456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Manifestações

Equador

Equador. Ataque a comboio humanitário com bombas

O Presidente do Equador denunciou que um comboio humanitário foi atacado com explosivos no sul do país, palco há 14 dias de uma mobilização indígena contra o elevado custo de vida.
Espanha

Madrid. Manifestação contra o direito ao aborto

Milhares de pessoas manifestaram-se em Madrid contra o direito de interromper voluntariamente a gravidez e celebraram a decisão que anulou a proteção ao aborto nos Estados Unidos.
NATO

Madrid. Milhares de pessoas nas ruas contra a NATO

Milhares de pessoas manifestaram-se contra a NATO nas ruas do centro de Madrid, cidade que acolhe a cimeira da Aliança Atlântica entre terça e quinta-feira.
Manifestações

Manifestação em Munique contra cimeira do G7

Milhares de pessoas manifestaram-se, pacificamente, em Munique, contra a realização da cimeira do G7 que começa no domingo na região, apelando aos líderes políticos mais ação em prol do clima.
Equador

Equador. Três mortos e cem feridos em protestos

Cerca de 14.000 manifestantes participaram de manifestações em todo o país para protestar contra o aumento do custo de vida e para exigir, em particular, uma queda nos preços dos combustíveis.
Equador

Indígena morre em confronto com polícia

Polícia equatoriana atacou centenas de indígenas no campus da Universidade Central de Quito. Confronto com manifestantes causou um morto: pessoa foi atingida por bomba de gás lacrimogéneo.
União Europeia

Dezenas de milhares pedem adesão da Geórgia à UE

Diversas organizações pró-europeias e formações da oposição apelaram a uma "marcha pela Europa" em Tbilissi, para provar o compromisso do povo georgiano na sua escolha europeia.
Noticiário

17h. SEF. Inspetores criticam postura do Governo

Critica feita por Renato Mendonça, representante sindical, depois de o ministro da tutela ter ameaçado afastar o responsável do SEF. Ainda neste jornal, milhares de manifestantes nas ruas de Londres.
Resposta Pronta

Massacre de Tiananmen. "Queremos honrar vítimas"

Amnistia Internacional Portuguesa realiza vigília em Lisboa, para assinalar os 33 anos do massacre de Tiananmen. Catarina Vieitas explica a importância de honrar as vítimas que não têm voz.
CGTP

Manifestação da CGTP a 7 de Julho em Lisboa

Isabel Camarinha diz que manifestação será "um grande momento de convergência", após a realização, este mês, de um conjunto de greves já marcadas e de dezenas de plenários.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Preparados para um verão quente?

Vem aí greves, plenários e manifestações que vão paralisar empresas e tornar o verão mais difícil. Os portugueses devem estar preparados.
Frente Comum

Frente Comum espera "milhares" na manifestação

A Frente Comum emitiu vários avisos prévios de greve, que poderão ter impacto no funcionamento dos serviços públicos durante esta sexta-feira devido à manifestação a nível nacional.
Sudão

Homem-Aranha do Sudão é um símbolo dos protestos

Tal como Peter Parker, o homem que inspira o Sudão durante os protestos é um cientista autodidata, e, quando não está a planear ou a participar em protestos, ensina ciência e robótica aos mais novos.
Noticiário

7h. Greve. Estações do Metro fechadas em Lisboa

Reportagem a acompanhar a greve dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa durante a manhã. Apesar da maioria absoluta do PS, a esquerda promete voltar às ruas. Visita de Costa à Roménia.
Manifestações

Esquerda volta às ruas, PS vê fragilidades

Comunistas apelam à mobilização de massas, até para resolver dificuldades internas. PS confia na fragilização do movimento sindical por via da posição do PCP sobre a Ucrânia.
1 de maio

PCP e BE na rua para pressionar Costa

Esquerda voltou à rua neste 1º de Maio pronta para vestir o papel de oposição e disparar contra Governo e Orçamento que não acautela aumenta da inflação. PS garantiu "compromisso" com trabalhadores.
Noticiário

13h. Tropas russas estão "desmoralizadas"

Os Serviços de Informação do Reino Unido dizem ter identificado tropas russas na Ucrânia que estão desmoralizadas, mas reconhecem que que há melhorias na estratégia de guerra do Kremlin.
Noticiário

12h. Diretores escolares saúdam transição digital 

Filinto Lima, presidente da associação que representa os diretores das escolas saúda a troca do papel pelos computadores na realização das provas de aferição.
Fact Check

Jornalista ucraniana protesta contra Zelensky?

As imagens são idênticas às do protesto que aconteceu na Rússia, em que uma jornalista interrompeu um noticiário para fazer uma manifestação contra a invasão russa à Ucrânia. Mas será que são verdade?
Manifestações

Trabalhadores do Hospital da Luz em protesto

Cerca de 30 pessoas manifestaram-se esta terça-feira junto ao hospital, em Lisboa. A secretária-geral da CGTP, que esteve presente, sublinhou que os trabalhadores "têm salários baixíssimos".
Resposta Pronta

"Nós os Ucranianos, também lutamos pela liberdade"

A embaixadora ucraniana em Portugal está na marcha organizada pela IL nas comemorações do 25 de abril. Inna Ohnivets diz que "para os ucranianos, a revolução dor cravos também simboliza a democracia".
Reportagem Observador

"Tratam os policias como filhos de um Deus menor"

33 anos depois da manifestação dos "Secos e Molhados", polícias voltaram a sair à rua. Quem esteve nos protestos em 1989 conta que "pouco mudou". Apelo é o mesmo: melhores condições de trabalho.
Reportagem Observador

UL contra assédio. "1 pessoa? É 1 pessoa a mais"

Contra o assédio sexual, mais de 100 estudantes manifestaram-se junto à Reitoria da Universidade de Lisboa. Ana, Sofia e Miguel esperam mudança: "Todos nós temos o direito de nos sentir seguros".
CGTP

CGTP sai à rua para exigir aumentos salariais

Secretária-geral da intersindical anuncia várias ações de protesto perante a­­­­ escalada dos preços de bens. CGTP defende "o aumento geral dos salários de todos os trabalhadores e pensionistas".
Guerra na Ucrânia

Manifestantes na Suíça exigem o fim da guerra

Cerca de 10.000 pessoas marcharam na Suíça, apesar de uma tempestade de neve, formando uma floresta de bandeiras com as cores da Ucrânia e outras com as cores do arco-íris.
Manifestações

Manifestação em Madrid a favor do Saara Ocidental

Várias pessoas manifestaram-se em Madrid para apoiar o Saara Ocidental e reclamar a sua autodeterminação, depois de o Governo espanhol ter revisto a sua posição nos últimos dias a favor de Marrocos.
Reportagem Observador

Protesto estudantil. "Governo deixa a desejar"

Centenas de alunos de todo o país juntaram-se em Lisboa para mostrar que "não estão contentes" com o ensino superior. 60 anos depois da crise estudantil, sair à rua neste dia "é sempre necessário".
Manifestações

Alunos em protesto 60 anos após crise estudantil

Há duas manifestações agendadas para Lisboa e uma vigília. Em frente à Assembleia da República deverão concentrar-se centenas de estudantes do ensino superior.
Noticiário

11h. Guterres quer evitar "furacão de fome"

O líder da ONU lembra que a guerra está a causar distúrbios na distribuição de comida, e também a aumentar os preços de alimentos e combustíveis. Em Lisboa, há nova manifestação marcada para hoje.
Noticiário

13h. Papa pede fim da guerra na Ucrânia

Francisco pede o cessar-fogo na Ucrânia de uma guerra que considera inaceitável. Nova ronda de negociações de paz pode estar para breve. E ainda, reportagem a acompanhar manifestação contra a guerra.
Noticiário

7h. Ajuda humanitária deve chegar a Mariupol

Zelensky acusa a Rússia de chantagear os líderes de Kherson, na tentativa de realizar um referendo. Hoje, milhares de cidadãos russos saem às ruas para protestar contra a invasão da Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

As táticas dos russos para escapar aos censores

A repressão policial prende ativistas só pelo que publicam nas redes sociais. Com a nova lei da Rússia sobre informação, teme-se que afete a "coragem" das pessoas para ir aos protestos.
Guerra na Ucrânia

Cerca de 5.000 detidos em manifestações na Rússia

No domingo, cerca de 2.300 pessoas foram detidas somente em Moscovo e 1.253 em São Petersburgo. Pelo menos 320 destas pessoas passaram a noite na esquadra, segundo a ONG OVD-Info.
Guerra na Ucrânia

Protestos na Rússia: a violenta repressão policial

Só esta quarta-feira dezenas de pessoas foram detidas em Moscovo e em São Petersburgo, sendo que nesta última cidade foram detidos cerca de uma centena de manifestantes.
Guerra na Ucrânia

Centenas protestam em Lisboa contra invasão

Centenas de manifestantes entoaram palavras de ordem em ucraniano em frente da Embaixada da Rússia, e exibiram vários cartazes e imagens do Presidente russo, Vladimir Putin, caricaturado como Hitler.
Noticiário

11h. Ucranianos em Portugal manifestam-se 

Cidadãos ucranianos estão preocupados com as famílias que deixaram na Ucrânia e exigem a Putin que os deixe em paz. Ainda neste jornal, continua a subir o número de mortos em Petrópolis
Noticiário

Ucrânia: Um soldado ucraniano foi morto em combate

Os confrontos com os separatistas apoiados por Moscovo no leste do país provocaram uma vítima mortal. Hoje as crianças voltam a ser vacinadas contra a covid 19.
Coronavírus

Paris. Manifestações pelo fim das restrições 

A "caravana da liberdade" convergiu este sábado em Paris, bloqueando grande parte dos acessos à capital, com franceses a virem um pouco de todo o país para protestarem contras medidas anti-Covid.
Coronavírus

"Comboio da Liberdade" pode chegar à Europa

Protesto contra medidas da pandemia designado "Comboio da Liberdade" já ocupou uma importante via que liga Canadá e EUA. Manifestações podem chegar à Europa este fim de semana, começando em Paris.
Myanmar

1500 mortos num ano de golpe de Estado em Myanmar

A revolta, que teve lugar a 1 de Fevereiro de 2021, mergulhou o país numa profunda crise política, social e económica, e abriu uma espiral de violência com novas milícias civis.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.