817kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crime

Justiça

Condenado por submeter companheira a "terror"

Arguido foi condenado por um crime de violência doméstica e três crimes de coação sexual agravada. Tribunal deu como provado que o homem destratava a sua companheira desde 2016.
Braga

Braga. GNR deteve suspeito de atropelamento mortal

Condutor de 20 anos foi identificado e detido por homicídio por negligência grosseira e por condução perigosa — depois de atropelar a vítima, terá tentado fugir mas foi retido pelas pessoas no local.
Crime

Tribunal de Braga condena suspeitos de furtos

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a dois homens suspeitos de furtos em residências e estabelecimentos comerciais. A GNR acrescenta que uma mulher detida na mesma operação.
Faro

Suspeito de falsificar documentos detido 

Segundo a polícia, os documentos eram alegadamente "usados nos registos de cidadãos estrangeiros, nos serviços de Finanças, para obtenção de benefícios ilegítimos".
Coimbra

DJ e dois amigos julgados por suspeita de violação

O crime terá acontecido em abril de 2023, depois de um evento em que a vítima trabalhava como promotora e onde conheceu o DJ. Os três homens terão violado a jovem depois de lhe terem oferecido boleia.
Desporto

1/3 dos jovens veem desporto ilegalmente

Segundo o estudo, os portugueses mais jovens, entre os 15 e os 24 anos, referiram ter acedido ilegalmente a eventos desportivos online a uma taxa duas vezes superior à da população total.
Crime

Setúbal. Disparo com arma de fogo mata mulher

Mulher portuguesa tinha 33 anos e foi atingida enquanto guiava o seu carro, pelas 23h30, no bairro da Bela Vista. Um homem de 33 anos, também dentro do carro, terá sido atingido no braço.
Terceira Idade

Não à violência contra a pessoa idosa

Hoje, vive-se mais anos, é verdade. Mas importa perguntar, com que qualidade de vida? Como se afirma em congressos e fóruns de saúde, não basta trazer “mais anos à vida”, mas sim “mais vida aos anos”.
Noticiário

6h. Suíça recebe segundo dia da Cimeira para a Paz

Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar hoje. Ainda neste jornal, pelo menos nove pessoas foram baleadas, incluindo duas crianças, num parque recreativo nos Estados Unidos.
Justiça

MP acusa os Bonnie e Clyde portugueses

Casal está acusado de três crimes de homicídio, pela morte de família em 2022, em Bragança. Há ainda dois crimes de profanação de cadáver na forma tentada, um de incêndio e um de furto qualificado.
Braga

Braga. Jovem de 18 de anos morre atropelado

Enquanto a GNR apura as "circunstâncias" da morte de Rafael Vilar, comunicação social avança que o jovem terá morrido durante corrida de carros ilegal no parque industrial da Sobreposta.
Violência

Honduras vai construir prisão para 20 mil 

A Presidente das Honduras, Xiomara Castro, e o Conselho da Defesa e Segurança Nacional apresentaram um plano contra a violência nas Honduras, em resposta ao aumento da violência no país.
Itália

Itália. Deputado ferido em luta no parlamento

Deputado de partido de centro-esquerda diz ter sido alvo de "pontapés e murros" por membros do governo, depois de abordar um ministro com uma bandeira, num debate parlamentar.
Justiça

Prisão preventiva para suspeito de abusos sexuais

Detidos por mandado do Ministério Público, um homem e uma mulher pela presumível prática reiterada de crimes de abuso sexual de crianças e abuso sexual de menores dependentes.
Justiça

PJ detém suspeitos da morte de jovem em Fátima

A operação policial, com o nome "Operação Thémis" desenrolou-se na quinta-feira e deu cumprimento de mandados de busca e de dois mandados de detenção, por suspeita dos crimes de homicídio qualificado.
Crimes Sexuais

Coimbra. Estudante julgado por alegada violação

Por excesso de álcool, a rapariga adormeceu encostada ao arguido no Jardim da Sereia. Acordaram e seguiram os seus caminhos. Só depois reparou que tinha os collants rasgados e a camisa desabotoada.
Açores

Encontrado corpo de homem na ilha das Flores

Foi encontrada na quinta-feira o corpo de um homem de 82 anos num local "sem acesso por terra", o óbito "foi declarado no local" pelo delegado de saúde.
Noticiário

9h. GNR começa hoje “Operação Verão Seguro 2024”

A GNR vai reforçar o patrulhamento, o apoio e a fiscalização, sobretudo nas zonas de maior aglomerado de pessoas. Ainda, Santa Casa deve cerca de 40 mil euros à maior rede criminosa do Brasil.
Microsoft

Microsoft. Falhas permitiram ciberataque aos EUA

Presidente da Microsoft reconheceu "cascata de erros evitáveis" apontada pelo Departamento de Segurança Interna e sublinhou o "dever cívico" e o "papel único" da empresa para a segurança do país.
Violência Doméstica

Mulher morta considerada vítima de "baixo risco"

Mulher atropelada pelo ex-namorado fez queixa, mas foi considerada vítima de "baixo risco" pela PSP. E Ministério Público só atribuiu botão de pânico no dia em que morreu, 12 dias depois da queixa.
Noticiário

3h. EUA. Polícias acusados crimes abuso infantil

Os crimes aconteceram, sobretudo, em contextos educativos, com agentes policiais afetos a escolas. E ainda, a Seleção nacional já está em Marienfeld a passar a primeira noite.
Cais do Sodré

Homem baleado junto ao Cais do Sodré em Lisboa

O caso terá ocorrido pelas 19h30, quando o homem foi baleado nas pernas após um desentendimento, tendo sido transportado para o Hospital de S. José.
Jogos Olímpicos

Paris2024: esperam-se milhões de ciberataques 

Alcance mundial do evento e crescente digitalização da organização transforma-o num alvo apetecível para hackers. Ataques podem ter origem na Rússia, Azerbaijão, Irão ou até mesmo internamente.
Justiça

Saco Azul. O esquema, os contratos e as faturas

Vieira será julgado por fraude fiscal e falsificação de documento. Tribunal de instrução manda processo para julgamento e considera que ex-presidente do Benfica estava a par do "esquema gizado".
Estudantes

Escolas têm "resistência" a denunciar violência

O casos de violência reportados à CPCJ chegaram a mais de dez mil. As escolas temem expor os casos ao Ministério Público por poderem destruir a vida do jovem, disse a comissão de proteção de jovens.
Leiria

Idosa de 71 anos condenada por burla qualificada

Septuagenária foi condenada por 5 crimes de burla qualificada e 5 crimes de falsificação de documentos a pena única de 6 anos de prisão. Terá ainda de pagar 260 mil euros ao Estado.
Justiça

Absolvido arguido acusado de matar empresário

Presidente do coletivo de juízes justificou a absolvição pelo facto de o tribunal "não ter ultrapassado, infelizmente, a dúvida razoável" quando ao autor do homicídio.
Justiça

Catalisadores: 14 condenados a penas efetivas

Dois dos 37 arguidos foram condenados a 14 anos de prisão, por furto qualificado, tráfico de estupefacientes, tráfico de pessoas, entre outros crimes, e um outro a 12 anos de prisão.
Assédio Sexual

Ator diz que "acariciava" e não "apalpava" pessoas

Ator admitiu "ser demasiado atrevido" e ter "ultrapassado limites no passado" e confessou ter uma postura física que incluía toque. Spacey defende que nunca teve intenção de agredir.
Crime

PJ detém homem por suspeita de violação em Beja

A PJ recebeu a comunicação da denúncia no domingo, formalizada pela própria vítima junto das autoridades policiais, com a investigação encontrando fortes indícios da prática do crime de violação.
Tráfico de Droga

Cocaína. Cartéis de droga têm crianças migrantes

Investigação jornalística revela que o número de crianças não acompanhadas, vindas de Marrocos e da Argélia, são vítimas de tortura ou violação. Paris e Bruxelas são cidades no centro da operação.
Justiça

Tribunal condena empresários por forjar faturas

Homem foi condenado, por fraude fiscal e burla tributária, a uma pena única de cinco anos de prisão, suspensa por igual período na condição de pagar ao Estado quase 145 mil euros.
China

Quatro professores dos EUA atacados à faca 

Não se sabe até ao momento qual a extensão dos ferimentos dos professores e se o ataque foi aleatório ou se tinha como alvo estrangeiros. Meios de comunicação chineses não noticiaram o incidente.
Crime

PSP registou mais de 24 mil furtos desde 2020

As estatísticas apontam para uma diminuição destes crimes contra a propriedade em 2023, com a PSP a sublinhar que se mantém "a tendência decrescente no presente ano".
PSP

PSP regista 24 mil furtos a casas desde 2020

PSP indicou que houve 7.614 crimes de furto em interior de residência e 16.714 crimes de furto a habitações com arrombamento, escalamento ou chaves falsas.
Tráfico de Droga

Droga. PJ cabo-verdiana detém seis pessoas

A "Operação Epicentro" implicou o cerco total da zona de Campim, durante a madrugada, por dezenas de inspetores da PJ, com apoio da Polícia Nacional e Forças Armadas.
Crime

PJ detém homem procurado em Espanha por abuso 

O suspeito, 49 anos, está "fortemente indiciado da prática de um crime de abuso sexual de crianças", tendo sido emitido um mandado europeu para a sua detenção, adiantou a PJ em comunicado.
Violência Doméstica

Mulher morta por ex-namorado já tinha feito queixa

Venezuelana foi atropelada, deliberadamente, pelo ex-companheiro. Tinha feito queixa por ameaças e violência doméstica, há duas semanas, mas homem, que estava em liberdade condicional, não foi detido.
ASAE

ASAE apreende mais de 130 mil artigos contrafeitos

Os processos referem-se à venda ou ocultação de produtos, contrafação, imitação e uso ilegal da marca e fraude sobre mercadorias no valor de meio milhão de euros.
Polícia Judiciária

Gaia. Membro de rede internacional de droga detido

O detido, um homem de 40 anos, era procurado pelas autoridades francesas e tinha uma rede de droga de heroína que atuava entre o Bangladesh, Países Baixos, Alemanha, Espanha, Portugal e o Dubai.
Moçambique

Moçambique. Movimentação terrorista cria pânico 

Os "ataques e receios de ataques" por parte dos grupos armados levaram à fuga de mais de 530 famílias de Macomia, totalizando 1.461 pessoas registadas pela OIM nos locais de destino.
Incêndios

Detida suspeita de atear fogo em Ovar

A mulher terá ateado o fogo numa zona de extensa mancha florestal com habitações nas proximidades. Investigadores não conseguiram determinar qualquer motivação racional ou explicação para os atos.
Fact Check

Lisboa. Vídeo mostra confrontos entre imigrantes?

Com as migrações no topo da agenda mediática, começou a circular um vídeo que muitos utilizadores do Facebook sugerem que se trata de um confronto entre imigrantes em Lisboa. É falso.
Conflito Israelo-palestiniano

Movimento pró-Palestina vandaliza MNE

Partiram vidros com martelos e pintaram bandeira da Palestina na fachada do edifício cor-de-rosa do Ministério dos Negócios Estrangeiros porque "representa cumplicidade com genocídio".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O caso das gémeas vai ficar por aqui?

Lacerda Sales foi constituído arguido e estão em causa suspeitas de crimes como abuso de poderes e burla qualificada. Aguarda-se ainda que tipo de suspeitas pode haver sobre Nuno Rebelo de Sousa.
Violência Doméstica

Detido suspeito de atropelar mortalmente mulher

O homem será presente esta sexta-feira em tribunal. O mulher, vítima de violência doméstica, teria entre os 30 e 40 anos, referiu fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.
EDP

EDP. 700 páginas, o pacto e Sócrates desacreditado

Manuel Pinho e Ricardo Salgado foram condenados esta quinta-feira a 10 anos e a 6 anos e três meses de prisão. Tribunal acompanhou Ministério Público e deu como provado "pacto corruptivo".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos