Crime
Justiça

Mãe que abandonou bebé no lixo agradece o apoio

A mulher de 22 anos que abandonou o filho recém-nascido manifestou-se através da sua advogada agradecendo o apoio manifestado nas redes sociais, comunicação social e diligências sociais.
Assassinato

Confessou homicídio e está em prisão preventiva

Uma mulher que tinha confessado a morte do companheiro com uma faca, na Moita, está em prisão preventiva desde o primeiro interrogatório judicial enquanto aguarda julgamento.
Jeremy Corbyn

Novo ataque cibernético ao Partido Trabalhista

"Foi um ataque cibernético muito grave", revelou o líder do Partido Trabalhista britânico, adiantando que foi repelido pelo sistema interno, que terá impedido o acesso à informação do partido.
Cabo Verde

Detidas 46 pessoas em megaoperação em Cabo Verde

A polícia cabo-verdiana deteve 46 pessoas e apreendeu 386 objetos, entre bebidas alcoólicas, droga, armas brancas e outras, numa megaoperação realizada na passada sexta-feira em todas as ilhas.
PSP

MB WAY. PSP alerta para burlas e faz recomendações

1116
Os burlões aproveitam o "desconhecimento" das pessoas sobre a aplicação MB WAY e dão-lhes "indicações enganosas", permitindo o acesso à conta bancária das vítimas. PSP faz cinco recomendações.
Julgamentos

Triatleta. Alegações finais na próxima semana

O julgamento de Rosa Grilo e do amante está a chegar ao fim. Esta terça-feira decorreu a décima sessão. Foram ouvidas as últimas quatro testemunhas. A arguida irá ainda pedir para prestar declarações.
Contrabando

Apreendidos 40 mil cigarros no aeroporto de Lisboa

Cerca de 40 mil cigarros provenientes da Rússia foram apreendidos e duas mulheres de 32 anos foram detidas por contrabando no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Hospital de São João

Mulher que tentou raptar bebé vai a julgamento

A mulher de 48 anos que em fevereiro entrou "de forma não apurada e não autorizada" na Obstetrícia do Hospital de São João e tentou sequestrar uma recém-nascida vai a julgamento esta terça-feira.
GNR

5 militares acusados de sequestro de imigrantes

Os cinco arguidos foram acusados dos crimes de ofensa à integridade física qualificada, de sequestro agravado e de violação de domicílio, alegadamente "praticados no início de outubro de 2018".
ONG

Gâmbia. 10 organizações apoiam acusação de Myanmar

"A rápida adoção de medidas provisórias pelo tribunal poderá ajudar a impedir a continuação dos abusos em curso contra os rohingya em Myanmar", afirmou o diretor da Human Rights Watch.
Porto

Condenado a prisão e indemnização  por burlas

O burlão foi condenado a oito anos de prisão e 250 mil euros de indemnizações por lesar 34 pessoas em esquemas fraudulentos de empréstimos no valor de quase um milhão e meio de euros.
Hong Kong

Violência leva a mais violência, avisa Carrie Lam

"A violência não resolve problemas e apenas leva a mais violência", disse Carrie Lam. Um polícia alvejou uma pessoa e outra foi regada com um líquido inflamável nos protestos desta segunda-feira.
Rússia

Historiador tinha restos mortais de ex-aluna

Autoridades encontraram dois braços numa mochila, de que o historiador, com a Ordem da Legião de Honra francesa, tentava desfazer-se no rio quando caiu. Oleg Sokolov teria relação amorosa com vítima.
Direitos Humanos

Gâmbia acusa Myanmar de "conduta genocida"

O Gâmbia abriu um processo acusando Myanmar de genocídio durante a campanha contra a minoria muçulmana rohingya, pedindo ao Tribunal Internacional de Justiça que tome medidas.
Crime

Juiza manda libertar 37 arguidos do Hells Angels

268
A juíza de instrução criminal decretou a libertação dos arguidos porque estes "estão presos há demasiado tempo". Em março de 2018, o grupo tentou matar quatro pessoas e feriram gravemente outras seis.
Crime

Homem em fuga após tentar balear ex-mulher e sogra

Duas mulheres, de 54 e 73 anos, ficaram em estado grave. Vítimas são ex-mulher e sogra do autor dos disparos. Polícia Judiciária está a investigar.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia confirma disparo sobre jovem

Um jovem foi alvejado por um agente da polícia de Hong Kong esta segunda-feira durante uma manifestação. As autoridades têm apelado aos manifestantes para manterem a calma e a racionalidade.
Presidente da República

Marcelo defende mãe sem-abrigo que abandonou filho

1958
A embaixada de Cabo Verde em Portugal vai recolher mais informações sobre a cidadã que abandonou recém-nascido. Marcelo entende que a ação da mãe foi motivada pelo "desespero total".
Violência Doméstica

Homem de 81 anos detido por violência doméstica

O mandato de detenção e a busca domiciliária permitiram deter o suspeito e apreender de uma caçadeira de calibre 12, duas espingardas de pressão de ar e uma pistola de alarme.
Crime

Taxista agredido, roubado e fechado na mala

140
Um taxista foi agredido, roubado e fechado na mala do próprio veículo por três homens, na madrugada deste domingo, em Vila Nova de Gaia, tendo recebido assistência hospitalar.
Violação

Roman Polanski acusado de violar atriz em 1975

198
"Ele bateu-me até que eu cedi". Valentine Monnier acusou o realizador polaco de a ter violado quando esta tinha 18 anos, durante a sua estadia no chalé de Polanski, em Gstaad, na Suíça, em 1975.
Crime

Como a PJ encontrou a mãe do bebé deixado no lixo /premium

333
A mulher suspeita de abandonar o filho recém nascido vivia numa tenda junto a Santa Apolónia há cerca de um ano. Justificava a sua barriga com problemas intestinais. A PJ descobriu-a em três dias.
Crime

IAC: jovem sem-abrigo não quis matar filho

5023
A presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC) considerou que o crime em causa é "exposição ao abandono" e não tentativa de homicídio, porque "não há indícios", como lesões ou sinais de asfixia.
Chile

Chile. ONU condena força excessiva das autoridades

Os especialistas da ONU condenaram o uso excessivo de força por parte das autoridades no Chile em resposta aos protestos de ordem social e política que têm decorrido nas últimas semanas.
Crime

4 portugueses detidos por agressão e sequestro 

Quatro jovens portugueses foram detidos em Espanha por agredirem motorista de um carro alugado em Portugal, para impedirem o regresso do mesmo. A vítima transportou os jovens do Porto até Vigo.
Famalicão

Famalicão. Carrinha de valores assaltada

Uma carrinha de valores foi esta sexta-feira assaltada à mão armada em Vila Nova de Famalicão. Assaltantes ameaçaram os funcionários, obrigando-o a dar-lhes um montante ainda não conhecido.
Oeiras

PSP desmantela grupo envolvido em rixas violentas

A PSP desmantelou dois grupos de jovens delinquentes associados a violentas rixas na zona de Oeiras. Foram emitidos vários mandatos de busca que resultaram na apreensão de várias doses de droga.
Crime

Como a PJ desvendou cinco casos de bebés mortos /premium

Como é que estas cinco mulheres esconderam a gravidez? Como justificaram que tenham asfixiado os bebés logo a seguir ao parto? E como é que foram apanhadas e condenadas? As sentenças ajudam a explicar
Crime

Operação Éter. PJ fez ação inspetiva em março

A autarquia de Santo Tirso foi visitada pela PJ no passado dia 26 de março, no âmbito de uma ação inspetiva da Operação Éter sobre a instalação de lojas interativas do turismo.
Tortura

Casos de tortura aumentaram na Venezuela em 2019

Entre janeiro e setembro foram denunciados 34 casos de tortura e registaram-se 554 vítimas individualizadas desse crime, o que representa um aumento de 508,25% em relação a 2018.
Furto

Guiné-Bissau era o destino de armas furtadas à PSP

O destino das várias armas e munições que foram furtadas do armeiro da PSP era a Guiné-Bissau. Um dos arguidos tinha em sua posse caixas de munições e cartuchos cujo destino era o país africano.
Vandalismo

Desaparecimento de dois corpos em cemitério

Daiana Oliveira deslocou-se ao cemitério com a avó de 91 anos para ver o jazigo do seu avô e de um tio. Quando lá chegaram, o coveiro alertou-as de que as campas tinham sido vandalizadas.
Paços de Ferreira

Seis arguidos indiciados por tráfico agravado

Seis arguidos detidos na operação de combate ao tráfico de droga na cadeia de Paços de Ferreira foram indiciados por "tráfico de estupefacientes agravado".
Violência

Campo Maior. Suspenso aluno que agrediu colega

"O aluno suspeito de agressão foi de imediato suspenso preventivamente, durante dez dias, e foi-lhe instaurado um processo disciplinar", indicou esta quinta-feira o Ministério da Educação.
Tráfico de Droga

Homem detido por tráfico de 1.400 doses de droga 

Os militares "surpreenderam o suspeito numa zona florestal" em Sines “durante uma ação de transação de estupefacientes”. O detido foi apanhado em flagrante delito com 1.400 doses de droga.
Crime

Bebé encontrado no lixo deve ter alta em breve

1158
Hospital confirma que bebé está saudável e que deve ter alta clínica dentro de um ou dois dias. Está a antibióticos, mas medida é preventiva. Trabalho mais complexo foi "dar-lhe um banho".
PSP

Guimarães. Absolvidos polícias que cegaram adepto

“Toda a gente sabe que vocês sabem quem é que fez aquilo”, disse o juiz presidente, que criticou a “comunhão de esforços” que levou a que nenhum deles tivesse denunciado os autores da agressão.
Assaltos

Divulgado o vídeo do assalto a Özil e Kolasinac

A Polícia Metropolitana Britânica divulgou o vídeo completo da tentativa de assalto aos jogadores do Arsenal. A situação acabou com Kolasinac a espantar e perseguir os assaltantes.
Administração Interna

Agressões. Borba terá contrato local de segurança

Cinco dias depois das agressões registadas no quartel local, uma comitiva de bombeiros e autarcas de Borba foi recebida no Ministério da Administração Interna e no Palácio de Belém.
Polícia Judiciária

Operação Stonehenge: 40 buscas por fraude fiscal

"O 'modus operandi' consistia na utilização de um circuito fictício de faturação, mediante a simulação de compras e vendas que não correspondiam a efetivas transações de bens", explicou a PJ.
PSP

Acusados de furto de armas envolvidos em Tancos

475
Entre os 12 acusados por furto de armas da PSP em Lisboa, estão António Laranjinha e João Paulino, também implicados e acusados no processo do furto das armas dos paióis da base militar de Tancos.
Crime

Oito perguntas sobre o bebé encontrado no lixo /premium

322
Chegar aos pais do recém-nascido através do ADN é improvável. Imagens de videovigilância já foram recolhidas. PJ quer saber se existem casais sem-abrigo na zona. 8 perguntas sobre o caso.
México

Massacre. Rapaz andou 23 km para pedir ajuda

108
Depois do massacre de nove pessoas da sua família no México, alegadamente feito por um cartel de droga, Devin Langford, 13 anos, terá escondido irmãos que sobreviveram e percorrido 13 km a pé.
Violência

Jovem agredida por colega em estado grave

101
Segundo a GNR, terá havido, inicialmente, um desentendimento entre o rapaz e a rapariga dentro da sala de aula, que terá avançado para agressões mútuas já durante o intervalo.
País

Falhas no apoio a mulheres vítimas de violência

A secretária de estado para a Cidadania e Igualdade diz que existem falhas no apoio de emergência a mulheres vítimas de violência. A conclusão vem de um trabalho de uma equipa de análise de homicídio.
Maputo

Moçambique. Comandante do GOE detido 

O comandante do Grupo de Operações Especiais (GOE) da polícia moçambicana na província de Gaza foi detido no âmbito da investigação ao assassinato de um observador eleitoral em outubro.
Porto

Porto. Acusado de maltratar e roubar avô nega tudo

Um homem de 34 anos foi acusado de um crime de maus tratos e outros de furto qualificado a avô octogenário. Em tribunal, o arguido negou tudo. "Estou de consciência tranquila", disse.
Assassinato

Comerciante português morto a tiro na Venezuela

O português circulava numa viatura em Girardot quando foi atingido por vários disparos na cabeça, peito e estômago. Foi transportado para o hospital onde chegou já sem vida.
Futebol

Football Leaks: instrução arranca 12 de dezembro

A instrução do processo de Rui Pinto, criador da Football Leaks, começa em 12 de dezembro. Para esse dia foram apenas agendadas diligências instrutórias, disse à Lusa fonte judicial.
Fraude

Maputo não quer Chang deportado

Moçambique vai recorrer da decisão do Tribunal Constitucional de África do Sul que quer extraditar para os Estado Unidos o ex-ministro das Finanças Manuel Chang por fraude e corrupção.
CPLP

CPLP quer combater violência contra mulheres

"Podemos e devemos fazer valer a nossa mais valia linguística e a nossa cooperação multilateral, para desenvolver ações conjuntas e inclusivas", disse a diretora-geral da CPLP, Georgina Mello.
Porto

Operação Éter. 40 lojas efetuaram ajustes com Tomi

De entre as 64 Lojas Interativas de Turismo elencadas pela entidade regional Turismo Porto e Norte, pelo menos 40 resultam de contratos realizados com a empresa Tomi World de 1,5 milhões de euros.
Crime

Um BMW, os amigos e o dinheiro do Turismo do Norte /premium

284
A investigação continua, mas com o ex-presidente do Turismo do Norte preso o MP decidiu avançar com a acusação contra 29 arguidos. Todos eram amigos de Melchior Moreira. Ou trabalhavam com ele.
Sintra

Sintra. Homem sequestrado e fechado em bagageira

Um homem de 45 anos foi assaltado e sequestrado na madrugada desta terça-feira em Queluz. Os dois indivíduos que estão a monte prenderam a vítima na bagageira do próprio carro.
Tráfico de Droga

Paços de Ferreira. 5 guardas prisionais detidos

238
Ao todo, foram realizadas esta terça-feira 54 buscas em vários locais, adiantou a PJ. Nove pessoas foram detidas. Entre estas, contam-se cinco guardas prisionais suspeitos de corrupção.
Porto

Suspeita de agredir filho bebé vai ser julgada

A mulher de 29 anos já tinha sido presa preventivamente por ter abanado o filho bebé e voltou a fazê-lo dentro dos Cuidados Intensivos no hospital de Vila Nova de Famalicão.
Violência Doméstica

STJ absolve juiz condenado por violência doméstica

1249
O STJ considerou não ter havido maus-tratos, um conceito "essencial no crime de violência doméstica". Vítor Vale tinha sido condenado a um ano e meio de prisão suspensa pelo Tribunal de Guimarães.
Incêndios

Leiria. Absolvida mulher acusada de fazer queimada

Segundo o Tribunal de Alcobaça, do julgamento "não resultou provado" ter sido a arguida a atear uma queimada na Burinhosa, no concelho de Alcobaça (distrito de Leiria), no dia 15 de outubro de 2017
Aveiro

Homem condenado a 8 anos por aliciar menores

O homem que aliciava menores a mostrarem o corpo nu através do Facebook foi esta segunda-feira condenado a 8 anos de prisão em Aveiro. Além da pena de prisão ficou também definida uma indemnização.
Escócia

Carlos atingido por escândalo de obras falsas

“Não há dúvida: o James sabia que eram minhas”, afirmou o falsificador americano que garante ter pintado o Monet cedido por James Stunt à fundação criada pelo príncipe Carlos em 1986.
Braga

GNR acusado de peculato; guardou dinheiro perdido

205
Um GNR de Braga foi acusado de peculato por ter ficado com o dinheiro que estava numa carteira encontrada por uma cidadã. Quando confrontado, o arguido devolveu a quantia em causa à proprietária.
Fraude

BdP adverte contra o Intermarketbank

O Banco de Portugal veio esta segunda-feira alertar para a entidade Intermarketbank, que não está autorizada em Portugal. São várias as queixas relativamente à consultoria de crédito desta entidade.
Vietname

Mortes em camião. Oito pessoas detidas no Vietname

A identidade dos detidos não foi revelada pelas autoridades vietnamitas, que já detiveram dez pessoas por suspeitas de envolvimento na morte de 39 migrantes, em Essex, no Reino Unido.
Estados Unidos da América

Festa em casa do Airbnb acaba em cena de crime

128
Cinco pessoas morreram na sequência de um tiroteio numa festa de Halloween, numa casa alugada no Airbnb para apenas 12 pessoas. O CEO da empresa já garantiu que vai tomar medidas para proibir festas.
Violência

Agressões em Borba. Três suspeitos identificados

2684
A GNR acabou por ser chamada ao local e os agentes ficaram no quartel de forma a "salvaguardar a segurança dos operacionais", referiu o comandante Joaquim Branco. Há 3 suspeitos identificados.
Suíça

Português assassinado na Suíça penteou Ronaldo

487
Ricardo Marques Ferreira era madeirense, tinha 40 anos e vivia desde 2017 em Zurique, onde trabalhava como cabeleireiro e maquilhador. Foi encontrado morto, à facada, num quarto de hotel.
Professores

Fantasias escolares

669
O problema de fundo é que a escola atual é uma escola onde tudo se relativiza, tudo se aceita, tudo se permite, como se ela pudesse funcionar sem estar balizada por um quadro de valores básicos.
Tráfico Humano

Vítimas em camião no Reino Unido serão vietnamitas

As 39 pessoas encontradas sem vida, há cerca de uma semana, dentro de um camião no Reino Unido serão todas de nacionalidade vietnamita, revelou esta sexta-feira a polícia britânica.
Crime

Ferido grave com arma branca em Setúbal

Um homem ficou gravemente ferido depois de ter sido atingido no peito com uma arma branca, na madrugada desta sexta-feira em Setúbal, disse à agência Lusa fonte da Direção Nacional da PSP.
Reino Unido

Novo acusado no caso dos 39 mortos em camião

Depois da detenção do camionista, as autoridades acreditam que há um segundo suspeito envolvido no caso. Terá levado o reboque até à Bélgica antes da viagem para o Reino Unido. Está detido em Dublin.
Violência Doméstica

Homem de 20 anos detido por violência doméstica

185
Um homem de 20 anos foi detido por violência doméstica no Marco de Canaveses e proibido de contactar com a ex-namorada, que ameaçou de morte e "tentou coagir" para reatar a relação.
Futebol

Rui Pinto fala em "marosca à portuguesa" 

178
Hacker acusa Portugal de ignorar a sua colaboração com autoridades judiciais de outros Estados-membros europeus. Rui Pinto diz ser testemunha em França e estar a colaborar com o Eurojust.
África do sul

Extradição de Manuel Chang decidida esta sexta

A decisão de extraditar Manuel Chang para Moçambique ou para os EUA está a ser analisada e vai ser divulgada esta sexta-feira de manhã. As partes dispõem depois de 21 dias para apelar da decisão.
República Centro Africana

ONU falha na investigação a abusos sexuais na RCA

122
A ONU admitiu internamente que falhou na sua investigação aos abusos sexuais praticados pelos capacetes azuis na RCA. Em causa estão as amostras de ADN que não foram corretamente armazenadas.
Ministério Público

Bebé sem rosto. MP abre inquérito-crime a clínica

O MP abriu abriu um inquérito crime para investigar o caso da clínica Ecosado, onde a mãe do bebé que nasceu sem rosto e outras mal formações graves fez ecografias durante a gravidez.
Porto

Porto. Homem assalta banco com um papel

Um homem assaltou esta quinta-feira um banco utilizado apenas um papel que dizia: “Isto é um assalto. Dá-me o dinheiro”. O assalto está a ser analisado pela PJ do Porto.
Crimes Sexuais

AMCV: A violência sexual é "pandemia" 

Nos últimos três anos, mais concretamente entre janeiro de 2017 e 31 de agosto de 2019, o Centro de Crise ajudou 136 mulheres e raparigas vítimas de violência sexual.
Vandalismo

Exploradora de lítio vandalizada com suástica

A sede da Lusorecursos, em Montalegre, foi vandalizada na madrugada desta quinta-feira com o desenho de uma cruz suástica. A empresa assinou contrato de concessão com o Estado para a mina de lítio.
Tráfico de Droga

Cinco pessoas detidas por tráfico de droga

Foram detidas na terça-feira no âmbito de uma investigação que decorria há um ano e oito meses. Foram também apreendidas 5.000 doses de cocaína, canábis, heroína e vários dispositivos.
União Europeia

Portugal com a quinta maior taxa de assaltos da UE

Os dados são relativos ao ano de 2017 e é considerado um assalto qualquer roubo com recurso ao uso da força. Acima de Portugal só a Bélgica, França, Espanha e País de Gales.
Narcotráfico

México. Vídeo da detenção de filho de El Chapo

O governo mexicano divulgou o vídeo da detenção do filho de El Chapo no dia 17 de outubro ao mesmo tempo que explicou porque é que a operação correu mal.
Porto

Vendiam louro prensado em vez de droga

PJ deteve três pessoas por tráfico de droga e por burla, e roubos — tudo na baixa do Porto. Os indivíduos vendiam louro prensado ou chá em vez de droga, e azulejos em sacos em vez de telemóveis.
Sudão do Sul

Três voluntários da OIM mortos no Sudão do Sul

Os voluntários trabalhavam em postos de controlo sanitário para a luta contra o vírus do Ébola. As vítimas são uma mulher e dois homens que foram apanhados durante um tiroteio.
PSP

Detidos por tráfico de droga em miradouro lisboeta

Quatro homens e três mulheres, com idades entre os 18 e os 67 anos, foram detidos por suspeitas de tráfico de droga. A detenção resultou de uma investigação que durava há meses, avança a PSP.
Moçambique

Polícia conclui inquérito a morte de ativista

Anastácio Matavel foi morto a tiro em 7 de outubro por um grupo de quatro polícias de uma unidade de elite da polícia moçambicana, quando saía de uma ação de formação de observadores eleitorais.
Mundo

Mafioso diz que assassinou João Paulo I

436
Sobrinho do mítico Lucky Luciano e um dos mais ativos mafiosos do final do século XX, Antoni Raimondi revela num livro de memórias que matou João Paulo I. Causa da morte sempre levantou suspeitas.
Estados Unidos da América

Jeffrey Epstein. Autópsia "aponta para homicídio"

O patologista contratado pelo irmão de Epstein diz que a autópsia sugere morte por estrangulamento. Medicina legal de Nova Iorque contesta a alegação e reafirma a conclusão de suicídio.
Brasil

17 traficantes morrem em confronto policial

Dezassete pessoas, supostamente membros de um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas, morreram esta quarta-feira no Brasil, num confronto com agentes da polícia em Manaus, capital do Amazonas.
Mundo

Erdogan rejeita acusações de genocidio a arménios

Os Estados Unidos consideraram esta quarta-feira como genocídio as mortes de arménios por parte do Império Otomano, I Guerra Mundial. Erdogan já reagiu e considera a tomada de posição "sem valor".
Crime

Ex-espião fala sobre ilegalidades nas secretas

103
Esteve 30 anos nos serviços secretos e foi condenado pelos crimes de espionagem e corrupção passiva para ato ilícito. Agora, Frederico Carvalhão Gil fala sobre as ilegalidades a que diz ter assistido.
Estados Unidos da América

Tiroteio em Long Beach faz três mortos

Ainda não são conhecidas as razões do tiroteio que levou à morte de três homens e fez outros nove feridos, cinco com gravidade. As autoridades já estão a investigar, mas ainda sem conclusões.
Crime

Angélico. Suspeitos sentenciados em novembro

Segundo a mãe do cantor, o responsável do stand e a ex-mulher forjaram o contrato de compra e venda do carro à posteriori. Processo vai ser decidido em 19 de novembro.
PGR

PGR instada a pedir parecer ao Conselho Consultivo

Foi deliberado em reunião do Ministério Público propor a Lucília Gago que seja pedido um parecer ao Conselho Consultivo sobre o conflito entre autonomia e hierarquia dos magistrados do MP.
Londres

Condenados por morte de português em Londres

Quatro adolescentes responsáveis pela morte de um português em Londres foram esta terça-feira condenados a um total de quase 29 anos de prisão. A agressão ocorreu em dezembro de 2018.
Violência Doméstica

Crianças podem tornar-se futuros agressores

119
Na abertura da conferência internacional “Violência Doméstica: O papel dos advogados”, a procuradora-geral da República alertou para o impacto que a violência doméstica tem na vida das crianças.
Violência Doméstica

Comissão critica combate à violência doméstica

1172
O coordenador da comissão contra a violência doméstica diz que a polícia ainda é condescendente com agressores, fala de casos em que as vítimas não foram protegidas e alerta para descoordenação.
Loures

Quatro detidos por rapto e violação de mulher

A mulher foi raptada em Pinheiro de Loures, mantida em cativeiro durante várias horas e vítima de vários crimes sexuais. Namorado, que estava no local, foi violentamente espancado.
Viana do Castelo

GNR investiga morte de lontras

A GNR abriu investigação relativamente à morte de duas lontras encontradas mortas por baixo da ponte romana em Ponte de Lima. As autoridades suspeitam que os animais tenham sido envenenados.
Crimes Sexuais

Treinador de atletismo detido por abuso sexual 

124
Um dos casos envolve um homem de 70 anos, treinador de atletismo, que terá cometido os crimes quando se encontrava a sós com raparigas de 13 e 14 anos.
País

Dois detido por furto em hospitais

Os dois detido por furto em hospitais, que roubavam material médico de alta tecnologia, faziam parte de uma rede internacional que vendia os aparelhos no mercado negro.
Tribunais

Pai que agrediu professor tem de pagar 4.700 euros

1106
Agressões físicas e verbais aconteceram em 2018 numa escola do 1.º ciclo, em Valongo. Pai foi agora condenado ao pagamento de 3.300 euros de multa e a indemnizar o professor em 1.400 euros.
Crimes Sexuais

Detido suspeito de abuso sexual de crianças

Um jovem de 20 anos foi detido pela suspeita da prática de três crimes de abuso sexual de crianças, de um sequestro e de perseguição. O suspeito encontra-se em prisão preventiva.
Almada

Homem detido por roubo de tabaco e sequestro

Homem foi detido pela PSP e está em prisão preventiva pelo roubo de 1.874 maços de tabaco, com o valor de 8.500 euros, sequestro e posse de arma proibida.
GNR

Mulher suspeita de atear fogo a ex-companheiro

Mulher de 40 anos suspeita de regar o ex-companheiro com álcool e de lhe atear fogo em Mafra está em prisão preventiva a aguardar julgamento. A arguida é também suspeita de violência doméstica.
Julgamentos

Torres Vedras. Autarca vai a julgamento por plágio

343
O Presidente da Câmara de Torres Vedras foi a julgamento esta segunda-feira por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de douturamento, defendida em dezembro de 2015.
África

1 em 4 africanas aceita violência conjugal

Um estudo do Afrobarómetro realizado em 34 países apurou que 28% dos inquiridos (homens e mulheres) sustentam que bater na mulher é "sempre" ou "algumas vezes" justificado.
França

França. Dois feridos graves em ataque a mesquita

213
Os dois feridos foram encaminhados para o hospital de Bayona, no sudoeste de frança. O suspeito será um homem de 84 anos que foi candidato às eleições regionais de 2015 pela Frente Nacional.
Famalicão

GNR apreendeu 28 veículos em "corridas ilegais" 

A GNR apreendeu 28 veículos em Famalicão, durante uma operação de fiscalização rodoviária destinada a prevenir a realização de corridas ilegais e manobras perigosas na via pública.
Tráfico Humano

Os relatos dos familiares das vítimas de Essex

Le Van Ha foi à procura de sustento para a família depois de ter ficado desempregado. Nguyen Dinh Tu saiu para poder ajudar o pai e a mãe. Presume-se que sejam duas das vítimas no camião de Essex.
Tráfico Humano

Tráfico de pessoas. Funcionária da TAP detida

514
O SEF confirmou à rádio Observador que a funcionária da TAP foi detida no sábado de manhã, entretanto foi colocada em prisão preventiva. A TAP disse à rádio que a funcionária trabalhava em Luanda
Crime

Sabia-se que homicida de freira podia reincidir

145
Alfredo Santos não estava arrependido e podia voltar a cometer os crimes, ainda assim saiu em liberdade condicional depois de cumprir cinco sextos da pena. PSP da área de residência não foi alertada.
Tiroteio

Dois mortos e 14 feridos em tiroteio nos EUA

Tiroteio aconteceu numa festa onde estavam 750 pessoas em Greenville, Texas, a cerca de 24 quilómetros da universidade Texas A&M University-Commerce.
Violência Doméstica

V. Doméstica. Sistema sinaliza potenciais vítimas 

A medida faz parte do Programa do Governo que foi divulgado este sábado. Em cima da mesa está uma maior colaboração de ensino, justiça, polícia, saúde e muitas outras áreas da sociedade portuguesa
Sociedade

Skinheads mataram pela primeira vez há 30 anos /premium

448
Seis anos antes de Alcindo, José Carvalho foi esfaqueado à porta do PSR, em Lisboa, e a extrema-direita neonazi tornou-se um perigo visível em Portugal. Pedro Grilo, o homicida, fugiu da prisão.
Assaltos

Idosa luta contra assaltante que roubou bicicleta

O caso passou-se no Reino Unido, em South Yorkshire. Tentaram vender uma bicicleta roubada a Mari Parker, o crime foi desvendado e mais tarde o assaltante regressou para (tentar) concluir o assalto.
Brasil

Ex-judoca olímpico brasileiro encontrado morto

102
Mário Sabino participou nos jogos de Sydney, Atenas, Londres e Rio antes de entrar na Polícia Militar. Foi encontrado ao lado do cadáver de um colega e suspeita-se que uma traição motivou o crime.
Brasil

Político será o mentor do homicidio de Marielle

A Procuradoria Geral da República do Brasil apontou o empresário e político Domingos Brazão mentor dos homicídios da vereadora e ativista Marielle Franco e do seu motorista.
País

Violência. Secções especializadas leva a melhorias

A Procuradora Geral da República considera que a criação de secções especializadas para a violência doméstica vai ter efeitos positivos no combate à violência doméstica.
Assaltos

Mustafá e Pereira Cristóvão arrependidos

Os advogados de Mustafá e Pereira Cristóvão dizem que os seus clientes estão arrependidos e Mustafá pediu mesmo pena suspensa no seguimento dos assaltos a moradias em Cascais.
Escolas

Diretores. "As escolas não são campos de batalha"

Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas veio a público desmentir a ideia das escolas serem locais agressivos, e garante que as últimas notícias são casos isolados.
Violência

Sindicato. Agredir professores é crime público

O Sindicato Independente de Professores e Educadores vai lançar uma plataforma onde as vítimas podem deixar queixas. A tomada de posição dá-se na sequência das notícias desta semana.
Reino Unido

Como Jawad quase morreu sufocado num camião

Jawad Amiri estava num campo de refugiados em Calais, França, quando foi levado para dentro de um camião, onde quase morreu sufocado. O caso dos 39 mortos em Essex levou-o "de volta àquele camião".
Justiça

"Predador sexual" condenado a 15 anos de prisão

Aconteceu em Aveiro. O indivíduo foi acusado de violar três raparigas, entre elas uma menor e outra com incapacidade física. As acusações eram de coação sexual, sequestro e violação.
Violência

Lisboa. Bebé internado com sinais de agressões 

1814
A criança de 18 meses apresenta vários hematomas na cabeça e o prognóstico é, neste momento, reservado, adianta o Jornal de Notícias. Bebé está internado no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
Tráfico Humano

Movimento feminino cria app contra tráfico humano

385
O Movimento Democrático de Mulheres criou uma aplicação para telemóvel gratuita, que junta informação sobre o que é o tráfico de seres humanos, mas também números de contacto para possíveis denúncias.
Nova Iorque

Humorista confronta Weinstein e abandona atuação

Kelly Bachman, humorista norte-americana, aproveitou o tempo de atuação para confrontar o produtor Harvey Weinstein e acabou por abandonar a sala do bar de comédia.
Violação

Massagista contratada nas redes sociais é violada

Uma massagista, de 25 anos, foi raptada, violada e assaltada depois de ter sido contactada, através das redes sociais," pelo suspeito do crime, "no sentido de agendar um serviço".
Pedofilia

Padre detido em Loulé por pornografia infantil

722
Homem de 74 anos já tinha sido condenado por abuso sexual de menores nos EUA e por pornografia infantil na Irlanda. Fugiu para Portugal quando voltou a cometer crimes. Foi detido pela PJ.
Assaltos

PSP e mais oito julgados por assaltos no Minho

Vão ser julgados nove assaltantes a casas milionárias e um banco no Minho. Entre eles está um agente da PSP. Os alvos preferenciais do grupo eram residências particulares de ricos.
Violência

Suspeito de violência doméstica contra mãe e irmão

110
O arguido tem 22 anos e vivia em casa com a mãe e o irmão de 19 anos. Segundo a Procuradoria-Geral de Lisboa, a mãe e irmão tinham medo de estar na própria casa.
Bebés

"Bebé sem rosto." Mais três casos revelados

751
Afonso, Vicente e Beatriz. São estes os nomes de mais três casos de bebés que morreram com malformações e foram acompanhados pelo médico de Rodrigo, o "bebé sem rosto".
Mundo

Protagonista de "E.T". preso por conduzir bêbedo

282
Henry Thomas foi protagonista do blockbuster de 1982 "E.T. - O Extra-Terrestre". Foi detido nesta terça por conduzir sob a influência de álcool. Estava desmaiado ao volante, no meio de um cruzamento.
Aveiro

Julgado acusado de abusar de menor 480 vezes

O homem de 55 anos é suspeito de ter abusado sexualmente de uma menor filha de um casal amigo ao longo de dois anos. O arguido está acusado de 480 crimes de abuso sexual de crianças.
Maputo

Eleições em Moçambique: duas pessoas condenadas

Duas pessoas foram condenadas a nove meses de prisão por tentarem encher urnas durante as eleições de dia 15, em Moçambique. "Um dos réus foi surpreendido na cabine de votação", disse o juiz.
Bangladesh

Pena de morte para 16 pessoas que queimaram jovem

Depois de ouvirem 92 pessoas, as autoridades condenaram 16 arguidos a pena de morte pelo assassinato de Nusrat Jahan Rafi. A jovem foi queimada viva por denunciar diretor da escola por assédio sexual.
Escolas

S.TO.P convoca greve contra violência nas escolas

O Sindicato de Todos os Professores convoca nova greve para as próximas duas semanas, abrangendo professores, funcionários, psicólogos escolares e técnicos em protesto contra a violência nas escolas.
Crime

Livro. A vida e a morte de 11 assassinos em série /premium

106
Todos mataram em série, quase todos foram executados por isso. Neste livro sobre 11 temíveis homicidas (um deles português), a exceção é Pedrinho Matador: assassinou 100 pessoas, agora é youtuber.
Sintra

Sintra. Aluno agride professora e funcionária

5543
Um aluno terá agredido um professor e uma funcionária causando ferimentos ligeiros. As vítimas foram levadas para o hospital Amadora-Sintra e a polícia já se encontra no local.
Porto

Julgado casal suspeito de abusar da filha menor

Homem que vai a julgamento é suspeito de abusar sexualmente da própria filha de 14 anos com a conivência da mulher. Estão-lhes imputados cinco crimes de abuso sexual agravado de menor dependente.
Maputo

Moçambique. Incineradas 543 quilogramas de drogas

Foram incineradas mais de 500 quilogramas de drogas em Maputo pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal. As drogas foram apreendidas entre julho de 2018 e outubro de 2019.
Escolas

Aluno de 14 anos agride professora 

Uma professora da Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, foi esta quarta-feira agredida por um aluno de 14 anos com transtornos neurológicos.
Violência

Professor agressor deve ser ouvido, diz associação

A Associação Nacional de Professores de Informática condena "qualquer ato que envolva agressões, em meio escolar" referindo-se ao professor que terá agredido aluno em escola de Lisboa.
Bolívia

Bolívia. Vice do tribunal eleitoral renuncia

O vice-presidente do Supremo Tribunal Eleitoral Boliviano renunciou ao cargo na sequência das acusações de "fraude eleitoral". No mesmo dia foi convocada uma greve geral.
Brasil

Ministro brasileiro acusado de fraude

O ministro do turismo brasileiro reagiu às acusações de que terá inventado candidatas fantasma para receber financiamento e disse que se mantém no cargo por ordem de Bolsonaro.
Viana do Castelo

Valença. Cordão humano contra violência em escola

Aconteceu na passada quinta-feira. Os pais de uma aluna agrediram dois professores e dois auxiliares que acusou de terem agarrado a filha pelo pescoço. Duas das vítimas tiveram que ir ao hospital.
Educação

Processo de agressão a aluno baixa a inquérito

O processo do professor que na passada segunda-feira agrediu um aluno numa escola em Alvalade terá "baixado a inquérito" por carecer de "aprofundamento de diligências de investigação".
Crime

Luís Grilo. Conclusões da PJ questionadas

O advogado de António Joaquim colocou em causa "o padrão" determinado pela PJ no caso do homicídio do atleta Luís Grilo. Rosa Grilo garante que PJ só usa as conclusões que lhe "dão jeito".
Violência

Professor que agrediu aluno fica em liberdade

716
O professor que terá agredido um aluno, durante uma aula, na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, Lisboa, na segunda-feira, não chegou a ser ouvido esta terça-feira por um juiz.
Crime

4 pessoas acusadas de furtos em máquinas de tabaco

Os suspeitos entravam em estabelecimentos comerciais de restauração através de arrombamento de portas e levavam os maços de tabaco e o dinheiro existentes nas máquinas.
Peniche

Peniche. Homem acusado terá esfaqueado um médico

Homem de 64 anos foi acusado pelo Ministério Público por ter esfaqueado um médico cem fevereiro deste ano. O crime ocorreu na urgência de Peniche do Centro Hospitar do Oeste.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Madem-15 nega acusação a Embaló

"Condenamos qualquer tentativa de subversão do poder democrático. Somos democratas, não pactuamos com vandalismos e violência", afirmou Braima Camará.
Violência Doméstica

Homem degolou ex-mulher à frente da filha

271
Esta foi a terceira mulher morta por um companheiro ou ex-companheiro nos últimos três dias, em Espanha. E é a 48ª vítima de violência doméstica deste ano.
Crime Informático

Hackers sequestram mais de 30 organismos públicos

Desde o início do ano, mais de 30 organismos públicos viram os seus sistemas informáticos sequestrados por "hackers". Em troca, os piratas exigem resgates elevados de vários milhares de euros.
China

Suspeito de fraude com ouro fugiu para Portugal

208
O esquema envolve empréstimos sobre ouro adulterado, que provocou perdas totais superiores a 2,4 mil milhões de euros em vários bancos do noroeste chinês.
Violência

Um abraço desarma sempre? /premium

315
Sem saber o que se passou na escola de Lisboa, ver o vídeo do professor que abraça o jovem atirador até o conseguir desarmar faz pensar noutras estratégias para atacar a violência e conter a agressividade
Burla

Mulher acusada de 111 crimes de burla 

Segundo o Ministério Público, a mulher fazia-se valer do seu estatuto de agente externa de um banco para convencer os burlados de que investiria o dinheiro em moeda estrangeira e outros investimentos.
Crime

Corroios. Homem mata outro e incendeia prédio

617
Devido a inalação de fumo, 14 pessoas tiveram de ser transportadas para o Hospital Garcia de Orta. Suspeito já foi detido pela PSP.
Violência

Professor que terá agredido aluno foi detido

2147
Um professor da Escola Secundária Rainha Dona Leonor terá apertado o pescoço e batido com a cabeça de um aluno contra uma mesa. Foi suspenso da escola e detido pela polícia.
Moçambique

Moçambique. Níveis de fraude são "preocupantes"

O investigador Justin Pearce considerou os níveis de fraude eleitoral em Moçambique "particularmente preocupantes" e mostrou-se apreensivo com a qualidade da gestão das receitas do gás natural.
Contrabando

ASAE desmantela rede de tráfico de meixão

477
Juvenis de enguia europeia eram traficados para países asiáticos. Meixão era levado no interior de malas de viagem, despachadas e transportadas nos porões de aviões.
Polícia

Trinta detidos em operação da PSP em Lisboa

Entre os detidos, seis conduziam sem carta, dois conduziam sob o efeito do álcool e dez tinham pendentes mandados de detenção. A PSP apreendeu ainda heroína, cocaína e haxixe.
A página está a demorar muito tempo.