Filipe Mendes, mais conhecido por Phil Mendrix, morreu esta segunda-feira aos 70 anos. Para trás, o artista deixa as memórias dos seus solos de guitarra, um legado gigante no rock português, e “muitas lições de amor, amizade, profissionalismo e humanidade”, como escreveu o amigo Vasco Ludgero.

Partiu mas ficará sempre na memória daqueles que seguiram as suas pisadas ao longo de 50 anos de carreira. O som do guitarrista dos Chinchilas, Roxigénio e Ena Pá 2000, que nos remete para nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimy Page ou Jeff Beck, pode no entanto ser recordado em muitos vídeos e fotos.

No último vídeo publicado no YouTube, em que o artista ainda aparece agarrado à sua guitarra, é de março deste ano. Ao seu lado está Rui Veloso.

Os solos de guitarra de Phil Mendrix são uma das suas imagens de marca — a par do cabelo grande e desgrenhado. Em 2004, durante o concerto de celebração dos 20 anos dos Ena Pá 2000, uma das mais emblemáticas bandas o rock português, que decorreu no Paradise Garage, em Lisboa, o músico presenteou, mais uma vez, o público com um desses solos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos maiores sucessos dos Chinchilas — grupo pioneiro do rock psicadélico em Portugal, criado por Filipe Mendes, em 1964 — foi uma versão de “I’m a Believer” dos Monkees, mas também “Take That Train” ou “Calmas são as Imagens”. O grupo viria a terminar em 1971.

Com os Chinchilas editou ainda o single “Barbarella”, que considerou um dos seus melhores registos na década de 70.

O registo deste single, que explora o formato de power trio, seria depois continuado pelos míticos Heavy Band, grupo que criou no início dos anos 70, com José Nabo e João Heitor, e que, segundo Filipe Mendes, foi buscar influências aos Beatles, Stones e, mais tarde, a Jimi Hendrix.

Na década de 80, surge o novo power trio, Roxigénio, com a dupla Garcez/Zé Castro, totalmente ancorado nos solos de Filipe, obstinados a cantar em inglês. Em 1983 editaram o álbum “Rock’n Roll Man” que inclui músicas como “A Respectable Man”.

Neste vídeo, publicado na sua página oficial de Facebook, Phil Mendrix surge ao lado dos Irmãos Catita, um dos projetos do cantor, guitarrista e compositor Manuel João Vieira, mais conhecido por ser o vocalista dos Ena Pá 2000.

Palco, o meu mundo!???

Posted by Phil Mendrix on Friday, October 6, 2017

O artista esteve no programa 5 para a meia-noite, em 2012, onde também atuou.

Nesse mesmo ano, o artista também pisou o palco com Jorge Palma, no Ritz Clube.