exigir aumentos salariais e um horário semanal de 35 horas para todos, entre outras medidas.
Manifestações

Cuidadores: "Somos tratados como lixeiros"

Milhares de pessoas recusam-se a institucionalizar os filhos ou os pais doentes, transformando-se em cuidadores informais, um trabalho sem descanso, sem direitos e quase sem apoios estatais.
Professores

Mário Nogueira. "É tempo de ir para a rua"

141
O secretário-geral da Fenprof afirmou que, a manter-se a posição do Governo relativamente ao descongelamento das carreiras dos docentes, os professores vão avançar com uma grande manifestação.
CGTP

CGTP. Fim da caducidade na contratação coletiva

Os sindicalistas manifestam-se esta quarta-feira e vão exigir "a revogação da norma da caducidade das convenções coletivas", proposta que o PCP vai apresentar no parlamento.
Manifestações

Utentes de ligações fluviais do Tejo em protesto

101
As comissões de utentes de transportes do Seixal, Montijo e Barreiro realizam, na quarta-feira, uma marcha simbólica entre o Cais do Sodré e o Ministério das Finanças.
Frente Comum

Frente Comum espera milhares na manifestação

A manifestação da Frente Comum tem como propósito "lutar por aumentos de salários, pelas carreiras profissionais, pelas 35 horas de trabalho e pelo fim da precariedade".
Manifestações

Mulheres manifestam-se em Lisboa por igualdade

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) promove este sábado uma manifestação em Lisboa, no âmbito das celebrações do Dia da Mulher, para exigir igualdade e justiça social.
CGTP

CGTP anuncia manifestação para quarta-feira

O líder da CGTP anunciou uma manifestação de 500 ativistas para a próxima quarta-feira, em Lisboa. Este é o dia em que vai decorrer o debate sobre legislação laboral.
Dia da Mulher

Manifestações e "greve feminista" em Espanha

122
Milhares de mulheres um pouco por todo o mundo assinalaram o Dia da Mulher com manifestações pela igualdade, respeito e emancipação. Em Espanha, houve uma "greve feminista".
Manifestações

Itália. Manifestantes tomam as ruas do país

Itália viveu um dia de marchas e concentrações de antifascistas e de forças da extrema-direita, a pouco mais de uma semana das eleições legislativas.
CTT

Perto de 2.000 pessoas na manifestação dos CTT 

Os sindicatos afetos aos CTT afirmam que estão cerca de 2.000 pessoas na manifestação contra a atual situação dos Correios, enquanto a polícia aponta para 1.500.
Frente Comum

Frente Comum anuncia manifestação a 16 de março

A Frente Comum anunciou uma manifestação nacional para 16 de março. Ana Avoila não descarta a hipótese de avançar com uma greve.
Lesados do BES

Lesados do BES acusam PS de "mentir"

O porta-voz do grupo de lesados reiterou que os lesados foram "vítimas de uma burla" e exigiu o recurso à provisão de 1.837 milhões de euros que o Banco de Portugal terá "ordenado" que o BES criasse.
CTT

Trabalhadores da CTT marcam greve e manifestação

Os trabalhadores do grupo CTT estão contra a redução de pessoal e o encerramento de postos de atendimento. A greve e manifestação estão marcadas para dia 23 de fevereiro.
Trabalhadores

Triumph. Trabalhadoras em manifestação

As trabalhadoras da fábrica da antiga Triumph têm estado em vigília à porta da empresa. A concentração desta segunda-feira é mais uma tentativa para que a situação das trabalhadoras se resolva.
Autoeuropa

Autoeuropa. Protesto só mobilizou 20 trabalhadores

109
Duas dezenas de trabalhadores da Autoeropa, acompanhados de alguns familiares, protestaram este domingo junto aos portões da fábrica de Palmela contra o novo horário imposto pela administração.
Hong Kong

Joshua Wong condenado a três meses de cadeia

Joshua Wong, de 21 anos, deu-se como culpado por não ter respeitado uma ordem judiciária que exigia o fim de um acampamento erguido durante as manifestações na antiga colónia britânica.
Ucrânia

Confrontos em Kiev devido a nova lei

Centenas de pessoas concentraram-se frente ao parlamento de Kiev em protesto contra uma nova lei relacionada com as regiões do leste do país sob controlo dos separatistas.
Direitos das Mulheres

Polónia rejeita liberalização das leis do aborto

Em 2016, as manifestações na Polónia contra a proibição total do aborto marcaram o mundo. Mais de um ano depois, o Parlamento polaco rejeitou uma proposta a favor da liberalização das leis do aborto.
Venezuela

Quatro mortos em protestos na Venezuela

Pelo menos quatro pessoas morreram e 15 ficaram feridas na quinta-feira na Venezuela, durante manifestações e pilhagens ocorridas no estado de Mérida, a sudoeste de Caracas.
CTT

Seixal. Protestos contra fecho dos CTT 

Centenas de pessoas protestaram esta terça-feira no Seixal, contra o fecho dos CTT de Paio Pires. À manifestação juntou-se também o Presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.
CTT

40 pessoas contra fecho de loja no Porto

Cerca de 40 pessoas concentraram-se de manhã junto aos CTT - Galiza, no Porto numa manifestação promovida pelo PCP/Porto contra o encerramento do posto, que consideram "imprescindível".
Irão

Rohani espera que protestos acabem em poucos dias

O Irão é palco, desde 28 de dezembro, de grandes manifestações contra a má situação económica do país. O presidente, Hassan Rohani, disse a Erdogan esperar que os protestos acabem em "poucos dias".
Cabo Verde

Cabo Verde. Manifestações de polícias são ilegais

A Direção da Polícia cabo-verdiana e a Câmara Municipal de Praia defendem que as manifestações de polícias durante a greve dos últimos dias foram ilegais. A paralisação durou três dias.
Peru

Peru. Manifestações contra perdão de Fujimori

Milhares de peruanos manifestam-se esta sexta-feira para expressar a indignação pelo facto de o presidente Pablo Kuczynski ter perdoado a Fujimori, quando este ainda tinha 25 anos de pena por cumprir.
Venezuela

Pernil de porco. Venezuelanos culpam Governo

196
Várias pessoas manifestaram-se esta quinta-feira contra o Governo de Maduro, acusando-o por não ter cumprido a promessa de distribuir pernil de porco na época de Natal e outros produtos alimentares.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Manifestação da oposição proibida

135
Segundo o Procurador-Geral guineense, Bacari Biai, a Constituição do país "não prevê a realização de manifestações a qualquer momento".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)