Um grupo de estudantes vai processar esta sexta-feira a Universidade de Harvard por discriminação contra estudantes asiáticos. O grupo, o Students for Fair Admissions, conseguiu provar que, nas candidaturas e na atribuição de notas, os alunos asiáticos são prejudicados.

Uma análise interna de 2013 encomendada por esse grupo, na qual mais de 160 mil registos de ex-alunos e candidatos foram analisados, revelou que os candidatos asiáticos têm pontuações mais baixas do que qualquer outro candidato de um outro grupo étnico.

Acontece que as suspeitas de ex-alunos e candidatos asiáticos estavam corretas”, disse o grupo num comunicado citado pelo The New York Times.

O mesmo se verifica com avaliações em exames e atividades extracurriculares, de acordo com a análise encomendada pelo Students for Fair Admissions. “Evidências incontestáveis mostram que a política de admissão de Harvard tem um efeito desproporcionalmente negativo sobre os americanos da Ásia em relação a candidatos caucasianos de localização similar que não podem ser explicados em bases não discriminatórias”, disse o grupo no comunicado.

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, também em 2013, descobriu que, ao longo de uma década, as taxas de admissão dos estudantes asiáticos eram inferiores às dos caucasianos. Estes só superavam os candidatos asiáticos numa avaliação subjetiva da personalidade do aluno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR