Crime

Estados Unidos da América

EUA: Mulher que acusou Kavanaugh vai testemunhar

Christine Blasey Ford, que acusou Brett Kavanaugh, nomeado para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, de a ter violado durante a juventude, vai prestar declarações no Senado americano.
Crime

"Não houve violação". Juízes defendem acórdão

441
A Associação Sindical de Juízes Portugueses sai em defesa do polémico acórdão do Tribunal da Relação do Porto e garante que jovem inconsciente não foi violada.
Santarém

Detidos 3 suspeitos de agredirem militares da GNR

Três suspeitos de agredirem dois militares da GNR, na quinta-feira, no parque de estacionamento de um supermercado em Benavente, Santarém, ficaram em prisão preventiva.
Moçambique

Moçambique. Polícia procura grupos armados

A Polícia da República de Moçambique disse que estão em curso operações para a captura dos grupos armados que mataram dez pessoas numa aldeia remota da província de Cabo Delgado.
Papa Francisco

Abusos. Papa aceita resignação de bispos chilenos

Depois de, em maio, todos os bispos do Chile terem apresentado a renúncia, o Papa decidiu agora aceitar a resignação de dois deles.
Índia

Homem viola menina de 7 anos

141
Um homem de 21 anos abandonou uma criança de 7 anos, depois de a violar em Nova Deli. Médicos ficaram chocados com o estado em que a menina ficou após ataque.
Índia

Rebeldes anti-Índia assassinaram três polícias

Rebeldes que lutam contra o domínio indiano em Caxemira sequestraram e mataram três polícias naquela região, informaram hoje as forças de segurança.
Crimes Sexuais

Violação de jovem considerada "sedução mútua"

5.437
Dois funcionários de uma discoteca em Gaia violaram uma jovem que estava inconsciente e "incapaz de resistir". Relação do Porto mantém pena suspensa por considerar que "a ilicitude não é elevada".
Crime

Casal suspeito de violar centenas de mulheres 

Ele é cirurgião, ela a sua namorada. Abordavam as mulheres em bares e restaurantes, levavam-nas para casa onde depois as drogavam e violavam. Só há duas denúncias, mas dezenas de vídeos.
Tiroteio

Estados Unidos. Tiroteio faz pelo menos 3 mortos

Um tiroteio num armazém na zona de Harford County, em Maryland, provocou pelo menos três mortos. A atiradora foi detida e está em situação crítica no hospital.
Crime Económico

Timor. Investigação a projeto de Oecusse

Xanana Gusmão, líder do maior partido do Governo timorense, o CNRT, informou o Presidente da República que vai pedir uma investigação para aferir as responsabilidades "financeiras e disciplinares".
FIFA

FIFA baniu ex-dirigentes dos EUA e da CONCACAF

O Comité de Ética Independente da FIFA baniu vários ex-dirigentes dos Estados Unidos e da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas.
Narcotráfico

Filhas de 'El Chapo' fazem festa da Barbie

Imagens de fotógrafo mexicano mostram detalhes da festa de aniversário das filhas de 'El Chapo' Guzmán, que teve como temática a Barbie. Traficante continua a aguardar julgamento nos Estados Unidos.
Estados Unidos da América

EUA. Mais de 1.800 mulheres foram assassinadas

Mais de 1.800 mulheres foram assassinadas nos Estados Unidos em 2016 e 93% dos crimes foram cometidos por homens que conheciam a vítima, de acordo com uma organização americana sem fins lucrativos.
McDonald's

McDonald's. Trabalhadores em greve contra assédio

De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra a incapacidade da cadeia de fast food em pôr fim aos episódios constantes de assédios sexual de que os trabalhadores são alvo.
Portalegre

Jovem esfaqueado em escola de Ponte de Sor

O jovem de 16 anos foi agredido com uma faca por colega de 18 anos, no segundo ataque com arma branca nas escolas portuguesas esta semana. O agressor foi detido pela GNR no local.
Assédio Sexual

Argento vai processar Rose McGowan pelas acusações

Asia Argento exigiu a Rose McGowan retirar as acusações de assédio sexual contra a atriz. Argento declara que vai avançar com processo legal contra a ex-amiga se isso não acontecer.
Crime

Em liberdade após agredir criança de ano e meio

1.912
O homem de 32 anos que foi detido por ter agredido o filho de ano e meio da namorada ficou em liberdade depois de ser presente a juiz. "Ele vai ser morto", garante a mãe da criança.
Woody Allen

Soon-Yi quebra silêncio para defender Woody Allen

123
Mulher do cineasta norte-americano, Soon-Yi Previn, quebrou o silêncio de 26 anos para sair em defesa dele nas acusações de abuso sexual contra a filha adotiva. Mia Farrow é que a maltratava, diz.
Golfe

Golfista espanhola encontrada morta nos EUA

A golfista espanhola Celia Barquín, de 22 anos, foi encontrada morta num campo de golfe nos Estados Unidos. O suspeito já foi detido e pode vir a ser considerado culpado de homicídio em primeiro grau.
Auto

Bruxelas investiga BMW, Daimler e VW por cartel 

Autoridades europeias suspeitam que BMW, Daimler, VW, Audi e Porsche participaram em reuniões para discutir tecnologias para reduzir as emissões de gases, ferindo assim a concorrência.
Presidente Trump

Kavanaugh e alegada vítima ouvidos na 2.ª feira

O juiz escolhido por Donald Trump para o Supremo Tribunal vai defender-se das acusações de abuso sexual feitas por Christine Blasey Ford. Audições marcadas para 2.ª feira adiam votação da nomeação.
Justiça

Arrancou a instrução do caso Urban Beach

Um arguido e duas testemunhas de defesa foram ouvidos, esta segunda-feira, no início da fase de instrução do processo de agressões junto à discoteca Urban Beach, em Lisboa, em 2017.
Papa Francisco

Papa expulsa padre chileno acusado de abusos

336
O padre Cristián Precht Bañados já foi considerado um herói nacional por ser um defensor dos direitos humanos durante a ditadura. Agora, acusado de abusos sexuais, foi expulso diretamente pelo Papa.
México

Cinco pessoas morreram em tiroteio no México

Um grupo de homens disfarçado de "mariachis" matou cinco pessoas e feriu outras nove num tiroteio, numa das praças mais turísticas da cidade do México. O motivo do ataque é ainda desconhecido.
Espanha

Ana Julia não será julgada pelo rapto de Gabriel

144
Ana Julia, a espanhola que matou Gabriel Cruz, de oito anos, não vai ser julgada pelo rapto da criança. O juiz responsável pelo caso não quis dar explicações adicionais.
Segurança

Urban Beach. Começa fase de instrução de agressões

Os três ex-funcionários da empresa que prestava serviço de segurança na discoteca estão acusados de tentativa de homicídio de dois homens, agredidos com violência em novembro de 2017.
U2

U2. 24 pessoas detidas por especulação de bilhetes

As ações de vigilância da ASAE apreendeu 64 bilhetes com valores unitários que variam entre os 37 euros e os 338 euros e que eram transacionados por valores entre os 150 euros e os mil euros.
Crimes Sexuais

Dalai Lama sabia de abusos sexuais de mestres

264
Dalai Lama admitiu que sabia há várias décadas de casos de abusos por parte de professores budistas e apelou a que as vítimas tornem as histórias públicas com o nome dos agressores.
Brasil

Bolsonaro beneficiou de ser esfaqueado

103
Sergio Denicoli, investigador na Universidade do Minho, diz que Jair Bolsonaro saiu beneficiado a nível eleitoral do esfaqueamento que sofreu, porque teve mais destaque nas redes sociais.
Papa Francisco

"Não se pode acreditar em Deus e ser mafioso"

Papa está de visita à Sicília onde fez uma homilia particularmente dura para a máfia, recordando o padre Giuseppe Puglisi, assassinado pela máfia há 25 anos.
Budismo

Vítimas de abusos deram testemunhos a Dalai Lama

Quatro pessoas que denunciaram abusos físicos e psicológicos por parte de vários professores budistas tibetanos entregaram testemunhos escritos de 12 alegadas vítimas a Dalai Lama.
Assédio Sexual

Vídeo apanha Harvey Weinstein em flagrante

107
Um vídeo agora divulgado pela Sky News mostra Harvey Weinstein a assediar uma empresária durante uma reunião de negócios. Melissa Thompson, a mulher em causa, diz que Weinstein a violou horas depois.
Governo

Violência doméstica. Governo promete empenho

O Governo está empenhado na luta contra a violência contra as mulheres e afirma que bastava que houvesse apenas uma mulher assassinada para justificar indignação e mobilização coletiva.
Crime

Criminalidade violenta baixou 60% no Norte

A criminalidade violenta baixou cerca de 60% na área de jurisdição da Polícia Judiciária do Norte nos últimos dez anos, o que permitiu apostar na investigação dos crimes económicos e da corrupção.
Igreja Católica

Papa ordena investigação a bispo acusado de abusos

O Papa aceitou a resignação do bispo Michael J. Bransfield e ordenou ao arcebispo de Baltimore, que o vai substituir interinamente, que abra uma investigação à sua conduta.
Vaticano

Vaticano. Coro da Capela Sistina investigado

O coro da Capela Sistina está a ser investigado por alegada apropriação indevida, fraude e lavagem de dinheiro, segundo o Vaticano. O Papa Francisco autorizou a investigação.
França

França assume uso de tortura na guerra da Argélia

Maurice Audin, um militante comunista e defensor da independência da Argélia, foi preso e dado como desaparecido em 1957. 61 anos depois, a França reconhece o uso de tortura durante a guerra.
Assassinato

Número de mulheres assassinadas sobe para 21

De acordo com a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o nível de violência e o sofrimento que é infligido às vítimas nos momentos antes da morte está a aumentar.
Papa Francisco

Papa quer reparação a vítimas de abusos sexuais

Francisco, que se reuniu com mais de 50 jesuítas depois de se encontrar com oito vítimas de abuso sexual na Irlanda, classificou como "um drama" os diversos casos de abusos que estão a ser revelados.
Estoril

PSP identificou segurança envolvido em agressões

Vídeo divulgado há uma semana mostra segurança do Tamariz a agredir jovem deitado no chão, no exterior da discoteca. Empresa diz ter suspendido o autor das agressões e a PSP pediu imagens à empresa.
Papa Francisco

Papa recebe bispos dos EUA para discutir abusos

A reunião foi pedida pelo cardeal Daniel DiNardo, presidente da Conferência Episcopal dos EUA, com o objetivo de discutir os abusos sexuais cometidos por sacerdotes.
Armas De Fogo

EUA acusados de não protegerem direitos humanos

O novo relatório da Amnistia Internacional declarou a violência armada nos Estados Unidos como uma "crise dos direitos humanos" e acusou o governo de falhar na proteção dos cidadãos por não mudar lei.
China

China. Atropelamento causa 9 mortos e 43 feridos

Nove pessoas morreram e 43 ficaram feridas na sequência de um atropelamento deliberado numa praça movimentada de Hengyang, na China.
Crime

Escreveu livros sobre matar maridos. E matou o seu

Nancy Brophy escreveu vários livros sobre mulheres que assassinaram os próprios maridos. Na semana passada, foi detida por ter matado a tiro o homem com quem era casada há 27 anos.
Crime

Grupo assaltava e espancava idosos 

181
Foram cinco os suspeitos detidos por vários assaltos violentos na zona centro do País, entre Figueira da Foz e Leiria. Uma das vítimas foi brutalmente espancada em junho e continua internada.
Igreja Católica

Abusos. Papa convoca bispos de todo o mundo

294
O Papa Francisco convocou os líderes das conferências episcopais de todo o mundo para uma reunião dedicada ao tema da proteção de menores, anunciou o Conselho de Cardeais.
Crimes Sexuais

Por dia, 5 crianças são vítimas de crimes sexuais

3.344
Os dados revelados pela Polícia Judiciária indicam que, do total de 1.518 casos relacionados com crimes sexuais registados nos primeiros seis meses do ano, 885 foram com crianças e adolescentes.
Crime

Ex-jogador do Saint-Etienne morto a tiro

William Gomis, ex-defesa central do Saint-Etienne, morreu esta segunda-feira na sequência de um tiroteio com armas AK-47. Autoridades acreditam que foi um acerto de contas por tráfico de drogas.
Cascais

Homem morto a tiro em Cascais

O homicídio ocorreu na rua 28 de Setembro, em Outeiro da Polima, freguesia de São Domingos de Rana. A vítima tem entre 40 e 50 anos e foram efetuados vários disparos.
Estados Unidos da América

EUA. Hotéis dão "botões de pânico" a funcionários

Várias cadeias hoteleiras norte-americanas, incluindo a Hilton e a Marriott, vão fornecer "botões de pânico" aos funcionários para combater o assédio sexual e outros crimes.
Estados Unidos da América

CBS afasta diretor por denúncias de crimes sexuais

A CBS anunciou em comunicado a saída "com efeito imediato", após 15 anos nos comandos, de Moonves, um antigo ator de 68 anos e uma das personalidades mais poderosas da televisão norte-americana.
Vaidades

Porque é que Olivia Munn está a ser marginalizada?

A atriz exigiu que uma cena fosse cortada em "O Predador", quase a estrear em Portugal. Na cena, Olivia Munn, que está a ser posta de lado na divulgação do filme, contracena com um criminoso sexual.
França

Sete feridos em ataque à facada em Paris

880
Homem de nacionalidade afegã atacou as pessoas que passavam pela rua, com uma faca e uma barra de ferro. Já foi detido pelas autoridades, que de momento descartam possibilidade de atentado terrorista.
Igreja Católica

O que faz a Igreja para acabar com os abusos? /premium

100
Tolerância zero, uma comissão de especialistas, melhor formação para os padres e sistemas de alerta. A Igreja tem, de facto, formas de combater o escândalo dos abusos sexuais. Mas serão suficientes?
Crime

Filha de professora morta não recebe herança

2.363
O Código Civil português, que regula as heranças, exclui da sucessão quem tiver sido condenado por homicídio da pessoa a cuja herança teria direito.
Crimes Sexuais

PSP de Loures deteve abusador sexual em flagrante

610
Homem de 44 anos é auxiliar no Hospital Beatriz Ângelo e tratava há meses a mãe da vítima. Foi apanhado “em evidente situação de abuso sexual” no interior de um posto desativado da EDP
Pedofilia

A Igreja às portas do inferno /premium

723
É verdade que nem tudo está mal, mas também é certo que não está tudo bem: há, efectivamente, algo de podre no reino de Cristo neste mundo, que é a Igreja.
Coreia do Sul

Coreia do Sul. Caça às câmaras ocultas nos WC's

O fenómeno está em crescimento na Coreia do Sul: câmaras ocultas são colocadas em locais públicos para captar imagens de partes íntimas femininas. Já há brigadas nas ruas para travar este crime.
Polícia Judiciária

As 36 horas da PJ à caça dos assassinos de Amélia /premium

1.995
Pesquisaram na internet sobre como esconder as provas. Queimaram o corpo e deitaram a arma do crime ao Rio Tejo. A investigação de 36 horas acabou com dois familiares de Amélia a confessar o crime.
Crime

Prisão preventiva para filha e genro de professora

2.296
A filha e o genro da professora vão ficar em preventiva por suspeitas de terem drogado, agredido e queimado Amélia Fialho. A arma do crime, um martelo, foi deitado ao Rio Tejo.
Crime Informático

British Airways investiga ataque informático

A companhia britânica assegura que já alertou as autoridades e vai entrar em contacto com os clientes lesados no alegado roubo de dados, que não afetou, contudo, as informações dos passaportes.
Crime

Português condenado fingiu ser vítima de incêndio

António Gouveia, de 33 anos, confessou e foi considerado culpado de ter recebido dinheiro, um computador portátil e alojamento destinados a um antigo morador daquele edifício, que ardeu em 2017.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)